Segunda-feira, Junho 22, 2026
25.1 C
Teresina

FGTS poderá ser usado para pagar até 12 parcelas atrasadas do imóvel

A partir desta segunda-feira (2), o mutuário inadimplente com a casa própria poderá usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para negociar o pagamento de até 12 prestações em atraso. A medida foi autorizada pelo Conselho Curador do FGTS no último dia 20.

Na ocasião, o Conselho Curador aumentou, de três meses para 12 meses, o limite de uso do saldo do fundo para quitar parcelas em atraso. A medida vale até 31 de dezembro. O uso do FGTS para reduzir o valor de prestações futuras ou abater atrasos inferiores a 90 dias existe há bastante tempo, mas a destinação dos recursos para pagar mais de três parcelas atrasadas, até agora, exigia autorização da Justiça.

De acordo com o Conselho Curador, atualmente 80 mil mutuários de financiamentos habitacionais têm mais de três parcelas em atraso e são considerados casos de inadimplência grave. Desse total, 50% têm conta vinculada ao FGTS.

Na última quarta-feira (27), a Caixa Econômica Federal, que administra o FGTS, atualizou as regras que regulamentam as contas do fundo. Segundo o banco, os recursos do Fundo de Garantia serão sacados em parcela única, com o valor debitado sendo usado para negociar as prestações em atraso.

Procedimentos

O trabalhador interessado em quitar parcelas não pagas deve procurar o banco onde fez o financiamento habitacional. O mutuário assinará um documento de Autorização de Movimentação da Conta Vinculada do FGTS para poder abater até 80% de cada prestação, limitado a 12 parcelas atrasadas.

O mecanismo só vale para imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão e haverá restrições. Quem usou o saldo de alguma conta do FGTS para diminuir o saldo devedor e o número de prestações não poderá usar o fundo para quitar prestações não pagas antes do fim desse intervalo. O prazo é com base na data da última amortização ou liquidação.

Na nova versão do Manual do FGTS, atualizada pela Caixa, os critérios para poder fazer o saque são os mesmos dos trabalhadores que usam o dinheiro do fundo para comprarem ou construírem a casa própria. O trabalhador deverá ter contribuído para o FGTS por, pelo menos, três anos, em períodos consecutivos ou não, não poderá ter outro imóvel no município ou região metropolitana onde trabalha ou mora e não poderá ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Fonte: Agencia Brasil

Fluminense é campeão Piauiense de Futebol 2022

A equipe do Fluminense-PI se sagrou campeão Piauiense em cima do Parnahyba no Lindolfo Monteiro, em Teresina. A derrota por 1 a 0, gol de Isac não foi o suficiente para tirar o título da mão do Vaqueiro. O primeiro em sua curta história. No placar agregado ficou 1 a 1, já que o primeiro jogo foi 1 a 0 para o Flu-PI com gol de Tiaguinho e por ter tido melhor desemenpenho na primeira fase o time podia jogar pelo empate. 

O Fluminense que liderou o Piauiense 2022 de ponta a ponta e é dono da campanha mais regular e sólida da competição. O time coroa o trabalho com o título de campeão. Os dois times terão calendário recheado para 2023. O Fluminense com vaga direta para Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do brasileiro caso não suba esse ano. O Tubarão ficou com pré copa do nordeste, Copa do Brasil e Série D. 

*Com informações do cidadeverde.com

Fluminense é campeão Piauiense de Futebol 2022

A equipe do Fluminense-PI se sagrou campeão Piauiense em cima do Parnahyba no Lindolfo Monteiro, em Teresina. A derrota por 1 a 0, gol de Isac não foi o suficiente para tirar o título da mão do Vaqueiro. O primeiro em sua curta história. No placar agregado ficou 1 a 1, já que o primeiro jogo foi 1 a 0 para o Flu-PI com gol de Tiaguinho e por ter tido melhor desemenpenho na primeira fase o time podia jogar pelo empate. 

O Fluminense que liderou o Piauiense 2022 de ponta a ponta e é dono da campanha mais regular e sólida da competição. O time coroa o trabalho com o título de campeão. Os dois times terão calendário recheado para 2023. O Fluminense com vaga direta para Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do brasileiro caso não suba esse ano. O Tubarão ficou com pré copa do nordeste, Copa do Brasil e Série D. 

*Com informações do cidadeverde.com

Parlamentares propõem melhorias para comunidades em municípios

Os deputados estaduais podem atuar em favor da população por meio de diversas ferramentas, como é o caso dos requerimentos, indicativos e projetos de lei. Um exemplo dessas intervenções é o requerimento que solicitou a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Felipe Eulálio de Pádua, situada no bairro Promorar, zona sul de Teresina.


O pedido, que foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) pela deputada Teresa Britto (PV), foi respondido recentemente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que informou que a Unidade foi reinaugurada e encontra-se em funcionamento.


Os requerimentos são documentos que tratam de diversos temas como pedidos de informação por parte de órgãos e entidades, regularização do abastecimento de água, asfaltamento de ruas, limpeza de vias, etc. Nesta semana, por exemplo, os parlamentares da Assembleia aprovaram o envio de requerimento ao Governo do Estado e à Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) para a instalação de uma caixa d’água na comunidade Cacimbinha, situada no município de Geminiano.


A solicitação é de autoria do deputado Severo Eulálio (MDB), que fez o pedido visando minimizar a problemática da falta de água na localidade onde residem 35 famílias. “A instalação dessa caixa d’água vai amenizar de forma imediata os efeitos da falta de água. A caixa existente atualmente não atende as necessidades das famílias que vivem no assentamento”, justifica.


Já o deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) requereu à Casa o encaminhamento de expediente à Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD-SUL) para a adoção de providências para a recuperação das ruas do bairro Santa Cruz, em Teresina. O parlamentar justifica que as ações de melhoria no local são necessárias em razão de problemas estruturais causados pelas chuvas.

Andréia Sousa – Edição: Katya D’Angelles

Lagoa do São Francisco e Milton Brandão recebem nova infraestrutura para o Ensino Superior

O Piauí vem avançando na melhoria da infraestrutura educacional com a reforma de escolas e de polos da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Nesta sexta-feira (29), os municípios de Milton Brandão e Lagoa de São Francisco receberam as melhorias da infraestrutura para o Ensino Superior.

Na cidade de Lagoa de São Francisco, no norte do Piauí, os 25 estudantes do curso de Administração da UAPI foram beneficiados com uma nova estrutura para tornar o ambiente educacional ainda mais propício para a aprendizagem. O polo passou por reforma e readequação com novos equipamentos e mobiliários, num investimento de R$ 216.522,35 (duzentos e dezesseis mil quinhentos e vinte e dois reais e trinta e cinco centavos), por meio do PRO Piauí.

Lourdes Lopes, Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destaca que é salutar concluir 60 turmas no curso de bacharelado em Administração com foco em empreendedorismo.

“É um prazer entregar novamente um polo da UAPI, esse polo de Lagoa de São Francisco. Contamos com 25 alunos matriculados já na fase de conclusão, no sexto bloco do Curso de Administração”, observa a superintendente.

Ivanete Maria, diretora da Unidade Escolar Artur Gonçalves de Sousa e coordenadora da UAPI de Lagoa de São Francisco, relata que é um prazer enorme estar recebendo a comitiva da governadora e juntamente com a equipe da UAPI para fazer a inauguração dessa obra. “Recebemos esse investimento com muita felicidade, com muito carinho e Lagoa de São Francisco estará sempre de portas abertas para todos”, afirma.

Em Milton Brandão, município vizinho, um investimento na ordem de R$ 160.243,80 (cento e sessenta mil duzentos e quarenta e três reais e oitenta centavos), por meio do PRO Piauí, garantiu reforma, melhorias e aquisição de novos equipamentos para o polo da UAPI no município.

O novo ambiente conta com laboratório de informática, biblioteca, sala de estudos, coordenação e banheiros.  A UAPI em Milton Brandão oferta o curso de Administração para 50 estudantes.

O secretário da Educação, Ellen Gera, comemora a entrega de mais dois polos da UAPI totalmente reformados e mobiliados.

“São vários municípios recebendo polos como esses, climatizados, com internet de altíssima qualidade, computadores novos, um excelente biblioteca, sala com mediação tecnológica, o ensino superior chegando em todos os municípios piauienses. É PRÓ-educação sempre forte em todos os nossos municípios”, reforça o secretário.

Presente nas inaugurações, a governadora Regina Sousa incentivou os jovens a estudar mais e a sempre acreditar na educação como mola propulsora do futuro de cada um.

“Esperamos trazer mais cursos para esses municípios para que os estudantes que ainda cursam a educação básica possam fazer o curso superior. Não percam nunca a vontade de estudar, porque conhecimento é o único bem que a gente tem, que ninguém tira, podem lhe tirar seu carro, sua bicicleta, sua casa, mas o conhecimento é seu. O mais importante, é preciso espalhar esse conhecimento, quanto mais a gente espalha, mais a gente aprende. Então, parabéns a todos e todas e continuem gostando de estudar, isso é muito bom”, finalizou a governadora do Piauí.

Governadora Regina Sousa inaugura obras de mobilidade em Domingos Mourão

A governadora Regina Sousa cumpre agenda na região norte do Estado, durante toda esta sexta-feira (29). Na cidade de Domingos Mourão, a chefe do executivo fez a entrega de obras de pavimentação asfáltica totalizando 14.043,50 metros quadrados em ruas da cidade. A ação foi executada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), no valor de R$ 1.436.345,15, por intermédio do PRO Piauí.

“São obras que já foram iniciadas e minha meta é entregá-las e finalizar aquelas que ainda estão no curso de suas execuções. É muito bom saber que se tem muito pela frente ainda e não vamos deixar nada pelo caminho”, garantiu Regina.

Ainda no município, a governadora visitou as obras de construção da Unidade Integrada de Segurança Pública, que está sendo executada pela Secretaria de Segurança Pública, no valor de R$ 435.234,19.

De acordo com a secretária de Transportes, Maria Vilani, trata-se de uma obra de relevância para a cidade e que contemplou oito ruas. “Quando a mobilidade chega, conseguimos reduzir o lixo, sujeira, água acumulada e, com isso, proporcionamos mais qualidade de vida para a população”, garantiu.

Para a prefeita Nelda Gomes é uma sensação de dever cumprido. “Estamos agradecidos pelas obras, pela mobilidade proporcionada, sinalização e, em breve, finalização da iluminação elétrica nessas regiões”, disse.

Teresina é a 1ª cidade no Brasil a ser inserida no Programa de Resiliência Urbana da ONU

A parceria firmada entre a Prefeitura de Teresina e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT), mediada pelo Departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), vem trazendo resultados significativos desde o seu início, em 2019, onde as equipes têm trabalhado com foco nas áreas urbanas, através do Programa Global de Cidades Resilientes (CRGP).

Teresina é a cidade do Brasil que representa esse programa em pleno estado, sendo a primeira a implementar o programa e entregar resultados para as ações de resiliência na capital. O Programa Global de Cidades Resilientes (CRGP, em inglês) é o principal programa do ONU-Habitat de parcerias com governos locais para a Resiliência Urbana, fornecendo uma abordagem transversal e orientada à ação nos eixos de resiliência e desenvolvimento urbano sustentável.

Gabriela Uchôa, diretora de Cooperação da Programa Global de Cidades Resilientes de Teresina (CRGP, sigla em inglês)

O Projeto que funciona à nível mundial tem atuado em países como Espanha, Paraguai, Moçambique, Senegal, Tunísia e Colômbia. No Brasil, o foco tem sido a capital piauiense, com o desenvolvimento de um diagnóstico urbano que procura nortear os gestores locais na execução de políticas públicas que auxiliam no desenvolvimento urbano sustentável, unindo as pastas do governo em prol de beneficiar a população. Esse material foi denominado de “Diagnóstico de Resiliência Urbana de Teresina”, disponível em: http://bit.ly/diagnosticoteresina

“Foi feito um diagnóstico bem extenso das diversas demandas que a capital enfrenta, desafios que ela tem e os problemas crônicos existentes que precisamos tratar. Há um conjunto de recomendações também para construção de um futuro mais resiliente e sustentável. Sobretudo, um trabalho voltado para a gestão do ciclo da água e o desempenho econômico, pontos que foram agravados pela pandemia da covid-19, um grande desafio das cidades brasileiras”, explica Gabriela Uchôa, diretora de Cooperação da Programa Global de Cidades Resilientes de Teresina (CRGP, sigla em inglês).

A ONU participou nesta última semana de abril da agenda de reuniões e seminários com foco no projeto para Assentamentos Humanos no Brasil (ONU-Habitat), com a apresentação das “Ações Recomendadas para Resiliência e Sustentabilidade” para os gestores municipais e estaduais do Piauí. “Um território resiliente planeja e age para se preparar e responder aos perigos naturais causados pelo homem, com a finalidade de proteger e melhorar a vida das pessoas, assegurar o desenvolvimento, promover um ambiente de investimento e estimular uma transformação positiva em direção à sustentabilidade”, acrescenta Cíntia Bartz, coordenadora do departamento Agenda 2030.

Teresina aquece duas vezes mais do que a média global

Teresina é uma cidade que sofre com extremas mudanças climáticas e vulnerabilidades sociais, ambientais e econômicas. A alta taxa de vulnerabilidade à mudança de clima é um grande desafio para a construção da resiliência climática. Por outro lado, a taxa populacional apresenta oportunidade para uma mudança positiva.

“Nos anos 60, Teresina tinha 240 dias de calor. Hoje, é uma cidade que apresenta mais de 330 dias de calor. Uma transformação de mais de cem dias em um espaço pequeno de décadas. Então, trabalhos como este que estamos desenvolvendo e apresentando resultados, nortearão os gestores nas tomadas de decisão para melhorar a relação cidade- meio ambiente e também reduzir esses impactos ambientais e sociais que as mudanças urbanas e climáticas causam na capital”, finaliza Gabriela Uchôa, diretora de Cooperação do CRGP.

Trabalhadores nascidos em fevereiro podem sacar até R$ 1 mil no FGTS

A partir de hoje (30), os trabalhadores nascidos em fevereiro receberão até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também permite o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.

O trabalhador precisará ficar atento. A maioria dos cerca de 42 milhões de trabalhadores receberá o dinheiro automaticamente, na conta poupança social digital da Caixa. No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá de pedir a liberação dos recursos.

Todo o processo para pedir o saque será informatizado. O trabalhador não precisará ir à agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserir os dados pedidos.

O aplicativo está dando a opção para o trabalhador pedir o crédito em qualquer conta corrente ou poupança de qualquer banco. A possibilidade, no entanto, só vale para quem aceitar fornecer documento oficial com foto para cadastrar a biometria.

Pelo calendário divulgado em março, a liberação dos recursos segue cronograma baseado no mês de nascimento. O dinheiro será liberado em etapas até 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro.

Retirada

Outro ponto a que o trabalhador precisa ficar atento é a retirada do dinheiro. Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro e voltarão para a conta vinculada do FGTS depois dessa data, caso o dinheiro não seja gasto, retirado ou transferido para conta corrente.

O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.

Consulta

Para saber se receberá automaticamente o dinheiro ou se precisará pedir o saque, o trabalhador deve fazer uma consulta. O processo pode ser feito tanto no site fgts.caixa.gov.br quanto pelo aplicativo FGTS. O site informa apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

Confira o calendário de depósitos:

Mês de nascimento        Data da liberação
Janeiro                            20 de abril
Fevereiro                        30 de abril
Março                              4 de maio
Abril                                11 de maio
Maio                                14 de maio
Junho                              18 de maio
Julho                               21 de maio
Agosto                             25 de maio
Setembro                         28 de maio
Outubro                           1º de junho
Novembro                        8 de junho
Dezembro                        15 de junho

.

Edição: Graça Adjuto, da Agência Brasil

Feira do Empreendedor Rural de Cocal de Telha

Festa do Empreendedor da Rapadura de Boa Hora

Festa do Empreendedor da Rapadura de Boa Hora