Terça-feira, Junho 23, 2026
25.1 C
Teresina

Novo Piauí Center lança campanha para fomentar a indústria da moda

A direção do Novo Piauí Center lançará nesta quarta-feira (04), às 10h da manhã, uma campanha que vai fomentar a indústria têxtil piauiense. O evento reunirá empresários da moda, atacadistas do setor, revendedores que atuam no Piauí e Maranhão, além de lojistas da capital.

De acordo com a administração do Novo Piauí Center a campanha que será realizada ao longo de todo mês de maio.

“Serão, ao todo, cinco eventos neste mês das mães onde iremos sortear prêmios para os clientes do shopping da moda atacadista. A campanha recebeu o nome Mãe Dá Sorte e tem o objetivo de fidelizar os clientes do local, além de atrair novos revendedores, fomentando ainda mais a indústria têxtil piauiense, aquecendo a economia do setor que, ano após ano, vem crescendo em nossa região. Vamos aumentar ainda mais o fluxo de pessoas no local que vem passando por uma série de obras em toda a sua estrutura, modernizando o espaço que configura-se como o maior polo atacadista da moda do nosso Estado”, afirma o diretor Deusimar Rodrigues.

“O Novo Piauí Center, nos últimos meses, vem recebendo um conjunto de melhorias estruturais que tem atraído novos clientes ao espaço e a ideia é continuar neste ritmo. Sem dúvidas, a campanha para o dia das mães será um grande sucesso e os empresários estão bastante animados por aqui”, acrescentou o diretor.

Para George Sales que é empresário e tem uma loja no Novo Piauí Center. Segundo ele, a expectativa é grande para esta campanha do dia das mães. “Esta é uma data importante para o comércio e para a economia, em geral. Nós, empresários e donos de lojas de fábrica, estamos ansiosos para estes eventos que acontecerão aqui e, certamente, atrairá muitos clientes para este importante polo atacadista da moda Piauiense. Toda sexta-feira estaremos aqui realizando sorteios e premiando os nossos clientes! “, disse o empresário da indústria piauiense.

Sasc investe em capacitações para melhorar atendimento do Suas

A Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Diretoria de Gestão do Sistema Único da Assistência Social- DGSUAS/ Gestão do Trabalho, está realizando oficinas de capacitação para a utilização do Prontuário Suas.

O processo visa melhorar a qualidade dos serviços socioassistenciais e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social destinado a técnicos dos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e equipes volantes dos municípios.

“É nossa missão, é nossa função e estamos extremamente felizes que nossos municípios têm acolhido como muita responsabilidade esse compromisso. Estamos priorizando capacitações na área do prontuário Suas e queremos dizer que nós estamos tentando ampliar e buscando cada vez mais as condições de chegar a cada um dos municípios” diz a diretora de Gestão do Sistema Único da Assistência Social (DGSUAS) da Sasc, Rosangela Sousa.

Atendendo à solicitação das equipes municipais, a Gestão do Trabalho se propõe a garantir educação permanente para todos os trabalhadores por meio de processos que ofereçam uma formação continuada a fim de se materializar um planejamento estratégico que dê respaldo às ações que viabilizem a gestão participativa e o controle social.

Com a capacitação já foram contemplados os territórios do Vale dos Rios Piauí e Itaueira/Floriano (20 participantes), Cocais/ Pedro II (12 participantes), Entre Rios (69 participantes), Cocais/ Esperantina (36 participantes), Cocais/ Piripiri (35 participantes) e Carnaubais/ São Miguel do Tapuio (17 participantes).

Sob a Direção de Rosangela Sousa, a equipe de Gestão do Trabalho da DGSUAS é formada pela coordenadora de Gestão do Trabalho, Raimunda Oliveira, e pelas técnicas Socorro Nunes e Ana Virginia Sousa.

Projeto Orquestra nas Escolas terá inicio este mês

Música como ferramenta da educação. O secretário municipal de Educação de Teresina, professor Nouga Cardoso, participou de reunião com presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Ênio Portela e com o maestro Aurélio Melo, da Orquestra Sinfônica de Teresina. Na pauta da reunião, o inicio do projeto “Orquestra nas Escolas”.

A reunião alinhou o projeto que é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Monsenhor Chaves e que tem como objetivo proporcionar às crianças da rede municipal um contato mais íntimo à cultura clássica e incentivar o nascimento de novos músicos.

O Orquestra nas Escolas vai levar uma vez por mês, para duas escolas da rede, a apresentação dos músicos. O projeto vai estrear neste mês de maio e vai atuar inicialmente nas escolas da zona rural.

Fotos: Ascom Semec

Sesapi inicia ações da campanha Maio Amarelo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Comissão Intersetorial Estadual do Programa Vida no Trânsito (PVT), iniciou as ações da campanha Maio Amarelo, que tem como tema este ano “Juntos salvamos vidas”, e busca chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

A primeira atividade foi realizada, na manhã desta segunda-feira(02), no pátio da Sesapi, onde foi feito um acolhimento aos funcionários da secretaria e foram apresentados os trabalhos que serão desenvolvidos durante a campanha. A solenidade contou com a presença de representantes da Sesapi, da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria de Estado do Transportes, da Secretaria de Estado da Educação, e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito.

“Vamos atuar em vários pontos do Estado levando as ações do Maio Amarelo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, para efetivamente discutir a temática, engajar ações e propagar o conhecimento”, disse a coordenadora do PVT da Sesapi, Rose Piauilino.

O secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, participou da ação e falou da importância da campanha Maio Amarelo para salvar a vida dos piauienses. “Ações como essas são essenciais e tem como objetivo envolver a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade e diminuir os altos índices de morte e feridos no trânsito”, destaca o gestor.

A abertura oficial do evento será realizada no dia 05 de maio na cidade de São Raimundo Nonato e contará com equipes da Sesapi e demais órgãos envolvidos no Programa Vida no Trânsito.

Dr. Pessoa entrega 508 registros definitivos de imóveis para famílias da zona Norte de Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, entregou, na manhã desta segunda-feira (2), o registro de imóvel para 508 famílias que moravam em imóveis irregulares no Parque Firmino Filho, zona Norte da capital. A ação foi realizada, por meio do Programa Municipal de Regularização Fundiária (RegularizaTHE), íntegra o “Titula Brasil”, uma iniciativa promovida pelo Governo Federal.

“Com esse documento o morador vai poder dizer que o imóvel é seu. Além disso, poderá melhorar, ampliar ou até mesmo dar entrada no mercado financeiro caso queira tentar um empréstimo. Essa é uma ação da prefeitura, por meio de parceria com o governo federal. Hoje é só o pontapé inicial, pois estamos levando isso para todas as regiões da cidade, inclusive na zona Rural”, destacou Dr. Pessoa.

O presidente da associação de moradores do parque Firmino Filho, Raimundo Saraiva, lembra que a conquista do documento definitivo era uma luta da comunidade há mais de 16 anos. “Era muito tempo esperando por esse momento e o Dr. Pessoa tirou esse sonho do papel. Estamos muito felizes em ser a primeira comunidade da grande Santa Maria a receber o título de posse. Com esse documento em mãos, podemos dizer que a casa é nossa”, comemorou.

A ação também foi comemorada por Sônia Valério, dona de casa de 59 anos que mora no bairro desde a sua fundação. “É muito importante termos esse documento em mãos, que agora conseguimos graças a prefeitura. Isso é motivo de muito orgulho e agradecimento. Antes eu vivia insegura, com medo de perder a minha casa e sem saber se um dia poderia deixar ela regularizada para minhas filhas”, disse.

O cadastro dos imóveis de assentamentos e comunidades, nas zonas rural e urbana da capital piauiense, é realizado pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), por meio das equipes do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF). A expectativa é que, além do Parque Firmino Filho, outras regiões sejam contempladas nos próximos meses.

“Estamos transformando a vida dessas famílias que agora podem dizer que são donas das casas onde moram. Além disso, também fizemos a regularização fundiária da escola, do posto de saúde, da quadra poliesportiva, do mercado e até da igreja. Teresina tinha um deficit de 98 mil famílias em situação irregular, um problema que começamos a resolver e vamos avançar cada vez mais”, afirmou João Duarte, presidente da Eturb.

Marden Menezes critica infraestrutura precária do estádio Albertão

O deputado estadual Marden Menezes (Progressistas) teceu críticas à situação do estádio Albertão durante o tempo destinado aos pequenos avisos na sessão plenária de hoje (02) da Assembleia Legislativa. Ele disse que esteve na praça de esportes neste domingo para assistir ao jogo entre as equipes do Altos e Flamengo e constatou a precariedade das instalações, com a ausência inclusive de banheiros para mulheres e crianças.


“O Albertão é a cara do governo do PT, é a cópia fiel, um retrato do descaso, do abandono, da falta de compromisso com a população. Ontem mais de 30 mil piauienses testemunharam o que estou o que estou dizendo. Da hora que entrei no estádio até a hora que sai não ouvi um cidadão que não dissesse que nós temos que acabar com isso. E nós vamos acabar com isso. É uma pocilga”, afirmou.


Marden Menezes garante que não condições de salubridade para profissionais, para atletas, para as delegações de times, quanto mais para as famílias que compareceram ao estádio. “São 20 anos de completo abandono, vinte anos de esquecimento. E não adianta dizer que é porque no atual governo o esporte não é prioridade porque no atual governo a saúde não é prioridade, a educação não é prioridade, nem nada”, disse.


Segundo ele, as estruturas públicas no Piauí são de envergonhar, enquanto que em estados vizinhos como o Ceará e o Maranhão elas funcional com salubridade, com eficiência, com limpeza, na diferença no tratamento. “Estamos anos luz atrasados e quem disser que estou mentindo vai estar falando para mais de 30 mil piauienses que estavam lá e sabem que estou falando a verdade”, encerrou.


Durvalino Leal – Edição: Katya D’Angelles

Economia brasileira cresce 0,34% em fevereiro, indica prévia do BC

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) avançou 0,34% em fevereiro e fechou o primeiro bimestre de 2022 com alta de 0,44%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (11) pelo BC (Banco Central). O dado é o primeiro divulgado desde o início da greve de servidores da autoridade monetária.

Com a variação, o indicador conhecido por sinalizar uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos bens e serviços produzidos no país — alcançou 139,3 pontos na série dessazonalizada (livre de influências).

Os números da prévia do PIB de janeiro mostram ainda que a atividade econômica brasileira cresceu 4,82% no acumulado dos últimos 12 meses, o que mantém a trajetória de recuperação após as perdas causadas pela pandemia do novo coronavírus.

Na comparação trimestral, o IBC-Br aponta para um desempenho 0,27% melhor da economia no período compreendido entre os meses de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, na comparação com os três meses anteriores.

Em relação ao mesmo intervalo do ano passado, a alta apurada pelo indicador foi de 0,88%. Já na comparação com o mesmo mês de 2021, o desempenho da atividade econômica apresentou uma alta 0,54 ponto percentual inferior ao salto de 0,88% registrado há um ano.

Os dados do IBC-Br são coletados de uma base similar à do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo indicador oficial sobre o crescimento econômico. Em 2021, por exemplo, a economia brasileira saltou 4,6%. Segundo a prévia do BC, houve alta de 4,5% na atividade econômica do mesmo período.

Fonte: R7

Altos joga bem, mas perde para o Flamengo-RJ por 2 a 1

O Flamengo não teve vida fácil contra o Altos, do Piauí, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Rubro-Negro foi surpreendido pelo time da casa, que abriu o placar com um golaço de bicicleta de Manoel, mas reagiu rápido, conseguiu a virada com gols de Pedro e de João Gomes e venceu a partida por 2 a 1 em um estádio Albertão cheio e com grande festa dos torcedores.

Com a vitória apertada, o Flamengo retorna ao Rio de Janeiro com a vantagem do empate sobre o Altos para o jogo de volta, marcado para quarta-feira, dia 11/05, no Maracanã. Antes do novo confronto, ambas as equipes têm dois compromissos cada. O Rubro-Negro viaja para a Argentina para enfrentar o Talleres pela Libertadores na quarta e faz clássico com o Botafogo pelo Brasileirão no domingo. Já a equipe piauiense joga contra ABC e Botafogo-PB na quarta e no sábado, respectivamente, pela Série C.

*Com informações do Globo Esporte

Governo federal amplia redução do IPI de 25% para 35%

O governo federal publicou nesta sexta-feira (29), no DOU (Diário Oficial da União), um decreto que amplia a redução na alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 25% para 35%. A medida envolve os produtos da Tipi (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados) e foi aprovada por um decreto publicado em dezembro do ano passado, com validade a partir de 1º de maio deste ano.

Dentre os produtos atingidos estão máquina e lavar e geladeira. Já aqueles compostos por fumo, ficaram de fora das reduções. O governo também retirou do corte produtos da Zona Franca de Manaus, a fim de preservar a competitividade.

“Os principais produtos correspondentes a algo em torno de 76% do faturamento da Zona Franca foram excluídos e tiveram a sua competitividade preservada”, explicou a secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques.

Ao comentar o decreto, Daniella frisou: “Nosso mantra é transferir esse excesso de arrecadação de tributos para a sociedade. Continuaremos buscando soluções nessa direção. A medida de hoje tem impacto muito positivo para a reindustrialização do Brasil”.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência pontuou que “a medida objetiva estimular a economia, afetada pela pandemia, com a finalidade de assegurar os níveis de atividade econômica e o emprego dos trabalhadores”. “Dessa forma, espera-se promover a recuperação econômica do país”, informa.

Segundo o governo, as mudanças representam uma redução da carga tributária de R$ 15,2 milhões em 2022, de R$ 27,4 milhões em 2023 e de R$ 29,3 milhões em 2024. Como esse é um tributo extrafiscal, de natureza regulatória, é dispensada a apresentação de medidas de compensação.

Também houve alteração no IPI sobre insumos para refrigerantes. A alíquota, que era de 6%, foi zerada. O governo afirma que “a medida vai gerar um aumento de arrecadação estimado em mais de R$ 250 milhões para o ano de 2022”.

Fonte: R7

Dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, tem manifestações em todo país

Manifestações marcaram o Dia do Trabalhador, celebrado hoje (1º). Os atos dividem-se entre contrários e favoráveis ao governo.

No Rio de Janeiro, manifestantes pedem melhorias nas condições de emprego e de salários no Brasil. No Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, o ato em defesa dos direitos dos trabalhadores foi convocado por sindicatos e organizações. 

Também na Zona Sul do Rio, em Copacabana, ocorreu um ato a favor do presidente Jair Bolsonaro. Em Niterói, também houve outra manifestação pró-governo, com a presença do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

Brasília

Em Brasília, manifestantes ocuparam o gramado de frente ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, e caminharam junto com o presidente Jair Bolsonaro – que participou do evento durante cerca de 10 minutos. Bolsonaro não fez discursos, mas transmitiu imagens em suas redes sociais.

Na manhã deste domingo, a capital federal também foi palco de atos de centrais sindicais, pelo Dia do Trabalho.

São Paulo

Em São Paulo, os atos do Dia do Trabalhador foram realizados na Praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu, onde um palco foi montado para receber os representantes sindicais, convidados e artistas. O encontro teve início por volta das 10h.

Os discursos e apresentações começaram pela manhã. Entre os assuntos abordados na manifestação, os trabalhadores presentes pediram políticas de valorização do salário-mínimo, geração de renda e emprego e ampliação de direitos sociais, incluindo para trabalhadores autônomos e de aplicativo.

Já a Avenida Paulista foi fechada para receber manifestantes pró-governo. Os manifestantes pedem a defesa da liberdade de expressão.

Policiamento e SSP

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou que 840 policiais militares atuarão nos atos na Avenida Paulista e na Praça Charles Miller, com um esquema especial de policiamento, além do policiamento regular da capital.

Para isso, o patrulhamento será intensificado desde as primeiras horas no local e também nas imediações das estações do Metrô. No restante da capital e estado, o policiamento preventivo e ostensivo também está preparado para garantir a segurança da população.

Ainda segundo a SSP, as ações serão monitoradas pelo sistema Olho de Águia, por meio de câmeras fixas, móveis, motolink e body cams, e acompanhadas diretamente da Sala de Comando e Controle instalada no Centro de Operações da PM (Copom), e as delegacias territoriais também estarão preparadas para atender a população e registrar celeremente todas as ocorrências, se necessário. 

Está prevista ainda revista pessoal e mochilas devem ser vistoriadas em virtude da proibição do porte de objetos que possam atentar contra a vida dos presentes nas manifestações, população em geral e policiais.

Dia do Trabalho

O Dia do Trabalhador é uma data celebrada em vários países do mundo e que, no Brasil, é feriado nacional. O dia faz memória a uma greve de trabalhadores que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1886, por melhores condições de trabalho. Por conta desta mobilização, o Dia do Trabalhador virou um marco da luta por direitos trabalhistas.

Fonte: Agência Brasil