Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioPolíticaCorpo de Bombeiros do Piauí completa 78 anos e ganha homenagem

Corpo de Bombeiros do Piauí completa 78 anos e ganha homenagem

Deputado Coronel Carlos Augusto propôs uma sessão solene para marcar os 78 anos da corporação no Piauí.

A Assembleia Legislativa aprovou o requerimento 149/2022, de autoria do deputado estadual Coronel Carlos Augusto (MDB), para que seja realizada uma sessão solene no Plenário, no próximo dia 12 de julho, em homenagem aos 78 anos de existência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMPI).


A corporação, cuja missão primordial consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros em acidentes e catástrofes em qualquer lugar do Piauí ou do Brasil, se para isso for designada, foi criada através do Decreto Lei nº 808, de 18 de julho de 1944, como uma Seção de Bombeiros da Força Policial do Piauí, atual Polícia Militar do Piauí.


O Corpo de Bombeiros Militar é força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus membros são denominados miliares dos Estados pela Constituição Federal de 1988, assim como também o são os integrantes da Polícia Militar do Estado do Piauí.


Instalado ainda em 1944, o efetivo inicial era trinta e três militares: um tenente, três sargentos, quatro cabos e vinte e cinco soldados. Em setembro de 1968 a Corporação foi reestruturada, sendo recomposto seu efetivo e equipamento. Hoje existem unidades nos principais municípios do Estado e os equipamentos evoluíram muito inclusive com capacidade de combate a incêndios de grandes proporções. Está em andamento um concurso que vai ampliar o quadro de pessoal.

ALEPI

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News