Terça-feira, Junho 23, 2026
35.2 C
Teresina

Severo Eulálio solicita a reforma de Centro de Educação em Simplício Mendes

O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) solicitou à Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), na sessão plenária desta quinta-feira (19), o envio de requerimento ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a adoção de providências para a reforma do Centro Estadual de Educação Profissional “Alcides Vieira de Moura”, situado no município de Simplício Mendes. 

De acordo com o parlamentar, o local encontra-se com problemas estruturais. Ainda segundo Severo Eulálio, a reforma trará condições mais adequadas ao processo de aprendizagem dos estudantes e promoverá o bem-estar de professores e funcionários.

O deputado também apresentou à Casa um requerimento em que solicita ao Governo do Estado e à Empresa de Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) a reforma do escritório da entidade na cidade de Baixa Grande do Ribeiro. 

CALENDÁRIO – Na ocasião, foi lido em plenário um Projeto de Lei Ordinária (PLO) que versa sobre a instituição do Dia dos Zootecnistas no calendário oficial do Estado. A proposta é de autoria do deputado João Mádison (MDB). 

Andréia Sousa – Edição: Katya D’Angelles

Teresina terá intensificação na vacina contra a covid-19 neste sábado (21)

No próximo sábado (21) Teresina terá um grande dia de intensificação na vacinação contra a covid-19. Neste dia, 18 salas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão imunizando crianças contra a doença, além de ponto no Teresina Shopping para adolescentes e adultos.

As 18 UBS estarão espalhadas por todas as zonas da cidade e funcionarão das 8h às 17h. Serão recebidas crianças de cinco a 11 anos de idade, e serão disponibilizadas as duas vacinas destinadas a este público – Coronavac e a versão pediátrica da Pfizer – para primeira e segunda dose. As UBS disponíveis serão: Buenos Aires, Parque Brasil, Cecy Fortes, Valdinar Pereira, Nova Brasília, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Parque Piauí, Porto Alegre, Cidade Jardim, Satélite, Santa Isabel, Vila Bandeirantes, Alto da Ressurreição, Parque Poti, Renascença e Todos os Santos.

“Chamamos atenção para o intervalo entre a primeira e a segunda dose infantis adotado atualmente, que é de 28 dias para a Coronavac e 21 dias para a Pfizer”, ressalta Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Além disso, a FMS vai abrir um posto no Edifício garagem (estacionamento do G3) do Teresina Shopping, das 9h às 17h. O local será destinado ao público em geral e contempla todas as etapas da campanha: 1ª dose (12 anos e mais), 2ª dose (12 anos e mais), 1º reforço (18 anos e mais, com intervalo de 4 meses da segunda dose) e 2º reforço (18 anos e mais, com intervalo de 4 meses da segunda dose).

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. No caso das crianças, elas devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação.

Dia de intensificação de vacinação contra covid-19

Teresina Shopping – Edifício garagem – estacionamento do G3
Horário: 9h às 17h

População em geral covid

– 1ª dose (12 anos e mais)
– 2ª dose (12 anos e mais, respeitando o prazo da vacina da primeira dose)
– 1º reforço (18 anos e mais)
– 2º reforço (18 anos e mais)

UBS

Público alvo: crianças de 5 a 11 anos
Horário: 8h às 17h

Norte

UBS Buenos Aires
UBS Parque Brasil
UBS Cecy Fortes
UBS Valdinar Pereira
UBS Nova Brasília

Sul

UBS Saci
UBS Monte Castelo
UBS Irmã Dulce
UBS Parque Piauí
UBS Porto Alegre

Leste

UBS Cidade Jardim
UBS Satélite
UBS Santa Isabel
UBS Vila Bandeirantes

Sudeste

UBS Alto da Ressurreição
UBS Parque Poti
UBS Renascença
UBS Todos os Santos

Henrique Pires cobra melhoria no abastecimento de água de Caracol

O deputado estadual Henrique Pires (MDB), durante a sessão plenária desta quinta-feira (19) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), informou que enviou equipe ao município de Caracol para verificar o sistema de abastecimento de água da localidade. Após a vistoria, diversos problemas foram encontrados, o que levou o parlamentar a acionar o Ministério Público do Estado 

“Vou ao Ministério Público amanhã levando as sete comunidades que estão abandonadas em Caracol, no sistema de abastecimento de água. Fiz questão, há dez dias, de ir a Caracol, coloquei uma equipe para visitar cada um dos 19 sistemas”, afirmou Henrique Pires.

Conforme o parlamentar, entre os problemas verificados estão a falta de encanações em Lagoa do Mato, não existe manutenção em Lagoa de Itajurema e em Barreira da Chiquinha, a água não chega em Pacaus, caixa d’água de Lagoinha caiu.

“A prefeitura tem obrigação de fazer a manutenção desses sistemas e nós já estamos, a pedido da governadora Regina Sousa (PT), elaborando novos projetos de abastecimento de água para que Caracol saia da situação de ser a cidade que mais tem carro-pipa no Brasil”, disse o deputado.

SÉTIMO DIA – O deputado Henrique Pires lembrou que nesta quinta-feira ocorreu a missa de sétimo dia do ex-prefeito de Batalha, João Messias. O parlamentar afirmou que embora, diversas vezes, eles estivessem politicamente em campos opostos, sempre esteve próximo, colocando recursos para a saúde e participando da regularização dos terrenos dos sistemas de abastecimento de água.

“Batalha está enlutada e que Deus conforte aqueles que o amavam. E nós, como lutadores por aquela região, também estamos tristes por essa partida precoce”, disse Henrique Pires.


Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles

Ministério da Economia mantém previsão do PIB em 1,5%

O governo federal alterou para cima a previsão da inflação deste ano. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que em março era estimado em 6,55% para o ano, agora teve a previsão elevada para 7,9%. A estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu de 6,7% para 8,10%, e a do Índice Geral de Preços (IGP-DI), de 10,01% para 11,4%. A estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) foi mantida em 1,5%. Os dados, divulgados hoje (19), são do Boletim Macro Fiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.

Para 2023, o governo federal manteve também a previsão do PIB e aumentou a da inflação. O PIB, segundo a estimativa, deverá fechar 2023 com alta de 2,5% (a mesma previsão do último boletim, divulgado em março). Já o IPCA deverá encerrar 2023 em 3,6% (a previsão de março era alta de 3,25%); o INPC, em 3,7% (3,5% era a estimativa em março); e o IGP-DI, em 4,57% (4,42%).

“A expectativa para a taxa de inflação [IPCA] aumentou de 6,55% para 7,90% em 2022 e de 3,25% para 3,60% em 2023. A partir de 2024, espera-se convergência da inflação [IPCA] para a meta de 3%. Em relação ao INPC, a projeção para 2022 elevou-se de 6,70% para 8,10%”, diz o texto do documento.

Segundo o boletim, a melhora no desempenho do PIB brasileiro tem ocorrido em razão da retomada no setor de serviços e ampliação dos investimentos, o que, de acordo com o documento, tem refletido na recuperação do mercado de trabalho. O texto destaca que o setor de serviços cresceu 1,8% no primeiro trimestre de 2022, atingindo o maior patamar desde maio de 2015.

“A estimativa de crescimento do PIB brasileiro para 2022 foi mantida em 1,5%. De 2023 em diante, as estimativas permaneceram em 2,5%. Desde março, em linha com as projeções da SPE, pode-se notar uma revisão altista das expectativas de mercado para a atividade econômica”, diz o texto.

Fonte: Agência Brasil

Governo do Piauí lança Programa de Apoio a Pequenos Negócios

O Governo do Estado do Piauí lançou nesta quinta-feira (19), através da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado, o Programa de Apoio aos Pequenos Negócio. O evento aconteceu no Palácio de Karnak com a presença da governadora Regina Sousa, do presidente da Piauí Fomento, Luís Carlos Ewerton, secretários do governo e parlamentares do Estado

O projeto tem como público-alvo autônomos, microempreendedores e agricultores. São oferecidos formatos de crédito com taxas ainda mais reduzidas do que as praticadas atualmente por diversos bancos e linha de crédito para a agricultura familiar com carência estendida de acordo com a atividade a ser financiada, podendo chegar a 24 meses, com 60 meses para pagar, para créditos de até R$ 50 mil.

Regina Sousa destacou em seu discurso que o objetivo do seu governo é ajudar os que mais precisam, “Esse projeto alcança os pequenos produtores para que possam fazer investimentos e aumentar sua renda. O microcrédito dá oportunidade para a pessoa iniciar seu pequeno negócio e nós temos vivido momento de muito desemprego e através desse projeto vamos oferecer treinamentos e apoio para que essas pessoas se desenvolvam e até dobrem sua produção e melhorem sua renda”.

O presidente da Piauí Fomento, Luís Carlos, falou do diferencial do crédito oferecido. “Esse programa de apoio aos pequenos negócios vai ser direcionado para as pessoas físicas e informais e aquelas que ainda não têm uma empresa formal para os pequenos produtores, hoje 30 pessoas já assinaram seu contrato, os créditos já estão sendo liberados ainda esta semana, a maioria dos créditos vai para a área rural com uma taxa de juros de 5% ao ano com uma carência que alguns casos pode chegar até 2 anos dependendo do projeto. Estamos com uma taxa que nenhum banco financia, então é uma forma de movimentar o comercio e dinamizar a produção”.

Durante a solenidade foi assinado um termo de cooperação técnica através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e Secretária de Agricultura Familiar (SAF) e o município Cocal dos Alves objetivando contribuir para o aumento do IDH do referido munícipio.

O projeto tem como objetivo desenvolver ações integradas e complementares de assistência técnica e extensão rural e de estruturação produtiva para aumento da renda e oportunidade de trabalho aos agricultores familiares do município de Cocal dos Alves – PI, proporcionando melhoria da qualidade de vida, redução das desigualdades, segurança alimentar e a consequente elevação do IDH do munícipio.

Maria Raimunda, uma das beneficiadas, falou sobre a importância do projeto. “Desde 2018 eu e minha família estamos investindo nessa área de caprinos, nós passamos por momentos difíceis em 2020, mas agradeço a todos e a Agência de Piauí Fomento por nós ofertar essa carta de crédito para que possamos fazer os investimentos necessários”.

Patrícia Vasconcelos destacou a importância da união de Secretárias e órgãos do Governo no desenvolvimento de ações que apoiem o homem do campo. “Nosso objetivo é integrar políticas públicas de apoio também a agricultura familiar e esse financiamento da Piauí Fomento vai ampliar as oportunidades que essas famílias já tiveram, como experiências em outras programas da SAF. Assinamos hoje uma pareceria com a prefeitura de Cocal dos Alves o IDH+ onde vai incluir todas essas políticas de aumento de renda para que nós possamos daqui a algum tempo ver o aumento do índice de desenvolvimento daquele munícipio, uma experiência piloto que conta com vários órgãos do estado do Piauí’.

Regina Sousa inaugura inaugura obras em Parnaíba, Buriti dos Lopes e Bom Princípio

A governadora Regina Sousa terá agenda de inaugurações nesta sexta-feira (20), na região norte do Estado. A Chefe do Executivo Estadual vai entregar estradas e verificar o andamento de obras importantes em diferentes cidades. Também está prevista a entrega de títulos de terra.

A agenda terá início em Parnaíba onde será inaugurada a pavimentação asfáltica no bairro São José, obra da Secretaria dos Transportes. Ainda na cidade, Regina Sousa fará visita técnica às obras da Unidade Escolar Chagas Rodrigues, que recebe recursos da Seduc.

Em Bom Princípio, o destaque é a recuperação da PI-303, trecho da Br-343 até a chegada ao município. Ao todo, foram restaurados 18 km da via que recebeu serviços de manutenção de tapa-buracos, recapeamento asfáltico e uma nova sinalização, ações de drenagem com a manutenção de bueiros, sarjetas e meio-fio em toda a sua extensão. A comitiva também deve acompanhar “in loco”, as obras de pavimentação asfáltica da PI-402, trecho Bom Princípio/Cocal, executado pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).

À tarde, Regina Sousa irá ao Assentamento Canto do Cajueiro, zona rural de Buriti dos Lopes, onde fará a entrega de Títulos de Terra viabilizados por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

À noite, a governadora participa da Solenidade de Apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais, que acontecerá no prédio do Senac, na BR-343 em Parnaíba. Em seguida Regina Sousa retorna para Teresina.

Dr. Hélio anuncia início das reformas do Corpo de Bombeiros de Parnaíba

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB) realizou vistoria nas obras do prédio do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, que teve as obras de reforma iniciadas esta semana.


“Depois de conhecer de perto as dificuldades enfrentadas pelo Corpo de Bombeiros da Parnaíba, ainda no ano passado, estive em pleito junto ao então governador da época, Wellington Dias, ao coordenador do Pró-Piauí, Rafael Fonteles, e ao Comando da Corporação em busca de melhorias. Estamos felizes e confiantes acerca do progresso que essa estrutura física trará para a segurança do litoral do Piauí”, afirma Dr. Hélio.


As melhorias na estrutura do espaço são resultado de uma luta do parlamentar junto ao Governo do Estado, que está viabilizando a reforma do prédio. O deputado Dr. Hélio estava acompanhado do vereador de Parnaíba, Zé Filho Caxingó.

Ascom Deputado Dr. Hélio Oliveira – Edição: Katya D’Angelles

Ministro negocia acordo para suspensão de reajuste da conta de luz

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira (18) que espera “em um prazo bastante curto” um encaminhamento por parte do Ministério de Minas e Energia de uma proposta viável para redução da tarifa de energia. A declaração foi dada após reunião com o ministro da pasta, Adolfo Sachsida, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), líderes de partidos e representantes da sociedade civil.

As discussões se concentram na viabilidade do PDL 94/22 (Projeto de Decreto Legislativo de Sustação de Atos Normativos do Poder Executivo). O texto, de autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE), que tramita na Casa, suspende a decisão da Aneel que autorizou o reajuste da conta de luz dos consumidores atendidos pela Enel Distribuição, no Ceará.

“Tivemos uma reunião bastante produtiva, onde o ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com as distribuidoras, com a Aneel e com os parlamentares para discutir uma saída equilibrada para que possa, a partir desse momento, ter um encaminhamento de solução para diminuição desse repasse que, apesar de contratual, pode ser minimizado no momento ainda de grande dificuldade com a retirada da bandeira e com incremento desse aumento por das distribuidoras”, ressaltou Lira.

O presidente da Câmara acrescentou que espera que a solução “venha da sensibilidade da Aneel e das distribuidoras, que fazem das concessões, neste momento do Brasil, um tema de muita discussão”.

A expectativa é de que até o final do dia de hoje o ministro de Minas e Energia traga ao Legislativo novidades sobre as discussões.

AGÊNCIA BRASIL

Cinco estados confirmados no GP Teresina de Ciclismo que acontece no próximo final de semana

Um evento para mostrar o potencial que a capital Teresina tem para os esportes oficiais e amadores. Assim, foi concebido o Grande Prêmio (GP) Teresina de Ciclismo ainda em 2020 e que chega em 2022 na sua 2ª edição, com realização da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP. O evento entra para a contagem regressiva, pois já nesta sexta-feira (20) começam os aquecimentos dos competidores, a entrega de kits de prova e o Congresso Técnico, no Centro de Convenções de Teresina, que fica na Av. Marechal Castelo Branco. Atletas de cinco estados já estão confirmados para as disputas que acontecerão no sábado (21) e no domingo (22). A organização reforça a todos que no sábado e domingo de manhã até o fim da prova não s erá permito veículos na Av. Raul Lopes e Ponte Estaiada, pois as polícias de trânsito e militar estarão fazendo toda a segurança e isolamento das áreas de competição.

Segundo a direção técnica da FCP, estão inscritos cerca de 100 ciclistas para cada uma das disciplinas: o Contra Relógio Individual, Circuito e Resistência. O presidente da entidade, Fernando Correia Lima comemora o sucesso de procura por inscritos no evento, que abrirá o Campeonato Piauiense de Ciclismo de Estrada, com uma novidade. É a primeira vez na história do campeonato estadual que é inserida uma etapa da disputa de contra Relógio Individual ou CRI, considerada a disciplina de maior velocidade do ciclismo.

A premiação de R$ 20 mil também é um atrativo para a participação de competidores além do Piauí, já que estão inscritos Maranhão, Ceará, Paraíba e Pará. “Essa participação de atletas de outros estados, mesmo não disputando pontos para seus rankings individuais, é muito positivo, pois gera uma troca de conhecimento e parceria entre atletas de diferentes lugares e mostra como o esporte une pessoas”, disse Fernando.

Muitos atletas começam a chegar em Teresina nesta quinta-feira, pois na sexta-feira (20) a programação do GP começa às 9 horas da manhã e segue até as 17 horas com a entrega de kits. Às 18h30, começa o Congresso Técnico, onde a Federação e comissários de prova passam as informações para os competidores das regras, do percurso, da premiação, entre outros, tudo isso no Centro de Convenções.

No sábado e domingo, as disputas de velocidade ou speed acontecem com concentração no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, na Av. Raul Lopes, onde acontecem as largadas e chegadas das três disciplinas, além da premiação. No sábado, às 7 horas da manhã, começam os preparativos de largada da disputa de CRI; às 9h30 começa a de Circuito; ambas terão as premiações a partir de 12h30. No domingo, a partir das 7 horas será dada a largada para a disciplina de Resistência e posteriormente, 13 horas, a premiação.

As inscrições estão abertas no site agendaoffroad.com.br. O GP Teresina de Ciclismo tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí – Fundespi; Prefeitura Municipal de Teresina – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Semel.

Apoio: Vereador Venâncio Cardoso; Unimed Teresina, The Auge Bike Shop, MP Peças e Evo Bikes.

Realização: FCP e supervisão: Confederação Brasileira de Ciclismo.

Co-Produção: X Brasil.

Mais informações: Secretaria da FCP: (86) 98809-7686.



Fotos – 1ª Edição GP Teresina 2021 – Crédito Márcia Cristina (outras renomeadas AzimuteFotos)
Outras informações: (86) 99988-5050
Ass. Imprensa 

Piauí apresenta aumento de 745% nos casos de dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) liberou, na manhã desta quarta-feira (18), mais um boletim epidemiológico de dengue no Piauí, em 2022. Segundo dados do boletim, em sua 19ª semana epidemiológica, o Piauí registrou um aumento de 745,6% nos casos de dengue e um crescimento de 5.112,9% nos casos de chikungunya. Segundo os dados, o Estado não registra óbitos por chikungunya desde 2018.

Ainda segundo dados do informe epidemiológico, em 2022, 187 municípios registraram 9.242 casos prováveis de dengue, ao passo que no mesmo período de 2021 foram 1.093 notificações realizadas por 75 municípios. O boletim apresenta ainda que no sistema estão confirmados três óbitos no Estado, todos do município de Teresina.

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, fala que o aumento dos casos vem sendo acompanhado e que as equipes técnicas da Sesapi estão dando todo o apoio aos municípios. “Esse perfil de aumento de casos em relação ao mesmo período do ano passado vem se repetindo a cada semana. E nossa equipe vem trabalhando junto aos municípios, dando apoio técnico, reforçando as medidas necessárias e enviando o serviço de fumacê para o enfrentamento à dengue e a chikungunya em nosso Estado”, destacou o secretário.

Novo Santo Antônio; Antônio Almeida; Patos do Piauí; Simplício Mendes e Tanque do Piauí são os cinco municípios com maior incidência de dengue nesta 19ª semana epidemiológica. Em relação aos casos de chikungunya, o boletim apresenta que Simplício Mendes; Alagoinha do Piauí; São Julião; Monsenhor Hipólito; Alegrete do Piauí; Jaicós; Campo Grande do Piauí e Patos do Piauí como os municípios que apresentaram maior incidência nos casos da doença.

Ocimar Alencar, supervisor de entomologia da Sesapi, destaca que, além das medidas dos gestores municipais e estaduais, a participação da população é essencial para a diminuição dos casos.

“A cada semana estamos repetindo esse ponto, mas a verdade é que ele é essencial para que o enfrentamento à dengue seja mais efetivo. Estamos em um período de sazonalidade do vírus, no qual um aumento dos casos já era esperado, no entanto o nível registrado nos traz preocupações tanto para a dengue como a chikungunya”, diz Ocimar.

O supervisor  ainda destacou que “a literatura e nossos levantamentos mostram que 80% dos criadouros do mosquito estão presentes em ambiente domiciliar. Por isso é essencial que a população ajude o poder público limpando suas casas e evitando que surjam novos ambientes propícios para o desenvolvimento do mosquito”.

Ainda buscando mais formas de ampliar o apoio aos municípios piauienses no enfrentamento à dengue e à Chikungunya e na redução de casos pelo Piauí, as equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) vem realizando reuniões e capacitações voltadas para ajustar a questão do registro de dados e melhores medidas de enfrentamento em cada região.

“Nossa equipe está visitando os municípios e falando com os representantes deles e dos municípios próximos. Esta semana a previsão é trabalhar junto a Piripiri, Campo Maior e Parnaíba, mantendo esse contato direto. E, dessa forma, traçando as melhores estratégias para o perfil epidemiológico de cada região, pontuou Amélia Costa, coordenadora do Cievs e do setor de epidemiologia da Sesapi.

A Sesapi também enviou aos municípios nota técnica sobre os pontos que cada município deve adotar para solicitar o carro fumacê. “Nós avaliamos o perfil epidemiológico daquele município para verificar a necessidade do uso ou não, do fumacê naquele local. Essa medida nos ajuda a verificar o andamento do enfrentamento em todo o Estado, além de assegurar o uso correto do produto químico utilizado na eliminação dos mosquitos”, explicou Ocimar Alencar.

Até o momento o Estado enviou carro fumacê para dar apoio a 40 municípios piauienses.