Domingo, Julho 21, 2024
InícioHospital de Regional de São João do Piauí realiza primeiras cirurgias por...

Hospital de Regional de São João do Piauí realiza primeiras cirurgias por videolaparoscopia

Quatro pacientes foram contemplados com as primeiras cirurgias minimamente invasivas, através da videolaparoscopia, no Hospital Regional Teresinha Nunes Marques, em São João do Piauí. Há um ano a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem realizando esses procedimentos cirúrgicos em 15 hospitais da Rede Estadual de Saúde. O hospital de Soão João do Piauí é o mais novo contemplado com o equipamento.

Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior essa mais nova unidade de saúde a contar com a torre de videolaparoscopia vai ajudar a desafogar a fila de espera no estado. “Mais um hospital contemplado com este equipamento, que possibilita cirurgias mais precisa e menos invasiva. Desde que iniciamos este trabalho de envio de torres para os hospitais regionais, como forma de descentralizar a saúde, levando procedimentos de alta complexidade para mais próximo da nossa população quase quatro mil pessoas foram beneficiadas”, destaca o gestor.

As cirurgias iniciais no Hospital Regional Teresinha Nunes Marques foram um sucesso, os quatro pacientes já estão em alta. Novos procedimentos estão programados para o final do mês de julho, por meio dos Mutirões de Cirurgias Eletivas da Sesapi. “Inicialmente iríamos atender 05 pacientes, mas um testou positivo para a Covid-19, e não pode ser operado. Nossa unidade de saúde está muito feliz com este novo equipamento, que vai nos ajudar à acelerar nossa fila de espera. No final deste mês estamos programando novos procedimentos por meio dos mutirões”, disse a diretora do hospital, Vilma Moraes.

A torre videolaparoscopia é capaz de acessar quase todos os órgãos com um aparelho contendo uma minicâmera que transmite imagens em alta resolução para monitores de vídeo, que podem ser gravados e utilizados em estudos e diagnósticos, assim possibilitando sua utilização em cirurgias de diversas especialidades.

“A laparoscopia é uma técnica cirúrgica mais moderna, menos invasiva, e que utiliza pequenas incisões para realizar uma grande variedade de procedimentos cirúrgicos como cirurgia geral, de vesícula, biópsias intra-abdominais, cirurgias de esôfago, estômago, além de serem utilizadas nas áreas de ginecologia, urologia, ortopedia, otorrino e neurocirurgia Com ela é possível tratar a área afetada de uma forma cômoda, tanto para o cirurgião como para o paciente, sem necessidade de fazer grandes incisões. O acesso as cirurgias de videolaparoscopia a Rede Estadual de Saúde é através da fila de regulação do Sistema Único de Saúde”, destaca o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News