Terça-feira, Junho 23, 2026
35.2 C
Teresina

Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres é aberta em São Raimundo Nonato

A Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres foi aberta em São Raimundo Nonato com a secretária de Mulheres do município, Ivana Amorim, e a coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa. A abertura contou ainda com a participação de representante do Conselho de Direito de Defesa da mulher, Jesus lima, e representantes do poder público local.

Além disso, o evento contou com apresentação cultural das artistas Daniela Caruza e Fernanda Lima.
“Desde quando a nossa prefeita Carmelita Castro assumiu a gestão percebemos que todos os nossos momentos são de construção e união das políticas para as mulheres. O nosso Território engloba mais municípios e queremos crescer juntos nas políticas principalmente para as mulheres”, destacou a representante da Prefeita Carmelita Castro.

“Em conjunto com as secretarias temos avançando na melhoria das políticas para as mulheres e esse momento de conferência mostra a importância das mulheres estarem contribuindo de forma quantitativa e qualitativa nos espaços. Esse evento é muito salutar para a Ordem dos Advogados e tivemos também avanços nas últimas eleições como único conselho de classe a ter paridade nas candidaturas da OAB para homens e mulheres nas eleições, mostrando para a sociedade a importância desse avanço para que possamos espelhar cada órgão e gestões“, destacou o representante da OAB-PI.

“Nós, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, estamos felizes de ver tantas mulheres no evento, pois sabemos que todas têm um papel primordial no enfrentamento à violência doméstica. Acreditamos que não existe uma luta sozinha e juntas podemos assegurar nossos direitos de forma a beneficiar as mulheres de todos os lugares principalmente da nossa região”, pontuou a Presidente do Sindicato de Trabalhadoras Rurais, Maria Hilda.

“Esse momento é de extrema importância para o nosso território, pois o nosso trabalho envolve a rede e a sociedade civil no cotidiano quando realizamos ações e projetos em prol do enfrentamento à violência doméstica. É importante destacar que toda a nossa correria tem valido a pena para que em momentos como esse possamos discutir e debater quais são as nossas reais necessidades na política para as mulheres a fim de melhorar nosso trabalho e a mulher“, destacou a Secretária de Mulheres de São Raimundo Nonato, Ivana Amorim.

“Tínhamos orçamento para as políticas para as mulheres e isso contribuía para a estruturação das delegacias, Centros de Referência para a Mulher, projetos no campo da educação para prevenir a violência de meninas que também sofrem com a violência sexual, manutenção de projetos e ações para o enfrentamento à violência doméstica e com o desmonte das políticas para as mulheres. Então quando não funciona, vai refletir no estado e município. Então, sem orçamento o Estado tem buscado criar estratégias para continuar mantendo as ações em prol das mulheres e um exemplo é a construção da  Casa da Mulher Brasileira no Território, por meio de emenda parlamentar e articulação das políticas para funcionamento dos serviços”, declarou a Coordenadora de Estado de Política para as mulheres, Zenaide Lustosa.

A Conferência Territorial realiza discussões em grupos, divididos pela orientação dos eixos temáticos da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. Nas discussões aparecem as temáticas de enfrentamento à violência doméstica, autonomia econômica, bem como mais participação e poder para as mulheres. Os temas são analisados nos grupos, formalizados e encaminhamentos para a Conferência Estadual.
Ao final da plenária foram aprovadas as propostas para a 5ª CEPM e eleitas as delegadas titulares as quais participaram da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, representando o Território.

Sesapi participa de Caravana dos Direitos Humanos em Barras

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), participou nesta sexta-feira (20) do Programa Caravana Direitos Humanos na Comunidade, que está sendo realizado na cidade de Barras, localizada a 128 Km de Teresina. O evento aconteceu na Praça Matriz, de 9h às 13h.

A Coordenação das Doenças Transmissíveis da Sesapi realizou Aconselhamento em Infecções Sexualmente Transmissíves (IST), AIDS e Hepatites Virais; fez Testagem rápida e gratuita para HIV, Sífilis e Hepatites B e C; Disponibilização de insumos de prevenção (preservativos masculinos e femininos) e também distribuiu folders informativos sobre prevenção das IST.

O Programa Caravana Direitos Humanos na Comunidade é uma ação de cunho social que leva informações e serviços para as comunidades em situação de vulnerabilidade, desenvolvido pela Superintendência de Direitos Humanos da SASC em parceria com instituições do Poder Público.

São promovidas ações em direitos voltados para as comunidades, com o fortalecimento das políticas públicas existentes para promoção e defesa da cidadania e também enfrentamento à discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero, além da oferta de serviços.

O projeto já beneficiou comunidades dos municípios de Teresina, Valença do Piauí e Barras. Os próximos encontros vão acontecer no dia 3 de junho, na comunidade Boa Hora da zona rural de Teresina; dia 17 de junho em Altos ; 01 de julho no bairro Itararé, em Teresina e dia 15 de julho, em Baixa Grande do Ribeiro.

Regina Sousa inaugura recuperação da PI-303 que liga Bom Princípio do Piauí à BR-343

Em sua agenda em Bom Princípio do Piauí, na manhã desta sexta-feira (20), a governadora Regina Sousa inaugurou obras de recuperação da PI-303, trecho Br-343 com 18km de extensão.

Ainda na PI-303, o Governo do Piauí, através do Instituto de Desenvolvimento (IDEPI), está realizando obras de pavimentação asfáltica em 29,25 km de extensão da rodovia, desta vez no trecho que vai da sede do município de Bom Princípio ao entroncamento da PI-301, em Cocal.

“São obras de mobilidade que trazem fluidez e bem-estar. O PRO Piauí segue com as ações implementadas em todo estado. Fico feliz de poder estar entregando este trecho”, disse a governadora. Foram investidos R$ 5.481.508,26, recursos oriundos do Tesouro Estadual.

O prefeito Lucas Moraes, de Bom Princípio do Piauí, destacou a importância dessas obras como fundamentais para o desenvolvimento social e econômico da região. “São ações que encurtam distâncias, trazem mais segurança para a população para se locomover, por exemplo, para hospitais. Esses trechos são essenciais para essa região”, disse.

Para o deputado federal Merlong Solano, é uma obra espetacular para o Território da Planície Litorânea. “É um sonho antigo dessa região, as duas obras. Isso fortalece as potencialidades e melhor aproveitamento da fruticultura, bacia leiteira e turismo”, explicou.

Regiões Norte e Nordeste recebem R$ 1,2 bilhão para investir no ensino fundamental

O Programa Educa Mais Norte e Nordeste vai receber um investimento de R$ 1,2 bilhão. O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Banco Mundial para mitigar os impactos da pandemia nas escolas, bem como acelerar e recuperar aprendizagens nessas duas regiões brasileiras.

O projeto tem como objetivo apoiar os governos estaduais e municipais em duas frentes. A primeira delas diz respeito à recuperação das aprendizagens perdidas durante a pandemia no Ensino Fundamental. Outra frente é promover a resiliência na gestão educacional com foco nessa mesma fase de ensino.

A previsão é que o Programa Educa Mais Norte e Nordeste seja implementado em cinco anos, com início previsto ainda para este ano de 2022 e término em 2026.

Para mais informações sobre o programa acesse aqui.

Com informações do Ministério da Educação

Governo Federal libera recursos para cidades das regiões Norte e Nordeste atingidas por desastres naturais

O Governo Federal autorizou o repasse de recursos para sete cidades do Nordeste e cinco do Norte do País, afetadas por fortes chuvas e inundações. 

Para a Bahia, foram destinados R$ 654,1 mil dirigidos à quatro cidades atingidas por chuvas intensas. Os municípios de Gandu e Ribeirão do Largo usarão os recursos para a obras de restabelecimentos de bueiros e de estradas. Já em Itapé e Dário Meira, o dinheiro é destinado à recuperação de vias públicas.

O estado Maranhão contará com R$ 536,3 mil. O valor é destinado a três cidades: Pindaré-Mirim, Matões do Norte e Poção de Pedras. Elas necessitam do recurso para cestas de alimentos, colchões e kits de limpeza e dormitório; além de kits de higiene e de limpeza, produtos para dormitório, vasilhames para água mineral e colchões.

No Pará, duas cidades atingidas por chuvas intensas também contarão com recursos: Prainha e Monte Alegre. O repasse de R$ 742,1 mil também será usado na compra de cestas básicas, colchões e kits de higiene, de limpeza e de dormitório.

O Amazonas receberá o maior repasse, R$ 2,5 milhões, voltados para três cidades atingidas pelas inundações. Eirunepé, Itamarati e Envira usarão os recursos na compra dos mesmos itens de emergência já mencionados, além de aluguel de embarcação. 

Como solicitar

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Com informações do MDR

Agronegócio registra superávit de US$ 43,7 bilhões até abril

A balança comercial do agronegócio brasileiro apresentou superávit de US$ 43,7 bilhões no acumulado do ano, até abril, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O setor foi o responsável por puxar o saldo positivo da balança comercial brasileira, que apresentou um superávit de mais de US$ 20,2 bilhões no acumulado do ano, também até abril de 2022.

A balança comercial é calculada com base nas importações e as exportações. De acordo com os dados divulgados pelo Ipea, as exportações do setor do agronegócio este ano foram de US$ 48,7 bilhões, o que representa uma alta de 34,9% em relação ao mesmo período de 2021. As importações registram estabilidade em relação ao ano passado, com alta de 0,7%, chegando a US$ 5 bilhões. O saldo dos demais bens foi um déficit de US$ 23,5 bilhões.

Apenas no mês de abril, o agronegócio exportou US$ 14,9 bilhões, o que, de acordo com o Ipea, contribuiu para um superávit de US$ 13,6 bilhões no saldo da balança comercial do setor, crescimento de 15,2% frente ao mesmo mês de 2021. Já as importações brasileiras do setor totalizaram US$ 1,3 bilhão no mês, com alta de 11,7% na comparação com abril de 2021.

Os demais bens fecharam o mês de abril com déficit de US$ 5,5 bilhões, US$ 3,7 bilhões a mais que no mesmo período de 2021. Ainda assim, a balança comercial total encerrou abril com saldo positivo de US$ 8,1 bilhões.

Produtos

A soja lidera as exportações do agronegócio no país. Na análise do Ipea, em relação a abril do ano passado, no entanto, a soja em grão registrou significativa queda no volume exportado por conta da sobreoferta de carne suína da China, o maior consumidor do produto, usado principalmente como ração. Com o aumento na oferta de carne, a China precisou congelar o excedente e reduzir os investimentos na reposição do rebanho, o que reduziu também a demanda por rações.

Apesar da queda no volume exportado, a soja teve um aumento de 41,8% no preço do grão, ante abril de 2021.

A sobreoferta de carne suína na China afetou também as exportações brasileiras do produto, que ficaram aquém das registradas em 2021. Já a demanda chinesa por carne bovina fez com que os preços médios desse produto seguissem elevados. A carne de frango teve aumento de 27,2% no preço médio e de 5,6% na quantidade exportada.

Em relação às importações brasileiras no agronegócio, o trigo aparece na liderança, em patamares semelhantes aos de anos anteriores. A safra recorde em 2021/2022 e a demanda internacional aquecida fizeram com que o trigo produzido no Brasil fosse também vendido a outros países principalmente em março e em abril.

Em abril, a entrada de adubos e fertilizantes no país foi 72,4% superior ao verificado em igual período de 2021, resultando em aumento de 6,4% no acumulado do ano.

O Ipea destaca ainda que, no total, o valor das importações cresceu 11,7% em abril, puxado pelo aumento geral de preços. Dos 16 produtos acompanhados nesta edição, 14 tiveram alta de preços, enquanto nove tiveram queda nas quantidades, incluindo quatro dos cinco itens mais expressivos da pauta de importações: pescados, produtos hortícolas, papel e malte.

Fonte: Agência Brasil

Como se proteger de golpes virtuais comuns na área da saúde

Golpes virtuais estão ficando mais comuns no noticiário. O varejo é o setor mais prejudicado por esse tipo de crime, mas o segmento de saúde vem logo atrás, em segundo lugar. Só no passado, roubos que tiram proveito de dados de pacientes subiram 64% no Brasil, segundo relatório de cibersegurança publicado pela Check Point Research.

Um exemplo para ilustrar o cenário

Há alguns anos, a psicanalista Rinalda Duarte recebeu uma ligação no quarto em que estava internada em um hospital. A pessoa pedia o contato de algum acompanhante para resolver uma urgência. Medicada e um pouco fora do ar, ela passou o telefone do namorado.

O golpista então ligou para o namorado dizendo que Rinalda corria risco de morte se não fizesse um procedimento naquele momento. Na sequência, pediu uma transferência no valor de R$ 15 mil. Ele até tentou fazer o pagamento enquanto corria para o hospital, mas não conseguiu e, em paralelo, um amigo o alertou de que esse tipo de ocorrência não era praxe em hospitais.

O susto só passou quando ele conferiu o estado de saúde da namorada pessoalmente.

Dicas básicas:

  • Depois de ser atendido no hospital, picote a pulseira que está com seus dados antes de jogar no lixo
  • Nunca forneça senhas de acesso de seu plano de saúde em unidades de atendimento
  • Se receber mensagens pelo WhatsApp, Facebook, Instagram e Telegram, confirme se são autênticas
  • Esteja sempre atento ao remetente dos e-mails que recebe. É comum cibercriminosos usarem endereços semelhantes aos de empresas legítimas
  • Não clique em links duvidosos. Se recebê-lo por e-mail, denuncie a mensagem como spam e delete sem clicar em nada
  • Na configuração do WhatsApp, procure não deixar sua foto disponível para todos verem. Isso facilita que cibercriminosos usem a foto para aplicar golpes
  • Se for vítima de golpes digitais, faça boletim de ocorrência. Muitos Estados brasileiros inclusive possibilitam fazer o BO online
  • Evite publicar informações sobre seu estado de saúde nas redes sociais

Desconfiança e critério ao ceder seus dados

Com a telemedicina avançando e mais dados transitando por aí, o cuidado precisa ser redobrado, em especial com os aplicativos de mensagem instantânea, a exemplo do WhatsApp. Em uma situação de dúvida, o primeiro passo é usar um velho método: o telefone.

“Estamos habituados a resolver tudo pelo Whatsapp, mas uma ligação para o número fixo de uma empresa dá mais segurança para confirmar se o contato é mesmo legítimo”, recomenda Nycolle Soares, advogada especialista em direito médico, presidente do Instituto Goiano de Direito Digital (IGDD) e sócia do Lara Martins Advogados.

Não expor nas redes sociais informações sobre internações, medicamentos que toma ou doenças que trata é um caminho para a proteção. “Muita gente postou foto na campanha de vacinação da Covid-19 com os dados pessoais, o que deu bastante confusão”, exemplifica Nycolle.

Segundo ela, pessoas que desabafam sobre doenças na internet também podem ser procuradas por falsas associações pedido contribuições. “Tem de tudo”, resume a advogada.

Manter a privacidade e ter cuidado com seus dados pessoais deve ser um hábito em todas as áreas. “Precisamos ser criteriosos na hora de preencher formulários. Na saúde, é claro que precisaremos ceder informações, como a idade e o endereço. Mas há serviços que pedem até o número de passaporte no cadastro, e isso não faz sentido”, pondera Nycolle.

O principal problema de sair colocando uma informação ali e outra acolá é o chamado cruzamento de dados, segundo Ruy Rede, engenheiro eletrônico e sócio da Beelegal Soluções Tecnológicas. Ou seja, o cibercriminoso vai pinçando seus dados aos poucos e, com isso, garantindo informações que podem terminar em um golpe.

Por isso, é preciso refletir se há real necessidade de ceder um dado para obter aquele serviço.

O papel das empresas

Não dá para jogar toda a responsabilidade nas mãos do cliente que está buscando um serviço de saúde. Pelo contrário:a nova Lei de Proteção de Dados (LGPD) exige protocolos de segurança das empresas (de saúde inclusive) e abre caminhos para denúncias de quem não os cumpre.

Ruy Rede, que trabalha com projetos de segurança corporativa, conta que a maior responsabilidade está nas mãos das empresas. “É difícil o usuário ter controle de tudo. Hoje, as marcas pedem o consentimento do cliente para utilizar seus dados e, muitas vezes, a pessoa concorda por não ter alternativa”, relata.

Ele cita como exemplo bancos que repassam dados dos clientes a companhias de cobrança quando um empréstimo é assinado. Já os planos de saúde monitoram os remédios que a pessoa toma em troca de desconto na farmácia. Como não é simples escapar dessas relações, a LGPD vêm para exigir mais transparência sobre elas.

“As empresas são obrigadas a investir em tecnologia, porque o custo de receber uma multa ou ter os dados de seus clientes sequestrados é muito mais alto”, relata Rede.

O Procon e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) são os principais órgãos que recebem reclamações das pessoas que tiverem se sentido expostas ou desprotegidas por alguma instituição. Não hesite em entrar em contato.

Até por lidarem com dados muito sensíveis, as instituições ligadas à saúde tendem a gozar de confiança por parte dos clientes. Quem está em um hospital e recebe uma solicitação de informação tende a partir do pressuposto que o contato veio da própria organização de saúde – principalmente se o golpista tiver acesso a dados confidenciais. Mas nem sempre é assim. Sabendo disso, desconfie.

Há ainda golpes que miram os próprios médicos e empresas. Criminosos podem invadir o sistema de um plano de saúde, por exemplo, e “sequestrar” os dados dos usuários em troca de dinheiro. Profissionais autônomos já tiveram contas redes sociais e de troca de mensagens clonadas por criminosos que as usavam para marcar falsas consultas e vender produtos de saúde.

Para conter esses crimes, soluções de tecnologia estão surgindo frequentemente. A empresa Vitalicia criou uma plataforma para deixar mais segura a comunicação entre pacientes e médicos.

“O médico consegue deixar seu WhatsApp só para contatos pessoais e tem a garantia de conversar com pessoas autenticadas pelo sistema. Toda a troca de informação é criptografada”, promete Luis Albinati, CEO da Vitalicia diretor da empresa.

Ainda assim, o acesso a esses recursos é restrito no Brasil. O jeito é desconfiar, proteger-se e cobrar segurança das empresas.

GP Teresina de Ciclismo acontece como parte da programação do Seminário Entre Rios

O 2º GP Teresina de Ciclismo está inserido na vasta programação do Seminário Entre Rios, evento que começou na manhã desta sexta-feira (20) e segue até domingo (22), encerrando com o Grande Prêmio, que é um evento idealizado ainda em 2020 e concretizado com sua primeira edição no ano passado, homenageando Teresina. A Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, realizadora do GP, comemora a procura dos ciclistas pelo evento, pois já são cerca de 380 inscritos de cinco estados: Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba e Pará. O atrativo é convincente, pois além de medalhas de participação e troféus para os cinco primeiros de cada categoria, ainda serão distribuídos R$ 20 mil em prêmios para os campeões.

O Seminário Entre Rios, que tem realização do Governo do Estado do Piauí – CCOM e Prefeitura Municipal de Teresina, terá uma série de palestras na área esportiva e programação cultural, no Centro de Convenções de Teresina, nesta sexta-feira, além de exposição de empresas e apresentação de bandas de música locais e apresentação de balé. A partir das 18h30, no mesmo local, acontece o Congresso Técnico do GP Teresina de Ciclismo, pois a velocidade sobre duas rodas vai transformar Teresina na capital do speed tanto neste sábado (21)), quanto no domingo (22).

Neste sábado, além da programação do Seminário Entre Rios, que prossegue no Centro  de Convenções de Teresina, acontecem as provas de Circuito e Contra Relógio  Individual (CRI), na Av. Raul Lopes e Ponte Estaiada, a partir das 7 horas da manhã, começando com as disputas dos inscritos no CRI. Às 8h50, está marcada a largada para os ciclistas inscritos no Circuito. Às 13h30 acontece a cerimônia de premiação para ambas as modalidades.

No domingo, a expectativa é para a prova que mais exige esforço, concentração e estratégia de equipe, pois a prova de Resistência é longa e os atletas fazem várias voltas no circuito de mais de três quilômetros. A cerimônia de premiação e a entrega dos prêmios acontece às 13 horas, no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, onde também será encerrado o evento.

As inscrições estão abertas no site agendaoffroad.com.br. O GP Teresina de Ciclismo tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí – Fundespi e Prefeitura Municipal de Teresina – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Semel. Co-patrocínio:  The Auge Bike Shop, Unimed Teresina e Lagom Veículos. Apoio: Vereador Venâncio Cardoso; Quitanda Freitas, MR Peças, Cervejaria 2 Rios, Evo Bikes e IPS. Realização: FCP e supervisão: Confederação Brasileira de Ciclismo. Co-Produção: X Brasil. Promoção: IGDS e Seminário Entre Rios. Mais informações: Secretaria da FCP: (86) 98809-7686.

(Fotos : FCP)

Festejos de São João da Serra do Piauí

Será no sábado dia 18 de junho, com shows musicais em praça pública.

Venha fazer parte dessa festa. 

Apoio: Secretária de Estado da Cultura – Secult e Governo do Estado do Piauí.

Festa Junina em Lagoa Alegre do Piauí

Será no dia 25 de junho, com shows musicais em praça pública.

Transmissão pelo canal do Youtube Transmishows.

Venha fazer parte desse evento cultural do nosso estado.

Apoio: Secretária de Estado da Cultura – SECULT e Governo do Estado do Piauí.