Terça-feira, Junho 23, 2026
35.2 C
Teresina

Famílias do assentamento Soturno recebem título de propriedade de terras nesta segunda (23)

A governadora Regina Sousa e o diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) farão a entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade de Terras (na modalidade doação de terras) para famílias de pequenos produtores rurais do Assentamento Estadual Soturno, na zona rural de Teresina. A solenidade será realizada na Igreja São Francisco, na própria comunidade, às 16h desta segunda-feira (23).

A luta pelo direito à terra onde vivem e trabalham e ter a garantia de propriedade, com a regularização fundiária realizada pelo Governo do Estado, teve início, para as famílias do Soturno, em junho de 1996, de acordo com o presidente da Associação de Moradores da comunidade, Baltazar de Souza Brito.

A doação de terras para os trabalhadores e trabalhadoras rurais da agricultura familiar é garantida pela Lei de Regularização Fundiária Lei nº 7.294/2019 e resulta do trabalho multidisciplar desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Interpi e demais órgãos parceiros, a exemplo da Secretaria do Meio Ambiente (Semar) e do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO), para possibilitar, aos beneficiários, melhores condições fundiárias para viver e produzir com segurança jurídica.

HEDA comemora Dia Mundial de Doação de Leite Humano com abertura de Posto de Coleta

Em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, em parceria com a maternidade do Hospital Marques Bastos, realiza, neste sábado (21), a abertura do Posto de Coleta e Doação de Leite Humano. O objetivo é incentivar a doação de leite materno e possibilitar debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano.

Dentre as ações realizadas estão uma roda de conversa sobre a importância do aleitamento materno e doação de leite humano, palestra sobre amamentação, primeiros cuidados com recém-nascidos, alimentação e nutrição na gestação e puerpério, além de realização de cadastro de mães doadoras. Bem como orientações sobre a importância do posto de coleta de leite humano, além de depoimentos de mães atendidas nos ambulatórios de amamentação.

Maria da Consolação Nascimento, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente esteve no hospital para realizar a reavaliação dos atendimentos em relação ao título Hospital Amigo da Criança. “Essa semana estamos visitando o HEDA para realizar a reavaliação da iniciativa Hospital Amigo da Criança, título que o hospital ganhou em 2019 e esse ano estamos avaliando os passos para que ele alcance novamente essa titularidade. A unidade de saúde precisa possuir os dez passos para o aleitamento materno. Estamos durante toda essa semana fazendo essa reavaliação e aproveitando para participar do evento sobre doação de leite no município, alusivo ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano e a inauguração e implantação do posto de coleta de leite humano”.

Para conquistar o título Hospital Amigo da Criança a unidade de saúde precisa alcançar os dez passos definidos para assegurar a certificação, que são:

• Ter uma política de aleitamento materno escrita e afixada que seja rotineiramente transmitida a toda a equipa de cuidados de saúde;
• Formar toda a equipa capacitando-a para a implementação da norma;
• Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno;
• Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira hora após o nascimento do bebê;
• Mostrar as mães como amamentar e como manter a lactação mesmo que tenham de ser separadas dos filhos temporariamente;
• Não oferecer aos recém-nascidos bebidas ou alimentos que não sejam o leite materno, a não ser que exista indicação médica;
• Permitir que as mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia;
• Incentivar o aleitamento materno a pedido;
• Não oferecer tetinas ou chupetas às crianças amamentadas;
• Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou maternidade.

Maria Edna Batista Teixeira, superintendente Estadual de Amamentamento Materno, aborda sobre a importância do evento de doação de leite humano e da grande importância de estimular e incentivar a doação. “As mães doadoras compreendem que o leite que elas doam possuem uma grande importância para os bebês, principalmente as crianças que nascem com baixo peso ou alguma complicação durante o parto. O leite materno é o melhor alimento para os bebês. Então, essas mães doadoras são de grande importância. Temos um trabalho consolidado em relação à amamentação logo nos primeiros dias do nascimento, estimulando que seja realizado até o sexto mês de forma exclusiva, que é primordial para todos os seres humanos nesse momento de muita dependência e vulnerabilidade. E a doação realizada para um bebê no qual a mãe não pode alimentar nesses primeiros dias de vida o leite doado possui um significado ainda maior, mais amplo, de muito amor, de muita nutrição e de muita vida envolvida”, conclui.

Domingo ainda registra temperaturas baixas, mas frio perde força

Depois da última semana em que uma massa de ar polar derrubou as temperaturas em todo o país, a partir de domingo (22), o frio perde força sobre as regiões e as tardes ainda serão amenas, mas as manhãs terão aumento na temperatura.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas capitais amanheceram neste domingo (22) com temperaturas próximas a 10 gruas Celsius (°C) ou menos e possibilidade de geada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Serra da Mantiqueira (SP e MG).

A partir de amanhã (23), todo o Centro-sul do país deixa de sentir a sensação de frio. O Rio de Janeiro volta a registrar 27°C, São Paulo alcança os 24°C e a previsão é de temperaturas agradáveis na Região Sul, considerando a época do ano, que não registra calorão nestas regiões.

Durante a próxima semana e até o fim do mês de maio, os dias seguem o padrão normal dentro da Climatologia. A massa de ar seco segue atuando no Centro-sul do Brasil, e os índices de umidade do ar tendem a cair.

Volta a chover sobre o Rio Grande do Sul ao longo da semana e os dias terão grande amplitude térmica, ou seja, manhãs e noites frias, mas com tardes quentes.

Segundo os meteorologistas, os modelos meteorológicos indicam que, em meados de junho, há previsão para a chegada de uma nova massa de ar polar, que resulta em uma onda de frio tão intensa quanto a observada nos últimos dias.

Campo

As temperaturas baixas da última semana e ocorrência de geadas no Centro-sul do país poderão impactar os cultivos de milho e feijão de segunda safra, que se encontram em fases fenológicas sensíveis, além das hortaliças e das culturas perenes como o café, cana-de-açúcar e frutas.

Segundo o Inmet, outro fator importante é que a queda de temperatura e a maior intensidade de geada podem ocasionar a ocorrência da temperatura letal, ou seja, uma temperatura que promove danos mais graves e irreversíveis às culturas.

Os registros de temperaturas nas estações meteorológicas menores que 2°C na fase de florescimento, por exemplo, podem comprometer a cultura do milho, enquanto 1°C, nesta mesma fase, impacta severamente a cultura do feijão (o feijão é afetado por temperaturas mais altas que essa).

Café e banana

Por ser uma cultura pouco tolerante ao frio, no caso do café, a ocorrência de temperaturas abaixo de 0°C no abrigo podem provocar danos parciais ou totais à planta. Já para a cultura da banana, temperaturas inferiores a 4°C podem ocasionar danos nas folhas e prejudicar os frutos em formação. A ocorrência e intensidade de geadas podem ser amenizadas a depender do relevo e velocidade dos ventos.

Geada

A geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas e seu efeito nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica em que ela se encontra e sua ocorrência resulta, muitas vezes, em severos prejuízos econômicos principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente.

Fonte: Agência Brasil

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Chegou ao fim, neste domingo (22), o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), decretado em função da pandemia de covid-19 no Brasil.

A portaria com a decisão foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 22 de abril, e previa prazo de 30 dias para que estados e municípios se adequassem à nova realidade.

A decisão do governo brasileiro foi tomada com base do cenário epidemiológico mais arrefecido e o avanço da Campanha de Vacinação no país. Segundo o Ministério da Saúde, apesar da medida, nenhuma política pública de saúde será interrompida.

“A pasta dará apoio a estados e municípios em relação à continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional”, garantiu o governo.

Histórico

No último dia 12 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou, a pedido do Ministério da Saúde, o prazo de validade das autorizações para uso emergencial de vacinas contra covid-19, que deixariam de ser usadas na campanha de vacinação contra a doença com o fim do Epin. A medida vale também para medicamentos que só deveriam ser usados durante a crise sanitária. Segundo a decisão da Diretoria Colegiada da Anvisa, as autorizações permanecerão válidas por mais um ano.

No mesmo dia, a Anvisa alterou a resolução que permite a flexibilização das medidas sanitárias adotadas em aeroportos e aeronaves, em virtude do encerramento do estado de emergência. Entre as mudanças, estão a retomada do serviço de alimentação a bordo e permissão para retirada de máscaras para se alimentar, durante o voo.

Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal empenhou quase R$ 34,3 bilhões para a compra de cerca de 650 milhões de imunizantes contra a covid-19.

“Por conta da vacinação, o Brasil registra queda de mais de 80% na média móvel de casos e óbitos pela covid-19, em comparação com o pico de casos originados pela variante Ômicron, no começo deste ano. Os critérios epidemiológicos, com parecer das áreas técnicas da pasta, indicam que o país não está mais em situação de emergência de saúde pública nacional”, ressaltou o Ministério em nota.

Fonte: Agência Brasil

Governo cria comissão para acompanhar casos de varíola de macacos

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) constituiu, em caráter consultivo, uma Câmara Técnica Temporária de pesquisa denominada CâmaraPox MCTI, para acompanhar os desdobramentos científicos sobre o vírus monkeypox, conhecido como “varíola dos macacos’.

A medida de vigilância científica, por meio da consulta aos especialistas, é necessária diante dos casos de infecção registrados no Reino Unido, Portugal, Espanha e Estados Unidos em maio de 2022. Segundo a pasta, até o momento, não há registros de casos varíola dos macacos no Brasil.

A medida segue a mesma ideia da formação da RedeVírus MCTI, comitê de especialistas instituído em fevereiro de 2020, antes mesmo de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia do coronavírus. O comitê de especialistas presta assessoramento técnico-científico à pasta sobre as estratégias e necessidades na área de ciência, tecnologia e inovação necessárias na área de saúde.

Integram o grupo, até o momento, sete especialistas brasileiros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Feevale. Os pesquisadores produziram dois informes técnicos sobre a doença, envolvendo as principais formas de contágio e as informações disponíveis sobre os casos registrados em outros países.

Fonte: Agência Brasil

Deputados inspecionam obras do PRO Piauí em Altos e Valença

Os deputados estaduais do PT Warton Lacerda e Nerinho visitaram as obras executadas com recursos do Pró Piauí nos municípios de Altos e Valença, segundo informaram em suas redes sociais. A partir de Altos está sendo asfaltada a PI 367 que liga a cidade a José de Freitas, com investimento superior a R$ 3 milhões.

“Também está sendo feita uma praça na comunidade Quilombo com investimento de R$ 245 mil e um campo de futebol na mesma comunidade com o aporte de R$ 280 mil. São recursos do Pró Piauí colocados pelo deputado Warton Lacerda e liberados pelo então governador Wellington Dias e pelo então coordenador do programa, Rafael Fonteles, a pedido das lideranças políticas de Altos. Muitas obras virão ainda”, disse ele.

Já Nerinho, esteve na cidade de Valença do Piauí acompanhado pelos ex-prefeitos Walfredo Filho e Getúlio Gomes, pela liderança política e amiga Carmelina do Ó, pelo líder comunitário Leonardo Evelin e pela vereadora Rafaela Sampaio.


“Visitei o assentamento Barro Preto para conhecer as obras de pavimentação poliédrica, que está sendo executada e será duplicada. A obra foi um pedido da amiga Carmelina do Ó, a qual ajudei destinando emendas e pedidos feitos através do Pró Piauí. Além do Assentamento Barro Preto, fui até os bairros Morada Nova e Novo Horizonte que também receberam obras de calçamento”, disse Nerinho.

Durvalino Leal – Edição: Katya D’Angelles

Número de transplantes de rim caiu nos últimos dois anos 

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que a pandemia de covid-19 impactou a realização de transplantes no Brasil. Em 2021, o índice de transplante renal de 22,4 pmp (número de transplantes por milhão de pessoas) ficou 26% abaixo da taxa anterior à pandemia. Para incentivar a doação de rim e esclarecer os procedimentos, a entidade médica lançou nessa semana a campanha “SBU pela doação de órgãos”.

Quando os rins param de funcionar, o paciente deve se submeter a sessões de hemodiálise, cuja periodicidade pode variar de duas a sete vezes por semana, dependendo do caso do paciente. Cada sessão pode durar de três a cinco horas.

De acordo com a SBU, para uma melhor qualidade de vida, o transplante renal pode ser indicado em muitos casos. A insuficiência renal pode ocorrer devido a problemas como diabetes, pressão alta, inflamação nos vasos que filtram o sangue, doença renal policística, doença autoimune e obstrução do trato urinário, entre outros.

Segundo o presidente da SBU, Alfredo Canalini, a campanha foi criada devido à necessidade de conscientizar a população sobre a doação de órgãos, principalmente no que diz respeito a doadores falecidos.

“Especificamente nós, urologistas, sabemos a importância tanto do diagnóstico precoce da doença renal, com a dosagem de creatinina no sangue e o exame de urina, como do atendimento da demanda dos renais crônicos na fila de espera para um transplante renal”, disse.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), houve diminuição no número de doações de órgãos e de transplantes devido à pandemia. Segundo a ABTO, 15.640 pacientes ingressaram na lista de espera por um rim em 2021, dos quais 3.009 faleceram.

“Isso ocorreu principalmente pelo aumento na contraindicação ao transplante na época, pois não se sabia da potencialidade de transmissão do vírus”, afirmou o coordenador do Departamento de Transplante Renal da SBU, John Edney dos Santos.

Transplante renal

O transplante renal é indicado para pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica, principalmente aqueles em diálise.

“No Rio de Janeiro, temos em torno de 13 mil pacientes em diálise e 1.500 na fila de transplante. No Brasil, há algo em torno de 150 mil em diálise e somente 20% deles na fila. E, por lei, todo paciente em diálise tem que ser informado sobre a possibilidade da realização do transplante”, disse Canalini.

Morador da capital paulista, o autônomo Zelandio dos Santos Araújo, de 37 anos, fez transplante de rim há sete anos. Ele tem glomerulosclerose segmentar e focal familiar, doença que provoca insuficiência renal.

Essa síndrome também afetou duas irmãs de Araújo. Uma delas perdeu a função renal e acabou morrendo e a outra ainda faz diálise e está à espera de um transplante de rim.

Araújo conta que começou o tratamento medicamentoso em 2001. “Essa doença vai reduzindo a função renal silenciosamente. Muita gente tem essa doença e não sabe. O sintoma dessa doença é se a urina começa a espumar muito porque está perdendo proteína pela urina”.

Em 2009, ele teve falência renal e começou a fazer diálise três vezes por semana. “Foi muito difícil me adaptar, mas acabei ficando seis anos na hemodiálise”.

No ano de 2015, Araújo recebeu um rim de doador falecido. “O transplante foi muito bem-sucedido. Com o transplante, ganhei uma nova qualidade de vida. Eu ficava refém. Hoje tenho uma vida normal, consigo praticar atividade física”.

Como doar?

Para que o transplante renal seja realizado, é necessário verificar por meio de exames a compatibilidade entre doador e receptor para que haja menos chances de rejeição. É preciso ter mais de 18 anos e estar em boas condições de saúde.

A doação pode ser feita por doadores vivos ou falecidos. No caso de doadores vivos, é mais comum entre parentes consanguíneos de até quarto grau e cônjuges. Caso o doador não seja um parente próximo, é necessária autorização de um juiz. É possível viver bem com apenas um rim. Nas primeiras 24 horas após a cirurgia, o doador pode sentir dores, que passam com medicação. No dia seguinte, o doador pode começar a caminhar e após cerca de uma semana são retirados os pontos. A alta geralmente é concedida três dias após a cirurgia.

Para receber o órgão de um doador falecido, o paciente deve estar inscrito no Cadastro Técnico Único do Ministério da Saúde. O cadastramento é feito pela equipe médica de transplante responsável pelo atendimento. 

A distribuição de órgãos doados é controlada pelo Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde e pelas Centrais Estaduais de Transplantes.

A equipe que realiza o transplante renal é multidisciplinar. Participam do procedimento o nefrologista, urologista, cirurgião vascular, cirurgião geral e anestesista. Outros especialistas de suporte, como intensivista e radiologista, também podem ser chamados.

Quem quiser que seus órgãos sejam doados após a morte, deve avisar a família para que ela possa autorizar o procedimento médico de retirada.

Fonte: Agência Brasil

Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros

O presidente Jair Bolsonaro descartou hoje (21), em sua conta no Twitter, a edição de medida provisória (MP) para tributar compras feitas no exterior por meio de plataformas na internet.

“Não assinarei nenhuma MP para taxar compras por aplicativos como Shopee, AliExpress, Shein etc como grande parte da mídia vem divulgando. Para possíveis irregularidades nesse serviço, ou outros, a saída deve ser a fiscalização, não o aumento de impostos”, escreveu Bolsonaro, na postagem.

Atualmente, a isenção de Imposto de Importação ocorre para encomendas de até US$ 50. No entanto, o benefício só é concedido se a remessa ocorrer entre duas pessoas físicas, sem fins comerciais.

Segundo o secretário Especial da Receita Federal, Júlio César Gomes, em entrevista ao programa Brasil em Pauta da TV Brasil, no início deste mês, muitos vendedores se fazem passar por pessoas físicas quando, na verdade, são empresas constituídas para se valer de isenções, o que constitui fraude.

César Gomes chamou esses aplicativos de “camelódromos virtuais”. Segundo ele, hoje o Brasil recebe cerca de 500 mil dessas encomendas por dia.

De acordo com o secretário, a Receita Federal está intensificando o combate a bens contrabandeados ou que burlam as regras tributárias vigentes por meio de um programa de rastreabilidade fiscal recém-lançado. Na entrevista, o secretário também afirmou que estava em estudo a edição de uma medida provisória com foco nos “camelódromos virtuais”.

Fonte: Agência Brasil

Governadora entrega títulos de terra em Buriti dos Lopes

A governadora Regina Sousa entregou, nesta sexta-feira (20), títulos de terra a agricultores familiares da zona rural do município de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí. Mais de 400 famílias de diferentes assentamentos foram beneficiadas e agora têm a segurança da propriedade do local onde vivem e produzem. O ato encerra uma espera de quase 30 anos pela regularização fundiária das áreas contempladas.

“Agora eles estão prontos para investir nas suas propriedades. Pegar microcrédito, crédito no Banco do Nordeste ou outro banco qualquer, inclusive na nossa Agência de Fomento, para investir, comprar animais, produzir hortaliças, feijão, arroz. Tenho certeza que esse pessoal vai viver muito melhor agora” comemorou Regina Sousa.

Foram regularizados os Assentamentos Santa Helena I e II, Canto do Cajueiro, Gado Bravo, Éden, Picos, dentre outros. Os títulos já possuem o cadastro ambiental rural, possibilitando aos agricultores o acesso a crédito para investimentos.

“É como se a gente tivesse nascido hoje. É o registro de nossa terra. É uma felicidade imensa. A gente já estava esperando há muito tempo por este título. Então, é sonho realizado” comemorou Ivete Rodrigues, uma das beneficiadas.

O Piauí tem avançado na regularização fundiária em diversas regiões do Estado, graças a uma política específica para este fim, implementada pelo governo a partir da aprovação de uma lei estadual no ano de 2019.

“Estamos aqui realizando este sonho, entregando documentos registrados no cadastramento anual do Incra, certificados no sistema de georeferenciamento e registros em cartório, trazendo segurança, paz social e oportunidade de desenvolvimento para estas famílias” considerou Chico Lucas, diretor-geral do Interpi.

Deputados inspecionam obras do PRO Piauí em Altos e Valença

Os deputados estaduais do PT Warton Lacerda e Nerinho visitaram as obras executadas com recursos do Pró Piauí nos municípios de Altos e Valença, segundo informaram em suas redes sociais. A partir de Altos está sendo asfaltada a PI 367 que liga a cidade a José de Freitas, com investimento superior a R$ 3 milhões.

“Também está sendo feita uma praça na comunidade Quilombo com investimento de R$ 245 mil e um campo de futebol na mesma comunidade com o aporte de R$ 280 mil. São recursos do Pró Piauí colocados pelo deputado Warton Lacerda e liberados pelo então governador Wellington Dias e pelo então coordenador do programa, Rafael Fonteles, a pedido das lideranças políticas de Altos. Muitas obras virão ainda”, disse ele.

Já Nerinho, esteve na cidade de Valença do Piauí acompanhado pelos ex-prefeitos Walfredo Filho e Getúlio Gomes, pela liderança política e amiga Carmelina do Ó, pelo líder comunitário Leonardo Evelin e pela vereadora Rafaela Sampaio.


“Visitei o assentamento Barro Preto para conhecer as obras de pavimentação poliédrica, que está sendo executada e será duplicada. A obra foi um pedido da amiga Carmelina do Ó, a qual ajudei destinando emendas e pedidos feitos através do Pró Piauí. Além do Assentamento Barro Preto, fui até os bairros Morada Nova e Novo Horizonte que também receberam obras de calçamento”, disse Nerinho.

Durvalino Leal – Edição: Katya D’Angelles