Terça-feira, Junho 23, 2026
30.1 C
Teresina

Secretaria Municipal de Educação realiza Processo Seletivo Simplificado de professor substituto

O PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, no uso de suas atribuições legais, com vistas ao atendimento de necessidade de serviço temporário e excepcional, considerando despacho e autorização no Processo Administrativo SEMEC N.º 00044.000566/2022-24, observando o disposto do inciso IX, do artigo 37 e §13 do art. 40, da Constituição Federal, na forma prevista na Lei Complementar Municipal n.º 3.290, de 22/03/2004, bem como da Resolução TCE/PI Nº 23, de 06 de outubro de 2016, torna pública a realização do Processo Seletivo Simplificado de professor substituto, para preenchimento de 220 (duzentas e vinte) vagas, para professores do Segundo Ciclo (Anos Finais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano) e formação de Cadastro de Reserva para os Cargos de professor  do Primeiro Ciclo (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano) e, de professor do Segundo Ciclo – Matemática (6º ao 9º ano), conforme normas previstas neste Edital e seus Anexos.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, as quais não haverá pagamento de taxa de inscrição, deverão ser realizadas a partir das 00:00h do dia 08 de junho de 2022 até às 23h59min do dia 15 de junho de 2022.

Em caso de dúvidas ou sugestões, clique aqui e entre em contato conosco

SUS oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

No Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado dia 31 de maio, o Ministério da Saúde reforçou a importância de parar de fumar. O tabagismo é um problema mundial de saúde pública que está relacionado ao surgimento de pelo menos 50 doenças como diabetes, hipertensão, AVC, infarto, doenças respiratórias, câncer, tuberculose, impotência e infertilidade. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão no País e é um fator de risco significativo para AVC e ataques cardíacos.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são oferecidos tratamentos integrais e gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar por meio de medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona, além do acompanhamento médico necessário para cada caso.

Segundo o Ministério da Saúde, basta procurar atendimento em uma das mais de 48 mil Unidades Básicas de Saúde distribuídas em todo o Brasil, que fornecerão informações sobre locais e horários de tratamento em cada região.

A data

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Programa Nacional de Controle do Tabagismo

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e, por consequência, a morbimortalidade relacionada ao consumo do tabaco e seus derivados no Brasil. As iniciativas sempre são focadas na prevenção à iniciação do tabagismo, principalmente entre adolescentes e jovens; promoção da cessação do ato de fumar; e proteção da população da exposição à fumaça do tabaco, com foco na redução do dano individual, social e ambiental do tabaco e seus derivados.

Mais informações podem ser obtidas no Disque Saúde 136.

Com informações do Ministério da Saúde

SAAD Centro conclui etapa da revitalização do Centro em trecho da Rui Barbosa e avenida Maranhão

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro concluiu as obras de acessibilidade e revitalização no trecho que compreende a rua rui Barbosa até a avenida Maranhão.

“Vamos entregar essa obra no tempo mais hábil possível conforme o compromisso que firmamos com a população de Teresina e com o prefeito Dr. Pessoa. Estamos avançando em mais uma etapa e estamos apresentando uma rua completa para a população de Teresina trazendo bem mais conforto e comodidade para o cidadão”, afirmou o superintendente.

O local ganhou uma nova calçada, acessível e retilínea, além da instalação de floreiras que, em breve, ganharão arborização.

As obras seguem nos trechos que compreendem as vias da rua Coelho Rodrigues até a praça do Fripisa, que serão entregues no prazo de oito meses.

As obras de acessibilidade e revitalização do Centro trarão mais conforto para as chamadas ruas completas para a cidade. São espaços desenhados para dar segurança e conforto, distribuindo o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos, tanto pedestres quanto veículos.

No total, os investimentos na revitalização são de R$ 12.119.668,48 com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Sancionado projeto de lei que facilita empréstimos a micro e pequenas empresas

Nessa quarta-feira (25), foram sancionadas as novas regras do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Essas medidas compõem o Programa Crédito Brasil Empreendedor, lançado no final de mês de abril pelo Governo Federal com o objetivo de dar aos pequenos e microempreendedores brasileiros mais acesso ao crédito. A principal novidade é a ampliação do crédito aos Microeempreendedores Indidividuais (MEIs), que hoje constituem 57% do empreendedorismo nacional. 

A sanção presidencial foi formalizada durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Em seu discurso, o presidente da República ,Jair Bolsonaro ressaltou que mesmo com a crise mundial, o Brasil criou cerca de 3 milhões de empregos. “Nós criamos, entre 2020 e 2021, aproximadamente 3 milhões de novos empregos e grande parte disso vieram das pequenas e microempresas, quem realmente empregam em nosso País. Na ponta da linha, o mais humilde tem o seu sustento através das pequenas e microempresas”, enfatizou.

Novo regras

O novo Pronampe simplifica o acesso ao crédito, uma vez que, entre outras medidas, permite novas operações de crédito com recursos emergenciais para empréstimos às MEIs, além disso, dispensa muitas das exigências do sistema financeiro nacional, mantendo apenas a obrigatoriedade de regularidade previdenciária da empresa tomadora.

Programa Crédito Brasil Empreendedor

O Programa Crédito Brasil Empreendedor é resultado de um conjunto de ações governamentais voltadas à desconcentração da política de crédito no Brasil, com foco nos micro, pequenos e médios empresários. O somatório dessas medidas deverá alcançar cerca de R$ 90 bilhões.

“O Governo Federal vai bancar até 80% dessas garantias, destravando os bancos e, com isso, fazer o crédito chegar a cada dono e dona de negócio do Brasil, com juros mais baixos, carência de seis a 12 meses, e, desta vez, para microempreendedores individuais. É por meio de políticas como essa, dando garantias, que o Governo Federal proporciona acesso a empréstimos bancários aos micro e pequenos empreendedores”, disse a secretária especial de Produtividade e Competitividade, Daniella Marques.

Pronampe

O Pronampe foi criado pelo Governo Federal em 2020 para ajudar os micro e pequenos empresários a enfrentar as consequências da pandemia da Covid-19 na economia. Com as atuais mudanças, passou à condição de programa permanente. 

Para saber mais acesse: www.gov.br/economia

Com informações do Ministério da Economia

Sancionada a lei que amplia o Prouni para alunos de escolas particulares

Opresidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 14.350/2022 que amplia o acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni). Antes, só estudantes de escolas públicas ou que passaram por escolas privadas com bolsa integral podiam participar do programa. As novas regras começam a valer a partir do dia 16 de julho.

O programa facilita o acesso e a permanência dos estudantes carentes; dos indivíduos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; e de pessoas com deficiência, em instituições de ensino superior. Em contrapartida às bolsas oferecidas, essas faculdades privadas recebem isenção tributária.

A nova lei estabelece uma ordem de atendimento prioritário na concessão de bolsas. A sequência de classificação observará a seguinte ordem:

I – professor da rede pública de ensino, para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º desta Lei, se for o caso e houver inscritos nessa situação;

II – estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

III – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

IV – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

V – estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

VI – estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Instituições

Dentre as obrigações a serem cumpridas pela instituição de ensino superior que aderirem ao Prouni, está previsto um percentual de bolsas de estudo destinadas à implementação de políticas afirmativas para pessoas com deficiência; para os autodeclarados indígenas, pardos ou pretos; e estudantes egressos dos serviços de acolhimento institucional e familiar ou neles acolhidos. Caso não haja o preenchimento das bolsas de estudo oferecidas no processo seletivo do Prouni, a universidade poderá ofertar as bolsas remanescentes aos estudantes do grupo geral e candidatos a cursos de licenciatura e pedagogia.

Saiba mais em: acessounico.mec.gov.br/

Com informações da Secretaria Geral da Presidência da República

Senado aprova MP que estabelece salário mínimo de R$ 1.212

O plenário de Senado aprovou, nesta quinta-feira (26), a medida provisória (MP) que fixou o valor do salário mínimo em R$ 1.212 desde 1º de janeiro de 2022. Com a aprovação, a MP segue para promulgação do presidente Jair Bolsonaro.

Durante a votação, os senadores discutiram sobre o crescimento da fome e da miséria no Brasil. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, elogiou a relatora, Soraya Thronicke (União-MS), por manifestar que o valor pequeno do mínimo é um problema grave da sociedade brasileira, mas é menos debatido do que “querelas ideológicas em redes sociais”.

Citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  a relatora destacou que mais de 60 milhões de brasileiros recebem até dois salários mínimos, cerca de 70% da população ocupada. Já dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indicam que 25 milhões de pessoas recebem aposentadorias no valor de um salário mínimo, “ou seja, dois terços dos beneficiários da Previdência”. Para a senadora, o Brasil precisa recriar uma política de valorização do salário mínimo.

* Com informações da Agência Senado

Festa dos Vaqueiros 2022, no município de Bela Vista do Piaui.

Dia 04 de junho, no município de Bela Vista do Piauí, acontece a Festa dos Vaqueiros, com Buscapé Arreio de Ouro e Marcelo Batista.

Apoio: Seagro – Secretaria do Estado de Agonegócio do Piauí e Governo do Piauí.

Alepi reconhece a necessidade de defesa de praticantes de esportes com arma de fogo

O Projeto de Lei que reconhece o risco da atividade e a necessidade de defesa das pessoas e entidades de desportos que usam armas de fogo, de autoria do deputado estadual Carlos Augusto (MDB), foi aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta quarta-feira (25).

Conforme o parlamentar, o projeto tem o intuito de resolver “um grave problema, que é o de atiradores desportivos não terem meio de defesa no caso de serem atacados em tantos outros deslocamentos que se fazem necessários em sua atividade, quando transportam bens de valores e de grande interesse para criminosos – armas e munições”, explica.

O projeto define, assim, que fica reconhecido no Piauí o risco e a necessidade “de defesa do Caçador, Atirador e Colecionador integrantes de desporto legalmente constituído”. Após a aprovação na esfera legislativa, ele segue para a sanção do executivo estadual.

EXAME – Durante a sessão plenária desta quarta-feira, foi aprovada, em 1º e 2º votações, a proposição do deputado Coronel Carlos Augusto que permite a realização de novo exame psicológico, de saúde e de aptidão física a oficiais e praças da Polícia Militar do Estado (PMPI) que estão na ativa em condição de “sub judice” e com tempo de efetivo serviço superior a cinco anos.

Ainda é necessária a aprovação do Projeto em Redação Final pelo plenário da Alepi para, então, ser enviado à governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), para a sanção.

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles

Copa do Nordeste tem seus 36 participantes definidos com 4 piauienses

No último final de semana foram definidos os 36 clubes que irão disputar a próxima Copa do Nordeste. O estado que faltava conhecer seu campeão era a Paraíba e no sábado (21) o Campinense ficou com o título, e agora as fases preliminares do ‘Pré-Nordestão’ estão definidas. Pela primeira vez o Piauí terá quatro representantes – três no Pré-Nordestão e um na fase de grupos direta, que no caso é o Fluminense, campeão piauiense da temporada 2022.  

Os outros três representantes do estado do Piauí entram de cara na primeira fase. Altos (pelo ranking da CBF), Parnahyba (vice-campeão Estadual) e também o 4 de Julho (Por está entre os três melhores subsequentes). Com isso, existe ate mesmo chance de chaveamento entre as equipes do estado na primeira fase preliminar, em que os times se enfrentam em jogo único, apenas de ida. 

Explicando melhor como funciona a distribuição, estão na fase de grupos diretamente os campeões de cada estado, além de Ceará, Sport e Bahia, que entram através do ranking. Na 2ª fase preliminar, estão oito clubes, estes são vice-campeões estaduais e os melhores ranqueados. Na 1ª fase do Pré-Nordestão é composta por 16 times que garantiram vagas pelos torneios locais.

Se seguir os moldes dos últimos anos as fases preliminares aconteçam ainda nesta temporada, com confrontos só de ida, nas duas primeiras etapas, e ida e volta, na terceira, quando se conhecerão os quatro times classificados para a fase de grupos. 

Esse ano o representante do estado na Copa do Nordeste foi o Altos. Pórem o Jacaré não conseguiu passar da fase de grupos. 

Distribuição dos clubes:

1ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): Altos (PI), Floresta (CE), Globo (RN), Imperatriz (MA), Jacuipense (BA), Moto Club (MA), Salgueiro (PE) e Treze (PB). Visitantes: 4 de Julho (PI), ASA (AL), Bahia de Feira (BA), Caucaia (CE), Cordino (MA), Falcon (SE), Parnahyba (PI) e Retrô (PE).

2ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): América (RN), Botafogo (PB), Confiança (SE), CSA (AL), Ferroviário (CE), Juazeirense (BA), Santa Cruz (PE) e Vitória (BA).

Fase de grupos: ABC (RN), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza (CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE).

.

Por Pâmella Maranhão, do cidadeverde.com

Visitação ao Cânion do Poti pode ser liberada em junho

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) prorrogou para o mês de junho a possibilidade de retomada das atividades turísticas no Cânion do Poti, no município de Buriti dos Montes, localizado na região Norte do Piauí.

Os passeios ecoturísticos no local logo após o incidente ocorrido no lago de Furnas, em Capitólio (MG), quando uma parte das rochas desabou sobre uma embarcação e deixou dez pessoas mortas e várias outras feridas.

A expectativa da pasta era que as atividades fossem liberados ainda neste mês de maio, porém a recomendação é para que não se realizem atividades no local durante a ocorrência de chuvas, que ainda estão sendo registradas na região. 

“Por isso estamos aguardando estabilizar mais o tempo neste período chuvoso. Enquanto isso estamos analisando e, certamente em junho, reduzindo as chuvas, queremos retomar e autorizar as atividades”, afirmou o secretário Daniel Marçal ao Cidadeverde.com.

Segundo a Semar, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) já realizou uma vistoria no Cânion do Poti, assegurando a segurança no local. “Estamos concluindo o plano de retomada e analisando os pedidos dos que exercem atividade turística no local”, pontuou o gestor. 

Além da volta dos passeios ecoturísticos, a pasta também planeja intervenções na infraestrutura do ponto turístico. As ações, no entanto, não devem acontecer quando da liberação das atividades.

“Estamos na fase de elaboração do conselho gestor da unidade e, a partir daí, temos alguns projetos para realizarmos obras de melhoria na estrutura do local. Mas isso não é para curto prazo, é algo mais para longo prazo”, finalizou Marçal.

Com informações do cidadeverde.com