A edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano teve 3.396.597 inscrições confirmadas. De acordo com Ministério da Educação (MEC), o número representa um aumento de 11,6% em relação à edição de 2021, que teve 3.040.908 confirmações. O total corresponde às duas versões do exame, a impressa e a digital.
Do total de participantes confirmados, 2.028.353 (59,72%) são isentos da taxa de inscrição e 1.368.244 (40,28%) são pagantes. Os dados são considerados preliminares até a apuração definitiva, tendo em vista que há casos de processamento dos pagamentos pelas instituições bancárias, processos judiciais, comissão de demandas, além de outras situações excepcionais.
Dos inscritos, 3.331.531 farão a versão em papel e 65.066, em computador. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas das duas versões nos dias 13 e 20 de novembro.
Quem solicitou atendimento especializado poderá conferir o resultado do pedido a partir da próxima terça-feira (7). No mesmo dia, começa o período de recursos para os participantes que tiveram as solicitações indeferidas. Candidatos que desejam ter tratamento por nome social poderão solicitá-lo entre 23 e 28 de junho.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Criado para conscientizar a população sobre a importância da participação de todos na proteção ambiental, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, marca as diversas medidas do Governo Federal para conservar o planeta.
Com uma lei ambiental moderna e um Código Florestal que serve de exemplo para o mundo, o Brasil tem reafirmado seu compromisso de preservar o meio ambiente. Os esforços de conservação são permanentes e as ações federais para proteger a biodiversidade do país foram ampliadas. Atuação vai desde questões climáticas a medidas de eliminação de lixos na natureza e preservação da biodiversidade nacional.
Com mais de 20 milhões de brasileiros que vivem, trabalham e ajudam na conservação da Amazônia, o Governo tem reforçado investimentos federais, programas nacionais e muita pesquisa e inovação para alcançar soluções ambientais lucrativas para as pessoas, as empresas e a natureza.
Os investimentos na proteção da biodiversidade com a criação de empregos verdes estão garantidos com o Programa Nacional de Crescimento Verde. A meta é incentivar, apoiar e priorizar os projetos sustentáveis para mostrar ao mundo que o futuro verde está no Brasil.
Créditos de carbono
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), realizada no ano passado em Glasgow, na Escócia, o Brasil foi uma das lideranças que trabalhou para a regulamentação do artigo 6º do chamado Acordo de Paris, que trata do comércio de créditos de carbono entre países. Na COP 26, foram fechadas as formas de funcionamento do crédito de Carbono e o Brasil se comprometeu a reduzir em 50% a emissão de carbono até 2030, tendo como base o ano de 2005.
Durante o Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes, realizado em maio, no Rio de Janeiro, o Governo Federal publicou um decreto que regulamenta o mercado brasileiro de carbono, que, entre outros pontos, traz o conceito de crédito de metano, que é a possibilidade do registro da pegada de carbono de processos e atividades, o carbono de vegetação nativa – que chega a 280 milhões de hectares em propriedades rurais, o carbono do solo – fixado durante o processo produtivo, e o carbono azul – presente nas áreas marinhas e fluviais.
Educação ambiental
O Programa Educa + é um programa de Educação e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que tem o objetivo de oferecer um canal de conhecimento gratuito a todos, com informações sobre temas ambientais.
Agenda Ambiental Urbana
A Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, lançada em 2019, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas cidades, que concentram 85% dos brasileiros. A Agenda é composta de seis eixos prioritários: Combate ao Lixo no Mar, Resíduos Sólidos, Áreas Verdes Urbanas, Gestão de Áreas Contaminadas, Qualidade do Ar e Qualidade das Águas e Saneamento.
Novo Marco Regulatório dos Resíduos Sólidos
Lançado em janeiro, o Novo Marco Regulatório dos Resíduos Sólidos trouxe mais segurança jurídica para quem quer investir no setor. Em março, foi a vez do Programa Metano Zero, um novo caminho para valorização dos resíduos orgânicos. Já em abril, foi lançado o Plano Nacional dos Resíduos Sólidos (Planares), que vai permitir que em até 20 anos, o Brasil recupere metade dos resíduos gerados. Também em abril, foi lançado o Certificado de Crédito de Reciclagem – Recicla+, que tem potencial para elevar a renda dos catadores de materiais recicláveis em pelo menos 25%.
Por meio da iniciativa, cooperativas de catadores, prefeituras, consórcios, iniciativa privada e microempreendedores individuais poderão, a partir da nota fiscal eletrônica emitida pela venda de matérias recicláveis, solicitar o certificado de crédito. Este documento é a garantia de que embalagens ou produtos sujeitos à logística reversa foram, de fato, restituídos ao ciclo produtivo. As empresas vão poder comprar esses créditos das cooperativas e catadores em substituição à logística reversa que essas companhias teriam que adotar.
Entre as medidas que merecem destaque estão as ações de Combate ao Lixo no Mar, Rios+ Limpos, Recuperação de Áreas Contaminadas, Cidades+ Verdes e Ar Puro.
Gestão ambiental
Na área de gestão, o MMA criou o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Por meio do sistema, estados, Distrito Federal e municípios conseguem disponibilizar anualmente todas as informações relacionadas aos resíduos sólidos gerados, o que proporciona o monitoramento dos avanços na gestão dos resíduos de acordo com cada região geográfica, com diagnósticos mais transparentes da situação dos resíduos sólidos no País.
Parques
Parque+ -> Para incrementar a prática do ecoturismo em Unidades de Conservação da Natureza e seu entorno, fortalecer as Unidades de Conservação como espaços de lazer e desenvolvimento socioeconômico sob bases sustentáveis, o MMA criou o Programa Parque+. O programa engloba várias iniciativas, entre elas o Adote um Parque, em que o setor privado investe na conservação da biodiversidade. Já são 121 mil hectares de área adotada e os investimentos já chegam a mais de R$ 6 milhões.
Conecta Parque -> o MMA já instalou mais de 20 antenas de internet em parques e unidades de conservação e a meta é chegar a mais de 100 antenas ainda neste ano.
Na acessibilidade, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) disponibiliza cadeiras Juliettis, que são cadeiras adaptadas para ajudar pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida a visitarem os parques.
RedeTrilhas -> Com a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade já são mais de 2 mil quilômetros de trilhas interligadas em parques e unidades de conservação.
Concessões
O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná foram concedidos à iniciativa privada. Serão mais de R$ 3 bilhões investidos diretamente na conservação da biodiversidade e do turismo ecológico.
Para este ano, ainda estão previstas as concessões dos Parques Nacionais da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e de Jericoacoara, no litoral do Ceará. Com isso, o país chega a nove parques concedidos – outros 13 estão em estudo para também serem repassados à iniciativa privada.
Agenda do Dia Mundial do Meio Ambiente -> No próximo domingo (5), o MMA realiza uma ação em Brasília para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente. O evento será das 10h às 16h, na via que corta a capital Federal no sentido norte/sul, conhecida por Eixão, e vai contar com palestras sobre segurança elétrica, utilização de carros elétricos, prevenção à incêndios florestais, divulgação dos cursos do Educa+, distribuição de mudas e troca de latas de alumínio por lâmpadas LED.
O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), inicia a restauração da PI-113, no trecho entre Teresina e José de Freitas. A obra beneficia os condutores que trafegam entre a capital e as demais cidades do Território Entre Rios.
As equipes da empresa contratada pelo DER-PI iniciaram a intervenção a partir do entroncamento da BR-343, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI), em Teresina, com roçado e limpeza da via.
No cronograma executado pelo órgão, as obras se estendem até Cabeceiras do Piauí e Barras. “Ao todo, o projeto contempla 110 km que ligam estes quatro municípios. Entre José de Freitas, Cabeceiras do Piauí e Barras, por exemplo, já executamos 30 km de microrrevestimento”, explica o diretor-geral do órgão, Felipe Eulálio.
Nos pontos com maior desgaste, as máquinas implantam a pavimentação asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). No demais trechos, é executada a aplicação do microrrevestimento.
A previsão de entrega da obra total é setembro deste ano. Com recursos do PRO Piauí, estão sendo investidos cerca de R$ 15 milhões.
Para possibilitar que mais pessoas possam ser vacinadas contra a Influenza e o Sarampo, a Campanha Nacional de Imunização para as duas doenças, que acabaria, nesta sexta-feira (03), foi prorrogada até o dia 24 de junho. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Imunização, já abasteceu os municípios com as vacinas.
O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, chama à população elegível para as campanhas para tomarem seus imunizantes. “Nós sabemos da importância de todas as vacinas para nos mantermos protegidos e chamamos o público-alvo das campanhas contra o Sarampo e a Influenza, para procurarem os postos de saúde de seus municípios e tomarem suas vacinas”, reforça o gestor.
De acordo com o Ministério da Saúde, um dos motivos para a extensão foi que as coberturas vacinais alcançadas até o momento, nos estados e seus respectivos municípios encontram-se aquém das metas estabelecidas para ambas as campanhas, que seria de 90% do público-alvo. “Nós pedimos aos gestores municipais que façam uma busca ativa de não vacinados visando melhorar o desempenho da vacinação em todos os grupos prioritários, na perspectiva de alcançar a meta mínima de 90% de cobertura vacinal, de forma homogênea, para reduzir as complicações e óbitos nesses grupos”, lembra Neris Júnior.
A campanha contra a Influenza, que foi prorrogada até 24 de junho, é destinada aos seguintes públicos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Já a campanha contra o Sarampo é direcionada para crianças de seis meses a menos de cinco anos (todas devem tomar a vacina durante a campanha) e profissionais de saúde (precisam atualizar a situação vacinal, ou seja, devem estar imunizados com duas doses da vacina tríplice viral).
“É essencial que a população contemplada busque os pontos de vacinação e que os pais levem seus filhos. A vacina é a forma mais eficaz para evitar casos graves e por isso é tão importante ampliar a cobertura vacinal. No caso específico do sarampo, o objetivo da campanha é evitar a reintrodução dessa doença no país”, lembra o secretário.
A partir de hoje (3) até a próxima quarta-feira (8), os trabalhadores com carteira assinada poderão manifestar interesse em comprar ações da Eletrobras com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Começa o prazo para reservar ações da companhia estatal, que passa por processo de privatização.
A operação não representa a compra efetiva das ações, que ocorrerá somente quando for realizado o leilão da companhia elétrica. O procedimento, no entanto, é necessário para confirmar o interesse pelas ações da estatal. Com a privatização, o governo federal quer reduzir a participação na Eletrobras de 72% para, no máximo, 45%.
O trabalhador poderá usar de R$ 20 mil a R$ 50 mil do FGTS na operação. Também existe um limite de 50% do saldo da conta do Fundo de Garantia. Dessa forma, quem tiver saldo de R$ 40 mil no FGTS só poderá destinar R$ 20 mil para a compra das ações da Eletrobras. No caso de o empregado ter mais de uma conta no FGTS, poderá usar até 50% do saldo de cada uma.
O pedido de reserva deverá ser feito diretamente nas páginas de bancos e de corretoras que mantêm Fundos Mútuos de Privatização ligados ao FGTS (FMP-FGTS). Atualmente, as instituições financeiras têm páginas na internet com o prospecto preliminar e os avisos ao mercado.
Autorização para consulta
Antes de fazer a operação de reserva, o trabalhador deverá autorizar que as instituições financeiras consultem os saldos do FGTS e efetuem a reserva dos valores para a aplicação no FMP-FGTS. O procedimento deve ser feito no aplicativo FGTS, da Caixa Econômica Federal, disponível para smartphones e tablets.
Ao abrir o aplicativo, o trabalhador deve clicar no botão “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”. Em seguida, deve escolher a opção “Aplicação nos fundos mútuos de privatização FGTS”, selecionar a opção “FMP Eletrobras” e escolher uma das dezenas de administradoras (bancos e corretoras que operam o FMP) que aparecerem. A instituição financeira escolhida deve ser a mesma em que o trabalhador fará a reserva.
Na mesma tela, é possível simular a aplicação no FMP-FGTS. O próprio aplicativo esclarece que só é permitida a aplicação com valores inteiros. Dessa forma, o saldo máximo de 50% do valor de cada conta vinculada do FGTS deve ser arredondado para baixo, desconsiderando os centavos.
Precificação
O preço de cada ação na oferta será definido apenas em 9 de junho, um dia após o fim do prazo de reserva. Ontem (2), a ação da estatal encerrou o dia cotada em torno de R$ 43 na bolsa, mas o valor da oferta só será definido após negociações entre os fundos de investimento (entre os quais os FMP), os bancos e a Eletrobras. As pessoas físicas não participação do processo.
A Eletrobras destinou R$ 6 bilhões para a venda de ações a investidores que pretendem usar recursos do FGTS. O uso do Fundo de Garantia representa apenas uma das formas pelas quais pessoas físicas podem participar do leilão, previsto para ocorrer no segundo semestre. Caso a pessoa física queira comprar ações diretamente no dia do leilão, sem usar o FGTS, poderá desembolsar entre R$ 1 mil e R$ 1 milhão, cada uma.
Variação e riscos
O trabalhador deve ficar atento aos riscos da operação. Como o mercado de ações é variável, os papéis da Eletrobras estarão sujeitos às oscilações do mercado financeiro. Será preciso ter paciência e observar a evolução dos papéis no longo prazo, antes de vender as ações quando as cotações baixarem e sair no prejuízo.
O investimento tem prazo mínimo de um ano. Quem comprar ações da Eletrobras com o FGTS terá de esperar pelo menos 12 meses para desfazer-se dos papéis. Após a venda, o dinheiro voltará para a conta do FGTS e só poderá ser sacado nas regras atuais, como demissão sem justa causa, financiamentos de imóveis, doenças graves ou o saque aniversário (saque que ocorre uma vez por ano em troca de não ter direito a receber o saldo em caso de demissão).
Citando a coragem exigida pela vida pregada pelo jagunço Riobaldo nos escritos do mineiro Guimarães Rosa, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Assussete Dumond Reis Magalhães, elogiou o povo piauiense na entrega de seu Título de Cidadã Honorária do estado. A sessão solene aconteceu nesta quinta-feira (2) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e contou com a presença de autoridades de diversos estados brasileiros, como Paraná, Rondônia e do Distrito Federal.
A iniciativa da entrega do título foi do deputado Henrique Pires (MDB) motivado pelo currículo da homenageada, pelas boas referências de colegas de advocacia de Minas Gerais, estado de origem de Assussete Magalhães, e pela importância da magistrada para a expansão da Justiça Federal no estado do Piauí, como a implantação da Vara Federal de Parnaíba.
Além de homenagear a coragem do povo piauiense, representada pelas lutas na Independência do Brasil no século XIX e na disputa pela devolução de terras que hoje se encontram sob o controle do Ceará, a ministra elogiou a hospitalidade, as riquezas arqueológicas, naturais e culturais do estado.
Também destacou piauienses como o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, por sua sensibilidade social e compromisso com o Piauí, figuras políticas, como Petrônio Portella e Wellington Dias, e aqueles que se destacaram na carreira jurídica chegando a postos importantes como ministro do Supremo Tribunal Federal e presidência nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Assussete Magalhães disse que precisou ser juíza federal de um tribunal com uma jurisdição continental para conhecer melhor o Piauí e, a partir disso, adotar o estado como seu. “Aqui, conheci pessoas extraordinárias. Aqui, a vida me presenteou com caros amigos. Aqui, realizei grandes parcerias institucionais quando exerci a corregedoria de 2004 a 2006 e depois a presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região de 2006 a 2008. Aqui, senti a hospitalidade de seu povo e compartilhei da sua cultura”, descreveu a homenageada.
Finalizando o seu discurso, que também foi ouvido pelos deputados Fábio Novo (PT), Severo Eulálio (MDB), Wilson Brandão (Progressistas) e pelo presidente Themístocles Filho (MDB), Assussete Magalhães fez outra referência ao seu conterrâneo Guimarães Rosa. Ela relembrou que o real está na travessia e que foi com esse pensamento que construiu a sua carreira de magistrada reconhecida.
Os deputados estaduais Franzé Silva (PT) e Teresa Britto (PV) questionaram a superintendente da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Edilene Fagundes, durante a audiência pública que discutiu o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2023, acerca da possibilidade de realização de concursos públicos para provimento de cargos efetivos em nível estadual. A reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (2) na Sala da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (Alepi).
O deputado Franzé Silva, presidente Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Alepi, enfatizou que há servidores que se aposentarão, em breve, e muitos que já se encontram aposentados, fato que tem ocasionado vacâncias nos quadros do funcionalismo público estadual.
A deputada Teresa Britto endossou o questionamento do parlamentar ao tempo em que destacou a necessidade de contratações para áreas como a saúde. “Além das pessoas aposentadas, há grande vacância na aŕea da saúde que tem uma necessidade de cerca de 3 mil servidores. Precisamos de previsões acerca da realização de concursos para que possamos cobrar futuramente,” disse.
A representante da Secretaria explicou aos presentes à audiência que a realização de concursos públicos independe de sua previsão no PLDO. “Independentemente de haver essa previsão no anexo de prioridades e metas, há um artigo que possibilita a realização de concursos desde que haja condições financeiras e de que sejam respeitados os limites dispostos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, expôs Edilene Fagundes.
DÍVIDA – Os parlamentares também discutiram os números apresentados pelo Poder Executivo no que diz respeito ao resultado primário e à dívida consolidada do ente público.
Em resposta, Emílio Joaquim de Oliveira Júnior, superintendente de Gestão da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PI) explicou que o Piauí está dentro dos limites de sua capacidade de endividamento. “A dívida do Estado representa menos da metade da Receita Corrente Líquida (RCL) e há uma resolução do Senado que informa que os Estados podem ter um endividamento de duas vezes o valor dessa Receita”, pontuou.
Ainda sobre a questão, o representante da Secretaria afirmou que o Estado tem conseguido honrar os seus compromissos financeiros. “Os investimentos em infraestrutura requerem muitos recursos e, às vezes, a sobra após o pagamento de despesas obrigatórias é muito pequena. Então se não há condições de bancar esses investimentos, é necessário pegar financiamentos e com a sobra dos recursos faz-se o pagamento das parcelas. Não deve haver grandes preocupações sobre isso porque o Estado tem pago os seus empréstimos. Não tem havido crescimento do endividamento do Estado”, esclareceu o superintendente.
O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), relator do PLDO 2023, argumentou que o Estado só estaria endividado caso não conseguisse arcar com os seus compromissos perante aos empréstimos e que estes são necessários para a execução de ações de fortalecimento da economia.
DPE E UESPI – Representando a Defensoria Pública do Estado, o defensor público geral Erisvaldo Marques dos Reis pediu o apoio da Assembleia Legislativa do Estado e dos deputados estaduais para o incremento no orçamento do órgão. “A Defensoria Pública precisa avançar e levar os seus serviços à população em todo o Piauí, por isso peço o apoio desta Casa e dos parlamentares”, disse.
A professora Lucineide Barros, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) também pediu uma maior destinação de recursos e a execução das previsão para a instituição. “Nós estamos reclamando um lugar de prioridade tanto na elaboração do orçamento como, e principalmente, na execução desse orçamento previsto. Temos visto que ano a ano a gente supera o ano fiscal com cerca de 30%, 40% do orçamento que já era insuficiente, sem ser executado. Isso está criando uma situação de acúmulo de problemas a tal ponto que agora temos a UESPI como uma instituição desfigurada em relação a sua função social. Para se ter uma ideia, no campus central de Teresina não há uma biblioteca em funcionamento. Uma coisa impensável do ponto de vista da função de uma Universidade, sem falar na defasagem salarial, na falta de professores. Então nós queremos perguntar qual o lugar, de modo particular, da educação superior no conjunto das diretrizes para a Lei Orçamentária de 20023 e o que significa no universo do Plano Plurianual?”, questionou.
O professor Lucídio Beserra Primo, pró-reitor de Planejamento e Finanças da UESPI, informou que o Governo do Estado já autorizou a contratação de mais de 176 professores provisórios para cobrir as disciplinas da UESPI e que também está previsto um concurso para a instituição. “Nós também estamos na fase de desenvolvimento do nosso planejamento interno, conversando com todos os campus para executar as obras estruturais necessárias na UESPI”, explicou.
Andreia Sousa e Laryssa Saldanha – Edição: Katya D’Angelles
No próximo fim de semana, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre mais uma vez postos de vacinação em toda a cidade. Serão sete locais no sábado (04) e cinco no domingo (05), que estarão imunizando contra a covid-19, influenza (gripe), sarampo e outras doenças, para diversos públicos.
Durante o sábado (04), das 9h às 17h, a FMS mantém um posto no Teresina Shopping. O local será destinado para adolescentes e adultos que precisam receber a vacina da covid-19, sendo primeira, segunda e terceira dose (para pessoas a partir dos 12 anos), além do primeiro e segundo reforço (para pessoas de 18 anos e mais). Além disso, será ofertada a vacina da gripe para todos os grupos prioritários que têm direito ao imunizante.
Foto: Divulgação (FMS)
Outro local disponível no sábado (04) será o Hospital Universitário, que recebe crianças de cinco a 11 anos de idade para a vacinação contra a covid. Assim como no Teresina Shopping, o horário de funcionamento da sala é das 9h às 17h.
Além destes locais, no sábado (04) e domingo (05) cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 7h às 19h. Nestes locais, será ofertada não apenas a vacina contra a covid infantil, como também a vacina do sarampo (para crianças de 6 meses a menores de 5 anos), gripe (para todos os grupos prioritários) e também outras vacinas do calendário de imunização.
Segundo a coordenadora das campanhas de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, o objetivo é dar uma oportunidade para as pessoas pertencentes aos públicos alvos que não têm disponibilidade durante a semana possam garantir suas doses.
Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Grupos profissionais com direito à vacina da gripe devem apresentar um documento que comprove seu vínculo profissional, e pessoas com comorbidades devem apresentar um laudo médico comprovando sua condição. “Lembramos ainda que, no caso das crianças e adolescentes, eles devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação”, ressalta Emanuelle Dias.
Agendamento
Hoje (02), às 18h, a FMS abre novo agendamento para a vacina contra a covid-19. As vagas desta vez contemplam terceira dose (primeiro reforço) para pessoas de 18 anos e mais. Para marcar, basta acessar o site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ .
O Governo do Estado dá mais um passo para melhoria das condições de trafegabilidade das rodovias estaduais na região do cerrado piauiense, que se destaca pela produção de grãos. A governadora Regina Sousa assinou, nesta quinta-feira (2), em solenidade no Palácio de Karnak, a ordem de serviço para início das obras de melhoramento da pavimentação asfáltica da rodovia PI-391, no trecho entre o distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, ao entroncamento com a rodovia PI-397, a Transcerrado.
Os investimentos são da ordem de R$ 28,5 milhões para asfaltamento de mais de 28Km da via. Os serviços serão executados por construtora contratada pela Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro). O prazo de conclusão dos serviços é de 300 dias.
A governadora Regina destaca que a rodovia é de extrema importância no transporte da produção daquela região, além de beneficiar a população que vive no entorno da estrada. “Essa é uma estrada importante, aquela região da soja toda porque as carretas que transitam por lá precisa ser realmente uma estrada muito bem feita. Ela faz um trecho da Transcerrado, então por ali transita todo mundo que transporta soja de toda as fazendas da região, e a população que mora no trecho da estrada, 28km, também vai se beneficiar, o pequeno produtor que mora lá também vai se sentir melhor transportando seu produto em uma estrada boa”, fala.
O secretario de Agronegócio, Jonas Moura, comemora a realização desta obra, destacando a melhoria para locomoção dos caminhoneiros e população. “Nós estamos felizes hoje em poder realizar isso, para dar uma melhor qualidade tanto para os caminhoneiros tanto para a população que mora na região, é um distrito que fica a 140km de Uruçuí então precisa de uma mobilidade melhor”, conta.
O produtor rural e presidente da Associação de Produtores de Santa Rosa, Celso Werner, lembra que a rodovia foi construída em 1997, período em que ele e outros produtores chegaram à região. Segundo ele, no período chuvoso eles sofrem com o atoleiro e com isso têm dificuldades para escoar a produção. “A vinda desse asfalto vai resolver tudo. Essa obra em conjunto com os serviços que já estão sendo executados na Transcerrado, por meio da PPP do Governo do Estado com a Piauí Grãos, vai resolver totalmente nosso problema de escoamento da produção”, ressalta o produtor ao informar que, com a via asfaltada, o tempo de deslocamento vai diminuir de três para meia hora.
Serão abertas as inscrições para a realização do processo seletivo simplificado para estágio extracurricular (não obrigatório), para atuação nas unidades da FMS, destinado a estudantes de nível superior dos cursos de administração, ciências contábeis, gestão de recursos humanos e secretariado.
Para participar da seleção, o estudante deve estar regularmente matriculado no terceiro ao sétimo período de seu curso, que atendam às disposições do edital, e com frequência efetiva no referido curso, vinculado ao ensino público ou privado, devidamente reconhecido e que possua convênio de estágio com a FMS.
Serão disponibilizadas 100 vagas para estágio extracurricular, além de cadastro de reserva para vagas que surgirem no decorrer da vigência do processo seletivo, para apoiar a gestão e otimizar as atividades realizadas nas Diretoria de Recursos Humanos, Diretoria de Assistência Especializada, Diretoria de Vigilância em Saúde, Diretoria de Atenção Básica, Diretoria de Administração e Finanças, Diretoria de Planejamento e Diretoria de Regulação Controle Avaliação e Auditoria.
As inscrições serão realizadas nos dias 13 e 14 de junho de 2022, candidato deverá preencher o formulário de inscrição disponível no link https://forms.gle/opsxKW2UCAw54haL6