Terça-feira, Junho 23, 2026
25.7 C
Teresina

Governo entrega motos para reforço nas ações de segurança

As ações de segurança do estado ganham mais um reforço com a entrega de novos veículos para a Polícia Militar do Piauí. A governadora Regina Sousa entregou 270 motos, nesta segunda-feira (6), em solenidade no Quartel do Comando Geral da PM, em Teresina. Já haviam sido entregues outros 70 veículos. Somados com esta nova etapa, o total de novas motocicletas é de 340 que serão utilizados nas atividades de motopatrulhamentoda da PM em 60 cidades piauienses.

Foram investidos R$ 10,4 milhões para aquisição de 230 motocicletas 300 cilindradas e 40 motos 800 cilindradas. Os recursos oriundos do PRO Piauí Segurança (Tesouro Estadual), do Fundo Estadual da Segurança Pública (Fesp) e emendas parlamentares.

Regina Sousa salientou que o motopatrulhamento já faz parte do planejamento de segurança do Estado, como parte da estratégia que inclui outros recursos como inteligência, videomonitoramento e o mapa da violência, que permitem ações mais de prevenção aos crimes, reduzindo os índices de roubos e furtos.

“Destaco aqui a contribuição dos deputados estaduais que destinaram uma emenda parlamentar coletiva e também emenda de R$ 1,5 milhão do deputado federal Fábio Abreu que, juntas, permitiram a aquisição destes veículos. O Estado vai adquirir mais veículos com recursos do Tesouro Estadual para que esta ação seja expandida para as maiores cidades, além de Teresina, permitindo esse acompanhamento e o policiamento ostensivo nas ruas”, adiantou a governadora, que destaca a facilidade de locomoção que as motocicletas permitem aos agentes de segurança do estado no momento das operações.

Uma das unidades beneficiadas com os veículos é o Batalhão de Rondas Ostensivas com apoio de Motocicletas (Rocam), criado há dois meses. Segundo o comandante do Rocam, coronel Newmarcos Basílio, as motos são robustas e de última geração. “É de fundamental importância o recebimento desse material neste momento em que o Batalhão foi criado pois esses veículos vão dar um up grade nas ações de policiamento, levando mais segurança às ruas da capital e cidades do interior”, comemorou o militar.

O coronel Scheyvan Lopes, comandante-geral da PM, explica que a distribuição dos veículos ocorre de forma gradativa e inteligente, de maneira a atender o total de 60 cidades em que o serviço de motopatrulhamento já foi implantado. “Essas motos vão reforçar o policiamento ostensivo, incrementando a capilaridade e aumentando a presença da polícia nas ruas, permitindo um policiamento inteligente, com técnica e eficácia. Além disso, teremos mais celeridade, dinamicidade e agilidade na resposta do policiamento, permitindo, inclusive, a realização de operações em parceria com outras forças de segurança. Com isso, levaremos a paz que o cidadão tanto anseia”, ressaltou o comandante.

Emendas

O deputado Fábio Abreu, que destinou emenda de R$ 1,5 milhão, disse que essas motos serão destinadas aos profissionais com capacidade de treinamento mais desenvolvida. “Essas motos vão fazer a diferença, pois em regra, temos muitos furtos, fugas realizados por pessoas em motos, mas com cilindradas menores”, disse, que neste motopatrulamento, somam-se a capacidade técnica profissional com a cilindrada das motos.

Segundo o deputado, a PM recebe essas motos de 800 cilindradas. “O Governo do Estado e os deputados tiveram sensibilidade muito grande para aquisição dessas motos para o policiamento no interior e o objetivo é chegar a todo estado do Piauí”, disse.

Tribunal de Justiça do Piauí divulga edital de concurso com 80 vagas

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) divulgou na noite desta segunda-feira o edital do concurso para o preenchimento de 80 vagas, nos cargos de Analista Judiciário. O documento foi publicado no Diário Oficial da Justiça. 

O salário inicial é de R$ 7.328,01. Somado aos benefícios, como auxílio alimentação e auxílio saúde, o valor supera os R$ 10 mil. 

O certame terá como banca organizadora o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – Idecan. 

As inscrições serão realizadas a partir desta terça-feira(07), às 14h, até o próximo dia 11 de julho, através da internet, no site www.idecan.org.br. O valor da taxa de inscrição é R$ 110. 

As provas objetivas serão realizadas nas datas previstas de 10 e 11 de setembro de 2022, nas cidades de Floriano, Paraíba, Picos, Teresina e região metropolitana.

As provas serão compostas por 100 questões, de múltipla escolha: 30 de língua portuguesa, 10 de legislação específica e 60 de conhecimentos específicos, concernentes ao cargo concorrido. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL COMPLETO

Quadro de Vagas 

  • Analista Judicial – 30 vagas 
  • Oficial de Justiça – 12 vagas
  • Analista de Sistemas / Banco de Dados – 3 vagas
  • Analista de Sistemas / Desenvolvimento – 4 vagas
  • Analista de Sistemas / Infraestrutura – 1 vaga
  • Arquiteto –  Cadastro de Reserva 
  • Assistente Social – 5 vagas 
  • Auditor – Cadastro de Reserva 
  • Contador – 3 vagas
  • Fisioterapeuta – 1 vaga
  • Enfermeiro – 1 vaga 
  • Engenheiro Civil – 1 vaga 
  • Engenheiro Eletricista – Cadastro de Reserva
  • Médico – 2 vagas
  • Médico Psiquiatra – Cadastro de Reserva  
  • Nutricionista – Cadastro de Reserva
  • Odontólogo – 1 vaga 
  • Psicólogo – 5 vagas
  • Analista Administrativo – 11 vagas
  • Estatístico – Cadastro de Reserva 

Desafio das Cachoeiras reuniu ciclistas de vários municípios em prova desafiadora em Batalha

Foi somente a primeira edição, mas, certamente, o Desafio das Cachoeiras, que aconteceu neste domingo (05), já está marcado na vida do povo de Batalha, município a 163 km ao norte de Teresina, como uma super competição de mountain bike cross country. A competição oficial da Federação de Ciclismo do Piauí, pois valeu como a 3ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Cross Country XC, foi realizada no modelo XCP, conforme as regras da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), o modelo escolhido é de provas com percurso inferior a 60 km. Em Batalha o percurso foi de quase 58 km e com muito, muito terreno encharcado e com lama e algumas passagens variando entre pedras e piçarra.

Logo depois da largada, que aconteceu na entrada do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, a 15 km do centro de Batalha, os mais de 250 ciclistas fizeram um deslocamento curto no asfalto até o início do trecho cronometrado do percurso, que já começou com single-track, passagem por riachos e logo antes da passagem pela Cachoeira dos Almeidas, a segunda avistada no percurso, um trecho de pouco mais de mil metros foi um dos mais desafiadores, principalmente para as categorias amadoras, ou seja, atletas que não disputam o campeonato piauiense de MTB e nem são federados. O trecho em questão era de muita lama e água, devido às fortes chuvas que caem há pelo menos três dias em Batalha.

A prova não tinha muita altimetria, mas várias passagens por riachos, alguns cheios devido às chuvas e alguns trechos com muitas pedras e piso de piçarra, que gera mais desgaste físico até para os atletas que disputam as categorias oficiais, como os másteres masculino e feminino, elite, infanto-juvenil, juvenil e sub-30. Houve seis desistências, a maioria por quebra de equipamento.

Com uma prova técnica e de muitas paisagens bonitas, com trechos passando por povoados, cenários que lembram savanas e muito capim, além de florestas de carnaubais e de babaçu, os atletas enfrentaram subida de ponte de madeira e no final, muitos elogios pela escolha do percurso. “Prova muito top, adorei, corri na categoria open, mas infelizmente tive que abandonar porque a roda bateu em uma pedra e furou a calha do pneu”, disse Samuel Santos, que mora em Capitão de Campos e esta disputando pela equipe Piripiri Team, que levou mais de 20 ciclistas para a prova.

Equipe APC, que significa Associação Piauiense de Ciclismo e Cicloturismo, e conta com muitos atletas de Teresina, entre federados e amadores, é formada há pelo menos uma década e levou pelo menos 10 atletas, entre eles o campeão da categoria Peso Pesado, o vereador de Teresina Venâncio Cardoso. O município de Barras, que fica próximo a Batalha, levou 12 ciclistas para o Desafio das Cachoeiras e no final elogiaram o percurso e a organização da prova. A Equipe Mapinguari Pedal esteve representada por sete barrenses, que elogiaram o percurso escolhido pela Federação de Ciclismo.

Com realização da Fundação Quixote, o evento teve muita cultura, com show de humor, musical, que agitou Batalha desde sexta-feira. A premiação do Desafio das Cachoeiras contou com show de forró e pé de serra às margens da Cachoeira do Urubu. O prefeito de Batalha, José Luís Machado, disse que pode inserir o evento no calendário anual do município. Os três melhores colocados de cada categoria, que premiou com troféu os cinco primeiros, receberam premiação em dinheiro, no total de R$ 15 mil. O Desafio das Cachoeiras tem realização da Fundação Quixote, supervisão da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP e Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC. Coprodução: X-Brasil. O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação – CCOM e Prefeitura Municipal de Batalha. Apoio: Vereador Venâncio.

RESULTADO DO DESAFIO DAS CACHOEIRAS – 3ª ETAPA DO CAMPEONATO PIAUIENSE DE MOUNTAIN BIKE CROSS COUNTRY XC

ELITE FEMININO
1º – Sabina Passos Viana
2º – Ana Lúcia Bezerra Soares
3º – Sabrina Paulo Cruz
4º – Lia Roberta
5º – Valéria Gomes Lima

ELITE MASCULINO
1º – Eric João Pereira
2º – Ramonn Amorin
3º – Francisco Édio Neves Silva
4º – Emanuel de Jesus Rabelo
5º -Luís Macedo Júnior

JÚNIOR MASCULINO
1º – José Santos da Silva
2º – Júlio Loes Filho
3º – Gabriel Carvalho
4º – Alexandre Terceiro

JUVENIL MASCULINO
1º – Flávio Santos
2º – Francisco Quaresma
3º – Carlos Keylan de Oliveira
4º – Silvestre Castelo Branco Bisneto
5º – Pietro Medeiros

SUB-30 MASCULINO
1º – Nícolas Andrade
2º – Alexandre Alves
3º – Lucas de Sousa Silva
4º – Lucas barbosa
5º – Laeste Gomes

MÁSTER A FEMININO
1º – Maria de Jesus Carvalho
2º – Valéria Alves da Silva
3º – Tiana Viana

MÁSTER A-1 MASCULINO
1º – Manoel de Sousa Santos
2º – Marcos Paz
3º – Ivan Sousa Nascimento
4º – Robério Amorim
5º – Antonio da Silva Andrade

MÁSTER A-2 MASCULINO
1º – Moisés Pereira da Mata
2º – Gustavo Marinho
3º – Iuri Anderson
4º – João Batista Magalhães
5º – Francisco Emerson Filho

MÁSTER B FEMININO
1º – Cláudia Gomes
2º – Leila Maria de Matos
3º – Lucileni Holanda
4º – Nídia Cardoso Caetano

MÁSTER B-1 MASCULINO
1º – Bruno Lopes Silva
2º -Joceano Lustosa Alves
3º – Wandergleison Sousa
4º – Araken Alencar
5º – Flávio Carvalho

MÁSTER B-2 MASCULINO
1º – Lindomar Ferreira dos Santos
2º – Hélio Sousa Benvindo
3º – Francisco das Chagas Monteiro
4º – Antônio Valdir
5º – Marco Antônio

MÁSTER C FEMININO
1º – Leila Silvia Nascimento
2º – Elke Damasceno

MÁSTER C-1 MASCULINO
1º – Reinaldo Soares de Oliveira
2º – Antonio Erisvaldo Medeiros
3º – Genildo Gomes de Castro
4º – Richard Feitoza
5º – João dos Santos Amorim

MÁSTER C-2 MASCULINO
1º – José Ribamar da Silva
2º – Edvaldo Santos Silva
3º – João Alves de Sousa
4º – José Francisco Sady Jr.
5º – José Henrique Rocha

MÁSTER D MASCULINO
1º – Francisco das Chagas Brito
2º – Francisco Oliveira Marin
3º – José Alexandre Teles

OPEN FEMININO (AMADORA)
1º – Irislane Lima
2º – Maria do Socorro Silva Mata
3º – Apoliana Costa
4º – Itana Semeão

OPEN MASCULINO
1º – Amailson Paulo
2º – Maurício Fontinele
3º – Francyell Mello
4º – Carlos Eduardo de Carvalho
5º – João Vítor

PESADÃO MASCULINO (AMADORA)
1º – Venâncio Cardoso
2º – Ismael Carlos Alves
3º – Davi Silva
4º – Marcelo Carrias
5º – Claudemir Sousa

CATEGORIA DUPLA FEMININA (AMADORA)
1º – Maria da Conceição Barroso Silva
2º – Davila Rayane
3º -Elizonete Silva
4º – Antonia Josélia Reis
5º – Vanessa Silva

CATEGORIA DUPLA MASCULINA (AMADORA)
1º – Michael Keyson Oliveira
2º – Domingos da Silva Sousa
3º – Ailton Pereira
4º – José Alves Pereira Júnior
5º – Ivanildo de Medeiros Macedo

Governo entrega motos para reforço nas ações de segurança

As ações de segurança do estado ganham mais um reforço com a entrega de novos veículos para a Polícia Militar do Piauí. A governadora Regina Sousa entregou 270 motos, nesta segunda-feira (6), em solenidade no Quartel do Comando Geral da PM, em Teresina. Já haviam sido entregues outros 70 veículos. Somados com esta nova etapa, o total de novas motocicletas é de 340 que serão utilizados nas atividades de motopatrulhamentoda da PM em 60 cidades piauienses.

Foram investidos R$ 10,4 milhões para aquisição de 230 motocicletas 300 cilindradas e 40 motos 800 cilindradas. Os recursos oriundos do PRO Piauí Segurança (Tesouro Estadual), do Fundo Estadual da Segurança Pública (Fesp) e emendas parlamentares.

Regina Sousa salientou que o motopatrulhamento já faz parte do planejamento de segurança do Estado, como parte da estratégia que inclui outros recursos como inteligência, videomonitoramento e o mapa da violência, que permitem ações mais de prevenção aos crimes, reduzindo os índices de roubos e furtos.

“Destaco aqui a contribuição dos deputados estaduais que destinaram uma emenda parlamentar coletiva e também emenda de R$ 1,5 milhão do deputado federal Fábio Abreu que, juntas, permitiram a aquisição destes veículos. O Estado vai adquirir mais veículos com recursos do Tesouro Estadual para que esta ação seja expandida para as maiores cidades, além de Teresina, permitindo esse acompanhamento e o policiamento ostensivo nas ruas”, adiantou a governadora, que destaca a facilidade de locomoção que as motocicletas permitem aos agentes de segurança do estado no momento das operações.

Uma das unidades beneficiadas com os veículos é o Batalhão de Rondas Ostensivas com apoio de Motocicletas (Rocam), criado há dois meses. Segundo o comandante do Rocam, coronel Newmarcos Basílio, as motos são robustas e de última geração. “É de fundamental importância o recebimento desse material neste momento em que o Batalhão foi criado pois esses veículos vão dar um up grade nas ações de policiamento, levando mais segurança às ruas da capital e cidades do interior”, comemorou o militar.

O coronel Scheyvan Lopes, comandante-geral da PM, explica que a distribuição dos veículos ocorre de forma gradativa e inteligente, de maneira a atender o total de 60 cidades em que o serviço de motopatrulhamento já foi implantado. “Essas motos vão reforçar o policiamento ostensivo, incrementando a capilaridade e aumentando a presença da polícia nas ruas, permitindo um policiamento inteligente, com técnica e eficácia. Além disso, teremos mais celeridade, dinamicidade e agilidade na resposta do policiamento, permitindo, inclusive, a realização de operações em parceria com outras forças de segurança. Com isso, levaremos a paz que o cidadão tanto anseia”, ressaltou o comandante.

Emendas

O deputado Fábio Abreu, que destinou emenda de R$ 1,5 milhão, disse que essas motos serão destinadas aos profissionais com capacidade de treinamento mais desenvolvida. “Essas motos vão fazer a diferença, pois em regra, temos muitos furtos, fugas realizados por pessoas em motos, mas com cilindradas menores”, disse, que neste motopatrulamento, somam-se a capacidade técnica profissional com a cilindrada das motos.

Segundo o deputado, a PM recebe essas motos de 800 cilindradas. “O Governo do Estado e os deputados tiveram sensibilidade muito grande para aquisição dessas motos para o policiamento no interior e o objetivo é chegar a todo estado do Piauí”, disse.

50ª Exposição do Parque Mamede em Floriano

Quinquagésima Exposição do Parque Raimundo Mamede de Castro, no bairro Meladão em Floriano – Piauí. Dia 21 a 24 de julho.

Feira, recepção de animais, palestras, cavalgada, almoço para os cavaleiros, oficina de cortes padronizados e shows musicais. Apoio: Secretaria do Agronegócio – SEAGRO e Governo do Estado do Piauí.

Dnit entrega 5 km de duplicação da BR-316 no Piauí

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entregou hoje (6) um trecho de cinco quilômetros de pavimentação da duplicação da BR-316, no Piauí. O trecho liberado para o tráfego vai do quilômetro 18,80 ao 23,80. A previsão de conclusão total da duplicação, que abrange 20,16 km, é em dezembro.

Além do Piauí, a BR 316 corta os estados do Pará, Maranhão, Pernambuco e Alagoas. No Piauí, a rodovia cruza a região urbana da capital Teresina, em direção, principalmente, ao porto de Itaqui, em São Luís, servindo como rota para o escoamento da produção do agronegócio na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a duplicação vai “ampliar a capacidade de tráfego da rodovia, para atender à crescente demanda de transporte de pessoas e mercadorias, além de melhorar as condições de trafegabilidade e de segurança viária”.

Duplicação

Segundo o ministério, a obra de duplicação da BR-316 prevê ainda a construção de duas pontes, três passarelas, além de dispositivos de drenagem corrente e superficiais. Os serviços incluem ainda a construção de faixas de rolamento, acostamento externo, faixa de segurança no acostamento interno, além de canteiro central, que abrangem as cidades de Teresina e Demerval Lobão, no segmento entre o km 13,38 e o km 33,54, totalizando 20,16 km.

Fonte: Agência Brasil

Brasil vence Japão em amistoso preparatório para a Copa do Catar

Com gol de pênalti de Neymar, a seleção brasileira derrotou o Japão, nesta segunda-feira (6), por 1 a 0. O amistoso preparatório para a Copa do Mundo do Catar 2022 foi disputado no Estádio Nacional de Tóquio, na capital japonesa.

O camisa 10 está próximo de superar Pelé com a camisa da seleção em número de gols. O Rei do Futebol foi o jogador que mais balançou a rede na história, com 77 gols em 91 jogos disputados. Já Neymar, com o gol marcado contra os japoneses, soma 74 gols em 119 partidas.

O Japão segue sem vencer a seleção canarinho. Na história do confronto, os dois países se enfrentaram 13 vezes, com 11 vitórias brasileiras e dois empates.

Os comandados de Tite voltam a campo em setembro, quando vão enfrentar a Argentina em jogo adiado pela sexta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.

O Brasil estreia no Mundial, em 24 de novembro, contra a Sérvia. Na sequência, encara a Suíça e Camarões no Grupo G.

Fonte: Agência Brasil

Dr. Pessoa aciona o COE para rever o uso de máscara em Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, acionou o Comitê Municipal de Operações Emergenciais (COE) para deliberar sobre o uso de máscaras como medida de proteção contra a Covid-19 na capital.

O prefeito está preocupado com o cenário nacional, que indica aumento no número de casos da doença e o retorno de uso obrigatório da máscara em São Paulo. Além disso, vizinhos como o Ceará também já demonstram aumento nos casos.

De acordo com Dr. Pessoa, a medida é uma forma de prevenção para que os índices de testes positivos na capital não atinjam números elevados. “Como médico, tenho orientado que a prevenção é o melhor caminho para combater esta doença. Temos visto casos, como em São Paulo, onde a obrigatoriedade do uso de máscara está sendo discutida. Por isso, quero que o COE se reúna em Teresina para avaliar os números na capital e os reflexos das condições nos Estados vizinhos por aqui”.

O COE volta a se reunir, na próxima sexta-feira (10), para uma nova análise da situação do quadro epidemiológico na capital. Somente após a análise desses dados, é que o COE pode se posicionar cientificamente a respeito da volta da obrigatoriedade do uso da máscara.

“Estamos analisando os dados e somente com eles em mãos é que podemos saber como deve ser o comportamento da população de Teresina para prevenção à Covid-19. O uso da máscara e das medidas sanitárias é sempre recomendado e agradecemos à população da capital que ainda segue esta orientação”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque.

De acordo com o decreto municipal, a obrigatoriedade do uso de máscara é automática em Teresina quando o número de casos é de 200 para cada 100 mil habitantes; quando há dez internações para cada 100 mil habitantes ou quando há mais de 10% dos leitos ocupados por pacientes Covid-19.

Dr. Pessoa decreta ponto facultativo dia 17 de junho

O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, decretou ponto facultativo aos servidores da administração pública do executivo municipal, no dia 17 de junho. A decisão foi tomada levando em consideração às festividades religiosas de Corpus Christi, celebrado dia 16, e a tradição do deslocamento de pessoas às suas cidades de origem para participação dos ritos do dia Santo.

Ficam ressalvados os serviços essenciais e de interesse público como Hospitais, maternidades, UPAS, SAMU, laboratórios centrais, internações no CAPS e os serviços de fiscalização no trânsito.

“É uma forma de respeitarmos as tradições religiosas e permitir a participação dos servidores nas celebrações de Corpus Christi. Claro, mantendo sempre os serviços essenciais sem prejuízo à população”, destacou Dr. Pessoa.

Justiça Eleitoral disponibiliza lista de devedores de multa eleitoral

A Justiça Eleitoral disponibiliza, a partir de hoje (5) aos partidos políticos, a relação de todos os devedores de multa eleitoral. Essa lista serve de base para a expedição das certidões de quitação eleitoral, documento que é “pré-requisito para quem pretende concorrer a um cargo público nas Eleições de 2022”, informou, em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o TSE, a principal causa de indeferimento de registros de candidaturas é a falta deste documento. Para consultar a lista, é necessário que os partidos acessem o Sistema de Filiação Partidária (Filia).

“A ferramenta, que é acessada pelos partidos, possui funcionalidade específica para a geração dos arquivos com esses dados. Basta o usuário autorizado pela legenda clicar no menu Arquivos > Dados Devedores e gerar os dados, no momento que quiser”, informou o TSE referindo-se à regra prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Além de dispor sobre a certidão de quitação eleitoral, a Lei de Eleições detalha quais são os documentos que precisam ser apresentados no momento do pedido de registro de candidatura. “Entre eles, estão a cópia da ata da convenção partidária, a certidão de quitação eleitoral, a prova de filiação partidária e a autorização do filiado para incluir seu nome como candidato”, acrescentou o TSE.

“Para fins de expedição da certidão, são considerados quites aqueles que: condenados ao pagamento de multa, tenham, até a data da formalização do pedido de registro de candidatura, comprovado o pagamento ou o parcelamento da dívida regularmente cumprido; e os que pagarem a multa que lhes couber individualmente, excluindo-se qualquer modalidade de responsabilidade solidária, mesmo quando imposta concomitantemente com outros candidatos e em razão do mesmo fato”, explicou.

Fonte: Agência Brasil