Terça-feira, Junho 23, 2026
36.7 C
Teresina

Dr. Pessoa se reúne com agência francesa e banco dos Brics em Brasília na busca de recursos

Cumprindo agenda administrativa em Brasília, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, realizou nesta quarta-feira (25), uma série de audiências administrativas com o objetivo de atrair recursos para a capital piauiense. Integrou a comitiva o secretário de planejamento de Teresina, João Henrique Sousa e a chefe de gabinete do prefeito, Sol Pessoa.

O prefeito se reuniu com o banco NDB (New Development Bank), o Banco dos Brics. No encontro, foi apresentado uma carteira de investimentos na cidade na área da infraestrutura.

De acordo com secretário de planejamento, João Henrique Sousa, as demandas já foram apresentadas em reuniões anteriores ao banco, e que a visita de cortesia do prefeito Dr. Pessoa serve para reforçar as demandas já apresentadas, além de apresentar novas perspectivas de investimentos em Teresina.

“Estamos otimistas. Em breve deveremos ter mais investimentos externos para nossa cidade. Demos grandes passos e esses recursos, ao chegarem, devem ser investidos na educação com a construção de novas creches e no projeto de interligação das bacias do rio Poti”, destacou o secretário de planejamento.

Dr. Pessoa também esteve na Secretaria Nacional de Aviação Civil, com a deputada federal Marina Santos, para tratar de demandas referentes ao Aeroporto de Teresina. A reunião tratou sobre projetos que aumentem a verticalização da cidade devido à proximidade do aeroporto com o centro.

Além disso, o prefeito se reuniu com executivos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A conversa com os representantes do banco europeu reforçou a necessidade de linha de crédito para investimentos na produção agrícola da zona rural de Teresina.

Dr. Pessoa finalizou a agenda de reuniões com uma audiência no CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). A principal pauta discutida foi a retomada da obra da Marginal Poti Sul, zona Sul de Teresina. A obra será retomada nesta sexta-feira (29), com recursos já assegurados pelo banco. A obra está orçada em R$ 27.521.499,08 e tem prazo de conclusão de nove meses. Além da obra da Marginal Poti Sul, O CAF deve ser financiador de outras obras estruturantes em Teresina.

“Tivemos proveitosas reuniões. Viemos a Brasília em busca de mais investimentos para desenvolver ainda mais a nossa Teresina, não esquecendo da zona rural. Já retornaremos com os serviços na Marginal Poti Sul ainda nesta semana e acreditamos que em breve as nossas tratativas tenham resultado e que logo estaremos com novos investimentos na cidade”, ressaltou Dr. Pessoa.

Governadora se reúne com organizadores do 20° Salão do Livro do Piauí

Na tarde desta quarta-feira (25), a governadora Regina Sousa participou de reunião com equipe do Salão do Livro do Piauí (SALIPI) para definir os últimos detalhes para realização do evento literário. O SALIPI será realizado entre os dias 3 a 12 de junho no espaço Rosa dos Ventos, na UFPI.

Regina Sousa conta que na reunião foram apresentados os últimos detalhes e pendências para a realização do evento. “Estamos fazendo check list do que ainda está pendente, acertando os detalhes finais para funcionar tudo dentro dos conformes”, fala.

O presidente da Fundação Quixote (organizadora do evento), Cássio Gomes, fala da importância do apoio do Governo para a realização do evento e conta ainda sobre as novidades no evento deste ano.

“O SALIPI completa 2 décadas com uma parceria sólida com o Governo do Piauí, que ministrou a mesma sensibilidade que sempre demonstrou em apoiar o maior evento literário do estado. O SALIPI este ano vem com novidades como a arena cordel, um espaço dedicado ao cordel, que vai funcionar durante os 10 dias de evento com uma programação muito rica em torno deste que é nosso patrimônio cultural imaterial”, conta.

Nesta 20ª edição do evento, teremos como homenageado um dos fundadores do Salão, o professor e poeta Cineas Santos. A edição seguirá o mesmo formato híbrido de 2021, com eventos acontecendo de forma simultânea online e presencial.

VII edição do Picos Fest Berro inicia na segunda (30)

A cidade de Picos se prepara para receber o Picos Fest Berro. O evento inicia na próxima segunda (30) e segue até o dia 5 de junho, no Parque de Exposição Santinho Xavier.

Desde 2014, o evento reúne produtores de caprinos e ovinos, além de empreendedores do agronegócio e turistas de todo Nordeste, valorizando os produtos da ovinocaprinocultura do semiárido piauiense e estimulando a culinária local.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Marcelo Costa, além da exposição de caprinos e ovinos, o evento contará com palestras, oficinas, premiações, atrações musicais, além de festival gastronômico.

“Temos buscado abraçar projetos que envolvem todos os públicos. Picos é bastante reconhecida por ser uma cidade com turismo de negócios e o evento já é consolidado no calendário do Estado. Teremos vários assuntos importantes abordados em oficinas e palestras, entre eles: Boas Práticas de Higiene e Segurança de Alimentos, Gastronomia de Caprinos e Ovinos e outros. Além de grandes nomes da música como Toca do Vale, Jonas Esticado, Janny Santos, Tô na Farra, Chicão dos Teclados, JM Puxado, Marcelo e Rayane, Forró dos Plays, Fafá Santana e Dell Dias. Certamente vai fomentar o turismo e a economia local”, ressalta o gestor da pasta do Turismo.

O evento, que terá patrocínio do Governo do Estado, por meio da Setur, contará com seis espaços, sendo eles de exposição de ovinos e caprinos; exploração de produtos; cultural e histórico: exposição de artesanato, obras culturais locais, representações históricas gráficas; técnico destinado à realização de capacitações/cursos e palestras; além de espaços para apresentações artísticas locais, regionais e nacionais e outro para lazer e culinária regional.

Devido à pandemia, desde 2019 o Picos Fest Berro não acontecia e, neste ano, com a sua volta, a organização visa recorde de público.

“Estamos com boas expectativas para essa edição que será a continuidade do nosso trabalho. A nossa ideia é a conexão de pessoas que estão participando diretamente e indiretamente. Vamos unir tecnologia e ideais, frisando que tivemos uma procura grande não só de produtores da região local, mais de todo o Nordeste. Estamos ansiosos e certos que teremos um grande público. Seguiremos todos os protocolos e será um evento grandioso, assim como nas edições passadas”, finaliza Moura Leal, um dos organizadores do evento.

Fundos dos direitos das crianças e dos idosos recebem recursos da Receita Federal

Os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e os Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI) receberam juntos R$ 9,5 milhões da Receita Federal. Os valores repassados se referem às doações na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (Dirpf) efetuadas por contribuintes entre os anos de 2013 e 2021.

As destinações estavam pendentes de repasse devido à existência de alguma inconsistência nos dados cadastrais e/ou bancários informados pelos fundos.

Repasses pendentes

Segundo a Receita Federal, muitos fundos ainda possuem valores a receber devido à inconsistências cadastrais ou bancárias. Esta foi uma das razões para a demora do repasse este ano.

O Ministério da Economia explica que a correção do cadastro dos Fundos da Criança e do Adolescente deve ser feita junto à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio de formulário. Já os Fundos do Idoso devem providenciar a atualização cadastral junto à Secretaria Nacional da Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), também do MMFDH.

Comissões aprovam o Programa de Aposentadoria Incentivada do Judiciário

O Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) do Poder Judiciário do Piauí foi aprovado nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Administração Pública e Política Social (CAPPS) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (24).

O servidor que aderir ao PAI receberá indenização de 50% do valor correspondente ao somatório dos auxílios, indenizações e abono permanência devidos no período compreendido entre a data de adesão e a data da aposentadoria compulsória, limitado ao valor de R$ 100 mil. O programa limita o número de aposentadorias a 80 para o ano de 2022.

Ainda durante a reunião da CCJ, foi aprovada a alteração, a pedido do deputado estadual Franzé Silva (PT), do artigo 98 do Estatuto do Servidor Público, permitindo a concessão de licença à servidora que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção. Outra alteração de lei votada foi a de autoria do deputado Flávio Nogueira Jr. (PT), a qual modifica a Lei 5.583/2006, concedendo passe livre às pessoas portadoras de deficiência, comprovadamente carentes, nos sistemas de transporte público municipal, intermunicipal e interestadual. 

Flávio Nogueira Jr. teve aprovada também sua proposta de que Call Centers, Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) e congêneres disponibilizem atendimento de chamada de vídeo para pessoas surdas. E Franzé Silva, Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Valorização da Mulher no Campo.

O Projeto que proíbe as instituições financeiras, no âmbito do Estado do Piauí, de ofertar e celebrar contratos de empréstimos de qualquer natureza, com aposentados e pensionistas, por ligação telefônica, do parlamentar Gessivaldo Isaías (Republicanos), teve sua constitucionalidade e legalidade confirmada na CCJ.

Dois Títulos de Cidadania foram votados e aprovados na reunião da Comissão de Constituição e Justiça. O primeiro, de autoria de Júlio Arcoverde (PP), indicou a honraria a Anderson Aorivan da Cunha Possa. O segundo, indicado por Gessivaldo Isaías, é para Renato Aguiar Portela. Projeto de Lei de Wilson Brandão (PP), pedindo reconhecimento de Utilidade Pública da Associação Dos Amigos De Lagoa do Piauí, também foi aprovado.

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles

Mundo ganhou 573 ultrarricos durante a pandemia, diz Ong Oxfam

A pandemia, que fez dispararem as ações das empresas de tecnologia negociadas em bolsa, criou um novo bilionário a cada 30 horas, ou seja, 573 novos ultrarricos, segundo divulgado pela ONG Oxfam neste domingo (22), mesmo dia da abertura do Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça)

Como exposto no relatório intitulado “A necessidade urgente de taxar os ricos”, a Oxfam propõe taxar “urgentemente” as grandes fortunas do planeta e alerta que os mais pobres estão sofrendo cada vez mais com a inflação.

“Os bilionários vão a Davos comemorar o incrível aumento de suas fortunas”, disse Gabriela Bucher, diretora-executiva da organização internacional por meio de um comunicado.

Após um hiato de dois anos por causa da pandemia, as elites políticas e econômicas mundiais voltaram a se reunir a partir deste domingo (22) na cidade suíça de Davos para o Fórum Econômico Mundial (leia mais aqui).

Segundo a ONG, “a pandemia [de Covid-19] e agora as fortes altas nos preços dos alimentos e da energia têm sido simplesmente um golpe de sorte para eles”.

A Oxfam baseia seus números nas listas e classificação da revista Forbes das pessoas mais ricas do mundo, e em dados do Banco Mundial.

O relatório não traz a lista dos novos ultrarricos, mas destaca que a riqueza total dos bilionários do mundo é agora equivalente a 13,9% do PIB global.

O relatório também revelou que:

·A fortuna dos bilionários aumentou nos primeiros 24 meses da pandemia mais do que em 23 anos;

·Bilionários dos setores alimentício e de energia viram suas fortunas aumentarem em um bilhão de dólares a cada dois dias. Os preços dos alimentos da energia subiram tanto, que atingiram seu nível mais alto em décadas. Além disso, 62 novos bilionários do setor de alimentos surgiram;

· A pandemia criou 40 novos bilionários do setor farmacêutico, com corporações como Moderna e Pfizer lucrando com a venda de vacina contra Covid-19, apesar de seu desenvolvimento ter sido apoiado por bilhões de dólares em investimentos públicos

·A combinação entre a crise da COVID-19, o crescimento da desigualdade e o aumento dos preços dos alimentos pode fazer com que até 263 milhões de pessoas estejam na extrema pobreza em 2022, revertendo décadas de progresso. Tal número equivale a um milhão de pessoas a cada 33 horas.

Com informações do G1

Partidos políticos têm até dia 31 para pedir registro de federações partidárias

Até o dia 31 deste mês, a Justiça Eleitoral encerra o prazo para a oficialização de federações partidárias. Inédita no país, a nova regra, criada depois de as coligações partidárias serem extintas para pleitos regionais e mantidas apenas para eleições majoritárias, permite que duas ou mais siglas atuem em conjunto. Inicialmente, a data final para o registro era 1º de março, mas uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou o prazo.

Diferentemente das coligações, onde a parceria poderia ser desfeita assim que se encerrasse o processo eleitoral, nas federações os partidos mantêm sua autonomia, mas deverão atuar como um só desde o período eleitoral, quando os candidatos vão concorrer a cargo político, até o fim dos quatro anos do mandato, caso sejam eleitos. O eventual descumprimento da regra poderá causar ao partido dissidente a impossibilidade de federar com outras siglas durante as duas próximas eleições, ou até completar o prazo mínimo remanescente.

Aprovadas pelo Congresso no ano passado, as federações foram criadas para tentar minimizar os problemas criados pela pulverização partidária no país, que tem 32 siglas de correntes variadas. Alguns desses partidos sequer conseguiram eleger representante no Parlamento. Unidas, as agremiações também fundem o tempo de televisão para propaganda eleitoral e recursos que recebem para campanhas e manutenção dos partidos.

Anvisa pede uso de máscara para adiar chegada da varíola dos macacos

Diante do aumento no número de casos da varíola de macaco, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota reforçando a necessidade de adoção de medidas “não farmacológicas”, como distanciamento físico, uso de máscaras de proteção e higienização frequente das mãos, em aeroportos e aeronaves, para retardar a entrada do vírus no Brasil.

A varíola de macaco é uma doença pouco conhecida porque a incidência é maior na África. Até o momento, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há 131 casos confirmados de varíola dos macacos, registrados fora do continente africano e 106 outros casos suspeitos, desde que o primeiro foi relatado em 7 de maio.

“A Anvisa mantém-se alerta e vigilante quanto ao cenário epidemiológico nacional e internacional, acompanhando os dados disponíveis e a evolução da doença, a fim de que possa ajustar as medidas sanitárias oportunamente, caso seja necessário à proteção da saúde da população”, diz a nota divulgada ontem (23).

Ainda, de acordo com a agência, essas recomendações protegem não só contra a varíola e a covid-19, mas também contra muitas doenças infectocontagiosas.

“Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a covid-19, mas também contra outras doenças”, reitera a Anvisa.

Diante do quadro, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos no Brasil. A medida, anunciada pela pasta na noite desta segunda-feira (23), tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.

“Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no país”, informou o Ministério da Saúde, em nota. A pasta afirma que encaminhou aos estados um comunicado de risco sobre a patologia, com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a doença.

Fonte: Agência Brasil

Regina Sousa entrega títulos de terra para 33 famílias da comunidade Soturno

A governadora Regina Sousa entregou, nessa segunda-feira (23), títulos individuais de terra a 33 famílias da comunidade Soturno, zona rural de Teresina. A solenidade ocorreu na capela de São Francisco, dentro do próprio povoado. O título de propriedade foi aguardado por quase 30 anos.

“É a redenção de um povo. A terra é para quem nela trabalha. Tivemos uma grande luta pela reforma agrária nos anos de 1970 e 1980 para distribuir a terra. Terra pública não tem que ficar guardada nas mãos do Estado. Tem que ser dada para o povo produzir” considerou Regina Sousa.

A política de regularização fundiária implementada pelo governo está alcançando a marca de quase 11 mil títulos de terra entregues em três anos. A área correspondente ao Soturno foi adquirida pelo Governo do Estado em 2018. A ocupação, segundo levantamentos, data do ano de 1996. O processo de regularização envolveu o Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

“A lei aprovada em 2019 simplificou o processo de regularização. A equipe veio ao assentamento, fez levantamento do tamanho dos lotes, mas também do cadastro das famílias e levou tudo ao Interpi para fazer o trabalho de escritório e emitir o título de doação” explicou Ana Letícia Castro, diretora de Patrimônio do Interpi.

Todos os títulos entregues foram acompanhados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) emitido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). Uma espécie de cartilha orienta os agricultores quanto ao uso regular da terra.

“Se define por meio deste cadastro todos os usos permitidos e legais da terra, mantendo as áreas de reserva legal, de preservação permanente e mantendo uma área destinada ao uso do solo. É um raio-x da propriedade” ressaltou Daniel Marçal, secretário da Semar.

Anatália Calaço vive no Soturno há 31 anos e produz mandioca, arroz e hortaliças. A agricultora festejou muito o recebimento do título, que possibilitará a ela buscar linhas de financiamento para aumentar a produção. “Antes, a gente não tinha um benefício de nada. Agora tem. É meu e ninguém toma!” comemorou.

Hospital Sírio Libanês vai qualificar hospitais do Piauí

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) vai implantar em dois hospitais do Piauí o “Projeto de fortalecimento das áreas de regulação e apoio à contratualização nas Secretarias Estaduais de Saúde”, que será realizado simultaneamente em hospitais públicos de 24 estados e do Distrito Federal. A cargo do Hospital Sírio Libanês, a inciativa visa melhorar a construção, monitoramento, eficiência e efetividade dos contratos, dentro do projeto de fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde.

Nessa terça-feira, 24, a equipe do projeto, formada por Luana Konzen e Tatiane Bozza, apresentou para a governadora Regina Sousa, o Palácio de Karnak, como se dará a execução do programa. A coordenadora Luana Konzen explicou que os hospitais indicados pelo Governo do Piauí vão receber a equipe para aprimorar os processos de regulação de média e alta complexidade.

Após o fim do programa, em janeiro, os dois hospitais (Hospital Regional Chaga Rodrigues, em Piripiri, e Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato), vão receber os certificados de excelência do Sírio Libanês e poderão usar a experiência para os demais hospitais do Piauí.

Segundo a governadora Regina Sousa, trata-se de uma parceria muito boa com o Sírio Libanês na área de regulação. “A regulação é o nosso grande gargalo. Pelo menos faremos uma tentativa de melhorar nosso sistema de regulação”, disse, enfatizando que o Sírio Libanês está fazendo isso em todos os estados.

“É uma parceria sem custo para o Piauí e estou com muita esperança de que seja uma das coisas que resolveremos até o final do ano. Pelo menos vamos melhorar o sistema de regulação. Portanto, que seja bem-vindo e dê tudo certo”, disse.

“A partir deste mês de maio, começaremos com o diagnóstico dos dois hospitais junto as secretarias, para em seguida indicar a construção desses instrumentos contratuais. Essa fase vai até janeiro de 2023, quando então iniciamos a o processo de institucionalização, que é utilizar toda essa experiência, esse trabalho em outras unidades do estado”, explica Luana Konzen.

A diretora do Hospital de São Raimundo Nonato, Milvânia Nascimento, frisou que o projeto vai ser um ganho para a unidade de saúde, visto que vai orientar os profissionais do hospital, que fica a mais de 500 quilômetros da principal central de referência em saúde do Piauí, que é Teresina, e 200 Km distante de Floriano, outro município referência.
“O Hospital de São Raimundo atende a mais de 20 municípios no Território de Desenvolvimento Serra da Capivara. Temos uma UTI com dez leitos, então esse projeto vai melhorar ainda mais a regulação”, comentou Milvânia.