Franzé Silva defende congelamento de preços dos combustíveis

O deputado estadual alerta que população mais pobre será atingida com mudanças no ICMS

O deputado estadual Franzé Silva (PT) defendeu, nesta sexta-feira (15), em entrevista à imprensa, o congelamento nos preços dos combustíveis e a necessidade de mobilização da população, caso os preços não baixem ou aumentem, mesmo com a alíquota do ICMS já reduzida no Piauí e em outros estados.

“A justificativa deles [dos bolsonaristas] desapareceu, o ICMS está reduzido e unificado. Se aumentar os preços dos combustíveis, teremos que ir pra rua exigir, cobrar o congelamento de preços. Queremos a redução imediata, sobretudo da gasolina, mais consumida pelos mais pobres”, assinala Franzé.

O parlamentar – que é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e presidente da Comissão de Fiscalização, Controle, Finanças e Tributação da Casa – alerta para perdas de receita geradas pela redução do ICMS para 18%, tirando investimentos da saúde e educação públicas e assistência social.

“A população mais pobre, que depende dos recursos públicos nessas áreas de desenvolvimento social, perde receitas com a medida e será prejudicada. Essa perda tem que ser compensada”, pontua Franzé, observando, ainda, a necessidade de redução de preços dos produtos no comércio.

“É preciso que os preços nos supermercados sejam reduzidos, já que compõem essa cadeia que também depende dos combustíveis para transportar mercadorias e outras atividades do setor. Com os combustíveis reduzindo, então queremos os preços nos supermercados reduzindo para os consumidores”, ressalta.