Quarta-feira, Junho 24, 2026
26.8 C
Teresina

Regina Sousa participa da Feira Nordestina de Agricultura Familiar em Natal (RN)

A governadora Regina Sousa participou, nessa quarta-feira (15), da abertura da I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. O evento recebe comitivas de todos os estados do Nordeste para expor as produções locais.

A feira foi realizada e pensada pela Câmara Técnica de Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, com a finalidade de apresentar o que está sendo produzido pela agricultura familiar do Nordeste.

Para Regina Sousa, é muito importante a realização de eventos como esse, servindo de vitrine do Nordeste para o país. “O Consórcio Nordeste teve a iniciativa de fazer as câmaras técnicas que discutem diversos assuntos e tem a Câmara da Agricultura Familiar que resolveu fazer essa grande feira para mostrar para o Brasil que o Nordeste tem uma grande produção, tem muitas novidades que o Brasil não conhece e precisa conhecer para deixar de achar que o Nordeste é o patinho feio do país. Então, essa feira serve para isso: mostrar o Nordeste para o Brasil, e mostrar a importância da agricultura familiar para nossa mesa”, explicou a governadora.

Do Piauí, cerca de 20 grupos participam da exposição, apresentando diversos produtos vindos do campo. “A feira tem um caráter muito importante de demonstrar a força e o potencial da agricultura familiar. O Piauí está participando com grupos acompanhados pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), do Emater, do Progere. E é uma riqueza, uma grande festa da colheita em que o Governo do Estado participa ativamente, mas principalmente incentivando e potencializando a agricultura familiar de norte a sul do Piauí”, conta Regina Sousa.

O diretor do Emater, Leonardo Nogueira, ressaltou a importância do evento com um agente integrador da produção feita no Nordeste, além de mostrar o que é produzido no Piauí para os outros estados. “É uma oportunidade que nós temos de mostrar o que temos de melhor no Piauí, o que a agricultura familiar do nosso estado produz, a renda e os empregos que são gerados por meio da agricultura. Você vê aqui diversas cooperativas, associações, de diferentes cidades do nosso estado mostrando que realmente produzem e que a agricultura familiar do nosso estado é sim uma fonte de renda”, assinalou o gestor.

O produtor rural João Silvestre, da cidade de São João do Arraial, fala que eventos como esse impulsionam a produção e é um incentivo para o produtor do campo. “Essa feira ela vem trazer e valorizar a produção da economia solidária que nós estamos desenvolvendo no Piauí. Vai mostrar ao Nordeste e ao Brasil que o agricultor familiar alimenta a população e vem dar um ânimo a mais para gente produzir de forma orgânica sem agredir o meio ambiente”, destaca o agricultor, que é também diretor da Escola Família Agrícola de São João do Arraial, instituição que forma jovens para atuarem no campo, auxiliando os produtores.

A I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária segue até o próximo domingo (19), no Centro de Convenções de Natal (RN).

Uso de máscaras volta a ser obrigatório em ambientes fechados no Piauí

Um decreto assinado pela governadora Regina Sousa (PT) foi publicado nessa quarta-feira (15) no Diário Oficial do Estado do Piauí e tornou obrigatório, mais uma vez, o uso de máscaras em espaços fechados no estado. O objetivo é conter o avanço da Covid-19, cujos casos positivos voltaram a aumentar.

Para a determinação da obrigatoriedade, a governadora considerou a recomendação do Comitê de Operação Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O órgão recomendou o retorno devido ao aumento do número de casos de Covid no estado, além de constatação de subnotificação de casos. O g1 já havia publicado reportagem sobre o assunto em 7 de junho.

Conforme o decreto, além do uso do item de proteção, o decreto determinou a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de imunização com as doses reforço, de acordo com o calendário de vacinação.

Para outros públicos, permanece obrigatório o uso de máscara em qualquer ambiente. São eles: idosos e imunossuprimidos.

Em unidades, consultórios, estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial, o uso é obrigatório por trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes.

Para ambientes abertos e semiabertos, o uso é obrigatório em casos de grande circulação de pessoas ou aglomeração.

Outras determinações foram a respeito da prioridade ao Programa Busca Ativa nos municípios que apresentem número exponencial de casos de síndromes respiratórias, de acordo com o perfil epidemiológico por território/região.

Por fim, o decreto determinou a obrigatoriedade de notificação pelas farmácias e drogarias, que realizam testes rápidos de Covid-19, informando os resultados (positivos e negativos) às autoridades de saúde.

*Com informações da TV Clube

Lançada a campanha nacional para incentivar doação de sangue

Com o mote “Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece”, o Ministério da Saúde uma campanha para sensibilizar a população brasileira sobre a importância da doação de sangue. A campanha quer aumentar os estoques disponíveis nos hemocentros do País, que sofreram baixa principalmente durante a pandemia da Covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos, ao longo do ano de 2022, R$ 1,8 bilhão nos Serviços de Hematologia e Hemoterapia públicos do País, recursos destinados à estruturação da rede nacional, modernização das unidades e qualificação dos profissionais, além do fornecimento de medicamentos aos pacientes portadores de doenças hematológicas.

Para doar 

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

• Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe); serão aceitos documentos digitais com foto.

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

• Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Para saber mais, acesse aqui.

Com informações do Ministperio da Saúde

Volume de serviços cresce 0,2% de março para abril, diz IBGE

O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento de 0,2% de março para abril deste ano. Esta é a segunda alta consecutiva do indicador, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado, os serviços estão 7,2% acima do nível de fevereiro de 2020, ou seja, do patamar pré-pandemia, mas ainda se encontram 4,2% abaixo de novembro de 2014, o ponto mais alto da série histórica.

Os serviços também apresentaram altas de 9,4% em relação a abril de 2021, de 9,5% no acumulado do ano e de 12,8% no acumulado de 12 meses.

A alta de 0,2% na passagem de março para abril foi puxada por duas das cinco atividades pesquisadas: informação e comunicação (0,7%) e serviços prestados às famílias (1,9%).

Por outro lado, três atividades tiveram queda no período: transportes (-1,7%), profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) e outros serviços (-1,6%).

O índice de atividades turísticas cresceu 2,5% em abril ante março. Com isso, o segmento de turismo se encontra 3,4% abaixo do patamar pré-pandemia.

A receita nominal dos serviços cresceu 0,9% de março para abril, 16,5% na comparação com abril de 2021, 15,7% no acumulado do ano e 17,8% no acumulado de 12 meses.

Tribunal de Contas rejeita denúncia e arquiva processo contra Dr. Pessoa e Nouga Cardoso

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) julgou improcedente, na terça-feira, 7 de junho, a denúncia contra o prefeito Dr. Pessoa e o secretário municipal de Educação (Semec), Nouga Cardoso, acerca de supostas irregularidades no pagamento de servidores com recursos do Fundo de Educação Básica (Fundeb).

Ao analisar o material da denúncia, a Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) constatou, com base em dados extraídos do Sistema Sagres Contábil do Tribunal e Demons/2021, que a Semec aplicou o percentual de 73,5% do Fundeb com a remuneração dos professores da educação básica.

Após o DFAM enfatizar que “a aplicação dos recursos do FUNDEB encontra-se em conformidade com o que determina o art. 212-A, inciso XI e §3º da Constituição Federal – CF/88”, o conselheiro Kleber Dantas Eulálio decidiu, seguindo parecer do Ministério Público de Contas, pela improcedência da denúncia e por seu arquivamento.

CCom lança instrução normativa com orientações para comunicação no período eleitoral

O Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação (CCom), reuniu, nesta segunda-feira (13), a equipe de comunicação dos órgãos da administração direta e indireta, autárquica e fundacional do Estado para apresentar as orientações constantes na instrução normativa N° 01, de 11 junho de 2022. O encontro foi organizado pelo coordenador geral de Comunicação, Allisson Bacelar, e contou com a participação do advogado eleitoral e assessor jurídico do Palácio de Karnak, Germano Tavares.

A medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e reúne orientações sobre as vedações que a Lei Eleitoral traz para as ações de comunicação a partir do dia 02 de julho, prazo que marca os três meses antes do dia das Eleições 2022. A partir desta data, ficarão proibidos os gastos com publicidade, sendo permitidas apenas as questões de publicidade legal e de utilidade pública, desde que sejam reconhecidas e autorizadas pela Justiça Eleitoral.

O coordenador geral de Comunicação do Estado, Allisson Bacelar, reforçou que a CCom estará atenta a todas as questões e que o encontro é no sentido de apontar os caminhos, alinhar as ações e esclarecer dúvidas. “Vamos trabalhar a comunicação do Governo do Estado com toda a clareza e legalidade neste período. Estamos apresentando aqui as normas a todos os órgãos do Estado para que possamos atuar obedecendo a Lei Eleitoral e manter a segurança do trabalho, de forma que a comunicação continue a ser executada com transparência e dentro da legalidade, sem nenhum transtorno”, destacou o gestor.

Germano Tavares explica que a instrução traz informações necessárias e importantes no sentido de orientar os gestores e os profissionais de comunicação para evitar que haja desobediência à Lei Eleitoral e gere demanda judicial ou multa. “Neste encontro tratamos de questões que podem gerar dúvidas, como a retirada das marcas, adequações das redes sociais e páginas da internet que não poderão ter mais nenhum tipo de conteúdo de publicidade institucional. Nosso propósito neste momento é preparar as assessorias e secretarias para o início do período de vedações da legislação eleitoral. Isso no sentido de adotarmos todas as medidas para, a partir daí, não termos nenhum problema”, destacou o advogado.

Na oportunidade, os assessores de comunicação dos diferentes órgãos puderam tirar dúvidas sobre informações relacionadas à continuidade de ações das mais diversas áreas de atuação do Governo do Estado, como saúde, educação, combate à violência contra a mulher, enfrentamento às drogas, habitação, dentre outras.

A assessora de comunicação da Secretaria de Estado da Educação, Talita Tajra, cita o caso da Seduc que possui 600 escolas e 21 Gerências Regionais de Educação (GRE). Segundo ela, todos gestores dessas unidades recorrem à assessoria de comunicação do órgão para fazer algum tipo de material de publicidade. “São muitas ações que as escolas e gerencias desenvolvem. E nós precisamos estar inteirados das normas vigentes neste período específico para poder passar as informações corretas para os municípios, escolas e para os gestores do órgão. Esse encontro foi muito importante porque a gente esclarece sobre muita coisa do que pode e que não pode, no que diz respeito à comunicação. Uma coisa é você receber um documento e ler; outra é um encontro deste em que você pode esclarecer todas as dúvidas e trabalhar da forma correta para que ninguém saia prejudicado”, acrescenta a jornalista.

COE determina volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados

O Comitê de Operações Emergenciais do Estado do Piauí (COE) deliberou pela volta da obrigatoriedade da utilização de máscaras em ambientes fechados. A decisão foi aprovada em reunião, nessa segunda-feira (13), quando foram estabelecidas outras medidas para contenção dos casos de Covid-19, que vêm apresentando tendência de crescimento no Brasil.

O secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, disse que o decreto, com as determinações aprovadas pelo comitê, será publicado nesta terça-feira (14), no Diário Oficial do Estado. “Discutimos essas novas orientações como uma medida de contenção do avanço da Covid-19, que vem apresentando uma alta nos casos em todo o país, e ficou acordado a volta da obrigatoriedade das máscaras em locais fechados, além de outras determinações, que foram decididas na reunião”, comenta o gestor.

No encontro também ficou acordado que serão enviados testes para que os municípios possam fazer o rastreio dos casos, reforço do programa Busca Ativa nas cidades e orientações às instituições de ensino para o isolamento de alunos e profissionais contaminados com a Covid-19, evitando, assim, a propagação da doença.

“A Sesapi já liberou para o município de Teresina mais 30 mil testes, e  enviaremos às demais cidades também. Vamos reforçar ainda as ações do Programa Busca Ativa nos municípios e atuar junto às escolas e universidades para que os mesmos realizem o isolamento de profissionais e alunos que estejam contaminados”, pontua o secretário.

Além das medidas deliberadas pelo comitê, o secretário Néris Júnior reforça a necessidade da população buscar os postos de saúde para tomar as vacinas contra a Covid-19. No estado, a vacina em primeira e segunda dose está liberada para toda a população acima de 5 anos de idade; a primeira dose do reforço para os indivíduos a partir de 12 anos, que receberam a segunda dose há 4 meses ou mais; e também a segunda dose do reforço para aqueles acima de 18 anos de idade, que tomaram o primeiro reforço há 4 meses ou mais.

“Nós queremos lembrar a todo momento à população do Piauí que a vacina é a principal arma para combater o vírus e suas complicações. Então, você que está com suas doses atrasadas, procure os postos de saúde e atualize a sua caderneta de vacinação, pois só assim poderemos vencer juntos a Covid-19”, reitera o gestor.

Projeto de revogação da lei do parto humanizado não volta á CCJ nesta terça

O Projeto de Lei Ordinária (PLO) que trata da revogação da Lei N° 7.750 voltou a ser discutido no âmbito da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, na Assembleia Legislativa do Estado (Alepi). A discussão aconteceu em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (13). O deputado Fábio Novo (PT), que pediu vistas ao Projeto de revogação na última reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), informou que tem ouvido entidades profissionais sobre o assunto. O parlamentar explicou que esteve reunido com representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) e deverá receber outras categorias para discutir a lei vigente. Fábio Novo concluiu a sua fala informando que utilizará o prazo de intervalo equivalente a duas reuniões da CCJ para devolver a matéria para votação na Comissão.

Durante a audiência de hoje, a deputada Teresa Britto (PV), que convocou a reunião, afirmou ter recebido contribuições de categorias profissionais com o objetivo de promover alterações na redação do texto legal. “Essa não é uma lei sobre as doulas, e sim sobre a humanização do parto. Cada vez que a leio, mais me convenço da sua importância. Há muitas reformulações a serem feitas. Esse é um processo natural, afinal há sempre novos estudos que possibilitam modificações nas leis”, disse.

O deputado Marden Menezes (Progressistas) pontuou que a Lei N° 7.750 tramitou sem que houvesse um debate prévio com as categorias interessadas. “Essa discussão está acontecendo a posteriori. A lei cria dispositivos que tratam de temas como a atuação profissional e também interfere no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e em muitas outras temáticas. Essa matéria foi promulgada pela Assembleia diante do silêncio do Poder Executivo”, analisou. A enfermeira Elisiane Bonfim, presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), esclareceu que a entidade é favorável à não revogação da Lei em razão dos benefícios proporcionados pela matéria. A presidente recomendou, no entanto, que o texto passe por ajustes. “A lei é um avanço nas políticas públicas para as mulheres, mas há trechos que precisam ser revistos. A nossa sugestão é que o diálogo precisa ser amadurecido”, afirmou.

Doulas – Outro ponto discutido na reunião foi o trecho da lei que aborda a atividade exercida pelas doulas.  A representante das profissionais, Helflida Rocha, questionou o medo pelo trabalho das doulas. “Sempre existiram doulas, não com esse nome, mas mulheres que ajudam mulheres. Que dão suporte emocional. Elas não fazem parto, mas estão ao lado dessa mulher já fragilizada, nesse momento transformador dando esse suporte antes e depois do parto, garantindo um ambiente acolhedor e tranquilo para essa mãe”, defendeu.

Já o presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-14), Rodrigo Amorim, sugeriu algumas alterações na Lei com a supressão de alguns artigos. “De forma objetiva, precisamos que todos os Conselhos de classe enviem as suas contribuições para nós conseguirmos chegar a uma proposta de consentimento.  Fora isso, o papel da doula e o que ela vai fazer na maternidade precisa estar bem explícito na Lei, uma vez que já existem profissionais dentro dessas unidades que são treinados”, disse.

O deputado Marden Menezes (PP) continuou defendendo a revogação da Lei. “Os direitos dos fisioterapeutas estão sendo negligenciados em alguns artigos com a interferência de terapias que são típicos da categoria. Quando propomos a revogação da Lei nós pensamos na saúde de toda a população, pois estamos tratando de políticas públicas de saúde. Essa legislação não teve o devido debate com a sociedade, e só está tendo agora porque nós pedimos a revogação. E não sou eu que estou dizendo, mas todos os Conselhos que inclusive estiveram aqui. Quando uma Lei apresenta irregularidades, se tenta consertar, mas quando não há, vamos para a revogação. O que não podemos é ter uma colcha de retalhos onde médicos estão médicos, fisioterapeutas, Legislação Federal feridos. Se mantivermos uma legislação que fere a legislação, desrespeita a Constituição, fere a regulamentação do SUS e que adentra na regulamentação de categorias profissionais nós vamos estar melhorando ou bagunçando o sistema de saúde público do nosso Estado?”, questionou o parlamentar.

Andréia Sousa / Laryssa Saldanha – Edição: Katya D’Angelles

Oficinas da Ferramenta VAMOS! Acontece no município de Piripiri

A coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres realizou no município de Piiripiri as oficinas da Ferramenta VAMOS!.  A primeira turma capacitou mais de 30 pessoas que têm o perfil multiplicadores e a segunda turma iniciou nesta segunda-feira (13), no auditório Casa dos Conselhos e vai até o dia 15 de Junho.

A Oficina é ministrada pelas consultoras da XARAES, Cida  Gonçalves  e Cláudia Araújo, que aplicam as dinâmicas e discussões de maneira lúdica, permitindo que as pessoas participantes da capacitação possam também propor novas formas de enfrentar a violência doméstica.

O protejo Vamos! consiste em um guia para facilitação de reflexões sobre o poder, com suas dinâmicas associadas a papéis de gênero e desigualdades, assim como violência contra mulheres. A abordagem é participativa e lúdica, incluindo tarefas e discussões, com o objetivo de prevenir a violência contra as mulheres. As oficinas seguem uma metodologia lúdica e participativa que permite que homens e mulheres possam pensar novas estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher.

Programação conta com salas de vacina no feriado de Corpus Christi

A coordenação das campanhas de vacinação contra a covid-19, influenza (gripe) e sarampo divulgou hoje (12) a programação dos locais para receber cada um dos imunizantes na próxima semana. Desta vez, em função do feriado de Corpus Christi, o cronograma será dividido entre os dias 13 a 15 (segunda a quarta-feira) e 16 a 19 de junho (quinta a domingo).

De segunda a quarta-feira (13 a 15 de junho), Teresina contará com seis pontos para vacinação drive thru, nos terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Livramento, Buenos Aires, CEU Norte, Teresina Shopping (edifício Garagem – estacionamento do G3). Nestes locais, serão recebidos os públicos prioritários para a vacina da gripe e os públicos de vacina contra a covid para 1ª, 2ª e 3ª dose/primeiro reforço (pessoas de 12 anos e mais), além da quarta dose/2º reforço (adultos 18 anos e mais com intervalo mínimo de 4 meses da última dose). O horário de funcionamento é das 9h às 17h, exceto para o CEU Norte que funciona das 9h às 12h.

Além disso, nove locais estão disponíveis exclusivamente para a vacinação de crianças durante estes três dias. São as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti. Para ter direito à primeira dose da vacina, a criança deve ter entre 5 e 11 de idade; já a segunda dose será de acordo com o imunizante aplicado na etapa anterior.

Outras 82 UBS seguem recebendo os grupos prioritários da vacina da gripe, bem como da vacina do sarampo, que está sendo aplicada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos (independentemente da situação vacinal) e trabalhadores da saúde (neste caso, em caráter de atualização da caderneta).

Os grupos prioritários da vacina contra a gripe são crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, idosos com 60 anos e mais, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e longo curso, caminhoneiros.
Feriado

Já nos dias 16 de junho (feriado de Corpus Christi), 17 (ponto facultativo), 18 e 19 (fim de semana), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém abertas as salas de vacina de algumas UBS em diferentes áreas da cidade: UBS Parque Piauí, UBS Porto Alegre, UBS Santa Isabel e UBS Renascença. Na zona Norte, a UBS Parque Brasil estará aberta nos dias 16, 18 e 19 de junho (quinta, sábado e domingo), enquanto na sexta-feira (17), a região terá à sua disposição a UBS Santa Maria da Codipi.

Nestes locais, será ofertada não apenas a vacina contra a covid infantil, como também a vacina do sarampo (para crianças de 6 meses a menores de 5 anos), gripe (para todos os grupos prioritários) e também outras vacinas do calendário de imunização.

Programação vacinação – 13 a 15 de junho

Drive Thru

Locais: Terminal Parque Piauí, Terminal Zoobotânico, Terminal Livramento, Terminal Buenos Aires, CEU Norte (somente de 9h às 12h), Teresina Shopping (edifício Garagem – estacionamento do G3)

  • 1ª Dose (12 anos e mais)
  • 2ª Dose (12 anos e mais)
  • 1º Reforço (18 anos e mais)
  • 2º Reforço (18 anos e mais)
  • Gripe (Grupos Prioritários)

UBS

Locais: UBS Buenos Aires, UBS Parque Brasil, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite, UBS Alto da Ressurreição, UBS Parque Poti

  • Covid 1ª e 2ª dose – crianças de 5 a 11 anos

Demais UBS

  • Gripe (grupos prioritários)
  • Sarampo (crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde – atualização da caderneta)

16, 18 e 19 de junho – 7h às 19h

Locais: UBS Parque Piauí, UBS Porto Alegre, UBS Santa Isabel, UBS Renascença, UBS Parque Brasil

17 de junho – 7h às 19h

Locais: UBS Parque Piauí, UBS Porto Alegre, UBS Santa Isabel, UBS Renascença, UBS Santa Maria da Codipi

Grupos:

  • Covid 1ª e 2ª dose – crianças de 5 a 11 anos
  • Gripe – Grupos prioritários
  • Sarampo – Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
  • Outras vacinas do calendário infantil e adulto

Grupos com direito à vacina contra a gripe:

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Trabalhadores da saúde
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Professores do ensino básico e superior
  • Idosos com 60 anos e mais
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das forças armadas
  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e longo curso
  • Caminhoneiros.
  • FMS