Um decreto assinado pela governadora Regina Sousa (PT) foi publicado nessa quarta-feira (15) no Diário Oficial do Estado do Piauí e tornou obrigatório, mais uma vez, o uso de máscaras em espaços fechados no estado. O objetivo é conter o avanço da Covid-19, cujos casos positivos voltaram a aumentar.

Para a determinação da obrigatoriedade, a governadora considerou a recomendação do Comitê de Operação Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O órgão recomendou o retorno devido ao aumento do número de casos de Covid no estado, além de constatação de subnotificação de casos. O g1 já havia publicado reportagem sobre o assunto em 7 de junho.

Conforme o decreto, além do uso do item de proteção, o decreto determinou a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de imunização com as doses reforço, de acordo com o calendário de vacinação.

Para outros públicos, permanece obrigatório o uso de máscara em qualquer ambiente. São eles: idosos e imunossuprimidos.

Em unidades, consultórios, estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial, o uso é obrigatório por trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes.

Para ambientes abertos e semiabertos, o uso é obrigatório em casos de grande circulação de pessoas ou aglomeração.

Outras determinações foram a respeito da prioridade ao Programa Busca Ativa nos municípios que apresentem número exponencial de casos de síndromes respiratórias, de acordo com o perfil epidemiológico por território/região.

Por fim, o decreto determinou a obrigatoriedade de notificação pelas farmácias e drogarias, que realizam testes rápidos de Covid-19, informando os resultados (positivos e negativos) às autoridades de saúde.

*Com informações da TV Clube