Segunda-feira, Junho 22, 2026
28.4 C
Teresina

FMS divulga programação de agendamentos para vacina contra a covid-19

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou hoje (27) a programação para abertura de agendamentos da vacinação contra a covid-19. Ela começa hoje (27) com a disponibilização de vagas para segunda dose da vacina de crianças de 5 a 11 anos de idade, a partir das 18h.

A programação segue amanhã (28), quando serão abertas vagas para primeira dose de crianças de 6 a 11 anos, que tomam a vacina Coronavac ou Pfizer; na sexta-feira (29), o sistema passa a disponibilizar agendamento para segunda dose de pessoas de 12 anos e mais, bem como dose de reforço para adultos acima dos 18 anos. Na segunda-feira (02), será a vez do agendamento de crianças de 5 anos, que tomam a vacina Pfizer pediátrica. Todos os agendamentos serão abertos às 18h.

Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação, alerta para os prazos de segunda dose e dose de reforço. “São oito semanas entre a primeira e segunda dose para as vacinas Pfizer e Astrazeneca e quatro semanas para a Coronavac. A dose de reforço, tanto para a população em geral como para imunossuprimidos, deve ser dada com quatro semanas da última dose tomada”, diz a coordenadora. “Já as crianças que tomaram coronavac tomam a segunda com 4 semanas da primeira, enquanto as que tomaram pfizer tomam após 8 semanas”, completa.

Para fazer o agendamento, o usuário deve ir ao site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ e clicar na opção “agendamento público alvo” (para primeira e segunda dose) ou “agendamento dose de reforço”, preencher seus dados e escolher o público que faz parte. Caso o agendamento seja para segunda dose, ele deve marcar a caixa “Já tomei a primeira dose e quero agendar a segunda”. Ele será levado para uma página onde irá escolher dia, local e hora para agendar a vacina.

Programação – agendamentos covid-19

Quarta-feira (27) 18h

  • 2ª dose pfizer/coronavac – crianças de 5 a 11 anos

Quinta-feira (28) 18h

  • 1ª dose coronavac/pfizer – crianças de 6 a 11 anos

Sexta-feira (29) 18h

  • 2ª dose – 12 anos e mais
  • Dose de reforço – adultos 18 anos e mais (intervalo de 4 meses da última dose)

Segunda-feira (02)

  • 1ª dose pfizer – Crianças de 5 anos

Artesãos piauienses vão participar do 15º Salão do Artesanato em Brasília

A Secretaria do Estado da Cultura (Secult), por intermédio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), está apoiando os artesãos que representarão o Piauí no 15º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em Brasília.

O evento será realizado entre os dias 04 e 08 de maio, no Shopping Pátio Brasil e tem como finalidade o fortalecimento do mercado de produtos feitos à mão no país, sendo o Piauí destaque pelo seu artesanato.

Os artesãos vão levar para o Salão do Artesanato produtos que são a marca da cultura piauiense, como a Opala, a Arte Santeira e as biojoias.

Para Raimundo Cavalcante, mais conhecido como Mestre Dico, artesão há 42 anos, as expectativas para participar do Salão são as melhores. “A expectativa é de vender bem e levar o artesanato piauiense para o Brasil. Eu produzo escultura e entalhe, mas minhas principais obras são esculturas em madeira de anjos, santos e de São Francisco”, destaca.

De acordo com o Superintendente da Sudarpi, Jordão Costa, a expectativa é um aumento da divulgação e das vendas dos produtos artesanais piauienses. “A Superintendência está apoiando nossos artesãos no translado das peças, bem como na organização e no espaço da feira Raízes do Brasil. Esse é um dos principais salões nacionais, sendo uma vitrine para expor nosso artesanato”, afirma Jordão.

20ª edição do Salipi será entre 3 e 12 de junho e homenageará professor Cineas Santos

20ª Edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) está marcada ser realizada entre os dias 3 e 12 de junho deste ano no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Teresina. Neste ano, o evento homenageará um de seus fundadores, o professor e poeta Cineas Santos.

O salão do livro contará com algumas novidades como a volta de escritores internacionais na programação de palestras e com o Espaço Cordel.

Alguns nomes já estão confirmados no salão do livro como o romancista Inácio de Loiola Brandão, os autores Domício Proença Filho e José de Nicola, a youtuber e professora Rita Von Hunty e a escritora Thalita Rebouças. A edição deste ano também contará com a presença do escritor angolano José Eduardo Agualusa.

A 20ª edição do Salipi também condecorará os centenários de José Saramago, Lima Barreto e da Semana de Arte Moderna. A programação completa será divulgada posteriormente pela Fundação Dom Quixote.

Quem é Cineas Santos

Cineas das Chagas Santos é poeta, cronista, intelectual, professor, agente cultural, advogado, editor e livreiro brasileiro. Nasceu na cidade de Caracol, a 579 km de Teresina, no dia 20 de setembro de 1948 e se mudou para a capital piauiense em 1965, onde atua em diversas áreas exercendo atividades no cenário artístico-cultural local.

Fundou o jornal alternativo “Chapada do Corisco” e, posteriormente, a livraria e editora Corisco, responsável pela publicação de obras de vários autores piauienses.

Cineas Santos é também o autor da letra do Hino do município de Teresina, em parceria com o músico Erisvaldo Borges, que compôs a melodia. Foi presidente da Fundação Municipal de Cultura de Teresina (Fundação Cultural Monsenhor Chaves – FMMC) e apresenta desde 2009 um programa televisivo sobre literatura, arte e cultura em uma emissora de televisão local.

Fonte: G1

Câmara aprova retomada da gratuidade no despacho de bagagens

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26), por 273 votos a favor e 148 contrários, a retomada do despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais. A mudança faz parte de medida provisória que reformula a legislação do setor aéreo. A matéria segue para análise do Senado.

Os deputados aprovaram emenda da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que inclui um dispositivo no Código de Defesa do Consumidor proibindo as companhias aéreas de cobrarem qualquer tipo de taxa, em voos nacionais, pelo despacho de bagagens de até 23 kg; e em voos internacionais, pelo despacho de bagagens de até 30 kg.

“As empresas não foram verdadeiras quando afirmaram que iam baixar o preço da passagem se nós permitíssemos aqui a cobrança da bagagem. A maioria desta Casa permitiu, com o protesto de um número expressivo de Parlamentares, e agora todos viram que foram enganados”, destacou a deputada. “Então, é hora de cobrarmos das empresas a parte delas. Se elas estão cobrando tão caro pela passagem, então que deem ao cidadão o direito de ter pelo menos uma mala despachada de forma gratuita”, acrescentou.

Enganados

Diversos deputados se disseram “enganados” pelas empresas aéreas, que defendiam que a cobrança pelo despacho de bagagem iria diminuir o preço das passagens. A medida foi aprovada pelo Congresso em 2017, mas não assegurou a redução dos preços das passagens aéreas.

“Todos os parlamentares do mandato anterior que já deliberaram sobre essa matéria sabem que foram enganados. Nós já votamos pela cobrança das malas para o barateamento das tarifas das passagens. Isso não aconteceu. As passagens ficaram mais caras, a população ainda tem que pagar pela mala, e não há o serviço adequado até hoje pelas companhias. Nós estamos fazendo justiça nesta noite, na Câmara dos Deputados, para não haver a cobrança da bagagem da população brasileira, que já paga uma tarifa exorbitante e abusiva”, afirmou o deputado Sandro Alex (PSD-PR).

Mudanças

A proposta aprovada define o serviço aéreo como uma atividade de interesse público que, mesmo que submetida à regulação, pode ser livremente explorada pelos entes privados. O texto do relator, deputado General Peternelli (União-SP), prevê que qualquer pessoa física ou jurídica poderá explorar serviços aéreos, observadas as normas do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e da autoridade de aviação civil. A proposta também muda valores e tipos de ações sujeitas a taxas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Desafios ainda persistem no setor, a exemplo do custo crescente com combustíveis e desarranjo das cadeias de produção mundiais, de forma que a busca por eficiência e simplificação é crucial para melhor saúde financeira das empresas de aviação e para a prestação adequada dos serviços”, justificou o relator.

Segundo o texto, tanto as companhias aéreas quanto os que prestam serviços de intermediação de compra de passagem devem fornecer as informações pessoais do passageiro às autoridades federais competentes.

Mesmo favoráveis à medida, deputados da base governista argumentaram que ainda há mais modificações a serem feitas para desburocratizar o setor aéreo no país.

“Nós temos ainda muitos entraves, muitos problemas, mas eu tenho certeza de que este é um bom começo para se destravar a aviação brasileira, principalmente na sua origem, nos aeroclubes, nas escolas de aviação e no transporte aéreo de menor potencial, de menor grandeza. Por isso, há incentivos claros à aviação geral nesta medida provisória, que trarão, com certeza, muitos frutos daqui a alguns anos”, afirmou o deputado Coronel Tadeu (PL-SP).

Editada pelo governo federal em dezembro do ano passado, a MP já está em vigor e foi regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com as novas condições do processo de certificação a que devem se submeter as companhias interessadas em explorar o transporte aéreo no país.

Indisciplinados

O texto de Peternelli inclui dispositivo para punir passageiros indisciplinados. A proposta permite que companhias aéreas deixem de vender, por até 12 meses, bilhete ao passageiro que tenha praticado ato de indisciplina considerado gravíssimo. A restrição de venda não poderá ser aplicada a passageiros em “cumprimento de missão de Estado”, como policiais ou militares.

O tema ainda será regulamentado e o texto deverá prever também o tratamento dispensado a esse passageiro no momento do ocorrido. Essa regulamentação também incluirá a forma para que os dados de identificação do passageiro que tenha praticado ato gravíssimo de indisciplina sejam compartilhados pela companhia com outras prestadoras de serviços aéreos.

Oposição

Parlamentares de partidos de oposição tentaram adiar a análise da medida ao obstruir a votação. Para o deputado Afonso Florence (PT-BA) a medida provisória “é perigosa para a vida de brasileiras e brasileiros” ao retirar a competência da Agência Nacional de Aviação Civil para avaliar a proposta de construção de aeródromos.

“Imaginem que ela retira a competência da Anac de avaliar a proposta de construção de aeródromos. Um investidor vai construir uma pista de pouso, de decolagem, sem a aprovação da Anac, para só depois pedir a autorização da agência. Imaginem se, após um investimento de milhões, aquele aeródromo não fosse credenciado? Provavelmente será! E se ele tiver que ser submetido a uma apreciação posterior à construção, por que não é submetido à apreciação antes da construção?”, questionou.

Na avaliação da deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), a medida vai, “na prática, aumentar o valor das passagens.”

“Estamos falando de um país de dimensões continentais. Não é possível que o controle, consequentemente, a concessão sobre a circulação neste território seja feita sem nenhum tipo de regulamentação e de acompanhamento do Estado. Isso significa principalmente que os rincões do país, para você poder acessá-los, ou para você se deslocar, as passagens vão ser ainda mais caras do que acontece hoje, sem contar que isso pode aumentar o risco muito grande no trânsito aéreo”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Teresa Britto apresenta requerimentos solicitando melhorias para Teresina e Cajueiro da Praia

A deputada Teresa Britto (PV) apresentou nesta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa, uma série de requerimentos solicitando melhorias para os bairros de Teresina e também para o município de Cajueiro da Praia. Os requerimentos ainda serão submetidos à votação em Plenário. A deputada requereu da Prefeitura de Teresina a instalação de iluminação pública na praça Divina Misericórdia, no bairro Saci; a instalação de sinalização horizontal e vertical na Av. Alameda Parnaíba; a ampliação da rede de abastecimento de água na Vila do Amor, povoado Verde Cap; recuperação asfáltica da Av. Ivan Tito de Oliveira, no bairro Lourival Parente. Ela requereu ainda do Secretário Estadual de Segurança Pública policiamento ostensivo no Residencial Orgulho do Piauí, zona Sul de Teresina.

Para o município de Cajueiro da Praia, a deputada requereu da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Cajueiro da Praia solicitando limpeza, conservação e sinalização das praias Sardin, Barra Grande, Morro Branco, Cajueiro da Praia e Itam; e da empresa Equatorial Energia a expansão da rede de energia elétrica para o bairro Cajueiro de Cima. Por fim, Teresa Britto apresentou requerimento solicitando do Governo do Estado medidas urgentes para dar continuidade ao processo de promoção e autonomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Foi lido também requerimento de autoria do deputado Gustavo Neiva (PP) solicitando informações da Empresa de Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) sobre a situação do abastecimento de água no município de Avelino Lopes.

Projetos de Lei – Foram lidos ainda na sessão da ALEPI o Projeto de Lei de autoria do deputado Dr. Hélio Oliveira (MDB) que reconhece a utilidade pública da Academia de História  dos Municípios oriundos de Campo Maior e o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do deputado Georgiano Neto (MDB) para concessão de título de cidadania piauiense à Sra. Eliane Morgado Sanches. As matérias seguem para análise das Comissões Técnicas da Casa.

Laryssa Saldanha – Edição: Katya D’Angelles 

Mercado financeiro aumenta pela 15ª vez projeção para inflação em 2022

O mercado financeiro aumentou pela 15ª semana seguida a previsão de inflação de 2022. De acordo com projeção do Boletim Focus, divulgada hoje (26) pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano com alta de 7,65%. Há uma semana, a projeção para o índice estava em 7,46%, e há quatro semanas, em 6,86%. 

O Boletim Focus reúne a projeção de cerca de 100 instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país. É publicado semanalmente. Para 2023, o mercado mantém, também, a expectativa de alta da inflação. A projeção da variação do IPCA passou dos 3,91% projetados há uma semana, para 4%, conforme o boletim publicado hoje pela autoridade monetária. Há quatro semanas, a projeção estava em 3,80% para a inflação do próximo ano.

Alta também para a previsão inflacionária de 2024. De acordo com o mercado financeiro, a inflação ficará em 3,20%, ante os 3,16% projetados na semana passada. Há quatro semanas, a previsão era de que 2024 terá uma inflação de 3,20%. Para 2025, a projeção se mantém estável há 41 semanas, em 3%. 

PIB

O Boletim Focus desta semana aumentou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos no país) de 0,56% (previsão há uma semana) para 0,65%. Há quatro semanas, a previsão era de um PIB de 0,50%.

Para 2023, a previsão é de crescimento de 1% no PIB. Há uma semana, o percentual estava em 1,12%; e há quatro semanas, em 1,30%. Já para 2024 e 2025, a previsão se manteve estável em 2%.

Taxa de juros

O mercado financeiro prevê aumento da taxa básica de juros, a Selic, para 2022. Há quatro semanas, a previsão era de 13%, passando para 13,05% ao ano, há uma semana. No boletim divulgado hoje, a previsão é de que a taxa feche o ano em 13,25% ao ano.

Para 2023, a expectativa se mantém estável em 9% ao ano. Também há previsão de estabilidade da taxa em 2024 (7,50% ao ano) e em 2025 (7% ao ano). 

Dólar

A estimativa para a cotação do dólar apresentou queda pela quinta semana consecutiva, com a previsão que feche 2022 a R$ 5, ante aos R$ 5,10 previstos há uma semana e aos R $5,25 previstos há quatro semanas.

De acordo com o Focus, o dólar fechará 2023 cotado a R$ 5. Há uma semana, a previsão era de que a moeda norte-americana fecharia o ano com uma cotação de R$ 5,15. Há quatro semanas, a expectativa era de que a moeda apresentaria a cotação de R$ 5,20. 

Há expectativa de queda também para os anos de 2024 e 2025. A projeção para 2024 é que a moeda feche o ano em R$ 5,05. Há uma semana, o mercado trabalhava com a expectativa de que o dólar fechasse 2024 custando R$ 5,15; e há quatro semanas, a cotação projetada estava em R$ 5,20.

Para 2025, a expectativa, estável há quatro semanas em R$ 5,20, caiu para R$ 5,10, segundo o boletim mais recente.

Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Teresina concede reajuste de 10,5% para o servidor municipal

A Câmara Municipal de Vereadores de Teresina aprovou, nesta terça-feira (26), projeto de lei de autoria da prefeitura que trata sobre os vencimentos dos servidores públicos municipais efetivos ativos e inativos relacionados a remuneração mínima.

No texto, a prefeitura destaca que está empenhada em, dentro dos limites legais possíveis, conceder reajuste para os servidores em 10,5% a partir do mês de maio.

Segundo o secretário municipal de Governo, André Lopes, o reajuste faz parte da política de valorização do servidor público municipal, que é uma determinação do prefeito Dr. Pessoa. “Também foi aprovado um ticket-alimentação para servidores e comissionados. Agora será realizada uma licitação para que seja colocado em prática este novo benefício para os servidores. O aumento já deve vir na folha de pagamento referente a maio”, pontua.

O reajuste se estende ainda, nos mesmos percentuais, e da mesma forma, para gratificações especificadas no Projeto de Lei.

Para cumprir o objetivo, o prefeito solicita a inclusão do Projeto de Lei Complementar em regime de urgência (art. 52, da Lei Orgânica do Município) na forma regimental.

Pela PLC, nenhum servidor público efetivo ativo e inativo receberá, com efeitos a partir de 1° de janeiro de 2022, a título de remuneração, nela compreendendo o vencimento e demais vantagens, quantia inferior a R$ 1.212,00 na forma já definida na Lei Complementar n° 5.713 de 31.03.2022.

O reajuste atende a limitações constitucionais e ocorrerá a conta de dotações orçamentárias e financeiras próprias, constante no orçamento vigente do município. A Lei Complementar entra em vigor na data da sua publicação com efeitos financeiros a partir de 1° de maio de 2022.

Gratificação de Plantonista para Guarda

O prefeito encaminhou ainda outro Projeto de Lei Complementar (PLC) para Câmara Municipal que cria a gratificação de plantonista para Guarda Civil de Teresina, da Secretaria Municipal de Governo – SEMGOV.

A criação da gratificação tem por fato gerador a necessidade de cumprimento de programações, por turnos, plantões ou atividades especiais, executadas nos feriados (nacionais, estaduais e municipais), pontos facultativos e finais de semana por parte da guarda civil.

ONU Habitat: Teresina é tema de estudo para desenvolvimento urbano mais eficiente e sustentável

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Teresina juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU), dá continuidade ao projeto para Assentamentos Humanos no Brasil (ONU-Habitat), com a apresentação das “Ações Recomendadas para Resiliência e Sustentabilidade” para os gestores municipais. Esse trabalho é acompanhado pelo departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).

“A nossa equipe vem trabalhando com o olhar para a mãe natureza, olhando o econômico para interagir com o social, havendo essa junção. E é esse o nosso caminho, cada vez mais trabalhar com lisura, cada vez mais trabalhar com credibilidade e focados no desenvolvimento da nossa cidade com o meio ambiente. É um orgulho para nós, da Prefeitura de Teresina, ter recebido esses técnicos da ONU para tratar deste assunto tão importante. Serão três dias de tratativas para que possamos trabalhar Teresina de forma sustentável e preparada para atuar em situações mais delicadas”, disse o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

Prefeito de Teresina Doutor Pessoa destaca a parceria com a ONU. Fotos: Rafael Sergio (Semcom)

A resiliência urbana é uma capacidade inerente às cidades, que possuam qualquer grau de urbanismo implementado, de resistirem e se regenerarem após situações de degradação e poluição. E isso vai muito além de situações de desastres ambientais citadas acima. As próprias atividades comumente realizadas pelo homem, como trabalho, transporte e comercialização podem ter consequências positivas ou negativas.

“A gente trabalha com base também nos princípios e diretrizes trazidos pelas agendas globais de sustentabilidade. Então, os objetivos do desenvolvimento sustentável da nova agenda urbana têm referências bem elaboradas. Os compromissos elaborados pelos países dentro da ONU, nas diversas conferências que estão acontecendo na última década também trazem suas diretrizes subjetivas principais. O objetivo das agendas é tornar a cidade e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” afirma Alex Rosa, representante da ONU (ONU Habitat), no Brasil, que esteve acompanhado da especialista em resiliência urbana, a arquiteta síria Sozvin Salih.

Esse material fornece aos gestores uma base para a criação de Ações para a Resiliência e Sustentabilidade, um plano que deve ser incorporado às atuais estratégias de desenvolvimento urbano e processos de gestão da cidade. Esse processo tem a intenção de apoiar Teresina e seus parceiros na tomada de decisões, com base em dados concretos sobre a situação da cidade, tendo como consequência um desenvolvimento urbano eficiente e sustentável a longo prazo. Os pontos de atenção diagnosticados no material são: processo de manutenção dos recursos hídricos e equilíbrio do ecossistema com a finalidade de ter um melhoramento no desempenho econômico

“Esse é um trabalho que engaja todos da Prefeitura. Teresina faz parte das cidades escolhidas no Brasil para o desenvolvimento deste projeto mundial. Nesta nova administração, retomamos um contato e desenvolvemos uma grande estrutura e em maio receberemos um material completo para termos direcionamento na aplicação dos nossos recursos, focando em pontos mais sensíveis do desenvolvimento urbano e sustentável. Essa apresentação com a equipe do exterior é extremamente produtiva para a cidade de Teresina e para a gestão do prefeito Dr. Pessoa”, acrescentou João Henrique Sousa, secretário de Planejamento.

Até a próxima quinta-feira (28), a equipe da ONU cumpre agenda para apresentação das “Ações Recomendadas para Resiliência e Sustentabilidade”, para a Prefeitura Municipal de Teresina, respectivas secretarias e para o Governo do Estado do Piauí. Esse material fornece aos gestores uma base para a criação de Ações para a Resiliência e Sustentabilidade, um plano que deve ser incorporado às atuais estratégias de desenvolvimento urbano e processos de gestão da cidade. Esse processo tem a intenção de apoiar Teresina e seus parceiros na tomada de decisões, com base em dados concretos sobre a situação da cidade, tendo como consequência um desenvolvimento urbano eficiente e sustentável a longo prazo.

Os resultados das etapas anteriores do projeto já foram entregues: Perfil da Cidade de Teresina e o Diagnóstico da Resiliência Urbana. Para conhecer os materiais, você pode acessar através deste link: https://issuu.com/teresina2030/docs/_pt__draft_-city_resilience_profile__teresina__pag.

Esta ação fornece uma estrutura que utiliza dados da cidade para estabelecer um perfil de funcionamento e criar um diagnóstico baseado na análise das demandas mais urgentes. O objetivo do Programa, além de buscar meios de melhorar a capacidade técnica de gestão da Prefeitura Municipal de Teresina, é trabalhar com a inclusão das pastas municipais como também do Governo do Estado do Piauí. A divulgação deste Programa para outros municípios interessados vai ocorrer através da Frente Nacional de Prefeitos.

Através de um acordo feito em 2019, a Prefeitura Municipal de Teresina, o Governo Federal e a ONU trabalharam juntos para a construção do plano de fortalecimento da gestão urbana de Teresina com a intenção de melhorar o funcionamento e integração da gestão no município. A ação atua no processo de manutenção dos recursos hídricos e equilíbrio do ecossistema com a finalidade de ter um melhoramento no desempenho econômico, chamada de Ações para a Resiliência e Sustentabilidade, que possui o suporte do Programa Global de Cidades Resilientes. Assim, o município implementará a Ferramenta de Perfis de Cidades Resilientes (CRPT, na sigla em inglês).

“Estamos concluindo uma série de diagnósticos e apresentações das ações para definir um plano estratégico para melhorar a capacidade da gestão de lidar com riscos, choques e problemas crônicos que a cidade tem, por exemplo, as enchentes. Nosso objetivo é fortalecer e construir resiliência urbana, ou seja, ter um plano de ação para os próximos anos, focando nas áreas prioritárias encontradas neste diagnóstico, que é a manutenção dos recursos hídricos e equilíbrio do ecossistema com a finalidade de ter um melhoramento no desempenho econômico”, explica Gabriela Uchôa, diretora do projeto de Cooperação da Programa Global de Cidades Resilientes de Teresina (CRGP, sigla em inglês).

Agenda de apresentações:

27 de Abril:

9h às 10h – Apresentação para o Governo do Estado (Palácio de Karnak)

28 de Abril:

8h30 às 12h – Seminário de apresentação a instituições de interesse sobre o Programa de Resiliência Urbana de Teresina e o Produto: Ações Recomendadas para Resiliência e Sustentabilidade ( SEBRAE)

Altos x Flamengo: Ingressos variam de R$ 150 até 300 reais; saiba onde comprar

O Altos divulgou na noite desta segunda-feira (25) os valores e locais de vendas dos ingressos para o jogo contra o Flamengo pela Copa do Brasil. Os ingressos variam de 150 reais até 300 reais o mais caro. Todos os setores com direito a meia entrada. Em Teresina, serão três pontos de vendas físicos e na cidade de Altos mais um.

Os ingressos só poderão ser adquiridos pelo torcedor de forma presencial. Não haverá nenhum tipo de venda on-line.

A partida acontece no domingo (01), às 18h, no estádio Albertão, em Teresina. 

PONTOS DE VENDAS : 

EM TERESINA :

  • – Loja Centro Musical no bairro Dirceu (a partir das 8h)
  • – Loja centro Musical no shopping Riverside (a partir das 10h) 
  • – Estádio Albertão (a partir das 10h) 

EM ALTOS: 

  • – Casa do deputado e presidente do Altos, Warton Lacerda (a partir das 8h)

VALORES DOS INGRESSOS : 

  • – Arquibancada placar : RS 150,00 / 75,00 meia entrada 
  • – Arquibancada cabine : R$ 200, 00/ 100,00 meia entrada 
  • – Arquibancada atrás do gol : R$ 150,00/ 75, 00 meia entrada 
  • – Setor das Cadeiras : R$ 300,00 reais / R$ 150,00 meia entrada 

As formas de pagamentos são apenas pix, cartão de débito e espécie. As vendas iniciam nesta terça-feira (26). 

O estádio Albertão, palco da partida, terá capacidade para receber apenas 25 mil torcedores. Foi o público máximo liberado após inúmeras vistorias do Corpo de Bombeiros e laudos da Vigilância Sanitária serem atualizados. 

O jogo entre Altos x Flamengo acontece neste domingo (1•), às 18h, no Albertão, em Teresina. A partida é válida pela terceira rodada da Copa do Brasil.

Fonte: cidadeverde.com 

Piauí não vai seguir Ministério e manterá estado de emergência para Covid-19

O secretário Estadual de Governo, Antônio Neto, afirmou nesta segunda-feira (25) que a tendência é que o Piauí mantenha o estado de emergência de saúde pública relacionada à Covid-19. A decisão vai seguir o parecer da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, contrariando  o posicionamento adotado pelo Ministério da Saúde. 

Na última sexta-feira (22), O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria que declara o fim da emergência sanitária provocada pela Covid-19.  Queiroga afirmou que a principal mudança é “essa questão de se restringir, de maneira desarrazoada, as liberdades individuais”.

Antônio Neto pontuou que o documento emitido pela Sesapi ainda passará pela avaliação da governadora Regina Sousa (PT), mas garantiu que o caminho a ser trilhado pelo Piauí será aquele determinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

O gestor avaliou que ainda é cedo para decretar o fim do estado emergência relacionada à pandemia e relembrou episódios nos quais países estrangeiros tiveram que retroceder de decisões de flexibilização após o registro de novos casos. 

“A orientação da Secretaria de Saúde, que já liberou um parecer técnico que ainda será avaliado pela governadora, é no sentido de continuar trilhando o caminho da OMS. A pandemia não está ainda totalmente controlada, não está acabada, temos várias situações em alguns países que está havendo um rebote e a OMS não recomenda ainda que sejam tomadas todas as medidas em um sentido bem amplo”, frisou Antônio Neto. 

Sessão solene 

Antônio Neto representou a governadora Regina Sousa em uma sessão solene em homenagem aos 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI).  Está foi a primeira agenda em que o secretário representou a chefe do Executivo. Regina Sousa realiza uma série de reuniões com os secretários de educação e segurança.

.

Por Paula Sampaio, do cidadeverde.com