Terça-feira, Junho 23, 2026
30.6 C
Teresina

Vasco vence o Bahia no Rio e entra no G-4 da Série B

O Vasco venceu o Bahia na tarde deste domingo, por 1 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro, no complemento da sétima rodada. O único gol da partida foi marcado por Figueiredo, que fez seu primeiro gol como profissional.

A vitória colocou o Vasco na quarta posição, com 13 pontos ganhos. Três pontos atrás do líder Cruzeiro (16 pontos). Até agora, sob o comando do contestado Zé Ricardo, o time acumula três vitórias, quatro empates e nenhuma derrota.

Já o Bahia, que iniciou a rodada na liderança, caiu para a terceira posição, com 13 pontos. Tem a mesma pontuação que o Vasco, mas leva vantagem por ter maior número de vitórias: 4 a 3

O Vasco volta a campo na quinta-feira para enfrentar o Guarani, às 21h30, na Arena da Amazônia, em Manaus. Enquanto o Bahia receberá a Ponte Preta na sexta-feira, às 21h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Fonte: Estadão Conteúdo

Cruzeiro vence Náutico em Pernambuco e assume a liderança da Série B

O Cruzeiro assumiu a primeira posição ao derrotar o Náutico por 1 a 0, na tarde deste domingo, no estádio dos Aflitos, pela sétima rodada. De quebra, aumentou a invencibilidade diante do rival.

A equipe mineira não perde do Náutico há 13 anos. Neste período, eles se enfrentaram em dez jogos, com seis vitórias e quatro empates. O último triunfo do time pernambucano foi em 2009, por 2 a 0, na Série A do Brasileiro.

A quarta vitória consecutiva, todas sem sofrer gols, colocou o Cruzeiro na liderança, com 16 pontos, dois a mais do que o Sport, em segundo. Já o Náutico ficou na 15ª posição, com sete, próximo da zona de rebaixamento.

Fonte: Estadão Conteúdo

Procon/MPPI e órgãos parceiros realizam a Operação Petróleo Real IV em municípios do Médio Parnaíba

Fiscais do Procon/MPPI (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público do Piauí) concluíram, hoje, 13 de maio, a Operação Petróleo Real IV. O trabalho de fiscalização foi iniciado na última segunda-feira, 09 de maio, e contou com o apoio do IMEPI (Instituto de Metrologia do Piauí), da DECCOTERC (Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo) e da SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda).

A operação foi realizada em postos de combustíveis dos municípios de Água Branca, Agricolândia, Amarante, Angical, Arraial, Floriano, Francisco Ayres, Hugo Napoleão, Jardim Mulato, Lagoa do Piauí, Lagoinha do Piauí, Miguel Leão, Olho D’ Água do Piauí, Regeneração e São Pedro do Piauí.

No total foram fiscalizados 47 postos de combustíveis. As irregularidades encontradas foram as seguintes: medida baixa (12 postos), falta de Código de Defesa do Consumidor (07 postos), extintor vencido (03 postos), irregularidade no teor de etanol no gás (01 posto), falta de equipamento para teste de análises de combustíveis (09 postos) e falta de pessoal para realizar testes de combustíveis (01 posto). As informações sobre os estabelecimentos fiscalizados serão inseridas no Painel de Postos Fiscalizados, elaborado pelo Procon.

“Estamos gradualmente ampliando o raio de atuação do Procon. Nosso intuito é chegar a mais municípios e assim garantir que os consumidores piauienses tenham os seus direitos respeitos, no que se refere a questão dos combustíveis. O Procon está atento e atuante”, disse o chefe da Secretaria de Fiscalização do Procon/MPPI, Arimatéa Arêa Leão.

Prefeitura apoia evento gastronômico de âmbito nacional realizado em Teresina

A 16ª edição do Brasil Sabor, maior festival gastronômico do planeta, iniciou nesta quinta-feira (12), e segue até o dia 29 de maio. Devido ao grande sucesso no ano de 2021, o Piauí é presença garantida, pela segunda vez consecutiva. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel no Piauí), e conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC).

“O nosso apoio a esse evento de âmbito nacional, e que está acontecendo também aqui em nossa cidade, é no sentido de incentivar cada vez mais o turismo gastronômico. O setor de Bares e Restaurante é uma atividade econômica importante aqui em Teresina, e a gente entende ser necessário esse apoio, para estimular e fortalecer sempre mais esse segmento”, afirma o Secretário da SEMDEC, Marcelo Eulálio.

Ao todo serão cerca de 30 restaurantes piauienses, dos municípios de Teresina, Altos, Parnaíba, Piripiri e Uruçuí, participando ativamente do evento. Além da participação do chef de cozinha Igor Rocha, que auxiliará nas pesquisas e curadorias dos inscritos, com dicas valiosas para os estabelecimentos.

O festival acontece da seguinte forma: cada um dos participantes irá preparar um prato que remete à sua cozinha local, em uma celebração aos sabores de todos os cantos do país. Esse prato terá um preço promocional. Assim, é mais vantajoso atrair o consumidor. Não é um concurso, mas apenas uma maneira de aumentar o público dos restaurantes, bastante impactado pela pandemia.

O festival acontecerá em formato híbrido e possibilitará que os clientes experimentem os pratos nos restaurantes ou em casa, via delivery ou pra levar.

“O Brasil Sabor é uma ótima oportunidade de manter os restaurantes piauienses na memória. Além disso, traz visibilidade para a nossa gastronomia local e, claro, ajuda os empresários do nosso setor a promoverem os seus negócios para o Brasil e o mundo”, afirma o Presidente da Associação de Bares e Restaurantes no Piauí, Eduardo Rufino.

Rufino ressalta também que, como o evento é uma chance para que os estabelecimentos tenham maior visibilidade, os restaurantes podem aproveitar para inovar nos seus cardápios, testar novas receitas e disponibilizar os pratos a preços especiais durante o Festival. “Essas estratégias ajudam tanto no faturamento dos negócios, como também na promoção desses espaços, sendo uma ótima oportunidade de recuperação para os restaurantes”, diz.

Confira lista dos estabelecimentos participantes:

Altos
Rainha do Mixto

Parnaíba
Delicia da Fazenda
Mangata

Piripiri
Águas Espraiadas

Teresina
45 Burger
A3 Sushi Pub
Araxá
Cafézaria
Cantinho do Faustino
CervaPub
Dale
Dom Nelore
Donna’s Gastronomia
Donno’s do Chopp
Empório Diave
Empório do Zeca
Ensalada
Facheiro
Fatiô
Fazendaria Café
Ferreiro
kitanda Petit
Labareda
Nossa Casa
O Pesqueirinho
Piratas Restaurante
Quintal do churrasco
Rancho do vaqueiro
Texas Picanharia
The Premium Steaks House
Zero Grau Chopperia

Uruçuí
Texas

Fundação Wall Ferraz abre inscrições para o projeto “Mais Qualificação”

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz, em parceria com Instituto de Gestão e Desenvolvimento Social (IGDS) está com inscrições abertas para o projeto “Mais qualificação”. Ao total 150 vagas serão ofertadas para os cursos gratuitos de “Marketing Digital”, “Mídias Sociais”, “Técnicas de Vendas para a Internet” e “Escrita Criativa”. As atividades serão realizadas de maneira híbrida, com palestras e atividades complementares de forma presencial na sede do IGDS, localizado na zona Leste de Teresina.

A aula inaugural acontece nesta segunda-feira (16), na sede do IGDS (Rua Santo Antônio, n° 3757, Piçarreira 2).

As inscrições serão realizadas através do telefone (86) 9 8160-9708, com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, telefone para contato e e-mail. Esse projeto tem o objetivo de promover a qualificação profissional possibilitando a elevação do conhecimento e potencializando as habilidades técnicas e sociais, através dos cursos.

“Estamos preparando pessoas da melhor maneira possível, auxiliando em seus conhecimentos e as capacitando. É uma determinação do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que toda a população receba qualificação profissional, para que possam buscar novas oportunidades e ingressar no mercado de trabalho”, ressalta Maykon Silva, presidente da FWF.

Essa parceria tem como objetivo levar qualificação profissional gratuita para toda a população de Teresina. Os alunos irão receber material didático básico gratuitamente e terão o acompanhamento de instrutores durante todo o curso com aulas práticas e teóricas.

Ao terminarem os cursos, os alunos estarão aptos a colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula e ingressarem no mercado de trabalho. Esse projeto conta com recursos de emenda parlamentar do vereador Alan Brandão.

Pré-candidatos podem iniciar vaquinha virtual a partir deste domingo (15)

A partir deste domingo (15), os pré-candidatos que vão disputar as eleições de outubro estão autorizados a realizar campanha prévia de financiamento coletivo, modalidade conhecida como vaquinha virtual ou crowdfunding.

Pelas regras eleitorais, a arrecadação será feita por empresas especializadas que foram cadastradas previamente na Justiça Eleitoral.

A liberação dos recursos está condicionada ao pedido de registro de candidatura, à obtenção de CNPJ e a abertura de conta bancária.

Durante a campanha de arrecadação, os pré-candidatos não poderão fazer pedidos de votos e propaganda eleitoral antecipada.

Quem pode doar

Somente pessoas físicas podem doar. Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não existe limite de valor a ser recebido pela modalidade de financiamento coletivo.

As doações de valores iguais ou superiores a R$ 1.064,10 somente podem ser recebidas mediante transferência eletrônica ou cheque cruzado e nominal. Essa regra deve ser observada, inclusive na hipótese de contribuições sucessivas realizadas por um mesmo doador em um mesmo dia.

Prestação de contas

A emissão de recibos é obrigatória em todo tipo de contribuição recebida, seja em dinheiro ou cartão. Isso é feito para possibilitar o controle pelo Ministério Público e Judiciário.

A empresa arrecadadora também deve disponibilizar em site a lista com a identificação dos doadores e das respectivas quantias doadas, a ser atualizada instantaneamente a cada nova contribuição, bem como informar os candidatos e os eleitores sobre as taxas administrativas a serem cobradas pela realização do serviço.

Todas as doações recebidas mediante financiamento coletivo deverão ser lançadas individualmente pelo valor bruto na prestação de contas de campanha eleitoral de candidatos e partidos políticos.

Regulamentação

A modalidade de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais foi regulamentada pela reforma eleitoral de 2017 e utilizada nas Eleições Gerais de 2018 e nas Municipais de 2020. A reforma de 2017 também proibiu a doação de empresas para candidatos. A vaquinha, ganhou, então, força para aumentar o montante para as campanhas eleitorais, somada às doações de pessoas físicas e aos recursos públicos, procedentes do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, que neste ano tem previsão de R$ 4,9 bilhões.

Segundo dados do TSE, nas eleições de 2018, na primeira vez que as vaquinhas foram realizadas, foram arrecadados aproximadamente R$ 19,7 milhões por meio de financiamento coletivo. Nas eleições de 2020, foram arrecadados R$ 15,8 milhões.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

…………………….

Com informações Agência Brasil

Prévia do Cajuína Pop é sucesso e reúne centenas de pessoas para a Ponte Estaiada

O sol ainda brilhava forte quando a primeira atração subiu no palco Churu, montado no Complexo Cultural da Ponte Estaiada, que fica no bairro de Fátima, na zona Leste de Teresina. O palco da prévia do Cajuína Pop, prestou uma homenagem a Lourisvaldo Melo do Lago (Churu), que em vida realizou atividades visando a valorização do músico teresinense, em especial aqueles que tinham em seu repertório músicas autorais.

Centenas de pessoas das mais variadas idades participaram da prévia realizada neste sábado (14), muitas delas com saudades dos festivais que, no início dos anos dois mil, movimentaram a capital piauiense. Entre as atrações estiveram Teófilo Lima, Aclive, Acesso, Fullreggae, Gramophone e Roque Moreira, sendo que alguns retomaram suas atividades por conta do evento, isso por entenderem que a música autoral deve sempre ser valorizada.

Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), conta que ficou surpreso com a aceitação popular. Ele afirma que esperavam um bom público, mas nem de longe imaginava que o espaço ficaria pequeno para tanta gente, para ele, o público foi a prova de que a gestão deve seguir apoiando os artistas locais.

“O prefeito Dr. Pessoa vem desde o início do ano ouvindo os músicos da capital, para ele, é preciso que a classe seja valorizada, principalmente os que resolveram encarar o mercado musical com suas próprias canções. Os músicos de Teresina estão de parabéns, pois com a chegada do Cajuína Pop, iremos incentivar cada vez mais essas atividades”, enfatiza Ênio Portela.

Para o cantor Teófilo Lima, esse incentivo oferecido pela Prefeitura de Teresina é muito importante para os artistas que sonham em fazer sucesso com suas músicas autorais. Teófilo destaca ainda que é preciso uma união dos governantes para que haja um reforço no apoio ao setor artístico.

“Fomos os primeiros a serem atingidos pelos impactos da pandemia, também fomos uma das últimas classes a retomar as atividades. Teresina segue na frente como exemplo de apoio aos músicos, espero que essa iniciativa possa ser copiada por outras cidades, fazendo inclusive o intercâmbio de músicos”, afirmando que o Piauí tem talentos desconhecidos que merecem ser reconhecidos pelo público.

O Cajuína Pop é uma realização da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. O evento deverá ser realizado no segundo semestre deste ano, dando total apoio aos artistas que trabalham com músicas autorais.

Para mais informações sobre esses eventos ou demais atividades desenvolvidas pela gestão municipal na área da cultura, basta acessar o site cultura.pmt.pi.gov.br. As informações também estão disponíveis na página @cultura_the no Instagram.

Fotos do Complexo Cultural da Ponte Estaiada, zona Leste de Teresina / fotos: Ascom FMC

Arraiá do Vila Maria no dia 15 de junho

Vem aí … A melhor festa junina em Teresina, Arraiá do Vila Varia, dia 15 de junho, véspera de feriado em praça pública com shows musicais.

Venha fazer parte desse evento e da cultura do nosso estado.

Apoio:

Secretária de Estado da Cultura – SECULT e Governo do Estado do Piauí.

Projeto de Ziza Carvalho visa auxiliar no combate ao tráfico de animais

Um Projeto de Lei Ordinária (PLO) apresentado pelo deputado estadual Ziza Carvalho (MDB) à Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) tem como foco a regulamentação da criação de animais da fauna exótica e doméstica no Piauí. A matéria foi lida no plenário da Casa na última terça-feira (10).

A proposta (PLO Nº 83/2022), que versa especificamente sobre aves, também pretende obter resultados quanto à promoção do bem-estar desses seres e ao combate ao tráfico internacional de animais.

De acordo com informações da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), esse tipo de comércio ilegal pode atingir mais de 38 milhões de animais por ano no país. 

Para o deputado Ziza Carvalho, tratar de temas como a política de gestão de estabelecimentos comerciais de aves da fauna exótica vem a atender a necessidade de regulamentação do setor no Estado. “A questão relacionada à fauna nativa e exótica é de competência dos Estados, cabendo a estes estabelecer critérios e os procedimentos acerca do licenciamento ambiental de estabelecimentos que fazem uso e manejo da fauna exótica em condição ex situ (situação em que os animais são mantidos fora de seus respectivos habitats naturais, sob cuidados de pessoas)”, explica.  

A proposta encontra-se atualmente aguardando análise e parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Andréia Sousa – Edição: Katya D’Angelles

OCDE convida Brasil a aderir a códigos de liberalização financeira

O Banco Central e o Ministério da Economia informaram ter recebido, do Conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), convite para aderir ao Código de Liberalização de Movimentos de Capital e ao Código de Liberalização de Operações Correntes Intangíveis.

De acordo com o BC, o Código de Liberalização de Movimentos de Capital “refere-se a padrões para atos normativos sobre fluxo financeiro internacional, incluindo pagamentos, transferências, empréstimos, investimentos, além de compra e venda de moeda estrangeira”.

Já o Código de Liberalização de Operações Correntes Intangíveis refere-se basicamente a prestação de serviços de forma transfronteiriça, a exemplo de serviços de consultoria internacional, de advocacia, de arquitetura.

“Os dois códigos de liberalização consolidam recomendações resultantes de décadas de estudos e são baseados em princípios de não discriminação e de transparência, entre outros”, informou o BC.

Segundo a autoridade monetária, “o Brasil vem trabalhando consistentemente na convergência de atos normativos às boas práticas preconizadas pelos códigos”.

O BC acrescenta que, do ponto de vista de investidores estrangeiros, a adesão a esses códigos representa um “melhor entendimento sobre o nosso arcabouço regulatório, menor custo de adaptação às particularidades do país e maior percepção de segurança jurídica em operações internacionais”.

Primeiro não membro

Em nota, o Ministério da Economia informou que todos os membros da OCDE são aderentes dos dois códigos e que, desde 2012, a possibilidade de adesão por países não membros está aberta. O Brasil iniciou o processo de adesão em 2017 e, com o convite manifestado no dia 10 de maio, será o primeiro país não membro a aderir aos dois códigos.

“Para a convergência aos dispositivos dos códigos, foram implementadas ações legislativas e regulatórias, contemplando: a eliminação de limites ao investimento externo em transporte aéreo; a eliminação de requisitos de reciprocidade na área de seguros; a eliminação da necessidade de decreto presidencial para estabelecimento de filiais de instituições financeiras estrangeiras; a delegação de competência ao Ministério da Economia para autorizar a operação de empresas estrangeiras no Brasil; a elevação de limites de cessão para resseguradores ocasionais; a promulgação da Lei de Câmbio e Capitais Internacionais (LCCI) e do Decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) Cambial, que estabeleceu a redução gradativa das alíquotas até zero, de forma escalonada”, detalhou o ministério.

A pasta acrescenta que a adesão a estes dois instrumentos “está alinhada à eliminação de barreiras aos fluxos internacionais de comércio e investimentos e ao melhor funcionamento do mercado de capitais”.

Fonte: Agência Brasil