Terça-feira, Junho 23, 2026
30.6 C
Teresina

ANS inclui opções de quimioterapia oral em seu rol de procedimentos

A inclusão de três opções de quimioterapia oral no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) traz benefícios em termos de sobrevida aos pacientes e permite a prescrição, pelo médico, para aqueles pacientes que têm seguro saúde, avaliou hoje (16) a oncologista  Andreia Melo, do Grupo Oncoclínicas, também chefe da Divisão de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Publicada no último dia 6, no Diário Oficial da União, a decisão contemplou as substâncias trifluridina + cloridrato de tipiracila, para câncer colorretal e gástrico metastático; Brigatinibe, para câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) localmente avançado ou metastático, positivo para quinase de linfoma anaplásico (ALK); e Venetoclax, combinado com obinutuzumabe, para pacientes adultos com leucemia linfocítica crônica (LLC) em primeira linha de tratamento.

Segundo o Inca, a estimativa é que em cada ano do triênio 2020-2022, o Brasil tenha em torno de 41 mil novos casos de câncer colorretal, 21 mil casos de câncer gástrico e 30 mil de câncer de pulmão, além de 11 mil casos novos de leucemia, dos quais a leucemia linfoide crônica responderá por cerca de um quarto. No total, o Inca estima o aparecimento de 650 mil casos novos de câncer no país a cada ano do triênio.

Por isso, na avaliação da oncologista, é grande o significado que as incorporações de tratamento podem trazer aos pacientes.

“Elas trazem novas opções terapêuticas. São novas linhas de tratamento para pacientes com essas neoplasias (colorretal e gástrico) no cenário metastático. No caso do câncer de pulmão, você tem a seleção por um biomarcador e tem uma resposta objetiva muito boa com o uso do tratamento e ganho de sobrevida”.

A cobertura obrigatória dessas três novas opções de quimioterapia oral pelos planos de saúde é fundamental para que o oncologista faça, na sua prática clínica, o que há de melhor na literatura, em termos de padrão de tratamento.

“Priorizar essas opções de tratamento oral na cobertura dos pacientes com essas neoplasias é fundamental. É isso que acontece com o Rol da ANS”, indicou a oncologista.

Cânceres

Câncer colorretal é o nome dado ao tipo de tumor que atinge a região do intestino grosso (cólon), reto (final do intestino, antes do ânus) e o ânus. Apenas em 2019, a doença provocou mais de 20 mil mortes no país. Esse é, segundo o Inca, o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, com um risco estimado de cerca de 19 casos novos a cada 100 mil pessoas. O câncer colorretal metastático é o estágio avançado da doença. O tratamento deve ser contínuo, visando prolongar a sobrevida, diminuir sintomas relacionados ao tumor, postergar a progressão da doença e manter a qualidade de vida. Mesmo considerando que a doença esteja em um estágio mais avançado, os pacientes ainda podem receber tratamento.

O Inca adverte que quase 30% de todos os cânceres colorretais poderiam ser evitados mediante uma dieta saudável, prática de atividades físicas e redução do consumo de bebidas alcoólicas. O instituto, vinculado ao Ministério da Saúde, estima que, em 2030, a despesa do Sistema Único de Saúde (SUS) com pacientes que desenvolverão esse tipo de câncer, em função da exposição a fatores de risco evitáveis, vai ser 88% maior do que o valor gasto registrado em 2018, que alcançou R$ 545 milhões.

Andreia Melo advertiu que o custo da assistência em oncologia tem subido a cada ano, não só pelo aumento do número de casos. “É uma doença que tem ficado mais incidente e tem aumentado a sua mortalidade também. É claro que, junto disso, você caminha com o desenvolvimento de novas opções terapêuticas, novas tecnologias, novas intervenções que, habitualmente, apresentam alto custo”.

Já o câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre mulheres, com um risco estimado de 12,81 casos a cada 100 mil homens e 7,34 para cada 100 mil mulheres. No mundo, foram estimados 684 mil casos novos em homens, sendo o quarto mais frequente entre todos os cânceres. O tipo mais frequente é o adenocarcinoma, responsável por 95% dos casos, sendo a infecção pela bactéria Helicobacter Pylori o principal fator de risco.

Já a leucemia linfocítica crônica (LLC) se caracteriza por um aumento do número de linfócitos, que são um dos principais tipos celulares dos leucócitos, ou glóbulos brancos. Trata-se de uma doença que se desenvolve de forma lenta e afeta, em sua maioria, pessoas com mais de 55 anos. A idade média no momento do diagnóstico é em torno de 70 anos. Extremamente rara em crianças, o risco de uma pessoa desenvolver LLC é de 0,57%, sendo um pouco maior em homens do que em mulheres.

De acordo com o Inca, o câncer de pulmão é o segundo mais comum no Brasil e o primeiro em todo o mundo, tanto em incidência quanto em mortalidade. É responsável por cerca de 13% de todos os novos casos de câncer, com incidência mundial de 1,8 milhão de casos novos. Esse tipo de câncer é considerado hoje uma das principais causas de morte evitáveis, porque, em cerca de 85% dos casos, seu aparecimento está diretamente ligado ao consumo de derivados do tabaco. O cigarro constitui o mais importante fator de risco.

Na mesma decisão, a ANS aprovou a incorporação no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da substância Risanquizumabe, para tratamento da psoríase moderada a grave.

Fonte: Agência Brasil

Museu do Piauí realiza programação especial na 20ª Semana Nacional dos Museus

Exposição, debate, oficina e música se juntam para dar visibilidade ao “Poder dos Museus”, tema da 20ª Semana Nacional dos Museus, que será aberta oficialmente na quarta-feira (18), no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, com apresentação do Coral Madrigal Vox Populi, às 9 horas.

O tema “O Poder dos Museus”, escolhido pelo Conselho Internacional dos Museus (Icom), evidencia a dualidade existencial dessas instituições: a potencialidade social transformadora em suas ações, bem como a capacidade em controlar, manter e impor determinados padrões.

Até o dia 10 de junho, a casa abre as portas para visitação à exposição da artista Dalva Santana, que tem como tema “Novo Amanhecer”. São 22 telas criadas entre os anos de 2017 a 2021, que retratam o estilo próprio da artista, aliando o processo criativo abraçando a liberdade na combinação de cores e movimentos. Cada quadro possui seu diferencial, no qual Dalva nos convida, por meio da sua arte, à imersão no universo marcado por relações de afeto, pela presença da dança, da música e da cultura em suas mais diversas manifestações.

“Este ano, ligado ao tema ‘O Poder dos Museus’ e como forma de dar mais visibilidade a essas instituições, o Museu do Piauí está com uma programação bastante interessante, com abertura dia 18 de maio, na qual comemoramos o Dia Internacional dos Museus. Além da apresentação do Madrigal Vox Populi e a exposição de Dalva, teremos também o lançamento do projeto ‘Rádio Museu – A música em sua essência’, dentre outros eventos, que seguem até dia 24 de maio. Então, participem, vão ao Museu do Piauí e conheçam a história e sua memória”, ressalta a coordenadora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.

A 20ª Semana Nacional de Museus é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e no Piauí tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Confira a programação do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes:

  • 18/05 (Quarta-feira)

Dia Internacional dos Museus

9h – Abertura oficial com apresentação do Madrigal Vox Populi

9h30 – Abertura da exposição “Novo Amanhecer” – Artista: Dalva Santana

15h – Lançamento do Projeto “Rádio Museu: A Música em sua Essência” Coordenação: James Wagner (professor do Educativo do Museu do Piauí)

  • 20/05 (Sexta-feira)

Oficina – Culminância da oficina de Papietagem – “O Museu em Forma de Arte”. Mediadora: Manu Sato (Arte-Reabilitadora, Arte-educador e artista plástica Manu Sat

  • 24/05 (Terça-feira)

Imersão estética com Jacson Pollock

…………………………

Com informações Secult

Imagem: Reprodução

Projeto de Lei institui a política de prevenção e combate ao roubo de cabos e fios

A deputada Teresa Britto (PV) apresentou um Projeto de Lei Ordinária (PLO) à Assembleia Legislativa (Alepi) que visa instituir a política de prevenção e combate ao furto e roubo de cabos, fios metálicos, fibras ópticas, baterias e similares. O PLO Nº 88/2022 foi apresentado na sessão plenária desta segunda-feira (16).

A proposta pretende estabelecer normas para o funcionamento de empresas que atuam na comercialização e reciclagem dos materiais relacionados no PLO. Dentre as medidas mencionadas no Projeto, há o envio periódico de um cadastro, por parte dos estabelecimentos, para a Secretaria Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

De acordo com a justificativa da proposta, a política de combate a essa modalidade de furto se faz em razão dos prejuízos financeiros provocados ao poder público, às concessionárias que prestam serviços públicos e aos consumidores.

Andréia Sousa – Edição: Katya D’Angelles

Hemopi registra queda de 40% no número de doações de sangue e estoque fica baixo

O estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) se encontra abaixo do ideal. O volume de doações caiu 40% no mês de maio e o Hemopi faz um apelo para que a população doe sangue.

O estoque de sangue é necessário para garantir o tratamento de determinadas doenças e realização de cirurgias eletivas. O Hemopi abastece toda rede hospitalar pública e privada do Estado. Em todo Piauí, há quatro hemocentros localizados em Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos.

Para ter uma quantidade razoável, é necessário pelo menos 150 doações diárias e atualmente o número de doações não chega a 100. O sangue em menor quantidade são os de RH negativo.

Para doar, basta atender aos critérios e se dirigir ao hemocentro mais próximo. Confira abaixo:


CRITÉRIOS PARA DOAR

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.

QUEM NÃO PODE DOAR

Quem teve hepatite após os 11 anos de idade

Mulheres grávidas ou em amamentação exclusiva

Quem passou por cirurgia cardíaca

Quem teve câncer

Quem teve relações sexuais com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses

Usuários de drogas

Pessoas com HIV, hepatite, sífilis e doença de Chagas

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

Infecção pelo novo coronavírus (COVID-19): aguardar 30 dias após a completa recuperação;

Período gestacional;

Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

Amamentação: até 12 meses após o parto;

Ingestão de bebida alcoólica (aguardar 12 horas após o consumo);

Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;

Vacina da febre amarela ou sarampo: aguardar 4 semanas após a vacinação;

Vacina da Gripe: aguardar 48 horas após a vacinação

Vacina Covid-19 : Intervalo de 48h (Coronavac e Covaxin) a 7 dias (Astrazeneca, Pfizer, Janssen, Sputnik V, Moderna) de acordo com a vacina

Tratamento dentário cirúrgico (como extração, tratamento de canal): 7 dias após o procedimento e/ou suspensão dos medicamentos.

Tatuagem impede a doação por 12 meses

Piercing impede a doação por 12 meses. Se o piercing estiver em vias orais ou genitais o candidato à doação só pode doar 12 meses após a retirada do mesmo.

CRITÉRIOS DEFINITIVOS DE IMPEDIMENTO

Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV 1 e 2 e doença de Chagas;

Uso de drogas ilícitas injetáveis.

INTERVALO ENTRE UMA DOAÇÃO E OUTRA

•HOMENS – 2 meses (máximo de 4 doações no período de 1 ano)

•MULHERES – 3 meses (máximo de 3 doações no período de 1 ano)

QUAL A QUANTIDADE DE SANGUE DOADO?

Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é 450 ml.

ANTES DE DOAR

Dormir bem a noite anterior à doação;

Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação;

Alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso;

Aguardar 2 horas após o almoço, para doar;

Não fumar 2 horas antes e 2 depois da doação;

Procurar ficar tranquilo e relaxar.

CUIDADOS PÓS-DOAÇÃO DE SANGUE

Após a doação de sangue, é necessário ter alguns cuidados, como:

Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas.

Aumente a ingestão de líquidos (água).

Não fume por 2 horas.

Evite bebidas alcoólicas por 12 horas.

Mantenha o curativo no local da punção por, pelo menos, quatro horas.

Não dirija veículos de grande porte, não trabalhe em andaimes e não pratique paraquedismo ou mergulho.

Faça um pequeno lanche e hidrate-se. É importante que o doador continue se sentindo bem durante o dia em que efetuou a doação de sangue.

Regina Sousa participa de entrega de títulos em assentamento de Alto Longá

A governadora Regina Sousa participou da solenidade de entrega de títulos de posse de terra na comunidade Pernambuquinho, na zona rural do município de Alto Longá, nesta segunda-feira (16). Ao todo foram 380 títulos que beneficiarão beneficiarão 190 famílias da região.

Para a governadora Regina Sousa, a entrega desses títulos representa uma segurança a mais para os beneficiados, que a partir de hoje poderão investir e ampliar sua produção. “Essa é uma das ações que eu faço com maior prazer, compreendo o que não é ter a terra para trabalhar, não ter garantia que a terra é sua, você mora nela mas não é sua, não pode buscar crédito. Então o título de terra dá segurança para as pessoas, a segurança jurídica e consequentemente vai ter segurança alimentar porque eles vão produzir agora com mais certeza, porque ninguém mais vai mexer com eles aqui, essa terra aqui ninguém mais tira a terra dessas 190 famílias”, explica a governadora.

Para o presidente do Instituto de Terras do Piauí (INTERPI), Chico Lucas, a entrega dos títulos representa a legitimação da posse dos terrenos dos beneficiados, tirando-os da insegurança em relação às suas propriedades.
“Nós estamos aqui beneficiando 190 famílias, num total de 380 títulos, porque cada família vai receber dois títulos, um na área alagada, que chamam de lote frio, e outro na área de sequeiro, que é o lote quente. É uma área bem produtiva, são as nascentes do Rio Longá, é um trabalho que está sendo desenvolvido há muitos anos e as pessoas esperavam por esse momento, resolvendo esse problema que vinha se arrastando há alguns anos”, comentou.

O presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Alto Longá, Virgílio Rocha, comemora a entrega dos títulos que possibilitará usufruir o uso da terra para o trabalho e moradia. “Pra nós é uma honra estar aqui para entrega desses títulos de terra tão esperados, que desde 1984 estamos aguardando esse título de terra definitivo, mas agora está sendo feita essa entrega na hora certa, com muita satisfação. Acho que as pessoas vão ficar muito satisfeitas a partir de hoje, ser dona do seu pedaço de terra, ter seu registro de imóveis e usufruir daquilo que a gente sofreu muito no passado com relação à falta de terra para trabalhar”, comemora.

O presidente da Associação de Moradores de Pernambuquinho, Antônio Pereira, agradece a entrega dos títulos que vão possibilitar uma independência dos beneficiados. “A gente fica muito grato porque é algo que estávamos esperando, é uma honra e a gente fica muito grato por receber esse título para que possamos caminhar com os nossos pés”, agradeceu.

Durante a solenidade, foi feita a entrega simbólica de 10 títulos de terra. Uma das beneficiadas foi Rosilene da Silva, que comemorou a entrega do título, ressaltando a importância de ter o documento que certifica a posse da sua terra. “Graças a Deus hoje aconteceu, é uma coisa muito boa para nós que somos trabalhadores rurais e precisávamos muito do nosso título de terra, há muitos anos nós esperávamos e hoje graças a Deus deu certo e ficamos muito feliz”, conta.

Entrega de declarações do Imposto de Renda 2022 ultrapassa 22 milhões

Mais de 22 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021, foram entregues à Receita Federal até as 11h de hoje (16).

O total entregue até agora (22.288.470) representa 65,4% dos documentos que a Receita Federal espera receber neste ano (34,1 milhões de declarações).

O prazo para a entrega da declaração vai até 31 deste mês.

São obrigados a declarar IR os contribuintes que receberam, em 2021, rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste anual, acima de R$ 28.559,70. Além destes, devem declarar o imposto aqueles que tiveram, no ano passado, rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte em valor superior a R$ 40 mil, como os de aplicações financeiras, doações, heranças, partilha de divórcio, meação, indenizações, dividendos e juros sobre capital próprio, e os que tiveram, em 2021, receita bruta anual decorrente de atividade rural superior ao limite de R$ 142.798,50.

A obrigação incide também sobre o contribuinte que tinha, em 31 de dezembro de 2021, posse ou propriedade de bens e direitos, inclusive terra nua, em valor superior a R$ 300 mil e sobre aqueles que obtiveram, em qualquer mês do ano passado, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência de imposto ou realizou operações em bolsa de valores.

As pessoas que tiveram lucro, em 2021, com a venda de imóveis residenciais, mas optaram por uma das situações de isenção total ou parcial de Imposto de Renda sobre o ganho de capital; que pretendem compensar prejuízos da atividade rural ou de operações em bolsa de valores; e as que passaram à condição de residentes no Brasil no ano passado também são obrigadas a declarar o imposto.

Restituição por Pix

Segundo a Receita Federal, partir deste ano, a declaração permite indicar a chave Pix do tipo CPF para receber a restituição. O CPF deve ser do titular da declaração. Outra opção é indicar diretamente a conta bancária, mas a lista é limitada às instituições que fazem parte da rede arrecadadora de receitas federais.

Fonte: Agência Brasil

Festa Junina em Nossa Senhora dos Remédios

Dia  25  de  junho,  em  praça  pública,  com  shows  musicais.

Venha pra maior e melhor  festa junina da  cidade  de Nossa senhora dos remédios  em   praça  pública e com  acesso  livre. Faça parte desse evento cultural do nosso estado. Dia  25  de  junho .

Apoio: Secretária de Estado da Cultura – SECULT e Governo do Estado do Piauí.

Paulo Dantas é eleito governador de Alagoas para mandato tampão

O estado de Alagoas tem novo governador. Foi eleito hoje (15) Paulo Dantas, em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas. O mandato tampão de Dantas se encerra em 31 de dezembro. O vice-governador eleito é José Wanderley. Dantas é deputado estadual e Wanderley é médico. Ambos são do MDB, partido do último a ocupar o posto, Renan Filho. A chapa emedebista recebeu 21 votos dos 27 possíveis.

Dantas tem 43 anos, nasceu em Maceió, é formado em administração e está em seu primeiro mandato como deputado estadual. José Wanderley Neto é natural de Palmeira dos Índios, tem 72 anos, é médico cardiologista e já exerceu o cargo de vice-governador do Estado, no período de 2007 a 2011, na primeira gestão do ex-governador Teotônio Vilela Filho.

Eleição indireta

A eleição indireta para o governo estadual é necessária porque, em abril, o então governador Renan Filho cumpriu o prazo de desincompatibilização e deixou o cargo para disputar as eleições para o Senado, conforme determina a legislação eleitoral.

Com a saída, o vice-governador, Luciano Barbosa, eleito na chapa de Renan, deveria assumir, mas não estava mais no cargo, porque venceu as eleições de 2020 e se tornou prefeito de Arapiraca. O primeiro na linha sucessória seria o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor (MDB). No entanto, ele preferiu não assumir o governo do estado, porque ficaria impedido de concorrer à reeleição, e convocou as eleições indiretas.

Com os impedimentos, coube ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Klever Loureiro, último na linha sucessória, assumir o posto interinamente. O edital de convocação da eleição foi contestado pelo PP e o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Após analisar um recurso do PP, o ministro Gilmar Mendes determinou que fossem formadas chapas únicas para a disputa e reabriu o prazo para o registro das candidaturas.

Fonte: Agência Brasil

Ibama flagra extração ilegal de madeira e tráfico de pássaros silvestres em Luís Correia

Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IBAMA) encontraram uma grande quantidade de madeira extraída ilegalmente em localidades rurais do município de Luís Correia nessa sexta-feira (13), além de uma grande quantidade de aves silvestres presas em gaiolas.

As pilhas de madeira foram localizadas na comunidade Macacos, na zona rural do município. Uma equipe da secretaria de meio ambiente de Luís Correia estava verificando a mesma denúncia, de que estava acontecendo a extração ilegal de madeira na região.

Segundo o secretário de meio ambiente de Luís Correia, Nick Sousa, a denúncia, feita pelo Ministério Público, é de que a madeira retirada na região, das espécies pau d’arco e sabiá, está sendo enviada de forma ilegal para outros estados, como Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Operação do Ibama flagra extração ilegal de madeira e pássaros silvestres em Luís Correia, no Piauí — Foto: Polícia Militar/ Divulgação

“O MP nos mandou que verificássemos essa denúncia, e por acaso encontramos a equipe do IBAMA lá. Vimos que está ocorrendo muito essa extração de madeira, é uma grande quantidade. Vamos continuar acompanhando essa situação”, comentou o secretário.

Ainda segundo o secretário, cargas de madeiras foram encontradas em vários pontos, mas apenas uma pessoa responsável por um dos carregamentos foi localizada e multada.

Em outra localidade, Brejinho, os fiscais encontraram 44 pássaros silvestres presos em gaiolas. Os animais, de várias espécies, foram libertados e as gaiolas apreendidas pelos fiscais. Duas pessoas foram autuadas e multadas.

Operação do Ibama flagra extração ilegal de madeira e pássaros silvestres em Luís Correia, no Piauí — Foto: Polícia Militar/ Divulgação

Fluminense-PI e 4 de Julho empataram na Série D

Foi o jogo com pelo menos 10 boas oportunidades para gols de lado a lado. Fluminense e 4 de Julho não aproveitaram e ficaram mesmo no empate de 0 x 0 pela Série D do Campeonato Brasileiro.

O Fluminense chegou a 9 pontos, empatando com o Moto Club também com 9. Os dois farão o jogo do próximo domingo em São Luís. O 4 de Julho chegou a 5 pontos e vai receber o Tocantinópolis, em Piripiri. Na luta por uma classificação, os dois times piauiense terão que jogar mais futebol.

Por Dídimo de Castro, do cidadeverde.com