Quarta-feira, Junho 24, 2026
33.4 C
Teresina

Pílula contra ressaca começa a ser vendida no Reino Unido

Depois de uma noite divertida e regada a drinques saborosos, chega a triste realidade da ressaca. Dor de cabeça, mal-estar e náuseas são comuns para boa parte das pessoas que exageram no consumo do álcool. É para esse público que uma nova pílula foi lançada no Reino Unido. Ela busca diminuir a ressaca por meio de organismos presentes em sua fórmula.

Chamado de Myrkl, o produto é composto de micro-organismos vivos que, ao serem ingeridos, convertem o álcool em gás carbônico e água. Isso evita as substâncias que causam as complicações comuns depois da ingestão de bebida alcoólica.

O álcool normalmente é metabolizado pelo fígado. Neste processo, ele pode resultar em ácidos tóxicos, como o etanoico, que afetam o bem-estar da pessoa. A ideia do Myrkl é agir antes que esse processo de metabolizar o álcool ocorra.

O produto é desenvolvido pela empresa de Faire Medical (DFM) e é comercializado em um site próprio. Uma caixa com três comprimidos custa £ 30 (aproximadamente R$ 192), mas os itens esgotaram.

Para funcionar, a empresa indica que é necessário tomar dois comprimidos do produto com no mínimo uma hora de antecedência da ingestão de bebida alcoólica.

O Myrkl é um probiótico –aqueles produtos que contêm em sua fórmula micro-organismos vivos. Ele libera as substâncias presentes no produto –entre as quais, bactérias do gênero bacillus– no intestino da pessoa que consome a pílula.

Essas bactérias são reconhecidas por terem a capacidade de converter o álcool em gás carbônico e água antes que ele seja metabolizado pelo fígado. É por essa razão que o produto consegue evitar a tão indesejada ressaca já que a bebida não resultaria em ácidos tóxicos.

Um estudo foi publicado em junho para medir os benefícios do produto. No artigo, os autores relataram possíveis conflitos de interesse por razão da pesquisa ter sido financiada pela DFM -a empresa produtora do Myrkl. Além disso, alguns dos autores têm vínculo direto com a DFM, como um deles que é sócio e fundador.

Essa investigação contou inicialmente com 24 pessoas que foram divididas em grupo experimental –usou o produto em si- e um grupo placebo -consumiu farinha de arroz. Os participantes utilizaram o produto por uma semana em conjunto com a ingestão de bebida alcoólica.

No final do estudo, os pesquisadores observaram uma queda média de 70% dos níveis de álcool no sangue no grupo experimental após 1 hora da ingestão de bebida alcoólica em comparação com os participantes que tomaram o placebo. Esse seria um indicativo da eficácia do produto.

Mesmo assim, os autores apontam algumas limitações do estudo. Além do conflito de interesse que pode existir, a pesquisa contou com um número pequeno dos participantes -dos 24 que estavam no início da pesquisa, somente 14 participantes compuseram a análise final por causa de critérios de exclusão.


Fonte: Folhapress/Samuel Fernandes

Emissão de certidões poderá ser feita pela internet

Acertidão negativa de débitos tributários, da Receita Federal, já pode ser baixada pelo gov.br na internet, de forma automática, sem a necessidade de preencher formulários. Além da emissão de certidões, a plataforma gov.br no computador possui mais três funcionalidades, que estavam disponíveis apenas pelo aplicativo do celular: carteira digital de documentos, assinatura eletrônica gov.br e notificações. Para acessar essas funcionalidades, é preciso estar logado na plataforma. 

Área personalizada

Ao acessar a plataforma gov.br pela internet, o usuário irá visualizar, no canto superior direito da página, um botão com sua foto ou avatar. Ao clicar na seta ao lado do botão, será aberto um menu com as funcionalidades disponíveis na área personalizada, entre elas, a emissão de certidões. 

Com informações do Ministério da Economia.

Prefeito assina decreto e libera incentivos fiscais para empresa que vai gerar 850 empregos

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, nesta terça-feira (5), de solenidade, no Salão Nobre da sede do Governo Municipal, onde assinou decreto concedendo benefícios fiscais para a empresa Algar Tech, incentivando a geração de mais empregos e renda para os teresinenses com a operação da companhia.

Dr. Pessoa aproveitou a oportunidade para agradecer a empresa por sua atuação e geração dos 850 novos postos de trabalho, em sua maioria executados de forma remota, beneficiando assim mulheres com filhos e pessoas com dificuldades de locomoção.

“A postura do prefeito sempre será uma única: receber de braços abertos aqueles que querem investir e gerar renda na capital piauiense. Fico muito feliz com as mais de 850 vagas de empregos desta empresa aqui em Teresina, justamente na área de tecnologia, possibilitando um serviço remoto à quem precisa, e faço questão de ressaltar que a prefeitura está de portas abertas”, comentou o prefeito.

De acordo com o representante da Algar Tech, Danilo Fernandes, Teresina foi escolhida pela oportunidade de crescimento, já que possuía mão de obra qualificada e incentivos fiscais por parte do município.

“Aos se instalar em Teresina, sabíamos que havia pessoas qualificadas para o trabalho. Podemos contar com a ajuda das autoridades do município. O formato de trabalho remoto há dois anos era algo impensável, a pandemia nos trouxe alguns pontos positivos e esse foi um deles e, sem dúvida, essa forma de trabalho é o modelo do futuro. Temos que pensar que isso possibilita uma facilidade de locomoção dos colaboradores e facilita o acesso às mulheres com filhos ao mercado de trabalho, que mesmo em casa continua gerando renda para a família. Pretendemos, claro, continuar crescendo e contando com essa parceria”, ressaltou Danilo Fernandes.

Sobre a Algar Tech

A Algar Tech é uma multinacional brasileira com 23 anos de atuação no mercado de tecnologias. Opera como parceira de negócios para a transformação digital de grandes corporações. O portfólio possui Gestão de Relacionamento com o Cliente e Gestão de Ambiente de Tecnologia, que visam melhorar a experiência dos consumidores e dos usuários de tecnologia. Possuem 12 mil profissionais que trabalham com o propósito de conectar pessoas e organizações de um jeito único, aliados a um amplo ecossistema de parceiros e atuação em toda a América Latina, com escritórios na Colômbia, Argentina e México.

Alcide Filho ganha liberdade um mês após ser preso acusado de estupro

FOTO: DIVULGAÇÃO

O apresentador e publicitário, Alcide Filho, que havia sido preso no dia 8 de junho acusado de estupro de vulnerável, teve sua prisão preventiva revogada pelo juiz Raimundo Holland Moura de Queiroz, da 6ª Vara Criminal de Teresina, nesta terça-feira (05/07)

A defesa de Alcide entrou com um pedido de revogação da prisão preventiva, que foi acatado pelo juiz. O apresentador deverá usar tornozeleira eletrônica e comparecer em juízo todas as vezes que for intimado, ele também se comprometeu a comparecer perante autoridade judicial sempre que necessário.

Outras medidas cauterares que substituem a prisão preventiva são: manter distância mínima de 500 metros da vítima, seus parentes e sua residência; comparecimento mensal à Central Integrada de Alternativas Penais, pra informar e justificar suas atividades e  não se ausentar da comarca e nem se mudar de domicílio sem prévia comunicação; recolhimento domiciliar nos feriados, finais de semana e durante a semana das 20:00 às 06:00 horas; 

Em caso de descumprimento, as medidas cautelares podem ser revogadas a qualquer momento e podendo ser decretada novamente a prisão preventiva do acusado. 

Foto: Divulgação/DPCA

FONTE: 180

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões

© Marcello Casal JrAgência Brasil

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (6) um acumulado e estimado em R$ 55 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.498 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo.

O sorteio é transmitido ao vivo pelas redes sociais da Caixa.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

AGÊNCIA BRASIL

Diretor do Rotary International realiza visita na zona Centro Sul de Teresina

Diretor Henrique Vasconcelos na comunidade Vila Ferroviária

Henrique Vasconcelos conheceu as instalações da associação que integra projeto de Subsídio Global do Rotary Club de Teresina Piçarra

No último final de semana, o diretor do Rotary International, Henrique Vasconcelos, realizou uma visita na Associação Fraternidade — O Amor é a Resposta, no bairro Ilhotas, em Teresina. Acompanhado de diretores do Rotary Club de Teresina Piçarra, o diretor conheceu o projeto que atende os moradores do bairro Vila Ferroviária e observou de perto os frutos do projeto de Subsídio Global que foi realizado na associação.

Entre 2014 em 2022, a Associação recebeu vários projetos do Rotary Club de Teresina Piçarra, e recentemente foi o centro do projeto de Subsídio Global. No dia ‘D’ do projeto foram instalados 50 dispensers de Álcool Gel, distribuídos pela comunidade Vila Ferroviária, com volume para durar um ano e máscaras que foram distribuídas a todas as famílias da comunidade.

O diretor visitou, além da Associação, o bairro que vem recebendo as ações do clube. O presidente do Rotary Club de Teresina Piçarra, Ricardo Resende, ressaltou que a presença do diretor é fundamental para trazer mais visibilidade para as ações realizadas no bairro. “É muito relevante porque ele tem um poder de deliberação junto às instâncias superiores do Rotary. Ele recebeu o título de teresinense e se comprometeu a ajudar todas as demandas do Piçarra perante o Rotary Internacional. Ele ficou muito encantado com o que tem sido feito e pediu que fizéssemos mais e deixasse a marca do Rotary na Vila Ferroviária”, destacou.

Diretor eleito para o biênio 2023-25, Henrique Vasconcelos se mostrou bastante satisfeito com o resultado do trabalho feito ali. “Tenho certeza de que aqueles projetos que demoravam um ano em média para aprovar, vão diminuir para cerca de 60 dias”, pontua o diretor.

Tecnologia 5G estreia no Brasil nesta quarta-feira

O sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências) estreia no Brasil nesta quarta-feira (5). A primeira cidade a oferecer o sinal será Brasília, cujo funcionamento foi aprovado na última segunda-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Próxima geração da internet móvel, a tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.

A tecnologia 5G permitirá a estreia da “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores. Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.

A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Em princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população.

Segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, as próximas cidades a receber o sinal 5G puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas as datas ainda não estão previstas. No início de junho, a agência reguladora definiu que, até 29 de setembro, todas as capitais deverão contar com a tecnologia.

Acesso

Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro.

O consumidor precisa ficar atento porque existem celulares fora da lista que mostram o ícone 5G. Nesses casos, porém, o aparelho não opera o sinal 5G puro, mas o 5G no modo Dynamic Spectrum Sharing (DSS) ou non-standalone (NSA), chamado de 5G “impuro” por operar na mesma frequência do 4G, na faixa de 2,3 gigahertz (GHz). Dependendo da interferência, o sinal 5G “impuro” chega a apresentar velocidades inferiores ao 4G.

Parabólicas

O 5G puro ocupará na faixa de 3,5 GHz, faixa parcialmente ocupada por antenas parabólicas antigas que operam com sinal analógico na Banda C. As pessoas com esse sinal precisarão comprar uma antena nova e um receptor compatível com a Banda Ku, para onde está sendo transferido o sinal das antenas parabólicas. Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com parabólicas antigas receberão conversores novos, que dispensarão a necessidade de comprar outras antenas.

Segundo a Anatel, Brasília foi escolhida para estrear a tecnologia 5G por ter um número baixo de parabólicas. Conforme os dados mais recentes da agência reguladora, existem cerca de 3,3 mil parabólicas em funcionamento no Distrito Federal.

Originalmente, o edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 fez o cronograma atrasar dois meses.

Foto: © Reuters/Gonzalo Fuentes/Direitos Reservados

Agência Brasil

Flamengo recebe Tolima em busca de vaga para quartas da Libertadores

O Flamengo recebe o Tolima (Colômbia), a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (6) no estádio do Maracanã, para buscar a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores. A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo.

A equipe da Gávea chega com vantagem ao confronto, após vencer os colombianos na última semana por 1 a 0, gol do volante Andreas Pereira, que deixou o Rubro-Negro e está perto de ser anunciado pelo Fulham (Inglaterra). Quem avançar nesta eliminatória terá pela frente o Corinthians, que eliminou o Boca Juniors (Argentina) na última terça.

Na verdade a vitória da última quarta (29) faz parte de uma sequência de três triunfos (junto com o 3 a 0 sobre o América-MG e o 2 a 1 sobre o Santos, ambos pelo Brasileiro) que dá confiança ao técnico Dorival Júnior para buscar um futuro melhor.

“Sei que ainda estamos longe do que queremos, plasticamente ainda estamos um pouco distantes do que desejamos para a equipe. Porém, vocês podem ter certeza de que esses jogadores estão se entregando demais para conquistar cada ponto. Essa valorização tem de partir de dentro. Em termos efetivos, era o que precisávamos para um respiro dentro do campeonato e para buscar regularidade”, declarou o treinador após a vitória sobre o Peixe no último sábado (2).

Para o jogo desta quarta no Maracanã, Dorival contará com retornos importantes. O primeiro é do volante João Gomes, que cumpriu suspensão por acúmulos de cartões amarelos. Outra novidade no meio-campo pode ser Willian Arão, que se recuperou de infecção pelo novo coronavírus (covid-19).

Já na defesa o zagueiro Rodrigo Caio deve retornar após tratar uma tendinite no joelho esquerdo.

Considerando estes retornos, uma possível escalação do Flamengo para o confronto com o Tolima é: Santos; Rodinei (Matheuzinho), Rodrigo Caio, David Luiz (Pablo) e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Thiago Maia, Willian Arão e João Gomes; Everton Ribeiro, De Arrascaeta e Gabriel Barbosa.

Foto: © Marcelo Cortes/Flamengo/Direitos Reservados

Agência Brasil

CCR Aeroportos fecha parceria com uma das maiores provedoras de infraestrutura de comunicações do mundo

A IHS Brasil será responsável por implantar o Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) em 16 aeroportos da CCR Aeroportos, aumentando a qualidade dos serviços e o conforto para os clientes

A CCR Aeroportos fechou contrato de exclusividade por 15 anos com a IHS Brasil para a construção, instalação e operação do Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) que será usado pelas operadoras de rede móvel, nos 16 aeroportos que a concessionária administra desde março de 2022. A IHS Brasil é uma filial da IHS Towers, uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações em número de torres, com aproximadamente 39.000 torres em mercados emergentes.

A unificação no fornecimento das antenas permitirá que as soluções inovadoras da IHS Brasil tenham capilaridade em todos os aeroportos, padronizando a alta qualidade do serviço de telecomunicações em todos os terminais. Este é mais um passo da CCR Aeroportos para melhorar os serviços e modernizar a infraestrutura de seus aeródromos, oferecendo mais comodidade e conectividade aos passageiros e usuários dos aeroportos. Um dos primeiros passos da concessionária, ao assumir a administração dos aeroportos, foi ampliar em 10 vezes a velocidade de acesso à internet gratuita, que passou de 2Mb para 20Mb, além de tornar o uso ilimitado.

“A CCR Aeroportos está trabalhando em diversas frentes para garantir o conforto e as melhores experiências dos passageiros em seus aeroportos. A melhoria da infraestrutura de telecomunicações é uma inovação essencial para ampliar a conectividade e a qualidade deste serviço”, afirma Monique Henriques, Gerente Executiva de Varejo da CCR Aeroportos.

A IHS Brasil firmará acordos comerciais com operadoras de rede móvel para uso das antenas e quaisquer torres adicionais ou equipamentos relacionados, conforme necessário. A instalação dos sistemas incluirá áreas nos aeroportos de Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; Pelotas, Bagé e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul; Goiânia, em Goiás; Palmas, no Tocantins; Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais; Imperatriz e São Luís, no Maranhão; Petrolina, em Pernambuco, e Teresina, no Piauí.

Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos, Negócios do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como a maior operadora em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. www.ccraeroportos.com.br

Gevisa orienta ambulantes que comercializarão alimentos na Cidade Junina

A Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou nesta terça-feira (5) reunião com 40 ambulantes que comercializarão alimentos e bebidas no evento Cidade Junina, que ocorrerá de 9 a 16 deste mês, em Teresina. 

A gerente da Gevisa, Larisse Portela, informa que foram dadas todas as orientações para garantir a segurança alimentar da população. “As reuniões prévias aos eventos são de extrema importância para esclarecimentos acerca das boas práticas de manipulação de alimentos, de forma que tudo seja comercializado de forma segura, dentro dos regramentos sanitários”, diz.

A Gevisa também pede que os consumidores fiquem atentos quanto a comercialização de produtos alimentícios nos aspectos de limpeza e higienização do local, exposição e armazenamento dos produtos, embalagem e prazo de validade.

FMS