Em visita a diversos pontos de Teresina, a médica Bárbara Soares, presidente dos Jovens Progressistas do Piauí, tem observado obras inacabadas e a falta de atenção da Prefeitura para investimentos de melhorias na infraestrutura, saneamento básico e mobilidade da cidade. Bárbara sugere que o atual prefeito invista os R$ 500 milhões, solicitados por empréstimo ao Banco do Brasil, na retomada das obras na capital.
Dentre as obras, que necessitam de continuidade, está a ponte João Claudino Fernandes, uma obra iniciada na gestão do prefeito Firmino Filho. “A ponte João Claudino Fernandes, que visa melhorar a mobilidade urbana de Teresina, ia criar um novo corredor de chegada entre a zona norte, leste e o centro. Atualmente, a obra está parada, assim como muitas outras de Teresina, que sofre com uma gestão ineficiente e que leva a missão de cuidar de pessoas, com descaso”, afirma Bárbara Soares.
A Câmara Municipal de Teresina aprovou em regime de urgência, no dia 28 de junho, um pedido de autorização para empréstimo de R$ 500 milhões pela Prefeitura de Teresina junto ao Banco do Brasil. Os recursos devem ser utilizados em obras de mobilidade urbana na capital piauiense. “Eu tenho um recado especial para o atual prefeito, que não parece saber como gerir uma cidade: que tal pegar os R$ 500 milhões que o senhor pediu emprestado e finalizar as obras inacabadas por Teresina? O teresinense agradece”, conclui a presidente dos Jovens Progressistas.
Pão de Açúcar celebra a data e traz algumas curiosidades sobre essa iguaria
Não é surpresa que o chocolate ocupa um lugar especial na vida de boa parte das pessoas. Muitos momentos importantes são acompanhados por essa guloseima, seja uma memória afetiva com o doce, um encontro romântico ou simplesmente pelas demonstrações de carinho. Mas você sabia que existe uma data pensada especialmente para os amantes de chocolate? O dia 07 de julho é o Dia Mundial do Chocolate e o Pão de Açúcar celebra esta data com curiosidades e benefícios desse produto.
Atualmente, o chocolate é um produto que alegra a vida e traz muitos benefícios ao nosso bem-estar, mas essa iguaria ficou massivamente reconhecida no período da Revolução Industrial, se popularizando rapidamente. Além de muito gostoso, o chocolate pode trazer alguns benefícios para a saúde do corpo e da mente. Por exemplo, ele ajuda reduzir o nível de estresse, já que é um produto rico em substâncias que ajudam a ampliar a sensação de bem-estar, como o magnésio. Consequentemente, auxilia na melhoria do humor, uma vez que ocorre a liberação de serotonina. Ainda, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e é anti-inflamatório. As vitaminas A, B, C, D e E, o fósforo e o ferro também podem ser encontrados no chocolate, principalmente na versão meio amarga. Ou seja, aquele chocolatinho depois do almoço é super bem-vindo, mas o consumo deve ser moderado.
O Pão de Açúcar é reconhecido pelo sortimento diferenciado e exclusivo, que conta com a curadoria de especialistas para a seleção de sortimento. A rede conta com diversas opções de chocolates para todos os gostos e preferências, do ao leite ao amargo, com especiarias, entre outros. Ainda, a rede tem o compromisso de ser cada vez mais multicanal, dando ao cliente a escolha de comprar onde e como preferir, seja nas lojas, no site (www.paodeacucar.com) ou no aplicativo Pão de Açúcar Mais, que oferece descontos exclusivos e personalizados, que podem ser ativados no momento da compra.
O aplicativo conta ainda com a plataforma de recompensas Meus Prêmios, com a coalização stix, que permite trocas dos pontos stix por produtos exclusivos por meio da funcionalidade do aplicativo. Para se cadastrar no Pão de Açúcar Mais, basta realizar o download do app nas lojas Google Play ou Apple Store de maneira prática e rápida. Depois de logar no aplicativo, o cliente pode ativar as ofertas que tiver interesse e os descontos são aplicados automaticamente após a identificação pelo CPF nos caixas de atendimento em lojas físicas e também no e-commerce.
As possibilidades de experimentar sabores são inúmeras, já que existem muitos tipos de chocolate: o branco, diet, chocolate amargo, meio amargo, entre outros. Para quem não pode ficar sem o doce, há opções diversificadas para atender todos os gostos e necessidades, como o Casino, que pode ser encontrado nas lojas do Pão de Açúcar. Além disso, é possível preparar receitas deliciosas com a iguaria, como a Torta de Chocolate e Sorvete de Chocolate com Avelã. Ficou curioso? Acesse o site Conquiste Sua Vida, Taeq, https://www.conquistesuavida.com.br/pesquisar?q=chocolate e confira o passo a passo.
Que tal aproveitar esta data para presentear uma pessoa querida com um chocolate saboroso e contar para ela essas curiosidades?
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), visando o aumento do nível de emprego e focando no aumento da renda dos teresinenses, vem promovendo uma série de ações, onde se busca atrair empresas com grande potencial de empregabilidade e assim contribuir com a diminuição cada vez mais do desemprego local.
Entre estas iniciativas, tem a vinda da empresa de telemarketing Algar Tech, onde seu diferencial foi a contratação de pessoas pela modalidade remota, onde estas trabalham diretamente de suas residências, reduzindo assim custos de transporte, e aumentando o potencial de consumo dessas famílias que passam a contar com trabalho de carteira assinada.
O empreendimento já possui 555 pessoas contratadas em Teresina com expectativa de, até o final do ano de 2022, seja atingido um total de 900 pessoas contratadas. Há previsão de receita média anual de aproximadamente R$ 18 milhões, com bons reflexos para a arrecadação municipal. Isso se torna possível diante do cenário de desaceleração econômica, decorrente da pandemia, mas com vista a implementar ações que minimizem a perda de postos de empregos, mantendo os atuais e que impulsione a abertura de novas vagas via novos investimentos.
Esse incremento de renda irá fomentar também outros setores como comércio e varejo. Contribuindo assim para a queda da informalidade, ao tempo em que possibilita o acesso ao mercado de trabalho para pessoas que não podem se deslocar com facilidade.
“Isso mostra a capacidade que a Prefeitura de Teresina tem com a SEMDEC que, por meio da lei de incentivos fiscais, possibilita o rearranjo da economia local, além de ações setoriais intermediadas pela SEMDEC com o objetivo de fazer crescer as oportunidades de empregabilidade, tornando o município cada vez mais fortalecido com o polo de serviços e industrial”, pontua o secretário da SEMDEC, Marcelo Eulálio.
Assinatura de decreto com benefícios
Ainda, nessa terça-feira (5), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou decreto concedendo benefícios fiscais para a empresa Algar Tech, incentivando a geração de mais empregos e renda para os teresinenses com a operação da companhia na capital.
“O objetivo deste incentivo é de fazer com que a empresa aqui possa se instalar e aumentar o seu sítio e gerar cada vez mais emprego e renda na cidade de Teresina. Essa é uma preocupação que o prefeito sempre teve, desde o início de sua vida pública e agora à frente do executivo com o desenvolvimento socioeconômico da cidade. São ações que já estavam previstas no plano de governo e que agora estão se materializando. Quem ganha é a população com a perspectiva de que, em breve, mais pessoas estarão saindo do mercado informal e indo para o mercado formal”, finaliza o secretário.
A Algar Tech é uma multinacional brasileira com 23 anos de atuação no mercado de tecnologias. Opera como parceira de negócios para a transformação digital de grandes corporações. O portfólio possui Gestão de Relacionamento com o Cliente e Gestão de Ambiente de Tecnologia, que visam melhorar a experiência dos consumidores e dos usuários de tecnologia. Possuem 12 mil profissionais que trabalham com o propósito de conectar pessoas e organizações de um jeito único, aliados a um amplo ecossistema de parceiros e atuação em toda a América Latina, com escritórios na Colômbia, Argentina e México.
O deputado Franzé Silva (PT) apresentou requerimento solicitando informações ao presidente do FNDE, Marcelo Ponte
O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), apresentou, nesta quarta-feira (6), requerimento direcionado ao presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, solicitando o cronograma de desembolso do Fundo sobre a construção de escolas anunciada pelo órgão no Piauí.
Em abril deste ano, a imprensa nacional noticiou que o FNDE – órgão controlado pelo ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PL), Ciro Nogueira (PP) – autorizou a construção de 52 escolas no Piauí, abandonando 99 obras de colégios, creches e quadras poliesportivas que estavam em andamento no Estado – caso que ficou conhecido como ‘escolas fake’.
“Nós vamos exigir que o FNDE cumpra com o Piauí o que está estabelecido dentro do seu cronograma. Se eles estão querendo fazer escolas, que essas escolas aconteçam. Não pode é fazer uma enganação com o povo do Piauí, só por conta de uma eleição”, pontua Franzé, questionando se o anúncio das obras não passaria de um “engodo eleitoral”.
“São escolas no patamar de R$ 8 milhões, mas que eles empenharam R$ 200 mil. Isso parece uma ilusão eleitoral. Nós estamos solicitando que o FNDE cumpra com o Piauí os investimentos prometidos. Não queremos, mais uma vez, ver obras paradas. São 99 obras de escolas no Piauí que estão, hoje, com um empenho muito inferior ao que seria necessário para viabilizá-las”, observa o deputado.
Franzé Silva acrescenta que “o Ministério Público Federal já solicitou informações ao FNDE, através de uma ação no Tribunal de Contas da União. O que o Estado e a Assembleia Legislativa do Piauí querem saber é o cronograma de desembolso dessas escolas, para que possamos mostrar se são reais ou se são ilusórias, se são ou não apenas uma ilusão eleitoreira”.
O resultado da segunda chamada regular deste ano para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado hoje (6) no site Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC).
As inscrições para esta edição do Sisu terminaram na última sexta-feira (1º). Serão preenchidas 65.932 vagas para mais de 2 mil cursos de graduação, em 73 instituições públicas de ensino superior.
Após a divulgação do resultado, os candidatos têm de 13 e 18 de julho para se matricular no curso de ensino superior em que for aceito. A consulta das vagas disponíveis foi aberta em 15 de junho.
Também começam nesta quarta-feira (6) as inscrições para a lista de espera do Sisu 2022.2. Os estudantes têm até 18 de julho para manifestar interesse no portal do Acesso Único. Pode se inscrever quem não foi selecionado na chamada regular, em nenhuma das duas primeiras opções de curso.
Nesta fase, o candidato deve indicar novamente uma única formação desejada. O MEC alerta o estudante a ficar atento para concluir todo o processo até o final, incluindo a nova escolha de curso.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.
Exigência
Para participar do Sisu o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar prova.
Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.
As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas adotadas por cada instituição pública de ensino superior. Tais ações incluem a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda aos critérios especificados.
O site Vacina Já, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), abre hoje (6) novas vagas de agendamento para a vacina da covid-19 para dose de reforço para a população de 12 anos ou mais. O agendamento estará disponível a partir das 18h, pelo endereço http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/.
Quem fizer o agendamento terá atendimento na próxima semana, de 11 a 15 de julho, das 18h às 21h, no Teresina shopping. O posto de vacinação fica no edifício garagem, estacionamento do G3.
A gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS, Karoline Alencar, explica que existe um prazo mínimo para receber a dose de reforço. “É preciso ter um intervalo de no mínimo quatro meses da segunda dose e pedimos que as pessoas compareçam no dia e horário agendado”, diz.
No momento da imunização é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Os adolescentes devem ainda estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
O setor de saúde suplementar totalizou, em maio, 49,6 milhões de usuários em planos de assistência médica e 29,6 milhões em planos exclusivamente odontológicos. Os dados foram divulgados hoje (6) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
“Nos planos médico-hospitalares, em um ano houve crescimento de 1.557.174 beneficiários – o equivalente a 3,14% de aumento em relação a maio de 2021. No comparativo de maio de 2022 com abril de 2022, o crescimento foi de 240.096 usuários”, informou a agência.
Nos planos exclusivamente odontológicos, somaram-se 2.464.567 beneficiários em um ano, o que representa 8,32% de crescimento no período e 252.592 na comparação de maio de 2022 com abril de 2022.
Nos estados, no comparativo com maio de 2021, o setor registrou evolução de beneficiários em planos de assistência médica em 24 unidades federativas, sendo São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina os que tiveram o maior ganho em números absolutos.
Entre os odontológicos, 26 unidades federativas registraram crescimento no comparativo anual, sendo também que São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, os estados com maior crescimento em números absolutos.
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, torna público o edital para abertura do processo de inscrições de obras que serão lançadas e expostas no II Salão do Livro da Advocacia Piauiense (SALAP). As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 07 de julho até o dia 05 de agosto de 2022.
Poderão efetuar a inscrição, advogados e advogadas que possuem obras jurídicas ou literárias e residem ou militam no Estado do Piauí, podendo ser inscritas mais de uma obra por advogado (a).
O evento será realizado no XIV Ciclo de Estudos e Debates Jurídicos do Piauí (CIDEJUR) nos dias 11 e 12 de agosto de 2022, em meio às comemorações do mês da Advocacia.
O I Salão do Livro da Advocacia Piauiense foi realizado em 2019 e mais de 20 autores participaram com suas obras.
COMO REALIZAR A INSCRIÇÃO?
No ato da inscrição deverão ser entregues: um exemplar da obra inscrita a ser doado para a biblioteca da OAB Piauí, a ficha de inscrição devidamente preenchida com o nome completo do autor(a), número da OAB, endereço, telefones para contato, título da obra, editora, edição, ano, assinatura e declaração de autoria da obra literária.
O material deverá ser colocado em uma embalagem única (envelope, pacote ou caixa) com a identificação para exposição no SALAP.
As inscrições estarão abertas do dia 07 de julho a 05 de agosto de 2022 e podem ser realizadas na sede da OAB PI, através da Sala das Comissões, das 8h às 17h, ou pelo e-mail comissoes@oabpiaui.org.br
As inscrições serão efetivadas somente após a entrega presencial do exemplar da obra.
O EVENTO
Os títulos das obras selecionadas estarão presentes no CIDEJUR e os nomes de seus autores serão divulgados no site da OAB Piauí (www.oabpiaui.org.br).
Serão definidos horários para os encontros com os autores, a fim de proporcionar a divulgação e a venda de exemplares das obras durante o CIDEJUR.
A OAB não ficará com nenhuma verba relativa a venda de livros, sendo de responsabilidade dos autores a estipulação dos valores de sua obra.
As vendas serão realizadas durante o SALAP nos dias 11 e 12 de agosto de 2022.
O Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, titular da 29ª Promotoria de Teresina, participou nesta terça-feira (5) de reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde, que teve por objetivo a promoção de discussões a respeito do contrato de gestão da nova Maternidade de Teresina, designado à Associação Reabilitar. O encontro aconteceu no auditório do escritório do Ministério da Saúde, localizado no centro da capital.
No início das explanações, o representante da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí, Emídio Marques de Matos Neto, fez uma retrospectiva de encontros ocorridos anteriormente que trataram da mesma temática. Ele destacou que o Conselho Estadual de Saúde enviou uma série de questionamentos à Secretaria de Saúde pela entrega da gestão à iniciativa privada, os quais foram respondidos de forma insatisfatória e intempestiva.
Após isso, uma das representantes da SESAPI, Cristiane Maria Ferraz Moura Fé, apresentou o contrato de gestão da Associação Reabilitar. O documento conta com informações sobre o prédio da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), indicadas as deficiências encontradas no que diz respeito à oferta de leite materno, baixa capacidade de manutenção de equipamentos, instalações físicas inadequadas, dentre outros itens. Em seguida, exibiu as possíveis soluções oferecidas pela nova gestão.
Em seguida, os conselheiros presentes na assembleia extraordinária se manifestaram sobre o contrato de gestão da nova maternidade.
O Promotor de Justiça Eny Pontes relembrou que, a partir da tomada de conhecimento da referida contratação, a Promotoria teve cautela em tomar providências acerca da instauração de procedimentos e realização de audiências públicas e extrajudiciais para debater o tema. “Fiz questão de conhecer as justificativas, por parte da SESAPI, e nossa preocupação é que o processo cumpra os princípios da administração púbica, especialmente da legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade”, disse o Promotor.
O titular da 29ª Promotoria relatou ainda que, durante todo o processo de análise do contrato, foi constatado que o mesmo contém diversas irregularidades. Em razão disso, o MPPI ingressou com ação civil pública pedindo, inicialmente, a suspensão do contrato celebrado e bloqueio de valores a serem repassados para a Associação Reabilitar. Ao final, solicitou, como pedido principal, o seu cancelamento.
O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Neres Machado Júnior, fez suas considerações e destacou que, a pedido da Governadora do Estado, Regina Sousa, foi encaminhada uma cópia do contrato ao Conselho Estadual de Saúde. E finalizou sua fala dizendo que a SESAPI está apta a mostrar uma nova proposta ao Conselho Estadual de Saúde e a esclarecer o maior número de questionamentos.
O sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências) estreia no Brasil nesta quarta-feira (5). A primeira cidade a oferecer o sinal será Brasília, cujo funcionamento foi aprovado na última segunda-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Próxima geração da internet móvel, a tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.
A tecnologia 5G permitirá a estreia da “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores. Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.
A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Em princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população.
Segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, as próximas cidades a receber o sinal 5G puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas as datas ainda não estão previstas. No início de junho, a agência reguladora definiu que, até 29 de setembro, todas as capitais deverão contar com a tecnologia.
Acesso
Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro.
O consumidor precisa ficar atento porque existem celulares fora da lista que mostram o ícone 5G. Nesses casos, porém, o aparelho não opera o sinal 5G puro, mas o 5G no modo Dynamic Spectrum Sharing (DSS) ou non-standalone (NSA), chamado de 5G “impuro” por operar na mesma frequência do 4G, na faixa de 2,3 gigahertz (GHz). Dependendo da interferência, o sinal 5G “impuro” chega a apresentar velocidades inferiores ao 4G.
Parabólicas
O 5G puro ocupará na faixa de 3,5 GHz, faixa parcialmente ocupada por antenas parabólicas antigas que operam com sinal analógico na Banda C. As pessoas com esse sinal precisarão comprar uma antena nova e um receptor compatível com a Banda Ku, para onde está sendo transferido o sinal das antenas parabólicas. Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com parabólicas antigas receberão conversores novos, que dispensarão a necessidade de comprar outras antenas.
Segundo a Anatel, Brasília foi escolhida para estrear a tecnologia 5G por ter um número baixo de parabólicas. Conforme os dados mais recentes da agência reguladora, existem cerca de 3,3 mil parabólicas em funcionamento no Distrito Federal.
Originalmente, o edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 fez o cronograma atrasar dois meses.