Quarta-feira, Junho 24, 2026
35.9 C
Teresina

Consumo de chocolate pode ser benéfico aos dentes, aponta estudo

“Com higiene bucal adequada e preferência por maior concentração de cacau, é possível ter dentes saudáveis comendo chocolate”, explica odontólogo

O chocolate, um dos doces mais consumidos no mundo, é capaz de gerar dúvidas referentes aos benefícios ou malefícios relativos à saúde bucal. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a produção dos derivados do cacau no Brasil aumentou 35% no comparativo entre 2020 e 2021, refletindo o maior consumo da população. Odontólogos reforçam que a ingestão da guloseima não traz malefícios, se feita a higiene adequada e moderação quando degustadas.

Tradicional em festas de fim de ano ou Páscoa, o chocolate também é destaque nos meses de férias escolares, quando as crianças têm mais acesso ao doce. Para o cirurgião-dentista do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina, Sérgio Pires, a escolha da porcentagem de cacau no chocolate tem conexão com a saúde bucal, sempre observando a quantidade ingerida. “De fato, açúcar é um inimigo poderoso contra o bem-estar do corpo em geral. Mas é na boca onde os primeiros sintomas podem aparecer, como a cárie. Por isso, fugir do exagero, da frequência e dos maus cuidados com a limpeza de toda a região após o consumo é a melhor alternativa para quem procura uma degustação sadia. Afinal, todos nós procuramos na boa alimentação o prazer do paladar. E é possível, basta se adaptar”, pontua Sérgio.

Além da higiene propriamente dita, o dentista também relata que, segundo pesquisas realizadas por universidades japonesas, o extrato do cacau tem agentes anticariogênicos. Ou seja, substâncias capazes de reduzir a incidência ou aparecimento de cáries. “Um grande mal da saúde humana é a falta de informação. Por exemplo, alguns pais ou responsáveis restringem suas crianças contra consumo de chocolates. Possivelmente, essa criança vai comer escondido e em altas quantidades. Por isso, ensinar os pequenos a escolher melhor o que consumir traz muitos benefícios à saúde da boca. Então, ofereça chocolates com concentração acima dos 60%. Acostume o paladar, controle a quantidade e estará tudo bem. Com higiene bucal adequada e preferência por maior concentração de cacau, é possível ter dentes saudáveis comendo chocolate”, finaliza o cirurgião-dentista.

Embora não seja necessariamente um vilão dos dentes, o cacau em suas diversas apresentações precisa ser consumido em pequenas quantidades. Também aliada da boa alimentação e da visita regular ao dentista, a higiene pós-refeições é essencial para a manutenção da saúde bucal e do organismo, pois, sem a escovação, haverá mau hálito, cáries, dor, entre muitos outros sintomas de doenças bucais.

FMS realiza mutirão Saúde ItineranTHE neste sábado (9) no povoado Boa Hora

Neste sábado (9) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza o segundo mutirão de saúde na zona rural de Teresina, no Povoado Boa Hora, zona rural Norte, na Escola Municipal Conselho Saraiva. Essa ação é do projeto Saúde ItineranTHE para atendimento aos moradores dos povoados Boa Hora e Bela Vista. Serão realizadas consultas das especialidades de urologia, cardiologia, endocrinologia, ginecologia e pequenas cirurgias, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, glicemia capilar, PSA, mamografia, entre outros e vacinação contra a Covid-19 e Influenza (gripe). Faz parte das ações desse mutirão a realização de mamografia nesta sexta (8) e sábado (9).

Com o mutirão serão atendidos os usuários do SUS que estão em fila de espera, melhora a resolutividade e amplia a assistência aos moradores da zona rural de Teresina. O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca a importância de levar atendimento de saúde para a zona rural. “As pessoas serão atendidas por vários especialistas com consultas e exames, aplicação de vacinas e serão realizadas palestras educativas. São ações para melhorar o atendimento à população dessas localidades”, diz.

O primeiro Mutirão ItineranTHE aconteceu em 14 de maio, no Povoado Santa Luz e atendeu também moradores do Campestre e Mama Mia zona Rural Leste da cidade.

Na primeira edição, foram ofertadas consultas em cirurgia Geral, cardiologia, urologia e endocrinologia, além de pequenas cirurgias, e exames como: mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, testagem para sífilis e HIV em gestantes e exames laboratoriais, além de vacinas diversas. Com Cardiologista: 100 atendimentos; Urologia: 56 atendimentos; Endocrinologista: 33 atendimentos; Cirurgias: 60 procedimentos; Ultrassonografia de abdômen total: 27; Ultrassonografia transvaginal: 18; Ultrassonografia prostática: 4; Eletrocardiograma: 58 exames; PSA: 37 exames; Histopatológicos: 11; Mamografia: 152.

Fonte: Ascom FMS

Comissão de Prerrogativas emite nota de repúdio ao pronunciamento da prefeita de Guadalupe em ataque ao advogado Amadeu Luiz Pereira Júnior

A Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, vem a público manifestar o seu integral e veemente repúdio aos ataques sofridos pelo advogado Amadeu Luiz Pereira Júnior em pronunciamento efetuado pela Prefeita do município de Guadalupe, Maria Joseneide Fernandes Lima, em áudio gravado, durante entrevista concedida à rádio Cidade Luz em Guadalupe-PI.

No referido pronunciamento, a prefeita do município de Guadalupe, Maria Joseneide Fernandes Lima, se referiu ao advogado Amadeu Luiz Pereira Júnior como “um advogado medíocre que suborna as pessoas para dar lhe dinheiro para ele defender as pessoas e, botar essas pessoas contra mim”, demonstrando verdadeira aversão ao exercício profissional do causídico.

O advogado(a) é indispensável à administração da Justiça (art. 133, CF), por servir como escudo dos direitos e garantias fundamentais, prestando serviço público e exercendo função social, sendo, portanto, inadmissível a perspectiva equivocada da advocacia.

Ademais, ao atuar na defesa e promoção dos direitos e interesses dos seus constituintes, o advogado contribui substancialmente na promoção de uma sociedade mais livre, justa e solidária. Logo, por força de lei, deve receber tratamento compatível com a dignidade da Advocacia e condições adequadas para o seu desempenho.

Dada a relevância do seu mister, alcançando o caráter de Múnus Público, com relevante função social, aos advogados(as) foram asseguradas prerrogativas, que não existem como privilégio, mas com o fim de lhe permitir o pleno exercício profissional, assegurando meios para a atuação e independente na defesa daqueles cujos interesses lhe são confiados.

Assim sendo, nada justifica o comportamento hostil direcionado ao advogado Amadeu Luiz Pereira Júnior.

Ao reiterar a sua firme postura em defesa das prerrogativas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, repudia condutas como a mencionada, ao mesmo tempo em que afirma que adotará as providências pertinentes, com vistas a assegurar o respeito às garantias fundamentais, o império da lei e o regular funcionamento das instituições.

Por fim, a OAB Piauí se solidariza com o advogado Amadeu Luiz Pereira Júnior e reafirma o compromisso de se manter sempre atenta e vigilante para combater os ataques contra a advocacia piauiense.

Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados

OABPI

OAB Piauí solicita mudanças estruturais na Central de Flagrantes de Teresina para melhor receber a advocacia

Integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, estiveram na Central de Flagrante de Teresina, órgão vinculado à Polícia Civil do Estado, nesta quarta-feira (06/07). Os representantes da Seccional tiveram acesso às instalações físicas da Central, sistemas de funcionamento e apresentaram sugestões de mudanças estruturais para a garantia do bom atendimento à advocacia.

De acordo com a presidente em exercício da OAB, Daniela Freitas, membros das Comissões Temáticas de Direito das Prerrogativas, Segurança Pública, Previdenciário e Direitos Humanos vão analisar uma portaria do executivo estadual que regulamenta o acesso de advogados e advogadas ao estabelecimento.

“Essas Comissões vão analisar o teor da portaria para fazer sugestões nos casos que ferem as prerrogativas da advocacia. Neste primeiro encontro, a OAB sugeriu, inicialmente, a adequação da sala de parlatório para garantia da entrevista reservada do advogado (a) com o seu cliente”, garantiu.

SOLICITAÇÕES SERÃO AVALIADAS

No decorrer da reunião, o coordenador da Central de Flagrantes pontuou que as observações feitas pela Ordem serão avaliadas em tempo hábil.

“Aprecio o bom relacionamento entre as instituições e os colegas que trabalham no mesmo ambiente. É importante a sala da OAB dentro da central de flagrante, exatamente para mantermos esse diálogo. Estamos em parceria e trabalhando para manter o ambiente de trabalho melhor possível”, garantiu o delegado Diego Pascoal, coordenador do setor.

Além da presidente Daniela Freitas, colaboraram nas tratativas os advogados (a): Vanessa Soares (Coordenadora-adjunta da vice-presidência), Albelar Prado (presidente da Comissão Estadual de Direito das Prerrogativas) e Francisco Silva (membro da Comissão Nacional de Prerrogativas).

OABPI

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

A partir desta quinta-feira (7), os postos de combustíveis de todo país estão obrigados a divulgar, de forma “correta, clara, precisa, ostensiva e legível”, os preços dos combustíveis que eram cobrados, em cada empresa, no dia 22 de junho de 2022, “de modo que os consumidores possam compará-los com os preços praticados no momento da compra”.

A determinação, com vigência até 31 de dezembro de 2022, consta do decreto nº 11.121, publicado no Diário Oficial da União de hoje.

Com a medida, o governo pretende possibilitar ao consumidor comparar o preço atual com o que era cobrado antes de vigorar a lei que não permite às unidades federativas cobrar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com percentual acima da alíquota de 17% ou 18%, dependendo da localidade. A lei foi sancionada no dia 24 de junho.

O decreto publicado hoje destaca,  ainda, que os donos dos postos deverão informar também, em separado, o valor aproximado relativo ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); o valor relativo à Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep); e à Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins; e, ainda, o valor relativo à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível (Cide-combustíveis).

Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Mulher de traficante é presa pelo Greco com drogas e R$ 5,6 mil em Teresina

Mulher de traficante é presa pelo Greco com drogas e R$ 5,6 mil em Teresina PC-PI

Uma mulher identificada apenas pelas iniciais C.B.S.L. foi presa pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), na Vila Jerusalém, zona Sul de Teresina, na tarde dessa quarta-feira (06). Segundo a polícia, ela é companheira de um traficante.

Com a mulher, os policiais apreenderam cocaína e R$ 5,6 mil em espécie. Ela foi autuada pelos crimes de tráfico de entorpecentes e receptação. Os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de um traficante conhecido como “Robin da Jesusalém”.

Chegando ao local, as guarnições do Greco com apoio do CORE, não o encontraram, mas prenderam em flagrante sua esposa. De acordo com a polícia, além da da venda de drogas, a mulher também estava com um celular roubado, configurando os dois crimes pelos quais foi autuada.

Diante disso, a mulher foi levada para a sede da GRECO e depois encaminhada à Central de Flagrantes. Os policiais seguem as investigações à procura de seu esposo.

Dinheiro que foi apreendido com a mulher durante ação do Greco PC-PI

Fonte: Portal A10+

Aluísio Sampaio defende a redução do valor do ICMS estadual

Vereador Aluísio Sampaio na Câmara Municipal de Teresina

O parlamentar é favorável a diminuição, como vem sendo feito em 22 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Nesta semana, os vereadores de Teresina discutiram o alto valor de ICMS aplicado no Estado, um dos maiores do país. O valor do imposto é alvo de críticas, principalmente dos motoristas por conta do preço dos combustíveis.
Aluísio Sampaio usou como exemplo o preço do combustível, que dobrou durante a pandemia, para ressaltar que a diminuição do ICMS não causará danos a economia estadual. “Estão colocando que a diminuição do ICMS pode prejudicar o custeio da manutenção da máquina pública do estado e atrapalhar a educação e outros serviços essenciais, mas isso não é correto. Porque no preço do combustível já tínhamos no estado do Piauí o ICMS de 31%, um dos maiores do Brasil. As pessoas não fazem as contas de que há dois anos o combustível dobrou o preço, então a arrecadação do combustível também dobrou, mas as despesas para o custeio da manutenção das máquinas públicas não dobraram”, pontuou o vereador.
Nesta quarta-feira (06), o Sindicato dos Postos de Combustíveis do Piauí (Sindipostos/PI) publicou uma carta aberta questionando o valor do ICMS exercido no estado. A entidade criticou o Governo Estadual por não seguir a Lei Complementar 194/2022 que prevê a diminuição do imposto, mas não está sendo seguido no Piauí. Segundo o Sindicato, essa Lei poderá levar anos para ser concluída ou até mesmo não ter conclusão. Pelo menos 11 estados já anunciaram a redução do imposto.

Dinheiro da população vai para o bolso dos acionistas da Petrobras, diz Franzé sobre ICMS

O deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Comissão de Fiscalização, Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Piauí, afirmou, nesta quinta-feira (7), que o Projeto de Lei do Executivo Estadual que reduz para 18% a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis no Estado será discutido e avaliado nas comissões e apreciado no plenário do Parlamento na próxima terça-feira (12).

Contudo, Franzé Silva observa que a aprovação da lei – embora faça a adequação do Piauí à Lei Complementar 194/2022 – não baixará efetivamente os preços dos combustíveis. “Nas próximas semanas, quando o preço do combustível for reajustado, ficará comprovado que o problema não é o ICMS, mas sim a política de preços da Petrobras, que é o que deveria ser mudado. É uma enganação do governo federal que vai sacrificar os estados, municípios e a população”, frisa.

Na visão de Franzé, “até agora, o governo federal baixa a alíquota dos estados, mas não mostra nenhuma forma de compensação. Como a política da Petrobras continua a mesma, nós teremos nas próximas semanas o reajuste de combustível, por causa de uma política de preços errada, e os recursos da população que deveriam ir para as creches, hospitais, segurança pública vão continuar indo para o bolso dos acionistas da Petrobras”, pontua.

Em noite de 7 a 1, Flamengo avança na Libertadores

Empurrado pela sua apaixonada torcida (que compareceu em peso, com mais de 61 mil presentes), o Flamengo não deu chances ao Tolima (Colômbia) e goleou por 7 a 1, nesta quarta-feira (6) no estádio do Maracanã, e se classificou para as quartas de final da Copa Libertadores, onde medirá forças com o Corinthians, que passou pelo Boca Juniors (Argentina).

O Rubro-Negro não sentou em cima da magra vantagem de 1 a 0 (gol do volante Andreas Pereira, que deixou o time da Gávea) construída no confronto de ida e partiu para o ataque. E aos 4 minutos a equipe comandada por Dorival Júnior abriu o placar, quando Pedro tocou para o uruguaio Arrascaeta, que devolveu com um passe de grande categoria para o centroavante bater cruzado para superar Cuesta.

O Flamengo continuou melhor, e não demorou a ampliar. Aos 20 minutos Arrascaeta enfiou a bola para Pedro, que, de calcanhar, encontrou Gabriel Barbosa. O camisa 9 finalizou para defesa parcial de Cuesta, mas a bola desviou em Quiñones, que acabou marcando contra.

Se o primeiro tempo foi bom, no segundo o Rubro-Negro tomou conta de vez da partida. Logo no primeiro minuto, o Flamengo chegou ao terceiro, quando Arrascaeta levantou a bola na área em cobrança de falta, o zagueiro David Luiz escorou para o meio da área, onde Pedro dominou antes de conferir para o fundo do gol.

Aos 10 foi a vez de Gabriel Barbosa guardar o dele. O camisa 9 dominou na direita, avançou para o meio e bateu colocado para marcar um belo gol. Sete minutos depois o Tolima ainda chegou ao gol de hora, com Quiñónes, mas a noite era mesmo do time de Dorival Júnior, que não diminuiu a rotação.

Quatro minutos depois Pedro acionou Rodinei na direita e o lateral se livrou de um defensor antes de cruzar de volta para o atacante marcar pela terceira vez na partida. Aos 27 o camisa 21 volta a brilhar, mas desta vez no papel de garçom, tocando para o garoto Matheus França, que havia acabado de entrar no gramado, deixar o dele.

Mesmo com o placar elástico o Flamengo continuou buscando mais gols, e conseguiu aos 33 minutos com o artilheiro da noite, Pedro, que marcou ao aproveitar rebote dado pelo goleiro Cuesta.

Após se garantir nas quartas da competição continental, a equipe da Gávea visita o Corinthians no próximo domingo (10) no Brasileiro, em uma espécie de prévia do confronto entre as equipes pela Libertadores.

Foto: © Reuters/Sergio Moraes/Direitos Reservados

AGÊNCIA BRASIL

Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados

O Brasil tem 106 casos confirmados de varíola dos macacos (Monkeypox), segundo levantamento do Ministério da Saúde. A maioria (75) foi registrada em São Paulo. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 20 casos. 

Em Minas Gerais, foram três casos da doença. No Ceará, no Paraná e no Rio de Grande do Sul foram dois registros em cada estado. Há também confirmação de infecção pelo vírus no Distrito Federal e no Rio Grande do Norte, com um caso cada.

O órgão destacou que segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes. Isso é feito por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional).

O vírus

A varíola causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês) causa uma doença mais branda do que a varíola smallpox, que foi erradicada na década de 1980. 

Trata-se de uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.

Foto: © Dado Ruvic/REUTERS

AGÊNCIA BRASIL