Quarta-feira, Junho 24, 2026
29.5 C
Teresina

Laboratório Raul Bacellar recebe nota máxima no Programa Nacional de Controle de Qualidade 

O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar, da Fundação Municipal de Saúde, recebeu qualificação de excelente no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) na sua primeira avaliação. A nota máxima é dada de acordo com o grau de acertos nos laudos dos exames realizados pelo laboratório da Prefeitura de Teresina. O Raul Bacellar é o único laboratório público de análise clínica do Piauí que participa do PNCQ.

O Programa Nacional de Controle de Qualidade laboratorial é mais um diferencial para o Raul Bacellar que garante mais segurança, qualidade e eficiência em todos os processos relativos aos exames oferecidos pelo Centro de Diagnóstico. A participação no PNCQ permite que o laboratório da Prefeitura de Teresina seja avaliado juntamente com mais 5.896 laboratórios Brasileiros e 114 laboratórios de outros países.

Todos os meses o Centro de Diagnóstico Dr. Raul Barcellar seguirá submetendo os resultados dos exames para avaliação do PNCQ, explica Lilibeth Sales, diretora do laboratório. “Este é mais um importante passo em busca de melhoria continua na qualidade dos nossos exames e serviços”, diz Lilibeth.

 “A qualificação que obtivemos no PNCQ mostra que estamos trabalhando na busca da melhoria dos serviços ofertados pela FMS”, diz Gilberto Albuquerque, presidente da FMS. “Vamos continuar trabalhando para fornecer os melhores equipamentos e as melhores condições de trabalho para todos, para que assim consigamos sempre ofertar exames com excelência a toda a população de Teresina”, fala Gilberto Albuquerque.

FMS

Copa do Brasil: Fla e Galo duelam no Maracanã por vaga nas quartas

Flamengo e Atlético-MG protagonizam, a partir das 21h30 (horário de Brasília) da noite desta quarta-feira (13) no estádio do Maracanã, um dos mais emocionantes jogos de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Se o Galo conta com uma pequena vantagem, após vencer o confronto de ida por 2 a 1 na última semana, o Rubro-Negro acredita que o apoio de sua apaixonada torcida poderá desequilibrar a partida a seu favor. A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo.

Após golear o Tolima (Colômbia) por 7 a 1, pela Libertadores na última semana, e perder de 1 a 0 para o Corinthians, pelo Brasileiro no domingo (10), a equipe da Gávea sabe que a classificação sobre o time mineiro pode apaziguar de vez o clima junto à torcida.

Para esta partida o técnico Dorival Júnior tem um desfalque certo, o zagueiro Rodrigo Caio, que teve confirmada uma lesão de menisco no joelho esquerdo. Isto pode ser um problema diante de um ataque que conta com um dos jogadores mais decisivos do futebol atual, o atacante Hulk, que, segundo o treinador do Flamengo, definiu o confronto de ida: “Hulk numa noite muito boa. Praticamente definiu a sorte da partida. Duas jogadas individuais”.

Com a ausência de Rodrigo Caio, uma possível escalação do time carioca na partida pode ser: Santos; Matheuzinho, Léo Pereira, David Luiz e Ayrton Lucas; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel Barbosa e Pedro.

O Atlético-MG também chega ao jogo após confirmar a classificação na Libertadores na última semana (com vitória de 1 a 0 sobre o Emelec, do Equador) e de um tropeço no Brasileiro no final de semana (empate de 0 a 0 com o São Paulo em pleno Mineirão).

Em um momento no qual não vem apresentando um futebol tão convincente, o técnico Antonio Mohamed já deixou claro que valoriza demais a classificação na Copa do Brasil. E, para que isto aconteça, fará com que sua equipe não sente em cima da vantagem: “Espero que vençamos. Vencer, vencer, passar de fase. Vai ser um grande jogo, uma experiência única, com Maracanã cheio. Estamos muito bem, fortes mentalmente e esperamos ganhar. É um jogo que nós ganhamos de 2 a 1 [na ida], mas é como se fosse um 0 a 0, como se o jogo estivesse empatado”.

Contando com o retorno do lateral Guilherme Arana, que não enfrentou o São Paulo por conta de desgaste físico, o Galo deve entrar em campo com a seguinte formação: Everson; Guga, Igor Rabello (Nathan Silva), Alonso e Guilherme Arana; Jair, Allan, Zaracho e Nacho; Vargas e Hulk.

FOTO: © Pedro Souza/Atletico/Direitos Reservados

AGÊNCIA BRASIL

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 27 milhões

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (13) um prêmio acumulado e estimado em R$ 27 milhões. Por se tratar de um concurso com final zero, o prêmio recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.

As seis dezenas do concurso 2.500 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador ganhe o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 175,7 mil de rendimento no primeiro mês.

FOTO: © Marcello Casal JrAgência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Má infraestrutura do Polo Industrial Norte impede instalação de novas indústrias

Captação de água, infraestrutura elétrica e melhoria das vias de acesso são um dos principais gargalos presentes no Polo Industrial Norte. O Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) tem realizado visitas e reuniões em setores da indústria para debater as dificuldades do segmento piauiense. Em avaliação, empresários apontam que as indústrias não têm demonstrado interesse em se instalar no Polo Industrial Norte, devido à má infraestrutura do local e falta de investimentos.

Recentemente, Federico Musso, presidente do CIEPI, se reuniu com o secretário Marcelo Eulálio, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) para tratar de melhorias do Polo a serem postos em prática.

“Em conversa com o secretário chegamos ao entendimento de que a gente precisa fortalecer os polos industriais, se realmente temos intenção de aumentar a nossa matriz industrial. Temos alguns projetos pela frente. No Polo Industrial Norte falta, praticamente, tudo. Dentre as principais necessidades está a captação de água, a melhoria da infraestrutura elétrica – é necessário ter uma subestação elétrica no local para melhorar o fornecimento de energia – outro fator também é sobre as vias de acesso, um dos principais gargalos. As vias são precárias, praticamente intrafegáveis, e pensando em indústrias que precisam transitar com caminhões e cargas pesadas ainda mais”, informa Federico Musso.

Ao longo de sua atuação, o CIEPI tem buscado investimentos e desburocratização do setor para que novas indústrias sejam atraídas para o Piauí. “Entendemos que o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, tem interesse em desenvolver a zona rural, na periferia da cidade. Sabemos que já há financiamentos aprovados através de alguns bancos para investir nesse setor e o Polo Industrial Norte será um dos beneficiados nisso. Colocamos as demandas e vamos trabalhar fortemente para que sejam atendidas”, conclui o presidente do Centro das Indústrias do Piauí.

Emendas ampliam participação da Defensoria e tratamento ao câncer no orçamento

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (12), emenda modificativa, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023 que amplia a participação da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) no orçamento estadual.

Do percentual de 49% fixado para o Poder Executivo, ficou estabelecida a parcela de 1% para a Defensoria destinada à despesa com pessoal e encargos sociais. Na visão de Franzé Silva, “estruturar a Defensoria Pública é assegurar acesso, principalmente dos mais pobres, à Justiça, além de garantir isonomia com os demais órgãos”.

O defensor público geral Erisvaldo Marques pontua que a emenda de Franzé atende a uma reivindição antiga da Defensoria Pública do Piauí e possibilita aumento da despesa com pessoal, especialmente tendo em vista o concurso público para defensores públicos em andamento e com previsão de término para novembro de 2022.

“Agradecemos ao deputado pela sensibilidade, assim como à Casa, que aprovou a referida emenda e esperamos que ela sirva de incentivo para que o Parlamento apoie a estruturação da Defensoria Pública em todo o Estado do Piauí, oportunizando, assim, que uma parcela cada vez maior da população possa ter acesso aos nossos serviços”, frisa.

Tratamento ao câncer

Outra emenda do deputado Franzé aprovada foi a que prevê a possibilidade de participação adicional em recursos do orçamento para aplicação em serviços de saúde de oncologia de alta complexidade (tratamento do câncer) prestados por entidades filantrópicas no Estado.

A finalidade é mitigar defasagem de remuneração da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). “O câncer é um dos principais problemas de saúde pública. A tabela do SUS está 15 anos defasada, acarretando prejuízos às entidades da oncologia. Queremos, portanto, suprir essa defasagem e assegurar atendimento adequado”, pontua o deputado.

Hospital de Regional de São João do Piauí realiza primeiras cirurgias por videolaparoscopia

Quatro pacientes foram contemplados com as primeiras cirurgias minimamente invasivas, através da videolaparoscopia, no Hospital Regional Teresinha Nunes Marques, em São João do Piauí. Há um ano a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem realizando esses procedimentos cirúrgicos em 15 hospitais da Rede Estadual de Saúde. O hospital de Soão João do Piauí é o mais novo contemplado com o equipamento.

Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior essa mais nova unidade de saúde a contar com a torre de videolaparoscopia vai ajudar a desafogar a fila de espera no estado. “Mais um hospital contemplado com este equipamento, que possibilita cirurgias mais precisa e menos invasiva. Desde que iniciamos este trabalho de envio de torres para os hospitais regionais, como forma de descentralizar a saúde, levando procedimentos de alta complexidade para mais próximo da nossa população quase quatro mil pessoas foram beneficiadas”, destaca o gestor.

As cirurgias iniciais no Hospital Regional Teresinha Nunes Marques foram um sucesso, os quatro pacientes já estão em alta. Novos procedimentos estão programados para o final do mês de julho, por meio dos Mutirões de Cirurgias Eletivas da Sesapi. “Inicialmente iríamos atender 05 pacientes, mas um testou positivo para a Covid-19, e não pode ser operado. Nossa unidade de saúde está muito feliz com este novo equipamento, que vai nos ajudar à acelerar nossa fila de espera. No final deste mês estamos programando novos procedimentos por meio dos mutirões”, disse a diretora do hospital, Vilma Moraes.

A torre videolaparoscopia é capaz de acessar quase todos os órgãos com um aparelho contendo uma minicâmera que transmite imagens em alta resolução para monitores de vídeo, que podem ser gravados e utilizados em estudos e diagnósticos, assim possibilitando sua utilização em cirurgias de diversas especialidades.

“A laparoscopia é uma técnica cirúrgica mais moderna, menos invasiva, e que utiliza pequenas incisões para realizar uma grande variedade de procedimentos cirúrgicos como cirurgia geral, de vesícula, biópsias intra-abdominais, cirurgias de esôfago, estômago, além de serem utilizadas nas áreas de ginecologia, urologia, ortopedia, otorrino e neurocirurgia Com ela é possível tratar a área afetada de uma forma cômoda, tanto para o cirurgião como para o paciente, sem necessidade de fazer grandes incisões. O acesso as cirurgias de videolaparoscopia a Rede Estadual de Saúde é através da fila de regulação do Sistema Único de Saúde”, destaca o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

É crescente os casos de COVID 19 no estado

Nesta segunda (11), foram confirmados 581 casos de covid-19 e 07 óbitos pela doença, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Do total de casos confirmados, 334 são de mulheres e 247 são homens, com idades que variam de 01 a 98 anos.

Os óbitos são de 03 homens de Campo Maior (78 anos), Picos (92 anos) e Teresina (57 anos). As 04 mulheres são de Altos (97 anos), São João do Arraial (67 anos) e Teresina ( 01 e 87 anos).

No estado, os casos confirmados somam 377.482 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam 7.800 casos e foram registrados em 224 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 199 estão ocupados, sendo 152 leitos clínicos, 40 UTI’s e 07 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 26.648 até o dia 11 de julho de 2022.

A Sesapi estima que 369.483 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

SESAPI

Elmano Férrer faz visita técnica no viaduto do Mercado do Peixe

O parlamentar é autor dos recursos que garantiram a execução da obra. 

O senador Elmano Férrer esteve nesta segunda-feira (11), em visita técnica, nas obras do Viaduto do Mercado do Peixe. O parlamentar, autor dos recursos que garantiram a execução da obra, recebeu a notícia do DNIT Piauí que em setembro as obras estarão concluídas. 

Durante a visita, Elmano Férrer ressaltou que agora as obras estão no ritmo desejado, sendo finalizado o acesso de um dos lados do viaduto. “Nós destinamos R$ 30 milhões em emendas para execução dos viadutos e lutamos muito contra as burocracias para que essa obra seja entregue aos teresinenses. Sei da importância dessa intervenção para moradores da zona leste, do Dirceu e para os mais de 33 mil veículos que passam diariamente no local”, disse.  

O viaduto do Mercado do Peixe faz parte do Complexo de obras do Contorno Rodoviário de Teresina. “É o maior conjunto de obras de mobilidade que Teresina já viu, incluindo a construção do Viaduto do Mercado do Peixe, Rebaixamento da Avenida João XXIII, além de outros viadutos e intervenções como a duplicação de um trecho urbano da BR-343 entre a Ladeira do Uruguai e a ponte sobre o rio Poti, no Conjunto Tancredo Neves”, destacou Elmano Férrer. 

Conforme o parlamentar, as obras que vêm viabilizando em Teresina vão dinamizar o trânsito da capital, melhorando a fluidez e diminuindo os riscos de acidentes envolvendo veículos. “São obras que contam com a parceria do Governo Bolsonaro, por meio do Ministério da Infraestrutura e DNIT. Tivemos todo o apoio do ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas, do atual ministro Marcelo Sampaio e do general Santos Filho, diretor geral do DNIT “, disse Elmano.

Duplicação da BR-316
Enquanto o viaduto do Mercado Peixe vai sendo concluído, outras obras do Contorno Rodoviário seguem avançando sob a responsabilidade do DNIT/PI, como o Rebaixamento da Av. João XIII, obras já iniciadas.  Elmano Férrer ainda está à frente do projeto de duplicação da BR-316, entre Teresina e Demerval Lobão, total de 21 km, sendo que 10 km já foram entregues.

ASSESSORIA

Internacional derrota o América-MG e volta ao G4 do Brasileiro

Com um gol nos acréscimos do segundo tempo, o Internacional derrotou o América-MG por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (11) no estádio do Beira Rio, em Porto Alegre, e assumiu a 4ª posição da Série A do Campeonato Brasileiro com 28 pontos conquistados.

Em uma partida com poucas oportunidades de lado a lado, o gol da vitória saiu apenas aos 50 minutos do segundo tempo, quando Johnny levantou a bola na área, Moledo desviou e Moisés mandou para o fundo das redes.

O Colorado volta a entrar em campo pela competição nacional no próximo sábado (16), quando visita o Athletico-PR na Arena da Baixada. Um dia depois o Coelho recebe o Bragantino na Arena Independência.

FOTO: © Ricarco Duarte/SC Internacional/Direitos Reservados

AGÊNCIA BRASIL

Planos de saúde terão consultas ilimitadas para psicologia e fono

© Marcello Casal JrAgência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou o fim da limitação ao número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Agora, os planos de saúde terão que oferecer cobertura ilimitada para pacientes com qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo informações da ANS.

A decisão, tomada ontem (11) em reunião extraordinária da diretoria colegiada da agência, foi divulgada pela assessoria de imprensa da ANS. A nova resolução deve começar a valer a partir de 1º de agosto deste ano.

Médico do paciente

Com isso, serão excluídas as diretrizes de utilização para consultas e sessões com esses tipos de profissionais. O atendimento passará a considerar a prescrição do médico do paciente.

A ideia foi “promover a igualdade de direitos aos usuários da saúde suplementar e padronizar o formato dos procedimentos atualmente assegurados, relativos a essas categorias profissionais”.

No dia 1º de julho, a ANS já havia tornado obrigatória, para pacientes com transtornos globais do desenvolvimento, a cobertura de qualquer método ou técnica indicada pelo médico.

AGÊNCIA BRASIL