Quarta-feira, Junho 24, 2026
29.5 C
Teresina

Tribunal de Justiça prorroga prazo para inscrições no concurso

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Tribunal de Justiça do Piauí prorrogou, até o dia 08 de agosto, o prazo para inscrições no concurso público que oferta 80 vagas para Analista Judiciário e Analista Administrativo. As inscrições devem ser feitas diretamente no site da banca organizadora Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – Idecan (clique aqui). O valor da taxa é R$ 110.

Além de prorrogar o período de inscrições, o Tribunal de Justiça alterou também o tempo de duração das provas objetivas, que passou a ser de 4h30. Os demais itens do cronograma do concurso seguem inalterados.

As provas objetivas de múltipla escolha terão caráter eliminatório e classificatório e serão aplicadas nas cidades de Teresina e região metropolitana, Parnaíba e Picos, nas datas previstas de 10 e 11 de setembro.

“O concurso do TJPI disponibiliza vagas para Analista Judiciário nas áreas Judiciária, Apoio Especializado e Administrativa. Todas as vagas exigem nível superior. Para a área Judiciária, teremos vagas para Analista e para Oficial de Justiça/Avaliador. Na área Apoio Especializado, foram disponibilizadas vagas para os cargos Analista de Sistema, Assistente Social, Fisioterapeuta, Contador, Enfermeiro, Médico, Odontólogo e Psicólogo. Há ainda cargos em que haverá apenas a formação de cadastro de reserva”, detalha Rodrigo Tolentino, juiz auxiliar da Presidência do TJPI e presidente da Comissão Organizadora do Concurso.

O salário inicial do concurso do TJPI é de R$ 7.328,01.

TJPI

Operação Primus: GAECO/MPPI realiza operação contra desvios de recursos públicos no município de Baixa Grande do Ribeiro

O Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com a Polícia Civil (PC-PI), a Polícia Militar (PM-PI), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), a Controladoria-Geral da União no Piauí (CGU-PI), a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) e o GAECO do Ministério Público da Bahia, deflagrou nesta segunda-feira (11) a Operação “Primus”.

A operação cumpriu 41 mandados de busca e apreensão e cientificou 2 Alvos da aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, conforme Decisão do Desembargador Relator Sebastião Ribeiro Martins, da 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí.

A investigação visa apurar a prática dos crimes de desvios de recursos públicos, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, cometidos através de contratos firmados entre empresas de fachada e o Município de Baixa Grande do Ribeiro.

Entre os alvos estão políticos e seus familiares, servidores públicos, empresas com atuação no Município e seus sócios-proprietários.

Até o momento, a investigação aponta a existência de um conluio entre políticos, empresários e servidores públicos visando o desvio de recursos públicos do Município de Baixa Grande do Ribeiro, o qual era executado da seguinte forma: (a) direcionamento de licitações às empresas de fachada utilizadas pela organização criminosa, seguido de suas contratações com sobrepreço pelo gestor municipal; (b) a inexecução e/ou sobreposição de obras; (c) repasse do recurso público das contas bancárias das empresas de fachada diretamente para as contas bancárias dos empresários, políticos e seus familiares, bem como de empresas ligadas a eles.

O GAECO requereu ainda ao Tribunal de Justiça do Piauí medidas assecuratórias de bens em nome dos investigados que resultou no bloqueio de bens no valor de R$ 1.869.867,00 (um milhão, oitocentos e sessenta e nove mil, oitocentos e sessenta e sete reais), montante este já contabilizado como desviado pela organização criminosa.

Participaram diretamente da execução da operação Promotores de Justiça dos Estados do Piauí e da Bahia, Delegados e Agentes da Polícia Civil, equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, servidores do Ministério Público Estadual, auditores do TCE e da CGU, totalizando o efetivo de 108 integrantes. Os mandados foram cumpridos nos Municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Floriano, Landri Sales, Teresina, Timon-MA e Campo Alegre de Lourdes-BA.

Em Campo Alegre de Lourdes-BA, foi apreendido aproximadamente o valor de 200 mil reais.

FONTE: MPPI

‘Os mais pobres vão perder’, diz Franzé sobre não compensação por redução de ICMS

A Alepi discutirá e prevê votação do Projeto que reduz ICMS no Piauí nesta terça-feira (12)

O deputado estadual Franzé Silva (PT) chamou de irresponsabilidade a falta de compensação financeira aos estados, da parte do governo federal, diante da redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação e Mercadorias e Serviços) imposta pela Lei Complementar 194/2022.

A fala de Franzé – que é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e presidente da Comissão de Fiscalização, Controle, Finanças e Tributação da Casa, na qual houve – foi durante audiência pública, nesta segunda-feira (11), para debater a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no 2º e 3º quadrimestres de 2021.

“Nós somos, sim, a favor da redução no preço dos combustíveis, eu também sou consumidor. Mas nós sabemos que os prejuízos virão não só quando os próximos reajustes nos preços de combustíveis vierem, mas com as perdas em áreas como saúde e educação pública. São os mais pobres quem vão perder”, assinala o parlamentar.

Piauí perderá até R$ 1,9 bilhão por ano

Na audiência pública, o secretário de Estado da Fazenda, Antônio Luiz Soares, observou que, com a redução da alíquota do ICMS sobre os preços de combustíveis no Piauí para 18%, o Estado poderá perder entre R$ 1,5 bilhão e R$ 1,9 bilhão por ano, a partir de 2023. O gestor pontua que, já em 2022, a perda será de R$ 900 milhões.

“É impraticável o equilíbrio fiscal para os estados e municípios com essas perdas”, pondera Antônio Luiz. Nesta terça-feira (12), haverá reunião das comissões da Alepi, a partir das 9h, para discussão do Projeto de Lei do Executivo Estadual que reduz para 18% a alíquota do ICMS sobre combustíveis no Estado.

Assessoria

2º Mutirão Saúde Itineranthe teve mais de 800 atendimentos no povoado Boa Hora

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou 857 atendimentos no 2º mutirão de Saúde ItineranTHE. Foram consultas especializadas em ortopedia, urologia, cardiologia e endocrinologia, pequenas cirurgias, mamografia, ultrassonografias (abdômen, pélvica e urinária), eletrocardiograma, PSA, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação contra Covid, influenza e sarampo. O mutirão aconteceu na Escola Municipal Conselheiro Saraiva, no último sábado (9). 

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca o empenho de todos os profissionais na realização do mutirão e diz que o mutirão de saúde faz parte do programa de governo do prefeito de Teresina Dr. Pessoa. “Já foram realizados dois mutirões na zona rural de Teresina para atender os moradores de várias localidades com profissionais de várias especialidades médicas. Esse é um compromisso da gestão municipal e queremos agradecer a todos os profissionais envolvidos nessa grande ação de saúde e a todas as pessoas que compareceram para serem atendidas”, diz.

Quem esteve no mutirão foi Rosilene Maria da Silva que foi atendida por cirurgiões. “Foi feita a retirada de sinais e todo o atendimento foi rápido”, fala. A aposentada Acioneide Maria de Oliveira, 64 anos, foi ao mutirão para atualizar a vacinação. “Tomei a quarta dose da vacina contra a Covid e estou satisfeita com o atendimento”, fala.  Ildilene de Sousa Cabral, 35 anos, gostou de ter os serviços de saúde perto de casa. “Eu trabalho a semana toda e no mutirão eu recebi as vacinas contra a Covid e a gripe”, conta.

O cirurgião Hormone Rodrigues estava na equipe de profissionais no atendimento com a realização de pequenas cirurgias. “Existe muita procura por serviços e muitos pacientes necessitavam fazer retirada de sinais. Toda a nossa equipe se sente gratificada com esse serviço no mutirão”, fala.

Atendimento no 2º Saúde Itineranthe
Cardiologista: 88 atendimentos
Cirurgia geral: 61 atendimentos (sendo 55 cirurgias)
Urologia: 42
Endocrinologista: 27
Ortopedia: 50
Ultrassonografia de abdômen total: 25
Ultrassonografia pélvica: 8
Ultrassonografia de vias urinárias: 2

Eletrocardiograma: 88
PSA: 36
Testes de glicemia: 27
Aferição de Pressão arterial: 88
Mamografia: 90
Vacinas: 225 doses aplicadas

FMS

Celso Tacoane é eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Timon ; Saiba mais

A eleição para presidente da Câmara Municipal de Timon aconteceu nesta manhã de segunda (11) sem surpresas e Celso Tacoane (PC do B) foi eleito o novo presidente do legislativo municipal, conforme previu este eliaslacerda.com, como você pode rever em matérias anteriores clicando aqui e aqui.

O vereador Celso Tacoane é da base da prefeita Dinair Veloso e contava com 11 votos certos, mas acabou ganhando um a mais, pois o vereador Juarez Morais (PSC) não votou no candidato da oposição, Helber Guimarães.

Dos 21 vereadores, o placar ficou 12 votos para Celso Tacoane e 9 votos para Helber Guimarães.

ELIAS LACERDA

Anestesista é preso em flagrante por estuprar grávida durante o parto no RJ

Anestesista é preso em flagrante por estuprar grávida durante o parto no RJ Reprodução

Um médico anestesista foi preso em flagrante pela Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher) de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na madrugada desta segunda-feira (11), por estupro. Segundo as investigações, Giovanni Quintella Bezerra abusou de uma paciente grávida durante o parto no Hospital da Mulher, em Vilar dos Teles, na mesma região. 

A investigação começou após funcionários da unidade de saúde filmarem o anestesista colocando o pênis na boca da paciente enquanto ela estava dopada e passava por uma cesariana.

A gravação foi feita devido à desconfiança da equipe médica de que o abuso estava sendo cometido pelo anestesista. Segundo os profissionais, o anestesista já havia apresentado um comportamento suspeito em outras ocasiões.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde repudiou a conduta do médico.

“Informamos que será aberta uma sindicância interna para tomar as medidas administrativas, além de notificação ao Cremerj. A equipe do Hospital da Mulher está prestando todo apoio à vítima e à sua família. Esse comportamento, além de merecer nosso repúdio, constitui-se em crime, que deve ser punido de acordo com a legislação em vigor”, afirmaram.

A polícia investiga outras possíveis vítimas do anestesista.

FONTE: R7

Brasil tem mais de 200 casos confirmados de varíola dos macacos

O Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos. O total de casos foi contabilizado pela Agência Brasil, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.

O Ministério da Saúde informa que os outros casos foram registrados nos estados de Minas Gerais (14), Paraná (três), Rio Grande do Sul (três), Ceará (dois), Rio Grande do Norte (dois), Goiás (dois) e Distrito Federal (um).

FOTO: © CYNTHIA S. GOLDSMITH

AGÊNCIA BRASIL

Trecho da avenida Homero Castelo Branco é liberado para o trânsito

Com a limpeza, a avenida Homero Castelo Branco foi liberada totalmente para o trânsito Foto(Saad Leste)

A obra da galeria da zona Leste, executada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Leste, avança em mais uma etapa. A parte da obra que se encontra na avenida Homero Castelo Branco e que impedia a circulação de veículos foi concluída e o local já está liberado para o trânsito.

Segundo o engenheiro José Alberto Lustosa, o cruzamento da rua Eustáquio Portela com a avenida Homero, já havia recebido asfaltamento e, com a conclusão dos serviços, foi liberado para o trânsito. “Passei por ela (avenida) hoje e está liberada. Foi feita a limpeza e foi liberada para o trânsito”.

Hoje, existem quatro frentes de serviços da obra de construção da galeria da zona Leste. São elas: dissipador (no final da obra no cruzamento com o rio Poti); dois trechos de macrodrenagem, na rua Eustáquio Portela, entre a avenida Homero Castelo Branco e avenida River e rua Professor Darcy Araújo, entre coronel Belisário da Cunha e avenida Pedro Almeida e um de micro drenagem, na Rua Tomaz Tajra, entre a rua Desembargador Cromwell de Carvalho e Senador Arêa Leão, com assentamento de tubos de 1500,00 milímetros.

“Queremos acelerar a obra para que, em dezembro, ela já esteja próxima à avenida Presidente Kenedy. Temos que ter cuidado com os serviços devido ao rebaixamento de lençol freático, rede de esgoto e elétrica e não criar problemas com as casas”, disse o engenheiro José Alberto.

A obra da galeria da zona Leste prevê um investimento total de R$ 65 milhões e deve pôr fim aos alagamentos da região, que é afetada pelas chuvas.

Suspeito de tráfico de drogas é preso ao descer de ônibus em Teresina

Suspeito de tráfico de drogas é preso ao descer de ônibus em Teresina reprodução

Um homem, que não teve o nome revelado, foi preso por policiais do Rone por suspeita de tráfico de drogas. Ele portava substâncias análogas a cocaína e foi abordado pelos policiais após descer de um ônibus que vinha de Floriano a Teresina, na noite desse domingo (10).

O Sargento Armando do batalhão do RONE narra que a inteligência da Polícia Militar, repassou a policiais da Rone que um homem suspeito de portar drogas e arma vinha de Floriano a Teresina. 

“Recebemos a informação que o indivíduo estava no ônibus vindo de Floriano e que ele poderia estar portando drogas e arma de fogo. Assim que ele desceu na BR a gente abordou, ele estava com uma mochila e dentro dela encontramos uma quantidade de cocaína, mas negativo para arma de fogo”, afirma. 

O homem foi encaminhado para Central de Flagrantes onde passou pelos procedimentos cabíveis ao caso.

Fonte: Portal A10+

10 de julho: Dia Mundial da Saúde Ocular

Consultas periódicas com o oftalmologista são fundamentais para o diagnóstico precoce

A visão é primordial em todos os aspectos do cotidiano. Por meio dos olhos é possível perceber o ambiente, descobrir formas, tamanhos e cores; o que é fundamental para o desenvolvimento humano. Mesmo com toda essa importância, muitos ainda pensam que ir ao médico oftalmologista só é necessário quando se usa óculos. Mas, assim como outras especialidades, visitar esse profissional periodicamente é essencial para diagnosticar doenças que podem levar à cegueira.

Por isso, existe o Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado no dia 10 de julho. A data serve para alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde dos olhos. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que em todo o mundo são 39 milhões de pessoas com cegueira e mais de 240 milhões de pessoas que possuem alguma condição que pode levar à cegueira. Dessa forma, o Dia Mundial da Saúde Ocular serve para nos lembrar de manter os cuidados com a visão para evitar a perda da visão, assim como outros problemas visuais”, frisa o oftalmologista, César Vilar.

O médico explica ainda que os cuidados devem iniciar desde o início da vida. “As consultas oftalmológicas devem iniciar logo nos primeiros dias de vida, com o teste do olhinho. Após isso, mesmo na ausência de sintomas ou doenças, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia indica uma avaliação anual com o médico oftalmologista”, reforça o especialista que cita, ainda, que muitos casos de cegueira poderiam ser evitados se diagnosticados de forma precoce.

O Ministério da Saúde alerta que 75% dos casos de cegueira são evitáveis ou curáveis. Somente a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo. “No consultório, os defeitos refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), catarata e glaucoma são os mais comuns. Esses problemas podem provocar cegueira se não foram tratados. Todas essas condições, no início, não apresentam sintomas. Por isso, que inserir o oftalmologista no check up anual é fundamental”, atenta o médico do Vilar Hospital de Olhos, hospital que faz parte da rede Vision One.

Férias: uso excessivo de telas prejudica a visão das crianças

Julho também é o mês das férias e as crianças acabam tendo mais tempo livre para jogar vídeo game, ver TV, usar o celular ou computador. A prevalência do uso desses equipamentos também pode prejudicar a visão. Desse modo, o oftalmologista César Vilar destaca sintomas que os pais podem perceber. “O tempo excessivo em frente às telas causa cansaço visual e resseca a superfície ocular, podendo levar à sintomas como ardência, coceira e vermelhidão, além de embaçamento visual transitório. Já em crianças míopes, existe uma tendência de que haja maior progressão do grau da miopia se o uso for excessivo, especialmente se a criança não pratica atividades ao ar livre diariamente”, pontua.

Diante disso, o médico do Vilar recomenda. “Nesse período, os pais podem limitar o tempo de uso das telas para evitar problemas na visão. Desse modo, as crianças poderão aproveitar as férias de forma saudável e sem problemas na visão. Mesmo assim, é importante a conscientização de todos sobre a necessidade das consultas regulares, mesmo sem sintomas”, reforça César.