O governo federal prorrogou por mais 60 dias a medida que define que as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis devem ser uniformes em todos os estados do país. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (11).
Em junho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça suspendeu uma decisão tomada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que permitiu a cada estado cobrar um valor diferente de ICMS sobre o diesel, e determinou que o imposto deve ser fixado levando em conta o valor médio dos combustíveis nos últimos cinco anos.
A medida também obriga a Petrobras a prestar informações sobre a formação dos preços dos combustíveis nos últimos meses. Ao definirem as alíquotas fixas, os estados também não podem ampliar o peso proporcional do ICMS na formação do preço final ao consumidor.
Na decisão, Mendonça afirmou que a Petrobras deve atentar para a Constituição e as leis que regem sua atividade, o que inclui os princípios da transparência, a conciliação entre a livre-iniciativa e a função social da propriedade e da defesa do consumidor, além do atendimento aos imperativos da segurança nacional, ao relevante interesse coletivo e sua função social.
A resolução estabelece ainda que as alíquotas devem ser específicas por unidade de medida adotada e, na maior medida possível, seletivas, em função da essencialidade do produto e de fins extrafiscais.
Foram 417 gols em 827 partidas como jogador profissional de futebol. Aos 38 anos, Frederico Guedes Chaves encerrou a carreira do mesmo jeito que a começou: vencendo. Foi assim em 26 de janeiro de 2003, quando estreou pelo América-MG, contra o Guarani-MG, em Divinópolis (MG), pelo Campeonato Mineiro.
E não foi diferente no último sábado (9), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Como há 19 anos, Fred saiu do banco de reservas e celebrou um triunfo – 2×1 – após o apito final. Desta vez, sobre o Ceará, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O contexto emocional deixou em segundo plano o fato de o tricolor carioca ter atingido a quinta vitória seguida e assumido, provisoriamente, a vice-liderança da competição, com 27 pontos, dois a menos que o Palmeiras. O Ceará, que não perdia há 11 jogos no Brasileirão, segue com 18 pontos, em 16º, podendo encerrar o fim de semana na zona de rebaixamento se o Atlético-GO pontuar ou se o Cuiabá vencer na rodada.
Fred foi chamado pelo técnico Fernando Diniz aos 30 minutos do segundo tempo, entrando em campo dois minutos depois, para explosão dos mais de 63 mil torcedores no Maracanã – muitos deles com máscaras alusivas ao ídolo, aos gritos de “O Fred vai te pegar”.
O Fluminense já vencia por 2×0, com homenagens à estrela da noite nos dois gols. O primeiro foi de Germán Cano, justamente quem deu lugar a Fred na etapa final. O segundo gol saiu dos pés do também atacante Matheus Martins.
Aos 37 minutos, usando a braçadeira de capitão, Fred brigou pela bola na esquerda, mas a tentativa de cruzamento explodiu na defesa. Dois minutos depois, o veterano reclamou, em tom de brincadeira, com o atacante Caio Paulista, que bateu cruzado rente à meta do Ceará. Aos 40, o centroavante apareceu na própria área para ajudar a zaga a afastar o escanteio batido pelo meia Vina. A todo instante, os companheiros buscavam o ídolo para ajudá-lo a se despedir com gol, o que não aconteceu.
Festa e emoção no fim do jogo
Nos acréscimos, o zagueiro Luís Otávio ainda descontou para o Ceará: 2×1. Nada, porém, que interferisse na festa. O apito final do árbitro Luiz Flávio de Oliveira deu início às homenagens. Primeiro, Fred subiu em uma bicicleta para dar uma volta olímpica no Maracanã, em referência à volta dele ao Fluminense, em 2020, quando pedalou de Belo Horizonte (ele defendia o Cruzeiro) até o Rio de Janeiro. Em seguida, colocou os pés na calçada da fama do estádio e assistiu a vídeos com mensagens de jogadores e funcionários do clube.
“Em 2009 [quando o Fluminense escapou da queda à Série B do Brasileiro], foi como um título para a gente. Todos nos deram como rebaixados. Vocês [torcedores] lotaram o Maracanã e nos reergueram. Formamos o time campeão de 2010, vice em 2011 e campeão em 2012. [Vocês me] deram a oportunidade de ser campeão com a Seleção Brasileira nesse estádio [em 2013, na Copa das Confederações]. Em 2014 [após a Copa do Mundo no Brasil], foi o momento profissional mais difícil da minha vida. Todos falaram que eu estava acabado, menos vocês. Em 2019, estava com a decisão de parar. Tinha engordado oito quilos. Só vocês me escolheram de novo”, declarou Fred, no gramado, antes de enaltecer o elenco tricolor.
“Tenho certeza que esse time será campeão esse ano. Não falo pelo que estamos jogando, mas pelo tanto que vocês [jogadores] trabalham, guerreiros. Fernando [Diniz, técnico do Flu], obrigado por tudo que você está fazendo, todos os jogadores”, completou o ídolo do Fluminense, que foi para os braços da torcida ao final da homenagem.
Fred em números
A camisa grená é a que Fred mais vestiu. O jogo com o Ceará foi o 382º pelo Fluminense, clube pelo qual marcou 199 gols e do qual é o maior artilheiro em partidas oficiais, além de ser o segundo na história – Waldo, atacante dos anos 50, balançou as redes 319 vezes. Foram duas passagens pelas Laranjeiras. Na primeira, entre 2009 e 2016, além dos títulos nacionais, ele foi campeão carioca em 2012. O retorno se deu em 2020, com o troféu do Estadual deste ano sendo o último da carreira.
Revelado pelo América-MG, em 2003, Fred também defendeu Cruzeiro, Atlético-MG e Lyon (França). No Cruzeiro, ele foi bicampeão mineiro (2018 e 2019) e venceu a Copa do Brasil de 2018, todos na segunda passagem pelo clube celeste (a primeira foi entre 2004 e 2005). No Galo, obteve o título estadual de 2017. Na Europa, foi três vezes campeão francês (2005/06, 2006/07 e 2007/08) e ergueu o troféu da Copa da França de 2008.
Fred encerrou a carreira como o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos (desde 2003) e o segundo na história da competição, com 158 gols, atrás somente de Roberto Dinamite, do Vasco (190). Ele é, também, o goleador máximo da Copa do Brasil, com 37 gols, um a mais que Romário.
Pela Seleção Brasileira, Fred fez 40 partidas e 18 gols. Três estão entre os mais marcantes da carreira. Um deles decidiu a vitória – 2×0 – sobre a Austrália, na primeira fase da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Os outros dois foram anotados na final da Copa das Confederações – 3×0 – sobre a Espanha, no Maracanã.
Goiás vence o Athletico-PR
Em outra partida de sábado pelo Brasileirão, o Goiás venceu o Athletico-PR no estádio da Serrinha, em Goiânia, por 2 a 1. Os atacantes Pedro Raul e Nícolas balançaram as redes para o time goiano, enquanto o meia David Terans marcou para o Furacão, que perdeu a chance de assumir a liderança provisória e voltou a ser derrotado após quase dois meses invicto.
Os paranaenses caíram para o terceiro lugar, com os mesmos 27 pontos do Fluminense, ficando atrás pelo saldo de gols e ainda podem ser ultrapassados por Atlético-MG, Corinthians e Internacional na sequência da rodada. A equipe goiana avançou seis posições na classificação e aparece em 11º, com 20 pontos, afastando-se da zona de rebaixamento.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, neste “julho amarelo”, está atuando de forma significativa nas ações de prevenção das hepatites através de cursos e palestras e, também, na realização de testagem para as hepatites B e C, em instituições públicas e privadas. Na segunda-feira, 11, equipes estarão no Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas; no dia 13 no Hospital Universitário e no dia 18 no Shopping da Cidade.
“Pessoas com sinais e sintomas de hepatites também devem procurar as Unidades Básicas de Saúde onde estão sendo intensificadas as testagens, além de vacinação contra a hepatite B”, afirma Amariles Borba, diretoria de vigilância em saúde da FMS.
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.
Existem cinco tipos identificados de hepatite: A, B, C, D (Delta) e E. As dos tipos A e E se manifestam de forma aguda e não cronificam, com o sistema imulógico do paciente eliminando o vírus do organismo depois da crise, mas os tipos B, C e D podem se tornar crônicos e pedem mais atenção dos órgãos de saúde no mundo.
Segundo estatísticas do SINAN até junho 2022, Teresina registrou 642 casos notificados dos vários grupos de hepatites virais nos últimos cinco anos. A maioria de casos são de hepatites agudas sintomáticas e deve-se aos vírus A e B. Na região Norte do Brasil, a coinfecção das hepatites B e D também é importante causa de hepatite aguda sintomática. O vírus C costuma apresentar uma fase aguda clinicamente pouco expressiva, de forma que responde apenas por pequena parte das hepatites agudas.
Os sintomas das hepatites virais agudas são inespecíficos como falta de apetite, náuseas, diarreia (ou raramente constipação), febre baixa, dor de cabeça, mal estar, modificações do paladar e/ou do olfato, mialgia, fotofobia, desconforto abdominal, urticária, artralgia e, as vezes exantema e icterícia. Na fase ictérica em geral ocorre diminuição dos sintomas. A urina também apresenta coloração escura. O fígado fica aumentado e doloroso e, às vezes, o baço também aumenta. Alterações laboratoriais incluem aumento de transaminases e das bilirrubinas totais e frações. A fase de convalescença é o período que se segue ao desaparecimento da icterícia, quando retorna progressivamente a sensação de bem estar. A recuperação ocorre após algumas semanas, mas a fraqueza e o cansaço podem persistir por meses.
A fase crônica das hepatites é quando o vírus permanece por mais de seis meses. Os vírus A e o vírus E não cronificam, embora o primeiro possa produzir casos que se arrastam por vários meses. O vírus A e o E não tem tratamento medicamentoso, mas o vírus A tem vacina eficaz e segura que é administrada por volta de 15 meses de vida. O vírus E ainda não tem vacina.
Os vírus B, C e D são aqueles que têm a possibilidade de cronificar. O vírus D nunca vem sozinho, ocorre sempre acompanhando a infecção pelo vírus B. Os indivíduos com infecção crônica funcionam como reservatório do respectivo vírus. A hepatite causada pelo vírus B pode ser prevenida por vacina de elevada efetividade e tem tratamento. Para hepatite causada pelo vírus C não há ainda vacina, mas tem tratamento antiviral muito eficaz, com duração de 8 a 12 semanas. O tratamento da hepatite D são os medicamentos utilizados na hepatite B.
Eventualmente a infecção crônica só é diagnosticada quando a pessoa já apresenta sinais e sintomas de doença hepática avançada (cirrose ou hepatocarcinoma). Hepatite fulminante é um termo utilizado para designar formas graves e frequentemente fatais de insuficiência hepática avançada, se associando às hepatites A e B.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, inaugurou, neste domingo, 10, a revitalização do campo da ampliação do bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. O campo teve um investimento de R$ 169.960 e homenageou Tarcísio Lucas Ferreira de Sousa, frequentador do local e que se destacou como jogador de futebol em grandes times do Brasil.
O campo era uma reivindicação de 40 anos da população do bairro e que agora foi atendida. O prefeito Dr. Pessoa destacou que esta é mais uma das muitas obras que a Prefeitura de Teresina entrega para a população. “Vamos avançar ainda mais para cuidar de Teresina. Estamos buscando mais investimentos para que a cidade cresça e se torne um local cada vez melhor para seus cidadãos”.
Com a reforma, o campo ganhou muretas laterais com telas, bancos de reservas com cobertura, calçada no entorno, pintura lateral, e pintura nas traves e telas. A Eturb também incrementou o campo com a colocação de luminária led, que garantem mais iluminação e contribuem para o conforto e segurança da comunidade.
O secretário de Esporte e Lazer de Teresina (Semel), Renato Berger, informou que a obra deve ganhar ainda mais benfeitorias. “É um campo tradicional e nunca se fez nada por ele. O prefeito Dr. Pessoa, por meio de emenda parlamentar, fez essa bela obra e ainda determinou a iluminação de led. A comunidade também soube homenagear as pessoas que fizeram muito por esse campo”.
Raimundo Nonato de Sousa e a esposa, Conceição, pais do homenageado, Tarcísio Lucas, agradeceram a homenagem ao filho, que faleceu há 20 anos. A liderança comunitária na zona Sul, Fernando Aragão, falou da importância do esporte para a comunidade.
“A gente sabe que o esporte, além da educação, acaba tirando os jovens das ruas. São 40 anos a gente lutando por isso aqui. É mais uma oportunidade de tirar nossos jovens e crianças da rua”, disse Fernando Aragão. A obra é uma emenda parlamentar do vereador Deolindo Moura.
HOMENAGENS
Tarcísio Lucas Ferreira de Sousa, que deu nome ao campo, aos 14 anos participou de uma disputada peneira, com mais de 300 garotos, para jogar no Vitória/BA, sendo um dos cinco selecionados. Do Vitória/BA, foi para o São Paulo – time do coração – onde jogou de janeiro a junho de 2.000. Em seguida, teve passagens pelo Montenegro/SP (ano 2000), Criciúma/SC e Vila Nova/GO (ano 2001). Em 2002 surgiu a grande oportunidade, uma proposta de jogar no Ajax – Holanda a partir de agosto de 2002. Antes, porém, ficou em Teresina/PI realizando treinos e jogando pelo Flamengo/PI e seleção piauiense.
Também foram homenageados com nomes em cada banco reserva: José de Arimatéia Lima Filho, o “Tetela” (in memoriam) e Buranday Andrade Silva, o Buran (in memoriam), ambos apaixonados pelo futebol e que deram grandes contribuições para o esporte no Piauí.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, inaugurou, neste domingo, 10, a revitalização do campo da ampliação do bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. O campo teve um investimento de R$ 169.960 e homenageou Tarcísio Lucas Ferreira de Sousa, frequentador do local e que se destacou como jogador de futebol em grandes times do Brasil.
O campo era uma reivindicação de 40 anos da população do bairro e que agora foi atendida. O prefeito Dr. Pessoa destacou que esta é mais uma das muitas obras que a Prefeitura de Teresina entrega para a população. “Vamos avançar ainda mais para cuidar de Teresina. Estamos buscando mais investimentos para que a cidade cresça e se torne um local cada vez melhor para seus cidadãos”.
Com a reforma, o campo ganhou muretas laterais com telas, bancos de reservas com cobertura, calçada no entorno, pintura lateral, e pintura nas traves e telas. A Eturb também incrementou o campo com a colocação de luminária led, que garantem mais iluminação e contribuem para o conforto e segurança da comunidade.
O secretário de Esporte e Lazer de Teresina (Semel), Renato Berger, informou que a obra deve ganhar ainda mais benfeitorias. “É um campo tradicional e nunca se fez nada por ele. O prefeito Dr. Pessoa, por meio de emenda parlamentar, fez essa bela obra e ainda determinou a iluminação de led. A comunidade também soube homenagear as pessoas que fizeram muito por esse campo”.
Raimundo Nonato de Sousa e a esposa, Conceição, pais do homenageado, Tarcísio Lucas, agradeceram a homenagem ao filho, que faleceu há 20 anos. A liderança comunitária na zona Sul, Fernando Aragão, falou da importância do esporte para a comunidade.
“A gente sabe que o esporte, além da educação, acaba tirando os jovens das ruas. São 40 anos a gente lutando por isso aqui. É mais uma oportunidade de tirar nossos jovens e crianças da rua”, disse Fernando Aragão. A obra é uma emenda parlamentar do vereador Deolindo Moura.
HOMENAGENS
Tarcísio Lucas Ferreira de Sousa, que deu nome ao campo, aos 14 anos participou de uma disputada peneira, com mais de 300 garotos, para jogar no Vitória/BA, sendo um dos cinco selecionados. Do Vitória/BA, foi para o São Paulo – time do coração – onde jogou de janeiro a junho de 2.000. Em seguida, teve passagens pelo Montenegro/SP (ano 2000), Criciúma/SC e Vila Nova/GO (ano 2001). Em 2002 surgiu a grande oportunidade, uma proposta de jogar no Ajax – Holanda a partir de agosto de 2002. Antes, porém, ficou em Teresina/PI realizando treinos e jogando pelo Flamengo/PI e seleção piauiense.
Também foram homenageados com nomes em cada banco reserva: José de Arimatéia Lima Filho, o “Tetela” (in memoriam) e Buranday Andrade Silva, o Buran (in memoriam), ambos apaixonados pelo futebol e que deram grandes contribuições para o esporte no Piauí.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, neste sábado, 9, da aula inaugural do projeto ACISLAB – Curso de Instalação e Manutenção de Placa Solar- Fotovoltaica, que será ministrado no centro de capacitação do bairro Dirceu (Rua 54 s/n – Próximo a Biblioteca Municipal), com início das atividades no dia 18 de julho, no turno tarde.
O curso, que terá 45 alunos, é uma iniciativa da prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz, em parceria com a Associação de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Social (ACIS). O prefeito Dr. Pessoa ressaltou a importância do incentivo à qualificação. “É mais um curso com engenheiros, técnicos de qualidade. É uma alegria ver essa turma, híbrida, homens e mulheres, se qualificando para que tenham mais chances no mercado de trabalho e com isso gerarem emprego e renda para as famílias, algo de suma importância para o desenvolvimento da cidade”.
O presidente da Fundação Wall Ferraz, Maykon Silva, falou sobre a necessidade do curso para a transformação de vidas. “A gestão do prefeito Dr. Pessoa tem transformado vidas, gerando expectativas na parte da qualificação profissional. Este curso vai qualificar para uma área que só cresce em Teresina. Estamos ampliando e descentralizando os cursos. São mais de dez mil pessoas qualificadas pelos nossos cursos, em todas as zonas da cidade”.
O curso vai capacitar jovens para instalações de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, além de qualificar o aluno na realização de boas visitas técnicas, manutenções (preventivas e corretivas) de qualidade e se tornarem um instalador solar fotovoltaico diferenciado no mercado, com técnicas profissionalizantes fomentando o empreendedorismo e estratégias efetivas de inserção de jovens no mercado de trabalho.
Essa parceria tem como objetivo levar qualificação profissional gratuita para toda a população de Teresina. Os alunos recebem material didático básico gratuito e acompanhamento de instrutores durante todo o curso com aulas práticas e teóricas. Ao terminarem os cursos, os alunos estarão aptos a colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula e ingressarem no mercado de trabalho.
Recentemente, o IBGE divulgou informações sobre a tendência de viagens do piauiense, extraídas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Os dados mostram que 18,5% dos piauienses fizeram algum tipo de viagem em 2021, superando a média nacional de 12,7% e se consolidando como o maior índice proporcional do país.
Segundo dados da Coordenação de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Teresina também reflete a mesma situação, indicando que 38,4% dos teresinenses viajaram em 2021, contra 18,8% em 2020, representando um crescimento de 104% entre um ano e outro. Isso aconteceu porque aumentou a confiabilidade e a segurança em relação à Covid, por conta do avanço das vacinas e da rapidez com que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem alcançado a população.
Essas viagens, no entanto, geraram déficit na Balança Comercial do Turismo local, na medida em que os teresinenses gastaram lá fora mais do que os turistas injetaram na cidade, no ano de 2021. As viagens dos teresinenses, que utilizaram o aeroporto como portão de saída, tiraram de circulação R$ R$ 160 milhões, enquanto os turistas deixaram na cidade R$ 118 milhões, gerando um déficit de R$ 42 milhões para a nossa economia.
“É incontestável que a pandemia reduziu a motivação de negócios para a cidade. Em 2021, pesquisas indicaram um aumento considerável nas viagens de lazer e de visita a parentes, em detrimento dos negócios, que passaram a home office”, disse Marcelo Eulálio, secretário da SEMDEC.
O setor que mais sofreu foi o de eventos, quando as proibições de aglomeração não encontraram alternativas, a não ser as lives de cantores e grupos via Redes Sociais. No entanto, esse perfil está se recuperando. Em janeiro e fevereiro de 2022, o fluxo de embarcados e desembarcados pelo Aeroporto de Teresina chegou a 163.243 passageiros, superando o verificado nos dois primeiros meses de 2021, que alcançou 142.599 passageiros, um crescimento de 14,5%.
“O déficit maior para o Turismo de Teresina foi a retração do fluxo. Nos primeiros 4 meses de 2020, o fluxo caiu 95%, prejudicando hotéis, restaurantes e toda a cadeia produtiva do Turismo. Essa mesma queda voltou a ocorrer nos primeiros 4 meses de 2021, embora com menor intensidade”, completou Marcelo Eulálio.
Ponte Estaiada
O Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada é, sem dúvida, um dos maiores atrativos turísticos de Teresina, juntamente com o Parque Ecológico Encontro dos Rios e o Parque da Cidadania. Durante a Pandemia, o acesso ao mirante da ponte ficou fechado por um ano e meio, tendo sido reaberto pelo prefeito Doutor Pessoa no final de agosto de 2021. O prefeito autorizou uma grande reforma no espaço, que foi executada pela SAAD Centro, com apoio da SEMDEC.
O ano de 2020 e parte de 2021 foram atípicos, por conta do fechamento do acesso ao mirante. Em 2019, o mirante recebeu 46.705 visitas. Nos quatro últimos meses de 2021, após a reabertura, recebeu 15.500 visitas. Nos meses de maio de junho deste ano de 2022, o mirante registrou 7.582 acessos, contra 7.153 verificados no mesmo período do ano anterior. Esse comportamento leva à interpretação de que 2022 fechará com quantidade de acessos superior ao patamar de 2019.
Os beneficiários do Auxílio Brasil terão acesso, gradativamente, a um novo cartão do programa de transferência de renda.
A versão modernizada tem chip na função débito, que permite aos usuários realizar compras, acompanhar e movimentar a conta, controlar despesas, além de permitir pagamentos e saques totais ou parciais do benefício. A tecnologia de chip de contato reduz riscos de clonagem.
Em um primeiro instante, vão receber os cartões beneficiários do programa na modalidade poupança social digital.
Para a definição do público prioritário, levou-se em conta a qualidade dos canais de pagamento disponíveis em cada local, com foco em municípios que não apresentam canal de pagamento da Caixa ou que tenham canais de pagamento sobrecarregados.
Dr. Pessoa e Maykon Silva durante aula inaugural Fotos: Dantércio Cardoso
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, neste sábado, 9, da aula inaugural do projeto ACISLAB – Curso de Instalação e Manutenção de Placa Solar- Fotovoltaica, que será ministrado no centro de capacitação do bairro Dirceu (Rua 54 s/n – Próximo a Biblioteca Municipal), com início das atividades no dia 18 de julho, no turno tarde.
O curso, que terá 45 alunos, é uma iniciativa da prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz, em parceria com a Associação de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Social (ACIS). O prefeito Dr. Pessoa ressaltou a importância do incentivo à qualificação. “É mais um curso com engenheiros, técnicos de qualidade. É uma alegria ver essa turma, híbrida, homens e mulheres, se qualificando para que tenham mais chances no mercado de trabalho e com isso gerarem emprego e renda para as famílias, algo de suma importância para o desenvolvimento da cidade”.
O presidente da Fundação Wall Ferraz, Maykon Silva, falou sobre a necessidade do curso para a transformação de vidas. “A gestão do prefeito Dr. Pessoa tem transformado vidas, gerando expectativas na parte da qualificação profissional. Este curso vai qualificar para uma área que só cresce em Teresina. Estamos ampliando e descentralizando os cursos. São mais de dez mil pessoas qualificadas pelos nossos cursos, em todas as zonas da cidade”.
O curso vai capacitar jovens para instalações de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, além de qualificar o aluno na realização de boas visitas técnicas, manutenções (preventivas e corretivas) de qualidade e se tornarem um instalador solar fotovoltaico diferenciado no mercado, com técnicas profissionalizantes fomentando o empreendedorismo e estratégias efetivas de inserção de jovens no mercado de trabalho.
Essa parceria tem como objetivo levar qualificação profissional gratuita para toda a população de Teresina. Os alunos recebem material didático básico gratuito e acompanhamento de instrutores durante todo o curso com aulas práticas e teóricas. Ao terminarem os cursos, os alunos estarão aptos a colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula e ingressarem no mercado de trabalho.
Um ano e meio após a aprovação do uso emergencial, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido de registro definitivo da vacina CoronaVac contra a covid-19. O pedido foi enviado pelo Instituto Butantan ontem (8), mas a informação só foi divulgada hoje (9) pela agência.
O imunizante está aprovado no Brasil desde 17 de janeiro de 2021, para adultos e crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A autorização, no entanto, prevê apenas o uso emergencial.
As áreas técnicas da Anvisa analisarão o registro definitivo em até 60 dias. Assim como as demais vacinas contra a covid-19, o pedido terá análise prioritária, conforme firmado pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 415/2020. Além da tramitação acelerada, a norma prevê a possibilidade de assinatura de termos de compromisso.
A análise será feita de forma conjunta, por três áreas distintas da Anvisa: a área de Medicamentos, que avalia os aspectos de segurança e eficácia; a área de Farmacovigilância, responsável pelo monitoramento e planos de acompanhamento da vacina; e pela área de Inspeção e Fiscalização, responsável pela avaliação das boas práticas de fabricação.
Esse não é a única pendência da CoronaVac na Anvisa. Na próxima quarta-feira (13), o órgão discutirá a autorização para uso emergencial do imunizante em crianças de 3 a 5 anos. A reunião será realizada por meio de videoconferência e será transmitida pelo canal oficial da Anvisa no Youtube. AGÊNCIA BRASIL