Os 11 vereadores da base da prefeita Dinair Veloso já protocolaram o registro da chapa que vai concorrer a presidência da Câmara Municipal de Timon.
No registro o nome do vereador Celso Tacoane foi o escolhido para concorrer a presidência da casa. O vereador Irmão Francisco ficou como 1º vice-presidente, Pedro Augusto, o P.A., é o 2º vice, vereadora Da Luz será a 1ª Secretária e o vereador Thiago Carvalho o 2º secretário.
A base da prefeita continua unida e parece decidida a ganhar a eleição para a presidência do legislativo. Nos bastidores políticos de Timon, todas as apostas apontam para a vitória de Celso Tacoane.
A eleição para escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Timon está marcada para acontecer na manhã próxima segunda, dia 11.
Veja abaixo a chapa que foi protocolada nesta sexta (8):
Acusado de estuprar e estrangular mulher até a morte é condenado a 27 anos de prisão no Piauí Reprodução
Edmilson Nunes Brandão foi condenado a 27 anos de prisão por estuprar e estrangular até a morte Cleudia Maria Medeiros de Sousa, de 44 anos. A vítima foi encontrada despida e com o pescoço quebrado em um açude na zona rural de Altos, interior do Piauí, em agosto de 2021.
A sentença foi dada em sessão do júri popular. Na época do crime, conforme a polícia, o homem levou a vítima em um açude na cidade e retornou sem ela horas depois. Imagens de câmeras de segurança registraram o acusado e a mulher numa motocicleta.
O corpo da vítima foi encontrado no dia 14 de agosto de 2021. Na época, o réu declarou que a morte se deu por afogamento. Exames periciais constataram que ela foi estuprada e, em seguida, teve o pescoço quebrado.
Durante a prisão, foram encontrados objetos da vítima com ele. Edmilson Nunes teve a pena fixada em 27 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, por homicídio qualificado pelo emprego de meio cruel.
A denúncia foi elaborada pela promotora de Justiça Márcia Aida de Lima Silva em setembro de 2021. O Ministério Público do Piauí foi representado no julgamento pelo promotor de justiça Maurício Gomes de Sousa.
A sessão do Tribunal Popular do Júri foi realizada sob a presidência do juiz de direito da comarca de Altos, Ulysses Gonçalves da Silva Neto.
Relembre o caso
De acordo com a polícia, a vítima e acusado mantinham um relacionamento extraconjugal. Na época, os dois eram casados com outras pessoas. A vítima não tinha filhos, mas o homem possuía dois. No dia do crime, 14 de agosto de 2021, os dois aproveitaram a ausência de seus cônjuges e marcaram um encontro.
Cléudia Maria foi com o acusado de moto para o açude que fica a 20 km do Centro de Altos. Ele foi preso no dia 16 de agosto de 2021, na própria casa ainda com as mesmas roupas que usou no dia do crime.
O trabalho de sequenciamento genético realizado pela Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que as linhagens BA.4 e BA.5 da variante Ômicron continuaram a ganhar espaço no país durante a segunda quinzena de junho, o que favorece a ocorrência de casos de covid-19 em pessoas que já tiveram a doença e se recuperaram. Novos dados da rede foram divulgados hoje (2) pela Fiocruz, que atingiu a marca de 50 mil genomas de SARS-CoV-2 sequenciados desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020.
O estudo mostra que as subvariantes BA.4 e BA.5 representavam cerca de 8% dos casos sequenciados no país em maio, percentual que subiu para 25% em junho, enquanto a BA.2 perdeu espaço. O cenário é semelhante ao que ocorre na América do Norte e na Europa e tende a posicionar as duas novas subvariantes como dominantes no país.
Com o predomínio dessas duas linhagens, pesquisadores esperam uma maior ocorrência de reinfecções, já que elas são consideradas geneticamente bem distintas da BA.1 e da BA.2, que dominaram o cenário epidemiológico no primeiro semestre. O mesmo ocorreu quando a variante Ômicron BA.1 substituiu a variante Delta e causou o pico de casos registrado em janeiro e fevereiro deste ano.
Foram caracterizados geneticamente 81 casos de reinfecção por covid-19, sendo 68 deles associados às linhagens da variante Ômicron. Entre esses casos, já há pessoas que contraíram covid-19 a partir de vírus de duas linhagens diferentes da Ômicron.
Os dados analisados no estudo divulgado hoje se referem ao período de 16 a 30 de junho, e incluem o sequenciamento de 1.745 genomas à base de dados que já existia anteriormente.
O material é coletado pelos pesquisadores a partir de parceria e colaboração com os Laboratórios Estaduais de Saúde Pública (Lacens), a Coordenação-Geral de Laboratórios do Ministério da Saúde, os Laboratórios de Assistência Diagnóstica da Fiocruz e outras instituições nacionais. O acesso à base de dados EpiCoV do Gisaid, uma iniciativa internacional de vigilância genômica de novo coronavírus e influenza, também auxilia o trabalho de monitoramento da Rede.
A produção industrial de 11 dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) cresceu em maio, quando o índice nacional avançou 0,3%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje (8) os resultados, as maiores altas ocorreram no Amazonas (6,6%) e em Mato Grosso (4,6%).
Ceará (3,2%), Goiás (3,2%), Espírito Santo (2,8%), Santa Catarina (1,6%) e Rio Grande do Sul (0,7%) também registraram avanços acima da média nacional (0,3%).
O principal destaque, no entanto, foi o Paraná, com elevação de 3,5%. Segundo o analista da pesquisa, Bernardo Almeida, depois de cair 4,1% em abril, o Paraná foi a maior influência positiva sobre o resultado nacional em maio.
“Com o resultado, o estado consegue quase eliminar a perda no mês anterior. O setor de alimentos foi o que mais influenciou o resultado do Paraná, seguido de máquinas e equipamentos, outro setor bastante importante na indústria do estado”, informou Almeida. Para ele, houve um “espalhamento” de resultados positivos em maio.
O Pará, com taxa negativa de 13,2%, teve o recuo mais elevado, causado pelo baixo desempenho do setor extrativo, que concentra a maior parte da atividade industrial do estado. “Este é o resultado negativo mais intenso para o estado desde março de 2020, quando atingiu a taxa de -16%”, afirmou o analista.
Os estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco também tiveram taxas negativas em maio: -4,1% e -2,4%, respectivamente.
Conforme a PIM Regional, a segunda maior influência sobre o resultado nacional é da indústria do Amazonas com crescimento de 6,6%, o maior em termos absolutos. Segundo o IBGE, a alta de maio elimina a perda de 0,1% de abril. “Os destaques foram a indústria de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos e o setor de bebidas, que influenciaram o crescimento da produção industrial amazonense.”
Com variação positiva de 0,3%, São Paulo foi a terceira maior influência, acompanhando o percentual do índice nacional. Para Almeida, o crescimento, considerado tímido, teve como influência positiva os setores de veículos automotores e de máquinas e equipamentos.
“Esse índice não suprime a perda sofrida no mês anterior de 3,6%. Com esse resultado de 0,3% na passagem de abril para maio, São Paulo continua 1,9% abaixo de seu patamar pré-pandemia e 23,4% abaixo em relação ao patamar mais alto da série histórica, em março de 2011”, acrescentou.
Média trimestral
Quanto à média móvel trimestral, que apresentou índice de 0,4%, houve taxas positivas em 11 dos 15 locais pesquisados. Amazonas (2,3%), Ceará (1,9%), Rio de Janeiro (1,3%), Bahia (1,2%), Mato Grosso (1,2%), Região Nordeste (1,1%) e Goiás (0,8%) foram os destaques.
Também neste caso, a principal perda ficou com o Pará (-4,7%).
Acumulado
De janeiro a maio, dez dos 15 locais pesquisados tiveram queda, com destaque para o Pará (-11,9%), Santa Catarina (-6,6%) e Ceará (-6,2%).
No acumulado dos últimos 12 meses, nove dos 15 estados pesquisados recuaram. O Amazonas passou de 1,5% para -1,8%; o Ceará, de -3,7% para -6,5%; Minas Gerais, de 4,7% para 2%; Espírito Santo, de 4% para 1,3%; Santa Catarina, de 0,1% para -2,3%; São Paulo, de -0,8% para -3,0%; Pará, de -7,6% para -9,3%; e Rio Grande do Sul, de 2,1% para 0,4%.
Esses locais apresentaram as principais perdas entre abril e maio deste ano, enquanto a Bahia, que saiu de -7,0% para -3,9%, e Mato Grosso, que passou de 8,5% para 10,6%, tiveram os maiores ganhos entre os dois períodos.
Pesquisa
De acordo com o IBGE, desde a década de 1970, a PIM Regional produz indicadores de curto prazo, relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação.
“A pesquisa] traz, mensalmente, índices para 14 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 1% no total do valor da transformação industrial nacional e, também para o Nordeste como um todo: Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste”, concluiu o instituto.
Maria Gessimar Moreira Lira. – Foto: Reprodução/WhatsApp
A mulher foi esfaqueada e encaminhado para uma UPA na zona Leste da capital em estado grave.
Na manhã desta sexta-feira (08) uma mulher identificada como Maria Gessimar Moreira Lira foi esfaqueada pelo ex-companheiro, identificado como João Reis Santos, de 49 anos, que se enforcou após a tentativa de femícidio. O crime aconteceu no bairro Vila Uruguai, localizado na zona Leste de Teresina.
De acordo com informações da Polícia Militar a vítima recebeu um golpe na cabeça e foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizado na região do Satélite. O agressor tirou a própria vida após o crime. Populares relatam que o casal estava em processo de separação mas que viviam juntos.
Ainda não se sabe qual o quadro de saúde da mulher. O corpo de João Reis foi recolhido por uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML).
A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnaíba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nessa quinta-feira (7) e sexta-feira (8) uma capacitação sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. O encontro, ministrado pelos médicos Gabriel Rios e Iago Morais, foi destinado para os agentes de saúde da cidade de Parnaíba, visando garantir mais conhecimentos quanto à temática e consequente melhora no atendimento e investigação de doenças relacionadas ao câncer. A Dra. Gildene Alves também participa do evento realizando palestra virtual sobre a temática.
As voluntárias da Rede Feminina, Lenora Campelo e Magaly Rios, participam dessas ações que são importantes para a promoção e disseminação de conhecimentos sobre o combate e prevenção ao câncer em crianças e adolescentes. De acordo com Lenora, a RFCC-PI sempre se manteve empenhada em tornar momentos como esses parte da rotina da entidade. “Unimos forças em prol do compartilhamento de informações sobre o câncer. Nossos profissionais precisam estar cada vez mais qualificados para enfrentarmos esta luta”, frisa.
A Rede Feminina também conta com apoio da Coordenação de Saúde da Mulher de Parnaíba, Superintendência de Regulação e Auditoria e do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (Iesvap), local onde ocorreram os encontros.
Continuidade das ações
Quem também recebe a palestra sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, na próxima quarta-feira (13), às 8h, são os profissionais de saúde da cidade de Luís Correia. O encontro acontecerá no Sesc Praia e será conduzido pelos médicos Gabriel Rios e Iago Morais. Com apoio da Prefeitura do município, a RFCC-PI convida todos os agentes de saúde a se fazerem presentes neste momento ímpar.
O promotor de Justiça Maurício Gomes de Sousa representou o Ministério Público do Estado do Piauí durante o julgamento do réu Edmilson Nunes Brandão, denunciado pelo assassinato de Cleudia Maria Medeiros de Sousa. A sessão do Tribunal Popular do Júri foi realizada na manhã da última segunda-feira, 04 de julho, sob a presidência do juiz de Direito da Comarca de Altos, Ulysses Gonçalves da Silva Neto.
O corpo da vítima foi encontrado no dia 14 de agosto de 2021, em um açude na cidade de Altos. Imagens de circuitos fechados de televisão mostram que o réu levou a vítima em direção ao local, retornando sem ela algumas horas depois.
De acordo com o exame pericial cadavérico, a morte se deu por asfixia com fratura do pescoço, e não por afogamento, como havia declarado o réu. Além disso, quando da prisão, foram encontrados em poder dele roupas e outros objetos da vítima. A denúncia, datada de 01 de setembro de 2021, foi elaborada pela promotora de Justiça Márcia Aida de Lima Silva.
O Conselho de Sentença acolheu a tese do Ministério Público e condenou o réu por homicídio qualificado pelo emprego de meio cruel.
O juiz-presidente fixou a pena em 27 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado.
Trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão no Piauí Reprodução /MPT
Trabalhadores que viviam em situação análoga à escravidão foram resgatados nos municípios de Currais e Palmeira do Piauí, região Sul do Estado. Os dez trabalhadores resgatados catavam raízes em fazendas da região. Eles foram encontrados em alojamentos irregulares, não possuíam registro e não tinham um local para armazenar mantimentos. Entre os resgatados em Currais estava um adolescente de 17 anos.
O resgate foi feito pelo Grupo Móvel Estadual de Combate ao Trabalho Escravo, que envolve o Ministério público do Trabalho (MPT-PI) e auditores fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho.
O procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, atuou nos resgates e disse que a situação que os homens foram encontrados não tinha a mínima conservação.
“Os alojamentos não tinham as condições mínimas. Eles estavam em barracas de lonas improvisadas no meio do mato, dormiam em redes armadas entre árvores e faziam suas refeições sentados em pedras. Os alimentos eram armazenados sem as mínimas condições de conservação. As refeições também eram preparadas em fogões improvisados nas pedras”, relatou
O Procurador disse que essas irregularidades na atividade de catação de raízes tem sido bastante comuns, por isso, em fiscalizações no interior encontraram os trabalhadores e fizeram o resgate.
Os alojamentos não tinham as condições mínimas Reprodução /MPT
O MPT e os auditores fiscais do Trabalho fizeram um acordo com o empregador, que resultou na rescisão direta do contrato de trabalho, para garantir o pagamento dos direitos dos trabalhadores resgatados.
Segundo o MPT-PI, o dono da propriedade também fica obrigado a assinar a carteira de trabalho e deve assinar um Termo de Ajuste de Conduta com o MPT-PI. Além disso, ele pode entra na lista suja de trabalho escravo. Os trabalhadores resgatados vão receber o seguro desemprego por três meses.
O código Penal Brasileiro em seu artigo 149, estabelece a pena de reclusão, de 5 (cinco) a 10 (dez) anos, e multa para quem “Submeter alguém a trabalho escravo, ou a condição análoga, caracterizado pela sujeição do trabalhador a empregador, tomador dos serviços ou preposto, independentemente de consentimento”. As denúncias de irregularidade devem ser feitas ao Ministério Público do Trabalho através do Disque 100 ou pelo site www.prt22.mpt.mp.br.
UNINASSAU Teresina disponibiliza vagas para docentes de quatro cursos; interessados devem enviar currículo até o dia 14 de julho
O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina abre processo seletivo para seis vagas de professores em quatro cursos: Ciências Contábeis; Engenharia Mecânica; Educação Física e Odontologia. Os profissionais interessados devem ser mestres ou doutores e ter pós-graduação específica na área da disciplina.
Como requisitos para concorrer às vagas, os candidatos precisam ter disponibilidade para lecionar nos turnos manhã e/ou noite, além de experiência em docência do Ensino Superior de, pelo menos, dois anos. O processo seletivo contará com três etapas: análise do currículo lattes, avaliação escrita elaborada sobre tema relevante pertinente ao assunto da disciplina e prova didático-pedagógica. Todos os testes serão avaliados por uma banca composta por três integrantes da Comissão de Avaliação Docente do Centro Universitário.
O candidato deverá enviar o Currículo Lattes para o e-mail mirian.silva@mauriciodenassau.edu.br até o dia 14 de julho de 2022, ocasião em que será realizada análise e arquivamento no banco de dados da Instituição. A contratação dos aprovados será feita de acordo com a classificação obtida e não há obrigatoriedade de a seleção preencher a vaga ofertada de imediato, bem como nenhum item impede a realização de um novo processo seletivo.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai abrir diversos locais para vacinação neste sábado (09) e na próxima semana, de 11 a 15 de julho. O COE-FMS reforça que, para atingirmos níveis mais baixos ainda de mortes e hospitalizações por Covid, a vacinação é medida fundamental, tanto em seu esquema primário (para aqueles ainda não imunizados) quanto nas doses de reforço (para aqueles com última dose administrada há mais de 4 meses e com idade / perfil de risco já contemplados).
Abrirá amanhã, 9, de 9h às 17h, o posto de vacinação localizado no Teresina Shopping. Lá poderão se vacinar pessoas de 12 anos ou mais, para primeiras doses, segundas doses e doses de reforço. Já os postos de vacinação que ficam no Hospital Universitário, UBS Parque Piauí, UBS Porto Alegre, UBS Santa Maria da Codipi, UBS Santa Isabel e UBS Renascença estarão vacinando crianças de 5 a 11 anos, primeiras e segundas doses.
Para próxima semana, de 11 a 15, a FMS montou cronograma de vacinação: os postos de vacinação dos terminais do Parque Piauí, Livramento, Zoobotânico, Buenos Aires e no CEU Norte receberão pessoas a partir de 12 anos para primeiras doses, segundas doses e doses de reforço, no horário de 9 a 17 horas. O mesmo público poderá ser atendido também nos postos do Teresina Shopping (9h às 21h) e Uespi Pirajá (9h às 17h).
De 11 a 15 de julho os responsáveis por crianças de 5 a 11 anos podem levar os pequenas para primeiras e segundas doses nos seguintes locais: UBS Buenos Aires, UBS Parque Brasil, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite, UBS Alto da Ressurreição e UBS Parque Poti.