Quarta-feira, Junho 24, 2026
29.2 C
Teresina

Governistas registram chapa para presidência da Câmara de Timon

Os 11 vereadores da base da prefeita Dinair Veloso já protocolaram o registro da chapa que vai concorrer a presidência da Câmara Municipal de Timon.

No registro o nome do vereador Celso Tacoane foi o escolhido para concorrer a presidência da casa. O vereador Irmão Francisco ficou como 1º vice-presidente, Pedro Augusto, o P.A.,  é o 2º vice, vereadora Da Luz será a 1ª Secretária e o vereador Thiago Carvalho o 2º secretário.

A base da prefeita continua unida e parece decidida a ganhar a eleição para a presidência do legislativo. Nos bastidores políticos de Timon, todas as apostas apontam para a vitória de Celso Tacoane.

A eleição para escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Timon está marcada para acontecer na manhã próxima segunda, dia 11.

Veja abaixo a chapa que foi protocolada nesta sexta (8): 

ELIAS LACERDA

Acusado de estuprar e estrangular mulher até a morte é condenado a 27 anos de prisão no Piauí

Acusado de estuprar e estrangular mulher até a morte é condenado a 27 anos de prisão no Piauí Reprodução

Edmilson Nunes Brandão foi condenado a 27 anos de prisão por estuprar e estrangular até a morte Cleudia Maria Medeiros de Sousa, de 44 anos. A vítima foi encontrada despida e com o pescoço quebrado em um açude na zona rural de Altos, interior do Piauí, em agosto de 2021.

A sentença foi dada em sessão do júri popular. Na época do crime, conforme a polícia, o homem levou a vítima em um açude na cidade e retornou sem ela horas depois. Imagens de câmeras de segurança registraram o acusado e a mulher numa motocicleta.

O corpo da vítima foi encontrado no dia 14 de agosto de 2021. Na época, o réu declarou que a morte se deu por afogamento. Exames periciais constataram que ela foi estuprada e, em seguida, teve o pescoço quebrado.

Durante a prisão, foram encontrados objetos da vítima com ele. Edmilson Nunes teve a pena fixada em 27 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, por homicídio qualificado pelo emprego de meio cruel.

A denúncia foi elaborada pela promotora de Justiça Márcia Aida de Lima Silva em setembro de 2021. O Ministério Público do Piauí foi representado no julgamento pelo promotor de justiça Maurício Gomes de Sousa.

A sessão do Tribunal Popular do Júri foi realizada sob a presidência do juiz de direito da comarca de Altos, Ulysses Gonçalves da Silva Neto.

Relembre o caso

De acordo com a polícia, a vítima e acusado mantinham um relacionamento extraconjugal. Na época, os dois eram casados com outras pessoas. A vítima não tinha filhos, mas o homem possuía dois. No dia do crime, 14 de agosto de 2021, os dois aproveitaram a ausência de seus cônjuges e marcaram um encontro.

Cléudia Maria foi com o acusado de moto para o açude que fica a 20 km do Centro de Altos. Ele foi preso no dia 16 de agosto de 2021, na própria casa ainda com as mesmas roupas que usou no dia do crime.

Fonte: Portal A10+

Fiocruz: novas linhagens da Ômicron avançam e favorecem reinfecções

O trabalho de sequenciamento genético realizado pela Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que as linhagens BA.4 e BA.5 da variante Ômicron continuaram a ganhar espaço no país durante a segunda quinzena de junho, o que favorece a ocorrência de casos de covid-19 em pessoas que já tiveram a doença e se recuperaram. Novos dados da rede foram divulgados hoje (2) pela Fiocruz, que atingiu a marca de 50 mil genomas de SARS-CoV-2 sequenciados desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020. 

O estudo mostra que as subvariantes BA.4 e BA.5 representavam cerca de 8% dos casos sequenciados no país em maio, percentual que subiu para 25% em junho, enquanto a BA.2 perdeu espaço. O cenário é semelhante ao que ocorre na América do Norte e na Europa e tende a posicionar as duas novas subvariantes como dominantes no país. 

Com o predomínio dessas duas linhagens, pesquisadores esperam uma maior ocorrência de reinfecções, já que elas são consideradas geneticamente bem distintas da BA.1 e da BA.2, que dominaram o cenário epidemiológico no primeiro semestre. O mesmo ocorreu quando a variante Ômicron BA.1 substituiu a variante Delta e causou o pico de casos registrado em janeiro e fevereiro deste ano.

Foram caracterizados geneticamente 81 casos de reinfecção por covid-19, sendo 68 deles associados às linhagens da variante Ômicron. Entre esses casos, já há pessoas que contraíram covid-19 a partir de vírus de duas linhagens diferentes da Ômicron.

Os dados analisados no estudo divulgado hoje se referem ao período de 16 a 30 de junho, e incluem o sequenciamento de 1.745 genomas à base de dados que já existia anteriormente.

O material é coletado pelos pesquisadores a partir de parceria e colaboração com os Laboratórios Estaduais de Saúde Pública (Lacens), a Coordenação-Geral de Laboratórios do Ministério da Saúde, os Laboratórios de Assistência Diagnóstica da Fiocruz e outras instituições nacionais. O acesso à base de dados EpiCoV do Gisaid, uma iniciativa internacional de vigilância genômica de novo coronavírus e influenza, também auxilia o trabalho de monitoramento da Rede.

Foto: © Agência Petrobras

AGÊNCIA BRASIL

Pesquisa aponta crescimento industrial em 11 estados em maio

A produção industrial de 11 dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) cresceu em maio, quando o índice nacional avançou 0,3%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje (8) os resultados, as maiores altas ocorreram no Amazonas (6,6%) e em Mato Grosso (4,6%).

Ceará (3,2%), Goiás (3,2%), Espírito Santo (2,8%), Santa Catarina (1,6%) e Rio Grande do Sul (0,7%) também registraram avanços acima da média nacional (0,3%).

O principal destaque, no entanto, foi o Paraná, com elevação de 3,5%. Segundo o analista da pesquisa, Bernardo Almeida, depois de cair 4,1% em abril, o Paraná foi a maior influência positiva sobre o resultado nacional em maio.

“Com o resultado, o estado consegue quase eliminar a perda no mês anterior. O setor de alimentos foi o que mais influenciou o resultado do Paraná, seguido de máquinas e equipamentos, outro setor bastante importante na indústria do estado”, informou Almeida. Para ele, houve um “espalhamento” de resultados positivos em maio.

O Pará, com taxa negativa de 13,2%, teve o recuo mais elevado, causado pelo baixo desempenho do setor extrativo, que concentra a maior parte da atividade industrial do estado. “Este é o resultado negativo mais intenso para o estado desde março de 2020, quando atingiu a taxa de -16%”, afirmou o analista.

Os estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco também tiveram taxas negativas em maio: -4,1% e -2,4%, respectivamente.

Conforme a PIM Regional, a segunda maior influência sobre o resultado nacional é da indústria do Amazonas com crescimento de 6,6%, o maior em termos absolutos. Segundo o IBGE, a alta de maio elimina a perda de 0,1% de abril. “Os destaques foram a indústria de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos e o setor de bebidas, que influenciaram o crescimento da produção industrial amazonense.”

Com variação positiva de 0,3%, São Paulo foi a terceira maior influência, acompanhando o percentual do índice nacional. Para Almeida, o crescimento, considerado tímido, teve como influência positiva os setores de veículos automotores e de máquinas e equipamentos.

“Esse índice não suprime a perda sofrida no mês anterior de 3,6%. Com esse resultado de 0,3% na passagem de abril para maio, São Paulo continua 1,9% abaixo de seu patamar pré-pandemia e 23,4% abaixo em relação ao patamar mais alto da série histórica, em março de 2011”, acrescentou.

Média trimestral

Quanto à média móvel trimestral, que apresentou índice de 0,4%, houve taxas positivas em 11 dos 15 locais pesquisados. Amazonas (2,3%), Ceará (1,9%), Rio de Janeiro (1,3%), Bahia (1,2%), Mato Grosso (1,2%), Região Nordeste (1,1%) e Goiás (0,8%) foram os destaques.

Também neste caso, a principal perda ficou com o Pará (-4,7%).

Acumulado

De janeiro a maio, dez dos 15 locais pesquisados tiveram queda, com destaque para o Pará (-11,9%), Santa Catarina (-6,6%) e Ceará (-6,2%).

No acumulado dos últimos 12 meses, nove dos 15 estados pesquisados recuaram. O Amazonas passou de 1,5% para -1,8%; o Ceará, de -3,7% para -6,5%; Minas Gerais, de 4,7% para 2%; Espírito Santo, de 4% para 1,3%; Santa Catarina, de 0,1% para -2,3%; São Paulo, de -0,8% para -3,0%; Pará, de -7,6% para -9,3%; e Rio Grande do Sul, de 2,1% para 0,4%.

Esses locais apresentaram as principais perdas entre abril e maio deste ano, enquanto a Bahia, que saiu de -7,0% para -3,9%, e Mato Grosso, que passou de 8,5% para 10,6%, tiveram os maiores ganhos entre os dois períodos.

Pesquisa

De acordo com o IBGE, desde a década de 1970, a PIM Regional produz indicadores de curto prazo, relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação.

“A pesquisa] traz, mensalmente, índices para 14 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 1% no total do valor da transformação industrial nacional e, também para o Nordeste como um todo: Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste”, concluiu o instituto.

Foto: © CNI/Miguel Ângelo/Direitos reservados

AGÊNCIA BRASIL

Homem tira própria vida após tentar matar ex-companheira em Teresina

Maria Gessimar Moreira Lira. – Foto: Reprodução/WhatsApp

A mulher foi esfaqueada e encaminhado para uma UPA na zona Leste da capital em estado grave.

Na manhã desta sexta-feira (08) uma mulher identificada como Maria Gessimar Moreira Lira foi esfaqueada pelo ex-companheiro, identificado como João Reis Santos, de 49 anos, que se enforcou após a tentativa de femícidio. O crime aconteceu no bairro Vila Uruguai, localizado na zona Leste de Teresina.

De acordo com informações da Polícia Militar a vítima recebeu um golpe na cabeça e foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizado na região do Satélite. O agressor tirou a própria vida após o crime. Populares relatam que o casal estava em processo de separação mas que viviam juntos. 

Ainda não se sabe qual o quadro de saúde da mulher. O corpo de João Reis foi recolhido por uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML). 

LUPA1

RFCC-PI promove palestras sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil em Parnaíba e Luís Correia

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnaíba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nessa quinta-feira (7) e sexta-feira (8) uma capacitação sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. O encontro, ministrado pelos médicos Gabriel Rios e Iago Morais, foi destinado para os agentes de saúde da cidade de Parnaíba, visando garantir mais conhecimentos quanto à temática e consequente melhora no atendimento e investigação de doenças relacionadas ao câncer. A Dra. Gildene Alves também participa do evento realizando palestra virtual sobre a temática.

As voluntárias da Rede Feminina, Lenora Campelo e Magaly Rios, participam dessas ações que são importantes para a promoção e disseminação de conhecimentos sobre o combate e prevenção ao câncer em crianças e adolescentes. De acordo com Lenora, a RFCC-PI sempre se manteve empenhada em tornar momentos como esses parte da rotina da entidade. “Unimos forças em prol do compartilhamento de informações sobre o câncer. Nossos profissionais precisam estar cada vez mais qualificados para enfrentarmos esta luta”, frisa.

A Rede Feminina também conta com apoio da Coordenação de Saúde da Mulher de Parnaíba, Superintendência de Regulação e Auditoria e do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (Iesvap), local onde ocorreram os encontros.

Continuidade das ações

Quem também recebe a palestra sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, na próxima quarta-feira (13), às 8h, são os profissionais de saúde da cidade de Luís Correia. O encontro acontecerá no Sesc Praia e será conduzido pelos médicos Gabriel Rios e Iago Morais. Com apoio da Prefeitura do município, a RFCC-PI convida todos os agentes de saúde a se fazerem presentes neste momento ímpar.

Tribunal do Júri: MPPI obtém condenação de réu a 27 anos de reclusão por homicídio qualificado em Altos

O promotor de Justiça Maurício Gomes de Sousa representou o Ministério Público do Estado do Piauí durante o julgamento do réu Edmilson Nunes Brandão, denunciado pelo assassinato de Cleudia Maria Medeiros de Sousa. A sessão do Tribunal Popular do Júri foi realizada na manhã da última segunda-feira, 04 de julho, sob a presidência do juiz de Direito da Comarca de Altos, Ulysses Gonçalves da Silva Neto.

O corpo da vítima foi encontrado no dia 14 de agosto de 2021, em um açude na cidade de Altos. Imagens de circuitos fechados de televisão mostram que o réu levou a vítima em direção ao local, retornando sem ela algumas horas depois.

De acordo com o exame pericial cadavérico, a morte se deu por asfixia com fratura do pescoço, e não por afogamento, como havia declarado o réu. Além disso, quando da prisão, foram encontrados em poder dele roupas e outros objetos da vítima. A denúncia, datada de 01 de setembro de 2021, foi elaborada pela promotora de Justiça Márcia Aida de Lima Silva.

O Conselho de Sentença acolheu a tese do Ministério Público e condenou o réu por homicídio qualificado pelo emprego de meio cruel.

O juiz-presidente fixou a pena em 27 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado.

MPPI

Trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão no Piauí

Trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão no Piauí Reprodução /MPT

Trabalhadores que viviam em situação análoga à escravidão foram resgatados nos municípios de Currais e Palmeira do Piauí, região Sul do Estado. Os dez trabalhadores resgatados catavam raízes em fazendas da região. Eles foram encontrados em alojamentos irregulares, não possuíam registro e não tinham um local para armazenar mantimentos. Entre os resgatados em Currais estava um adolescente de 17 anos.

O resgate foi feito pelo Grupo Móvel Estadual de Combate ao Trabalho Escravo, que envolve o Ministério público do Trabalho (MPT-PI) e auditores fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho.

O procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, atuou nos resgates e disse que a situação que os homens foram encontrados não tinha a mínima conservação.

“Os alojamentos não tinham as condições mínimas. Eles estavam em barracas de lonas improvisadas no meio do mato, dormiam em redes armadas entre árvores e faziam suas refeições sentados em pedras. Os alimentos eram armazenados sem as mínimas condições de conservação. As refeições também eram preparadas em fogões improvisados nas pedras”, relatou

O Procurador disse que essas irregularidades na atividade de catação de raízes tem sido bastante comuns, por isso, em fiscalizações no interior encontraram os trabalhadores e fizeram o resgate.

Os alojamentos não tinham as condições mínimas Reprodução /MPT

O MPT e os auditores fiscais do Trabalho fizeram um acordo com o empregador, que resultou na rescisão direta do contrato de trabalho, para garantir o pagamento dos direitos dos trabalhadores resgatados.

Segundo o MPT-PI, o dono da propriedade também fica obrigado a assinar a carteira de trabalho e deve assinar um Termo de Ajuste de Conduta com o MPT-PI. Além disso, ele pode entra na lista suja de trabalho escravo. Os trabalhadores resgatados vão receber o seguro desemprego por três meses.

O código Penal Brasileiro em seu artigo 149, estabelece a pena de reclusão, de 5 (cinco) a 10 (dez) anos, e multa para quem “Submeter alguém a trabalho escravo, ou a condição análoga, caracterizado pela sujeição do trabalhador a empregador, tomador dos serviços ou preposto, independentemente de consentimento”. As denúncias de irregularidade devem ser feitas ao Ministério Público do Trabalho através do Disque 100 ou pelo site www.prt22.mpt.mp.br.

Fonte: Portal A10+

Centro Universitário lança edital para contratação de professores

UNINASSAU Teresina disponibiliza vagas para docentes de quatro cursos; interessados devem enviar currículo até o dia 14 de julho

O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina abre processo seletivo para seis vagas de professores em quatro cursos: Ciências Contábeis; Engenharia Mecânica; Educação Física e Odontologia. Os profissionais interessados devem ser mestres ou doutores e ter pós-graduação específica na área da disciplina.

Como requisitos para concorrer às vagas, os candidatos precisam ter disponibilidade para lecionar nos turnos manhã e/ou noite, além de experiência em docência do Ensino Superior de, pelo menos, dois anos. O processo seletivo contará com três etapas: análise do currículo lattes, avaliação escrita elaborada sobre tema relevante pertinente ao assunto da disciplina e prova didático-pedagógica. Todos os testes serão avaliados por uma banca composta por três integrantes da Comissão de Avaliação Docente do Centro Universitário.

O candidato deverá enviar o Currículo Lattes para o e-mail mirian.silva@mauriciodenassau.edu.br até o dia 14 de julho de 2022, ocasião em que será realizada análise e arquivamento no banco de dados da Instituição. A contratação dos aprovados será feita de acordo com a classificação obtida e não há obrigatoriedade de a seleção preencher a vaga ofertada de imediato, bem como nenhum item impede a realização de um novo processo seletivo.

Confira as especialidades requeridas e edital.

Fundação Municipal de Saúde anuncia programação de vacinação Covid 

Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai abrir diversos locais para vacinação neste sábado (09) e na próxima semana, de 11 a 15 de julho. O COE-FMS reforça que, para atingirmos níveis mais baixos ainda de mortes e hospitalizações por Covid, a vacinação é medida fundamental, tanto em seu esquema primário (para aqueles ainda não imunizados) quanto nas doses de reforço (para aqueles com última dose administrada há mais de 4 meses e com idade / perfil de risco já contemplados).

Abrirá amanhã, 9, de 9h às 17h, o posto de vacinação localizado no Teresina Shopping. Lá poderão se vacinar pessoas de 12 anos ou mais, para primeiras doses, segundas doses e doses de reforço. Já os postos de vacinação que ficam no Hospital Universitário, UBS Parque Piauí, UBS Porto Alegre, UBS Santa Maria da Codipi, UBS Santa Isabel e UBS Renascença estarão vacinando crianças de 5 a 11 anos, primeiras e segundas doses.

Para próxima semana, de 11 a 15, a FMS montou cronograma de vacinação: os postos de vacinação dos terminais do Parque Piauí, Livramento, Zoobotânico, Buenos Aires e no CEU Norte receberão pessoas a partir de 12 anos para primeiras doses, segundas doses e doses de reforço, no horário de 9 a 17 horas. O mesmo público poderá ser atendido também nos postos do Teresina Shopping (9h às 21h) e Uespi Pirajá (9h às 17h).

De 11 a 15 de julho os responsáveis por crianças de 5 a 11 anos podem levar os pequenas para primeiras e segundas doses nos seguintes locais: UBS Buenos Aires, UBS Parque Brasil, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite, UBS Alto da Ressurreição e UBS Parque Poti.