Um homem de 45 anos morreu após se envolver em acidente com uma bicicleta na BR 343 no município de Lagoinha do Piauí, na noite desse domingo (17). A colisão transversal se deu entre a vítima, que conduzia uma motocicleta, e um ciclista que não foi identificado.
De acordo com o relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF), após a colisão transversal entre uma motocicleta e uma bicicleta, o condutor da motocicleta tombou e caiu indo a óbito no local. O ciclista não foi localizado.
A PRF fez o isolamento da área e acionou a perícia criminal e a Polícia Militar. O Instituto Médico Legal foi ao local para fazer a remoção do corpo.
Dr. Pessoa visitou a obra de drenagem na avenida Centenário Fotos: Rafael Sérgio / SEMCOM
Na manhã deste sábado (16), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, visitou as obras de revitalização da avenida Centenário, zona Norte da capital. A execução do serviço teve início, na quinta-feira (14), por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano – ETURB, que segue atuando na importante via que dá acesso ao aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portela. As obras se concentram na requalificação da pavimentação para que, ao final, o trecho possa ser completamente asfaltado.
“Essa ação dá seguimento ao plano de recuperação de vias por toda a cidade, esta, em especial, por ser porta de entrada para quem chega aqui na capital pelo aeroporto. Temos procurado trabalhar de forma integrada ouvindo as demandas da população e essa era uma das mais recorrentes”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.
Para isso, a Prefeitura de Teresina está investindo cerca de R$ 200.000,00 com recursos próprios.
De acordo com João Duarte, presidente da Eturb, a intervenção em sistemas de microdrenagem é uma forma de evitar futuros alagamentos no período de chuva, o que causa inúmeros transtornos à população que trafega nas áreas, além de deteriorar rapidamente o asfalto local.
“Nosso intuito é contribuir com o desenvolvimento social da cidade, além de trazer qualidade de vida à população com a melhoria da infraestrutura urbana”, afirma João.
Francisco Santos, supervisor de aplicação asfáltica da Eturb, explica que a primeira etapa da obra na avenida deverá durar duas semanas, com a recuperação dos locais mais críticos da via. “Na segunda etapa, que ainda não tem prazo de conclusão, será feita a recuperação da avenida por completo”, afirma.
O Brasil ainda está abaixo da meta de vacinação contra o sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, 47,08% das crianças receberam o imunizante em 2022, sendo que a meta de cobertura vacinal é 95%. A proteção contra o sarampo é feita com a vacina tríplice viral, que imuniza também contra a caxumba e rubéola, e faz parte do calendário de vacinação. O imunizante é oferecido nas unidades de saúde do país em qualquer época do ano.
A tríplice viral é geralmente aplicada em duas doses. A primeira, tomada com um ano de idade, e a segunda, com 15 meses. A campanha de 2022 começou em janeiro e vai até dezembro deste ano. A cobertura em 2021 foi baixa, somente 50,1% do público-alvo no Brasil recebeu a segunda dose da vacina tríplice viral.
Uma das consequências da queda da vacinação é o avanço da doença. Depois de ter recebido a certificação de país livre do sarampo pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), em 2016, o Brasil passou a registrar, nos últimos anos, o avanço da doença em todo o território nacional. O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo desde 2018, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.
Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, este ano, uma nota na qual chama a atenção para a importância da vacinação contra a doença. A Fiocruz explica que o sarampo é uma doença infecciosa aguda, muito contagiosa e grave, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade, pessoas adultas desnutridas ou com algum problema de imunidade, como as pessoas transplantadas, as que convivem com o vírus do HIV, ou que estão em quimioterapia, além das gestantes.
A Fiocruz ressalta que, independentemente disso, o sarampo afeta indivíduos de todas as idades e não necessariamente com doenças crônicas ou algum problema de imunidade.
Ministério da Saúde
À Agência Brasil, o Ministério da Saúde disse, por meio de nota, que por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), vem desenvolvendo e intensificando estratégias necessárias para enfrentamento dos desafios e reversão das baixas coberturas vacinais, em parceria com estados e municípios.
“O Ministério da Saúde incentiva a população a se vacinar contra as doenças imunopreveníveis, e esclarece o benefício e segurança das vacinas, por meio dos seus canais oficiais de comunicação”, diz a pasta. Os dados detalhados das coberturas vacinais estão disponíveis na internet.
OMS e Unicef
Na sexta-feira (15), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgaram dados que mostram que a queda da vacinação infantil não ocorreu apenas no Brasil. Em todo o mundo, após dois anos de pandemia, foi registrada a maior queda contínua nas vacinações infantis dos últimos 30 anos.
Segundo as organizações, até mesmo pela dimensão territorial e pelo tamanho da população, o Brasil está entre os dez países no mundo com a maior quantidade de crianças com a vacinação atrasada. Considerada apenas a vacina contra o sarampo, o país é o 8º com a maior quantidade de crianças com o esquema vacinal atrasado.
Neste domingo (17), foram confirmados 68 casos de covid-19 e 03 óbitos pela doença, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.
Do total de casos confirmados, 46 são de mulheres e 22 são homens, com idades que variam de 03 a 86 anos.
Os óbitos registrados são um homem de Curimatá (65 anos) e duas mulheres de Joaquim Pires (62 anos) e Parnaíba (85 anos).
No estado, os casos confirmados somam 380.536 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 7.831 casos e foram registrados em 224 municípios.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 199 estão ocupados, sendo 140 leitos clínicos, 51 UTI’s e 08 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 26.749 até o dia 17 de julho de 2022.
A Sesapi estima que 372.506 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
Nesta sexta-feira (15), foram confirmados 515 casos de covid-19 e 08 óbitos pela doença, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.
Do total de casos confirmados, 317 são de mulheres e 198 são homens, com idades que variam de 01 a 100 anos.
Os óbitos registrados são de três mulheres de Campo Maior (91 anos), Parnaíba (51 anos) e Teresina (66 anos). Os homens são de Capitão de Campos (89 anos) e Teresina (52, 61, 65 e 75 anos.
No estado, os casos confirmados somam 380.394 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 7.826 casos e foram registrados em 224 municípios.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 209 estão ocupados, sendo 156 leitos clínicos, 46 UTI’s e 07 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 26.721 até o dia 15 de julho de 2022.
A Sesapi estima que 372.359 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
O Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI) publicou, nesta sexta-feira(15), dois editais de abertura de processos seletivos. As seleções são voltadas para admissão de estagiários de nível superior e de pós-graduação.
Nos dois processos, as inscrições, podem ser realizadas entre os dias 19 e 22 de julho. No processo seletivo para admissão de estagiários de nível superior, a taxa é de R$ 40,00. E, no processo seletivo para admissão de estagiários de pós-graduação, a taxa é de R$ 50,00. Os candidatos com deficiência, os doadores regulares de sangue e os doadores de medula óssea poderão obter isenção da inscrição.
Para o processo seletivo de estagiários de nível superior, podem concorrer estudantes matriculados nos cursos de administração, arquitetura, biblioteconomia, ciências contábeis, direito, engenharia civil, comunicação social – jornalismo, pedagogia, psicologia, serviço social e tecnologia da informação.
Serão aceitas Pós-Graduação em: Comunicação; Auditoria e Controle; Ciências Jurídicas; Documentação, Arquivologia e Biblioteconomia; Gestão de Pessoas; Gestão Estratégica; Licitações e Contratos; Material e Patrimônio, Engenharia; Arquitetura; Orçamento e Finanças, Contabilidade, Economia e Orçamento Público; Qualidade no Serviço Público; Saúde, Pedagogia, Psicologia, Residência Médica; Tecnologia da Informação, Administração de Banco de Dados, Big Data, BI e Analytics, Governança de Tecnologia da Informação, Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos de Ágeis, Computação em Nuvem, Desenvolvimento de Software, Mobiles, UX Design, Arquitetura da Informação e Usabilidade, Desenvolvimento Orientado a Objetos em Java, Sistemas para Internet, Administração e Segurança de Rede de Computadores, Computação Forense e Perícia Digital, com no mínimo 360 (trezentos e sessenta) horas/aula.
As Seleções serão compostas de 01 etapa, por meio de aplicação de provas objetivas, a fim de aferir o conhecimento dos candidatos.
Os processos seletivos destinam-se à formação de cadastro de reserva para possíveis vagas que surgirem no decorrer da vigência do concurso, para atender às demandas do MPPI.
Os interessados em se inscrever nos processos seletivos deverão acessar o formulário online específico, disponibilizado no endereço eletrônico: https://www.mppi.mp.br/internet/concursos-e-selecoes
Para acessar os editais, faça o download dos arquivos anexos.
A vice-presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, Raylena Alencar, esteve reunida com a presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB Piauí, Dalila de Arêa Leão. O objetivo do encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (15/07), foi deliberar acerca de demandas para os concursos na área jurídica.
“Ultimamente nós observamos uma escassez de concursos e sabemos que uma grande parte da advocacia tem como foco a carreira pública. Nesse sentido, a OAB Piauí visa fomentar a realização, bem como a participação da advocacia piauiense nos certames. Por meio da Comissão, nos comprometemos em verificar os editais que cheguem até o conhecimento da Casa, analisar qualquer irregularidade e preservar a advocacia”, destacou Raylena Alencar.
Para Dalila Arêa Leão, a Comissão está atenta e vigilante aos novos editais de concursos jurídicos. “Buscamos conciliar a necessidades do gestor público com a necessidade de preservação das atividades próprias da advocacia. Nesse sentido, os advogados que são congregados na OAB Piauí podem estar certos de uma atuação firme da Seccional”, pontua a advogada.
A presidente da Comissão da Advocacia Pública convida ainda a advocacia a recorrer à Comissão em caso de qualquer impropriedade nos editais ou necessidade de ajuste.
Levantamento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS), revela que a principal causa isolada de internações realizadas na unidade nesse mês de Julho, são os acidentes de trânsito.
O HUT é referência em atendimentos de politraumas, registrou 4.700 entradas de vítimas de acidentes de trânsito, com 1.700 cirurgias desse perfil no decorrer desse ano, o que corresponde a cerca de 20% do total de atendimentos na emergência, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O perfil dos pacientes internados em decorrência de acidentes de trânsito é de 87% formado por motociclistas, entre 21 e 40 anos, do sexo masculino, que têm plena atividade social. No entanto adolescentes, de 11 a 20 anos de idade, também aparecem na lista, o que serve como sinal de alerta.
Com o serviço integrado de trauma para atendimento emergencial de fraturas e outras ocorrências, inaugurado em Julho do ano passado, o HUT passou a adotar o modelo preconizado pelo SUS para hospitais de referência onde o paciente tem atendimento em até 30 minutos por uma equipe intensivista, além do suporte de exames por imagem e clínicos, acelerando o diagnóstico e a decisão médica.
Os ortopedistas atendem a maioria das vítimas de traumas de trânsito, sendo muitos de alta complexidade o que onera bastante o custo da saúde pública, um recorte feito de janeiro a julho em 2022 indica um custo médio somente com materiais especiais (OPME) utilizados nessas intervenções de mais de um milhão de reais.
Tão essencial quanto alertar sobre esses números é advertir sobre o impacto pessoal e social que acontece com as vítimas e suas famílias. Afinal, muitos ficam com sequelas, como dificuldade e até impossibilidade de se locomover e, consequentemente de trabalhar, estudar, levar a vida. Em todos os contextos, é importante que as pessoas tenham responsabilidade, respeitar os limites de velocidade, não ingerir bebidas alcóolicas, usar o cinto de segurança e respeitar a sinalização”, comenta o médico e diretor do HUT, Fábio Marcos de Sousa.
O deputado estadual alerta que população mais pobre será atingida com mudanças no ICMS
O deputado estadual Franzé Silva (PT) defendeu, nesta sexta-feira (15), em entrevista à imprensa, o congelamento nos preços dos combustíveis e a necessidade de mobilização da população, caso os preços não baixem ou aumentem, mesmo com a alíquota do ICMS já reduzida no Piauí e em outros estados.
“A justificativa deles [dos bolsonaristas] desapareceu, o ICMS está reduzido e unificado. Se aumentar os preços dos combustíveis, teremos que ir pra rua exigir, cobrar o congelamento de preços. Queremos a redução imediata, sobretudo da gasolina, mais consumida pelos mais pobres”, assinala Franzé.
O parlamentar – que é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e presidente da Comissão de Fiscalização, Controle, Finanças e Tributação da Casa – alerta para perdas de receita geradas pela redução do ICMS para 18%, tirando investimentos da saúde e educação públicas e assistência social.
“A população mais pobre, que depende dos recursos públicos nessas áreas de desenvolvimento social, perde receitas com a medida e será prejudicada. Essa perda tem que ser compensada”, pontua Franzé, observando, ainda, a necessidade de redução de preços dos produtos no comércio.
“É preciso que os preços nos supermercados sejam reduzidos, já que compõem essa cadeia que também depende dos combustíveis para transportar mercadorias e outras atividades do setor. Com os combustíveis reduzindo, então queremos os preços nos supermercados reduzindo para os consumidores”, ressalta.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina) tem promovido uma série de encontros que visam melhorar o ambiente de negócios em Teresina. Nessa quinta-feira (14), a categoria esteve em reunião para tratar de pautas importantes, como o curso de normas para aprovação no Corpo de Bombeiros do Piauí, Habitação de Interesse Social, Cartórios e a Desburocratização de Transações Imobiliárias voltadas para o setor da construção civil e mercado imobiliário.
O Juíz Auxiliar da vice-corregedoria, Dr. Mário Cézar, participou do encontro e destacou que foi uma reunião para integrar todas essas entidades, repassando para cada unidade o que está acontecendo. “Visamos a melhoria dos produtores, construtores e para a população em geral. Esse momento é importante para que tenhamos essa ligação, pontuemos os problemas e busquemos soluções para todas as problemáticas”, observa.
Outro momento importante da reunião foi para tratar do curso de normas para aprovação no Corpo de Bombeiros. O coronel José Rego relembrou, durante sua fala, que já houveram outros momentos de diálogo com a categoria. Ele acrescenta que o principal objetivo é melhorar o fluxo de processos junto ao Corpo de Bombeiros. “Este momento é fundamental para vermos os pontos que devem ser melhorados nesse fluxo. O que vamos fazer, incialmente, é um curso de nivelamento, que será aberto e as empresas podem participar”, comenta.
Para o presidente do Sinduscon Teresina, Guilherme Fortes, buscar todas as alternativas para impulsionar e otimizar o mercado da construção civil é principal meta do setor, que compreende o impacto positivo que tem em todas as esferas sociais. “Estamos alinhados ao compromisso de cotidianamente melhorar nosso segmento. Esses encontros contribuem em muito para a manutenção de diálogos com todas as categorias interligadas a nossa”, finaliza o gestor.
Também presente no encontro, o vereador Aluísio Sampaio reconhece que a reunião foi proveitosa “porque é o objetivo do Sindicato sempre melhorar o ambiente de negócios na construção civil. Essa articulação tem sido feita em todas as esferas. Sempre acompanhamos porque, sabemos a importância do setor”, frisa.