Quinta-feira, Junho 25, 2026
21.9 C
Teresina

Inep divulga resultado da reanálise de diplomas reprovados no Revalida

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou público, na tarde de hoje (18), o resultado da reanálise dos diplomas de participantes da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

Foram reanalisados os documentos daqueles candidatos que recorreram, dentro do prazo previsto, contra a reprovação inicial de seus diplomas. O resultado do processo pode ser consultado por meio do Sistema Revalida, na página do participante.

A primeira etapa do Revalida 2022/2 será aplicada em 7 de agosto, em oito cidades brasileiras: Brasília, Campo Grande (MS), Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.  A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.

Para participar da primeira etapa do Revalida, o participante deve possuir diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira; reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente do país de origem do documento e autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

No caso de refugiados que não estejam com seus diplomas, ou em outros casos previstos em lei, é possível comprovar a condição por meio de documentação específica, anexando ao Sistema Revalida a documentação comprobatória emitida pelo Conselho Nacional de Refugiados do Ministério da Justiça (Conare-MJ).

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Eleitor já pode informar à Justiça Eleitoral onde irá votar

Inicia hoje (18) o prazo para quem estará em trânsito, no dia da votação, informar à Justiça Eleitoral local, fora do seu domicílio eleitoral, onde votará.

O voto em trânsito é permitido somente para eleitores que estão com o título regularizado e estejam, no dia do pleito, em municípios com eleitorado acima de 100 mil pessoas. O prazo final é até 18 de agosto.

Quem estiver fora de seu estado poderá votar somente para presidente da República. Já o eleitor fora de sua cidade, mas em outro município no mesmo estado, poderá votar para todos os cargos em disputa.

Essa modalidade de voto não vale para urnas eletrônicas instaladas no exterior, porém, o eleitor brasileiro que mora fora do país, mas estará no Brasil no período de eleições poderá solicitar o voto em trânsito.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

FOTO: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

AGÊNCIA BRASIL

Zelenski conversa com Bolsonaro sobre exportação de grãos ucranianos

Durante telefonema, realizado nesta segunda-feira (18), líder europeu fez apelo e pediu adesão às sanções contra a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, informou nesta segunda-feira (18) que conversou com Jair Bolsonaro (PL) por telefone sobre exportações de grãos ucranianos, com o objetivo de evitar uma crise alimentar global, e sanções contra a Rússia.

“Tive uma conversa com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Eu o informei sobre a situação no front [da guerra]. Discutimos a importância de retomar as exportações de grãos ucranianos para evitar uma crise alimentar global, provocada pela Rússia. Faço um apelo a todos os parceiros para que se juntem às sanções contra o agressor”, afirmou Zelenski nas redes sociais.

Neste domingo (17), Bolsonaro disse que não ia sugerir nenhum tipo de solução para a guerra no país provocada pela Rússia. “Não vou propor, e quem sou eu para propor isso. Eu vou responder de acordo com o que ele perguntar. Pretendo falar para ele o que eu acho se ele perguntar para mim alguma coisa. Onde pudermos colaborar, vou dar minha opinião. Só vou dar se ele pedir”, afirmou o presidente.

Na semana passada, porém, Bolsonaro tinha dito que uma possível saída para a guerra seria a rendição dos ucranianos. Ele comparou a atual situação à Guerra das Malvinas, conflito entre a Grã-Bretanha e a Argentina, em 1982, que terminou após as tropas argentinas se renderem.

Questionado sobre a intenção de dar esse conselho a Zelenski, o presidente desconversou. “É uma questão de Estado. Isso não pode vazar. É segredo de Estado. São dois países que têm sua importância. Um é bélico, nuclear. O outro não é um país nuclear, é uma potência dos commodities [aquilo que se produz em grande quantidade para ser exportado]”, analisou.

O telefonema de Bolsonaro para Zelenski foi o primeiro diálogo entre os líderes desde o início do conflito, iniciado no dia 24 de fevereiro. Até hoje, o chefe do Executivo brasileiro nunca condenou a invasão por parte da Rússia e manteve os laços comerciais com os russos. Nas últimas semanas, inclusive, anunciou que “está quase certo” um acordo com a Rússia para a compra de diesel.

A reportagem procurou o Ministério das Relações Exteriores e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.

FOTO: Reuters – 12.03.2022

FONTE: R7

Matrículas de selecionados na chamada regular do Sisu acabam hoje

Termina hoje (18) o prazo para as matrículas dos selecionados na chamada regular (primeira chamada) do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. Os estudantes devem efetuar o registro diretamente nas instituições em que foram aprovados. O prazo de matrícula começou no dia 13 julho. Ao todo, 59.937 estudantes foram selecionados na chamada regular.

Para os candidatos não selecionados na chamada regular, há a possibilidade de participação da lista de espera. Neste caso, o prazo para manifestar interesse nesta lista termina também termina nesta segunda-feira. A manifestação deve ser feita pela página do Sisu. Para acessá-la, clique aqui.

Vagas em disputa

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para participar do Sisu, o candidato deve ter feito o Enem – edição de 2021 -, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar a prova.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas adotadas por instituições públicas de ensino superior. As ações incluem a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda aos critérios especificados.

FONTE: Valter Campanato/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Governo suspende atividades de 180 empresas por telemarketing abusivo

Uma ação coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), levou à suspensão permanente das atividades de 180 empresas suspeitas da prática de telemarketing abusivo.

A iniciativa conta com a parceria dos Procons de todo o país e visa combater as ligações não solicitadas para oferta de produtos ou serviços. Segundo a Senacon, a maior parte das empresas se utiliza de dados sobre pessoas obtidos de forma ilegal.

A suspensão das atividades vale a partir de hoje (18) para empresas de telemarketing que atuam nos âmbitos nacional, estadual e municipal.

Campeãs de reclamações sobre telemarketing abusivo na plataforma consumidor.gov.br, empresas de telecomunicações e instituições financeiras também deverão suspender atividades de telemarketing.

A medida foi tomada após o registro de mais de 14 mil reclamações em três anos no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br, informou o MJSP.

“Para se ter uma ideia, em um dos casos apurados pela Senacon, um idoso alegou ter recebido mais de 3 mil ligações de telemarketing nos cinco números de telefones que possuía”, disse as pasta, em nota.

Não são atingidos pela suspensão o telemarketing passivo, em que o cliente liga para a empresa, as cobranças, os pedidos de doações e as ligações expressamente autorizadas pelos consumidores.

Segundo a Senacon, há indícios de que as empresas responsáveis pelas abordagens não autorizadas tenham praticado o crime de comércio ilegal de dados pessoais.

Caso alguma das 180 empresas atingidas descumpra a decisão de suspender suas atividades, foi estipulada multa diária de R$ 1 mil, com o acumulado podendo chegar a até R$ 13 milhões. De acordo com a Senacon, em breve será disponibilizado aos consumidores um canal de comunicação direto para denunciar as empresas que continuarem a realizar ligações de telemarketing abusivo, mesmo após a aplicação desta medida.

FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

DHPP apura envolvimento de facção em assassinato no mercado do Satélite

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando o envolvimento de uma facção criminosa na morte de Paulo Hythalo Oliveira Rodrigues, de 27 anos, no domingo (17) no Mercado Público do bairro Satélite, na zona Leste de Teresina.

O delegado Divanilson Sena, afirmou que dias antes do assassinato, Paulo Hythalo sofreu um atentado, onde um amigo dele chegou a ser alvejado com um tiro. No domingo ele acabou sendo atingido com 14 disparos de arma de fogo.

“O crime ocorreu no interior do mercado municipal do Satélite. Ele estava em um box, o executor chegou e efetuou diversos disparos de arma de fogo. Foram identificadas 14 perfurações por disparo de arma de fogo. Dias antes ele sofreu um atentado na porta de casa, e um amigo dele foi atingido, e ele saiu ileso”, disse o delegado.

Agora a polícia investiga a motivação do crime. Entre as hipóteses está o envolvimento de uma facção criminosa.

“Segundo informações, ele era usuário de drogas, se dizia pertencer a uma determinada facção e teria envolvimento com o tráfico, mas ainda vamos checar essas informações. Aparentemente o executor foi só uma pessoa, mas não descartamos outras pessoas dando apoio”, destacou.

Foto: Arquivo/Cidadeverde

FONTE: CIDADE VERDE

Laudo que atesta autismo passa a ter prazo de validade indeterminado em Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou, na terça-feira, 12, a lei Nº 5.778, que permite prazo indeterminado a laudos médicos periciais que atestam o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Com isso, o documento médico, atestado por avaliação biopsicossocial, e que comprova o Transtorno do Espectro Autista ou deficiência intelectual terá prazo de validade indeterminado na capital piauiense. O laudo é utilizado para fins de obtenção de benefícios previstos na legislação municipal.

“Essa nova Lei traz mais respeito às famílias que têm pessoas com esse transtorno e facilita o acesso ao trabalho, às escolas e, por parte das nossas instituições de saúde, diminui o número de pessoas na fila para consultas. Todos ganham especialmente a população que, anualmente, tem que provar que tem o Transtorno do Espectro Autista”, afirma Dr. Pessoa.

O laudo poderá ser emitido por profissionais da rede pública ou privada e deverá observar os requisitos da legislação:

I – indicação do nome completo da pessoa com deficiência;
II – indicação do número do Código Internacional de Doenças (CID);
III – indicação do nome do profissional médico, responsável pelo laudo, com indicação do número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

A lei é de autoria dos vereadores Teresinha Medeiros, Dudu, Ismael Silva, Deolindo Moura, Evandro Hidd, Capitão Roberval Queiroz, Jeová Alencar e Pollyanna Rocha e foi publicada no Diário Oficial do Município, na sexta-feira (15).

Confira a íntegra da publicação neste link

PMT

Comissão organizadora e banca do concurso do TJ-PI informam providências adotadas, após recomendações expedidas pelo MPPI

A comissão organizadora e a banca responsável pelo concurso público do Tribunal de Justiça do Piauí enviaram à 42ª Promotoria de Justiça de Teresina respostas sobre as providências adotadas acerca das Recomendações 04, 05, 06 e 07/2022 expedidas, pelo órgão ministerial, sobre o certame. 

Em relação as Recomendações nº 04 e 05/2022, a comissão e a banca informaram ao MPPI que deve haver duas fases recursais: a primeira na qual será possível interpor recurso sobre o gabarito preliminar, após a divulgação do espelho da prova e do gabarito preliminar; a segunda diz respeito aos recursos sobre o resultado preliminar do concurso, que se dará depois a divulgação dos cartões-respostas preenchidos pelos candidatos, do gabarito definitivo e do resultado preliminar do concurso. Nessa fase, serão disponibilizados aos candidatos o acesso ao gabarito individual preenchido por eles para verificação da pontuação obtida. A 42ª Promotoria determinou a suspensão da notícia de fato até que se conclua a segunda fase recursal. 

Sobre as Recomendações nº 06 e 07/2022, que trataram a respeito do possível descumprimento da Lei Estadual nº 7.607/2021, que assegura o tratamento diferenciado às pessoas acometidas de TDAH e dislexia, verificou-se o cumprimento das orientações dadas pelo MPPI. Foi publicado, no último dia 08 deste mês, a retificação do edital no item 4.1.2.1, alínea “c”, a qual incluiu de forma expressa a situação das pessoas com TDAH e dislexia. Neste caso, determinou-se o arquivamento da notícia de fato. 

FONTE: MPPI

Casos de Covid-19 reduzem em 15% em Teresina

A 28ª semana epidemiológica em Teresina, que corresponde de 10 a 16 de julho, registrou uma redução de 15% do número de casos de Covid-19. Os números confirmam as projeções do Comitê Municipal de Operações Emergenciais (COE), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), e mostram que o pico de casos já foi atingido.

Os cálculos da FMS apontam que o pico ocorreu, no dia 9 de julho de 2022. Desde então, houve redução no número de casos confirmados semanalmente. Os dados estão disponíveis no boletim epidemiológico da 28ª semana epidemiológica de 2022.

De acordo com o virologista e neurologista da FMS Marcelo Adriano, a previsão do pico de casos tinha sido possível pela constatação da redução dos atendimentos por síndrome gripal (SG) nas semanas anteriores. Os atendimentos por síndrome gripal são o indicador mais sensível e precoce da Covid-19.

Além disso, os números de casos confirmados estavam cada vez menores entre as semanas epidemiológicas, até que, na semana passada, foi verificada estabilização desse número.

“Ainda que a utilização do autoteste possa gerar algum grau de subnotificação, a maioria absoluta da população teresinense depende do sistema público para testagem, de forma que os resultados destes exames não alteram significativamente as projeções e as tendências verificadas, por meio dos diversos indicadores averiguados pelo COE-FMS”, disse Marcelo Adriano.

O boletim aponta ainda que a redução de casos confirmados ocorreu de forma harmônica com a redução nos atendimentos por síndrome gripal, com a diminuição na demanda por testes de antígeno nas unidades básicas de saúde e por testes RT-PCR, junto ao Lacen-PI e com a estabilização do número de novas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Segundo o infectologista do COE Walfrido Salmito, “como as hospitalizações por SRAG são prolongadas, atualmente, o número de pacientes internados por Covid-19 permanece elevado, por conta do caráter cumulativo das internações, levando a uma taxa de ocupação de leitos crescente. De forma análoga, é esperado que o número de mortes pela doença permaneça elevado ainda por algumas semanas, a despeito da queda do número de novas infecções, pois os casos de óbitos por Covid-19 ocorrem geralmente três a quatro semanas após a hospitalização”.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, reforça que “para que eventuais casos não se convertam em hospitalizações ou mortes, o fundamental é a vacinação, incluindo as doses de reforço para aqueles com última dose aplicada há mais de quatro meses”.

Pré-candidatura de Elmano Férrer ganha força em Campo Maior

O parlamentar, pré-candidato a deputado federal, esteve no Encontro Regional das Oposições.

Elmano Férrer, pré-candidato a deputado federal, recebeu apoio de lideranças durante o Encontro Regional das Oposições, em Campo Maior, no último sábado (16). O evento, realizado no Iate Clube da cidade, contou com a presença do ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) e dos pré-candidatos da oposição Sílvio Mendes (governador), Iracema Portella (vice-governadora), Joel Rodrigues (senador) e Dogim Félix (deputado estadual).

“Ficamos felizes da nossa pré-candidatura ter sido abraçada nessa cidade que tem todo meu apreço e carinho. Temos um grande parceria com o prefeito da cidade, Joãozinho Félix. Unimos nossas forças para viabilizar importantes projetos em Campo Maior, entre eles a urbanização do Açude Grande e a ampliação do Mercado Central”, destacou Elmano Férrer.

Em discurso, o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, ressaltou a parceria o Elmano Férrer e o prefeito para execução de grandes projetos para o município. “O Veín Trabalhador mostrou trabalho nessa cidade”, disse.

O prefeito agradeceu o senador Elmano Férrer por emendas que o municípios recebeu e ressaltou que nunca a cidade de Campo Maior recebeu tantos recursos como agora. Para o execução do projeto do Mercado Central são recursos que somam R$ 2 milhões, repassados por Elmano Férrer.

A parceria entre Elmano Férrer e o prefeito João Félix também está viabilizando outras obras em Campo Maior, entre elas a urbanização do Açude Grande, que vai revitalizar a região, incluindo o entorno do Iate Clube. O parlamentar destinou R$ 7 milhões para esta urbanização, que também conta com o apoio do ministro Ciro Nogueira. O projeto prevê a construção de ciclovia, de pista de caminhada, de passarela e de uma praça de alimentação.