Quinta-feira, Junho 25, 2026
21.9 C
Teresina

Receita Federal alerta sobre golpes aplicados via internet

A Receita Federal divulgou um alerta sobre golpes que têm sido aplicados via internet, nos quais o nome da Receita e de suas alfândegas têm sido usados em anúncios de vendas de produtos a preços muito abaixo do mercado.

Em nota, o fisco informa que os estelionatários responsáveis por esses golpes de e-commerce usam de anúncios pagos para enganar os consumidores.

No conteúdo de falsas propagandas, os criminosos “usam de forma ilícita o nome das unidades da Receita Federal responsáveis pelas atividades de controle aduaneiro” (as alfândegas), na tentativa de simular veracidade na aplicação do golpe, informa.

A Receita Federal esclarece que nem ela nem as alfândegas comercializam qualquer tipo de mercadoria. “Essas unidades são responsáveis por gerir e executar atividades de controle aduaneiro, de atendimento e orientação ao cidadão e as relativas ao combate aos ilícitos tributários e aduaneiros, inclusive à contrafação, à pirataria, ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, ao tráfico internacional de armas de fogo e munições e à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores, observadas as competências específicas de outros órgãos”.

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

AÇÕES DE ELMANO FÉRRER EM PARNAÍBA RENDEM APOIO E POPULARIDADE AO PARLAMENTAR NA CIDADE

Em mais uma passagem por Parnaíba, o senador Elmano Férrer (Progressistas/PI) se reuniu, nesta segunda (18), com o prefeito Mão Santa, depois participou de um evento com lideranças da oposição e ainda acompanhou de perto o andamento de obras que vem viabilizando na cidade. Elmano e o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) estão à frente dos três maiores projetos de infraestrutura em execução na cidade: a construção de mais uma ponte sobre o rio Igaraçu; o prolongamento da Av. São Sebastião; e a urbanização da nova orla da Av. Beira Rio, no bairro Santa Isabel.

“Estas obras vão melhorar a mobilidade urbana e incrementar o turismo no litoral, gerando mais empregos e renda para os parnaibanos”, explica Elmano Férrer. O parlamentar ressalta que as obras são executadas pela prefeitura de Parnaíba. “O prefeito Mão Santa é o idealizador destes projetos. E estamos trabalhando em parceria e com o apoio do Presidente Jair Bolsonaro para concretizar as grandes obras estruturantes”, informa o senador.

O parlamentar também destaca a importância da ex-secretária de Infraestrutura Gracinha Mão Santa na realização das obras. “A Gracinha usou sua competência e a grande capacidade de trabalho para criar as condições para tirar os projetos do papel. E o resultado está aí, com todas as obras em andamento”, observa Elmano Férrer. E ontem era o dia do aniversário de Gracinha Mão Santa, data que foi celebrada em meio ao povo parnaibano.

Neste evento de Parnaíba, que reuniu lideranças da oposição, Elmano Férrer estava acompanhado dos pré-candidatos Sílvio Mendes (governador), Iracema Portella (vice-governadora), além de Gracinha Mão Santa (deputada estadual). “Estamos defendendo as bandeiras da oposição, que tem um projeto para colocar o estado no caminho do desenvolvimento. E nosso projeto prevê dias melhores para todos os piauienses”, comenta o parlamentar.

Trabalho reconhecido

Elmano Férrer, conhecido como o ‘Veín Trabalhador’, é um parlamentar cada vez mais presente e popular em Parnaíba. E, nas suas passagens pela cidade, costuma ser recebido de forma bem calorosa. “Os parnaibanos demonstram muito carinho por mim. Acho que isso é em reconhecimento ao trabalho que estamos realizando na cidade. Nossas obras vão abrir um novo horizonte no norte do Piauí e beneficiar todas as pessoas que moram na região”, diz o parlamentar.

ASSESSORIA

Clínica DMI realiza ação de saúde para colaboradores com muita dança, alegria e descontração

Uma manhã de lazer foi proporcionada pela clínica DMI, aos colaboradores da empresa. No parque Potycabana, os profissionais de enfermagem participaram do 1° Recarrega da DMI, uma ação idealizada pelo enfermeiro Vinícius de Castro e que proporcionou muita diversão, interação entre os funcionários e dança de diversos ritmos.

Vinícius de Castro fala da importância de momentos como esse para recarregar as energias e motivar os colaboradores.

“O evento é sobre recarregar energias, intenções e objetivos. Estamos acostumados a chegar no meio de um dia de trabalho e lembrar de carregar o celular e da mesma maneira é o nosso corpo, que precisa recarregar as parcerias e motivação para termos foco e força de vontade para trabalhar, se energizar. Um dos objetivos também é de fortalecer as amizades, se conhecer melhor, principalmente porque na DMI precisamos trabalhar com parceria e isso fortalece o coletivo contribuindo por um trabalho melhor e de resultados”, disse.

A técnica de enfermagem, Antônia Célia Silva, trabalha no setor de pequenas cirurgias e quer mais momentos como esse para interatividade dos colaboradores. “Trabalho há mais de seis anos na DMI e faz tempo que não tínhamos um momento como esse realizado pela empresa e foi maravilhoso, um momento de dança, descontração e muitos risos. Durante nosso trabalho, os funcionários se comunicam rapidamente e aqui tivemos a oportunidade de ter uma aproximação maior, além de promover saúde física e mental. Deveria ter mais ações como essa”, relata.

Sob o comando do personal traineer e professor de dança, Guilherme Melo, as técnicas de enfermagem dançaram, se exercitaram e suaram bastante. “Realizamos uma manhã de lazer, no qual fui convidado pelo enfermeiro Vinícius. Tentamos trazer um pouco mais de diversão e tirar os colaboradores da zona de trabalho e levar mais energia, movimento e muita dança. Quanto mais você vivencia o seu corpo e se exercita, mais se encontra na atividade física”, afirma o educador físico.

Secretaria da Mulher e SSP-PI firma parceria de compartilhamento de dados sobre violência de gênero na capital

Secretaria da Mulher e SSP-PI firma parceria de compartilhamento de dados sobre violência de gênero na capital. Foto ( Ascom/SMPM)

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e a Delegacia de Polícia Civil, assinaram na última sexta-feira (15), um termo de cooperação para compartilhar a base de dados acerca do panorama da violência de gênero em Teresina. A parceria com a Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI) contribui para o fortalecimento de ações para o combate à violência contra a mulher.

Os dados serão compartilhados pelo Observatório Mulher Teresina, vinculado à Prefeitura de Teresina. O OMT consiste em um espaço para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a realidade das mulheres teresinenses.

Por meio da parceria, será possível realizar um mapeamento da violência contra mulher na capital. A secretária Gabriela Rodrigues afirma que a parceria é importante para criar políticas públicas de gênero baseada em evidências.

“Conseguimos traçar estratégias e também ações cada vez mais fortes para as mulheres e saber como enfrentar a violência de forma mais sistêmica”, afirma, Gabriela Rodrigues.

O delegado João Marcelo, acredita que essa parceria pode solidificar o trabalho da Polícia Civil para mitigar o problema da violência contra mulheres na capital.

“Com o trabalho feito no OMT, o processo de informação sobre a violência de dados sobre a mulher poderá ser fortalecido e também melhorar a comunicação entre as instituições acerca desses dados”, destaca, o delegado.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) esteve presente durante a assinatura do termo. O secretário Rubens Pereira pontua que a medida pode propiciar uma maior adesão de instituições e órgãos para o enfrentamento à violência.

“A medida que fortalecemos a disponibilização desses dados, também provocamos que a sociedade possa se engajar contra todas as violências”, ressalta, Rubens Pereira.

Procure o Creg

Mulheres em situação de violência podem procurar o Centro de Referência Esperança Garcia (CREG). O local atende mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, residentes em Teresina, com idade de 18 a 59 anos, oferecendo assistência jurídica, social e psicológica, além de ofertar Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e cursos de capacitação profissional.

As mulheres podem ser encaminhadas pela rede de enfrentamento a violência contra a mulher ou acessar diretamente o serviço. As mulheres acompanhadas pelo CREG que possuem Medida Protetiva são monitoradas pela Guarda Maria da Penha. Este atendimento visa a sua proteção e contribui para o empoderamento da mulher.

Onde nos encontrar?

R. Benjamin Constant, 2170 – Centro Norte
Segunda à Sexta, das 08:00 às 17:00
(86) 3233-3798 / 99416-9451

Foto ( Ascom/SMPM)

Polícia prende dupla suspeita de realizar arrastão com submetralhadora caseira em Teresina

Polícia prende dupla suspeita de realizar arrastão com submetralhadora caseira em Teresina PM PI

Policiais do Rone prenderam na noite desta segunda-feira (18) no bairro Monte Verde, dois homens suspeitos de realizarem arrastões durante no povoado baixão do Carlos, na PI 112, zona rural de Teresina. A suspeita é que outros dois integrantes do bando fugiram em motos roubadas. Com o bando foi apreendido uma submetralhadora de fabricação caseira.

De acordo com a polícia, populares já haviam informado que quatro homens armados estava na região roubando casas, comércios e pessoas que andavam pela região, eles estavam em um veículo modelo Duster, na cor branca, que teria sido alugado para a prática do crime.

O último assalto foi realizado a um comércio na região, de onde os criminosos levaram computador, celulares, dinheiro, uma televisão, além de comida e bebidas. “Dois deles ficaram nos rendendo, e outro entrou na casa para roubar”, afirmou a vítima que não teve a identidade revelada.

Após esse assalto a polícia começou as diligencias até cruzar com o carro, os suspeitos ainda tentaram empreender fuga, mas foram capturados. Dois foram presos e encaminhados para a Central de Flagrantes, para procedimentos legais, outros dois conseguiram fugir.

No carro foi encontrado uma submetralhadora de fabricação caseira com grande poder de fogo, 10 munições calibre 380, três aparelhos celulares, dinheiro, um aparelho de televisão e um computador.

Polícia prende dupla suspeita de realizar arrastão com submetralhadora caseira em Teresina PM PI

Fonte: Portal A10+

Beneficiários com NIS final 2 recebem hoje Auxílio Brasil

Beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 2 recebem hoje (19) a parcela de julho do Auxílio Brasil. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil. Neste mês, as parcelas mínimas ainda equivalem a R$ 400. De agosto a dezembro, o programa pagará benefício mínimo de R$ 600, conforme emenda constitucional promulgada no último dia 14 pelo Congresso Nacional.

NISjunjulagosetoutnovdez
117/0618/0718/0819/0918/1017/1112/12
220/0619/0719/0820/0919/1018/1113/12
321/0620/0722/0821/0920/1021/1114/12
422/0621/0723/0822/0921/1022/1115/12
523/0622/0724/0823/0924/1023/1116/12
624/0625/0725/0826/0925/1024/1119/12
727/0626/0726/0827/0926/1025/1120/12
828/0627/0729/0828/0927/1028/1121/12
929/0628/0730/0829/0928/1029/1122/12
030/0629/0731/0830/0931/1030/1123/12

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

Podem receber o benefício as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

Neste mês, não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivale a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, será retomado em agosto, com o valor de 100% do preço médio. Esse aumento vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso.

FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Longe de casa durante as eleições? Veja como votar em trânsito

Começa nesta segunda-feira (18), nas emissoras de rádio e televisão, a nova campanha da Justiça Eleitoral direcionada especialmente a eleitoras e eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia das eleições. A ideia é mostrar que essas pessoas podem participar da votação normalmente, desde que avisem a Justiça Eleitoral com antecedência para votar em trânsito.

O prazo para solicitar o voto em trânsito começa hoje e vai até o dia 18 de agosto. Trata-se de uma transferência temporária do domicílio eleitoral para outra cidade, desde que ela tenha mais de 100 mil eleitores cadastrados. Ou seja, se o eleitor mora em São Paulo e já sabe que estará em Fortaleza (CE) no dia da votação, basta informar que pretende votar na outra localidade e poderá participar da escolha para presidente da República. Ou, ainda, é cadastrado em Belo Horizonte (MG), mas estará em Uberlândia (MG) no dia do primeiro ou do segundo turno. Nesse caso, por ser dentro do mesmo estado, poderá votar em todos os cargos em disputa.

Possibilidades

Segundo o artigo 233-A do Código Eleitoral e a Resolução TSE nº 23.669/2021, existem duas possibilidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para o cargo de presidente da República.

É importante lembrar que a medida não se aplica a quem estiver no exterior.

Como pedir

Os pedidos devem ser feitos em atendimento presencial, e não há a opção de solicitação pela internet. Para isso, basta procurar qualquer cartório eleitoral para indicar onde pretende votar.

Saiba mais sobre o voto em trânsito

Consulte as cidades com voto em trânsito

AL/CM, DM

Casos de Covid-19 reduzem 15% em Teresina

A 28ª semana epidemiológica em Teresina, que corresponde de 10 a 16 de julho, registrou uma redução de 15% do número de casos de Covid-19. Os números confirmam as projeções do Comitê Municipal de Operações Emergenciais (COE), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), e mostram que o pico de casos já foi atingido.

Os cálculos da FMS apontam que o pico ocorreu, no dia 9 de julho de 2022. Desde então, houve redução no número de casos confirmados semanalmente. Os dados estão disponíveis no boletim epidemiológico da 28ª semana epidemiológica de 2022.

De acordo com o virologista e neurologista da FMS Marcelo Adriano, a previsão do pico de casos tinha sido possível pela constatação da redução dos atendimentos por síndrome gripal (SG) nas semanas anteriores. Os atendimentos por síndrome gripal são o indicador mais sensível e precoce da Covid-19.

Além disso, os números de casos confirmados estavam cada vez menores entre as semanas epidemiológicas, até que, na semana passada, foi verificada estabilização desse número.

“Ainda que a utilização do autoteste possa gerar algum grau de subnotificação, a maioria absoluta da população teresinense depende do sistema público para testagem, de forma que os resultados destes exames não alteram significativamente as projeções e as tendências verificadas, por meio dos diversos indicadores averiguados pelo COE-FMS”, disse Marcelo Adriano.

O boletim aponta ainda que a redução de casos confirmados ocorreu de forma harmônica com a redução nos atendimentos por síndrome gripal, com a diminuição na demanda por testes de antígeno nas unidades básicas de saúde e por testes RT-PCR, junto ao Lacen-PI e com a estabilização do número de novas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Segundo o infectologista do COE Walfrido Salmito, “como as hospitalizações por SRAG são prolongadas, atualmente, o número de pacientes internados por Covid-19 permanece elevado, por conta do caráter cumulativo das internações, levando a uma taxa de ocupação de leitos crescente. De forma análoga, é esperado que o número de mortes pela doença permaneça elevado ainda por algumas semanas, a despeito da queda do número de novas infecções, pois os casos de óbitos por Covid-19 ocorrem geralmente três a quatro semanas após a hospitalização”.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, reforça que “para que eventuais casos não se convertam em hospitalizações ou mortes, o fundamental é a vacinação, incluindo as doses de reforço para aqueles com última dose aplicada há mais de quatro meses”.

Regina Sousa promove oficiais e praças do Corpo de Bombeiros e entrega equipamentos

A governadora Regina Sousa (PT) promoveu 145 praças e oficiais do Corpo de Bombeiros do Piauí na manhã desta segunda-feira (18), no quartel da instituição, na avenida Miguel Rosa, centro-sul, em Teresina. Durante a solenidade, que marcava 78º aniversário do Corpo de Bombeiros, a governadora ainda entregou  15 barcos, 100 botes e 100 coletes salva-vidas para a corporação. 

Na mesma ocasião, foram feitas homenagens à piauienses que prestam nobres serviços à sociedade com a medalha Dom Pedro II , que foi entregue para 92 duas pessoas.

 “É um dia de muita alegria, poder ver nossos bombeiros e bombeiras serem promovidos, suas famílias comemorarem e, além disso, entregar mais ferramentas para melhorar o trabalho deles tanto na capital quanto no interior”, disse a governadora.

O Corpo de Bombeiros promoveu dois a Major, nove a Tenente-Coronel, 24 a Segundo-Sargentos, 16 a Terceiro-Sargentos, 20 a Subtenentes, 24 a Primeiro-Tenentes e 23 a Segundo-Tenentes. Foram entregues ainda seis embarcações, cavaletes, viaturas, equipamentos náuticos, coletes salva-vidas, boias, barco de alumínio, motor de popa para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros em resgastes dessa natureza.

“Quando assumimos o Corpo de Bombeiros, traçamos uma meta de descentralização e conseguimos ampliar nossas unidades para 13 municípios, entre eles, Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Valença, Oeiras e Esperantina. Todas as nossas unidades da capital e interior estão sendo transformadas e melhoradas. É perceptível que o Corpo de Bombeiros está passando por mudanças significativas nesses últimos anos”, disse o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Arimateia Rêgo.

O secretário de Segurança, Coronel Rubens Pereira, participou da solenidade e destacou o trabalho em conjunto com o Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios, especialmente, no período mais quente que inicia a partir de agosto. “Precisamos estar preparados e estes instrumentos que recebemos hoje vai somar muito nesse trabalho realizado de forma integrada”, disse.

Para a aquisição dos novos equipamentos e ferramentas de trabalho foram investidos recursos na ordem de R$ 600 mil.

Aprovada a redução de imposto sobre importação de 13 produtos

OComitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior aprovou na sexta-feira (15/07) a redução do Imposto de Importação para 13 produtos. A relação inclui medicamentos e equipamentos médicos, tinta para impressão de livros, lentes de contato, lúpulo para cervejarias e resina de polipropileno, entre outros itens, que tiveram o imposto zerado ou reduzido para 2% a 6,5%.

Um dos pleitos aprovados zera as alíquotas de importação para medicamentos contendo olaparibe, utilizados para o tratamento de cânceres de mama, ovário e próstata. Na mesma decisão, zerou o imposto para importação de medicamento contendo brometo de tiotrópio monoidratado e cloridrato de olodaterol – um broncodilatador indicado para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A alíquota do Imposto de Importação desses dois itens era de 8% e a redução foi aprovada com a inclusão de ex-tarifário na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec). 

No mesmo pleito, foram cortadas de 16% para 0% as alíquotas de importação de dois dispositivos médicos – um endovascular, utilizado para dissolver e eliminar trombos, e outro para cirurgia médica endovascular assistida por robótica, envolvendo cateteres, stents coronários e vasculares periféricos, entre outras situações médicas. Nos dois casos, também houve a inclusão de ex-tarifários na Letec.

Desabastecimento

Para evitar desabastecimento, foi aprovada ainda a redução para zero do Imposto de Importação para a compra de fio de alta tenacidade de poliéster; extrato de lúpulo; um tipo de filtro solar; e um sistema de prótese valvular cardíaca, além de um sistema de fixação de eletrodo no crânio, para casos de Doença de Parkinson. As taxas desses produtos variavam de 8% a 18%.

Pelo mesmo motivo, três produtos tiveram as alíquotas reduzidas para 2%, incluindo tintas pretas e coloridas para impressão de livros e lentes de contato de silicone hidrogel.

Insumo para segmentos industriais

Outra medida aprovada foi a inclusão de resinas de polipropileno – código 3902.10.20 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) – na Letec, com redução do Imposto de Importação para 6,5%. A resina de polipropileno é utilizada na produção de itens para diversos segmentos da indústria, como aplicações em embalagens flexíveis, sacos para grãos e fertilizantes, cadeiras plásticas, brinquedos, eletrodomésticos e autopeças, entre outros usos.

Com informações do Ministério da Economia