Quinta-feira, Junho 25, 2026
21.9 C
Teresina

IBGE: Expectativa de vida masculina chega aos 72 anos em 2022

“Apesar de ter aumentado em 7 anos, os homens ainda vivem menos quando comparado às mulheres por, principalmente, falta de prevenções”, explica especialista

Em 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relatou que a expectativa de vida da população masculina chegou a 72,2 anos e a feminina atingiu 79,3. No Brasil, a mortalidade do público masculino é maior em quase todas as faixas etárias, denotando, segundo especialistas, a falta de políticas públicas focadas nos homens, além do preconceito e ignorância por parte dos próprios pacientes como causas de mortes ou complicações prematuras. Assim, profissionais da saúde reforçam a importância da conscientização contínua, dentro e fora de casa.

Em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), na faixa etária de 12 a 18 anos, 30% das meninas já iam às consultas médicas, contra 1% dos meninos. Para a coordenadora do curso de Enfermagem do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina, Mauryane Lopes, as estatísticas apontam que a qualidade de vida entre os sexos se diferencia pelas instruções realizadas desde a adolescência, quando as meninas vão ao ginecologista e os rapazes não recebem o estímulo para a procura de um urologista. “É muito raro vermos pais indo ao urologista e levando seus filhos. A maior atenção do sexo masculino só acontece, geralmente, quando já estão com sintomas avançados. Com as meninas, a tradição já vem desde a adolescência, desde a menarca, a primeira menstruação. Então, há um conjunto de fatores que levam a maior expectativa de vida da mulher, pois temos a questão sociocultural. Em sociedade, os rapazes são educados a serem fortes, não demonstrarem fraqueza, dúvida ou doença. E, apesar de ter aumentado em 7 anos, os homens ainda vivem menos quando comparado às mulheres por, principalmente, falta de prevenções. Logo, consequências dessa alienação chegam em algum momento”, explica a professora.

Já em idade adulta, 31% dos homens não costumam se consultar. O Ministério da Saúde também relata que destes, 55% afirmam não ser necessário ir ao médico. A enfermeira Mauryane Lopes ainda reforça que, em razão dessa negligência, diversas doenças podem surgir e não serem descobertas por não realizarem os exames regulares e, por consequência, não tratadas corretamente. “É preciso ter essa regularidade aos serviços de saúde. Sem ir ao médico, não se descobre uma doença. Caso esteja doente, não se trata precocemente. Sem o tratamento precoce, a possibilidade de óbito aumenta exponencialmente. Então, precisa ser feito um reforço da conscientização enquanto jovens. Já percebemos os homens acima de 50 anos indo mais ao médico. Por quê? Porque já compreenderam que um câncer de próstata pode ser prevenido. Vive mais e melhor quem preza por sua saúde”, finaliza Mauryane.

A adoção de um comportamento preventivo mais frequente, aliada aos hábitos alimentares saudáveis, com prática de exercícios físicos e a renúncia ao tabagismo, tem um relevante impacto positivo no bem-estar do paciente. Profissionais da saúde orientam que as consultas devem acontecer de dois em dois anos ou conforme necessário por orientação médica.

MRV&CO anuncia construção de fábrica nos Estados Unidos

Companhia terá sua própria linha de produção de módulos pré-fabricados que compõem os empreendimentos da marca Resia; objetivo é acelerar projetos, reduzir custos e driblar a escassez de mão-de-obra, com foco na expansão dos negócios

Com investimento estimado em US$ 32 milhões, a Resia – empresa americana do grupo MRV&CO – inicia nos próximos meses a construção de uma fábrica de componentes pré-moldados, em Panamá City, no norte da Flórida. A estrutura de 20 mil metros quadrados será erguida em uma área de 5 hectares e deve iniciar as operações em 2024.
Banheiros, cozinhas, closets e até mesmo paredes serão confeccionadas na futura fábrica. Todos esses itens já chegarão aos canteiros de obras concluídos, com instalações elétricas, hidráulicas, itens de marcenaria, e os acabamentos. O objetivo é tornar a produção ainda mais célere e driblar um problema que atinge em cheio a construção civil americana: a escassez de mão de obra, o que encarece significativamente os custos dos empreendimentos por lá.
A expectativa com a fábrica é que sejam produzidas de 18 mil a 20 mil composições por ano. Para tanto a empresa investirá na sua automação, englobando um amplo sistema de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica, metodologia tridimensional (BIM) e outros elementos da Industria 4.0 – algo inovador em um segmento tão marcado por processos muito artesanais.
“A construção modular é algo que está presente em todos os empreendimentos da Resia. Essa metodologia permite à empresa construir condomínios de apartamentos bem mais rápido do que de costume”, destaca Ernesto Lopes, presidente e CEO da Resia.
Atualmente, a empresa depende de fornecedores externos para produzir esses módulos – também chamados de POD´s (por conta da disposição com que essas estruturas se encaixam e são protegidas, como cápsulas). “Ao tomar para si essa responsabilidade, teremos ganhos em termos de custos, competitividade e, sobretudo, a possibilidade de ampliar nossa produção a patamares que acompanhem o processo de expansão da marca”, explica
Em paralelo, a empresa também busca parcerias com universidades locais, a fim de aprofundar estudos técnicos e captar mão-de-obra qualificada. “Há cerca de um ano, criamos um departamento exclusivo de inovação, dedicado justamente ao aprimoramento da nossa linha de construção. Queremos agora fortalecer ainda mais esse trabalho e alcançar um modelo altamente eficiente e sustentável para todas as etapas dos processos. O suporte das instituições de ensino com certeza será fundamental para alcançarmos esse objetivo” afirmam Osvaldo Marchante CAO, e a diretora de Inovacao e desenvolvimento de produtos, Selma Rabelo, principais responsável pelo projeto.
A incorporadora – que atua exclusivamente no mercado de locação de imóveis – contabiliza atualmente mais de 5.000 unidades em desenvolvimento em áreas metropolitanas de rápido crescimento na Flórida, Texas, Geórgia – e tem planos para Colorado, D.C. e Arizona. A meta é entregar 8 mil novas unidades de apartamentos anualmente até 2025.

Saiba mais

Com dez anos de operações nos Estados Unidos, a Resia vive atualmente o maior processo de expansão de sua história. A empresa constrói empreendimentos exclusivos para locação, mirando a classe média americana (famílias que ganham de US$45 mil a US$85 mil/ano).
A razão deve-se ao imenso mercado de locação de imóveis. Pesquisas apontam que 1/3 dos americanos (mais de 100 milhões de pessoas) mora de aluguel – e faltam opções que se adequem às mais variadas demandas desse enorme contingente da sociedade.
“Há uma falta muito grande de ofertas de locações com preços acessíveis nos grandes centros de trabalho. Nesse contexto, a Resia se destaca como uma alternativa vantajosa, por reunir diferenciais que estão pouco presentes no mercado imobiliário atual. Nós exploramos áreas que não são centrais, mas que têm proximidade a meios de transporte público ou acesso direto e fácil às vias de alta velocidade. Os imóveis são novos, com acabamentos de alta qualidade, em localizações estratégicas, que atendem muito bem a demanda das famílias, a preços competitivos e com a oferta de áreas de lazer”, explica Rabelo.
Os empreendimentos da marca reúnem apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios (com áreas de 60 m², 85 m² e 100 m², respectivamente). Todos os condomínios contam com ‘edifícios de lazer’, que funcionam em áreas contíguas aos prédios e oferecem estrutura semelhante à de clubes, com sede social, piscinas, academia, quadras e serviços diversos.
A estandardização dos projetos, que são todos modulados e multiplicáveis, garante velocidade às obras e a combinação de diferentes padrões de unidades, conforme a demanda do mercado e características de cada terreno. Desta maneira, são produzidos apartamentos de 1, 2 e 3 quartos na mesma planta, com 12, 16 ou até 20 unidades por andar, gerando edifícios de 3 a 12 pavimentos. Tudo isso de forma modulada, com base em células que se combinam para a otimização de cada projeto.
A partir da construção da futura fábrica, a expectativa é acelerar ainda mais esses processos, gerando ganhos significativos, seja de tempo, seja de mão-de-obra, de modo a assegurar a expansão de mercado planejada para os próximos anos.

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 9 milhões

A Mega-Sena sorteia quarta-feira (20) um prêmio estimado em R$ 9 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.502 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Teresinenses são convocados para tomar doses de reforço contra a covid-19

Até o dia 17, 62,15% dos teresinenses com direito à vacina tomaram a terceira dose (primeiro reforço) e apenas 24,52% foram imunizados com a quarta dose (segundo reforço)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um apelo para que a população não deixe de tomar as doses de reforço contra a covid-19. Dados mais recentes do órgão mostram que, até o dia 17 de julho, 62,15% dos teresinenses com direito à vacina tomaram a terceira dose (primeiro reforço) e apenas 24,52% foram imunizados com a quarta dose (segundo reforço).

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, faz um chamamento à população para comparecer a um destes locais. “Se o cidadão está com o esquema atrasado, ou na época de receber algum dos reforços, pedimos que ele não perca a oportunidade”, convida. “Já está comprovado pela ciência que a vacina impede os casos graves de Covid, as internações e salva vidas. Estes dados reforçam a necessidade da população procurar suas doses de reforço, por isso fazemos o apelo”, reforça o gestor.

Ainda segundo dados da FMS, até o último dia 17 de julho, Teresina registrou uma cobertura de 98,47% de pessoas acima dos 12 anos vacinadas com a primeira dose da vacina contra a covid e 95,74% com a segunda dose ou dose única. Entre as crianças de 5 a 11 anos, os números caem para 77,52% de vacinados com a primeira dose e 56,42% com a segunda.

O imunizante está disponível durante toda esta semana nos postos de vacinação dos terminais do Parque Piauí, Livramento, Zoobotânico, Buenos Aires e o Teresina Shopping, que receberão pessoas a partir de 12 anos para primeiras doses, segundas doses e doses de reforço, no horário de 9 a 17 horas. As crianças de 5 a 11 anos, na semana citada, poderão se vacinar nas UBS Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti.

Convenções partidárias podem ser realizadas a partir de hoje

A partir de hoje (20), as convenções partidárias para escolha dos candidatos às eleições de outubro estão autorizadas pela Justiça Eleitoral. Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser realizados até 5 de agosto. 

Pela legislação eleitoral brasileira, os candidatos precisam estar filiados a um partido político. Mas, diante do grande número de filiados que pretendem concorrer, as legendas precisam realizar eleição interna para ocupar as vagas que estarão em disputa. 

Após as convenções, partidos e federações poderão registrar as candidaturas dos escolhidos na Justiça Eleitoral até 15 de agosto. 

O registro dos candidatos à presidente da República e vice-presidente deverá ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Já os candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal, estadual e distrital deverão solicitar os registros nos tribunais regionais eleitorais (TREs). 

A partir do dia 16 de agosto, os candidatos estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação. O segundo turno está marcado para 30 de outubro. 

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Piauí vai reabrir 30 leitos de UTI Covid

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, anuncia a reabertura de mais 30 leitos de UTI Covid no Piauí, divididos entre os hospitais de Teresina, Oeiras, Floriano, Parnaíba e Piripiri. Atualmente estão em funcionamento nos hospitais do Estado 38 leitos para receber pacientes com a doença.

Com a reabertura desses leitos, vão totalizar 68 unidades de terapia intensiva, exclusivas para o tratamento de Covid-19.A medida vem depois de uma solicitação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) por conta do aumento da taxa de ocupação dos leitos chegar a 89%.

Dos trinta leitos de UTI Covid que serão abertos, cinco deles serão no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela(IDTNP), em Teresina; cinco no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras; cinco leitos no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano; cinco no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba; cinco leitos no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri e cinco no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

Segundo o relatório diário de ocupação de leitos Covid-19, no Piauí 198 leitos estão ocupados, sendo 141 leitos clínicos, 51 UTI’s e 6 leitos de estabilização. Desse total, 90% dos leitos de UTI público estão com pacientes. Na capital, Teresina, 100% desses leitos estão ocupados. No interior do estado, a taxa de ocupação chega a 84% por conta do aumento de casos de Covid-19 no Piauí.

De acordo com o secretário de saúde, Neris Júnior, os casos mais graves da doença não podem ficar sem atendimento no Piauí. “As férias acabam provocando aglomerações e, consequentemente, é o momento de intensificar o uso de máscaras e também da vacinação de reforço para reduzir o risco da população ser internada por causa da doença”, afirma Neris.

SESAPI

COE delibera sobre reabertura de novos leitos de UTI para atendimento de pacientes com a Covid-19

Leito de UTI no Piauí — Foto: Divulgação/Sesapi

Após a taxa de ocupação, dos leitos exclusivos para atendimento Covid-19, chegar a 89%, o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI), realizou reunião na noite desta segunda-feira (18), onde ficou determinada a reabertura de novos leitos de UTI para o tratamento da doença.
De acordo com o relatório diário de ocupação de leitos Covid-19, no estado 198 leitos estão ocupados, sendo 141 leitos clínicos, 51 UTI’s e 06 leitos de estabilização. Desse total, 90% dos leitos de UTI público estão com pacientes. Na capital Teresina 100% desses leitos estão ocupados, no interior do estado a taxa de ocupação chega a 84%.
“Estivemos ontem debatendo junto com os demais membros do COE essa taxa de ocupação, que vem crescendo no decorrer dos últimos dias, e preocupados com este avanço decidimos pela reabertura de mais leitos de UTI’s, para podermos atender esses casos mais graves da doença”, disse o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.
Na reunião também foi apresentada a proposta de reedição Nota Técnica nº 002/2022, revisada pelos membros do COE/PI, com objetivo de fortalecer a continuidade das medidas higienicossanitárias, visando à redução dos riscos de transmissão da Covid-19 e outras síndromes respiratórias no ambiente escolar, bem como, no trajeto casa-escola-casa, para maior segurança nas aulas presenciais.
O documento reitera a obrigatoriedade das instituições de ensino notificar casos da doença à Vigilância Sanitária e ao CIEVS para possibilitar um maior controle da doença. As instituições também precisam conscientizar alunos e trabalhadores das unidades sobre a necessidade do esquema completo de vacinação.
O COE deliberou ainda sobre o uso obrigatório de máscara dentro do estabelecimento de ensino por todos os professores, trabalhadores e alunos, salvo os casos excepcionais a serem avaliados entre a instituição e os pais e/ou responsáveis. As instituições devem ainda incentivar a higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70% e manter todas às medidas para evitar à proliferação da doença.
No que se refere ao período de afastamento dos alunos com Covid-19 das aulas presenciais, a instituição deve observar as situações de alerta com as condutas individual e institucionais. “Cabe aos responsáveis legais pelo estabelecimento de ensino a observância quanto à implantação e cumprimento dos protocolos sanitários e das demais determinações estadual e municipal de cuidados com a Covid-19”, lembra o secretário.

Julgamento de acusado de matar Vanessa Carvalho é marcado para agosto

Foto: Arquivo Pessoal

A juíza Maria Zilnar Coutinho Leal, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, marcou para o dia 30 de agosto o julgamento de Pablo Henrique Campos Santos, acusado de feminicídio contra Vanessa Carvalho e feminicídio tentado contra a então namorada, Anuxa Alencar. O caso aconteceu em setembro de 2019, quando as amigas Vanessa e Anuxa foram atropeladas no momento em que saiam de uma festa de casamento, na zona Leste de Teresina.

A decisão que estabelece a data dfoi proferida quase um mês após a família de Vanessa Carvalho realizar um protesto no Fórum Criminal de Teresina para cobrar celeridade no julgamento do caso, que aconteceu em setembro de 2019, na saída de uma festa de casamento na zona Leste de Teresina. 

Confira o despacho

À época, a advogada da família de Vanessa, Lina Brandão, afirmou que o processo chegou de Brasília há 20 dias e se encontrava no Tribunal de Justiça aguardando parecer do relator para seguir para a Vara do Júri no Fórum Criminal e, com isso, ser marcado o julgamento de Pablo Henrique.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Relembre o caso 

Vanessa Carvalho e a amiga Anuxa Alencar foram atropeladas no momento em que saiam de uma festa de casamento em um buffet na Avenida Homero Castelo Branco, zona leste de Teresina, na madrugada do dia 29 de setembro de 2019. O acusado do crime é Pablo Henrique Campos Santos, que na época era namorado de Anuxa. 

De acordo com testemunhas, houve uma discussão entre Pablo e a namorada Anuxa Alencar durante um casamento. O suspeito teria saído da festa, pego o carro e seguido em direção a Anuxa que saiu acompanhada da amiga Vanessa Carvalho, 27 anos. Ao avistá-las, Pablo teria jogado o carro contra as duas.

Vanessa não resistiu aos ferimentos e morreu. Anuxa foi encaminhada ao hospital em estado grave. 

Com sinais de embriaguez, Pablo Campos foi preso em casa horas após o atropelamento. 

FONTE: CIDADE VERDE

MPPI promove audiência com representantes dos Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente da região de Buriti dos Lopes

A Promotora de Justiça Francineide de Sousa Silva, titular da Promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes, promoveu audiência com representantes dos Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente dos municípios que fazem parte da Comarca  de Buriti dos Lopes: Bom Princípio do Piauí, Caxingó, Caraúbas do Piauí e Murici dos Portelas. O encontro de trabalho ocorreu na sala de audiências do Fórum da cidade.

Na reunião foram debatidas questões relacionadas às eleições unificadas para os Conselhos Tutelares, que ocorrerão no próximo ano. Foram discutidos os aspectos relativos à realização e organização do pleito. O objetivo da audiência foi avaliar e traçar medidas para a eficiência do pleito e otimização dos trabalhos. Outro assunto abordado foi a necessidade de modificar e atualizar as Leis de Criação dos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Promotora de Justiça, também, conversou com os representantes sobre o papel dos Conselhos frente às alterações trazidas pela Lei Federal nº 14.344/2022 (Lei Henry Borel). Ela destacou a necessidade de uma maior atuação da assistência social e dos conselhos na implantação das medidas protetivas à criança e ao adolescente, bem como a importância do diálogo com o Poder Executivo Municipal.

A titular da PJ de Buriti dos Lopes, ao final da audiência, orientou que os representantes dos conselhos observem a legislação municipal e verifiquem a possibilidade de alterações nas leis vigentes sobre pontos envolvendo o processo de renovação dos conselheiros; a atualização das atribuições dos conselheiros tutelares; a inclusão de previsibilidade da prestação de contas das campanhas do Conselho Tutelar pelos candidatos, e o teto de gastos na campanha; a previsão de pagamento de diárias para realização de cursos de capacitação; a previsão orçamentária para as despesas no processo eleitoral; a previsão da mesa receptora de votação ser composta por servidores municipais, a exemplo das eleições gerais.

FONTE: MPPI

“Nós vamos ganhar, e ganhar bonito”, diz Mão Santa sobre disputa estadual

“Nós vamos ganhar, e ganhar bonito”, diz Mão Santa sobre disputa estadual Levy e Raulino Neto

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM) afirmou que está confiante em uma possível vitória do grupo da oposição na disputa estadual contra Rafael Fonteles (PT). A declaração ocorreu durante evento realizado na noite dessa segunda-feira (18) no litoral do estado.

O ato político contou com as presenças dos pré-candidatos a governador Sílvio Mendes (União Brasil), a vice-governadora Iracema Portella e a senador Joel Rodrigues (Progressistas) e Gracinha Mão Santa (PP), pré-candidata a deputada estadual.

No evento, Mão Santa fez diversas críticas à atual gestão no Governo do Estado, sob administração do Partido dos Trabalhadores. Por fim, o prefeito de Parnaíba fez uma espécie de previsão do que, segundo ele, vai acontecer em outubro deste ano.

“O PT é desgraça muita. Quando não está roubando, está mentindo. Nós vamos ganhar, e ganhar bonito. Esses que estão (no poder) não têm moral. Eu não preciso dizer, é porque realmente não presta”, desabafou Mão Santa.

declaração ocorreu durante evento realizado em Parnaíba, litoral do Piauí Levy e Raulino Neto

Sílvio, Iracema e Joel elogiaram a organização da festa, com direito a parabéns para você e bolo para os presentes. “A minha alegria foi comemorar com o povo, na minha casa, em Parnaíba, e receber nossos pré-candidatos”, agradeceu Gracinha.

Fonte: Portal A10+