Quinta-feira, Junho 25, 2026
24.3 C
Teresina

Julho Amarelo: campanha conscientiza população sobre o tratamento do câncer ósseo

A RFCC-PI participa da campanha com foco nos caso diagnosticados no Piauí

A campanha Julho Amarelo busca conscientizar a população sobre o câncer nos ossos e a importância do diagnóstico precoce para um tratamento eficaz e assertivo. No Piauí, as ações são intensificadas por meio da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-PI), que auxilia os pacientes a obterem o tratamento necessário.

O câncer nos ossos tem origem na produção de células anormais no tecido ósseo ou se desenvolve em outro órgão e migra para o osso por meio da corrente sanguínea, a chamada metástase óssea. Por ser bastante agressivo, o diagnóstico precoce pode garantir o tratamento adequado e a recuperação rápida do paciente.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), Carmem Campelo, destaca que quanto antes a doença for identificada, o tratamento pode trazer mais benefícios. “Todos os anos temos cerca de 2.700 novos casos diagnosticados de câncer ósseo, e é primordial identificar esses casos de forma rápida para buscar o tratamento eficaz. A campanha Junho Amarelo é realizada em vários estados do país e, no Piauí, reforçaremos a importância de realizar consultas preventivas e, caso seja identificada a doença, que o paciente busque o tratamento necessário”, reforça.

Dentre os tipos de cânceres que estão sendo destacados na campanha em 2022 temos o Sarcoma de Ewing. Esse tipo de tumor pode ser identificado em várias partes do organismo, mas, na grande maioria dos casos, ocorre nos braços e nas pernas, atingindo o joelho, fêmur e úmero. Esse tipo de câncer pode atingir tanto crianças como adultos. Nos adultos, ele corresponde a cerca de 1% dos casos de câncer.

Além disso, os principais sintomas do câncer ósseo são: dor no osso afetado, podendo ser mais intensa durante a noite ou quando são realizados movimentos como, por exemplo, uma simples caminhada. O tratamento deve ser feito sob orientação de um médico oncologista. Ele pode ser tratado com radioterapia e quimioterapia ou, em alguns casos, cirurgia para retirada do tumor.

Piauí continua com aumento de casos de dengue e chikungunya em comparação ao ano passado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o boletim epidemiológico com dados atualizados sobre a dengue e chikungunya, no ano de 2022, no Piauí. Os números são referentes a 27ª semana epidemiológica. Neste período o estado apresentou um aumento de 762% nos casos de dengue em relação a mesma semana de 2021. Segundo o levantamento, foram 18.939 notificações de casos prováveis em 203 municípios diferentes em 2022, ao passo que no mesmo período do ano de 2021, foram registradas 2.197 casos prováveis em 97 cidades piauienses.

O boletim aponta ainda que no período referente ao ano de 2022, o estado confirmou 13.014 casos de dengue ao longo das 27 semanas epidemiológicas, enquanto que em 2021, no mesmo período, foram confirmados 1.850 casos. Novo Santo Antônio; Wall Ferraz; Massapê do Piauí; Antônio Almeida e Patos do Piauí são os cinco municípios do estado que registram a maior incidência de dengue da primeira semana epidemiológica até o momento atual do ano.

Ocimar Alencar, supervisor de Entomologia da Sesapi, destaca que mesmo com o boletim registrando um grande aumento em relação ao mesmo período do ano passado, é possível observar uma redução do número de casos entre as semanas deste ano.“A partir da primeira semana do mês de Junho, semana referente a 22° semana epidemiológica do ano, nós estamos observando uma redução significativa no registro de novos casos da dengue a cada semana no nosso estado, essa redução se vem se repetindo ate essa semana atual. Esperamos que os números continuem apresentando uma redução, mas isso só será possível caso todos continuem fazendo sua parte no enfrentamento ao mosquito Aedes”, destacou o supervisor.

Ainda sobre dengue, o boletim registrou que o estado possui notificados oficialmente 12 óbitos em quatro municípios pela doença. 09 deles foram registrados na capital Teresina; 01 em São Miguel da Baixa Grande; 01 em Pedro II e 01 óbito em Pio IX.

Em relação ao Zika vírus, o boletim aponta que o estado apresentou redução de 15,4% no registro de novos casos quando comparado ao mesmo período de 2021. Ao todo São 11 casos prováveis notificados em 04 municípios durante o ano de 2022, enquanto que em 2021 foram 13 casos notificados em 07 municípios. O estado não apresentou óbitos pela doença em 2022.

Dados do boletim da 27° semana epidemiológica apontam também que o estado continua com aumento dos casos de chikungunya em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento de 4.770,6% do número de casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2021 continua chamando atenção.

São 6.965 casos notificados em 135 municípios piauienses durante o ano de 2022 contra 143 notificações de casos prováveis em 25 municípios durante o mesmo período de 2021. Vila Nova do Piauí; Monsenhor Hipólito; Simplício Mendes; Alagoinha do Piauí e Alegrete do Piauí são os municípios com maior incidência de chikungunya por 100 mil habitantes. Em 2022 o boletim mostra que o estado do Piauí já registrou 03 óbitos da doença em dois municípios: Teresina e Jaicós.

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, destaca que a participação da população é essencial para redução dos novos casos da doença.“Precisamos continuar trabalhando juntos para enfrentar a dengue e a Chikungunya. A Sesapi está trabalhando constantemente junto aos municípios buscando estratégias e ações para reduzir o surgimento dos novos casos e combater o vetor. A população precisa continuar lutando para impedir o surgimento de criadouros dos mosquitos para assim reduzir o risco de surgimento de novos casos”, destaca o gestor.

SESAPI

Atividades de férias que ajudam no aprendizado do inglês

Período de recesso escolar pode ser usado para expandir o aprendizado de um novo idioma

O período de férias no mês de junho, aquele aguardado por muitas crianças e adolescentes, chegou. Durante este momento do ano muitos pais chegam a um questionamento: o que fazer para que eles se divirtam ao máximo nesse período?

Uma boa alternativa é aprender uma nova língua como, por exemplo, o inglês. Os cursos de férias têm uma duração reduzida e podem ser ofertados de forma presencial ou online. No curso “Intensivo” o conteúdo de um semestre é visto com aulas diariamente aproximadamente em um mês.

Outra ótima opção, e que vem ganhando espaço nas famílias brasileiras, são as colônias de férias. Além da praticidade com várias atividades para os jovens e adolescentes durante este período do ano, esses espaços também proporcionam benefícios para o desenvolvimento escolar. As colônias de férias buscam incentivar a livre iniciativa, brincadeiras lúdicas e leitura que contribuem diretamente para o crescimento das crianças e adolescentes.

Com as atividades desenvolvidas durante esse período de férias, a colônia acaba trazendo principalmente uma noção maior para os alunos de socialização, e pode ser voltado para o aprendizado de uma nova língua. A professora da Wizard Teresina, Luciana Dantas, destaca a grande variedade de atividades que podem ser desenvolvidas durante a colônia de férias aliada ao ensino do inglês. “As férias são um momento necessário de pausa para o descanso da rotina escolar, mas o aprendizado sempre pode andar aliado aos momentos de diversão. Quando aprender é algo prazeroso e divertido para as crianças, elas acabam nem notando que ao brincar estão estudando também”, finaliza a professora.

A Wizard realizou nos dias 12 e 13 de julho a colônia de féria Summer Camp. Durante os dois dias as crianças 03 a 10 anos de idade participaram de várias atividades educativas que também proporcionam as crianças a aumentarem seu aprendizado no inglês. A professora Luciana Dantas destaca que a forma como as brincadeiras são realizadas, são pensadas voltadas para o aprendizado. “As crianças têm muita facilidade em assimilar o inglês quando envolve alguma atividade lúdica, que envolva movimento e associação de conteúdo e prática. O Summer Camp é uma ótima oportunidade para que eles possam aprender brincando, colocando o corpo em movimento”, explicou

Assassinato de mototaxista completa 1 ano e família cobra por Justiça

Foto:Arquivo Pessoal

Um ano após o assassinato do mototaxista Antônio de Sousa Rocha, de 79 anos, a família cobra por justiça e pede a prisão do policial militar aposentado Raimundo Alves da Costa,  acusado pelo crime. Na última quarta-feira (13), a família realizou na Capela Santo Afonso, no bairro Matadouro, a missa de um ano de falecimento do mototaxista.

Antônio de Sousa foi assassinado no dia 10 de julho de 2021, quando estava trabalhando  na Avenida Maranhão em Teresina. O policial Raimundo Alves é acusado pelo crime, chegou a ser preso no dia 19 de julho, mas foi solto no dia 16 de dezembro de 2021. Ele será julgado pelo Tribunal do Júri em data que ainda será marcada.

A filha do mototaxista, Inaja Costa, afirmou ao Cidadeverde.com que com 1 ano de falecimento do seu pai, a dor pela perda só aumenta, principalmente por saber que o acusado está solto.

“Nós como família estamos sem chão, um ano se passou a dor só aumenta pela ausência física da falta do nosso patriarca, foram meses de angústia e revolta. Não conseguimos encerrar o luto, por que o ciclo nunca se fechou, a sensação de injustiça sentimos na pele todos os dias quando nos deparamos com a inversão de valores ao viver a triste realidade de saber que o monstro que cometeu e confessou o crime bárbaro continua solto e nosso patriarca nunca mais vai voltar. Meu pai não teve a chance de ser cuidado como imaginávamos que seria seu últimos dias de vida. Era um homem cheio de vida, projetos e sonhos, trabalhava porque amava o que fazia há mais de 20 anos, se sentia útil, tinha sua independência, ajudava os filhos e amigos. Homem honrado que morreu porque queria trabalhar, ele saiu de casa pra trabalhar”, afirmou.

O crime ocorreu após uma discussão entre a vítima, que trabalhava no local há 22 anos onde foi morto, e o policial que trabalhava de forma clandestina, e que queria ficar no mesmo ponto onde ficavam os demais trabalhadores legalizados, o que não era aceito pela vítima. Segundo a filha, os dois já tinham se desentendido anteriormente, onde o mototaxista cortou a cabeça do seu pai com um capacete.

Ela afirmou que a família quer Justiça e pede a prisão do acusado. “A dor que estou sentindo e vou sentir pra sempre não quero que ninguém sinta, porque é uma dor horrível. Quero que a justiça seja feita, que ele pague pelo que fez, tirou a vida de um homem digno, honesto, trabalhador. Queremos vê-lo na cadeia, que pague pelo que fez. Ele agiu com uma crueldade terrível, meu pai não merecia. Ele acertou 4 tiros em locais vitais no meu pai, ele premeditou tudo aquilo, não existe legítima defesa para tal ação. Quanta maldade meu Deus, a vida é uma dádiva, é benção, ninguém tem o direito de tirar a vida do outro. Esperamos que a justiça seja feita”, disse Inaja Costa.

CIDADE VERDE

Justiça nega mandado de segurança apresentado por Gabriel Monteiro

O Juízo da 14ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro indeferiu, nesta quinta-feira (14), o mandado de segurança interposto pelo vereador Gabriel Monteiro contra procedimento ético-disciplinar instaurado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que poderá resultar na cassação do seu mandato político.

A decisão é do juiz Nilson Luis Lacerda, que também julgou extinto o processo. Ele considerou que a Representação nº 01/2022 do Legislativo municipal inaugurou o processo político que julgará o eventual cometimento de infração pelo parlamentar e, ao mesmo tempo, delimitará a abrangência dos fatos que serão objeto de julgamento.

O vereador é acusado de quebra de decoro parlamentar por participar de edição e direcionamento de vídeos expondo crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. Gabriel Monteiro também foi acusado por ex-funcionários de estupro e assédio sexual.

“A atuação feita pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar não importará em qualquer julgamento de mérito, consistindo em atividade instrutória que é autorizada pela ordem jurídica vigente e reafirma o princípio republicano e a moralidade administrativa previstos na Constituição, cujo texto exige um mínimo comportamento ético para o exercício de qualquer mandato legislativo”, escreveu o magistrado na decisão.

O indeferimento de realização de prova pericial dos vídeos divulgados pela imprensa e a limitação do número de testemunhas de defesa para cinco pessoas, outros argumentos apresentados pela defesa do vereador para alegar nulidade, também foram rejeitados pelo juiz.

Na sentença, o juiz Nilson Lacerda escreveu ainda que “o processo administrativo disciplinar tem como princípios a busca da verdade real e a razoável duração do processo, facultando à autoridade investigadora indeferir, fundamentadamente, diligências inúteis e protelatórias que sejam irrelevantes para o deslinde da causa, especialmente nos casos em que não há indícios que maculem a autenticidade das gravações”.

FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Covid-19: ministério explica esquema de aplicação da vacina Janssen

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (14) recomendação para quem iniciou o esquema vacinal contra a covid-19 com o imunizante da Janssen. Segundo a pasta, imunizante deve ser aplicado quatro vezes: dose única inicial, seguida da primeira, da segunda e da terceira dose de reforço.

A primeira dose de reforço da Janssen deve ser aplicada entre 2 e 6 meses após a dose única, com o mesmo imunizante. Já a segunda aplicação de reforço deve ser feita 4 meses depois da primeira dose de reforço. Nesse caso, podem ser usadas as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou a própria Janssen.

De acordo com ministério, pessoas com idade superior a 40 anos podem tomar o terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. Nesses casos, a recomendação é que também sejam usadas as vacinas Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

“É importante ressaltar que esse esquema é recomendado apenas para quem iniciou a vacinação contra a covid-19 com a Janssen, ou seja, tomou a dose única do imunizante. As pessoas que começaram o esquema vacinal (primeira e segunda dose) com outros imunizantes e se vacinaram com a Janssen como dose de reforço não se encaixam nessas recomendações”, informa a pasta.

Segundo informações do LocalizaSUS, estados e Distrito Federal já receberam mais de 581 milhões de imunizantes.

AGÊNCIA BRASIL

Pré-candidata a deputada timonense Elizabete Afonso diz que Aluisio Mendes exagerou com declarações direcionadas à Lahésio Bonfim

Pré-candidata timonense a deputada estadual pelo partido Agir no Maranhão, Elizabete Afonso reage as declarações feitas por o deputado federal Aluisio Mendes, em relaçao o comportamento segundo Aluisio do pré candidato a governador Lahésio Bonfim e aqueles que lhe acompanham. Aluisio e o seu partido PSC fecharam parceria em torno da reeleição do senador Roberto Rocha. Enquanto Lahésio Bonfim tem visitado cidades maranheses acompanhado do pastor Bel pré candidato a Senador. 

Elizabete Afonso reagiu quando a fala de  Aluísio Mendes, que é o presidente estadual do PSC, onde o pré candidato a governador também está filiado no mesmo. O motivo da repercussão é que Lahésio Bonfim tem estado bem mais próximo em suas caminhadas Maranhão a fora, acompanhado do pré-candidato a senador Pastor Bel. Esse comportamento de Lahésio tem encomodado o acordo feito do PSC com o senador Roberto Rocha pré-candidato a reeleição.

A pré candidata timonense Elizabete Afonso reagiu de imediato, fiquei surpresa, pasma com a matéria que saiu em blogs e redes sociais em relação às declarações de Aluísio Mendes. Segundo Elizabete Lahésio só tem elevado e contribuído bastante para o crescimento do PSC no Maranhão.

Aluísio Mendes poderia ser reeleito com folga, devido o nome de Lahésio Bomfim ter crescido politicamente, com uma boa aceitação popular em todo estado. Disse a pré candidata Elizabete, vejo que se de alguma forma Aluisio ousar tomar a  mesma decisão que o senador Roberto Rocha: fez com o pré candidato Lahésio Bonfim, impedindo de ser candidato, eu acredito que a carreira política de Aluísio Mendes e sua reeleição estará ameaçada. 

O povo maranhese já está convicto, e de saco cheio com a velha politicagem, frisou Elizabete Afonso que pertence a sigla partidária do Agir.

Mainha potencializa agenda de visitas no interior do estado na pré-candidatura

O pré-candidato a deputado federal, Mainha (Solidariedade), segue visitando inúmeros municípios do Piauí, a fim de conhecer ainda mais a realidade que vivenciam no dia a dia e, com isso, ouvir as demandas. Recentemente, esteve na cidade de Piripiri (onde também participou do festejo de Furnas), no município de Altos e, além disso, nesta quinta-feira (14), está agenda pela cidade de Parnaíba, encontrando lideranças e discutindo temas de interesse para a população.

Com relação à passagem por Piripiri, o pré-candidato Mainha enfatiza que encontros como estes são fundamentais para vivenciar as tradições importantes de cada localidade, assim como ouvir o que a população tem a dizer para se construir, efetivamente, uma participação colaborativa. “Celebrar estes festejos (Furnas) faz parte da nossa rotina, já que significa reconhecer a importância de cada região do nosso estado. Piripiri é uma cidade rica em cultura e se desenvolve cotidianamente, o que muito nos alegra”, destaca.

Na cidade de Altos, o pré-candidato também participou de reuniões importantes juntamente com vereador Nélio Holanda e o suplente José Ronaldo. “O encontro com esses dois representantes foi uma oportunidade ímpar para dialogar abertamente sobre as demandas do município e de toda a população de maneira efetiva. Nosso olhar se mantém atento às particularidades de cada região, portanto esse estreitamento é válido e muito produtivo”, salienta.

As atividades continuam durante todo o dia desta quinta-feira (14). Mainha mantém agenda positiva na cidade de Parnaíba, conversando com lideranças políticas da cidade e dos bairros. “Esse movimento de ir em cada cidade, direcionar atenção ao povo e suas necessidades sempre é fundamental e faz parte da nossa rotina”, frisa o pré-candidato.

Há anos na política, Mainha destaca que durante sua pré-campanha para deputado federal tem defendido arduamente atenção à educação, segurança e desenvolvimento social, político e econômico das crianças, adolescentes e seus familiares. “São pontos essenciais para que nosso estado e pessoas cresçam de maneira positiva e com oportunidades iguais, visando um futuro promissor”, finaliza.

Aeroporto de Teresina alerta sobre os riscos de pipas nas proximidades do sítio aeroportuário

Férias escolares são um momento de lazer e diversão para a garotada relaxar e se divertir. Uma das brincadeiras mais populares nesta época mais seca e com ventos é empinar pipa (ou papagaio, quadrado, arraia, cafifa ou pandorga, dependendo da região), o que pode oferecer uma série de riscos para a aviação. O alerta é fundamental, principalmente, para quem vive próximo aos aeroportos localizados em perímetro urbano.
Luís Spanner, responsável pela área de Segurança Operacional da CCR Aeroportos, explica: “as pipas podem causar interferências nos voos pelo risco de serem absorvidas pelo motor da aeronave ou enroscar na hélice dos helicópteros. Também podem danificar algum componente essencial desses equipamentos. O momento de maior risco ocorre durante os procedimentos de pouso e decolagem”.
Spanner alerta ainda que a queda de pipas dentro do sítio aeroportuário pode provocar entradas indevidas de crianças na área operacional dos aeroportos.
“A tentativa de entrada em áreas protegidas das pistas dos aeroportos pode gerar uma série de ocorrências, entre elas, incidentes como arremetidas de aeronaves durante processo de pouso e atrasos nas operações de decolagem”, ressalta.
Desde o início da gestão da CCR Aeroportos, em março de 2022, já foram identificadas 61 ocorrências com pipas nos aeroportos administrados pela operadora. O maior número de ocorrências foi registrado nos aeroportos dos Estados de Minas Gerais (Pampulha), Santa Catarina (Navegantes), Goiás (Goiânia), Piauí (Teresina) e Maranhão (São Luís).
“Nos aeroportos administrados pela CCR, observou-se que 48% das ocorrências com pipas afetam as operações da pista de pouso e decolagem, com a queda ou sobrevoo de pipas nos aeródromos. Também detectamos que o dia da semana em que mais ocorrem eventos com pipas é no domingo, principalmente no período da tarde, entre 14 e 18h”, destaca Luís Spanner.
No Aeroporto de Teresina (PI) foram identificadas três ocorrências relacionadas à pipa após a assunção das operações pela CCR Aeroportos, em 24 de março. As ocorrências foram registradas, por exemplo, nas vias de serviço da área operacional do aeroporto, gerando impactos nas operações.
É importante destacar que, conforme o Código Penal, Art. 261, expor a perigo aeronave ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão.
De acordo com Luís Spanner, a CCR Aeroportos trabalha para aumentar cada vez mais a segurança das operações. Nesse sentido, a companhia solicita o apoio da população de Teresina para que não solte pipas no entorno do aeroporto. Caso alguma pipa venha a cair no interior do sítio aeroportuário, a empresa orienta que as pessoas não tentem entrar na área operacional para resgatá-la.

Após redução da alíquota do ICMS, conta de energia fica mais barata no Piauí Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Equatorial Piauí, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Piauí, informou que desde a terça-feira (12), as contas de energia dos clientes serão emitidas com a redução na alíquota de ICMS. O reajuste observa a alíquota de 18% de ICMS no faturamento do serviço, determinada pelo Governo Estadual através da Lei Estadual nº 7.846, do último dia 12 de julho. 

Mais de 1,4 milhão de contas serão atingidas pela medida. No estado, o ICMS que incide sobre a tarifa homologada de energia é dividido em três faixas de consumo.

Os clientes que consomem até 50kWh/mês possuem isenção do ICMS, e essa condição permanece inalterada com a nova lei. Já para consumo superior a 50 kWh/mês e inferior a 200kWh/mês, até o dia 12 de julho, era aplicada uma alíquota de 22% e quando o consumo mensal é superior a 200 kWh, de 27%. Com a divulgação do decreto, a alíquota passa a ser única, de 18%.

Importante destacar para o cliente que a redução se aplica apenas sobre o consumo faturado, uma vez que sobre o valor total da fatura são levados em conta outros lançamentos, a exemplo de Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (COSIP), Encargos por atraso, Parcelamentos e outros itens. Primando sempre pela transparência, a informação da alíquota incidente e o do valor total do ICMS cobrado estão disponíveis na fatura de energia mensal, no campo Imposto Tributo.

Para facilitar o entendimento, considerando uma conta de energia em que o consumo mensal seja de 115 KWh, portanto, na primeira faixa de aplicação do ICMS, no cenário anterior, considerando a incidência somente sobre a tarifa de energia sem os outros componentes, o valor do ICMS cobrado totalizaria aproximadamente R$ 20,37. Com a redução da alíquota de ICMS, o novo valor de imposto cai para aproximadamente R$ 15,85, nas mesmas condições.

Fonte: Portal A10+