A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a realização do primeiro ensaio clínico para desenvolvimento nacional de produto de terapia gênica à base de células CAR-T para o tratamento do câncer. A tecnologia, que reprograma geneticamente células do sistema de defesa do próprio indivíduo para reconhecer e combater o tumor, é utilizada em pacientes com linfomas de células B, em casos de reaparecimento da doença ou de resistência ao tratamento padrão.
A pesquisa clínica, segundo a agência, será realizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, com financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda de acordo com a Anvisa, num primeiro momento, poucos pacientes deverão participar do estudo. “O ensaio clínico se encontra em fase inicial de desenvolvimento e deverá ser rigorosamente controlado para avaliação dos riscos e benefícios”, informou.
Entenda
As pesquisas ou ensaios clínicos são estudos realizados com humanos e que têm como objetivo descobrir ou confirmar efeitos clínicos e terapêuticos, identificar eventos adversos e analisar características e mecanismos de ação, metabolismo e excreção de produto ou medicamento, a fim de verificar sua segurança, eficácia e qualidade.
Os ensaios são divididos em diversas fases de desenvolvimento, de acordo com a quantidade de participantes e os objetivos específicos de cada etapa. No Brasil, os ensaios clínicos com produtos de terapia avançada (categoria especial de medicamentos inovadores) devem ser autorizados e monitorados pela agência.
Desde 2018, a Anvisa já autorizou mais de 18 ensaios clínicos com produtos de terapia avançada, onde os medicamentos e produtos são desenvolvidos a partir de células e genes humanos com a promessa de atender demandas terapêuticas e de qualidade de vida em doenças raras.
O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça com atuação na 33ª Zona Eleitoral do Piauí, instaurou procedimento administrativo, nesta quarta-feira (13), para acompanhar e fiscalizar atos eleitorais dos partidos políticos, bem como dos candidatos e eleitores durante as eleições gerais do ano de 2022, nos municípios de Buriti dos Lopes, Bom Princípio do Piauí, Caraúbas do Piauí, Caxingó e Murici dos Portelas, os quais integram a 33ª Zona Eleitoral. O documento é assinado pelo Promotor Eleitoral, Francisco Túlio Ciarlini Mendes.
Nos autos do procedimento foram expedidos Ofícios Circulares aos Presidentes dos Diretórios Municipais dos partidos políticos, aos prefeitos e aos presidentes das Câmaras Municipais de todos os municípios integrantes da 33ª Zona, encaminhando Recomendação PRE/PI nº 03/2022, emitida pelo Procurador Regional Eleitoral no Piauí, Marco Túlio Lustosa Caminha, para que orientem os seus filiados e fiscalizem os seus comportamentos em realização ou participação em eventos, encontros ou reuniões políticas, os quais ocorram antes do período eleitoral oficial, que só começa no dia 16 de agosto de 2022, e convenções partidárias, observando os limites estabelecidos pela legislação eleitoral.
Além disso, orienta que os citados não promovam eventos, encontros ou reuniões políticas equiparados a showmícios ou através de demais meios, assim como não utilizem elementos (cores, números, bandeiras, slogan, jingles) típicos do período permitido para a campanha eleitoral.
O Promotor Francisco Túlio Ciarlini Mendes, atualmente respondendo pela Promotoria Eleitoral da 33ª Zona, em razão de licença para tratamento de saúde da Promotora titular, Francineide de Sousa Silva, destaca que o não cumprimento dessas solicitações implicará em medidas judiciais, e estabelece o prazo de 30 dias para obtenção de respostas.
A presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, a advogada Daniela Freitas, viajou na última terça-feira (12/07) para Brasília e esteve reunida com a presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, a advogada Sayury Otoni. A representante da OAB-PI participa do I Colégio de Lideranças Femininas da OAB.
Daniela Freitas tratou sobre diversos temas, dentre eles o estudo de implementação de descontos em diárias de creches para beneficiar as advogadas da Seccional do Piauí. O projeto está sendo idealizado junto com a Caixa de Assistência da Advocacia do Piauí (CAAPI).
Na ocasião, a presidente da Seccional da Bahia, a advogada Daniela Borges, explanou que protocolou solicitações para implementação de espaços exclusivos para amamentação e fraldário, voltados para as advogadas no Estado baiano.
“A partir daí surgiu a ideia de debater a proposta da implementação de salas de amamentação e fraldário para as colaboradoras, funcionárias e advogadas, em todos os Tribunais de Justiça do país. A presidente da OAB Nacional em exercício sugeriu que essa proposta saísse do Encontro, no intuito de alcançar o maior número possível de comarcas nos estados de todo o país”, destacou a presidente em exercício da Seccional Piauí.
A OAB-PI trabalha para implementar melhorias para as mulheres advogadas, priorizando o respeito aos seus direitos, prerrogativas e bem-estar, indispensável para o seu bom desempenho profissional.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai abrir agendamento para a vacina da covid-19 (dose de reforço) para a população de 12 anos ou mais no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br, a partir das 18 horas de hoje, 14.
No sábado, 16, tem vacinação, sem agendamento, no Teresina Shopping, edifício garagem – estacionamento G3, para população em geral de 12 anos ou mais, primeiras, segundas e doses de reforço.
As crianças de 5 a 11 anos poderão ser vacinadas também no sábado, 16, no Hospital Universitário e nas Unidades Básicas de Saúde (Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel e Renascença). As UBS citadas também abrirão no domingo, dia 17, para vacinar as crianças.
Para próxima semana, de 18 a 22, a FMS montou cronograma de vacinação: os postos de vacinação dos terminais do Parque Piauí, Livramento, Zoobotânico, Buenos Aires e o Teresina Shopping receberão pessoas a partir de 12 anos para primeiras doses, segundas doses e doses de reforço, no horário de 9 a 17 horas. As crianças de 5 a 11 anos, na semana citada, poderão se vacinar nas UBS Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti.
“É preciso rebolar para atrair uma multidão. É preciso montar um show para as pessoas”. Certamente, já deve ter ouvido essas palavras de algum lugar. Essa frase memorável é do grande ícone do Rock, Elvis Presley, e que teve uma grande carreira musical no cenário mundial. Em 13 de julho é celebrado o Dia Mundial do Rock e, para comemorar esta data tem estreia no Cinemas Teresina com o filme “Elvis”, uma obra que lembra a história e a carreira musical do “Rei do Rock”. A estreia acontecerá nesta quinta-feira, dia 14.
Os amantes do rock mundial já podem comprar seus ingressos para a pré-estreia que acontece nesta quarta-feira (13), através do site www.cinemasteresina.com.br e entrar no ritmo do grande ícone. Totens de autoatendimento ficarão ligados no horário de funcionamento do shopping.
No filme, a cinebiografia de Elvis Presley acompanhará décadas da vida do artista (Austin Butler) e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador empresário “Colonel” Tom Parker (Tom Hanks). A história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria, usando a paisagem dos EUA em constante evolução e a perda da inocência de Elvis ao longo dos anos como cantor. No meio de sua jornada e carreira, Elvis encontrará Priscilla Presley (Olivia DeJonge), fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida.
Continuam em cartaz no Cinemas Teresina, os filmes: “Thor: Amor e Trovão”, “Minions 2: A Origem de Gru”, “Jurassic Word: Domínio” e “Top Gun: Maverick”. Nesta semana, a bilheteria abrirá diariamente às 12h e encerrará às 22h20.
O Cartão Mais Fácil Vale-transporte fornecido pelas empresas aos seus colaboradores é uma grande opção para que os profissionais se desloquem de sua casa ao trabalho. Havendo necessidade de segunda via do cartão, a empresa contratante deve realizar a solicitação.
Para fazer o processo de desbloqueio, o responsável da empresa deve acessar o site www.maisfacilteresina.com.br, e solicitar uma segunda via. Após isso será emitido um boleto para pagamento, no valor de R$ 26,60. “Em até 5 dias úteis, após a identificação do pagamento, o usuário ou algum representante da empresa com autorização expressa, pode vir ao SETUT, munido de seu RG e CPF receber seu cartão “, informa Idina Medeiros, coordenadora executiva do SETUT.
Para mais informações, o usuário ou a empresa podem ligar para a central de dúvidas do SETUT, que funciona de 8h às 17h. O telefone para contato é (86) 3214-5611.
O jornalista e apresentador Tadeu Schmidt é o embaixador do McDia Feliz 2022. Reconhecida como uma das principais campanhas de arrecadação de fundos para causas infantojuvenis do Brasil, a edição deste ano conta com o reforço de um dos famosos mais queridos da televisão. A partir de agora, Tadeu assume a responsabilidade de representar milhares de apoiadores por todo país e engajar o público a contribuir com duas causas tão importantes: a saúde e a educação.
“Me sinto muito honrado em ter sido escolhido como embaixador do McDia Feliz, uma campanha tão importante em nosso país e que está em sua 34ª edição. Essa iniciativa solidária é maravilhosa e se torna cada vez mais essencial, pois a saúde e a educação merecem e devem ser priorizadas sempre. Poder contribuir no trabalho que diversas instituições realizam em prol dessas duas causas é muito gratificante. Por isso, no 27 de agosto convido todos a embarcarem comigo nessa linda campanha que irá beneficiar diversas crianças e jovens do Brasil atendidos pelos Institutos Ronald McDonald e Ayrton Senna. Cada Big Mac conta”, diz Tadeu Schmidt
Com data marcada para 27 de agosto, no dia do evento, toda a renda gerada com as vendas de sanduíches Big Mac será revertida para o Instituto Ronald McDonald, que atua para promover saúde e bem-estar para crianças, adolescentes e seus familiares, contribuindo com o aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil, e para o Instituto Ayrton Senna, que contribui para ampliar oportunidades para jovens por meio da educação. No total, desde a primeira edição da campanha, em 1988, cerca de R$350 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.
Tíquetes antecipados Os interessados em se juntar ao Tadeu Schmidt nessa campanha pela saúde e educação já podem participar! A venda antecipada dos tíquetes já está disponível pelo site https://www.mcdonalds.com.br/mcdia-feliz/participe. O valor individual é de R$ 18,00 e estão disponíveis, ainda, opções de kits com dois, quatro e oito tíquetes. Na hora da compra, o consumidor ainda poderá escolher qual das duas causas, saúde ou educação, gostaria de ajudar com a sua contribuição.
Os tíquetes digitais estarão disponíveis para compra até o dia 21 de agosto. Já os físicos podem ser adquiridos até dia 24 do mesmo mês. Ambos poderão ser trocados por sanduíches Big Mac no dia da campanha, no Drive-Tudo e balcões dos restaurantes McDonald’s participantes em todo o Brasil.
Para mais informações, acesse https://www.mcdonalds.com.br/mcdia-feliz.
No Twitter, o deputado Franzé Silva (PT) provocou bolsonaristas a pedirem congelamento da gasolina, diesel e gás de cozinha
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), provocou apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) a irem às ruas para protestarem, caso os preços dos combustíveis voltem a subir, mesmo com o ICMS já reduzido no Piauí e em outros estados.
“Estou pronto para vestir minha camisa verde e amarela e aguardar os bolsonaristas na rua para gritar e fazer dancinhas pelo congelamento da gasolina, diesel e gás de cozinha”, afirmou Franzé, nesta quinta-feira (14), de seu perfil pessoal no Twitter.
Na última terça-feira (12), a governadora Regina Sousa sancionou a Lei Nº 7.846/2022, que reduz para 18% a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis, energia elétrica e serviços de comunicação no Piauí.
Franzé Silva – que é também presidente da Comissão de Fiscalização, Controle, Finanças e Tributação da Alepi – tem observado que o valor dos combustíveis é determinado pela política de preços da Petrobras (atrelada ao mercado internacional), não pelo ICMS.
“O vilão dos reajustes dos combustíveis, segundo os bolsonaristas, desapareceu com a redução e unificação das alíquotas do ICMS”, ironizou o deputado, apontando para a narrativa sustentada por Bolsonaro e apoiadores de que as altas dos combustíveis se devem ao imposto.
“Só o Piauí vai perder R$ 1,5 bilhão [com a redução do ICMS], dinheiro que o Estado e municípios usavam para fazer funcionar as redes de educação, saúde e assistência social. Se os preço dos combustíveis voltarem a subir, vai ter reação”, assevera Franzé.
O Ministério da Cidadania afirmou que o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 será a partir de agosto. O calendário de julho do benefício já começa na próxima segunda-feira (18), com o pagamento dos atuais R$ 400 a 18,1 milhões de pessoas.
O aumento do valor para R$ 600 até o fim do ano faz parte da PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Benefícios Sociais, aprovada nesta quarta-feira (13) na Câmara Federal, com 469 votos favoráveis e 17 contrários. O texto segue agora para a promulgação.
A proposta autoriza o governo federal a gastar R$ 41,2 bilhões para conceder benefícios sociais apenas até o fim do ano, com início do pagamento a alguns meses das eleições. Entre outros pontos, a PEC concede um auxílio financeiro a caminhoneiros e taxistas e amplia os valores do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás.
Do total de recursos aprovados, R$ 26 bilhões serão destinados ao Auxílio Brasil, que terá a partir de agosto um acréscimo de R$ 200 ao valor mínimo pago a cada família, passando de R$ 400 para R$ 600. No caso do Auxílio Gás, será destinado R$ 1,05 bilhão para complementar o valor pago a cada dois meses aos cidadãos contemplados com o benefício.
Os caminhoneiros cadastrados no RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) receberão R$ 1.000 mensais. Os motoristas de táxi cadastrados até 31 de maio de 2022, mediante apresentação do documento de permissão, terão direito a R$ 200 mensais após regulamentação da forma de pagamento.
Segundo o Ministério da Cidadania, a meta é incluir todas as famílias habilitadas a receber o benefício. Dados da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) mostram um aumento de 113% em abril da fila no CadÚnico (Cadastro Único), que permite o acesso ao Auxílio Brasil. São 2,7 milhões de famílias que aguardam a transferência de renda.
Neste mês, além do Auxílio Brasil, será pago o Auxílio Gás sem a ampliação. Os beneficiários com final 1 no NIS (Número de Identificação Social) são os primeiros a receber, de acordo com o calendário do programa, cujos repasses vão até o dia 29 de julho.
O Auxílio Brasil é, hoje, o maior programa de transferência de renda do país, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para serem habilitadas, as famílias precisam atender a critérios de elegibilidade, ter os dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único) nos últimos 24 meses e não podem ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as que estão em outras bases de dados do governo federal.
Para ser incluído no programa, o principal critério é a renda mensal calculada por pessoa da família, que corresponde à soma de quanto cada integrante ganha por mês, dividida pelo número de pessoas que moram na casa.
• Se a renda mensal por pessoa for de até R$ 105 (situação de extrema pobreza), a entrada no programa poderá acontecer mesmo se a família não tiver crianças nem adolescentes.
• Se a renda por pessoa for de R$ 105,01 a R$ 210 (situação de pobreza), a entrada só será permitida se a família tiver, em sua composição, gestantes, crianças ou adolescentes.
Quem está em uma dessas situações mas ainda não fez a inscrição no CadÚnico precisa se inscrever e aguardar a análise informatizada, que avalia todas as regras do programa. A seleção é feita de forma automática, considerando a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em cada município e o limite orçamentário anual do Auxílio Brasil, por meio do Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão).
Emancipação
Pelas regras do Auxílio Brasil, as famílias que tiverem aumento da renda mensal acima do valor estipulado para o perfil do programa, de R$ 210 por pessoa, e que apresentarem em sua composição crianças, jovens de até 21 anos ou gestantes poderão continuar a receber o benefício por até 24 meses, desde que esse aumento não supere o valor de R$ 525 por pessoa.
O objetivo é dar aos beneficiários a segurança de que eles terão o acompanhamento e a proteção de renda do governo federal durante o processo de construção da sua autonomia financeira.
Em caso de perda de renda depois de deixar o programa, a família pode solicitá-lo novamente à gestão municipal. Com isso, se voltar a atender aos requisitos estabelecidos, a família terá prioridade na concessão do benefício.
Nos primeiros seis meses deste ano o Samu de Teresina atendeu 16.905 ocorrências com envio de ambulâncias e motolâncias. Em primeiro lugar com a maior quantidade de atendimento estão as urgências clínicas com 6.201 atendimentos, equivalente a 22,19%. Em segundo lugar são os casos de acidente de trânsito com 3.636 atendimentos correspondente a 13,01%. Ocupa a terceira posição, os casos de mal súbito com 1.371 atendimentos, equivalente a 4,91% e na quarta posição estão os casos de queda e outros acidentes com 1.280 atendimentos, o que corresponde a 4,58%.
O Samu é administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para atender a população em casos de urgência com chamadas gratuitas pelo telefone 192. O diretor do órgão, Eliel dos Santos, explica sobre as principais ocorrências de urgência clínica e outros tipos de atendimentos. “Nas urgências clínicas estão acidente vascular cerebral (AVC), hipoglicemia, casos de convulsões. Os acidentes de trânsito também estão nas estatísticas e outras como urgências ginecológicas, psiquiátricas, mal súbito, queda, entre outros atendimentos”, cita.
O diretor orienta que as pessoas ao se depararem com algum caso de problema de saúde devem manter a calma, fornecer as informações necessárias sobre como se encontra a vítima e a localização. “Todos os chamados pelo fone 192 passam por uma triagem onde o médico avalia sobre a necessidade de enviar ambulância e o tipo de ambulância conforme a gravidade do paciente, pode ser de suporte básico ou avançado”, explica.
Sobre as informações no momento de acionar o Samu, o diretor orienta que as pessoas cumpram os requisitos do funcionamento do órgão. “É necessário informar a situação em que se encontra o paciente, dizer a localização exata e os pontos de referência que sejam bem conhecidos, como praças, igrejas e outros que sejam fáceis de serem localizados”, orienta.