Quinta-feira, Junho 25, 2026
26.9 C
Teresina

Prefeitura de Teresina irá pavimentar mais um quilômetro da Marginal Poti Sul

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), através da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul), atua com diversas frentes de serviços em todo o trecho da Estrada da Alegria, na Marginal Poti Sul, e até a próxima semana, será entregue mais um quilômetro de pavimentação asfáltica. O valor total da obra está orçado em R$27.521.499,08 com fonte de recursos municipais e possui um prazo de 8 meses para a sua conclusão.

Superintendente da Saad Sul, Juca Alves e equipe no local da obra / Fotos: Ascom Saad Sul

De acordo com o engenheiro da PMT, Ayrton Mendes, o cronograma está de acordo com o planejado e no momento existem máquinas em todo o perímetro que corresponde a Estrada da Alegria, na via Sul.

“Estamos trabalhando a todo vapor e com diversas frentes de serviços como a terraplanagem, serviço de compactação em vários pontos e o serviço de aterro. E na próxima semana já estamos com a programação de entregarmos mais um quilômetro de pavimentação asfáltica para a população da zona Sul“, informou o engenheiro.

O Superintendente da SAAD Sul, Juca Alves, esteve em vistoria pela obra ainda na manhã desta quarta-feira(13), e comentou sobre a importância da via para os teresinenses.

“Estamos atuando para além das máquinas na pista, nossas equipes técnicas estão empenhadas para que não haja entraves e assim a obra siga seu fluxo normal programado, esse foi um pedido feito pelo prefeito Dr. Pessoa”, pontuou Juca Alves;

A Marginal Sul é atualmente uma das maiores obras de mobilidade urbana da Capital. O novo logradouro irá ligar a zona sul à zona leste da capital, desafogando e melhorando significativamente o trânsito de Teresina.

Em toda a sua extensão, a nova via irá interligar as importantes avenidas: Av. Gil Martins, Av. Dep. Milton Brandão, Av. Mestre Dezinho, Rua Elesbão Veloso, Av. São Raimundo, Av. Manoel Ayres Neto, Av. Higino Cunha, Av. Marechal Castelo Branco. O novo corredor irá passar pelos Bairros: Ilhotas, Cristo Rei, Três Andares, Catarina, Bela Vista, São Lourenço e Parque Sul.

Fotos: Ascom Saad Sul

Incêndio atinge apartamento em condomínio no Planalto Uruguai, em Teresina

Incêndio atinge apartamento em condomínio no Planalto Uruguai Reprodução

Um apartamento foi atingido por um incêndio na manhã desta quinta-feira (14) no bairro Planalto Uruguai, zona Leste de Teresina. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 6h da manhã no segundo andar de um condomínio com as chamas em um dos quartos se alastrando para a sala. Os bombeiros conseguiram controlar o fogo e nenhuma pessoa saiu ferida. 

Em entrevista à TV Antena 10, a tenente Priscila, do Corpo de Bombeiros, contou que o incêndio começou em um dos quartos se estendendo para outro quarto e a sala do apartamento. 

“Nós recebemos a ocorrência do Corpo de Bombeiros por volta das 6 horas da manha e o incêndio estava no quarto da proprietária. Uma das proprietárias respirou muita fumaça, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, e está bem”, disse.

Moradores que estavam no andar de cima também se assustaram com o incêndio e evacuaram o local. Com o incêndio controlado, o Corpo de Bombeiros vai realizar o processo de resfriamento do apartamento. Uma perícia deve determinar o que ocasionou o incêndio.

Fonte: Portal A10+

Comitê analisa nomes para Conselho de Administração da Petrobras

O Comitê de Elegibilidade (Celeg) da Petrobras retomou hoje (13) a reunião, iniciada na semana passada (7), para finalizar as análises dos candidatos para o Conselho de Administração, indicados pelo acionista controlador da estatal, que é o governo federal.

As indicações serão apreciadas em reunião extraordinária do Conselho de Administração, na segunda-feira (18), que também vai deliberar sobre a convocação da Assembleia Geral Extraordinária, onde serão escolhidos os novos conselheiros.

Foram analisados os nomes de Gileno Gurjão Barreto (indicado como presidente do Conselho de Administração); Edison Antônio Costa Britto Garcia; Iêda Aparecida de Moura Cagni; Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro; Ricardo Soriano de Alencar; além de Márcio Andrade Weber (atual presidente do Conselho); e Ruy Flaks Schneider, atual conselheiro da companhia.

Da lista fazem parte também os nomes dos indicados pelos acionistas minoritários, José João Abdalla Filho e Marcelo Gasparino da Silva, com base nas regras de governança da companhia e legislação aplicável.

Os detalhes da manifestação do Comitê de Elegibilidade poderão ser encontrados na íntegra da ata da reunião, que ficará disponível para consulta em até 7 dias úteis no site Relações com Investidores da Petrobras.

AGÊNCIA BRASIL

Arrascaeta desequilibra e Flamengo faz placar para chegar às quartas

Sob o comando do uruguaio Arrascaeta, o Flamengo derrotou o Atlético-MG por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (13) no estádio do Maracanã, e se garantiu nas quartas de final da Copa do Brasil. Com este resultado o Rubro-Negro reverteu a vantagem do Galo, que triunfou por 2 a 1 na ida.

Empurrado por mais de 68 mil torcedores o Flamengo pressionou muito o Atlético-MG desde o primeiro minuto de jogo. E a primeira oportunidade do Rubro-Negro saiu logo aos 2 minutos, quando Filipe Luís recebeu na esquerda e cruzou para a área, onde Pedro emendou uma bicicleta para fora.

Dois minutos depois a equipe da Gávea chegou novamente com liberdade pela esquerda, mas desta vez com João Gomes, que rolou para Gabriel Barbosa bater para defesa de Everson. E o goleiro atleticano voltou a fazer uma boa defesa aos 12 minutos, quando Arrascaeta recebeu na direita, cortou para o meio, se livrando de dois marcadores, e bateu de esquerda.

Mas a oportunidade mais clara foi criada aos 37 minutos. Rodinei recebeu na intermediária e cruzou para Pedro, que cabeceou com perfeição para defesa de Everson. E a primeira oportunidade clara do Galo, que se preocupava mais em se defender, saiu apenas aos 39, com cabeçada perigosa de Jair após cobrança de escanteio.

E, de tanto tentar, o Flamengo conseguiu abrir o placar um pouco antes do intervalo, já aos 45, quando Pedro ganhou do volante Allan no corpo e tocou em profundidade para Arrascaeta, que ganhou na corrida de Nathan Silva e bateu na saída de Everson.

O Atlético-MG começou a etapa final com uma postura diferente, tentando igualar as ações. E logo no primeiro minuto Nacho achou Hulk na área, que bateu para fora. Mas o Rubro-Negro era mais eficiente e conseguiu ampliar aos 18 minutos.  Everton Ribeiro cobrou falta na área, Thiago Maia desviou e Arrascaeta apareceu na segunda trave para, de peixinho, marcar pela segunda vez na partida.

A missão do Flamengo ficou mais simples aos 32 minutos, quando Junior Alonso parou contra-ataque perigoso de Marinho com falta e acabou expulso após receber o segundo cartão amarelo na partida.

Mesmo com um jogador a menos o Atlético-MG continuou pressionando, mas o Flamengo conseguiu segurar o resultado até o fim.

Após a partida decisiva pela Copa do Brasil, o Flamengo enfrenta o Coritiba no sábado (16) no Mané Garrincha. Um dia depois o Galo visita o Botafogo no Nilton Santos.

FOTO: © Marcelo Cortes/Flamengo/Direitos Reservados

AGÊNCIA BRASIL

Suspeito de matar tio a pauladas é preso pela PM em Campo Maior

Suspeito de matar tio a pauladas é preso pela PM em Campo Maior Reprodução

Alberto Santos, conhecido como “Bodo” foi preso nesta quarta-feira (13) em Campo Maior, interior do Piauí, sob suspeita de matar o próprio tio a pauladas. O homem estava foragido desde segunda-feira quando ocorreu o crime. 

O capitão Charles Castro, subcomandante do 15º BPM de Campo Maior, informou que Alberto, que é usuário de entorpecentes, assassinou o tio com um pedaço de madeira e a motivação do crime foi uma briga por terras.

“Esse esse indivíduo que matou o seu tio, ele é usuário de substância entorpecente e ele já tinha o hábito de furtar os objetos do tio, de parentes e alegava que a divisão dos terrenos lá não estava igual, ele querendo mais terreno pra vender certamente usar entorpecentes”, disse.

O capitão relatou ainda que o suspeito tem várias passagens pela polícia e que após o homicídio ele ainda teria retornado à residência para roubar alguns objetos do idoso. O homem fugiu pelo matagal da região de Tucunzal, onde ocorreu o crime. 

A prisão ocorreu em uma operação comandada pelo capitão Charles, junto com os policiais da Força tática do 15º BPM. O homem será encaminhado para a polícia judiciária para a realização dos procedimentos cabíveis.

Relembre o caso

Um idoso identificado como Francisco dos Santos, 74 anos, foi encontrado morto em sua residência com sinais de agressão. O caso aconteceu na comunidade Tucunzal, na zona rural de Nossa Senhora de Nazaré, interior do Piauí. 

Ao A10+ o sargento Luciano Ibiapina, da Polícia Militar de Nossa Senhora de Nazaré informou que  o corpo foi encontrado com uma lesão na cabeça feita por um objeto contundente e com vários sinais de agressão. 

Idoso é encontrado morto em casa no interior do Piauí Reprodução

Fonte: Portal A10+

Henrique Júnior recebe nesta quarta (13) em Timon Weverton , Roberto Rocha e Josimar

Tudo pronto para o pré-candidato a deputado federal pelo PL, Henrique Junior,  receber nesta quarta-feira (13) em Timon algumas das mais importantes lideranças políticas de oposição do estado do Maranhão.

Em evento que reunirá aliados da cidade no lançamento de sua pré-candidatura de deputado federal, Henrique Júnior, recebe na noite de hoje nada menos que o senador e pré-candidato a governador do PDT Weverton Rocha, o senador e pré-candidato a reeleição Roberto Rocha, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, a pré-candidata a deputada estadual Janaína Ramos, além do deputado estadual e pré-candidato a vice-governador Helio Soares.

O ato político está previsto para às 18 horas e 30 minutos, no espaço Mega Hall Eventos, no bairro Formosa e está sendo aguardado com expectativa de grande público.

ELIAS LACERDA

Sisu: começa hoje período de matrícula em universidades públicas

Começa nesta quarta-feira (13) termina no dia 18 o período de matrículas dos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. Serão preenchidas 65.932 vagas para mais de 2 mil cursos de graduação, em 73 instituições públicas de ensino superior. A matrícula deve ser feita diretamente na instituição de ensino na qual o estudante se inscreveu e foi aprovado.

O prazo para que os candidatos não selecionados na primeira chamada manifestem interesse na lista de espera também termina no dia 18. A manifestação deve ser feita pela página do Sisu. Para acessá-la, clique aqui.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.  Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.

Para participar do Sisu, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar prova.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas adotadas por cada instituição pública de ensino superior. As  ações incluem a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda aos critérios especificados.

FOTO: © Marcello Casal jr/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

PMT antecipa a primeira parcela do 13° salário de aposentados e pensionistas

Foto:Google Street View

A Prefeitura de Teresina vai antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores aposentados e pensionistas do município, que estava agendado para o dia 15 de julho. O benefício será depositado nesta quinta-feira, dia 14 de julho, nas contas de 4.900 aposentados e 1.258 pensionistas do município.

Com a antecipação do 13° salário, a Prefeitura injeta R$ 9 milhões na economia local, movimentado diversos setores na cidade, como o comércio.

De acordo com Kennedy Glauber, presidente do IPMT, o prefeito Dr. Pessoa está antecipando a primeira parcela do décimo terceiro levando em conta as dificuldades enfrentadas pelos teresinenses nos últimos tempos, principalmente devido aos impactos causados pela pandemia.

“Queremos garantir que os aposentados e pensionistas possam usufruir do seu benefício o quanto antes, além de contribuir com o aquecimento da economia em Teresina”, afirmou.

PMT

Férias escolares aquecem comércio local com venda de produtos para viagem

Férias escolares é sinônimo de viagem com a família e amigos. De olho nisso, o comércio lojista se preparou com um grande sortimento de artigos como roupas de praia, chinelas, bolsas de viagem, dentre outros itens. Segundo o Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas/PI), a expectativa é que a procura por esses produtos aconteça durante todo o mês de julho.

De acordo com Tertulino Passos, presidente do Sindilojas/PI, a venda de artigos para viagem colabora com as vendas no comércio local. “No Centro de Teresina, por exemplo, o consumidor pode encontrar tudo que ele precisa para fazer uma viagem segura com a família sem faltar nenhuma item na sua mala. E, nós lojistas, estamos com a expectativa dessa demanda acontecer durante todo o mês, porque muitas pessoas viajam por diferentes períodos em julho. Muitos já viajaram no início do mês, outros agora no meio e outra parte no final de julho”, disse.

Quem não viaja e fica na cidade aproveita para circular nas ruas do Centro e passear nos shoppings centers, o que acaba incentivando o consumo. Tertulino Passos destaca que essa movimentação de pessoas gera um equilíbrio no comércio neste mês que não possui uma data comemorativa expressiva para o varejo lojista.

“Quem fica na cidade aproveita o tempo livre e a necessidade de entreter as crianças para passear, e isso consequentemente o incentiva o consumo, mesmo que seja para compras de pequenos valores. Atento a isso, as lojas aproveitam a oportunidade para aumentar o sortimento de produtos para as crianças, garantindo diversão e lazer dentro de casa, com bonecas, carros, jogos e outros produtos que estão na lista dos preferidos da garotada”, ressaltou.

Outra considerável demanda de julho ocorre na segunda quinzena do mês, com a compra de material escolar para o segundo semestre. “Quando se aproxima o retorno das aulas, após o dia 20 de julho, já inicia a procura por itens para a renovação do material escolar”, finalizou o gestor.

Sesapi é membro do grupo para redução de mortes no trânsito no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí participou na manhã desta quarta-feira (13) de solenidade no palácio de Karnak para a implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) no estado do Piauí.

Na ocasião, o Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, assinou juntamente da governadora Regina Sousa e outras entidades relacionadas ao trânsito do estado, o Termo de Compromisso a ser celebrado com Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), para o empenho no cumprimento da Resolução Contran nº 870, de 13 de setembro de 2021, e no envio das informações previstas na Resolução Contran nº 808, de 15 de dezembro de 2020, que dispõe sobre o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), de modo a subsidiar a SENATRAN no desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações que visem à melhoria da segurança no trânsito no país.

O objetivo do plano é gerar 160 ações voltadas para reduzir no mínimo à metade o índice nacional de mortos no trânsito por 10.000 (dez mil) veículos e o índice nacional de mortos no trânsito por 100.000 (cem mil) habitantes, ao final do período de 10 (dez) anos.

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, destacou que a Sesapi já trabalha com o programa Vida no trânsito, buscando um trabalho mais educativo para junto da população, além disso ele destaca que as unidades de saúde do estado sempre recebem melhorias para garantir um atendimento de maior qualidade para as vítimas de violência no trânsito.

“É muito importante a participação da Sesapi nesse grupo de implantação do plano dentro do nosso estado. Foram apresentados dados aqui sobre o impacto dos acidentes de trânsito dentro do nosso sistema de saúde e com isso mostramos a importância deste trabalho conjunto entre vários órgãos para que consigamos reduzir a violência no trânsito e o impacto na saúde da nossa população”, disse o Secretário.
A Governadora Regina Sousa destacou a importância da educação no processo de atingir as metas de redução que o plano trará para o estado.

“O Comportamento humano só muda pela educação. Precisamos que esses ensinamentos de educação no trânsito na base da nossa rede educacional. Educando nossa população teremos um trânsito mais seguro e será a principal forma de reduzirmos as taxas de acidente”, explicou a governadora.

SESAPI