Sexta-feira, Junho 26, 2026
24.7 C
Teresina

Palmeiras mostra força e arranca empate com o Atlético na Libertadores

O Palmeiras mostrou força e arrancou um empate heroico de 2 a 2 com o Palmeiras em um jogo muito movimentado, disputado na noite desta quarta-feira (3) no estádio do Mineirão, válido pela ida das quartas de final da Copa Libertadores. A definição do classificado para as semifinais da competição será na próxima semana, quando as equipes voltam a se enfrentar no Allianz Parque, em São Paulo.

Quem avançar entre o Galo e o Verdão terá pela frente o vencedor do confronto envolvendo o Athletico-PR e o Estudiantes (Argentina), que começa a ser disputado na próxima quinta-feira (4) na Arena da Baixada, em Curitiba.

O jogo

O Atlético-MG começou melhor na partida, forçando a marcação no campo do Palmeiras de forma a tentar roubar a bola e criar chances de marcar. Com esta postura, o Galo não demorou a criar oportunidades. Logo aos dois minutos, Zaracho acertou uma bicicleta para defesa do goleiro Weverton.

Cinco minutos depois foi a vez de Hulk finalizar, com uma bomba que acabou indo por cima do gol. Já o Verdão chegou pela primeira vez com perigo aos 10 minutos, em cobrança de falta de Gustavo Scarpa que parou em defesa de Everson.

Porém, o domínio era mesmo do Galo, que empilhou oportunidades com Zaracho (aos 12), Keno (aos 14, aos 16 e aos 25), Hulk (aos 17) e Ademir (com chute na trave aos 31). Apesar do domínio da equipe de Cuca, o Palmeiras chegou a dar um susto nos mineiros, ao colocar a bola no fundo da rede aos 39 minutos com Piquerez. Mas o lance foi anulado pelo juiz com auxílio do VAR (árbitro de vídeo) por causa de posição irregular de Scarpa.

Aos 43 minutos Jair recebeu na área, tentou girar em cima da marcação de Marcos Rocha e acabou sendo derrubado. O árbitro assinalou pênalti, que foi cobrado por Hulk com perfeição. Com este gol o camisa 7 se tornou o maior artilheiro do Atlético-MG na história da competição continental com o total de 12 tentos.

No retorno do intervalo, o Galo mostrou eficiência, pois no primeiro minuto Keno avançou pela ponta esquerda e cruzou rasteiro para o meio da área. O zagueiro Murilo se enrolou e acabou fazendo contra. Porém, o Palmeiras não estava morto, e conseguiu descontar aos 13 minutos. Scarpa acertou o travessão em linda cobrança de falta e Murilo aproveitou o rebote para escorar e marcar, se redimindo da falha anterior.

Com o gol o Verdão se animou e lutou até o final. E o esforço foi premiado aos 46 minutos, quando Scarpa cobrou escanteio na área, Dudu desviou de peixinho e Danilo apenas escorou para o fundo do gol para arrancar um empate muito importante.

Próximos compromissos

Depois da partida decisiva pela Libertadores, o Palmeiras volta a defender a sua liderança do Brasileiro, em jogo contra o Goiás no domingo (7). No mesmo dia o Atlético-MG recebe o Athletico-PR no Mineirão.

FOTO: Pedro Souza/Atlético/Direitos Reservados

AGÊNCIA BRASIL

FMS organiza Dia D da Vitamina A em todas as UBS’s da zona Leste

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, através da regional Leste de Saúde, vai realizar amanhã, 5, de 7h às 11h e de 13h às 16h, o Dia D da Suplementação de Vitamina A. A atividade acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona Leste.

“Crianças de seis meses a 4 anos devem comparecer às unidades básicas para receber a vitamina”, explica a diretora de Atenção Básica da FMS, Nádia Spíndola. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a suplementação profilática de Vitamina A deve fazer parte de um conjunto de estratégias e associada à diversificação da dieta.

A deficiência desta vitamina pode causar problemas oculares, como a diminuição da sensibilidade à luz levando até a cegueira parcial ou total. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído pelo Ministério da Saúde com o objetivo de controlar a deficiência nutricional e contribuir para a redução da mortalidade infantil.

“Piauí, a Comédia – 30 Anos de Humor” Dirceu Andrade completa 30 anos de humor

Completando 30 anos de muito humor, o artista piauiense Dirceu Andrade quer presentear seu público. E, para isso, traz aos palcos piauienses o seu mais novo show: “Piauí, a Comédia – 30 anos de humor com Dirceu Andrade”.

O projeto “Dirceu Andrade – 30 Anos de Humor”, foi aprovado no SIEC – Sistema de Incentivo Estadual à Cultura / 2022 na Secretaria de Estado da Cultura – SECULT / Governo do Estado do Piauí e conta com patrocínio da Equatorial Energia / Piauí e será apresentado em duas cidades do nosso estado. O ingresso ao show será gratuito, mas solicitamos como contribuição solidária, um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições sem fins lucrativos em cada cidade. (APAE PARNAÍBA E APAE CAMPO LARGO DO PIAUÍ.)

Dirceu Andrade apresenta ao público os seus mais novos personagens da política piauiense, as personalidades mais hilárias da high society tupiniquim, e tudo isso com muita piada e bom humor. Com textos inéditos dos humoristas Dirceu Andrade, João Pinheiro Neto e Airton Oliveira e também rememorando o melhor de seus diversos shows destes 30 anos de humor, o show “Piauí, a Comédia – 30 anos de humor com Dirceu Andrade”, promete ser um dos melhores shows de humor dos últimos anos. Até porque, o público piauiense merece esse presente.

• Em Campo Largo do Piauí – PI, no dia 20 de agosto, sábado as 20h, no Balneário Açude das Piranhas.

• Em Parnaíba – PI no dia 26 de agosto, sexta-feira as 19h30, no SESC Beira Rio. Projeto: “Dirceu Andrade – 30 Anos de Humor”, aprovado no SIEC – Sistema de Incentivo Estadual à Cultura / 2022 na Secretaria de Estado da Cultura – SECULT / Governo do Estado do Piauí e conta com patrocínio da Equatorial Energia / Piauí; Apoio Cultural: TH Vídeo, APAE Parnaíba-PI, SEMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania / Prefeitura Municipal de Campo Largo do Piauí e APAE Campo Largo do Piauí.

Produção: José Luís e Claudinele Andrade.

Mais Informações: 86 98119-5656.

@cultura.pi @equatorial.pi @apaeparnaiba @thvideooficial @jlsenaandrade @prefeituradecampolargodopiaui @governodopiaui @dirceuandrad

“Piauí, a Comédia – 30 Anos de Humor” Dirceu Andrade completa 30 anos de humor

Completando 30 anos de muito humor, o artista piauiense Dirceu Andrade quer presentear seu público. E, para isso, traz aos palcos piauienses o seu mais novo show: “Piauí, a Comédia – 30 anos de humor com Dirceu Andrade”.

O projeto “Dirceu Andrade – 30 Anos de Humor”, foi aprovado no SIEC – Sistema de Incentivo Estadual à Cultura / 2022 na Secretaria de Estado da Cultura – SECULT / Governo do Estado do Piauí e conta com patrocínio da Equatorial Energia / Piauí e será apresentado em duas cidades do nosso estado. O ingresso ao show será gratuito, mas solicitamos como contribuição solidária, um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições sem fins lucrativos em cada cidade. (APAE PARNAÍBA E APAE CAMPO LARGO DO PIAUÍ.)

Dirceu Andrade apresenta ao público os seus mais novos personagens da política piauiense, as personalidades mais hilárias da high society tupiniquim, e tudo isso com muita piada e bom humor. Com textos inéditos dos humoristas Dirceu Andrade, João Pinheiro Neto e Airton Oliveira e também rememorando o melhor de seus diversos shows destes 30 anos de humor, o show “Piauí, a Comédia – 30 anos de humor com Dirceu Andrade”, promete ser um dos melhores shows de humor dos últimos anos. Até porque, o público piauiense merece esse presente.

• Em Campo Largo do Piauí – PI, no dia 20 de agosto, sábado as 20h, no Balneário Açude das Piranhas.

• Em Parnaíba – PI no dia 26 de agosto, sexta-feira as 19h30, no SESC Beira Rio. Projeto: “Dirceu Andrade – 30 Anos de Humor”, aprovado no SIEC – Sistema de Incentivo Estadual à Cultura / 2022 na Secretaria de Estado da Cultura – SECULT / Governo do Estado do Piauí e conta com patrocínio da Equatorial Energia / Piauí; Apoio Cultural: TH Vídeo, APAE Parnaíba-PI, SEMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania / Prefeitura Municipal de Campo Largo do Piauí e APAE Campo Largo do Piauí.

Produção: José Luís e Claudinele Andrade.

Mais Informações: 86 98119-5656.

@cultura.pi @equatorial.pi @apaeparnaiba @thvideooficial @jlsenaandrade @prefeituradecampolargodopiaui @governodopiaui @dirceuandrad

Operação da PF investiga fraudes no auxílio emergencial na Bahia

A Polícia Federal deflagrou hoje (3) uma operação de combate a fraudes ao auxílio emergencial, valor pago pelo governo federal à população carente em função da pandemia de covid-19. 

A Operação Parcela Feira de Santana também contou com o apoio do Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, da Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas da União.

”Os objetivos da atuação conjunta e estratégica são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de associações criminosas que atuam causando prejuízos ao programa assistencial e, por consequência, atingindo a parcela da população que necessita desses valores. Policiais do Posto da Polícia Federal em Feira de Santana (BA) cumprem as medidas judiciais de busca e apreensão, afastamento de sigilo bancário e sequestro de bens, perfazendo um total de R$ 50 mil bloqueados por determinação judicial”, destacou a PF.

Os fatos estão sendo apurados em inquérito policial, que teve início em 2021, com base em trabalhos de análise e inteligência realizados por equipe especializada da Polícia Federal, a partir de processos de contestação abertos na Caixa. 

Segundo a PF, no aplicativo Caixa Tem, 16 contas do auxílio emergencial foram fraudadas, com os valores depositados sendo transferidos imediatamente para pagamentos de boletos bancários emitidos em nome de terceiros, o que resultou em prejuízo inicial de R$ 9.6 mil.

A expectativa das autoridades é de que o montante exato do desvio, bem como a eventual participação de outras pessoas, seja apurado ao longo das investigações. Os autores das fraudes responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, com pena de dois a oito anos de reclusão.

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Caso Raimundo Siqueira: terceiro suspeito pela morte de advogado é preso pela polícia

Caso Raimundo Siqueira: advogado sumiu em abril deste ano Reprodução

Um dos suspeitos de participação no assassinato do advogado Raimundo José Costa Siqueira foi preso nesta quarta-feira (03), na cidade de Timon, no Maranhão. Raimundo José desapareceu no dia 06 de abril deste ano e o corpo da vítima foi encontrado 17 dias depois. É o terceiro suspeito preso pela morte do advogado. 

De acordo com a polícia, o suspeito, que não teve seu nome revelado, foi preso em flagrante por uso de documento falso e contra ele existiam ainda dois mandados de prisão em aberto.

O primeiro mandado, segundo a polícia, seria  por uma de tentativa de homicídio contra um policial rodoviário federal em 2014. O segundo mandado seria em relação ao homicídio qualificado praticado contra o advogado Raimundo José em abril de 2022.

Segundo a Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí (FTSP), investigações apontam o homem preso como um dos responsáveis pela execução do crime e ocultação do corpo de Raimundo José.

A prisão foi realizada pela Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí (FTSP/PHB/PI) e a Delegacia de Polícia Civil de Luís Correia/PI, com apoio da Polícia Penal do Maranhão e da Divisão de Apoio à Investigação do Centro Integrado de Operações de Fronteira da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DAI/CIOF/SEOPI/MJPS).

Entenda o caso

O advogado Raimundo José Costa Siqueira, de 41 anos, desapareceu no dia 6 de abril. Seu carro foi encontrado incendiado na zona rural de Luís Correia, na divisa do Piauí e Ceará. Após 17 dias (23/04), seu corpo foi encontrado em uma praia do município de Humberto de Campos, no Maranhão.

Dois dos suspeitos de participar da morte de advogado foram presos em julho Reprodução

No dia 20 de julho, a Polícia Civil do Piauí prendeu dois suspeitos de participação na morte do advogado. Ao A10+, o delegado Tales Gomes, coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) informou que a dupla foi localizada em Peritoró-MA com armas, um carro e dinheiro. Eles foram identificados como Fábio Roberto Ruiz e Erasmo de Morais Furtado. 

Fonte: Portal A10+

Sesapi investiga casos suspeitos da varíola dos macacos e alerta sobre cuidados para evitar o contágio

Reprodução/OMS

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está investigando seis casos suspeitos de Monkeypox( varíola dos macacos) no Piauí. No Brasil os casos confirmados passam de mil. Preocupada com o avanço da doença no país a Sesapi alerta à população piauiense sobre os cuidados para evitar o contágio.

“Até o momento não temos casos confirmados no Piauí, mas estamos investigando seis suspeitos. No entanto, não devemos baixar a guarda, pois a doença já está com mais de mil casos confirmados no país e nossa população deve se manter atenta aos cuidados para a prevenção da Monkeypox ”, disse Herlon Guimarães, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.

A principal característica da monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza. A transmissão pode acontecer de forma direta e indireta por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio esperma, sangue e utensílios contaminados.

“A higiene pessoal é extremamente importante na prevenção da Monkeypox , a utilização de máscaras e a lavagem das mãos também ajudam a evitar o contato direto com a varíola dos macacos. O vírus também pode ser adquirido a partir do contato com objetos, por exemplo, roupas de cama; toalhas de banho; onde essas pessoas [contaminadas] deitam, sentam, encostam; nos utensílios domésticos, por isso os cuidados na limpeza desses materiais também é de suma necessidade”, explica o superintende.

Para aqueles que apresentarem os sintomas da doença, a Sesapi conta com núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados.

“A vigilância e identificação dos casos são essenciais para cortar o ciclo de transmissão da doença. Por isso a Sesapi alerta que qualquer pessoa, que esteja com estes sintomas, que procure uma unidade de saúde, de seu município, para que as equipes de vigilância possam está fazendo a retirada dos materiais para analises. Nossos núcleos de vigilância estão atentos 24 horas e atentos aos casos que possam está dando entrada em nossos hospitais”, disse Herlon Guimarães.

Para indivíduos com Monkeypox, as precauções de isolamento, seja em estabelecimentos de saúde ou no domicílio, devem ser mantidas até que todas as lesões tenham sido resolvidas e uma nova camada de pele tenha se formado. As orientações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde é que estes pacientes fiquem em isolados por pelo menos 21 dias.

IBGE: termina hoje prazo de inscrição em concurso de recenseador

As inscrições para o concurso complementar que selecionará 15 mil recenseadores se encerram hoje (3). O objetivo deste novo processo seletivo é contratar profissionais para vagas não preenchidas em vários municípios brasileiros.

A inscrição está sendo feita presencialmente, até as 17h, nos postos do IBGE, listados no anexo I do edital do concurso. A seleção será feita por meio da análise de títulos acadêmicos, conforme previsto no edital.

Os recenseadores são os profissionais que estão visitando domicílios para as entrevistas do Censo 2022, que começou nesta segunda-feira (1º). O trabalho é temporário e tem duração prevista de três meses, prazo que pode ser prorrogado caso haja necessidade.

A carga horária mínima semanal é de 25 horas. A remuneração é variável, de acordo com a produção do profissional, calculada por setor censitário, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias /Direitos Reservados

AGÊNCIA BRASIL

Benefício para caminhoneiros começa a ser pago em 9 de agosto

A partir da próxima terça-feira (9) começam a ser pagos os benefícios emergenciais concedidos a caminhoneiros. A portaria interministerial que regulamenta a medida voltada a “transportadores autônomos de carga” foi publicada em edição especial do Diário Oficial da União na noite desta terça-feira (2).

O prazo para pagamento do benefício vai até 31 de dezembro de 2022, e será pago em seis parcelas mensais no valor de R$ 1 mil, “observado o limite global de recursos de R$ 5,4 bilhões”, conforme informa o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), que é o órgão gestor do benefício.

O auxílio tem por objetivo ajudar os transportadores autônomos de carga a enfrentar o estado de emergência que decorre da alta do preço de combustíveis e derivados.

Segundo o MTP, têm direito a receber o Benefício Caminhoneiro-TAC os transportadores de carga autônomos com CPF válido e cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) até 31 de maio de 2022, na situação de Ativo”, entre outras exigências.

No dia 9 de agosto serão pagas a primeira e a segunda parcelas, referentes aos meses de julho e agosto. “Para os próximos lotes de pagamento, o Ministério de Infraestrutura, por meio da ANTT, encaminhará mensalmente ao MTP a relação dos transportadores autônomos de cargas que estiverem na situação ativo no RNTR-C”, acrescenta o ministério.

O terceiro lote deverá estar disponível em 24 de setembro; e as demais parcelas, nos dias 22 de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro.

Aqueles que estiverem com situação cadastral pendente ou suspensa podem regularizar o registro na ANTT para se habilitarem.

O Ministério do Trabalho ressalta que o benefício não é cumulativo com o Benefício Taxista e será pago apenas um por CPF, independentemente se o beneficiário tiver mais de um veículo cadastrado.

“Será designada uma instituição bancária federal registrada para efetivar o pagamento que será feito em conta digital. Os valores não movimentados no prazo de 90 dias, contados da data de depósito, retornarão para a União”, acrescenta.

Foto: (Thomaz Silva/Agência Brasil)

AGÊNCIA BRASIL

Lula desembarca no Aeroporto de Teresina e é recebido por Rafael e W. Dias

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Aeroporto de Teresina por volta das 11h50 da manhã desta quarta-feira (03/08) e foi recepcionado pelos maiores líderes políticos do estado.

Lula participará de um mega evento do partido que será realizado na Avenida Presidente Kennedy, Zona Leste de Teresina, na tarde dessa quarta. A expectativa é que quase 50 mil pessoas participem do evento.

Acompanhado da mulher Rosângela Silva, Janja, Lula foi recepcionado pela governadora Regina Sousa (PT), o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), os candidatos Rafael Fonteles (PT) e Wellington Dias (PT), o senador Marcelo Castro (MDB), o presidente do PT estadual João de Deus e Themístocles Filho (MDB).

 A segurança ao redor do local foi reforçada com agentes da Polícia Federal, Polícia Militar do Estado, Corpo de Bombeiros e Strans.

Confira as imagens da chegada do presidenciável:

Foto: ascom WD

FONTE: 180