Sexta-feira, Junho 26, 2026
24.7 C
Teresina

Esquadrilha da Fumaça fará apresentação aérea durante a programação dos 170 anos de Teresina

Os detalhes da performance aérea foram acertados, nesta quarta-feira (03), durante reunião no Palácio da Cidade Fotos: Rômulo Piauilino / SEMCOM

Atendendo uma solicitação da Prefeitura de Teresina, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação, no próximo dia 26 de agosto. A exibição do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), integra o cronograma de atividades de celebração do aniversário da capital.

Os detalhes da performance aérea foram acertados, nesta quarta-feira (03), durante reunião no Palácio da Cidade entre o prefeito Dr. Pessoa e sua equipe com o major Alfonso Bittencourt, piloto número quatro da Esquadrilha da Fumaça e chefe da Seção de Comunicação Social do Esquadrão.

“Fizemos essa solicitação e a Esquadrilha da Fumaça, esses heróis da Força Aérea Brasileira, virá a nossa cidade para essa belíssima demonstração. Eles são a elite das Forças Armadas e todos nós teresinenses ficamos felizes em saber que estarão em nossa cidade”, afirmou Dr. Pessoa.

Durante a reunião, foram discutidas várias questões relacionadas a logística para a apresentação aérea, principalmente sobre o local e planos de segurança para o público e as tripulações das aeronaves. A última exibição da Esquadrilha da Fumaça na capital piauiense foi em 2012.

“Esse será um circuito do Esquadrão de Demonstração Aérea em alusão ao bicentenário da Independência do Brasil e as comemorações dos 170 anos de Teresina. Temos uma grande expectativa, porque temos uma história com essa cidade e isso nos orgulha muito”, disse o major Bittencourt.

Inaugurações

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Teresina também fará a entrega de diversas obras e novos equipamentos públicos à população. A programação completa do aniversário da cidade será divulgada na próxima segunda-feira (8), durante evento, às 19h no Parque da Cidadania.

“Serão muitas obras. Somos uma administração focada em resultados, focados nas questões sociais. Encontramos quase todas as obras paradas, para destravar e dar continuidade demoramos quase um ano por conta de questões burocráticas, mas conseguimos concluí-las”, finalizou o prefeito.

Fotos: Rômulo Piauilino / SEMCOM

Prefeitura de Teresina e Banco do Brasil firmam contrato para operação de crédito de R$ 500 milhões nesta quinta (4)

Prefeitura de Teresina assinará contrato de operação de crédito que dispõe o limite de R$ 500 milhões junto ao Banco do Brasil, nesta quinta-feira (4). Foto ( Ascom/Semplan)

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Executiva de Captação de Recursos e Monitoramento, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), fará a assinatura do contrato de operação de crédito que dispõe o limite de R$ 500 milhões junto ao Banco do Brasil, nesta quinta-feira (4), no salão nobre do Palácio da Cidade, às 10h.

Os recursos serão investidos nas áreas de infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana, habitação e outras áreas prioritárias.

A assinatura será feita pelo prefeito Dr. Pessoa, e a reunião contará com a presença de secretários, superintendentes do município e representantes do Banco do Brasil. Os projetos estão voltados, em sua maioria, para demandas estruturais da cidade, bem como demandas das superintendências administrativas de todas as zonas (SAADs).

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, já havia assinado no dia 22 de julho, o protocolo de intenção que firmou o interesse de viabilizar a operação de crédito para investimentos juntamente com o Banco do Brasil. Esta operação trará maior agilidade para obras e ações executadas pela Prefeitura de Teresina.

Deputado Franzé quer polo turístico do Poti Velho

O deputado estadual Franzé Silva (PT) quer gerar renda e emprego para trabalhadores do Polo Cerâmico

O deputado estadual Franzé Silva (PT) organizou e coordenou reunião, nessa segunda-feira (1º), com artesãos e ceramistas do Polo Cerâmico do bairro Poti Velho, zona norte de Teresina, para tratar sobre a articulação de ações de aproveitamento do potencial turístico, gastronômico e comercial naquela região.

Os principais pontos abordados no encontro foram a questão da necessidade de reforço na parte da segurança pública e iluminação na região. O Polo Cerâmico do Poti Velho tem 51 unidades de produção e comercialização. Atuam naquela na produção ceramista naquela área cerca de 280 famílias.

“Queremos transformar essa região em um polo turístico, gastronômico, comercial e musical permanente, aumentando a produtividade dos ceramistas, garantindo meios para comercialização dos produtos, gerando renda e emprego para os trabalhadores e, consequentemente, riqueza para a comunidade”, explica Franzé.

O deputado sugeriu parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para orientar os artesãos e ceramistas sobre as atividades por eles desenvolvidas voltadas à comercialização. A artesã Raimundinha do Poti observa que “um dos nossos maiores sonhos é transformar essa região em um corredor turístico”.

“Conseguimos diversificar os produtos e alcançamos um maior potencial de produção e comercialização. É um dos nossos maiores sonhos transformar esse corredor em um verdadeiro corredor turístico”, ressalta Raimundinha. A reunião contou com o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes.

“O Poti Velho é um dos maiores e mais antigos bairros de Teresina, tudo começou aqui e essa região merece atenção do poder público em todas as áreas, sobretudo na segurança pública. O Comando geral da PM, apoiado pela governadora Regina Sousa, está de portas abertas, interagindo com a comunidade”, destaca o coronel.

Scheiwann autorizou a intensificação do policiamento e está articulando junto à Prefeitura a possibilidade de posto fixo da Guarda Civil no bairro. A reunião contou com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Teresina, Edimilson Ferreira, e o superintendente da Equatorial Piauí, Arquelau Amorim.

Rede Feminina de Combate ao Câncer lança Festival Amigo da Casa e Mc Dia Feliz

Com essas ações, a entidade visa alcançar e sensibilizar mais pessoas a contribuir com essa causa social em prol dos pacientes oncológicos

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) lançou oficialmente, nessa terça-feira, dia 02, a primeira edição do Festival Amigo da Casa, que para este ano traz como tema “Culinária” e a campanha Mc Dia Feliz 2022. O objetivo dessas ações é sensibilizar a população quanto à atuação da Rede Feminina em prol da luta contra o câncer à medida que promove assistência básica aos pacientes oncológicos e seus familiares. Na primeira edição do Festival, três influenciadores ligados à área de gastronomia participarão de uma competição nas redes sociais da RFCC-PI. Os três perfis (Pra Onde Vamos Hj, Comidas e Lugares Teresina e Thiciany Rodrigues) terão a missão de preparar um prato à sua escolha na cozinha da Casa de Maria — que abriga pacientes e seus familiares de forma gratuita.

A dinâmica da competição visa atrair pessoas para acompanhar e apoiar os trabalhos filantrópicos da Rede Feminina e se dará da seguinte forma: a cada semana (totalizando três semanas) um dos participantes terá a foto do prato que preparou postado nas redes sociais da RFCC-PI. Os comentários e curtidas serão contabilizados e o perfil que tiver maior registros será o vencedor do Festival, conquistando a posição de primeiro lugar e sendo premiado com um troféu preparado especialmente para o Festival, além de roupas do LadoCoração (loja própria da Rede Feminina, que visa levantar fundos para custear as despesas da Instituição). Os demais participantes ocuparão a 2ª e 3ª colocação. Mais do que prêmios, a proposta do evento é convidar a população para apoiar as ações que são desenvolvidas.

Lenora Campelo, voluntária da RFCC-PI, salienta que “cada um que conhece nosso trabalho precisa engajá-lo por meio dessa iniciativa. Com esta ação vamos levar à população a importância de ser amigos dessa luta diária em prol da vida. Os três convidados para esta competição do bem serão os representantes da nossa sociedade, já que participarão diretamente da iniciativa. Contudo, nosso convite é para que cada vez mais pessoas conheçam e apoiem nosso trabalho, sendo amigos da vida, do amor e do cuidado ao outro. Esse é nosso propósito”, afirma.

É a primeira vez da influenciadora Taynnan Galdência, responsável por administrar a conta no Instagram Pra Onde Vamos Hoje, realizando ações sociais em parceria com a Rede Feminina. “É muito gratificante e significa muito para mim, porque me sinto parte de um projeto maior. É uma causa que sempre achei que valeria a pena. Sou muito agradecida. Vai despertar nos meus seguidores essa vontade ser voluntário, ajudar e colocar como foco essa causa”, destaca.

RFCC-PI também lança campanha Mc Dia Feliz 2022

Na cerimônia, a Rede Feminina também realizou o lançamento oficial da campanha Mc Dia Feliz 2022, que é uma das principais iniciativas de arrecadação do país em prol de crianças e adolescentes. A programação desta edição acontece no dia 27 de agosto. Neste ano, a ação beneficiará mais de 60 projetos de mais de 50 instituições que atuam na oncologia pediátrica no Brasil, de norte a sul do país. A RFCC-PI, em Teresina, é uma das instituições apoiadas pela campanha, que chega em sua 34ª edição. Com os recursos da ação, a Instituição a visa a manutenção de dois projetos fundamentais: Data Manager e o Diagnóstico Precoce.
Durante o evento, foi anunciada a Mc Amiga desta edição, que tem como propósito compartilhar os trabalhos da RFCC-PI e, na mesma medida, convidar as pessoas a fazerem parte dessa corrente do bem ao comprarem tíquetes que são revertidos em recursos importantes para o trabalho desenvolvido junto aos pacientes oncológicos. A psicóloga Amanda Veras é a Mc Amiga deste ano e soma força a causa. “Costumo dizer que para abraçar uma missão é preciso que algo muito importante esteja envolvido: o coração. Me senti muito feliz e honrada em poder contribuir com a entidade, famílias e vidas que são assistidas”, externa.

Os interessados em contribuir efetivamente nesta luta podem visitar o site www.redefemininapi.org.br ou Instagram @redefemininapi

Sejus deflagra operação e faz remoção de presos no sistema prisional do Piauí

Sejus deflagra operação e faz remoção de presos no sistema prisional do Piauí Thanandro Fabrício/Sejus

A Secretaria de Justiça do Piauí deflagrou, nesta terça-feira (2), a Operação Translatio. Com a presença de Policiais Penais e, ainda, a colaboração de grupos da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, a Sejus realizou a remoção de presos de unidades penais de Teresina e Altos.

As equipes de Policiais Penais da Diretoria de Inteligência (Dinp), do Grupo Tático Prisional (GTP), do Comando de Operações Prisionais (COP) e da Diretoria de Administração Penitenciária (Duap) participaram da execução da ação nas unidades penais. 

Estiveram no suporte também policiais militares do grupamento Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap), que é vinculado à Sejus, da Assistência Militar, do Bope, da Rone, membros da Força Estadual Integrada de Segurança Pública e policiais rodoviários federais.

O objetivo da operação foi combater as organizações criminosas. Os policiais realizaram vistorias na Cadeia Pública de Altos, na Casa de Detenção de Altos e na Penitenciária Irmão Guido e a remoção interna de presos com o intuito de garantir a manutenção da ordem no sistema prisional piauiense na região da Grande Teresina.

O objetivo da operação foi combater as organizações criminosas Reprodução

Fonte: Portal A10+

Foram confirmados 786 casos de covid-19 e 02 óbitos pela doença, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Nesta terça-feira (02), foram confirmados 786 casos de covid-19 e 02 óbitos pela doença, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Do total de casos confirmados, 462 casos são de mulheres e 324 são homens, com idades que variam de 07 a 97 anos.

Os óbitos registrados são de uma mulher de Teresina (71 anos) e um homem de Esperantina ( 84 anos).

No estado, os casos confirmados somam 388.436 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 7.896 casos e foram registrados em 224 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 136 estão ocupados, sendo 85 leitos clínicos, 49 UTI’s e 02 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 27.019 até o dia dois de agosto de 2022.

A Sesapi estima que 380.404 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Atlético-MG e Palmeiras começam a decidir futuro na Libertadores

No ano passado, Atlético-MG e Palmeiras disputaram um lugar na final da Libertadores. Nesta quarta-feira (3), Galo e Verdão começam a decidir, novamente, uma classificação no principal torneio de clubes do continente: desta vez disputa as semifinais. A bola rola para o primeiro duelo entre alvinegros e alviverdes a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O jogo será transmitido ao vivo na Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz, reportagem e plantão de notícias com Bruno Mendes.  

Em 2021, os paulistas levaram a melhor. Na partida de ida, no Allianz Parque, as equipes empataram sem gols. Na de volta, no Mineirão, nova igualdade, agora por 1 a 1, com gols dos atacantes Eduardo Vargas para o Atlético e Dudu a favor do Palmeiras. O critério do gol fora de casa (que não consta no regulamento deste ano) decidiu a classificação do Verdão, que ainda conquistaria o terceiro título sul-americano, sendo o segundo consecutivo, ao ganhar do Flamengo na decisão, em Montevidéu (Uruguai).

O cenário do confronto deste ano é diferente do ano passado. Em 2021, além de ter a melhor campanha daquela Libertadores, o Atlético liderava o Brasileirão (o Palmeiras estava em segundo) e também vinha forte na Copa do Brasil (onde o Verdão caiu na terceira fase, para o CRB). Os mineiros, inclusive, venceram os dois torneios. Desta vez, é o time paulista que encabeça a tabela do campeonato nacional (o Galo é o sétimo) e chega ao duelo como melhor time do torneio sul-americano, com 100% de aproveitamento após oito partidas.

Técnico que levou o Atlético aos títulos brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, Cuca foi recontratado após a demissão de Antonio “El Turco” Mohamed, mas a reestreia foi amarga: derrota por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, no último domingo (31), pela 20ª rodada do campeonato nacional. Para complicar, o lateral Guilherme Arana saiu de campo reclamando de dores na coxa e virou dúvida – Dodô é opção. O volante Allan, que ainda cumpre suspensão pela expulsão no empate por 1 a 1 com o Emelec, em Guayaquil (Equador), no primeiro jogo do confronto das oitavas de final, está fora e deve dar a lugar a Otávio.

No reencontro de Cuca com a torcida no Mineirão, o Galo deve ir a campo com: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guga (Guilherme Arana); Otávio, Jair e Nacho Fernández; Ademir, Keno e Hulk.

No Palmeiras, o técnico Abel Ferreira ainda não sabe se poderá contar com Rony, que está recuperado de uma lesão na coxa, mas sem ritmo de jogo. Na vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, no sábado passado (30), na Arena Castelão, em Fortaleza, pelo Brasileiro, José López foi escolhido como substituto do atacante. Na ocasião, o treinador português escalou o Verdão com força máxima.

A provável formação alviverde terá Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Dudu e José López.

FOTO: Cesar Greco/Palmeiras/Direitos Reservados

AGÊNCIA BRASIL

Copom define hoje a taxa básica de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), define hoje (3), em Brasília, a taxa básica de juros, a Selic. Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a Selic deverá passar de 13,25% para 13,75% ao ano, com alta de 0,5 ponto percentual. Os analistas de mercado esperam que a taxa permaneça nesse nível até o fim do ano.

Na ata da última reunião, os membros do Copom indicaram que pretendiam aumentar mais uma vez a  Selic em 0,5 ou 0,25 ponto percentual, mas deixaram aberta a possibilidade de promover novas altas caso a inflação persista.

Até maio, os comunicados do BC indicavam que a autoridade monetária pretendia encerrar o ciclo de elevações em junho. No entanto, as altas além do previsto – promovidas pelo Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos) e do Banco Central Europeu – adicionaram pressão sobre os juros brasileiros.

Depois de altas nos últimos meses, as estimativas de inflação têm caído. A última edição do boletim Focus reduziu a previsão de inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 7,30% para 7,15% neste ano. Em junho, as projeções para o IPCA chegaram a 9%.

Embora a gasolina e a energia elétrica tenham ficado mais baratas nos últimos meses, a guerra entre Rússia e Ucrânia continua impactando os preços do diesel, de fertilizantes e de outras mercadorias importadas. Além disso, a instabilidade na economia norte-americana, que enfrenta a maior inflação nos últimos 41 anos, provoca forte volatilidade na cotação do dólar em todo o planeta.

Para 2022, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2% e o superior, 5%. Os analistas consideram que o teto da meta será estourado pelo segundo ano consecutivo.

Taxa Selic

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. Ela é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle.

Entretanto, as taxas de juros do crédito não variam na mesma proporção da Selic, pois a Selic é apenas uma parte do custo do crédito. Os bancos também consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Copom

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do comitê, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Auxílio Gás será de R$ 110 em agosto, informa Caixa

Cerca de 5,6 milhões de famílias receberão R$ 110 de Auxílio Gás em agosto, anunciou hoje (2) a Caixa Econômica Federal. Até dezembro, o benefício terá o valor dobrado por causa da emenda constitucional que elevou benefícios sociais.

O pagamento ocorrerá de 9 a 22 de agosto, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). As datas são as mesmas datas das parcelas do Auxílio Brasil, que teve o calendário de pagamento deste mês antecipado.

Tradicionalmente, os dois benefícios são pagos nos últimos dez dias úteis do mês, sendo que o Auxílio Gás é bimestral, pago a cada dois meses. Originalmente, a parcela de agosto seria paga entre os dias 18 e 31, mas foi antecipada.

Com a emenda constitucional que elevou benefícios sociais, o Auxílio Gás teve o valor dobrado, equivalendo a 100% do valor médio do botijão de 13 quilos nas parcelas de agosto, outubro e dezembro. Em 2023, o benefício voltará a valer metade do preço médio do botijão.

Cálculo

Para calcular o benefício, a Caixa Econômica Federal baseia-se nas pesquisas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que até o décimo dia útil de cada mês divulga o preço médio dos seis meses anteriores do botijão de 13 quilos de gás liquefeito de petróleo (GLP). Dessa forma, a cada dois meses, o benefício muda de valor.

O Auxílio Gás totalizou R$ 52 em janeiro, R$ 51 em abril e R$ 53 em junho, quando equivalia a 50% do preço médio do botijão. Tradicionalmente, o benefício é pago a cada dois meses, mas a parcela de fevereiro foi antecipada para janeiro.

Duração

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,6 milhões de famílias, até o fim de 2026, com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos a cada dois meses (100% de agosto a dezembro). Para este ano, o Auxílio Gás tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão, mas a verba subiu para R$ 2,95 bilhões com a emenda constitucional.

Só pode fazer parte do programa quem está incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Caixa Tem

O Auxílio Gás é pago com os mesmos cartões e as mesmas senhas do Auxílio Brasil, podendo ser sacado em lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários Caixa Aqui. O benefício também pode ser depositado nas contas poupança digitais, criadas para o pagamento do Auxílio Emergencial em 2020, e movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem.

O beneficiário precisa ficar atento. Caso não saque o Auxílio Gás em 120 dias após a data do pagamento, o dinheiro volta para a conta do governo. Quem tiver dúvidas sobre a situação do benefício pode fazer uma consulta nos aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil ou ligar para a central de atendimento da Caixa, no número 111. Caso tenha dúvidas sobre o cadastro ou sobre o pagamento, o cidadão pode ligar para o Ministério da Cidadania, no telefone 121.

FOTO: Marcello Casal jr/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Deputado volta a falar sobre denúncias no Proaja na tribuna da Alepi

Além do relatório do TCE, o deputado falou também sobre violência e valor de combustíveis.

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (02), o deputado Gustavo Neiva (Progressistas) voltou a usar a tribuna para criticar o Governo do Estado e destacar algumas decisões judiciais que envolvem o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (Proaja) e o uso de recursos dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Ele citou problemas apresentados em relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) que analisou o Proaja. Questões como matrículas de servidores públicos, de menores de 18 anos e incapacidade de entidades foram enumeradas por Gustavo Neiva. Ele defendeu que a suspensão do programa deveria ter sido feita pelo próprio Governo do Estado e não pela Justiça Federal.

Em relação aos precatórios do Fundef, o deputado citou o uso de recursos fora da área da educação que, segundo ele, demonstram uma falta de valorização dos professores. Na mesma área, criticou a situação da infra-estrutura e dos cursos da Universidade Estadual do Piauí.


VIOLÊNCIA E GASOLINA – Além das críticas à gestão da educação, Gustavo Neiva falou que Teresina se tornou, nos últimos anos, uma das capitais mais violentas do Brasil. O parlamentar também apresentou números negativos sobre a geração de emprego e renda. Ele concluiu falando que havia um discurso do Executivo de que a redução de impostos não ia impactar os preços da gasolina e que o consumidor pode sentir uma realidade diferente nos postos piauienses.

ALEPI