Sexta-feira, Junho 26, 2026
26.3 C
Teresina

Abertas as inscrições para mais de 2500 vagas de graduação a distância do CEAD/UFPI

O período de inscrição para participar do processo seletivo do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), que está ofertando mais de 2500 vagas em cursos de graduação na modalidade a distância, tem início hoje (2/8) e segue até o dia 31 de agosto. Para participar, o candidato deverá preencher formulário eletrônico disponível no site da COPESE.

Após preencher o formulário, o candidato deverá efetuar o pagamento da GRU/Cobrança (Guia de Recolhimento da União) em qualquer agência bancária até o dia 01/09/2022. Das 2.550 vagas que estão sendo ofertadas em sete cursos de Licenciatura (Filosofia, Computação, Pedagogia, Letras- Português, Física, Química e Biologia) e três cursos de Bacharelado (Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Turismo), distribuídos em 37 polos nucleados por todo o Piauí, metade é destinada para Ampla Concorrência e os outros 50% para políticas de Ações Afirmativas.

Para a diretora Lívia Nery é emocionante ver o alcance dos cursos do CEAD da UFPI. “Esse alcance é para a inserção daqueles que não tiveram condições de acesso e permanência nas Universidades centrais. O ensino superior à distância chega com a sua competência e missão em diversos municípios com o intuito de formar todos”, afirmou.

As provas (questões objetivas e redação) serão realizadas no dia 09 de outubro e a previsão para início das aulas é no primeiro período letivo de 2023.

Confira mais informações no Edital 13/2022 PSE/CEAD/UFPI.

UFPI

OAB-PI promove o 1º Seminário de Arbitragem do Piauí; inscrições estão abertas

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por meio da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI), promoverá, no dia 5 de agosto, a partir das 9h, o 1º Seminário de Arbitragem do Piauí. O evento será realizado no auditório da Nova ESA-PI e terá como tema o debate sobre o Projeto de Lei de alteração da atual legislação.

Leandro Lages, presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem (CMA) da OAB Piauí, afirma que o evento objetiva estimular a arbitragem no ambiente de negócios do Piauí. “É uma forma de resolução de conflitos ágil e com muita segurança jurídica. Ainda há muito desconhecimento sobre o assunto em nosso Estado e no evento debateremos sobre esses temas”, pontuou.

Alexandre Magalhães, secretário adjunto da Comissão de Direito Societário e um dos organizadores do seminário destaca que o evento contará com a presença de grandes autoridades no assunto. “Convidamos toda a advocacia civilista e empresarialista no sentido de estimular o uso da arbitragem e a utilização da Câmara. A arbitragem é um dos meios mais eficientes na resolução de conflitos, quando as partes desejam sair da tutela do judiciário. Existem muitas vantagens, mas tudo tem que ser estabelecido em uma cláusula arbitral, e é sobre isso que vamos conversar em nosso evento”, destacou o advogado.

As palestras serão conduzidas por: Margarete Coelho, deputada federal e autora do Projeto de Lei; Lio Vicente Bocorny, secretário da Comissão Nacional de Arbitragem do Conselho Federal da OAB; Rômulo Greff Mariani, doutor em Direito pela USP; e Armando Luiz Rovai, doutor em Direito Empresarial pela PUC-SP, árbitro e autor da obra Manual de Arbitragem.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site: www.oabpi.org.br/novaesa/cursos/.

O evento é realizado em parceria com a Comissão de Direito Empresarial, Compliance e Governança Corporativa, e de Mediação, Conciliação e Arbitragem.

OABPI

Alepi retorma sessões com apresentação de projetos e requerimentos

A Assembleia Legislativa realizou sessão plenária nesta terça-feira (2) onde foram lidos projetos e requerimentos de deputado.

Retomando os trabalhos, a Assembleia Legislativa do Estado (ALEPI) realizou sessão plenária nesta terça-feira (02) onde foram lidos os Projetos de Lei e requerimentos apresentados pelos parlamentares. As matérias serão apreciadas pelas comissões técnicas antes de serem votadas pelo Plenário da Casa. 

Os deputados Henrique Pires (MDB) e Francisco Limma (PT) protocolaram projetos de lei na Alepi. O emedebista propondo a proibição de se condicionar a ligação ou alteração da titularidade do serviço de energia elétrica ao pagamento de débito pendente em nome de terceiros. O Projeto de petista dispõe sobre o Programa Estadual de Apoio Técnico-Financeiro às Escolas Família Agrícola (EFAs).

Gessivaldo Isaías (Republicanos) apresentou proposta de entrega de Título de Cidadania a Cíntia Maria do Nascimento Moura, jornalista e nascida em Caxias (MA). Georgiano Neto (MDB) sugeriu o reconhecimento de Utilidade Pública à Federação Piauiense de Basquetebol, argumentando que é necessário reconhecer a prática desse esporte, seja amadora ou profissional. O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) protocolou Lei Complementar que dispõe sobre a organização, divisão e administração do Poder Judiciário. 

REQUERIMENTOS – O deputado Francisco Limma (PT) apresentou uma série de requerimentos solicitando da Prefeitura de Teresina a regularização das linhas de transporte coletivo para os bairros Aroeiras, Vila Nova Conquista e Promorar e a instalação de uma academia pública no bairro Nova Conquista. Ele ainda requereu do Comando Geral da Polícia Militar o reforço policial nos bairros Aroeiras e Nova Conquista, e do Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) a regularização fundiário e emissão de títulos de posso para os moradores dos dois bairro da capital. 

A deputada Teresa Britto (PV) requereu o envio de Voto de Louvor pelos 25 anos de ordenação presbiteral do Padre Osvaldo Rodrigues Cardoso; e a realização de audiência pública para discutir medidas preventivas contra as queimadas no Piauí. A parlamentar se manifestou no Plenário da Casa questionando quais ações estão sendo tomadas pelo Estado para prevenção das queimadas. 

O deputado Gustavo Neiva (PP) requereu que a Secretaria Estadual de Transportes envie à Alepi cópia do processo licitatório referente ao asfaltamento na cidade de Porto Alegre do Piauí, bem como o cronograma das obras e o Termo de Aquiescência e Anuência da Municipalidade para a realização da obra. Em pronunciamento, o parlamentar pediu que o Estado e município entrem em consenso para a realização da obra. 

O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) apresentou requerimento solicitando que o PROCON fiscalize os hospitais privados garantindo a aplicabilidade da Lei que obriga a instalação de cartazes sobre a proibição de solicitação de cheques calção; e requerimento solicitando da Prefeitura de Teresina a realização de obras de drenagem no bairro Santa Maria da Codipe.

Já o deputado Franzé Silva (PT) requereu da Prefeitura de Teresina a pavimentação das ruas do bairro Parque Jacinta; e o deputado Marden Menezes (PP) requereu a realização de sessão solene em homenagem ao dia do Profissional de Educação Física. 

ALEPI

Em 7 meses, PM recupera mais de 1.700 veículos roubados no Piauí; aumento de 32%

Em 7 meses, PM recupera mais de 1.700 veículos roubados no Piauí; aumento de 32% Reprodução

Nos primeiros sete meses de 2022, a Polícia Militar recuperou 1766 veículos roubados no Piauí. Um aumento de 32,48% em relação ao mesmo período em 2021, segundo relatório obtido pela TV Antena 10 e A10+ nesta terça-feira (01). Os veículos, em sua maioria, foram motocicletas. No ano passado foram recuperados 1333 veículos.

De 01 de janeiro a 31 de julho, os militares tiveram mais de 58 mil ocorrências, o maior índice foi registrado no mês de março. No interior do estado foram contabilizadas 9788 ocorrências e na capital, 9346. 

Outro dado que consta no painel é que no Piauí, em sete meses, foram apreendidas 627 armas de fogo. Um aumento de 33% se for comparado ao mesmo período do ano passado.

Dados da Polícia Militar do Piauí mostram os percentuais de ocorrências atendidas em 2022 PMPI

Das ações relacionadas ao tráfico de drogas foram registradas 763 ocorrências, que levaram a recuperação de 910,10 mil toneladas de drogas e ocasionou em 332 prisões ou conduções por tráfico. Entre as substâncias entorpecentes recuperadas estão maconha (89%), crack (6%) e cocaína (2%). A maioria das ocorrências foi registrada no mês de março, na capital, com 143 registros e em junho no interior do estado com 109 ocorrências. Em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 546 ocorrências, houve um aumento de 39,7% nas ocorrências bem sucedidas.

Dados da Polícia Militar do Piauí mostram os percentuais de ocorrências atendidas em 2022 PMPI

Em 2021, a Polícia Militar registrou 2148 prisões ou conduções. No mesmo período deste anos os dados mostram 2997 pessoas, totalizando 39,46% prisões a mais que o ano anterior. Os motivos variam de ameaça (511), furto (325), roubo (293), lesão corporal (280), porte ilegal de armas (244), tráfico de drogas (242), receptação (199) e cumprimento de mandado (158).

A Polícia Militar do Piauí, registrou 2114 TCO´s  confeccionados no local da ocorrência no primeiro septuamestre de 2022, um acréscimo de 24,28% em relação ao do ano ano passado com 1701. Segundo a PMPI a confecção in loco foi possível por conta dos dispositivos Mobile usados em todo o Estado.

Dados da Polícia Militar do Piauí mostram os percentuais de ocorrências atendidas em 2022 PM-PI

Fonte: Portal A10+

Sesapi realiza ação de capacitação para executar campanha de multivacinação 2022

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza nos dias 02 e 03 de agosto o evento de Atualização do Calendário Vacinal para a Campanha de Multivacinação de 2022. O evento é focado para enfermeiros responsáveis pela rede de frio das CRS; coordenadores municipais de imunização e técnicos responsáveis pelo sistema de informação do PNI e tem por objetivos destacar a importância e dar recomendações para a Campanha de Multivacinação de 2022 esclarecer dúvidas dos profissionais sobre a execução das vacinas.

A coordenadora de imunização da Sesapi, Kássia Barros, destaca a importância de ter profissionais capacitados para executar a campanha e ainda de chamar a população para que a campanha atinja níveis positivos de imunização dos piauienses.

“Obviamente tivemos o cenário de pandemia, mas desde 2019 percebemos uma redução das taxas de imunização da população, não somente do Piauí mas de todos os estados brasileiros. Nos não estamos conseguindo atingir os níveis preconizados nas campanhas de imunização, e por isso precisamos desse reforço na execução da campanha, para que possamos atingir ou pelo menos chegar próximo aos 95% de nivel de imunização preconizado na campanha”, destaca a coordenadora de imunização.

Outro ponto de destaque é a campanha de imunização contra a poliomielite, doença que foi erradicada em 1994 no país, mas que devido aos baixos índices de vacinação, corre um risco de retorno.

“Precisamos ter a sensibilidade e reconhecer que não podemos falhar na imunização, a Covid-19 nos mostrou a importância dos imunizante chegarem até a população, precisamos manter a mesma mentalidade de importância de vacinação para os outros imunizantes também. São uma forma de prevenção das doenças ou de seus casos graves, trazendo assim segurança para a saúde da população”, disse o superintendente de atenção primaria à saúde e municípios, Herlon Guimarães.

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior destaca a importância da cooperação da população para que as campanhas de imunização cheguem a níveis positivos de imunização da população.

“Nos estamos capacitando nossos profissionais para que eles tenham a melhor forma de atender e executar a campanha de imunização nos piauienses, por isso pedimos a todos, que no momento que as vacinas estejam disponíveis nos seus municípios, observem se você pode receber o imunizante. Com as vacinas aumentamos nossa segurança é trazemos mais saúde para todos”, diz o secretario Neris Júnior.

SESAPI

EM VISITA ÀS OBRAS DO VIADUTO DO MERCADO DO PEIXE, ELMANO FÉRRER ANUNCIA QUE O PROJETO ENTRA NA RETA FINAL DE EXECUÇÃO

Após visita nesta terça-feira (02) às obras do viaduto do Mercado do Peixe, o senador Elmano Férrer (Progressistas/PI) anuncia que o projeto entrou na reta final de execução. “A parte do viaduto já está concluída e, nesta semana, iniciamos o asfaltamento das pistas laterais, que seguem da Avenida dos Expedicionários para o bairro do Dirceu e vice-versa. O restante do projeto será finalizado em setembro”, avisa o parlamentar, que está à frente do projeto, executado pelo DNIT.
Segundo ele, a etapa seguinte de execução é o asfaltamento das pistas de acesso para quem sobe e desce o viaduto, que começa na próxima semana. Elmano Férrrer destaca que as intervenções viárias vão desafogar o trânsito na região, por onde passam cerca de 40 mil veículos por dia. “Com a conclusão deste projeto, o maior fluxo de veículos vai passar por cima do viaduto, em uma pista livre na BR-343, sem cruzamentos. Assim, vamos garantir maior fluidez no trânsito e diminuir os riscos de acidentes no local”, explica o parlamentar.
Rebaixamento da João XXIII
O viaduto do Mercado do Peixe faz parte do Contorno Rodoviário de Teresina, o maior projeto de mobilidade urbana na história da capital. A execução do projeto vai acabar com alguns gargalos no trânsito da cidade e implantar vias mais modernas e seguras. Outra obra do Contorno Rodoviário é o rebaixamento da Avenida João XXIII (BR-343), que prevê o fim do balão da Ladeira do Uruguai, conforme explicou o senador Elmano Férrer, durante visita nesta terça-feira (02).
“O projeto vai acabar com o balão da Ladeira do Uruguai, um dos principais pontos de engarrafamento da capital, e abrir uma trincheira com 780m de comprimento e até 9m de largura, passando por baixo da Avenida Zequinha Freire. Além de melhorar a fluidez no trânsito, a obra vai minimizar os riscos de acidentes na região”, informa Elmano Férrer, que destinou os recursos para a execução da obra.

Assessoria

Corinthians x Flamengo abre quartas da Copa Libertadores nesta terça

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo/Direitos Reservados

O clássico nacional Corinthians x Flamengo abre esta noite a fase de quartas de final da Copa Libertadores. Os donos das duas maiores torcidas do país medem forças a partir das 21h30 (horário de Brasília) na Neo Químca Arena, em São Paulo. O jogo de ida das quartas será transmitido ao vivo na Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Maurício Costa e plantão de notícias com Brunos Mendes.

O Rubro-Negro assegurou presença nas quartas após duas vitórias consecutivas sobre o Tolima (Colômbia), a primeira fora de casa por 1 a 0, e a segunda por 7 a 1 no Maracanã. O técnico Dorival Júnior comandou o último treino do time carioca na manhã de ontem (1º) e logo depois liberou a lista de relacionados para o jogo de hoje (2). A expectativa é que o treinador leve a campo a mesma formação dos últimos confrontos na Copa do Brasil: contra o Atlético-MG e Athletico-PR (oitavas e quartas de final, respectivamente).

As equipes paulista e carioca já estiveram frente a frente este ano pelo Campeonato Brasileiro, e o Timão levou a melhor com vitória por 1 a 0 em casa. Já a última vez que os times se enfrentaram na Libertadores foi há 12 anos, nas oitavas de final. Na ocasião, ainda vigorava o gol qualificado e o Flamengo avançou às quartas, após vitória por 1 a 0 em casa, seguida de derrota por 2 a 1 para o Corinthians em São Paulo. 

Comandado pelo técnico português Vitor Pereira, o Timão garantiu vaga nas quartas após eliminar o Boca Juniors (Argentina) fora de casa nos pênaltis. O treinador deve deixar para definir o elenco pouco antes do início da partida. Já inscritos na competição, podem entrar em campo esta noite os recém-contratados Yuri Alberto (centroavante), Balbuena (zagueiro), Fausto Vera (volante). 

AGÊNCIA BRASIL

PF e Febraban deflagram ação contra quem cede contas para golpistas

Com a ajuda da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Polícia Federal deflagrou hoje (2), em 13 estados e no Distrito Federal, a operação Não Seja um Laranja!  

A finalidade é apreender bens de pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos desviados de golpes e fraudes contra clientes bancários.

Segundo a Febraban, é a primeira vez que é feita uma operação de caráter nacional para coibir esse tipo de crime. A entidade acrescenta que as ações terão continuidade, e que elas decorrem do “Convênio Tentáculos”, um acordo de cooperação técnica assinado em 2017 pelas duas instituições, visando o combate a fraudes bancárias eletrônicas.

Crimes

“Entre as ações criminosas que serão punidas com a lei estão as fraudes através de transações digitais, além de golpes, como o da clonagem do WhatsApp, do falso funcionário de banco (quando o fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário de uma instituição financeira), e os golpes de phishing (quando criminosos tentam obter dados pessoais do usuário através de mensagens e e-mails falsos que o induzem a clicar em links suspeitos)”, explicou a federação.

A legislação brasileira prevê punições para casos de fraudes e golpes cometidos em meios eletrônicos, com penas agravadas para situações como invasão de dispositivo, furto qualificado e estelionato praticados em meio digital, “além de crimes cometidos com o uso de informação fornecida por alguém induzido ao erro pelas redes sociais, contatos telefônicos, mensagem ou e-mail fraudulento”, finalizou, em nota, a Febraban.

Segundo a Polícia Federal, as fraudes bancárias eletrônicas investigadas somam R$ 18,2 milhões. Ao todo, 43 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“Nos últimos anos, a Polícia Federal detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais emprestam suas contas bancárias, mediante pagamento. Este lucro fácil, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos”, explicou a PF.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Central de Regulação de Transportes da FMS realiza mais de 160 mil atendimentos

A Fundação Municipal de Saúde realizou, através da Central de Regulação de Transporte de Teresina-CRT, 163 mil e 881 atendimentos em cinco anos. A CRT foi criada para realizar a transferência interhospitalar de pacientes com mais segurança.

Criada em 2017 a CRT de Teresina tem uma média de 4 mil atendimentos mês que vão desde o transporte de paciente internado em uma unidade de saúde e que precisa ser transferido para outro hospital além do transporte para a realização de exames e consultas externas. Também são atendidos os casos de alta hospitalar, transporte social das UBS, entre outros.

As maiores demandas, nos cinco anos, foram no transporte de transferências de pacientes entre hospitais totalizando 53 mil e 600 transportes seguido de 49 mil e 775 para avaliação clínica e 34 mil 317 pacientes foram levados para fazer exames ou procedimentos em outras unidades.

O serviço funciona 24 horas com sete ambulâncias e dois carros para suporte administrativo. As solicitações são feitas de forma on line pela unidade de saúde onde o paciente se encontra e o atendimento é realizado seguindo os critérios de prioridades da urgência, explica Elizabeth Lima, coordenadora da CRT.

Saúde orienta grávidas sobre prevenção à varíola dos macacos

O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica na qual recomenda o uso de máscaras para mulheres grávidas, lactantes e com bebês recém-nascidos para prevenção contra a varíola dos macacos. O documento, publicado pela pasta na noite de ontem (1º), orienta que esse grupo deve usar preservativos em qualquer tipo de contato sexual – principal meio de transmissão da doença.

“Considerando o rápido aumento do número de casos de MPX [monkeypox] no Brasil e no mundo, associado à transmissão por contato direto e, eventualmente, por via aérea, recomenda-se que as gestantes, puérperas e lactantes: mantenham uso de máscaras, principalmente em ambientes com indivíduos potencialmente contaminados com o vírus; usem preservativo em todos os tipos de relações sexuais (oral, vaginal, anal) uma vez que a transmissão pelo contato íntimo tem sido a mais frequente”, ressalta o documento.

As recomendações da pasta alertam que o quadro clínico de gestantes tem características similares ao de outras pessoas. Entretanto, nesse grupo, a gravidade da doença pode ser maior. Além das grávidas, crianças com menos de 8 anos e imunossuprimidos integram o grupo de risco para a varíola dos macacos. Por isso, segundo o documento, os laboratórios devem priorizar o diagnóstico dessas pessoas, “visto que complicações oculares, encefalite e óbito são mais frequentes”.

Segundo a nota técnica, gestantes, puérperas e lactantes devem se manter afastadas de pessoas que apresentem febre e lesões cutâneas. Em casos de sintomas suspeitos, elas devem procurar ajuda médica. Para pacientes sintomáticos, a recomendação é manter isolamento por 21 dias e monitorar os sinais da doença. Caso persistam, a orientação é repetir o teste.

Nos casos de gestantes com quadro moderado ou grave de varíola dos macacos, o Ministério da Saúde recomenda que elas sejam hospitalizadas, “levando em consideração maior risco”.

Doença

A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.

Uma erupção geralmente se desenvolve de 1 a 3 dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés. Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola. A doença é transmitida para pessoas por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.

FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

AGÊNCIA BRASIL