Dois terços dos atuais deputados da Assembleia Legislativa do Piauí foram reeleitos e devem assumir mandato na 20ª Legislatura, que terá início em fevereiro de 2023. A permanência dos vinte deputados foi definida pelo resultado das eleições realizadas nesse domingo, dia 02 de outubro.
Foram reeleitos: Coronel Carlos Augusto (MDB), Dr. Hélio (MDB), Evaldo Gomes (Solidariedade), Fábio Novo (PT), Fábio Xavier (PT), Firmino Paulo (PT), Flávio Júnior (PT), Francisco Limma (PT), Franzé Silva (PT), Georgiano Neto (MDB), Gustavo Neiva (PP), Hélio Isaías (PT), Henrique Pires (MDB), Janainna Marques (PT), João Mádison (MDB), Marden Menezes (PP), Nerinho (PT), Pablo Santos (MDB), Severo Eulálio (MDB) e Wilson Brandão (PP).
Os estreantes no Legislativo estadual são: Aldo Gil (PP), Bárbara do Firmino (PP), Dr. Felipe Sampaio (MDB), Dr. Gil Carlos (PT), Dr. Thales (PP), Dr. Vinícius (PT), Gracinha Mão Santa (PP), Jeová Alencar (Republicanos) e Rubens Vieira (PT). Ana Paula (MDB) retorna à Assembleia para o seu terceiro mandato.
Nove deputados eleitos neste domingo serão estreantes no legislativo estadual a partir de fevereiro.
Dois terços dos atuais deputados da Assembleia Legislativa do Piauí foram reeleitos e devem assumir mandato na 20ª Legislatura, que terá início em fevereiro de 2023. A permanência dos vinte deputados foi definida pelo resultado das eleições realizadas nesse domingo, dia 02 de outubro.
Foram reeleitos: Coronel Carlos Augusto (MDB), Dr. Hélio (MDB), Evaldo Gomes (Solidariedade), Fábio Novo (PT), Fábio Xavier (PT), Firmino Paulo (PT), Flávio Júnior (PT), Francisco Limma (PT), Franzé Silva (PT), Georgiano Neto (MDB), Gustavo Neiva (PP), Hélio Isaías (PT), Henrique Pires (MDB), Janainna Marques (PT), João Mádison (MDB), Marden Menezes (PP), Nerinho (PT), Pablo Santos (MDB), Severo Eulálio (MDB) e Wilson Brandão (PP).
Os estreantes no Legislativo estadual são: Aldo Gil (PP), Bárbara do Firmino (PP), Dr. Felipe Sampaio (MDB), Dr. Gil Carlos (PT), Dr. Thales (PP), Dr. Vinícius (PT), Gracinha Mão Santa (PP), Jeová Alencar (Republicanos) e Rubens Vieira (PT). Ana Paula (MDB) retorna à Assembleia para o seu terceiro mandato.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje (3) a autorização para a condução de um ensaio clínico que terá como produto investigacional a SpiN-Tec, uma candidata à vacina para covid-19. A SpiN-Tec é uma proteína quimérica recombinante que utiliza a proteína SpiN, desenvolvida pelo Centro de pesquisa e produção de vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (CT Vacinas da UFMG).
Para a autorização, a agência analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de estudos clínicos em andamento. Os resultados obtidos, até o momento, demonstraram um perfil de segurança aceitável da vacina candidata.
Segundo a Anvisa, trata-se de ensaios clínico em que o produto investigacional será utilizado pela primeira vez em humanos. O ensaio terá duas partes: “Um ensaio clínico, de fase 1, de dose escalonada para verificar segurança e reatogenicidade do produto investigacional; e outro ensaio clínico, de fase 2, para estudo de segurança e imunogenicidade da SpiN-Tec”.
“O ensaio clínico incluirá participantes saudáveis de ambos os sexos, com idade entre 18 e 85 anos, que completaram o esquema vacinal primário com a Coronavac ou Covishield (Astrazeneca/Oxford), e que receberam uma ou duas doses de reforço com a Covishield ou Comirnaty (Pfizer) há pelo menos seis meses”, informou a Anvisa.
O estudo será financiado pela UFMG, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e prefeitura de Belo Horizonte.
Foto: Reprodução / Welligton Dias Oficial / Fonte: Agência Senado
O ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT) foi eleito senador pelo Piauí com 941.444 votos (51,29% dos votos válidos), retornando ao Senado após nove anos. Com 98,11% das urnas apuradas o candidato teve sua eleição confirmada.
Wellington Dias foi senador entre 2011 e 2014, ano em que renunciou para assumir o governo estadual. Aos 60 anos, o político piauiense estudou políticas públicas e governo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez especializações no exterior. Começou formalmente a trajetória política em 1992 como vereador em Teresina. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual. Chegou à Câmara dos Deputados em 1999. Elegeu-se governador em 2002 e foi reeleito em 2006, deixando o cargo em 2010, quando entrou no Senado. Em 2014 e 2018, venceu novamente as eleições para o governo do Piauí e agora retorna ao Senado.
Compõem a sua chapa Jussara Lima (PT) e José Amauri (PT), como primeira e segundo suplentes, respectivamente.
O ex-presidente Lula liderou em todos os estados nordestinos e conquistou mais de um milhão de votos de vantagem contra Jair Bolsonaro no estado do Piauí neste primeiro turno.
por Clara Magalhães às 11:31
Rafael Fonteles, Lula e Wellington Dias / Foto: Eduardo Amorim
A eleição para presidente da República foi para o segundo turno e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após apuração das urnas eletrônicas, divulgou os números e os resultados do primeiro turno das eleições que aconteceram no domingo (02). Nos dados divulgados, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu uma ampla vantagem contra Bolsonaro (PL) no estado do Piauí, conquistando mais de um milhão de votos de vantagem contra seu principal adversário.
Bolsonaro, atual presidente da República, liderou o eleitorado em todos os estados da região Centro-Oeste, sendo sua vitória mais expressiva no estado de Mato Grosso, conseguindo 469.118 votos a mais que Lula. Jair Bolsonaro também venceu no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo.
Lula conseguiu a maioria dos votos em todos os estados do Nordeste, com mais de 60% dos votos válidos nos estados da Bahia, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, e Sergipe. Na Bahia o candidato petista ficou a frente de Bolsonaro com 3.825.482 de votos de vantagem.
No total foram 30 candidatos eleitos como representantes dos piauienses na Assembleia Legislativa do Piauí.
por Clara Magalhães às 11:19
Durante todo domingo (02) brasileiros tiveram que escolher seus representantes partidários para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente, respectivamente. No Estado do Piauí, mais de 2 milhões de eleitores estavam aptos a votar, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, 30 candidatos foram eleitos deputados estaduais no sistema proporcional, onde são levados em conta os quocientes partidário e eleitoral, ou seja, o número de votos válidos obtidos pelo partido isolado ou coligação. O saldo da conta corresponde ao número de cadeiras a serem ocupadas.
Júlio César (PSD) foi eleito com o maior número de votos.
por Clara Magalhães às 11:06
No domingo (2) os brasileiros decidiram quem seriam os representantes para o Governo, Senado, Câmara dos Deputados Federais e Estaduais. Somente para o cargo de deputado federal foram eleitos cerca de 513 parlamentares, sendo 10 deles no Piauí.
Assim como as eleições para deputado estadual, os federais também são escolhidos pelo sistema de votação proporcional, ou seja, o voto dado a determinado deputado é contado também para o partido e a partir daí é feito um cálculo com base no quociente eleitoral para as escolhas de quem representará os estados na câmara federal em Brasília.
Confira a lista de deputados federais eleitos no Piauí:
O petista foi eleito com 57,17 dos votos válidos, esta foi a maior votação já realizada no Estado.
por Clara Magalhães às 10:52
Foto: Ascom Rafael Fonteles
Rafael Fonteles (PT), foi eleito governador do Piauí no primeiro turno, com 57,17% dos votos válidos, o equivalente a 1.114.768 votos, sendo condiserada a maior votação já obtida por um candidato no Estado. Ele teve maioria de votos no interior e na capital, derrotando o candidato da oposição, Sílvio Mendes (União Brasil), que obteve 41,63%.
Rafael Fonteles agradeceu o empenho da família e de todos que contribuíram com a sua campanha, em especial, ao senador eleito Wellington Dias e também todos os parlamentares e candidatos que ajudaram nessa eleição. “Vou cuidar de todo o Estado do Piauí, de todos e todas, sem deixar ninguém para trás“, afirmou Rafael.
O novo governador ressaltou que a partir de hoje (03) já começa a transição e vai trabalhar para eleger candidato à presidência Lula no segundo turno. “Sudeste, São Paulo, Rio e Minas mais uma vez caíram na máquina de fake news, mas o Nordeste se manteve na trincheira. Vamos ajudar o Brasil a se livrar dessa tragédia que é o Bolsonaro”, declarou o governador eleito.
Aos 37 anos de idade, é a primeira vez que Rafael Fonteles disputa um cargo político. Ele sucede o também petista Wellington Dias, que já foi eleito quatro vezes governador do Piauí no primeiro turno e agora foi eleito para o senado Federal. Rafael era secretário estadual da Fazenda do então governador e coordenou o maior programa de investimentos para acelerar a economia pós pandemia, o PRO Piauí.
Rafael foi eleito tendo na chapa como vice-governador Themístocles Filho (MDB), que era deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.
Foto: Reprodução / Eduardo Amorim
Em janeiro de 2015 assumiu, aos 29 anos de idade, Rafael assumiu o cargo de Secretário Estadual da Fazenda do Piauí, a convite do então governador eleito Wellington Dias. Coordenou o programa de investimentos do governo estadual, denominado PRO Piauí. Permaneceu nos dois cargos até o dia 31 de março de 2022.
Também presidiu o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos 27 Estados do Brasil, por dois mandatos, ambos eleitos por unanimidade, tanto no ano de 2019 como em 2021. Teve que deixar o cargo para ser candidato a governador do Piauí nas eleições de 2022 e agora foi eleito.
Polícia Federal apura crimes no interior do Piauí divulgação / PF
As cidades de São Raimundo Nonato, Corrente, Picos, Piripiri e Bom Jesus registraram ocorrências durante o primeiro turno das eleições de 2022 neste domingo (02). A Polícia Federal apura crimes de boca de urna, transporte ilegal de eleitores, violação de sigilo de voto e coação para votar. O levantamento aponta que desde o início do período eleitoral foram instaurados 12 procedimentos para apurar crimes eleitorais em todo Piauí.
Segundo o balanço divulgado pela Polícia Federal, um termo circunstanciado de ocorrência foi lavrado pelo crime de propaganda eleitoral (boca de urna), no município de Corrente. Além disso, em Picos, foi instaurado um inquérito policial por violação de sigilo do voto, um inquérito por transporte ilegal de eleitores, em Bom Jesus, e um Inquérito por violação de sigilo do voto, em São Raimundo Nonato. Também será instaurado inquérito policial para apurar notícia-crime de suposto crime de coação para votar, ocorrido em Piripiri.
Com esses supostos crimes, a Polícia Federal chega a 12 procedimentos instaurados para apurar crimes eleitorais em todo o Piauí, sendo apreendidos mais de R$ 480 mil e conduzida uma pessoa. Também foram deflagradas duas operações policiais, totalizando dez mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral.
Polícia Federal apura crimes eleitorais cometidos no primeiro turno das eleições divulgação / PF
Cerca de 140 policiais federais foram empregados na Operação Eleições 2022, em Teresina e Parnaíba, onde há unidades da Polícia Federal, e mais outras nove cidades-polos (Campo Maior, Picos, Bom Jesus, Corrente, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Floriano, Piripiri e Esperantina), atuando de forma integrada com as demais forças de segurança, com o Ministério Público Eleitoral e com a Justiça Eleitoral.
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 5,88% para 5,74% para este ano. É a 14ª redução consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de hoje (3), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a expectativa de instituições para os principais indicadores econômicos.
Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5%. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,5% e 3%, respectivamente.
A previsão para 2022 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2% e o superior 5%.
Em agosto, houve deflação de 0,36%, após queda de 0,68% em julho. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,39% no ano e 8,73% em 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Para setembro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que é a prévia da inflação, também teve recuo, de 0,37%.
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano.
Taxa de juros
Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano nesse patamar. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica caia para 11,25% ao ano. Já para 2024 e 2025, a previsão é de Selic em 8% ao ano e 7,75% ao ano, respectivamente.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.
Além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.
Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.
PIB e câmbio
As instituições financeiras consultadas pelo BC elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano de 2,67% para 2,70%.
Para 2023, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 0,53%. Para 2024 e 2025, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,7% e 2%, respectivamente.
A expectativa para a cotação do dólar manteve-se em R$ 5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana se mantenha nesse mesmo patamar.