Domingo, Julho 21, 2024
InícioPolíticaGovernador eleito, Rafael Fonteles afirma "Vou cuidar de todo o Estado do...

Governador eleito, Rafael Fonteles afirma “Vou cuidar de todo o Estado do Piauí”

O petista foi eleito com 57,17 dos votos válidos, esta foi a maior votação já realizada no Estado.

por Clara Magalhães às 10:52

Foto: Ascom Rafael Fonteles

Rafael Fonteles (PT), foi eleito governador do Piauí no primeiro turno, com 57,17% dos votos válidos, o equivalente a 1.114.768 votos, sendo condiserada a maior votação já obtida por um candidato no Estado. Ele teve maioria de votos no interior e na capital, derrotando o candidato da oposição, Sílvio Mendes (União Brasil), que obteve 41,63%.

Rafael Fonteles agradeceu o empenho da família e de todos que contribuíram com a sua campanha, em especial, ao senador eleito Wellington Dias e também todos os parlamentares e candidatos que ajudaram nessa eleição. “Vou cuidar de todo o Estado do Piauí, de todos e todas, sem deixar ninguém para trás“, afirmou Rafael.

O novo governador ressaltou que a partir de hoje (03) já começa a transição e vai trabalhar para eleger candidato à presidência Lula no segundo turno. “Sudeste, São Paulo, Rio e Minas mais uma vez caíram na máquina de fake news, mas o Nordeste se manteve na trincheira. Vamos ajudar o Brasil a se livrar dessa tragédia que é o Bolsonaro”, declarou o governador eleito.

Aos 37 anos de idade, é a primeira vez que Rafael Fonteles disputa um cargo político. Ele sucede o também petista Wellington Dias, que já foi eleito quatro vezes governador do Piauí no primeiro turno e agora foi eleito para o senado Federal. Rafael era secretário estadual da Fazenda do então governador e coordenou o maior programa de investimentos para acelerar a economia pós pandemia, o PRO Piauí.    

Rafael foi eleito tendo na chapa como vice-governador Themístocles Filho (MDB), que era deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.  

Foto: Reprodução / Eduardo Amorim

Em janeiro de 2015 assumiu, aos 29 anos de idade, Rafael assumiu o cargo de Secretário Estadual da Fazenda do Piauí, a convite do então governador eleito Wellington Dias. Coordenou o programa de investimentos do governo estadual, denominado PRO Piauí. Permaneceu nos dois cargos até o dia 31 de março de 2022.

Também presidiu o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos 27 Estados do Brasil, por dois mandatos, ambos eleitos por unanimidade, tanto no ano de 2019 como em 2021. Teve que deixar o cargo para ser candidato a governador do Piauí nas eleições de 2022 e agora foi eleito.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News