A Prefeitura Municipal de Altos através da Secretaria de Educação promoveu na manhã de sábado (08) a primeira parte do “Projeto Altos a tua história vou contar” na praça principal.
A ação trouxe todas as escolas municipais para uma grande celebração de cultura e história da cidade, com mais de 20 estandes espalhados pela praça com exposições artística, escolares e culturais realizada pelos alunos.
A solenidade foi marcada pela presença do Prefeito Maxwell da Mariinha, que prestigiou o evento ao lado da Secretária de Educação, Sônia Lira, além de ser homenageado pelos alunos e professores.
Além da presença de autoridades como vereadores e secretários municipais, o evento mobilizou os altoenses e moradores de cidades vizinhas que vieram prestigiar a ação.
Professores da rede municipal de ensino participaram da formação do projeto Volta ao Novo, promovido pela Prefeitura de Cocal, aplicada aos professores por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
O público alvo dessa capacitação são os docentes municipais que atuam com alunos integrantes do Infantil ao nono ano, além para o planejamento do quarto bimestre deste ano de 2022.
A rofessora Fátima Frota, secretária executiva da SEMED, explica a formação: “Neste momento, inicialmente nós estamos com umas palestras que fazem parte da competência socioemocional-engajamento com os outros que estão sendo ministradas pela psicopedogoga Edinar e pelo psicólogo Alan Kelsen nas escolas domingos Alves e Chico Monção, respectivamente. Então é assim: os professores, participam dessas conferências e planeamento com temas bem oportunos, num período em que ainda se vive, porque não podemos dizer que a pandemia não acabou, nós ainda estamos sofrendo as consequências do afastamento presencial dos estudantes na sala de aula, mas continuamos com aqueles problemas que a pandemia trouxe, que é a dificuldade no aprendizado […]. Essa socialização das experiências entre os professores é muito importante, pois, juntos, traçam metas para garantir o sucesso e o aprendizado dos nossos discentes”.
Ela acrescenta que é muita a satisfação com a chegada do resultado do IDEB, no mês de setembro: “Nós comemoramos porque nós crescemos e sabemos que esse resultado é real, é um resultado avaliado através da prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, o SAEB, e nós tivemos um crescimento muito satisfatório na nota do IDEB tanto nos anos iniciais quanto no anos finais. É um crescimento de 1,1. Nós que fazemos a educação sabemos que para crescer uma pontuação dessas, exige um trabalho bem árduo para o alcançarmos. Nossos professores estão de parabéns, pois, quem faz a diferença são eles na sala de aula”, conclui.
No Piauí, o evento Mulheres com Bolsonaro é organizado pela deputada federal Iracema Portella (Progressistas).
às 10:21
Foto: Eduardo Amorim
A primeira-dama Michelle Bolsonaro realiza nesta sexta-feira (14) uma reunião com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Teresina. O evento, denominado ‘Mulheres com Bolsonaro’, acontece no Elite Eventos, zona Leste da capital.
O encontro tem como objetivo fazer uma ponte entre o presidente Jair Bolsonaro e o eleitorado feminino. Além de Michelle, a coordenação da campanha ‘Mulheres com Bolsonaro conta com a presença das ex-ministras e senadoras eleitas Teresa Cristina e Damares Alves.
A caravana tem percorrido diversas capitais na reta final da campanha. Ontem o trio esteve em São Luís, no Maranhão e amanhã o encontro será realizado em Fortaleza, capital do Ceará. No Piauí o evento é organizado pela deputada federal Iracema Portella (Progressistas).
O projeto é de autoria dos vereadores Dudu Borges (PT) e Fernanda Gomes (Solidariedade).
às 10:15
Foto: Reprodução / PMT
O atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), sancionou a Lei n° 5.801, que institui o projeto “Valorização da Cultura Municipal”. O projeto é de autoria dos vereadores Dudu (PT) e Fernanda Gomes (Solidariedade) e tem como objetivo estabelecer preferência de contratação a artistas locais em eventos realizados pela Prefeitura de Teresina.
Conforme a lei publicada no Diário Oficial no dia 11 de outubro, serão considerados artistas locais as pessoas que conseguirem comprovar residência em Teresina. Em caso de grupos cuja maioria dos integrantes more na capital, os artistas também serão contemplados.
O vereador Dudu, um dos autores do projeto, destacou que o intuito da lei é incentivar as atividades culturais em Teresina. “O intuito é oferecer mecanismos que garantam espaço para o artista regional, que muitas vezes tem dificuldade para expor o seu trabalho. Nossa proposta busca corrigir essa distorção e ampliar o valor social do financiamento público da cultura, criando oportunidades aos nossos artistas. Temos muitos talentos em Teresina que merecem reconhecimento e um projeto como esse certamente valoriza e impulsiona o seu trabalho”, afirmou o petista.
O piloto não sofreu ferimentos e foi encaminhado a um hospital
às 10:01
Foto: Reprofução
Na tarde desta quinta-feira (13), uma aeronave de pequeno porte fez um pouso forçado em um povoado na zona rural entre os municípios de União e Lagoa Alegre.
O piloto foi encaminhado para um hospital, mas não ficou ferido. Populares que estavam perto ajudaram a empurrar o avião pela PI até um posto de saúde próximo à cidade de União.
A Polícia Militar investiga as causas do acidente e as procedências da aeronave.
A poucos dias do 2º turno das eleições presidenciais, a polêmica em torno do transporte público volta à tona em Teresina. Assim como no dia 2 de outubro, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informou nesta terça-feira (11) que irá disponibilizar a frota de ônibus que atenda às necessidades dos passageiros. No 1º turno, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) obrigou em todo o país a circulação de 100% da frota nas capitais.
“O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que irá disponibilizar a frota de ônibus, que atenda às necessidades dos passageiros. A entidade reitera que disponibiliza veículos com considerável qualidade para realizar o efetivo deslocamento de passageiros e que está se esforçando para melhor atender a todos os usuários do transporte coletivo de Teresina”, disse o Sindicato em nota.
“Para o dia da eleição a gente quer poder fazer os ônibus voltarem a rodar e também estamos discutindo a gratuidade para esse dia para as pessoas exercerem a sua cidadania. Precisamos estabelecer que o transporte funcione e aí a gente assumir a gratuidade”, disse a governadora.
Segundo um levantamento da Superintendência Municipal de Transporte, a Strans, para bancar o passe livre, governo e prefeitura teriam que desembolsar aproximadamente R$ 900 mil.
O Setut não comentou diretamente sobre a proposta de gratuidade, mas disse que “toda solução que busque melhorar o sistema de transporte de Teresina é bem-vinda, pois a entidade é favorável a ações efetivas de desenvolvimento do setor”.
Um dia após a realização do 1º turno, um levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), baseado nas escalas de trabalho do domingo, 2 de outubro, mostrou que apenas 54 ônibus circularam em Teresina durante a eleição. O número representa apenas 19,7% do total da frota, que é de 273 veículos. Já o Setut garantiu que a frota atendeu as necessidades da população com folga.
A meteorologia indica a possibilidade de tempestades no Piauí até o próximo dia 20. A metereologista Sônia Feitosa explica que as chuvas não serão expressivas, em termo de volume d’água, mas podem vir acompanhadas de ventos, trovoadas, raios e até granizo.
“Os ventos alísios estão começando a fluir e podem trazer umidade do oceano provocando alguma chuva no Norte do estado. No Sul é por conta do corredor de umidade que está se formando e conjugada com as altas temperaturas podem provocar esse tipo chuva com algum tipo de tempestade“, explica Feitosa.
Quatro filhotes de codornas nasceram na prateleira do estabelecimento.
às 10:26
Foto: Reprodução / Filhotes de codornas nascem em prateleira de supermercado
Um fato inusitado foi registrado em Campo Maior, a 84 km da capital Teresina. Quatro ovos de codornas que estavam na Prateleira do Supermercado Preço Bom incubou artificialmente e chocaram, nascendo quatro filhotes.
A cartela à venda possuía 30 ovos. Segundo uma reportagem da TV Meio Norte, o nascimento dos filhotes de codornas foi percebido por um funcionário do supermercado, que acionou o gerente. O funcionário ouviu um barulho vindo da cartela e passou a filmar o acontecimento.
“O assistente aqui percebeu o barulho e me alertou. Ai fomos ao local e já levei o celular ligado pronto para a filmagem. Fiquei surpreso ao abrir a cartela e encontrar os filhotes de codornas nascendo“, conta o gerente Fábio Gomes.
Dos quatro filhotes que nasceram na prateleira do supermercado, apenas duas sobreviveram. “Está muito quente. E aqui é quente mesmo e isso pode ter contribuído para o nascimento das codornas aqui mesmo no supermercado“, explica Fábio.
O médico veterinário Guilherme Augusto Vieira explica o que pode ter acontecido na prateleira do Preço Bom. Segundo o especialista cartela muito quente funcionou como uma incubadora e isso contribuiu para o nascimento dos filhotes.
Foto: Divulgação / Regina Sousa inaugura asfalto em Altos
A governadora Regina Sousa (PT-PI) entregou, na quarta-feira (12), diversas obras que irão beneficiar a mobilidade urbana e lazer da população de Altos. Foram inauguradas diversas obras realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Secretaria de Saúde (SESAPI).
No dia da comemoração do centenário de emancipação política de Altos, a cidade recebeu obras de mobilidade urbana de diversas ruas na zona urbana, totalizando 9.265,80 metros quadrados no valor de 1.677.883,94 reais, executados pela SDE.
Ainda na zona rural de Altos, no comunidade Quilombo, Regina Sousa realizou inaugurações na área de pavimentação poliédrica, com extensão de 5.429,00 metros quadrados no valor de R$ 578.429,00; e uma praça para o lazer da população, orçada em R$ 245.270,43.
Foto: Divulgação / Altos
Além de entregar asfalto na zona urbana, a governadora Regina Sousa também esteve na comunidade Quilombo onde entregou uma academia popular, calçamento e praça. “É um espaço de lazer e de diversão para comunidade. É importante para o bem-estar“. A academia contém aparelhos de ginástica que visam proporcionar a prática de exercícios adequados a adultos, idosos e deficientes físicos, em espaços públicos urbanizados.
Foto: Divulgação / Altos
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Neri, são obras importantes. Na praça foram investidos cerca de R$ 300.000,00 e o asfalto na cidade de Altos estimados em R$ 1.700.000,00.
O deputado Warton Lacerda diz que a obra é resultado de emenda parlamentar que destinou para a cidade, numa parceria com o deputado estadual Dr. Francisco Costa. “Concentramos muitos recursos na nossa região, estamos falando da estrada PI-367, que liga Altos a José de Freitas, no valor de R$ 13 milhões de reais. Temos campo de futebol, academia de saúde e calçamento. A cidade precisa e a comunidade Quilombo precisa desses investimentos e entregar obras é um reconhecimento à confiança da população“, disse, enfatizando que está muito feliz em entregar esses equipamentos nos 100 anos da cidade de Altos.
A ex-prefeita Patrícia Vasconcelos disse que a entrega das obras é importante para comunidade, que investiram no campo, academia de saúde e calçamento na Comunidade Quilombo.
O deputado Francisco Costa disse que as obras eram esperadas e sonhadas. “Mostramos o compromisso desse governo com as populações urbanas e rural“, disse. O vereador de Altos, José Hernandes, afirmou que o dia é especial para Altos e a comunidade Quilombo. “É uma felicidade receber essas obras estruturantes. É a realização do sonho da comunidade. São obras de mobilidade como a PI 367. Para nós é uma grande alegria“, disse.
Com índice 6,37, o município de Altos atingiu a sexta colocação do Piauí no Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA ) entre as cidades do Estado com população entre 20 mil e 50 mil habitantes. Em todo o país, a cidade de Altos ficou em 59º lugar entre mais de 500 cidades brasileiras analisadas no estudo.
Com essa colocação, Altos superou, em gestão, municípios como Pedro II, Esperantina, Luís Correia, São João do Piauí, Barras e Piracuruca.
O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. O estudo foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, comemora o resultado da pesquisa e destaca os investimentos que têm proporcionado o bom desempenho do município. “Isso é resultado de muito esforço de uma equipe comprometida, de uma gestão responsável e transparente. Sem dúvida, ficamos muito felizes com os resultados positivos e seguiremos trabalhando para que Altos siga crescendo”, conclui.