A Times Higher Education (THE) ranqueou 1800 universidades ao redor do mundo, sendo 62 delas brasileiras.
às 10:08
Foto: Reprodução
A renomada revista inglesa Times Higher Education (THE) colocou 62 instituições brasileiras na lista das melhores universidades do mundo. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) garantiu uma colocação na lista. O rank foi publicado na terça-feira (11).
A consultoria britânica avaliou 1.800 universidades ao redor do mundo. A Universidade de São Paulo (USP) se manteve como a melhor posicionada no ranking entre as brasileiras.
A USP foi classificada no grupo de 201º a 250º. Já a Universidade Federal do Piauí foi ranqueada no grupo de posições acima de 1501°.
A melhor universidade do mundo, segundo o relatório, é a de Oxford, do Reino Unido. Em seguida, aparecem a Universidade Harvard (EUA), Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Stanford (EUA).
O Brasil é o país sul-americano melhor representado na publicação, com 62 universidades na lista — 51 delas são universidades públicas (federais ou estaduais) e 11 são privadas.
Você pode conferir a lista completa no site oficial da Times Higher Education clicando aqui.
Hoje, o Brasil comemora o feriado de Nossa Senhora Aparecida, data que também celebra o Dia das Crianças no País.
Mas além das comemorações, é importante estar atento às atividades comerciais que vão funcionar no dia.
Em uma reunião realizada na tarde de segunda-feira 10/10, entre o presidente da Associação Comercial de Campo Maior e o presidente do Sindicato dos Comerciários, ficou decidido que o funcionamento do comércio na cidade ocorrerá até o meio dia de hoje.
Foto: Reprodução
A decisão entre as categorias visa a alta expectativa de movimentação nos setores do varejo.
A Prefeitura de Água Branca realizará hoje, 12 de outubro, um evento em comemoração ao Dia das Crianças. A festa será na praça do Oca Bar, a partir das 17h, e terá o circo como tema. As atrações do evento serão o Grupo Fábulas e a dupla de palhaços Bolim e Bolão. A programação terá playground com brinquedos temáticos, contação de histórias, sorteios de prêmios e música para as crianças. “Esperamos ver toda a criançada de Água Branca nessa linda festa que foi preparada com todo o carinho pela nossa equipe“, ressalta o prefeito Júnior Ribeiro.
Cento e cinquenta alunos da rede municipal de ensino, zonas urbana e rural, e mais 20 alunos da rede estadual de ensino participaram na última semana de mais um projeto de imersão em conhecimentos da matemática, através do Centro Olímpico de Oeiras – uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que oferece aulas específicas para aprofundamento dos saberes nos mais variados campos de estudo, possibilitando que os estudantes tenham um preparo melhor para participarem de competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
As atividades iniciaram na última segunda-feira (03) com encerramento na quinta-feira (06), somando 30 horas de imersão no ensino e aprendizagem da matemática, conduzidas por uma equipe de professores focados em desenvolver os talentos e potencialidades de cada aluno. O objetivo é preparar os estudantes para que os estudantes possam desenvolver e potencializar suas habilidades educacionais e cognitivas.
A secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, enfatiza a importância da dedicação de alunos e professores para o alcance dos bons resultados, obtidos pelo município de Oeiras em avaliações externas. “É importante focar isso. Os nossos resultados são suados e conquistados com muito trabalho. Não se tem resultado quando não se tem uma rotina de aplicação. Educação é processo”, destaca a professora, ressaltando o trabalho realizado durante o ano inteiro, e agora na reta final, intensificando o ensino e aprendizagem na matemática.
De acordo com os indicadores do Painel Situacional do Centro de Operação Emergencial- COE- da Fundação Municipal de Saúde, Teresina não registrou nenhum óbito e zerou a positividade de RT-PCR para Covid na 40ª semana epidemiológica de 2022 (01 a 08 de outubro).
Os dados comparativos do COE da semana epidemiológica 40ª com a 39 as internações por síndormes respiratórias agudas graves estão estáveis e o nível de transmissão Covid baixo (faixa verde). O tempo que o vírus da Covid permanece no corpo pode variar dependendo de alguns fatores, como o estado de saúde prévio da pessoa, a quantidade de vírus com que ela se contaminou e o status vacinal (vacinados têm duração menor do vírus no corpo do que não vacinados, possivelmente por possuírem uma carga viral mais baixa).
Foto: Reprodução
Os adolescentees, adultos e idosos continuam sendo vacinados de segunda a sexta nos seguintes locais: Terminal do Parque Piauí, Terminal do Zoobotânico, Terminal do Livramento, Terminal do Buenos Aires e posto do Teresina Shopping.
Os pais que desejem vacinar os pequenos de 5 a 11 anos podem ir as terças e quintas nas Unidades Básicas: Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti. Já aos sábados e domingos podem ir nas UBS Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel e Renascença. As crianças podem ser vacinadas também no Teresina Shopping, de segunda a sábado.
Distribuição de brinquedos e alimentos do Anjos do Bem / Foto: Lupa1
O Dia das Crianças é comemorado hoje (12) e projetos como o Anjos do Bem ajudam crianças e famílias carentes. O projeto, que surgiu em 2008, e tem mais de 14 anos de história surgiu em uma simples distribuição de bombons na residência da coordenadora do programa.
Antônia Pereira da Silva, de 55 anos, mora na rua São Jorge localizada no Bairro Dirceu II, zona Sudeste de Teresina. A coordenadora deu o ponta pé inicial em seu projeto no natal de 2008 quando comprou bombons para distribuir para crianças carente e, depois desse dia, Antônia começou a pedir apoio para empresas, escolas, lojas e etc.
“No Natal de 2008 haviam algumas crianças na minha residência e eu comprei alguns bombons e joguei pra cima. Quando vi aquelas todas aquelas crianças sorrindo e pulando querendo pegar os bombons eu senti que aquela era minha missão. Fazer as crianças felizes nem que fosse por um momento”, declarou Antônia.
O Anjos do Bem atualmente enfrenta dificuldades, sendo a principal delas a falta de incentivos e apoio de empresas e doações. Antônia alega que corre atrás de patrocínios e doações, batendo de porta em porta e, muitas vezes, não é atendida e nem bem recebida.
Apesar das dificuldades a coordenadora do projeto não desiste das famílias e crianças que ajuda e, para ela, o projeto significa bastante e o que lhe motiva é a sensação de paz que é ajudar o próximo. “A sensação de ajudar o próximo é de amor, carinho. Fico até emocionada em falar. Porque é algo que fico tão feliz em ajudar, em ver a alegria no rosto de cada pessoa que eu ajudo. Sensação única”, se emociona Antônia.
Como ajudar
Para ajudar e contribuir com o projeto a idealizadora, Antônia Pereira da Silva, disponibilizou sua chave Pix para doações. Para mais informações e atualizações sobre as ações desenvolvidas pelo Anjos do Bem basta seguir o Instagram do projeto.
Petista foi eleito para primeiro mandato de deputado estadual e cita experiência como prefeito e presidente da APPM.
às 10:25
O deputado estadual eleito Gil Carlos (PT) promete focar sua atuação na Assembleia Legislativa do Piauí na defesa do municipalismo. Ex-prefeito de São João do Piauí por dois mandatos e ex-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), o petista avalia que conhece bem as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos e por isso afirma que será uma voz na defesa dos interesses dos municípios.
“Como presidente da APPM, procuramos ser um elo forte entre os gestores municipais, o governo do Estado e a União. Isso é importante porque não podemos esquecer e devemos sempre frisar que as políticas públicas chegam aos municípios através das gestões municipais, dos prefeitos, das prefeituras. O municipalismo será uma das minhas principais bandeiras. E quando eu falo em municipalismo não podemos esquecer da capital, afinal, Teresina é um município, o principal município do nosso Estado. Eu fui bem votado aqui em Teresina e ouvi as demandas dos teresinenses”, falou.
Gil Carlos (Foto: Eduardo Amorim
Gil Carlos foi eleito para seu primeiro mandato de deputado estadual com 23.805 votos. Médico, ele ganhou projeção na política estadual ao presidir a APPM no biênio 2017-2018. Nas eleições municipais de 2020, encerrando seu segundo mandato de prefeito, ainda conseguiu eleger o sucessor na Prefeitura de São João do Piauí.
Ele é um dos 12 deputados estaduais eleitos pelo PT nas eleições deste ano.
A segunda edição do Enduro Master de Machine vai encerrar o Campeonato Piauiense de Enduro 2022, o antigo campeonato de Enduro Fim, que é uma modalidade de enduro de velocidade para as motos com um percurso típico de circuito. A prova acontecerá no próximo domingo (16), no município de Floriano, a 240 ao sul do Piauí. Será a terceira e última etapa do campeonato, que é uma das quatro modalidades de competição anual do calendário da Federação de Motociclismo do Piauí – FMP. Com produção do Clube Caçadores de Trilha (CT), o Enduro Master de Machine está sendo supervisionado pela FMP, que terá a presença de comissários e do presidente da entidade na Princesa do Sul no próximo final de semana, Zenardo Maia. O diretor de prova é o piloto e diretor da Federação, Mário Cabral, com o apoio do piloto de Floriano, Ryan Medeiros. Com a definição do percurso já todo definido e sinalizado, a prova terá 30 km de percurso, pelo qual os pilotos devem fazer três voltas de, em média, 1h30 para concluir cada volta, e vencem os que completarem todas a voltas no menor tempo de prova. As inscrições continuam abertas e já está confirmada a participação de pilotos de vários municípios do Piauí e também do Maranhão. “O percurso escolhido está bem diversificado, um terreno com areia, trechos com pedras, trilhas com subidas e descidas íngremes e estamos com uma expectativa muito boa por ser a final do campeonato. É uma prova bem esperada por acontecer também na região de Floriano, onde concentra competidores daquela região e também do Sul do Estado e por isso esperamos a participação de mais de 40 pilotos”, disse Mário Cabral. A Prefeitura Municipal de Floriano é um dos apoiadores da competição, que tem na coprodução a empresa X-Brasil. O II Enduro Master de Machine tem a produção do Clube Caçadores de Trilha. Apoio: La Moda e Postos HD Ipiranga. Apuração Norte Cronometragem. Supervisão: Federação de Motociclismo do Piau í- FMP e Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM. O Campeonato Piauiense de Enduro foi aberto em maio com o Enduro do Marvão, prova tradicional que acontece em Castelo do Piauí; em seguida, o Enduro de Todas as Serras, no município de Altos, no último mês de julho. As inscrições estão abertas por meio deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdr7I55D0hwXTuricKy0Pep5ZttLBuE1O7TXrZJCXqXzcZEhg/viewform?usp=sf_link
Outras informações: (86) 98809-7686 / 99988-5050 Ass. FMP
De acordo com o SETUT, a Prefeitura teria que injetar no sistema, mensalmente, aproximadamente R$ 5 milhões e tem feito, desde abril/22, apenas R$ 850 mil. O débito, até junho/22, já alcançou os R$ 100 milhões
às 11:06
Foto: FolhaPiauí
Nesta quarta-feira será comemorado o Dia das Crianças, a data traz grande expectativa para um crescimento nas vendas, já que é a terceira mais importante para o varejo. As lojas do Centro, dos bairros e dos shoppings centers estarão abertas para quem vai deixar para comprar o presente de última hora. Mas, apesar disso, os lojistas temem prejuízos por conta da falta de transporte coletivo circulando na cidade.
Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas/PI), Tertulino Passos, a economia do país vem passando por um processo de recuperação e essa data representa mais um importante impulso de retomada. Ele afirma que os lojistas estão apostando em um crescimento de 10% nas vendas e que fizeram grandes investimentos em produtos para a data. “O comércio estará aberto no feriado e estamos fazendo a nossa parte neste momento de retomada econômica, mas, enquanto isso, a Prefeitura de Teresina e o SETUT ficam neste impasse e não tem ônibus para a população. Essa situação nos deixa receosos, porque sem transporte coletivo as pessoas não poderão se deslocar até as lojas, e consequentemente, teremos um prejuízo nas vendas e no investimento que fizemos”, externou.
De acordo com o SETUT, a Prefeitura teria que injetar no sistema, mensalmente, aproximadamente R$ 5 milhões e tem feito, desde abril/22, apenas R$ 850 mil. O débito, até junho/22, já alcançou os R$ 100 milhões. Tertulino pontua ainda que há muito tempo os colaboradores das lojas e clientes usuários do transporte público tem enfrentado dificuldades para chegar ao comércio local devido à frota insuficiente de ônibus circulando, o que prejudica, consequentemente, o funcionamento dos estabelecimentos, as vendas e a economia da cidade.
“Grande parte da população teresinense depende de ônibus para se locomover na cidade e que transporte público é um direito de todos. Esse impasse, que infelizmente é desde 2020, prejudica todos os usuários, por isso cobramos dos órgãos competentes uma resolutividade frente a essa situação”, frisou o lojista.
A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sul retorna hoje (11). A obra em trecho da Marginal Poti Sul. A ação da superintendência realiza a construção de base, pavimentação, contando também com o processo de urbanização na região, na zona sul de Teresina. O novo corredor irá passar pelos bairros: Ilhotas, Cristo Rei, Três Andares, Catarina, Bela Vista, São Lourenço e Parque Sul.
O projeto está orçado em cerca de R$ 34.000.000,00 após o reajuste de valor com a nova empresa licitada, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A obra no trecho da Marginal Poti Sul, de 5,7 km de extensão, tem ao todo três etapas: a primeira está concluída, a segunda compreende o trecho entre a Ponte Wall Ferraz até a Ponte Anselmo Dias e a terceira etapa vai da Ponte Anselmo Dias até a Avenida Manoel Ayres Neto.
O superintendente executivo, Isaac Meneses, comenta mais detalhes acerca do retorno da obra. “A obra da via sul havia sido paralisada e tivemos que realizar a rescisão do contrato para convocar uma nova construtora. Atualizamos o valor e o retorno foi autorizado na última segunda-feira (3), iniciando a mobilização dos maquinários e organização do canteiro de obras para enfim dar início hoje (11)”, afirmou o superintendente.
No momento, volta em execução os serviços de drenagem e construção de base e sub-base para receber a pavimentação. O projeto final prevê a inclusão de vias de passeio, canteiro central, ciclovia, calçadas, sinalização e expansão da rede de energia para iluminação da marginal. Trata-se de uma via arterial, a qual liga diversos trechos da zona sul, incluindo as avenidas Gil Martins, Dep. Milton Brandão, Mestre Dezinho, São Raimundo, Manoel Ayres Neto, Higino Cunha, Marechal Castelo Branco e a rua Elesbão Veloso.
Ainda de acordo com Isaac Meneses, a conclusão do trecho está prevista para dezembro de 2022. “É uma obra de suma importância para Teresina, visto que é uma via que liga diversos bairros e faz o contorno rodoviário na cidade, junto ao Rio Poti. Tenho certeza que irá melhorar bastante a mobilidade e o fluxo na região”, concluiu o superintendente executivo.
O superintendente da SAAD sul, Juca Alves, dá mais detalhes sobre a importância do projeto. “Essa é uma obra bastante aguardada, a empresa anterior solicitou paralisação, mas já adiantamos os procedimentos para o rápido retorno das atividades. A Via Sul irá melhorar a mobilidade urbana na região, facilitando a locomoção dos moradores da região sul”, disse Juca Alves.