Domingo, Junho 28, 2026
24.9 C
Teresina

Prefeitura de Teresina tem programação variada para comemorar o Dia das Crianças

às 10:53

O Parque das Crianças tem uma programação diversificada para o feriado Fotos: Divulgação

O Dia das Crianças vai ser comemorado de maneira ecológica, mas não menos divertida, no Parque das Crianças, uma das áreas verdes de Prefeitura de Teresina administradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Por iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental, NEA, o mais novo dos parques de Teresina, inaugurado em fevereiro deste ano, terá a Horta das Crianças.

Neste dia 12 de outubro, serão oferecidas 350 mudas de hortaliças e plantas medicinais para as crianças presentes poderem experimentar a alegria que é plantar uma muda”, afirma a professora Naisis Castelo Branco, gerente do NEA. Para incentivar visualmente os pequenos, Naisis e José Freire, coordenador do parque, dispuseram ao lado de cada canteiro mudas já plantadas para que a criança veja como estará a sua plantinha na próxima visita.

A equipe do parque está tão animada quanto nós para levar adiante o projeto. Queremos que mudas frutíferas e flores sejam o próximo passo”, completa a professora.

Abelhas sem ferrão

O plantio acontecerá a partir das 8h, do feriado, no parque, que terá horário de funcionamento normal, até às 21h, eu quando as mudas disponíveis acabrem. Ao mesmo tempo, outra atividade será oferecida pela bióloga Sandra Sousa e pela engenheira agrônoma Dalila Meneses, sócias no Projeto Arandu – Saberes e Práticas com Abelhas.

Vamos mostrar o ninho das abelhas, além de oferecermos atividades lúdicas relativas ao tema, jogos e degustação de mel de abelhas nativas de várias regiões do Brasil, dos mais conhecidos aos mais exóticos”, conta Sandra, que trabalha com abelhas, há mais de 10 anos e já coordenou projeto com meliponário – coleção de colmeias de abelhas sem ferrão de vários tipos – em João Pessoa, na Paraíba.

A ideia é mostrar como as abelhas, que têm suas funções desconhecidas por muitos, são seres encantadores e importantes para o meio ambiente e para a alimentação, pois sua polinização gera os frutos”, afirma Dalila. “E mostrar que abelhas não são apenas aquelas amarelas e pretas que ferroam, mas que há muitas espécies nativas, sem ferrão, que produzem enorme variedade de mel”, afirma Dalila.

Mais festa no sábado

No sábado, dia 15, o clima de festa continua no Parque das Crianças no projeto com a participação da Semam, Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fundação Wall Ferraz (FWF), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

A Festa das Crianças, que será realizada das 8h às 13h, contará com diversas atividades. Para se divertir, oficinas de balões e artesanato em biscuit, recreação, dança e bonecos da Disney, além de pintura no rosto. Na parte de serviço, corte de cabelo infantil. Na área educativa, instruções sobre higiene bucal e educação no trânsito para crianças. Para completar, distribuição de frutas.

A bióloga Sandra Sousa e a engenheira agrônoma Dalila Meneses, do Projeto Arandu, com o ninho das abelhas que vão apresentar no Dia das Crianças da Semam

Pedro II: Estádio Municipal José Texeira Santos poderá receber jogos dos Campeonatos Piauiense e Brasileiro de Futebol

Laudo da vistoria técnica deverá sair em 15 dias para confirmar se o local está apto para as disputas

às 10:48

Foto: Prefeitura de Pedro II

Aconteceu no sábado (8) uma vistoria técnica da Federação Piauiense de Futebol no Estádio Municipal José Teixeira Santos com o objetivo de analisar a viabilidade do local receber jogos do Campeonato Piauiense de Futebol e da série D do Campeonato Brasileiro de Futebol.

A ação é uma iniciativa da prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, juntamente com o deputado estadual Wilson Brandão (Progressistas). A vistoria foi realizada pelo Presidente da Federação Piauiense de Futebol, Robert Brow, com o vice-presidente, Coronel Jaime Oliveira.

Estiveram presentes a prefeita Betinha Brandão, o deputado estadual Wilson Brandão, o secretário municipal de Esportes, Leandro Carvalho, o vereador Samuel Silva e outros membros da Federação e da administração municipal, assim como muitos desportistas.

Segundo o Coronel Jaime Oliveira, o estádio é um dos mais modernos do interior do Piauí e, muito provavelmente, estará apto para a realização dos jogos. A certeza será dada de acordo com o resultado do laudo, que deverá ficar pronto em 15 dias.

O estádio é um dos melhores do Piauí, com grama boa, arquibancada espaçosa, sendo necessário alguns ajustes, como a implantação de portão de acesso no vestiário para juiz“, explica o vice-presidente da Federação Piauiense de Futebol.

O deputado estadual Wilson Brandão reforça que a ação tem o objetivo de realizar mais um sonho da população. “O objetivo dessa visita é justamente fazer o laudo para saber quais pontos precisam ser melhorados para que Pedro II possa ser uma vitrine do futebol piauiense no Campeonato Estadual. Se der tudo certo, Pedro II será sede do Fluminense no Campeonato Piauiense”, destaca.

Betinha Brandão ressalta o impacto da ação para o município. “Nós estamos muito felizes e assim que recebermos o relatório de avaliação por parte da Federação, iremos providenciar tudo para que nosso estádio fique apto a receber esses grandes campeonatos. Isso irá movimentar e engrandecer nosso esporte, além de gerar renda aos pedrossegundenses“, frisa.

 Tags

Secretaria Municipal de Saúde realiza palestras sobre o Outubro Rosa em UBS’s de Luís Correia

às 10:39

Foto: Prefeitura de Luís Correia

Como parte da campanha do Outubro Rosa, a Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), promoveu palestras nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Cearazinho e Santa Luzia na manhã dessa sexta-feira (7).

As palestras, com o objetivo de conscientizar e alertar as mulheres sobre o câncer de mama, foram ministradas por Joyce Pinho, cirurgiã dentista que está vencendo o câncer.

Foto: Prefeitura de Luís Correia

É muito importante que nós, mulheres, estejamos sempre em alerta e nos prevenindo dessa doença silenciosa que é o câncer de mama. Por isso, devemos procurar o médico e fazer os exames preventivos. Temos que ficar em alerta com a nossa saúde”, comenta a prefeita Maninha Fontenele.

Foto: Prefeitura de Luís Correia

Para reforçar a campanha, a SESA inaugurou ainda a “Sala Rosa” no Centro Integrado de Saúde (CIS) voltada para os cuidados com a saúde da mulher. Durante as palestras, também estiveram presentes a secretária Municipal de Saúde, Marcela Furtado; a diretora de Atenção Básica, Luciana Aguiar, e as equipes das UBS’s.

ASCOM/PMLC

Prefeitura de Barras recebe Selo Ambiental B por boas práticas ambientais

às 10:22

Foto: Prefeitura de Barras

O município de Barras conquistou o Selo Ambiental na categoria B do ICMS Ecológico 2022, imposto que beneficia municípios que se destacam na proteção do Meio Ambiente. O resultado foi divulgado, pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

O prefeito de Barras, Edilson Capote, o secretário municipal de Meio Ambiente, Ananias Filho, e os demais servidores da prefeitura comemoram a notícia. Isso porque o ICMS Ecológico possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores de recursos financeiros  através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento a determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais. 

Desde quando o prefeito Edilson capote assumiu, a Prefeitura de Barras realiza permanentemente uma série de ações voltadas para a educação e preservação ambiental. O secretário Ananias Filho se dedicou para implantar essas ações que protegem o meio ambiente e que possibilitou o recebimento do selo.

O prefeito Capote explica que não só a prefeitura, mas o município todo se mobilizou. “Foi uma conquista de todos os barrenses, envolveu as diferentes secretarias, Conselhos Municipais lideradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Aqui também temos que agradecer o apoio da câmara de vereadores com aprovação de leis ambientais em nosso município , o que foi decisivo para a conquista”.

Foto: Prefeitura de Barras / Prefeito Capote, secretários durante posse do Conselho Municipal da da Defesa Civil

Entre os critérios estão: preservação do meio ambiente, redução do índice de desmatamento, comprovado através de avaliação e parecer emitido pela Coordenação de Geoprocessamento da SEMAR, com base em taxas anuais de desflorestamento. Também apresentou leis e ações de controle e combate à poluição sonora, visual e atmosférica. Assim como, foi demonstrado as medidas de restrições para o uso e ocupação do solo, no que se refere a não agressão ao solo em práticas agrícolas, construções urbanas, etc. Visando bem-estar da população e o incentivo ao desenvolvimento de práticas e/ou ações de educação ambiental.

Confira o funcionamento do comércio durante o feriado em Teresina

Nesta quarta-feira será comemorado o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida

às 10:14

Foto: Junior Santos

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas) divulgou como o comércio no centro de Teresina irá funcionar durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, comemorado dia 12 de outubro, amanhã.

De acordo com o sindicato, o comércio vai funcionar normalmente durante a quarta-feira (12). Com jornada de 8h, a serem recompensadas com as folgas concedidas nos feriados de Semana Santa e Carnaval do próximo ano.

Bancos 

O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) informou que as agências bancárias estarão fechadas nesta quarta-feira (12). Apenas os caixas eletrônicos 24h estarão disponíveis para atendimento.

Shoppings

Teresina Shopping

  • Lojas – 14h às 20h.
  • Espaço Família -12h às 20h.
  • Big Bompreço – 8h às 22h.
  • Lojas de Alimentação e Parque – 12h às 22h.
  • Cafeterias – 12h às 22h.
  • Smart Fit – 8h às 14h.

Riverside Shopping

  • Academia – 8h às 14h.
  • Clínicas e consultórios – 9h às 18h.
  • Lojas e quiosques – 14h às 20h.
  • Padaria – 7h às 22h.
  • Praça de alimentação e parque infantil: 10h às 22h.
  • Supermercado: 9h às 21h.

Show Apaixona Teresina, com José Augusto & Tom Cleber

Venha se apaixonar no grande Show Apaixona Teresina, com José Augusto & Tom Cleber, dia 02 de dezembro de 2022, sexta-feira, a partir das 21 horas, no Atlantic City, Espaço 01.

Venda de mesas e ingressos:

– No quiosque i9 eventos (Rio Poty Shopping, Piso L3);

– No site https://i9tickets.com/evento/74/APAIXONA_TERESINA

– Na Banca do Joel (Praça Pedro II);

– Na portaria do clube.

– Local para check-in:   Atlantic City Show e Eventos

Mais informações:

86 98878-9608 e 86 99544-4845.

@jlsenaandradeRP @jlsenaandradeRP @tomcleber.com.br

Com comércio aberto no feriado, lojistas temem prejuízos por falta de ônibus

A proximidade do Dia das Crianças traz grande expectativa para um crescimento nas vendas, já que a data é a terceira mais importante para o varejo. Na próxima quarta-feira, 12 de outubro, as lojas do Centro, dos bairros e dos shoppings centers estarão abertas para quem vai deixar para comprar o presente de última hora. Mas, apesar disso, os lojistas temem prejuízos por conta da falta de transporte coletivo circulando na cidade.

Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas/PI), Tertulino Passos, a economia do país vem passando por um processo de recuperação e essa data representa mais um importante impulso de retomada. Ele afirma que os lojistas estão apostando em um crescimento de 10% nas vendas e que fizeram grandes investimentos em produtos para a data.
“O comércio estará aberto no feriado e estamos fazendo a nossa parte neste momento de retomada econômica, mas, enquanto isso, a Prefeitura de Teresina e o SETUT ficam neste impasse e não tem ônibus para a população. Essa situação nos deixa receosos, porque sem transporte coletivo as pessoas não poderão se deslocar até as lojas, e consequentemente, teremos um prejuízo nas vendas e no investimento que fizemos”, externou.

De acordo com o SETUT, a Prefeitura teria que injetar no sistema, mensalmente, aproximadamente R$ 5 milhões e tem feito, desde abril/22, apenas R$ 850 mil. O débito, até junho/22, já alcançou os R$ 100 milhões. Tertulino pontua ainda que há muito tempo os colaboradores das lojas e clientes usuários do transporte público tem enfrentado dificuldades para chegar ao comércio local devido à frota insuficiente de ônibus circulando, o que prejudica, consequentemente, o funcionamento dos estabelecimentos, as vendas e a economia da cidade.

“Grande parte da população teresinense depende de ônibus para se locomover na cidade e que transporte público é um direito de todos. Esse impasse, que infelizmente é desde 2020, prejudica todos os usuários, por isso cobramos dos órgãos competentes uma resolutividade frente a essa situação”, frisou o lojista.

(Foto: O DIA)

Bancos já podem fazer empréstimo consignado do Auxílio Brasil e BPC

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A partir de hoje (10), 12 bancos estão autorizados a realizar empréstimo consignado aos contemplados com o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O crédito consignado é aquele concedido pelas instituições financeiras com desconto automático das parcelas em folha de pagamento do salário ou benefício.

De acordo com a lei que liberou as operações, os beneficiários do Auxílio Brasil poderão fazer empréstimos de até 40% do repasse permanente de R$ 400 do programa. Dessa forma, eles poderão descontar até R$ 160 mensais, num prazo máximo de 24 meses.

Os juros máximos são de 3,5% ao mês, segundo definição do Ministério da Cidadania. Porém, cada instituição financeira pode adotar taxas menores, dependendo da negociação com o tomador do empréstimo.

As instituições financeiras habilitadas junto ao Ministério da Cidadania são: Caixa, Banco Agibank; Banco Crefisa; Banco Daycoval; Banco Pan; Banco Safra; Capital Consig Sociedade de Crédito Direto; Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento; Pintos S/A Créditos; QI Sociedade de Crédito Direto; Valor Sociedade de Crédito Direto; e Zema Crédito, Financiamento e Investimento.

Os responsáveis familiares contemplados pelo Auxílio Brasil e titulares do BPC poderão fazer o empréstimo consignado diretamente nos bancos autorizados. “É aconselhado que cada responsável familiar entre em contato com os bancos para verificar a melhor proposta”, alertou o Ministério da Cidadania.

Acrescentou que os valores serão depositados pela instituição financeira na mesma conta onde é feito o pagamento do benefício, em até dois dias úteis após a contratação do empréstimo.

O Ministério da Cidadania informou ainda que ofertará ações de educação financeira. “Ao contratar o produto, os beneficiários terão de responder a um questionário que medirá os conhecimentos sobre o tema e a capacidade de administrar o empréstimo”, explicou.

Riscos

Após a sanção da lei que libera o crédito consignado, o economista e professor de Mercado Financeiro da Universidade de Brasília, César Bergo, alertou para alguns riscos que a contratação de empréstimos consignados podem representar para o público de renda mais baixa.

Segundo ele, as pessoas precisam, antes de tudo, ficar atentas ao assédio das instituições financeiras para não cair em golpes. Nesse sentido, acrescentou o professor, é importante que os beneficiários tenham noções sobre educação financeira, de forma a “agir de maneira racional e não emocional” na hora de contrair esse tipo de empréstimo.

“Muitas vezes, elas não têm noção do que são juros, do que é empréstimo. De repente, ela assume uma dívida, e o que ela recebe para poder se manter, que já é pouco, fica ainda menor. Porque o objetivo maior dessa ajuda é [beneficiar as] pessoas que, muitas vezes, estão totalmente fora do mercado de trabalho e não têm outra renda”, esclareceu.

AGÊNCIA BRASIL

Prefeitura de Esperantina entrega o prédio do Mercado Público Municipal reformado

às 11:30

Foto: Prefeitura de Esperantina

A Prefeita Ivanária Sampaio entregou para a população, na tarde desta quarta-feira (28), o prédio reformado do mercado público municipal. A solenidade foi prestigiada por vereadores, secretários, populares e permissionários do mercado.

De acordo com a gestora, o mercado de Esperantina se tornou o melhor e mais bonito mercado do Piauí.

Foto: Prefeitura de Esperantina

Quero agradecer a toda população de nossa cidade pela compreensão e dos transtornos causados pela obra, mas nossa querida Esperantina merecia um mercado de qualidade a altura de seu povo, dando mais dignidade e respeito aos permissionários que trabalham há anos no local, hoje é um dia histórico, para mim é muito gratificante entregar esta bela obra, que se tornou um cartão postal e vai atrair mais clientes e gerar renda a nossos comerciantes e feirantes“, destacou a prefeita.

A secretária de Desenvolvimento Agrário, Regina Vale, agradeceu a confiança da prefeita Ivanária Sampaio e disse que foi um desafio assumir a pasta e cuidar de uma obra muito importante.

Foto: Prefeitura de Esperantina

O mercado ganhou ainda um espaço para os mototáxi que ficavam no meio do sol, um amplo espaço do peixe e o segundo andar, que vai funcionar de forma integral.

SDR convoca reunião para chamada pública da Agricultura Familiar em Campo Maior

às 11:24

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), convida a população para reunião da próxima chamada pública da Agricultura Familiar.

A reunião vai acontecer hoje, 10 de outubro, às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Foto: Secretaria de Desenvolvimento Rural de Campo Maior