Foto: Reprodução / Prefeitura Municipal de Parnaíba
A Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, disse estar muito feliz com o fato de Parnaíba haver sido contemplada com 17 novos profissionais do programa Mais Médicos. “Foi mais uma vitória da Parnaíba, conquistada com esforço e persistência do Prefeito Mão Santa”, disse a secretária.
Ela disse que ao assumir a secretaria o programa estava bloqueado para Parnaíba. “Tratamos de desbloquear, tomando as providências exigidas. Inclusive estivemos com a representante do ministério da saúde e em março conseguimos desbloquear e, a partir daí, começarmos a estruturar o setor com reformas e manutenção das Unidades. Agora conseguimos essas 17 vagas no edital nacional, que vai enviar esses profissionais para áreas de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixos e de extrema pobreza”, frisou Rejane.
Foto: Reprodução / Prefeitura Municipal de Parnaíba
Segundo a secretária, Parnaíba possui 28 vagas para o programa, sendo que 11 já estão preenchidas. “Desses, um está licenciado e 10 estão atuando. Vamos receber mais 17 para cobrir o total de profissionais. Vamos dar prioridade à zona rural e bairros populosos. Estamos reunidos agora com os técnicos da atenção básica para fazer uma reavaliação e novo mapeamento das áreas descobertas por Unidades Básicas de Saúde. Temos a promessa do prefeito Mão Santa da abertura de novas UBS, justamente nas áreas mais populosas, como: Floriópolis, Residencial Dunas, Simplício Dias, Conselheiro Alberto Silva e Colinas da Alvorada. Não há recursos para contemplar tudo agora, mas vamos fazendo por etapas”, pontuou.
Rejane informou ainda que todas as Unidades de Saúde estão atualmente com médicos, inclusive na Ilha Grande com a nomeação de uma profissional que começa a trabalhar segunda-feira. Quanto a chegada dos novos médicos ela disse que o edital do programa demora um pouco. ”Fizemos a adesão hoje e vamos esperar que os médicos se cadastrem junto ao Ministério da Saúde, onde é feita uma seleção. Em julho, com o resultado da seleção, obedecidos os prazos do Ministério, esperamos que eles comecem trabalhar no município”, finalizou.
A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) deu início às atividades da Semana Nacional de Trânsito com palestras para sensibilização das pessoas. Na útlima quarta (21/09), houve palestra na sede da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETA), no Centro Administrativo, zona Leste da cidade.
O secretário da SESAM, Gabriel Mauriz, informa que as atividades seguem até o final do mês. “É mais um período onde nós vamos conscientizar a cada piripiriense, seja da zona Urbana ou Rural, falando da importância da prevenção de acidentes para o uso do capacete e do cinto de segurança e evitar dirigir quando estiver alcoolizado”, orienta o gestor.
Foto: Prefeitura Municipal de Piripiri
“Nesta Semana nacional do Trânsito, nós estamos trabalhando com as nossas secretarias municipais, empresas e a zona Rural [do município] porque em Maio [durante a campanha Maio Amarelo] nós trabalhamos o alunado [da Rede Municipal de Ensino], desde a Educação Infantil [até o Ensino Fundamental]”, explica a coordenadora do programa Vida no Trânsito em Piripiri, Katiúscia Souza.
Katiúscia Souza lembra que na zona Rural acontecem muitos acidentes de trânsito e informa que houve um aumento [de casos atendidos no Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR) em Piripiri]. “Ano passado tivemos um caso de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), que muitas vezes pode levar a óbito, e, neste ano, até a primeira semana de setembro já são 17 casos”, alerta a coordenadora.
A coordenadora informa devido a isso, na próxima segunda, dia 26 de setembro, será lançado o Projeto Dia de Prevenção ao Trauma de Face na Clínica Escola da Faculdade Chrisfapi, no bairro Fontes dos Matos, zona leste de Piripiri.
“Uma palestra muito importante e temos que ter cuidados no trânsito. Vai ser de muita importância para os nossos profissionais”, disse Hélvia Cruz, diretora de Proteção Social da SETAS.
Serviço
A programação da Semana Nacional de Trânsito em Piripiri teve início na terça (20) e segue até o dia 30 de setembro. O objetivo de prevenir e evitar acidentes de trânsito no município.
Os encontros do tema ocorriam virtualmente por conta da pandemia.
às 10:58
Foto: Reprodução
A Caminhada do Outubro Rosa, evento realizado pela Fundação Maria Carvalho, ocorreu neste domingo (9). Este ano marca a volta da caminhada de forma presencial. Nos dois anos de pandemia da Covid-19, o encontro foi realizado de forma virtual.
A avenida Raul Lopes ganhou uma cor diferente, com milhares de pessoas vestidas de rosa para chamar atenção para um tema tão necessário que é o diagnóstico precoce do câncer de mama. O percurso da caminhada foi da Ponte Estaiada até o Teresina Shopping, local onde ocorreu a entrega de medalhas, realizado pocket show, além do atendimento com profissionais da saúde onde as participantes puderam esclarecer dúvidas.
A governadora Regina Sousa se fez presente e ressaltou a importância de momentos como este para chamar atenção para uma doença que tem acometido muitas mulheres e também homens, que é o câncer de mama. “Se toque, literalmente. Um simples ato pode ajudar na prevenção e a detectar ainda no início a doença, o que facilita o tratamento. É importante também lembrar da importância da mamografia na idade certa, com a frequência correta. O câncer de mama tem que ser combatido todos os dias, e o Outubro Rosa é um momento para enfatizar ainda mais a necessidade desses cuidados”, disse a governadora.
Foto: Reprodução
Este ano, a Fundação Maria Carvalho Santos distribuiu 1.500 senhas para que as mulheres façam mamografia gratuitamente. O presidente da instituição, Luíz Ayrton Santos Júnior, destacou que há 17 anos a entidade faz essa caminhada e já ajudou a salvar muitas vidas.
“Somente este ano já tivemos 187 casos novos de câncer de mama e, desses, mais de 50% tiveram seu diagnóstico no início da doença. Quando descobrimos no estágio inicial a mulher tem mais chances de ser curada e para que isso aconteça é importante que ela faça anualmente o exame da mama”, ressaltou o médico.
O vereador de Teresina, Dudu (PT), avaliou de forma positiva o apoio de Dr. Pessoa (Republicanos) ao presidenciável Lula (PT). A declaração ocorreu na manhã de sexta-feira (7), no Palácio de Karnak, onde o gestor municipal esteve reunido com a atual governadora Regina Sousa, além de outros representantes partidários.
O vereador explicou que o partido está atrás de ampliar a votação de Lula para o segundo turno das eleições, que acontecem no dia 30 deste mês de outubro, com quem deseja “construir um país de bem”.
Foto: Laura Cardoso
“Todos que quiserem se somar conosco nesse processo de um Brasil democrático, será bem vindo. E obviamente que, tanto o prefeito Pessoa, como qualquer outro que queira somar com a gente, sempre será bem vindo”.
O vereador também avaliou o encontro entre Dr. Pessoa e Regina Sousa, visto que o prefeito é integrante de um partido oposicionista a sigla petista. Segundo ele, muitos temas, independente de períodos eleitorais, precisam ter continuidade, já que a gestão é impessoal.
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 5,74% para 5,71% para este ano. É a 15ª redução consecutiva da projeção.
A estimativa consta do Boletim Focus de hoje (10), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Para 2023, a projeção da inflação ficou em 5%. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,47% e 3%, respectivamente.
A previsão para 2022 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2% e o superior 5%.
Em agosto, houve deflação de 0,36%, após queda de 0,68% em julho. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,39% no ano e 8,73% em 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para setembro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que é a prévia da inflação, também teve recuo, de 0,37%. Os dados consolidados de setembro serão divulgados amanhã (11) pelo IBGE.
Taxa de juros
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017 (13,75% ao ano).
Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano nesse patamar. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica caia para 11,25% ao ano. Já para 2024 e 2025, a previsão é de Selic em 8% ao ano e 7,75% ao ano, respectivamente.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.
Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
PIB e câmbio
As instituições financeiras consultadas pelo BC mantiveram a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano em 2,7%.
Para 2023, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 0,54%. Para 2024 e 2025, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,7% e 2%, respectivamente.
Dólar
A expectativa para a cotação do dólar manteve-se em R$ 5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana se mantenha nesse mesmo patamar.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), através da Gerência de Atenção à Saúde Mental, implantou 16 novos leitos de saúde mental, em hospitais do interior do Piauí. A implantação faz parte do processo de expansão dos serviços de saúde, que o Governo do Piauí vem fazendo ao longo dos últimos anos.
“Um dos pilares da gestão da governadora Regina Sousa é o reforço nas ações de saúde mental, no Piauí. A Sesapi já começou o trabalho de ampliação de leitos, para esta especialidade. Estes novos leitos são um avanço significativo para a Rede de Atenção Psicossocial dos territórios Vale do Canindé e Chapada das Mangabeiras. Nosso objetivo é levar mais cuidados para os piauienses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.
Foram implantados 08 leitos no Hospital Regional Deolindo Couto- na cidade de Oeiras- e (08) leitos no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos – no município de Bom Jesus. Os leitos são destinados para atender população com transtorno mental e/ou com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas. O funcionamento será porta aberta, através das urgências das unidades de saúde.
“A implantação de leitos de saúde mental nos hospitais gerais significa maior resolutividade nos territórios das demandas de saúde mental que necessitam de atenção hospitalar, redução de internações em hospital psiquiátrico, redução de estigmas, retaguarda para outros pontos de atenção e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial dos territórios”, destaca a gerente de Saúde Mental do Estado, Virgínia Pinheiro.
Para informar sobre a abertura dos novos leitos, a Gerência de Saúde Mental da Sesapi realizou, entre os dias 05 e 06 de outubro, reuniões ampliadas com gestores e técnicos dos territórios para apresentação dos Protocolos e Fluxos de Atendimento dos Leitos de Saúde Mental. “ Foi realizada qualificação para a equipe multiprofissional que se encontra à frente dos cuidados desses usuários e primamos pela avaliação permanente dos indicadores de qualidade e humanização da assistência prestada”. Nosso próximo passo é buscar a implantação dos leitos do Hospital da Polícia Militar em Teresina”, destaca à gerente.
Mulher é encontrada morta com marcas de espancamento divulgação / PM
Uma mulher foi encontrada morta na madrugada desta segunda-feira (10), na Avenida Maranhão, no bairro Matinha, zona Norte de Teresina. Identificada apenas como Poliana, a vítima estava jogada na avenida com marcas de espancamento.
A polícia foi acionada e constatou o óbito. Poliana estava jogada próximo ao esgoto na avenida e tinha muitas marcas de espancamento no rosto e em outras partes do corpo. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo.
Policiais foram ao Centro de Teresina, na praça João Luiz Ferreira, em busca de informações sobre a mulher. O levantamento é que Poliana era garota de programa e arrombava estabelecimentos na região. A investigação do caso ficará a cargo da Polícia Civil.
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizarão no dia 20 de outubro, a partir das 10h, uma audiência pública, para discutir o novo decreto que regula o ICMS Ecológico – Edital 2023.
O principal objetivo da audiência é colher sugestões para a formação de um novo anexo único da tabela de avaliação dos critérios de elegibilidade, tendo em vista as dificuldades apresentadas pelos municípios para a adaptação das novas atividades exigidas.
O presidente da Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da OAB-PI, Ricardo Castelo branco, revela que o objetivo da audiência pública é buscar sugestões aos gestores municipais e consultores jurídicos sobre a necessidade de alterações, adequando- o à realidade dos municípios piauienses.
“Nesse sentido, após recebermos demanda de diversos municípios e consultores jurídicos, a OAB-PI e a APPM se uniram para organizar o primeiro evento para que todos os gestores contribuam para a adequação da regulamentação do ICMS Ecológico.
O evento é destinado a prefeitos (as), secretários de Meio Ambiente dos Municípios, técnicos e gestores de Meio Ambiente, consultores jurídicos das Secretarias de Meio Ambiente dos Municípios e a quem tiver interesse na pauta.
A Caixa Econômica Federal e outros 11 bancos estão autorizados a realizar empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC (Benefício de Prestação Continuada) a partir desta segunda-feira (10). Segundo o Ministério da Cidadania, os 21,1 milhões de integrantes do programa de transferência de renda, que começam a receber o pagamento nesta terça-feira (11), poderão usar o valor recebido para contratar o crédito.
A modalidade é descontada diretamente na folha de pagamento. O limite de juros será de 3,5% ao mês e a quantidade de parcelas do valor contratado de, no máximo, 24.
O beneficiário poderá comprometer até 40% do repasse permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil, e não dos atuais R$ 600, valor que começou em agosto e está previsto para ser pago até dezembro. Dessa forma, o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais, num prazo máximo de 24 meses.
Lista dos bancos
• Caixa Econômica Federal
• Banco Agibank S/A
• Banco Crefisa S/A
• Banco Daycoval S/A
• Banco Pan S/A
• Banco Safra S/A
• Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
• Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
• Pintos S/A Créditos
• QI Sociedade de Crédito Direto S/A
• Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
• Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A
Autorização por escrito
Além do acesso ao crédito, o programa vai oferecer ações de educação financeira. Ao contratar o produto, os beneficiários terão de responder a um questionário que medirá os conhecimentos sobre o tema e a capacidade de administrar o empréstimo.
O bancos estão proibidos de ofertar o produto aos beneficiários ou fazer ação de marketing. Além disso, a medida só permite a modalidade de empréstimo consignado e veda empréstimo por cartão.
Será necessária a autorização do cliente para a contratação da operação. A autorização, portanto, deverá ser realizada por escrito ou por meio eletrônico. Não será aceita a autorização feita por telefone ou por meio de gravação de voz.
A regulamentação ainda obriga os bancos a informar a taxa de juros aplicada e a expressar o custo efetivo do empréstimo. Ficam vedadas a cobrança da TAC (Taxa de Abertura de Crédito) e de quaisquer outras taxas administrativas, e proibido o estabelecimento de prazo de carência para o início do pagamento das parcelas.
“É aconselhado que cada responsável familiar entre em contato com os bancos para verificar a melhor proposta para si. Os valores são depositados pela instituição financeira na mesma conta onde é feito o pagamento do benefício, em até dois dias úteis após a contratação do empréstimo”, afirma o ministério em nota.
Veja perguntas e respostas sobre como funciona o empréstimo:
1 – O que é o crédito consignado do Auxílio Brasil?
É um tipo de empréstimo que permite que os beneficiários de programas assistenciais do governo federal, como Auxílio Brasil, tenham descontados de seus benefícios as parcelas dos empréstimos contratados em instituições financeiras habilitadas pelo Ministério da Cidadania. As parcelas são descontadas diretamente do benefício todos os meses a juros mais baixos que os de mercado.
2 – Como será feito o empréstimo?
O empréstimo poderá ser feito pelo responsável da família beneficiária do Auxílio Brasil em instituições financeiras habilitadas pelo Ministério da Cidadania. A parcela do empréstimo pode ser de até 40% do valor do benefício. O pagamento será descontado mensalmente, direto no benefício da família.
3 – Quem pode contratar o empréstimo consignado?
Responsáveis das famílias recebedoras do Auxílio Brasil e titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
4 – A contratação de empréstimos consignados é obrigatória?
Não. Somente quem quiser poderá solicitar à instituição financeira a contratação. Nenhuma instituição poderá obrigar o beneficiário a fazer nenhum contrato.
5 – Em quais bancos posso fazer esse empréstimo?
Em qualquer instituição financeira habilitada pelo Ministério da Cidadania conforme a lista acima.
6 – Qual o prazo máximo para pagamento do empréstimo?
O empréstimo consignado em benefícios do Auxílio Brasil pode ser pago em até 24 parcelas mensais.
7 – Qual a taxa de juros do empréstimo?
A taxa máxima de juros permitida para o empréstimo consignado é de 3,5%. Porém cada instituição financeira pode adotar taxas menores do que essa. O beneficiário poderá pesquisar a taxa nas instituições financeiras para verificar qual a melhor proposta.
8 – Como é feito o pagamento do empréstimo?
A parcela é descontada automaticamente do valor mensal pago do benefício, durante o prazo contratado.
A competição busca arrecadar fundos para ações sociais em bairros carentes de Teresina
Após dois anos, o Rally do Companheirismo volta ao calendário de Enduro piauiense. O campeonato chega à sua 16ª edição, mais uma vez organizado pelo Rotary Club de Teresina Piçarra e pela Radical Produções. A competição, válida por uma das etapas do Campeonato Estadual de Enduro, ocorrerá no dia 11 de dezembro e será válida pela última fase do Campeonato na temporada.
Além da etapa estadual off-road, Erlich Cordão, diretor da Radical Produções e organizador do torneio, afirma que esta edição contará com uma nova categoria passeio. “Acredito que será um grande evento. Ela será a última etapa para a categoria de Enduro moto. Paralelo a isso, criamos uma categoria Expedição, para quem quer ir de carro, UTV ou de quadriciclo. É só um passeio e esperamos muitas pessoas participando nesta categoria”, explica o organizador.
Para a categoria ‘Expedição’ haverá um guia, sem caráter competitivo, e poderão participar todos os tipos de veículos, inclusive os carros 4×2 de versão off-road. Competidores no Enduro de Moto poderão se inscrever nas categorias elite, intermediário, dupla e novato, e somarão pontos no ranking estadual.
O evento é realizado anualmente, mas por conta da pandemia da Covid-19, não ocorreu em 2020 e 2021. A principal finalidade do rally é arrecadar fundos para ações sociais desenvolvidas pelo Rotary Piçarra.
O presidente do Rotary Club de Teresina Piçarra, Ricardo Resende, explica que eventos deste gênero são um dos objetivos do Rotary. “Uma das finalidades do Rotary é reunir profissionais de todos os segmentos para realizar atividades comuns, no sentido de arrecadar fundos. Então o Rally do Companheirismo foi idealizado na gestão do nosso companheiro Arão Lobão, e desde a primeira edição é coordenado pelo Ehrlich Cordão, um evento de sucesso. Com os recursos arrecadados contemplaremos projetos de educação infantil, sustentabilidade, empoderamento de meninas e educacionais que o clube já mantém na Vila Ferroviária, e com outras entidades parceiras”, ressalta o presidente.