O Sindilojas/PI (Sindicato dos Lojistas do Piauí) divulgou o funcionamento o horário do comércio durante o feriado do Dia do Piauí, nesta quarta-feira, dia 19 de outubro.
As lojas do Centro e dos bairros estarão abertas normalmente. Os shoppings centers contam com horários de funcionamento específicos que podem ser conferidos em seus respectivos meios de comunicação.
Já o Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) informou que os bancos estarão fechados durante o dia 19 de outubro. As áreas de autoatendimento nas agências bancárias e os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking, ficarão disponíveis para os clientes neste dia.
Através de sua assessoria, a Prefeitura de Teresina informou que seus órgãos não vão funcionar na quarta-feira. “A quarta é feriado estadual, 19 de outubro, não haverá expediente”, comunicou a assessoria.
O Governo do Estado estará fechado no dia 19 de outubro. Por decreto, a Governadora do Piauí antecipou o feriado do dia do Servidor Público que seria no dia 28 para o dia 20 do mesmo mês. Além de decretar ponto facultativo dia 21 de outubro.
A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (17) o abono salarial para cerca de 1,1 milhão de trabalhadores. Os pagamentos abrangem benefícios que foram objeto de revisão de valor, que têm origem judicial ou que não foram retirados durante os calendários já encerrados, entre 2016 e 2020. Instituído pela Lei 7.998/90, o abono salarial equivale no máximo a um salário mínimo, atualmente R$ 1.212, pago aos profissionais que ganham até dois salários mínimos.
Os valores de pagamento variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base de referência. Nesse lote complementar, o valor médio a ser pago é de R$ 398,99, sendo de R$ 101 a R$ 1.212 por parcela. O crédito será feito diretamente em conta que o trabalhador possua na Caixa ou em conta poupança social digital aberta automaticamente em seu nome, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
A Caixa informa que, caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências. As parcelas não creditadas em conta ficarão disponíveis para recebimento até o dia 29 de dezembro.
A partir deste ano, a Caixa passou a atuar especificamente como agente pagador do abono salarial, cabendo ao Ministério do Trabalho e Previdência a gestão do programa e a habilitação dos trabalhadores que têm direito ao benefício.
Quem tem direito
Para receber o abono salarial, o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos:
– Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
– Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários-mínimos durante o ano-base;
– Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
– Ter seus dados informados pelo empregador (pessoa jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
A Comissão de Estágio do Ministério Público do Trabalho no Piauí divulgou o resultado final do processo seletivo para estagiários de direito e Comunicação Social/Jornalismo. O resultado traz a classificação após somatório das notas das provas objetivas e subjetivas. Após o resultado, a Comissão informou ainda que os recursos em face da Lista de classificação final dos candidatos aprovados deverão ser dirigidos à Comissão de Estágio, por meio do seguinte endereço eletrônico: prt22.rh@mpt.mp.br até esta terça-feira, 18.
O MPT-PI já havia divulgado o resultado definitivo do processo seletivo para o curso de Ciências Contábeis. Ao todo estão sendo ofertadas oito vagas para o curso de Direito, uma para o curso de Jornalismo e cadastro de reserva para o curso de Ciências Contábeis. Os estudantes irão atuar na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 22 Região, em Teresina. Além disso, o edital prevê ainda uma vaga para o curso de Direito, a ser preenchida para a Procuradoria Regional do Trabalho da 16 Região/Caxias, que está atualmente instalada na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 22 Região, em Teresina.
Após finalizado os prazos, o MPT irá iniciar o chamamento dos aprovados para que preencham as vagas disponíveis. Os demais estudantes que estiverem classificados poderão ser convocados pela administração do MPT, em caso de necessidade. O estágio terá a duração de um ano e poderá ser prorrogado até o limite de dois anos. Eles deverão cumprir uma carga horária de 20 horas semanais, distribuídas em jornadas de quatro horas, de segunda a sexta-feira.
Conforme prevê o edital, haverá remuneração com uma bolsa estágio, no valor de R$976, além de auxílio transporte de R$11 por dia de efetivo estágio realizado. O estagiário também tem assegurado o seguro contra acidentes pessoais, mediante apólice coletiva de seguro, e ainda o recesso remunerado de 30 (trinta) dias anuais, sempre que a duração do estágio for igual ou superior a 1 (um) ano. O recesso poderá ser concedido de forma proporcional, caso o estágio ocorra em período inferior a 1 (um) ano.
Confira o edital com o resultado final, clicando aqui
LÁ, ELES [DO GOVERNO] ANULARAM COMPLETAMENTE A OPOSIÇÃO, COMO SE ELA NÃO EXISTISSE. ELES NÃO SENTAM COM A OPOSIÇÃO PARA DISCUTIR NADA, DIFERENTE DO ESTILO DO LULA.
Deputada Rejane Dias afirmando que Bolsonaro anula a oposição
É UMA REUNIÃO PARA REUNIR NÃO SÓ O PT, MAS É UMA REUNIÃO DE CAMPANHA. SÃO AS RECOMENDAÇÕES DE CAMPANHA ATÉ O DIA 30 E COMO VAI SER O DIA 30, COMO CADA UM VAI COLABORAR COM O DIA 30 PORQUE ELA É UMA ELEIÇÃO MAIS DIFÍCIL PARA NÓS.
Governadora Regina Sousa sobre estratégias para o segundo turno
A GENTE SABE QUE NO PRIMEIRO TURNO TEMOS OUTRAS INFLUÊNCIAS, OUTROS CANDIDATOS E A GENTE SABE QUE AQUILO ACABA CONFUNDINDO O ELEITOR, AGORA O ELEITOR VAI PARAR PARA PENSAR UM POUCO NO QUE REFLETE SEU VOTO.
Gracinha Mão Santa sobre segundo turno e possibilidade de reeleição de Bolsonaro
A MICHELE ONDE VAI, ARRASTA MULTIDÕES COMO VOCÊS ESTÃO VENDO AQUI É O RETRATO QUE ESTÁ ACONTECENDO EM TODO O PAÍS E A GENTE ACREDITA QUE ESSE MOVIMENTO SERÁ UM MOVIMENTO QUE VAI SER SENTIMENTO ATÉ A ELEIÇÃO.
Deputado Federal Júlio Arcoverde sobre vinda da primeira dama à capital do Piauí
A BANDEIRA CONFECCIONADA POR PESSOAS DO POVÃO, ARTESANALMENTE AQUI NO PIAUÍ, FOI NA MALA DE LULA E AGORA CONTINUA PASSEANDO POR TODO BRASIL NAS MÃOS DO POVO! A BANDEIRA DO BRASIL É DO POVO BRASILEIRO!
Wellington Dias sobre passagem de Lula em estados nordestinos
AGORA, VAMOS TRABALHAR PARA CONFIRMAR A VITÓRIA DE LULA NO DIA 30/10. NOS REUNIMOS NESTA SEGUNDA COM LIDERANÇAS DE TODO O PIAUÍ, PARA DISCUTIR AS ESTRATÉGIAS DE CAMPANHA NO SEGUNDO TUNRO. A NOSSA META É AMPLIAR A VOTAÇÃO DE LULA NO ESTADO.
Rafael Fonteles em postagem obre estratégias para eleição de Lula no segundo turno
OAuxílio Brasil chega a 21,13 milhões de famílias em outubro. Desse total, 17,2 milhões de lares, ou 81,5%, são chefiados por mulheres. Em setembro, as Responsáveis Familiares femininas eram 16,85 milhões. Portanto, das mais de 480 mil residências que passaram a receber o mínimo de R$ 600 do programa permanente de transferência de renda neste mês, 350 mil são lideradas por mulheres.
Na divisão por regiões, no Centro-Oeste o percentual de lares chefiados por mulheres é maior. São 86,8% das famílias com protagonista do sexo feminino. Na sequência aparecem o Sul (83,1%), o Norte (83%), o Sudeste (81,7%) e o Nordeste (80,2%).
Em números absolutos, o Nordeste lidera a lista com 7,8 milhões de mulheres como Responsável Familiar, seguido pelo Sudeste (5,1 milhões), Norte (2,1 milhões), Sul (1,1 milhão) e Centro-Oeste (976 mil).
Já no recorte por estados, Goiás registra o maior percentual de chefes de família mulheres no país, 88,2%, ou 438 mil lares. A lista decrescente prossegue com Rondônia (87,7%), Tocantins (86,3%), Mato Grosso (86%) e Mato Grosso do Sul (85,8%).
Em termos de repasses, as mulheres são protagonistas do gerenciamento de R$ 10,48 bilhões dos R$ 12,8 bilhões que serão investidos neste mês. Levando em conta o programa como um todo, o valor médio recebido por família em outubro é de R$ 609,65.
O calendário de pagamento foi antecipado e teve início na terça-feira (11/10) para quem tem Número de Identificação Social (NIS) com final 1. As transferências seguirão de forma escalonada, como ocorre normalmente, até o dia 25. Nesta data receberão os contemplados pelo programa com final do NIS 0 (confira o calendário completo abaixo).
O programa
O Auxílio Brasil é voltado a famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para serem habilitadas, elas precisam atender critérios de elegibilidade, como apresentar renda per capita classificada como situação de pobreza ou de extrema pobreza, ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses e não ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases de dados federais.
A seleção é feita de forma automática, considerando a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em cada município e o limite orçamentário anual do Auxílio Brasil.
O Piauí começa a receber, ainda em dezembro deste ano, voos regulares da Companhia Aérea Azul no Aeroporto de São Raimundo Nonato, que acontecerão duas vezes por semana, tendo como origem e destino as cidades de Petrolina e Recife, respectivamente. A governadora Regina Sousa recebeu a diretora de Operações da Esaero, Liz Martins, que deu mais detalhes sobre os voos. A empresa administra o aeroporto de São Raimundo Nonato.
A retomada de voos regulares no Aeroporto de São Raimundo Nonato já era esperada há bastante tempo e movimenta a economia e turismo da região. “Hoje, nosso aeroporto está apto para receber até 200 mil passageiros por ano. A infraestrutura dele é adequada, o terminal de passageiros também, comporta outras atividades simultâneas, tanto de companhias áreas quanto de outros segmentos”, explicou Liz Martins.
Para a governadora Regina Sousa, a região de São Raimundo Nonato é um atrativo turístico que precisa ser conhecido e para isto precisa de infraestrutura.
“Está tudo acertado para que o primeiro voo seja realizado dia 15 de dezembro Recife-Petrolina-São Raimundo e isso é muito bom para o Piauí, nosso turismo desenvolve com estas ações, gerando renda para a população local”, disse a chefe do executivo.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do estado do Piauí (Cievs), confirmou mais cinco casos de Monkeypox (varíola dos macacos) no Piauí. Os casos foram confirmados em três cidades do Estado.
De acordo com o Painel Epidemiológico Monkeypox do Piauí, no Estado já foram confirmados 23 casos da doença. Os últimos cinco casos foram inseridos, nesta sexta-feira (14), e são de pacientes do sexo masculino das cidades de Picos (01), São João da Varjota (01) e Teresina (03). “A Sesapi está sempre vigilante com relação à varíola dos macacos e as demais doenças, prestando orientações às vigilâncias municipais sobre como proceder com casos suspeitos e confirmados”, explica a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.
Ainda segundo o painel, no Piauí, 166 casos de varíola dos macacos já foram notificados, desses, 23 foram confirmados, 103 descartados, 26 ainda estão em investigação (suspeitos), seis foram excluídos e oito apresentaram resultados inconclusivos dos exames. As faixas etárias com maior prevalência dos positivos são de 20 a 29 anos, com 11 dos casos positivos e também nas idades de 30 a 39 anos com oito casos confirmados, tendo a prevalência em pessoas do sexo masculino.
“É de fundamental importância a população ficar atenta aos sinais e sintomas da doença e procurar os serviços de saúde do município, caso comece a detectar sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e o surgimento de vesículas pelo corpo. Nossas unidades de saúde estão capacitadas para atender à população”, lembra a coordenadora.
Os casos confirmados estão registrados em seis cidades piauienses, sendo a capital Teresina (18) a que contabiliza o maior número. Os demais municípios são Batalha (01), José de Freitas (01), Parnaíba (01), Picos (01) e São João da Varjota (01).
“Lembramos também da necessidade de manter os cuidados para a prevenção da doença, que é transmitida por meio do contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva. A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos, por isso os cuidados com a higiene são fundamentais, além do uso de máscaras”, reforça Amélia Costa.
Foi divulgado edital para o IV processo seletivo de estagiários de nível superior de pós-graduação do Ministério Público do Piauí.
A comissão organizadora, presidida pela Procuradora de Justiça Zélia Saraiva Lima, ficará responsável pela coordenação, organização e aplicação do processo. Serão instituídas subcomissões que terão como atribuições a elaboração, a aplicação, a correção e a fiscalização das provas.
As áreas ofertadas serão: direto e tecnologia da informação, sendo a primeira com vagas para municípios do interior do estado e a segunda com vagas apenas para Teresina. O estagiário contratado receberá Bolsa Auxílio no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) e Auxílio Transporte no valor de R$ 176,00 (cento e setenta e seis reais) por mês e cumprirá carga horária semanal de 25 (vinte e cinco) horas, a ser cumprida de acordo com os horários de expediente da unidade em que for lotado.
10% (dez por cento) das vagas que surgirem durante a validade da seleção serão reservadas para os estudantes que se enquadram na condição de pessoa com deficiência e 30% (trinta por cento) das vagas para os estudantes autodeclarados negros.
A inscrição na Seleção Pública deverá ser feita por meio de formulário online, disponibilizado no endereço eletrônico https://www.mppi.mp.br/internet/concursos-e- selecoes.
O prazo para inscrição inicia no dia 20 de outubro e se encerra no dia 25 de outubro.
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na sessão desta quinta-feira (13), a retirada de propagandas com ofensas aos candidatos que concorrem à Presidência da República no segundo turno: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Na representação movida pela campanha de Lula, o TSE concedeu liminar para a remoção de conteúdo publicado no perfil da empresa Brasil Paralelo no Twitter.
A decisão ocorreu por maioria de votos (4 a 3) e determina a retirada do vídeo em que a empresa propaga desinformação, alterando a realidade de acontecimentos relativos à corrupção, afetando a honra e a imagem de Lula. A exclusão do vídeo deve ser cumprida no prazo de 24 horas sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
Ficou vencido o relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, e os ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach, que se posicionaram contrários à remoção. Para o relator, o material divulgado se baseia em matérias jornalísticas com fatos denunciados durante o período em que Lula esteve à frente do Poder Executivo Federal, “de modo que não há justificativa plausível para sua retirada”. O ministro salientou, ainda, que a empresa Brasil Paralelo é uma produtora de multimídia envolvendo entretenimento e educação, que realiza documentários, filmes, cursos e séries que tratam de política, história, filosofia, economia, educação e atualidades. “É nesse contexto que o conteúdo impugnado deve ser enfrentado sob a ótica deduzida na petição inicial”, disse o relator.
Divergência
Ao abrir a divergência, o ministro Ricardo Lewandowski afirmou que a matéria atribui ao candidato Lula uma série de escândalos de corrupção que jamais foram judicialmente imputadas a ele. “Nesse sentido, considero grave a desordem informacional apresentada. E, como tal, apta a comprometer a autodeterminação coletiva, a livre formação da vontade do eleitor”, disse Lewandowski, ao ser acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Benedito Gonçalves e pela ministra Cármen Lúcia.
Moraes disse que, neste segundo turno das eleições de 2022, estão ocorrendo duas modalidades de desinformação: a que manipula premissas reais para se chegar a uma conclusão falsa e o uso de mídias tradicionais para divulgar fake news.
“E isso deve ser combatido para garantir ao eleitor uma informação verdadeira, para que o eleitor possa analisar de maneira livre, consciente, em quem ele quer votar. A liberdade da escolha do eleitor depende também de informações fidedignas”, enfatizou o presidente do TSE.
Acusação de canibalismo
Na representação proposta pela campanha de Bolsonaro, o ministro Sanseverino concedeu liminar para a imediata retirada de inserções da propaganda eleitoral de Lula que acusam o atual presidente e candidato à reeleição de praticar canibalismo.
Os autores afirmaram que a campanha do adversário propagou notícia sabidamente inverídica e ofensiva, ao trazerem grave descontextualização de entrevista concedida por Bolsonaro em que há menção à temática indígena.
Para o relator, da forma como foram divulgadas as falas de Bolsonaro, retiradas de trecho de antiga entrevista, há alteração sensível do sentido original de sua mensagem. “A plausibilidade jurídica do pedido de suspensão da divulgação da propaganda impugnada foi demonstrada, pois foram ultrapassados os limites da liberdade de expressão, o que justifica a atuação repressiva dessa Justiça Especializada”.
A decisão foi referendada por unanimidade pelo Plenário.
Seguem em ritmo acelerado as obras de reforma e revitalização do mercado público de Campo Maior. A reforma do Mercado proporcionará um ambiente mais adequado e atrativo para turistas, feirantes e público consumidor desse que é um dos pontos de maior visitação do município.
De acordo com o prefeito Joãozinho Félix, o objetivo das obras é proporcionar um local agradável para os turistas, mas, sobretudo, para que feirantes e comerciantes possam trabalhar com dignidade:
“O atual aspecto visual do mercado é de total abandono e esta ampla reforma vai proporcionar uma nova impressão para quem visita a cidade e, consequentemente, passa no mercado para vender ou comprar. Além disso, é importante destacar que queremos oferecer um ambiente digno para os feirantes e comerciantes, com mais segurança e, principalmente higiene”, destacou.
Humberto Filho, secretário municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) enfatizou que “a reforma é uma reivindicação antiga dos trabalhadores e da população e vai fomentar ainda mais o comércio oferecendo mais possibilidade de emprego e renda“.
O investimento para as obras de reforma e revitalização do mercado Jaime da Paz é da ordem de R$ 2,5 milhões, destinados, através de emenda parlamentar, de autoria do senador Elmano Férrer (Podemos). A previsão é de que a obra completa seja entregue em dezembro.