Domingo, Junho 28, 2026
25.7 C
Teresina

IFPI deixa de usar nota do Enem e vai fazer vestibular próprio em 2023

As inscrições para estudantes que desejam ingressar no Instituto pelo sistema iniciam no dia 10 de novembro e seguem até 12 de dezembro.

às 12:05

IFPI — Foto: Gil Oliveira

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) divulgou, na manhã de hoje (18), o edital do Vestibular 2023, que passa a servir como única forma de ingresso em cursos superiores da instituição. Ao todo, serão 2.265 vagas disponíveis nos 17 campi do estado.

Com a adoção de um processo seletivo específico, o IFPI deixar de aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), isto é, à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como forma de ingresso nos cursos de graduação a partir do primeiro semestre de 2023. O anúncio foi feito durante solenidade na reitoria do instituto, na Zona Leste de Teresina.

As inscrições iniciam para o Vestibular 2023 no dia 10 de novembro e seguem até 12 de dezembro. Interessados devem pagar uma taxa de R$ 40. Estudantes de escolas públicas, bolsistas de escolas privadas e pessoas com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio podem pedir isenção do pagamento.

Serão disponibilizadas vagas em 58 cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológico, nos campi de Angical, Campo MaiorCocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.

Do total de vagas, 45% serão destinadas à ampla concorrência, 50% para cotistas de escolas públicas e 5% para pessoas com deficiência (PCD) não oriundas de escola pública.

A prova, com questões de múltipla escolha e redação, está prevista para acontecer no dia 15 de janeiro de 2023. Conforme o cronograma, o resultado parcial deve ser divulgado em 8 de fevereiro e o final em 13 de fevereiro.

Justificativa

A mudança ocorre, segundo o pró-reitor Odimógenes Soares Lopes, devido à alta taxa de evasão dos estudantes que ingressam na instituição pelo Sisu. De acordo com o gestor, muitos residem em outros estados brasileiros e, ao serem aprovados, não efetuavam a matrícula.

Desta forma, diversas chamadas são feitas anualmente a fim de preencher as vagas disponíveis, o que pode prejudicar o semestre letivo.

SAAD Sudeste segue executando a urbanização do calçamento da Av. Noé Mendes em Teresina

Uma das maiores obras estruturantes atualmente em andamento na região.

às 11:18

O projeto prevê a revitalização completa de 5000 m² de extensão, que vão de uma ponta a outra da zona Sudeste, transpassando 18 comunidades e ladeando a avenida Noé Mendes, uma das vias mais movimentadas da capital do Piauí.

Foto: Reprodução

Estão sendo instalados jardins, academias populares e pistas de cooper e ciclismo, dentre outros locais de convivência comunitária.

HUT executa obra de reforma e ampliação de UTI em Teresina

às 11:03

Foto: Ascom/PMT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está passando por obras de reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para a ampliação de 32 para 40 leitos. Os recursos da obra são provenientes de emenda parlamentar do senador Elmano Ferrer (Progressistas), no valor de mais de R$ 3 milhões.

A obra prevê uma ampliação do setor da UTI, com 8 novos leitos, recepção, novos banheiros e posto de enfermagem e prescrição, rouparia, repouso e refeitório restrito para o setor.

Em Teresina, o número de leitos disponíveis está acima da orientação da Organização Mundial da Saúde, só no HUT teremos 40 leitos reformados, construídos e ampliados dentro das mais novas técnicas de engenharia e normas de segurança vigentes”, afirmou o prefeito Dr. Pessoa.

O HUT, administrado pela Prefeitura de Teresina, é referência na assistência de média e alta complexidade no Piauí. O hospital já realizou mais de 884.594 atendimentos e 12.715 cirurgias, entre urgências e emergências, através SUS. O HUT foi inaugurado em maio de 2008.

Foto: Ascom/PMT

Prefeitura de Cajueiro da Praia avança na resolução de problemas sobre lixões do município

A prefeitura publicou um decreto no dia 14 de outubro, que compartilha a responsabilidade da coleta, do transporte e do descarte do lixo na cidade

às 10:44

Foto: Reprodução/Prefeitura de Cajueiro da Praia

Um dos temas mais discutidos atualmente é a solução para o lixo gerado nos municípios, seja o lixo gerado pela população como também por estabelecimentos comerciais. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, prevê a responsabilidade compartilhada sobre os custos da produção de resíduos. 

Em outras palavras, desde 2010 grandes geradores passam a ser responsáveis pela gestão dos resíduos gerados. Levando em consideração, a prefeitura de Cajueiro da Praia tem assumido esse custo por todo esse tempo e, buscando se adequar à legislação, decretou, em 14 de outubro de 2022, o compartilhamento dessa responsabilidade informando, através do Decreto nº 33/2022, aos grandes geradores da necessidade dos mesmos arcarem com suas despesas com relação ao lixo produzido.

O decreto em sua essência disciplina a coleta, o transporte e sobretudo a destinação ambientalmente adequada, sendo uma grande medida para a resolução dos lixões da região de Cajueiro da Praia, local este que é bem visitado por turistas.

PL prevê punição administrativa para discriminação religiosa no Piauí

Foi apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o Projeto de Lei Nº 153/2022, que prevê aplicação de sanções administrativas a órgãos e entidades públicas do Estado que praticarem discriminação por motivo de religião ou crença. As penalidades são advertência; multa de R$ 5.000 a R$ 50.000; suspensão de licença estadual para funcionamento por 30 dias; e cassação da licença estadual para funcionamento. A cada reincidência, o valor da penalidade de multa será aplicado em dobro.

Entre os atos discriminatórios elencados estão distinção, exclusão, restrição ou preferência estatal devido a religião ou crença; ato ou incitação à violência contra indivíduos ou grupos religiosos; restrição à contratação de bens e serviços em razão de convicção religiosa. “O Brasil é um Estado laico, mas temos visto um crescimento dos atos de discriminação e violência religiosa. Entre 2020 a 2021, as denúncias de casos de intolerância religiosa no país aumentaram 141%. Precisamos combater e punir os ataques à liberdade religiosa”, pontua Franzé.

Outros atos são recusar, retardar, impedir ou onerar a locação, compra, aquisição, arrendamento ou empréstimo de bens móveis ou imóveis; praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicação, o preconceito ou prática de qualquer conduta discriminatória.

Assessoria de Comunicação – Deputado Estadual Franzé Silva (PT)
Edição Katya D’Angelles

Número de ministros é reforçado para examinar ações sobre propaganda no 2º turno

Foi publicada, no Diário da Justiça eletrônico desta segunda-feira (17), a Portaria TSE nº 1007, que nomeia a ministra substituta Isabel Gallotti como uma das responsáveis por analisar as representações e reclamações sobre propaganda eleitoral neste segundo turno das Eleições 2022. A norma também designa o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, para participar da distribuição destes processos.

A medida foi necessária devido ao excepcional volume de processos sobre o assunto protocolado no TSE referentes à propaganda. A ministra Isabel Gallotti substitui o ministro Raul Araújo, que exercia temporariamente uma dessas funções. Raul Araújo era ministro substituto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas tomou posse como efetivo no TSE em 6 de setembro deste ano.

O grupo de ministros responsáveis pela propaganda tem a seguinte formação:

– Cármen Lúcia (do Supremo Tribunal Federal);
– Paulo de Tarso Sanseverino (do Superior Tribunal de Justiça);
– Isabel Gallotti (do Superior Tribunal de Justiça);
– Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro (juristas);
– Alexandre de Moraes (presidente do TSE).

Compete a esses ministros julgarem os processos sobre eventuais irregularidades cometidas nas campanhas para o cargo de presidente da República. A portaria estabelece, ainda, que as decisões concessivas ou não de liminares, em matéria de propaganda eleitoral, inclusive a análise de direito de resposta, serão imediatamente submetidas ao Plenário pela Presidência, inclusive por meio de sessão virtual.

Entenda a função

A Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997) trata da designação e das atribuições dos juízes auxiliares nas eleições e estabelece que “os Tribunais Eleitorais designarão três juízes auxiliares para a apreciação das reclamações ou representações que lhes forem dirigidas”.

A norma estabelece que as decisões dos juízes auxiliares deverão indicar de modo preciso o que, na propaganda impugnada, deverá ser excluído ou substituído. A atuação dos juízes auxiliares terminará com a diplomação dos eleitos.

EM/CM, DM

Prefeito de União inaugura rede de abastecimento de água potável no povoado Novo Nilo

O prefeito Gustavo Medeiros inaugura rede de abastecimento de água potável no povoado Novo Nilo, localizado a cerca de 25km do Centro de União, melhorando a vida de mais de 600 famílias da região.

às 10:52

Foto: Reprodução / Prefeitura de União

A ordem de serviço para a implantação, captação e tratamento de água do sistema de abastecimento do Novo Nilo foi assinada em fevereiro de 2022, com investimentos de aproximadamente R$ 1,7 milhão. Na prática, a obra garante a captação de água do Rio Parnaíba, e, por meio da implantação de uma adutora, a água é escoada e transportada por conduto forçado até a estação de tratamento e término no reservatório, que fará a distribuição para as casas das famílias.

Foto: Reprodução / Prefeitura de União

A questão da falta de água no povoado Novo Nilo é um problema enfrentado já a muitos anos pela população que vive no local, sendo já considerado uma carência da região. Mesmo sendo um povoado à beira do rio, alguns moradores passavam sede por conta desse suprimento escasso de água potável para a localidade.

Foto: Reprodução / Prefeitura de União

O prefeito de União, Gustavo Medeiros, destaca a importância dessa conquista para os moradores do povoado e comenta sobre a melhoria na qualidade de vida das pessoas benficiadas: “Muito emocionante ver um sonho sendo realizado. Grande conquista do povo de Novo Nilo, que agora pode consumir água tratada. É uma obra que beneficia diretamente na qualidade de vida e saúde de cada pessoa que vive no povoado”.

Foto: Reprodução / Prefeitura de União
Foto: Reprodução / Prefeitura de União

O caminhão com equipamentos para o suprimento de água tratada na região chegou ao povoado na semana passada.

169 anos de União

As inaugurações fizeram parte de um pacote de obras inauguradas pelo prefeito Gustavo Medeiros, desde o dia 12 de setembro, em comemoração aos 169 anos de União. Ao todo, 46 intervenções na cidade foram entregues nas áreas de saúde, educação, esporte, mobilidade urbana, entre outras.

Encerramento

A noite de inaugurações ainda encerrou com os show musicais de Glauber Ferrari, Zezo, Chiquinho do Forró e Jonnys Silva

Governadora do Piauí antecipa feriado e declara ponto facultativo dia 21 de outubro

Servidores públicos estaduais terão um feriado prolongado a partir do dia 19 de outubro, próxima quarta-feira, após o decreto da governadora Regina Sousa.

às 10:17

 Foto: Ilanna Serena

A governadora do Piauí Regina Sousa (PT) assinou um decreto para antecipar o feriado do Dia do Servidor Público que é celebrado no dia 28 de outubro. Agora, a data será comemorada no dia 20 de outubro, próxima quinta-feira. No mesmo ato, a governadora deu ponto facultativo para a sexta-feira seguinte (21).

Os dois dias sem expediente administrativo, nos órgãos e entidades da administração direta, indireta e autarquias do governo do estado, ainda vai se unir ao dia 19 de outubro, Dia do Piauí, que também é feriado.

A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial do Estado.

A governadora justifica que a mudança “mostra-se conveniente para o servidor e para a Administração Pública Estadual”.

Os serviços essenciais devem continuar em funcionamento.

Decreto de ponto facultativo no Piauí — Foto: Reprodução

Ministério Público lança edital para estágio em Campo Maior

às 10:12

Foto: Reprodução / MPPI

O Ministério Público do Piauí lançou edital para estágios de pós-graduação em mais de 60 municípios do interior do estado. As vagas são apenas para cadastro de reserva nas áreas são Direito, em todas as comarcas, e Tecnologia da Informação, em Teresina. (confira edital)

A bolsa é de R$ 1.500 mais auxílio-transporte de R$ 176 por mês, para carga horária semanal de 25 horas, a ser cumprida de acordo com os horários de expediente da unidade de lotação.

As inscrições- que começam na próxima quinta-feira (20) e seguem até o dia 25 do mesmo mês- deverão ser feitas por meio de formulário online, disponibilizado no endereço eletrônico https://www.mppi.mp.br/internet/concursos-e- selecoes.

Do total de vagas, 10% serão reservadas para os estudantes que se enquadram na condição de pessoa com deficiência e 30% para os estudantes autodeclarados negros.

A comissão organizadora, presidida pela procuradora Zélia Saraiva Lima, ficará responsável pela coordenação, organização e aplicação do processo. Serão instituídas subcomissões que terão como atribuições a elaboração, a aplicação, a correção e a fiscalização das provas.

Governo inicia hoje a programação de comemoração ao Dia do Piauí

O Piauí completa 200 anos de adesão à independência do Brasil no próximo dia 19 de outubro.

às 10:02

Foto: Reprodução

A programação do aniversário de 200 anos do Piauí inicia nesta segunda-feira (17) com um culto em ação de graças na Igreja de Deus Missionária, no bairro Jóquei Clube, em Teresina. As comemorações irão acontecer entre Teresina e Parnaíba e seguem até a próxima quarta-feira (19) data de adesão do estado à independência do Brasil.

A luta pela independência do Piauí (ainda sob o domínio de Portugal), começou no dia 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, pouco mais de 30 dias do grito da Independência do Brasil, em São Paulo. Na época, foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral piauiense.

Solenidade de Outorga da Medalha do Mérito Renascença do governo do Piauí em 2019 — Foto: CCom/PI

Para comemorar a data no litoral, nesta terça-feira, dia 18, será realizada a primeira cerimônia da Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, na área de eventos do Porto das Barcas em Parnaíba.

Ainda em Parnaíba, no dia 19 de outubro (Dia do Piauí), às 7h30, haverá, na Praça da Graça, no Centro, a aposição de corbelha de flores no Monumento da Independência e hasteamento das bandeiras.

Em seguida, às 8h, será realizado um louvor (Te Deum Laudamus) em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça.

A programação retorna a Teresina, às 17h, com uma missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, no Centro.

Logo após acontece no Theatro 4 de Setembro, a segunda cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, encerrando as comemorações.