Domingo, Junho 28, 2026
25.7 C
Teresina

Dia do Piauí foi comemorado com homenagens e eventos religiosos

As comemorações ocorreram nas cidades de Parnaíba e na capital Teresina

às 11:55

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução / Governo do Piauí

O Dia do Piauí foi celebrado ontem, 19 de outubro, com vasta programação. O Governo do Estado comemorou os 200 anos da adesão do Piauí à independência no Brasil com uma programação, que incluiu cerimônias religiosas e festivas, nas cidades de Teresina e Parnaíba. 

As comemorações iniciaram ainda na segunda-feira (17) com um culto em ação de graças, realizado na Igreja de Deus Missionária, em Teresina. O culto contou com a presença da governadora Regina Sousa e de secretários de Estado. 

Na terça-feira (18), as comemorações foram em Parnaíba, onde foi realizada a Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, na área de eventos do Porto das Barcas. A Ordem do Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é a governadora do Estado do Piauí. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Tem um alinhamento hierárquico inspirado na Legião de Honra, principal comenda francesa.

Segundo historiadores, a luta pela independência do Piauí (sob o domínio de Portugal), começou no dia 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, pouco mais de 30 dias do grito da Independência do Brasil, em São Paulo. Na época, foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral piauiense.

Para a governadora Regina Sousa, esse momento de homenagens é importante porque ajuda a construir a história e a memória do estado.

 “Estamos contando a nossa história e resgatando uma história que antes não era contada, que tem a participação do Piauí para que o Brasil pudesse ser do tamanho que é hoje. Aproveitamos pra homenagear homens e mulheres que ajudam a construir essa história, desde o pescador ao padre, aos artistas, professores, médicos, todo mundo constrói a história e futuramente alguém vai contar a nossa história. Isso é muito importante porque é a memória do estado. Um estado que não tem memória, não tem história e ninguém vai saber o que aconteceu”, disse.

Entre os homenageados da ocasião estavam diversas personalidades de diversos seguimentos. O cantor piauiense Teófilo Lima foi um dos agraciados com o grau oficial.

Uma honra receber essa homenagem das mãos da governadora Regina, uma mulher negra, ex-quebradeira de coco e uma das poucas governadoras do Brasil. A gente fica feliz por ser agraciado com essa honraria e nos deixa mais forte para continuar pela nossa arte, pela nossa cultura, pela educação, que pra mim é a medicina social que junto com a cultura e a arte devem caminhar juntos. Parabéns pelos 200 anos”, afirmou o artista.

Ainda na quarta-feira (19), em Parnaíba, foi realizada a aposição de Corbelha de Flores no Monumento da Independência e hasteamento das Bandeiras, na Praça da Graça. Foi também realizada uma Missa de Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça, em Parnaíba.

Foto: Reprodução

TERESINA

Em Teresina, às 17h, foi realizada a Missa em Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, em Teresina. E às 17h30, foi realizada a segunda Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Theatro 4 de Setembro.

Agespisa trabalha para regularizar abastecimento de água em Parnaíba e Luís Correia

Diante da continuidade da falta de água nas duas cidades, a Agespisa vem adotando medidas para normalizar a situação.

ás 11:48

Foto: Agespisa

Nesta semana, o sistema de captação de água que atende Parnaíba e Luís Correia, no litoral do Piauí,  passou por manutenção emergencial para reparo de danos. Os serviços foram concluídos na noite da segunda-feira (17), mas ainda são necessárias novas intervenções para retomar a normalidade do sistema e regularizar a distribuição de água. Esses serviços foram iniciados na manhã de hoje (20), e a previsão é de que sejam concluídos até o final do dia.

Para a execução dos trabalhos, a empresa encaminhou mangotes de 300 mm obtidos do sistema de São Julião, cidade situada a mais de 700 quilômetros de Parnaíba. O transporte do material é complexo. 

Esse tipo de material especializado é de difícil aquisição no mercado. Felizmente, conseguimos obtê-los junto ao sistema de São Julião e iniciamos os novos serviços hoje. Após a conclusão, o sistema voltará a funcionar plenamente, restabelecendo o abastecimento de forma gradual“, afirma o presidente da Agespisa, Leonardo Sousa.

Para executar a manutenção, será necessário reduzir novamente o funcionamento do sistema de captação, ocasionando desabastecimento temporário em mais áreas.

Fonte: Agespisa

B-r-o Bró: Temperaturas do Piauí superam média climatológica do Nordeste

Somente nesta semana, quatro municípios do Estado alcançaram temperaturas superiores a 38oC.

às 11:36

Foto: Reprodução

Ainda no B-r-o Bró, o Piauí teve um aumento de aproximadamente dois graus na média climatológica durante o mês de setembro. Em outros estados do Nordeste, foi registrado o acréscimo de 0,68 graus. As informações são do grupo de Monitoramento Climático da Universidade de São Paulo (USP).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também aponta que quatro cidades piauienses alcançaram as maiores temperaturas do território nacional, na última terça-feira (18). Confira os municípios e suas temperaturas:

  • Bom Jesus (40.3 °C)
  • Piripiri (39 °C)
  • Gilbués (38.7 °C)
  • Oeiras (38.6 °C)

O Instituto também alerta que nesta quarta-feira (19), todas as regiões do estado estão sob baixa umidade relativa do ar. Na imagem, a parte destacada de amarelo ilustra as áreas em que a umidade do ar deve variar entre 20% a 30%. 

Já no Sul do Piauí a umidade chega a ser mais baixa, com previsão de 12% a 20%, com risco de foco de incêndios. Por conta das altas temperaturas, a recomendação é ingerir bastante líquido, evitar exposição nos horários mais quentes do dia, e o uso diário de protetores solares e hidratantes.

Django Girls: Evento feminino de programação tem mais uma edição realizada em Teresina

O Django Girls é uma organização internacional sem fins lucrativos que inspira mulheres a se interessarem por tecnologia e programação. A quarta edição do workshop ocorreu no prédio do Senac, no Centro da capital.

por: Clara Magalhães às 11:25

Ocorreu no sábado (15) a quarta edição do workshop de tecnologia e programação da organização internacional intitulada Django Girls, a primeira foi em 2017. A organização possui um grupo voluntário em Teresina que promete incentivar mulheres a se interessarem pela área da tecnologia e da programação, área essa que ainda se encontra dominada pela presença masculina atualmente.

O evento contou com diferentes momentos, como a apresentação do Senac, tutorial sobre linguagem de programação, pequenas palestras sobre a organização e ainda, sorteios de brindes para as participantes do workshop.

Foto: Clara Magalhães / Cartaz do evento Django Girls

Ana Maria Gomes de 28 anos, estudante de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e membro da organização do evento contou que o workshop foi desenvolvido para mulheres de todas as áreas, mas principalmente para as que nunca tiveram contato com a programação.

A gente faz um dia de evento, fornece computador, internet, tudo o que elas precisam, e o treinador, que é a pessoa que vai acompanhá-las durante o dia e tirar as dúvidas. Elas têm toda a autonomia, vai depender muito delas, elas começam o tutorial, põem em prática e o treinador vai ficar ali do lado só pra auxiliar. Até o final do dia elas já têm um primeiro blog ou um molde do blog no ar.“, destaca Ana.

Ela ainda afirma que o intuito é que as meninas que participaram do evento tenham saído com uma sensação de capacitadas para entrar no meio da tecnologia, pois com o contato é possível perceber que a programação é mais simples do que realmente parece ser.

Foto: Clara Magalhães / Ana Maria e outras integrantes da organização do workshop Django Girls

As participantes Emanuelle Alencar, de 24 anos e Lívia Ferreira, de 21, enxergaram o evento por outra perspectiva, a de quem foi pra aprender, e destacam a importância da realização de um workshop como esse em Teresina.

Eu me interessei porque tenho curiosidade por tecnologia e pelas oportunidades de mercado que tem e é maravilhoso o fato de ter uma oficina voltada para mulheres porque quem sabe, sabe que esse é um meio dominado por homens, tem muito machismo e tem muito aquilo de assumirem que só por ser mulher e iniciante você está atrapalhando e aqui está sendo muito confortável, está sendo muito bom.“, afirma Emanuelle que é estudante de Arquitetura e Urbanismo e também é tatuadora.

Minha expectativa aqui é criar laços, além do aprendizado, formar essa rede de mulheres na tecnologia e que a gente possa criar contatos a partir daqui e que a gente possa aprender mais, que a gente possa dominar essa área. Especificamente para mim a maior importância é essa criação de conexões entre mulheres porque é um mesmo público que é atravessado por coisas comuns, então quando a gente volta esse ensinamento, essa aprendizagem e há esse compartilhamento de soluções e de vivências, a gente cria força pra continuar e se identifica e vê que não está sozinha.“, destaca, por sua vez, Lívia, que é estudante de Jornalismo da Uespi.

Foto: Clara Magalhães / Emmanuelle e Lívia no workshop Django Girls
Foto: Clara Magalhães
Foto: Clara Magalhães / Workshop aconteceu no prédio do Senac

O evento é anual e além da pretensão de levar mais mulheres para a comunidade da tecnologia, também tem a pretensão de levá-las a se juntarem ao PyLadies Teresina, que é um grupo que promove encontros na cidade sempre levando essa ideia do empoderamento feminino na área.

Deputados eleitos tomam posse no dia 1º de fevereiro e elegerão nova Mesa Diretora

Os 30 deputados estaduais eleitos no último dia 2 de outubro tomarão posse no dia 1º de fevereiro do próximo ano, de acordo com programação a ser anunciada pelo Cerimonial da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A eleição da Mesa Diretora ocorrerá após a posse dos novos parlamentares.

A informação foi prestada pelo secretário-geral da Mesa da Alepi, Emanuelito de Oliveira Costa, acrescentando que serão eleitos através de votação secreta em urnas separadas o novo presidente do Poder Legislativo e os demais integrantes da Mesa Diretora, que é composta ainda por quatro vice-presidentes e quatro secretários.

Emanuelito Costa disse que os votos dos parlamentares serão colocados em duas urnas e depois contados por uma comissão apuradora que será indicada pelo presidente da sessão em que ocorrerá a posse dos eleitos para a Assembleia Legislativa.

Proporcionalidade

Informou ainda, o secretário-geral da Mesa, que após a posse dos eleitos, haverá a formação das comissões técnicas permanentes que apreciam as propostas de leis em tramitação na Assembleia Legislativa. “Assim como ocorrerá com a eleição da Mesa Diretora, a formação das comissões técnicas terá como principal critério a proporcionalidade das bancadas ou de blocos partidários que poderão ser formados pelos parlamentares”, declarou.

Emanuelito Costa assinalou que, este ano, a Federação Partidária formada pelo PT, PV e PCdoB elegeu uma bancada de 12 parlamentares, enquanto a bancada do MDB conta com nove deputados e a do Partido Progressista (PP) com sete. Os partidos Republicanos e Solidariedade elegeram um parlamentar cada.

Eleitos

Foram eleitos deputados estaduais este ano no Piauí: Georgiano Neto (MDB), Severo Eulálio (MDB), Dr. Thales (Progressistas), Pablo Santos (MDB), Flávio Júnior (PT), Ana Paula (MDB), Wilson Brandão (Progressistas), Janainna Marques (PT), Francisco Limma (PT), Felipe Sampaio (MDB), Jeová Alencar (Republicanos), João Mádison (MDB), Gustavo Neiva (Progressistas), Firmino Paulo (PT), Gracinha Mão Santa (Progressistas), Hélio Isaías (PT), Dr. Hélio (PT), Fábio Xavier (PT), Marden Menezes (Progressistas), Henrique Pires (MDB), Fábio Novo (PT), Bárbara do Firmino (Progressistas), Coronel Carlos Augusto (MDB), Nerinho (PT), Dr. Vinicius (PT), Franzé Silva (PT), Aldo Gil (Progressistas), Rubens Vieira (PT), Dr. Gil Carlos (PT) e Evaldo Gomes (Solidariedade).

J. Barros – Edição: Katya D’Angelles

Exportações do agronegócio em setembro chegam a US$ 13,9 bilhões

As exportações do agronegócio brasileiro chegaram a US$ 13,97 bilhões em setembro de 2022. O valor é recorde para os meses de setembro, com elevação de 38,4% em comparação com o que foi exportado no mesmo mês de 2021. 

Além do aumento dos preços, que subiu 17,2% na comparação entre setembro de 2022 e setembro de 2021, a quantidade exportada subiu 18,1%. 

No período acumulado entre janeiro e setembro de 2022, as exportações brasileiras do agronegócio somaram US$ 122,07 bilhões, o que representou um incremento de 30,5% na comparação com o mesmo período em 2021

Já as importações brasileiras de produtos agropecuários subiram de US$ 1,25 bilhão em setembro de 2021 para US$ 1,60 em setembro de 2022 (+27,8%). Também no caso das importações houve aumento do índice de preço e quantum, 14,3% e 11,8%, respectivamente.

Setores

O complexo soja, principal setor exportador do agronegócio brasileiro, exportou US$ 3,95 bilhões em setembro de 2022 (+24,2%). Os preços elevados dos produtos do setor foram o principal fator responsável pelo incremento do valor exportado. 

As vendas externas de carnes tiveram um registro recorde para os meses de setembro, US$ 2,43 bilhões, com elevação de 11,2% nos preços médios de exportação e queda de 1,3% na quantidade exportada. 

O setor de cereais, farinhas e preparações teve aumento chegou a US$ 2,04 bilhões em vendas externas. O cereal responsável por essa elevação foi o milho, que teve volume recorde de 6,8 milhões de toneladas para o mês de setembro, quase 5 milhões de toneladas superior ao volume exportado em setembro de 2021.

As vendas externas de produtos florestais foram de US$ 1,50 bilhão (+30,2%). A celulose é o principal produto de exportação do setor e registrou um valor recorde de exportação para os meses de setembro: US$ 861,52 milhões (+68,9%). 

O complexo sucroalcooleiro ficou na quinta posição entre os principais setores exportadores do agronegócio brasileiro, com embarques de US$ 1,48 bilhão (+52,4%). O açúcar foi responsável pela maior parte do valor exportado pelo setor, atingindo US$ 1,24 bilhão em exportações (+44,9%).

Além dos produtos agropecuários importados, houve incremento na importação de vários insumos utilizados na produção agropecuária. O Brasil adquiriu US$ 2,05 bilhões em fertilizantes em setembro de 2022. O valor foi 14,1% maior quando comparado com o mesmo mês de setembro de 2021. O volume, todavia, teve uma redução de 22,6%.

Países

A Ásia continua sendo a principal região geográfica importadora dos produtos do agronegócio brasileiro, tendo adquirido US$ 6,39 bilhões em setembro de 2022. O maior país importador dos produtos do agronegócio brasileiro, a China, aumentou as importações de produtos do agronegócio brasileiro para US$ 3,69 bilhões em setembro de 2022, o que significou um crescimento de 13,1% nas aquisições na comparação com o que foi importado no mesmo mês de 2021. 

Dois países registraram crescimento da participação nas importações dos produtos do agronegócio acima de um ponto percentual: Irã (+2,8 pontos) e Indonésia (+1,03%).

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

MCTI realiza abertura da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), no estado do Amapá teve inicio na segunda-feira (17/10). O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, juntamente com o governador do estado, reitores, secretários e comunidade científica no Palácio Setentrião estiveram presente no evento.

Durante o evento, foi destacada a importância da SNCT, que tem como objetivo valorizar a inovação, assim como mostrar a importância da ciência na vida das pessoas e também para o crescimento do país. Foi enfatizado que a ciência produzida por cientistas do Brasil é uma das melhores do mundo e que se deve valorizar cada vez mais esses profissionais.

No Amapá, a programação será realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Ueap, Unifap, Ifap, Embrapa, Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap) e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa). As atividades estão previstas para acontecerem na capital e nos municípios de Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari, Porto Grande, Mazagão, Pedra Branca e Amapá.

Na sexta-feira (21/10) os melhores trabalhos conforme a sua categoria serão premiados, às 18h, no Centro Profissional de Música Walkíria Lima, em Macapá. Os primeiros colocados serão indicados ao prêmio nacional Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

Clique aqui e confira o site com programação no estado. 

As inscrições podem ser realizadas até a data de cada atividade e são limitadas conforme  o número de vagas disponibilizado para o evento desejado.

O Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações tem como principal objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, com temas e atividades de CT&I. A programação de palestras, entrevistas e oficinas poderão ser acompanhadas gratuitamente por toda a população a programação até o dia 3 de novembro.

Dentro do Mês, acontecem também as atividades da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com o tema: O Bicentenário da Independência – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. A semana será realizada dos dias 17/10 a 23/10, e as ações feitas em todo o país serão coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com a colaboração de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais e outras entidades que tratem do tema.

Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Eleitor que não votou no 1º turno está apto a votar normalmente no 2º turno

Dia 30 de outubro, o Brasil vai decidir quem será o presidente da República pelos próximos quatro anos. Além disso, em 12 estados, a disputa para governador também será definida no segundo turno. Mais de 156 milhões de brasileiras e brasileiros estão aptos a votar em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.

Importante lembrar que aqueles que estavam em situação regular, mas não votaram no primeiro turno, podem comparecer às urnas no segundo turno normalmente. 

Veja algumas dicas para votar com tranquilidade:

Local de votação – não deixe para a última hora

O aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, oferece acesso ao local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Já pelo site www.tse.jus.br, clique no menu “Eleitor e eleições”, na barra superior da página. Depois, acesse “Eleições 2022” e, em seguida, consulta ao local de votação. Use os campos para pesquisar pelo nome ou número do título de eleitor ou CPF e clique em “Consultar”.

Os sites dos Tribunais Regionais Eleitorais também contam com um espaço para a pesquisa dessas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.

Dúvidas pelo WhatsApp

Acesse o tira-dúvidas do Tribunal no WhatsApp para se informar de forma muito simples e rápida. É bem fácil. Basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078.

Para consultar o local de votação, a partir do menu principal clique em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, escolha a opção “Local de votação”. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.

Título regular

regularização do título de eleitor cancelado ou suspenso somente poderá ser feita a partir do dia 8 de novembro, quando o cadastro eleitoral for restabelecido, de acordo com a Resolução do TSE nº 23.659/2021. Para que a situação eleitoral esteja regular, a eleitora ou o eleitor não deve se enquadrar em nenhuma causa de cancelamento (faltar à revisão de eleitorado, por exemplo) ou de suspensão dos direitos políticos (condenação criminal definitiva, cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado, improbidade administrativa e conscrição, entre outras, conforme estabelecido na Constituição Federal, artigos 15 e 14, parágrafo 2º).

Para consultar a situação do título, os eleitores devem acessar o Portal do TSE e clicar em “Eleitor – Título de eleitor – Situação eleitoral”. Quem está com o cadastro eleitoral regular, mesmo que não tenha coletado os dados biométricos, poderá votar normalmente.

Documentos

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. É necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Então, antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos. Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

Também é possível votar apresentando o e-Título desde que a sua foto já apareça por lá. Ou seja, o e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação na seção eleitoral somente se estiver atualizado e com foto.

O que é permitido no dia

A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas, desde que não provoque aglomerações.

Mas atenção: é proibida a propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos (conhecidos por santinhos) e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes.

Pode votar de bermuda, regata e chinelo? Sim. O TSE não proíbe a utilização de nenhum desses itens.

Acessibilidade

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida poderão contar com a ajuda de uma pessoa de sua escolha na hora da votação, mesmo que não tenham solicitado antecipadamente à juíza ou ao juiz eleitoral.

A urna em 2022 tem legenda em Libras para o eleitorado com deficiência auditiva. Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 nos teclados do aparelho, também são disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.

A sintetização de voz, recurso voltado para eleitores com deficiência visual, foi aprimorada para as eleições deste ano. Além de melhorias na qualidade geral do áudio, agora são falados os nomes de suplentes e vices.

Fake news

Tão importante quanto saber todas essas orientações para votar é lembrar que não há espaço para fake news numa eleição. Não compartilhe mensagens se você não tem absoluta certeza de que seja verdade, independentemente de quem tenha mandado. O TSE e várias agências de checagem parceiras vêm desmentindo mensagens e vídeos com desinformação. É só dar uma passada na página Fato ou Boato e conferir.

RS/DM

Veja o que abre e o que fecha na capital durante o feriado do Dia do Piauí (19)

às 12:20

Palácio de Karnak, sede do governo do Piauí — Foto: Andrê Nascimento

Lojas, supermercados e shoppings de Teresina estarão abertos nesta quarta-feira (19), Dia do Piauí. Já no serviço público, as repartições não funcionarão.

Serviço Público

Não haverá expediente administrativo nos órgãos e entidades da administração direta, indireta e autarquias do Governo do Piauí nesta quarta-feira (19). Além disso, a governadora do estado, Regina Sousa (PT), assinou um decreto para antecipar o feriado do Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, para esta quinta-feira (20) e decretou ponto facultativo nesta sexta (21).

Desse modo, não haverá expediente por três dias seguidos. Contudo, os serviços essenciais devem continuar em funcionamento.

Em Teresina, as repartições públicas municipais também não estarão abertas nesta quarta-feira (19). Somente os serviços essenciais e urgências e emergências funcionarão no feriado. Já na quinta (20) e na sexta-feira (21), o expediente será normal nos órgãos municipais.

Comércio

O Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas-PI) informou que as lojas do Centro e dos bairros funcionarão normalmente nesta quarta-feira (19).

Shoppings

Shopping Rio Poty

  • Lojas e quiosques: 10h às 22h
  • Parques: 14h às 22h
  • Bodytech: 9h às 14h
  • Lazer e alimentação: 10h às 22h
  • Cinema: 13h30 às 22h30
  • Lotérica: 12h às 18h
  • Sicredi: fechado
  • Espaço da Cidadania: fechado
  • Bio análise: 6h30 às 18h30

Riverside Shopping

  • Praça de alimentação e parque infantil: 10h às 22h
  • Lojas e quiosques: 9h às 21h
  • Academia: 8h às 14h
  • Padaria: 7h às 22h
  • Clínicas e consultórios: 9h às 18h
  • Supermercado: 9h às 21h

Supermercados

Assaí Atacadista

Nesta quarta-feira (19), feriado do Dia do Piauí, todas as lojas do Assaí Atacadista funcionarão normalmente das 7h às 22h.

Pão de Açúcar

As unidades do Pão de Açúcar funcionarão normalmente. A loja da Avenida Frei Serafim funcionará de 7h às 20h. As lojas dos bairros São Cristóvão e Jockey terão atendimento de 7h às 21h. Já a unidade na Avenida Dom Severino funciona das 7h às 22h.

Extra

O Mercado Extra, localizado na Avenida Barão de Gurgueia, funcionará no horário normal das 7h às 22h.

Bancos

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Piauí, as agências bancárias estarão fechadas nesta quarta (19). Contudo, os setores de autoatendimento nos bancos e o canais digitais ficarão disponíveis para os clientes. As agências reabrem na quinta-feira (20).

Governo do Estado inicia comemorações dos 200 anos do Piauí

Segundo historiadores, a luta pela independência do Piauí (sob o domínio de Portugal), começou no dia 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, pouco mais de 30 dias do grito da Independência do Brasil, em São Paulo. Na época, foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral piauiense.

às 12:13

Foto: Reprodução

O Governo do Estado deu início ontem (17) às comemorações dos 200 anos da adesão do Piauí à Independência no Brasil – O Dia do Piauí, cuja data é 19 de outubro. A programação conta com cerimônias religiosas e festivas, como a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, nas cidades de Teresina e Parnaíba.

Na segunda, a programação teve início às 18h30 com um Culto em Ação de Graças na Igreja de Deus Missionária (Av. Jóquei Clube, 2526, bairro Jóquei Clube), em Teresina.

Já hoje (18), em Parnaíba, será realizada a primeira Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, na área de eventos do Porto das Barcas.

Na quarta-feira (19), ainda em Parnaíba, às 7h30 será realizada a Aposição de Corbelha de Flores no Monumento da Independência e Hasteamento das Bandeiras, na Praça da Graça. Às 8h, na Catedral de Nossa Senhora da Graça, em Parnaíba, acontecerá o Te Deum Laudamus em Ação de Graças.

No mesmo dia, desta vez em Teresina, será realizada, às 17h, a Missa em Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva . E às 17h30, será realizada a segunda Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.

Segundo historiadores, a luta pela independência do Piauí (sob o domínio de Portugal), começou no dia 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, pouco mais de 30 dias do grito da Independência do Brasil, em São Paulo. Na época, foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral piauiense.