Domingo, Junho 28, 2026
28.3 C
Teresina

Série documental sobre Batalha do Jenipapo tem estreia neste sábado (22) em TV aberta piauiense

às 14:00

Foto: Reprodução

Jenipapo: a fronteira da independência” relata a Batalha do Jenipapo ocorrida em Campo Maior e revela a história do maior combate pela independência do Brasil, no qual sertanejos – sem armas – lutaram contra o exército português para garantir que o Nordeste também se tornasse independente.

A produção foi dirigida por Alexandre Mello e Chico Rasta. A série conta todos os fatos que marcaram o dia 13 de março de 1823, durante a Batalha do Jenipapo, que contribuiu para que o Brasil se declarasse livre da Coroa Portuguesa. “Destacamos nesse trabalho os invisíveis que ocupam grande parte da nossa história e que movimentam como tudo aconteceu. É um projeto de 11 anos, levamos seis anos para viabilizarmos os recursos, aprovar projetos e concorrer atrás de editais. E levamos três anos produzindo”, disse Alexandre Mello.

A série ficcional tem dez episódios de 30 minutos e será exibido pela TV Cidade Verde, iniciando neste sábado (22), às 18h15, com os dois primeiros episódios.

Com baixa no estoque, Hemopi faz campanha para atrair doadores de sangue

às 13:45

Foto: Reprodução

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) registrou  uma baixa no estoque de sangue no mês de outubro. Para atrair doadores, a direção faz um apelo à sociedade sobre a importância da doação. 

Segundo o diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho,  a baixa no estoque se dá a diversos fatores, entre eles o processo eleitoral e a grande quantidade de feriados no mês de outubro.

E isso dificulta que tenhamos um estoque de sangue satisfatório para atender a demanda hospitalar. Pedimos que a sociedade se sensibilize para que compareça em uma unidade em Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos para fazer a doação de sangue”, destacou o diretor do Hemopi. 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí funciona em Teresina das 7h15 às 18h, de segunda a sábado, independente de ser feriado ou não. Isso, segundo Jurandir Martins Filho, é para garantir que todos sejam atendidos. 

O tipo sanguíneo que tem maior escassez nos bancos de doadores é o do tipo RH negativo. Isso porque, segundo o diretor do Hemopi, apenas 20% da população brasileiro tem esse tipo sanguíneo. 

É o sangue menos prevalente. E, com isso, temos uma dificuldade maior de ter. É importante que você doador possa realizar esse grande gesto de cidadania e solidariedade e doar sangue, porque alguém vai precisar do seu sangue”, completou o diretor Jurandir Martins Filho. 

Quem pode doar sangue

Para doar sangue, o doador precisa preencher uma série de requisitos. Entre eles, uma idade mínima para ter feito a primeira doação. Confira: 

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.

SAMU de Campo Maior recebe monitor multiparamétrico

às 13:41

Foto: Reprodução


FacebookWhatsAppTwitterTelegramEmail

A Prefeitura Municipal de Campo Maior, através da Secretaria de Saúde, entregou monitor cardíaco para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na terça-feira (18 de outubro).

O equipamento é essencial para o atendimento de pacientes, principalmente em casos de urgência e emergência e tem como finalidade acompanhar a redução ou aumento da frequência cardíaca do paciente.

Usado por profissionais de saúde, para acompanhar a evolução dos indicadores de saúde do paciente, o monitor multiparamétrico, oferece tecnologia e flexibilidade, leve e compacto, prático e portátil, perfeito para a monitorização de sinais vitais, para uso adulto, pediátrico e neonatal.

A secretária de Saúde, Dorilene Vidal e toda equipe do SAMU, agradeceram a entrega. “Este aparelho é usado tanto na unidade de saúde quanto na Ambulância, com pacientes graves que precisam ser transportados para outros hospitais”, destacou.

Cocal fortalece empreendimento de plantio de acerola orgânica

às 13:31

Foto: Reprodução

O prefeito de Cocal Nonatinho do Sindicato, a primeira-dama Vanda Machado e a secretária Tatiane Albuquerque, juntamente, participaram de um dia de campo com produtores que foram selecionados para a primeira etapa do plantio de acerola orgânica do município de Cocal.

O empreendimento é resultante da parceria entre a prefeitura, Nutrilite, secretaria de desenvolvimento rural e os produtores rurais da agricultura familiar do município. Eles visitaram a plantação de acerola orgânica WCB Magalhães, no município de Piracuruca.

De acordo com Margarete Rodrigues, represente da Nutrilite, a visita trará mais gosto para os produtores rurais: “A gente está aqui, hoje, trazendo esse grupo para conhecer o trabalho de um produtor que já é nosso, para apresentar  o plantio, como ele é feito desde o início, para eles terem mais gosto e animação para estarem plantando acerola junto com a gente”.

 Ela disse ainda que a toda produção dos agricultores que trabalham com a acerola, a exemplo dos municípios de Piracuruca e Parnaíba, é exportada para os Estados Unidos da América (USA).

Tatyane Albuquerque, que é secretária do Desenvolvimento Rural fala do desse momento: “A implantação das áreas plantação de acerola orgânica vai seguir todo um cronograma. Nós já tivemos várias etapas e essa é mais uma delas. Hoje estamos em um dia de Campo, ocasião promovida pela prefeitura e a empresa Nutrilite, para que os nossos futuros produtores presenciem ‘in loco’ o desenvolvimento da atividade e tirem suas dúvidas a respeito da execução do projeto”.

Por sua vez, o prefeito Nonatinho do Sindicato diz que essa empreitada é um desejo seu, de há muito: “Em Cocal, a gente lutava para conseguir entrar nesse mercado. Mas, como a gente sabe, a implantação de um projeto desse porte exige um certo protocolo a ser seguido. Graças a Deus, eles abriram, agora, para a expansão de área e nós conseguimos cerca de 50ha (cinquenta hectares) de plantação. Nós já recebemos a equipe, em Cocal, já foram feitas análises e visitas técnicas. E estamos vivenciando esse Dia de Campo em uma das propriedades de um produtor e exportador de acerola. É muito bonita e pode-se ver a qualidade da fruta, da qual será extraída a vitamina C para exportação. Eu não tenho dúvida nenhuma, que essa plantação de acerola orgânica em nosso município irá gerar dezenas de empregos para a nossa população e, principalmente, para a geração de trabalho e renda para o agricultor familiar. Ou seja, emprego no campo para o nosso povo”, comemora Nonatinho.

* Nutrilite é uma marca de suplementos minerais, vitamínicos e dietéticos, desenvolvida em 1934 por Carl F. Rehnborg. Os produtos Nutrilite são atualmente fabricados pelo Access Business Group, uma subsidiária da Alticor cujos produtos são vendidos via Amway em todo o mundo.

Manchas de óleo reaparecem em praias do litoral do Piauí

O material foi encontrado em três diferentes localidades.

às 13:20

Foto: Reprodução

Manchas de óleo foram encontradas novamente na terça-feira (18), em praias no litoral piauiense. Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), os materiais foram vistos em pelo menos três localidades.

Em entrevista, o Secretário do Meio Ambiente no Piauí, Daniel Marçal, as manchas eram menores que uma caneta comum e o caso era isolado.

Até o momento tivemos a confirmação de pequenos vestígios espaçados e isolados, nas Praias do Atalaia, Peito de Moça e Barro Preto. Vestígios de dimensões reduzidas, menor que uma caneta”, disse Daniel.

Ainda segundo a secretaria, as substâncias foram recolhidas e não houve interdição. “Não há motivo para interdição até o momento. Esses vestígios estão sendo registrados e coletados”.

Em nota, a Semar, que é responsável pela balneabilidade das praias do Piauí, alertou aos banhistas os riscos e cuidados para caso tenha contato com o material.

Fonte: Portal Costa Norte

Fotógrafo percorre os 224 municípios do Piauí de moto para compor acervo cultural e de paisagens

Thiago Ribeiro Lima Amaral iniciou seu projeto em abril e a expectativa é para que seja finalizado em janeiro de 2023. O apoio vem à iniciativa vem da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

às 13:01

Cidade de Amarante, no Piauí, foi uma das cidades visitadas pelo projeto Duas Rodas — Foto: Thiago Amaral

O registro fotográfico de pelo menos 100 cidades do Piauí já está garantido pelo fotógrafo teresinense Thiago Ribeiro Lima Amaral, de 33 anos, que percorre o estado para registrar paisagens e histórias desses locais. O objetivo de Amaral é fotografar os 224 municípios piauienses para fazer um acervo cultural.

Fotógrafo percorre Piauí em moto e registra paisagens de 224 municípios para construir acervo cultural — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O nome do projeto é Sobre Duas Rodas e mapeia, por meio de registros em alta resolução, espaços que não são amplamente divulgados dos municípios piauienses. Até o momento, cerca de 45% das cidades foram fotografadas.

A gente quer enriquecer o nosso acervo cultural fotográfico. Se você prestar atenção, o Piauí é um estado com 224 municípios e nem todos têm uma fotografia própria, como Riacho Frio, Morro Cabeça no Tempo, ou Barreira, que a gente ganhou agora no litígio com Tocantins“, explicou Thiago.

Confira alguns registros do fotógrafo:

Pôr-do-Sol no Delta do Parnaíba – litoral do Piauí — Foto: Thiago Amaral/Projeto Duas Rodas
Cajueiro da Praia – litoral do Piauí — Foto: Thiago Amaral/Projeto Duas Rodas
Morro do Gritador em Pedro II — Foto: Thiago Amaral/Projeto Duas Rodas
Serra das Confusões no Sul do Piauí — Foto: Thiago Amaral/Projeto Duas Rodas

O TSE vai realizar teste de integridade das urnas no 2º turno das Eleições 2022

No segundo turno, que acontece no próximo dia 30, o TSE realizará o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas. A novidade do pleito deste ano é o projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade. Todo o processo é filmado, conta com a participação de entidades fiscalizadoras e pode ser acompanhado por qualquer pessoa interessada que estiver no local de realização do experimento. Muitos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), inclusive, transmitem os Testes de Integridade ao vivo pela plataforma YouTube.

Mas você sabe qual a diferença entre o Teste tradicional e o projeto-piloto com biometria? Confira a seguir as características de cada um.

Teste de Integridade

Previsto na Resolução TSE nº 23.673/2021, o Teste de Integridade é uma votação pública, aberta e auditada, realizada em urna já pronta para a eleição. O principal objetivo é verificar se o voto digitado é o mesmo que será contabilizado pelo equipamento. O Teste, que é um dos eventos mais relevantes para atestar o grau de confiança nas urnas eletrônicas, ocorre nos TREs no mesmo dia do pleito e é acompanhado por empresa de auditoria externa.

O Teste de Integridade simula uma votação normal e leva em consideração as circunstâncias que podem ocorrer durante o pleito. Sendo assim, segue o mesmo rito de uma seção eleitoral comum, com a emissão da zerésima (documento que comprova não haver nenhum voto na urna antes da votação) e a impressão do Boletim de Urna (BU), relatório impresso após o encerramento da votação que contém a apuração dos votos armazenados no equipamento.

Após sorteio realizado na véspera da eleição, as urnas passam pelo Teste no dia seguinte. Na data do pleito, das 8h às 17h, na mesma hora em que ocorre a votação oficial, os números anotados em cédulas previamente preenchidas são digitados, um a um, nas urnas eletrônicas. Paralelamente, os votos em papel também são registrados em um sistema de apoio à votação, que funciona em um computador. Todo o processo é filmado.

Concluído o Teste, às 17h, o resultado é apurado na urna eletrônica e confrontado com o obtido mediante a apuração manual. Essa comparação é feita com o intuito de aferir se o voto eletrônico funcionou adequadamente e se os votos em papel, digitados na urna, foram os mesmos registrados pelo aparelho.

Durante a fiscalização, ainda é verificado se há coincidência entre as cédulas, os Boletins de Urna, os relatórios emitidos pelo sistema de apoio à auditoria e o Registro Digital do Voto (RDV) – a tabela digital em que são distribuídos aleatoriamente os votos digitados na urna. Até hoje, não foi constatada nenhuma divergência.

Projeto-piloto com biometria

Novidade das Eleições 2022, o projeto-piloto do Teste de Integridade com biometria atendeu a uma sugestão das Forças Armadas. Ele difere do Teste tradicional pela participação do eleitor, que, de forma voluntária, empresta a sua biometria para habilitar a urna eletrônica a receber os votos dos auditores.

Vale ressaltar que o eleitor não vota duas vezes. No projeto-piloto, ele vota normalmente na seção eleitoral. Ao deixar o local, é convidado por um servidor da Justiça Eleitoral a participar do teste com biometria. A pessoa que aceitar o convite é encaminhada à outra sala, no mesmo local de votação, onde apenas posicionará o dedo no leitor biométrico para identificação naquela seção de teste e, logo após, deixará o recinto.

O projeto-piloto teve 100% de aprovação nas 58 seções eleitorais em que a auditoria foi realizada e contou com a participação de 2.044 eleitores voluntários no primeiro turno das Eleições 2022. Esse quantitativo representa 12,9% do eleitorado que efetivamente compareceu para votar nessas seções no dia 2 de outubro.

Da mesma forma que o teste tradicional, não houve nenhuma divergência no projeto-piloto com a biometria.

RS/LC, DM

Influenciadores digitais desembarcam na região da Serra da Capivara

Com o intuito de dar visibilidade ao turismo local em âmbito nacional e internacional, o Turistando Piauí está em sua segunda temporada, trazendo influenciadores digitais de várias partes do país e do mundo para divulgarem os atrativos turísticos do Estado através das redes sociais.

Neste final de semana, o projeto receberá a contribuição das fotógrafas Nanda Hudson e Gaia Vani do @maladeaventuras e do colunista de viagens Kevenin do @vemcomkevin. Os influenciadores digitais, junto com a equipe de Comunicação do Turistando Piauí, desembarcarão no Sul do Estado, visitando as cidades de Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e Caracol.

“Os atrativos turísticos do Piauí estão sendo contemplados em quatro roteiros: natureza, aventura, litoral e religioso. Com a participação de influenciadores digitais locais e nacionais, estamos tendo resultados expressivos no aumento das buscas por destinos turísticos do Estado. O objetivo é incentivar os turistas a conhecerem o Piauí, assim como os próprios piauienses a visitarem o que o Estado tem a oferecer”, afirma Marcelo Costa, secretário estadual de Turismo.

Na região da Serra da Capivara, os influenciadores digitais irão visitar um complexo geológico exuberante em que o homem pré-histórico deixou seu registro em painéis com até 1.100 pinturas rupestres e vestígios de seu cotidiano. Todo o acervo achado nas escavações aponta para datações que credenciam o local como berço do homem americano, com recuo cronológico da presença humana de até 100 mil anos atrás, e alicerçam os dados científicos da teoria transoceânica da ocupação das Américas, defendida pela arqueóloga Niède Guidon.

O projeto Turistando Piauí, que está em sua segunda temporada, é patrocinado pela Secretaria Estadual de Turismo do Piauí.

Primeira mulher inscrita na modalidade UTV, paraense encara o percurso desafiador do Piauí Rally Cup

Faltam poucos dias para a abertura do Piauí Rally Cup, rali de velocidade que será realizado em Teresina, Piauí, nos próximos dias 04 e 05 de novembro, com a participação de pilotos de UTV, quadriciclo, moto e carro 4×4. A competição está atraindo a presença de competidores de vários estados, apaixonados por velocidade e ralis estilo baja. É o caso de Melissa Matsunaga, piloto de competição de Belém, Pará, que já garantiu sua vaga na categoria UTV Turbo Start. Ela que já disputava ralis em carros 4×2, este ano resolveu entrar para a disputa nos UTVs e quer completar a prova no dia 05 de novembro, que acontecerá na na F azenda Meruoca, zona rural da capital.

A empresária do ramo de representação comercial é pura ansiedade, embora tenha apenas quatro anos competindo em ralis de velocidade, ela é habituada a esse esporte desde criança, quando já acompanhava o pai piloto de rali, Jânio Matsunaga. “Meu pai já é piloto há bastante tempo e desde criança me levava para participar de expedições, passeios e ralis. Oficialmente comecei a pilotar em 2018, em carro 4×2 preparado para competições em circuitos fechados. Corri em um modelo Gol. Aqui no Pará fazemos competições em palio, gol, carros preparados com toda segurança necessária”. 

No início deste ano, a família adquiriu um UTV e participou do Rally Cerapió. “Eu pilotando e meu pai navegando. E desde então venho participando de bajas e ralis no Maranhão e no Pará. E esse ano, participei da etapa Norte do Rally dos Sertões, eu pilotando e meu pai navegando, não tive uma colocação de destaque, mas foi muito divertido e conhecer pilotos mais experientes foi incrível”, disse.

Melissa, que já disputou ralis importantes, como o Cerapió e Sertões, também já disputou o Rally do Sol, no Pará, e quer desbravar muito mais competições. Como em seu Estado não tem competição de UTV com frequência, ela fica de olho nos calendários do Maranhão, Ceará e Piauí. Foi assim que ela descobriu o Piauí Rally Cup.  A escolha do UTV foi uma forma da família Matsunaga experimentar um outro tipo de veículo para encarar o que mais gosta de fazer, disputar e curtir provas de velocidade, onde vencem os competidores que terminarem o percurso no menor tempo.

A paraense já tem até equipe de apoio, com assessor e mecânico, a Equipe Johny Racing, de Fortaleza, Ceará. O modelo do veículo é um Can-an Maverick X3 2018 e a categoria a Turbo Start é para os pilotos iniciantes. “É um Baja em um terreno desconhecido de mais de 50 quilômetros. O objetivo, diante de competir com muita gente com mais experiência que eu, é adquirir conhecimento técnico na pilotagem”, disse a jovem piloto.

As outras categorias da modalidade são a UTV Aspirado até 1000c e UTV PRO. As inscrições estão abertas no site www.agendaoffroad.com.brA programação do Piauí Rally Cup começa no dia 04 de novembro, sexta-feira, na concessionária Velho Monge Powersports, na Av. Raul Lopes, zona leste de Teresina, com abertura dos trabalhos de secretaria de prova, às 16 horas, e briefing, a partir das 18h20. No sábado (05), a velocidade, o ronco dos motores e as emoções acontecem na Fazenda Meruoca, na Usina COMVAP, com vistoria e parque fechado, a partir das 8 horas. A partir das 9 horas um prólogo de 03 km, a partir das 9 horas, e às 10 horas, largada da 1ª bateria para os competidores. Serão duas baterias de 53 km de percurso cada. Às 16 horas, premiação.

O Piauí Rally Cup tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, BF Goodrich, Velho Monge e BRP. Apoio: Grupo Olho D’Água e NUTS. A promoção é da Prime Eventos; coprodução da X-Brasil, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação de Motociclismo do Piauí – FMP e Federação de Automobilismo do Piauí. As inscrições estão abertas pelo site www.agendaoffroad.com.br.

Acesse a página no Instagram: @piauirallycup e no Youtube: Rally Piauí Cup.

(anexas  fotos da Melissa Matsunaga, autorizada – Arquivo pessoal)
Mais informações sobre o Piauí Rally Cup: (86) 86 (8809-7686 – Secretaria de Prova
(86) 99988-5050 – Ass. Imprensa

Azul linhas Aéreas retoma voos diretos de Teresina para Fortaleza

Os voos com destino à Fortaleza saem de Teresina, de domingo à sexta-feira, às 20h40

às 12:15

Foto: Divulgação

A malha aérea do Aeroporto de Teresina (THE), administrado pela CCR Aeroportos, já está operando com incremento de rota. A Azul Linhas Aéreas retomou na noite dessa segunda-feira (17) os voos diretos entre a capital piauiense e Fortaleza (CE).  

Para a Gerente de Negócios Aéreos da CCR Aeroportos, Graziella Delicato, a nova opção à disposição dos passageiros de THE demonstra o retorno da normalidade da oferta de voos após o período crítico da pandemia de Covid-19 e contribui diretamente para o fomento da economia da região, valorizando o turismo e os negócios nos dois estados.

Os voos com destino à Fortaleza saem de Teresina, de domingo à sexta-feira, às 20h40 e pousam na capital cearense às 21h45. Já de Fortaleza, os voos partem às 18h50 e chegam em Teresina às 19h55, também de domingo à sexta-feira. A viagem é feita a bordo de uma aeronave Embraer-E95, da Azul Linhas Aéreas, com capacidade para 118 passageiros. 

Sobre a CCR Aeroportos | A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos – https://www.ccraeroportos.com.br/