Domingo, Junho 28, 2026
28.3 C
Teresina

Prefeitura de Teresina regulamenta programa de erradicação da pobreza menstrual e inaugura sala de educação especial

às 11:20

Dr. Pessoa regulamenta o programa que visa a promoção da saúde e o enfrentamento da exclusão escolar Fotos: Rômulo Piauilino / SEMCOM

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou, nesta segunda-feira (24), o decreto que regulamenta o programa de erradicação da pobreza menstrual. O evento aconteceu na Escola Municipal Jornalista João Emílio Falcão, no bairro Santo Antônio, zona Sul da capital.

Este programa é voltado a estudantes matriculadas nas escolas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem como finalidade o combate à pobreza menstrual, por meio do fornecimento de absorventes higiênicos para estudantes do sexo feminino.

“Conheço bastante a área da saúde e mais especificamente uma área preventiva, a menstruação começa aos oito ou nove anos e em outros casos têm início até aos 16 anos. Então, essas crianças e adolescentes que possuem vulnerabilidades socioeconômicas, receberão esses kits, nosso trabalho é prestar todo tipo de apoio possível no intuito de evitar a evasão escolar nas escolas municipais de Teresina”, afirma Dr. Pessoa.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, o programa visa a promoção da saúde e o enfrentamento da exclusão escolar, mediante o combate à precariedade menstrual.

“Além da distribuição gratuita de absorventes higiênicos, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) vai promover nas suas unidades de ensino ações educativas sobre a saúde menstrual e as suas consequências para a saúde da mulher”, afirma Nouga Cardoso.

A pobreza menstrual, também chamada de precariedade menstrual, é o termo dado à falta de acesso aos produtos para manter uma boa higiene, está relacionada à carência, bem como a infraestrutura do seu ambiente. Refere-se também à falta de acesso a educação necessária para gerenciar a higiene menstrual.

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Na oportunidade, o prefeito Dr. Pessoa inaugurou a Sala de Recursos Multifuncionais da E. M. João Emílio Falcão, destinado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde alunos com algum tipo de deficiência recebem a atenção necessária para o desenvolvimento educacional.

O espaço atende 27 alunos e dispõe de computador, tablet, jogos e recursos pedagógicos voltados ao público alvo da educação especial. O trabalho desenvolvido ajuda as crianças na adaptação, concentração, socialização e habilidades motoras.

“As escolas municipais de Teresina têm conquistado ótimos resultados à nível nacional, temos trabalhado muito para alcançar esses frutos. Lembramos que isso também perpassa pela inclusão, não deixaremos ninguém para trás. Por isso estamos investindo em salas como essa, para que todos tenham oportunidades”, destacou Dr. Pessoa.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina

Escola Monsenhor Lotário é a campeã da Copa Infantil Pedrossegundense

às 11:16

Foto: Reprodução

Realizada pela Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio das demais pastas, a Copa Infantil Pedrossegundense (CIP) encerrou com chave de ouro, levando ao público, além das emoções dos jogos finais, apresentações circenses com palhaços e malabaristas, bem como uma partida amistosa entre os times Masters Barcelona e D.M (4×2).

A equipe da Escola Municipal Monsenhor Lotário Webber sagrou-se campeã ao vencer na grande final o time do Colégio Objetivo pelo placar de 5×1. Na disputa pelo terceiro lugar, o time da Escola Municipal da localidade Lagoa do Sucurujú venceu a equipe da Escola Municipal Milton Brandão por 5×3.

A competição contou com a participação de 12 equipes, envolvendo cerca de 200 estudantes pedrossegudenses com até 12 anos de idade. A Copinha teve início no dia 12 de outubro, em alusão ao Dia das Crianças, e todos os jogos foram abertos para que a população pudesse prestigiar as disputas. 

Foto: Reprodução

A prefeita Betinha Brandão, que entregou troféus e medalhas aos vencedores, ressaltou a importância do evento. “Ações como essa promovem a inclusão das crianças por meio do futebol e, mais ainda, o esporte é uma ferramenta indispensável para formar cidadãos. É importante a gente ter essa proximidade com a criança e influenciá-la em bons hábitos. E o esporte proporciona isso”, destacou a gestora.

CTR Altos recebe visita de alunos do IFPI

às 11:12

Foto: Reprodução

A Central de Tratamento de Resíduos (CTR Altos), recebeu na quinta-feira (20), em seu Centro de Educação Ambiental alunos dos cursos técnico de logística integrado ao médio e tecnologia em gestão ambiental do Instituto Federal do Piauí (IFPI), acompanhados da professora Jackeline Brito e do professor Ageu Freire.

A visita de campo é uma atividade das disciplinas de ecoeficiência, gestão de resíduos sólidos e inovação e sustentabilidade, tendo sido iniciada por uma apresentação do engenheiro civil Revita Antoniel Morais, sobre a definição e funcionamento de um aterro sanitário, operação da CTR Altos, licenciamento ambiental, ilustração de uma usina de triagem e os desafios do setor de resíduos sólidos.

Está sendo uma experiência bem positiva, porque nós já discutimos essa temática dos resíduos sólidos em sala de aula com algumas atividades, mas a prática ela é essencial através desse contato direto. Isso torna o aprendizado mais eficaz e enriquece os conhecimentos a respeito da prática do funcionamento de aterro“, comentou a professora Jackeline.

Os alunos do curso de logística Victor Emanuel e Elisabete Fernandes, avaliaram a atividade como produtiva e que serve de elo entre a teoria e a prática.

Em sala de aula nós tínhamos discutido a respeito da política nacional de resíduos sólidos, mas é aqui que podemos ampliar muito mais a nossa visão, porque entendemos agora como na prática essa política é executada“, disse Victor.

Foi muito interessante, porque temos a experiência de saber o que acontece com o lixo no qual produzimos em casa. Isto não vai só para nossa vida acadêmica, mas também para a nossa vida pessoal. A partir de agora conhecemos todo o processo de tratamento e destinação com os benefícios para a natureza“, complementou Elisabete.

Antoniel por último apresentou in loco o aterro da CTR que é regional e pode fazer o tratamento e destinação dos resíduos sólidos de até 43 municípios piauienses.

A importância da visita dos alunos é a informação da diferença entre lixão, aterro sanitário e também para eles conhecerem os gerenciadores dos resíduos sólidos. Então o mais importante é a informação, porque uma vez eles saindo daqui municiado de informações, eles levam o conhecimento para dentro de casa, aos seus amigos e todo o seu entorno fica também conhecendo a destinação e tratamento de resíduos corretamente“, definiu o engenheiro.

Prefeitura de Cajueiro da Praia propõe cobrar taxas de visitação para turistas

às 11:07

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Cajueiro da Praia, no litoral piauiense, pretende implantar a cobrança de taxas de visitação e de turismo na cidade. As propostas constam em três Projetos de Leis (PL) encaminhados para para a Câmara Municipal e que atualmente estão sendo analisadas pelas comissões técnicas da casa.

A primeira proposição diz respeito a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) voltada sobretudo para controlar o fluxo de veículos de visitantes ao município. A prefeitura estabeleceria locais para que pudessem ser usados como estacionamento quando a capacidade da Vila de Barra Grande atingisse sua capacidade máxima. 

Confira os valores: 

  • Motocicleta, motoneta e bicicleta a motor:R$ 3,00
  • Veículos de pequeno porte (passeio e automóvel): R$ 26,00
  • Veículos utilitários (caminhonete e furgão): R$ 39,00
  • Veículos de excursão (van) e micro-ônibus: R$ 52,00
  • Caminhões: R$ 78,00
  • Ônibus: R$ 130,50

A cobrança da TPA aconteceria no momento em que o veículo do visitante entrasse em Cajueiro da Praia, através de um Voucher Digital emitido pelo Sistema de Controle de Fluxo Turístico. O documento numerado também deve ser utilizado para aquisição de produtos e serviços turísticos no município.

Além de argumentar que a medida combate “fator negativo” que o trânsito intenso provoca na cidade, sobretudo durante a alta temporada quando se formam filas de veículos e a locomoção se torna um problema, a prefeitura enfatiza que o valor arrecadado visa conter o impacto ambiental que a atividade turística tem causado ao município. 

A respectiva cobrança tem como nexo de causalidade a necessária proteção ambiental desses espaços em virtude da degradação ambiental que o município de Cajueiro da Praia vem sofrendo ao longo dos anos, sendo a regulamentação a única alternativa para minimizar os prejuízos ambientais em razão do excesso de trânsito de veículos“, pontua a proposição.

Além da TPA, seria cobrada a Taxa de Turismo Sustentável (TTS) no valor R$ 7,00 por cada pessoa por um período de até cinco dias de permanência na cidade. Ultrapassado esse prazo, seriam cobrados R$ 2,00 a mais por dia. Crianças de até 12 anos, idosos acima de 60 anos, familiares de moradores, pesquisadores, estudantes e técnicos do setor de turismo ficariam isentos.

A ideia é que a cobrança das taxas e instituição do voucher já entrassem em vigor no próximo dia 01 de novembro, mas como os textos ainda seguem em discussão nas comissões e não foram apreciados em Plenário, a perspectiva é que a data de implantação das leis seja prorrogada. 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Véras, o Laguinho (PP), ainda há uma série de discussões a serem feitas antes da votação das propostas. Além da data para início da cobrança, o parlamentar entende que os valores fixados podem causar impacto na atividade turística da cidade.

CASA GIRASSOL: Instituição irá acolher crianças em vulnerabilidade em Campo Maior

às 10:51

Foto: Reprodução

Na tarde de sexta-feira 21/10, uma equipe que compõe o corpo técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, visitou a Casa Girassol, uma instituição que ajuda crianças e adolescentes de 0 a 17 anos vítimas de violência ou negligência e atua em parceria com o Conselho Tutelar para garantir o apoio a quem necessita.

A equipe conheceu as instalações da sede e a programação de como será seu funcionamento.

A coordenadora e idealizadora do projeto, Gabriela Elizabeth, destacou a importância da casa no município e da ajuda dos bem feitores, empresários da iniciativa privada e da parceria que deverá ser desenvolvida com o apoio da Prefeitura de Campo Maior através da SEMAS.

Estamos abrindo as portas da nossa casa para que mais pessoas possam nos ajudar a iniciarmos esse projeto, também estamos em tratativa com ó meu poder público municipal para fecharmos parceria através da secretaria municipal de Assistência Social através do CREAS e Conselho Tutelar”, destacou.

O secretário municipal de Assistência Social, joares Cavalcante, afirmou que o prefeito Joãozinho Félix, já garantiu total apoio e parceria com a casa. O prefeito entende que as crianças e adolescentes é um público que deve ser protegido e cuidado, principalmente quando seus direitos são violados.

Joares disse ainda que está sendo elaborado um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e Casa. “Estamos em fase final para a assinatura do termo, acredito que até o início de dezembro seja feito e mais órgãos como o Poder Judiciário e o Ministério Público serão convidados para fazer parte dessa parceria”, disse.

O projeto é filiado a Associação Brasileira Beneficente Aslan (ABBA), instituição criada há 29 anos em São Paulo, que atua no combate à pobreza e em defesa dos direitos de jovens.

Foto: Reprodução

Tudo o que você precisa saber para a votação do 2° turno

Quais documentos levar, cargos em disputa, ausência e justificativa, uso do celular e mais; confira as regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral para a reta final da corrida eleitoral.

às 10:37

Urna eletrônica — Foto: Betto Lopes/TV Fronteira

As eleições 2022 serão decididas no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputam o cargo de presidente da República. As seções eleitorais abrem às 8h e fecham às 17h (horário de Brasília).

Como saber o local de votação?

Para descobrir em qual local deve comparecer para votar, o eleitor deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e preencher os campos com número do CPF ou do título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe.

Que documentos é preciso levar para votar?

título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos. Segundo TSE, caso não tenha o título – ou não esteja em dia – é possível votar com um documento que tenha foto.

A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos:

  • e-Título (título de eleitor em meio digital). Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
  • Identidade social;
  • Carteira de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Carteira de trabalho;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira nacional de habilitação.

Após digitar o número, é importante conferir se o nome e a foto do candidato escolhido aparecem na urna eletrônica. Se estiver errado, basta apertar a tecla “corrige” e digitar o número certo.

O que pode e o que não pode?

Veja as regras da reta final do 2º turno:

Sexta-feira (28)

Último dia para da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

As propagandas pagas em imprensa escrita também ficam proibidas depois desta data. É também o último dia para que sejam realizados debates entre os candidatos, não podendo se estender até depois da meia-noite.

Sábado (29)

Último dia para propaganda eleitoral em carros de som e alto-falantes das 8h às 22h. Também é o último dia para a distribuição de material gráfico, realização de carreatas e caminhadas, que podem acontecer até as 22h.

Domingo (30)

É o dia da votação do 2º turno.

  • A partir das 7h: serão instaladas as seções eleitorais.
  • 8h às 17h: período em que os eleitores podem votar (segue o horário de Brasília).
  • A partir das 17h: começam a ser divulgados os resultados parciais para presidente.

Durante o dia e enquanto acontece a votação é PROIBIDO:

  • Levar para a urna aparelho celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro dispositivo que possa comprometer o sigilo do voto. Os mesários podem reter os equipamentos enquanto o eleitor estiver votando;
  • Qualquer tipo de manifestação coletiva, com roupas padronizadas, bandeiras, broches e adesivos, em apoio a um candidato ou partido político;
  • Fazer publicação de novos conteúdos ou impulsionamento de propagandas digitais na internet, bem como o uso de alto-falantes, a realização de comícios e carreatas, a propaganda de boca de urna e a divulgação de material de campanha. Tudo isso caracteriza crime;
  • Que servidores da Justiça Eleitoral, mesários e fiscais partidários usem roupas ou objetos com propaganda de partido político, coligação ou candidato.

Durante o dia e enquanto acontece a votação é PERMITIDO:

  • Manifestações individuais e silenciosas de preferência eleitoral ou partidária;
  • O funcionamento do comércio, desde que os funcionários sejam liberados para votar;
  • A substituição de urnas eletrônicas que apresentarem problemas antes do início da votação.

Posso votar se eu estiver em outra cidade?

Apenas se o eleitor tiver solicitado o voto em trânsito, mas o prazo se encerrou em agosto. Portanto, caso não tenha se inscrito para votar fora da zona eleitoral, será preciso justificar a ausência.

FRASES DA SEMANA

ÀS 10:33

EU SOU DA BASE DO POVO. A CÂMARA VAI COLABORAR NAQUILO QUE FOR IMPORTANTE PARA A CIDADE.

Enzo Samuel (PDT) sobre permanência ou não na base do prefeito Dr. Pessoa em 2023


ESTAMOS À PROCURA DE ESPAÇO FÍSICO QUE POSSA SUPRIR ESSAS NECESSIDADES. AS VISITAS TÉCNICAS SÃO PARA CONFERIR A QUALIDADE DOS AMBIENTES E A VIABILIDADE DE RECEBER CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES.

Nouga Cardoso sobre possibilidade do prédio do Sesc virar escola da prefeitura


DOMINGO VAI SER GIGANTE! PIAUÍ E MARANHÃO UNIDOS PELA ESPERANÇA, POR UM FUTURO MELHOR E POR LULA PRESIDENTE!

Rafael Fonteles sobre carreata pró-lula que acontecerá no domingo em Teresina


UMA COISA POSSO AFIRMAR SEM SOMBRA DE DÚVIDAS: O MELHOR LUGAR DO MUNDO É DENTRO DO ABRAÇO DOS PIAUIENSES!

Wellington Dias em declaração sobre o Dia do Piauí


DESTACAMOS NESSE TRABALHO OS INVISÍVEIS QUE OCUPAM GRANDE PARTE DA NOSSA HISTÓRIA E QUE MOVIMENTAM COMO TUDO ACONTECEU.

Diretor Alexandre Mello sobre série documental ‘Jenipapo: a fronteira da independência‘ que será transmitida a partir de hoje


ESTAMOS CONTANDO A NOSSA HISTÓRIA E RESGATANDO UMA HISTÓRIA QUE ANTES NÃO ERA CONTADA, QUE TEM A PARTICIPAÇÃO DO PIAUÍ PARA QUE O BRASIL PUDESSE SER DO TAMANHO QUE É HOJE.

Regina Sousa sobre cerimônias que ocorreram em comemoração ao Dia do Piauí


Pequeno número de candidatos e partidos entregaram a prestação de contas final do 1º turno

Termina no dia 1º de novembro o prazo para que candidatas, candidatos e partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral (JE) a prestação de contas final relativa ao primeiro turno das Eleições 2022. Apesar de o término do prazo estar próximo, até esta sexta-feira (21), apenas 5,67% dos candidatos e 0,97% das agremiações prestaram contas à JE.

Os partidos que concorreram isoladamente, em coligação ou que integram federação devem encaminhar a prestação de contas final de forma individualizada, nos níveis municipal, regional e nacional. Todas as datas das Eleições 2022 podem ser conferidas no calendário eleitoral, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Atenção

Em razão da realização da eleição do segundo turno do pleito no dia 30 de outubro, todos os sistemas eletrônicos do TSE para recepção das prestações de contas estarão indisponíveis a partir das 18h de 28 de outubro até as 8h de 31 de outubro. Nesse período, não será possível a recepção da prestação de contas de candidatos e partidos políticos que concorreram no primeiro turno.

De acordo com Eron Pessoa, assessor-chefe da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TSE, é importante ressaltar que, devido à suspensão temporária dos sistemas, o mais adequado para as campanhas é antecipar a entrega das contas, a fim de evitar congestionamentos e filas nos tribunais e cartórios eleitorais para a entrega da mídia eletrônica com a documentação comprobatória.

Sanções

A não prestação das contas de campanha até o dia 1º de novembro – quando se completam 30 dias da realização da votação do primeiro turno – impede, para as candidatas e candidatos, a obtenção da certidão de quitação eleitoral até o fim da legislatura, prosseguindo os efeitos da restrição após esse período até a efetiva apresentação das contas.

A ausência de informações sobre o recebimento de recursos financeiros será examinada de acordo com a quantidade e os valores envolvidos na oportunidade do julgamento da prestação de contas finais, e pode levar à sua desaprovação.

Para os órgãos partidários, a sanção imediata pela não apresentação das contas é a perda do direito ao recebimento das cotas do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, enquanto durar a irregularidade. Também pode haver a suspensão do registro ou da anotação do órgão partidário, após decisão, com trânsito em julgado, precedida de processo regular que assegure ampla defesa.

Observações

Candidatas e candidatos devem ficar atentos, pois a prestação de contas deve incluir as receitas e os gastos dos vices e suplentes, se for o caso.

Na hipótese de renúncia, indeferimento, cassação ou cancelamento do registro e também de substituição, a prestação de contas deverá ser feita considerando o período em que o candidato participou da campanha eleitoral. Ou seja, mesmo quem deixou a disputa antes de a eleição acontecer também é obrigado a prestar contas.

Para a apresentação das contas, é obrigatória a constituição de advogada ou advogado.

Como fazer

A prestação de contas final deve ser feita por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE Cadastro), com inserção de todas as informações sobre receitas e despesas. Na sequência, os dados devem ser encaminhados à Justiça Eleitoral pelo próprio sistema e, posteriormente, deve ser gerada a mídia (pen drive) com a documentação digitalizada, para entrega presencial à Justiça Eleitoral.

A apresentação da prestação de contas final só é considerada efetivada com o envio eletrônico dos dados e a entrega da mídia na Justiça Eleitoral. Como já mencionado, é importante antecipar o envio eletrônico da prestação de contas, a fim de evitar congestionamento na rede do TSE, o que pode ocorrer próximo à data-limite de entrega.

Confira todas as orientações no Portal do TSE.

Divulgação dos dados

Qualquer pessoa pode acompanhar, de forma detalhada, os dados que constam do sistema DivulgaCandContas, desenvolvido pelo TSE para tornar públicos os dados das candidaturas em todo o país. No sistema, também estão disponíveis os dados por região, município, estado e respectivo cargo com informações fornecidas pelas candidatas e candidatos, além dos bens declarados à Justiça Eleitoral.

MM/LC, DM

​Recenseadora do IBGE faz entrevista em Libras com moradora surda em Teresina

Durante a rotina de trabalho, a recenseadora Jaqueline Lopes se deparou com uma situação incomum na zona rural de Teresina: em um domicílio, a única residente adulta era uma pessoa surda. Para contornar a situação e aplicar o questionário do Censo Demográfico 2022, a trabalhadora colocou em prática conhecimentos básicos que possui sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A entrevista ocorreu no dia 04 de outubro, na região do povoado Alegria. 

Apenas duas pessoas residem na casa visitada por Jaqueline: a adulta surda e uma criança de seis anos de idade, filha da mulher. Para ser informante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é necessário que o morador tenha idade mínima de 12 anos.

Jaqueline faz questão de ressaltar que não é intérprete e nem é fluente em Libras, mas fez um curso básico da língua e conseguiu se comunicar com a moradora, que é surda oralizada. “A moça falou que não poderia responder porque era surda, então fiz um sinal pra ela, que compreendeu e disse que poderíamos entrar”, lembra.          

“Sempre me interessei por assuntos de inclusão. Eu costumava observar os surdos se comunicando em diversos locais como supermercados, nas ruas, nas paradas de ônibus, etc. E via que nós, como sociedade, tínhamos uma barreira de comunicação muito grande”, comenta a recenseadora.

 “A Libras é a segunda língua oficial do país e a maioria da população não tem noção nem do alfabeto básico”, pontua a servidora do IBGE. Ela fez um curso no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). “Eu queria ser capaz de me comunicar com essas pessoas caso um dia precisasse, e, de certa forma, quebrar um pouco essa barreira”, afirma.

O Censo Demográfico está em campo desde o dia 1º de agosto e os recenseadores irão visitar todas as residências do país, empenhando esforços para ultrapassar eventuais dificuldades de acesso e de comunicação. No Piauí, mais de 2 milhões de pessoas já foram recenseadas. A operação deve ser finalizada até o início de dezembro.     

Segunda edição do Festival Retalho transforma avenida de Teresina em galeria de arte urbana

A segunda edição do festival de arte urbana reúne 16 artistas na capital. Dez deles são piauienses, selecionados por curadoria. Tem ainda convidados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Maranhão e Pernambuco. No período de 19 a 29 deste mês, eles criarão grandes painéis em diversos pontos da Avenida Maranhão, somando ao colorido já existente nas pilastras de sustentação do metrô, realizado no mês de agosto, como parte da programação do Retalho, em homenagem ao aniversário de Teresina.

“O Retalho é um festival de muralismo e nossa intenção é fazer do momento em que as atividades acontecem uma exposição dos artistas que precisam ser vistos pela cidade e não poderíamos deixar de homenagear o primeiro piauiense que fez grandes painéis com excelência. Além de reconhecer toda história de Nonato Oliveira, para nós é uma perspectiva de onde queremos chegar, tendo o exemplo de um artista que conseguiu romper as fronteiras do país e com uma origem humilde como a maioria dos grafiteiros e grafiteiras”, afirma o artista WG Mucambo, um dos coordenadores do Retalho. 

O festival de arte urbana busca promover a difusão da arte urbana e um novo olhar sobre a cidade. Desde sua primeira edição, o Retalho é patrocinado pela Equatorial Piauí por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC). Nos próximos anos, os organizadores do festival planejam ampliar as ações para além de Teresina, levando o colorido também para espaços públicos de outros municípios piauienses.

Muitos cartões postais da capital piauiense estão localizados às margens do rio Parnaíba. Agora, Troca-Troca e Mercado Central, que diariamente acompanham o movimento da cidade, também testemunham Teresina ganhar mais cores através de tintas e sprays. Com uma série de intervenções na Avenida Maranhão, o coletivo de artistas da segunda edição do Festival Retalho está transformando um corredor histórico em galeria de arte urbana a céu aberto.

Tradição ainda viva no cotidiano da cidade, a travessia a barco entre Teresina e Timon-MA ganhou a assinatura do Retalho. O “4 de Abril”, embarcação que há anos realiza o transporte fluvial, foi pintado com a obra de Nonato Oliveira, grande homenageado neste ano pelo festival. “Minha arte representa o modo de viver do povo piauiense e esse trabalho feito pelos grafiteiros no barco é uma forma das pessoas, que usam esse meio de transporte para se deslocar de uma cidade para outra, ter contato com a arte piauiense. Estou muito honrado com a homenagem”, declara Nonato Oliveira. 

Fonte: Ascom Equatorial