Domingo, Junho 28, 2026
32.1 C
Teresina

Em Esperantina, Governo entrega títulos de terras, Quintal Agroecológico e ambulância

Os moradores de Esperantina receberam uma série de ações do Governo do Piauí.

às 15:00

Governadora entrega ambulância em Esperantina

No sábado (24), O Governo do Estado fez a entrega do Quintal Agroecológico na comunidade Vereda dos Anacleto, zona rural de Esperantina, no Norte do Piauí. Uma experiência que deu certo e alia criação de galinha, peixe e hortaliça. 

“É um sistema que está se multiplicando, um consórcio do peixe, galinha e horta que faz gerar renda para as famílias”, disse a governadora Regina Sousa.

Para produção desse sistema há parceria com a Universidade Federal do Delta, Embrapa, da Cooperativa de Serviços (Cootapi). “Com esse sistema é possível gerar renda e garantir autonomia financeira para famílias“, disse, enfatizando que as famílias beneficiadas recebem assistência técnica.

O professor falou que o Quintal Agroecológico foi planejado com o objetivo de gerar trabalho, comida saudável e gerar renda. “Montamos um conjunto de unidades técnico pedagógicoas para produzir hortas, peixes e animais. Elas servem como estruturas modulares para que essa tecnologia possa ser desenvolvida projeto da unidade familiar obtendo apoio da Piauí Fomento ou Banco Social para desenvolver em outras comunidades“, disse, explicando que cada tanque tem capacidade de produzir 1.200 kg de pescado por ano, sendo três ciclos por ano e cada um com 400 kg.

Foto: Reprodução

As galinhas, segundo o professor Josenildo Souza, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal Delta do Parnaíba, são 30 galinhas com capacidade de produzir 25 ovos por dia e a cada 120 dias é possível fazer o abate das galinhas para renovar o plantel. “Você tem o pomar consorciado com hortas, com roçado e estamos trabalhando tecnologia de gotejamento para irrigação e o resíduo da aquicultura passa a ser um fertilizante. Há uma integração do galinheiro e piscicultura produzindo adubo para horta, pomar. Em menos de 10% de uma hectare é possível gerar uma tenda de 3,5 salários mínimos“, afirma.

O projeto do Quintal Agroecológico, para Edinalva Costa, presidente da COOTAPI, é autossustentável e alia piscicultura, horticultura. “Num quintal é possível garantir a renda da família”, disse, enfatizando que esse projeto tem parceria da UFDPAR, Cootapi, Governo do Estado.

Foto: Reprodução


O Governo do Estado fez a entrega de títulos de terras na comunidade Chapada da Limpeza. “É uma das atividades que mais gosto de fazer, que é entregar terra para quem nela mora e trabalha. Foi difícil, 30 anos de espera, mas estamos entregando títulos para 99 famílias”, disse a governadora Regina Sousa, explicando que em 4 anos foram mais de 13 mil títulos.

Segundo a chefe do Executivo, as famílias podem aproveitar sua terra, produzir para se alimentar e vender o excedente. “A associação deve agora procurar os órgãos do Governo para ver como obter crédito e assistência e produzir cada vez mais“, disse.

Foto: Reprodução

A presidente da Associação da Chapada da Limpeza, Toinha Alencar, disse que o sentimento é de gratidão ao Governo do Estado. “Fico muito grata por receber o documento que me garante o pedaço de terra que tenho para trabalhar“, disse.

Presidente da Associação do Assenamento Chapada Campestre, Antonia Sousa, disse que é uma honra receber o título. “Há mais de 35 anos esperava o documento e muita gente que lutou pela terra não está mais presente. É uma alegria receber o documento da terra“, disse.

Ambulância e comemoração do Dia Estadual das Quebradeiras de Coco

O Dia Estadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu foi celebrado neste sábado, 24, em Esperantina, com a presença da governadora Regina Sousa. Ela disse que é sempre uma emoção participar desse ato, pois suas origens vem das quebradeiras de coco.  “Hoje é bom ver que o grupo está organizado e hoje é um movimento interestadual“, disse a governadora.

Foto: Reprodução

A governadora disse que a atividade resiste no Piauí, Maranhão e Pará e comentou que a vegetação é rica, pois a palmeira mantém a umidade. “Infelizmente há uma devastação em função da monocultura. Aqui elas resistem e querem ter acesso ao babaçu para continuar sobrevivendo com sua produção. Já demarcamos terra para essa área do babaçu“, disse.

Piauí segue com alerta de chuva intensa em 193 municípios

às 14:53

Foto: Reprodução

O Piauí segue com alerta para chuvas intensas hoje (26), com previsão para 193 municípios segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apenas parte da região Norte e do extremo Sul não entram nessa previsão.

O alerta laranja atinge 119 municípios na região Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do estado, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Já o alerta amarelo atinge parte de cidades do Sudeste e Sudoeste do estado, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 a 60 km/h. O alerta segue até 11h, de quinta-feira (27) quando será divulgado novo boletim.

Foto: Divulgação

De acordo com o Inmet,  há previsão de acumulados de chuva que poderão ficar entre 10 e 50 mm em algumas áreas do Piauí até o dia 31 de outubro, principalmente na região Centro Sul do Matopiba.

A possibilidade de chuva atinge as cidades de Teresina, Acauã, Agricolândia, Amarante, Altos, Baixa Grande do Ribeiro, Barras, Barro Duro, Batalha, Bom Jesus, Cajazeiras, Campo Maior, Castelo do Piauí, Curimatá, Fartura do Piauí, Demerval Lobão, Floriano, Fronteiras, Gilbués, Jacobina do Piauí, Itaueira, Santa Cruz do Piauí, Pedro II, Picos, Pimenteiras, Porto, Morro Cabeça no Tempo, São Raimundo Nonato, União, Uruçuí, entre outros.

Manchas de óleo voltam a aparecer em praias do litoral piauiense; confira as recomendações

às 14:00

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Novas manchas de óleo foram encontradas em pelo menos quatro praias no litoral piauiense. Desde o dia 21 de outubro um grupo de analistas ambientais tem monitorado as praias em busca de vestígios de óleo. Até o momento, 2 kg do material foram removidos das praias de Cajueiro, Parnaíba e Luís Correia. 

Adriano Demato, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), disse que ainda não é possível identificar uma explicação para o surgimento dessas manchas de óleo. 

Nesse momento estamos fazendo o recolhimento do material encontrado nas praias. O material irá para análise e só depois vamos identificar a origem desse óleo. Mas, a quantidade ainda é muito pequena. Retiramos 2 quilos das praias. Muito diferente do passado, onde foram removidos mais de 7 toneladas”, relatou Adriano Demato. 

As praias em que as manchas foram encontradas até o momento são: Barra Grande (Cajueiro da Praia), Pedra do Sal (Parnaíba), e Barro Preto e Coqueiro (Luís Correia). 

Uma força tarefa foi montada, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente do Piauí (Semar), para monitorar as praias diariamente para identificar a chegada de manchas de óleo. Entre os órgãos envolvidos estão o Ibama, ICMBio, Instituto Tartarugas do Delta e as prefeituras locais. 

A situação ainda está sob controle. As praias estão limpas. Qualquer pessoa que tenha contato visual com essas manchas devem entrar em contato com os órgãos competentes para que possamos ir até o local fazer a coleta do material”, acrescentou Adriano Demato. 

Recomendações

O gerente de fiscalização da Semar, Antonio Fernandes, redobrou a recomendação do analista do ICMBio sobre a população evitar o contato com essas manchas. Segundo Fernandes, as equipes estão quase que diariamente nas praias fazendo esse monitoramento. 

E, para aqueles que encontrem manchas de óleo, três recomendações são essenciais: 

  • -Reportar o encontro das manchas para os órgãos responsáveis para que eles possam fazer o recolhimento do material.
  • -Não faça contato com o material. E, se houver, procure retirar a substância o mais breve possível utilizando óleo de coco ou óleo de cozinha.
  • -Caso encontre animais com óleo, devem acionar os órgãos competentes e não tentar limpar o animal. 

Para mais informações e contato aos órgãos que estão atuando nessa força tarefa, acione: 

  • ICMBio 61 9 9158 9384
  • Ibama 86 9 9456 8343
  • Semar 86 9 9464 1242

Surgimento de manchas anteriomente

No Piauí, seis praias registraram manchas do petróleo cru em outubro de 2019. Àquela época, 11 tartarugas foram encontradas mortas, sendo que duas, após necropsia, apresentaram manchas de óleo no intestino. Um total de 7 toneladas de manchas de óleo foram removidas das praias em 2019. Um dos locais com maior dificuldade de remoção do material foi na praia do Coqueiro, em Luis Correia.

Pedro II ganhará novo Centro Cultural

O Centro homenageará Dona Socorro Claudino, mãe do ex-senador João Vicente Claudino.

às 13:54

Foto: Ascom/Prefeitura de Pedro II

A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, recebeu, na manhã desta terça-feira (25), a visita do senador Elmano Férrer (PP) e do empresário e ex-senador João Vicente Claudino, para formalizar a construção do Centro Cultural de Pedro II.

O local levará o nome da mãe do ex-senador, Maria do Socorro Claudino, e ficará localizado no Loteamento Parque das Opalas, onde já possui uma avenida denominada Empresário João Claudino Fernandes.

No Centro Cultural serão realizadas atividades de incentivo à juventude e à cultura no município, como aulas de dança, música, teatro, entre outras.

Foto: Ascom/Prefeitura de Pedro II

O empresário destaca a satisfação pela visita. “Essa obra vai fomentar a formação de talentos de toda a juventude pedrossegundense. Terão oficinas, aulas de dança, música, teatro, auditório. Um centro cultural muito moderno para que possa atender toda a comunidade pedrossegundense e dessa região Norte do Piauí“, pontua.

A obra vai contar com emenda parlamentar de R$1,3 milhão do senador Elmano Férrer (PP). “A prefeita Betinha e o ex-senador João Vicente me fizeram esse pedido, porque já existia o projeto, mas precisava de recursos, que virão através de emendar parlamentar. Vou colocar na próxima semana, para ser liberado como emenda individual minha no próximo ano. Isso eu faço com muito amor e carinho, principalmente, porque será o Centro Cultural Socorro Claudino, que é uma pessoa por quem tive grande amizade. Então, fiz isso em atenção à prefeita e, sobretudo, ao ex-senador João Vicente“, disse.

Antes da visita ao local da obra, a prefeita, o senador e o empresário também foram conferir a primeira Escola de Tempo Integral de Pedro II, a Escola Santa Ângela. Betinha ressalta a satisfação pelo pedido atendido.

Será uma obra muito importante, que irá alavancar o desenvolvimento de Pedro II. Então, estamos muito felizes em recebê-los e queremos rogar a Deus que os abençoe cada vez mais. Em nome da nossa população, agradeço de coração“, destaca ainda a prefeita.

Prefeitura de União reforça números disponíveis para denúncia de violência contra crianças e adolescentes

Foto: Reprodução / Prefeitura de União

A Prefeitura de União segue reforçando a importância do combate à violação dos direitos das crianças e adolescentes, seja em situações de abuso, abandono, negligência ou exploração sexual.

Em caso de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência é preciso denunciar. Dique 100 (Direitos Humanos), 190 para atendimento da Polícia Militar ou procure o Conselho Tutelar (86) 99547-6952 / (86)99803-9172 (Whatsapp).

É preciso que a população esteja consciente e seja constantemente estimulada a proteger nossas crianças e adolescentes. Em maio fizemos uma forte campanha do Faça Bonito, mas a atuação da prefeitura segue diariamente para ajudar nossos jovens”, destacou o prefeito Gustavo Medeiros.

Fonte: Prefeitura de União

Seduc realiza revisão Pré-Enem em formato de game nesta quarta-feira (26) em Teresina

O objetivo é preparar os estudantes para a prova de maneira mais dinâmica e descontraída. A revisão será no Espaço Theresina Hall, Zona Leste de Teresina.

às 12:35

Seduc realiza revisão Pré-Enem em formato de game nesta quarta-feira (26) em Teresina — Foto: Divulgação /Seduc-PI

A Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI) realizará uma revisão gratuita para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta quarta-feira (26) no Espaço Theresina Hall, Zona Leste de Teresina. Desta vez, a revisão será no formato de game. O objetivo é preparar os estudantes para a prova de maneira mais dinâmica e descontraída.

A revisão terá uma gincana das áreas de conhecimento, com disputa entre equipes de estudantes e discussão de questões de provas do Enem, além de revisões de conteúdos no modelo convencional.

Realizaremos uma edição game, na qual agregaremos uma gincana de conhecimento e outras atividades, além da própria revisão de bizús, dicas e comentários das questões da prova do Enem com nossos professores. A estrutura da revisão segue similar às outras grandes revisões presenciais que nós já estamos realizando, mas com essa novidade, que é uma edição game. Teremos provas surpresa, outras relacionadas às áreas do conhecimento, a cada aula nós teremos rodadas de disputa entre as equipes, quando os professores vão lançar desafios”, informou a diretora da unidade de mediação tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo.

A revisão abordará conteúdo e dicas das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. Os estudantes também poderão acompanhar o game educacional através do Canal Educação, no YouTube.

Festival de Cenas Curtas homenageia dramaturga piauiense Isis Baião; veja programação

O festival de teatro de foi organizado para celebrar os 80 anos da autora e dramaturga piauiense Isis Baião.

às 12:31

Dramaturga Isis Baião — Foto: Reprodução

A partir de hoje (25), o Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro em Teresina, será palco do Festival de Cenas Curtas, que homenageará os 80 anos da autora e dramaturga piauiense Isis Baião. O evento contará com peças de teatro e uma mostra competitiva. As apresentações iniciam às 19h30. Confira a programação abaixo.

25 de outubro

  • Peça Casa de Penhores

Direção de Arimatan Martins e realização do Grupo Raízes

Em seguida, haverá show com a cantora Gabi no Espaço Cultural Osório Júnior.

26 e 27 de outubro

  • Mostra competitiva

A premiação ocorrerá da seguinte forma:

  • 1º colocado: R$ 1.000,00
  • 2º colocado: R$ 750,00
  • 3º colocado: R$ 500,00
  • Júri popular: R$ 250,00

Na quinta-feira (27), ao fim da programação, haverá apresentação da peça Marcadas pela Culpa, sob a direção de Adalmir Miranda, no Espaço Osório Jr.

119 carros pipas atendem 36 municípios em estado de emergência pela seca no Piauí

O problema recorrente é registrado principalmente na zona rural dos municípios.

às 12:24

Trecho da PI-259 em obras entre as cidades de Paulistana e Curral Novo — Foto: Patrícia Andrade

Com 44 municípios em situação de emergência por conta da seca, o governo do estado do Piauí distribuiu 119 carros pipas para fazer o atendimento das famílias que estão enfrentando problemas por conta da seca, o efetivo atende 36 cidades no momento.

O problema está ocorrendo em municípios do semiárido, que compreendem o Território da Serra da Capivara, Vale do Canidé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vales dos Rios e Itaueira. De acordo com o secretário da Defesa Civil do Estado, José Augusto Nunes, a situação é recorrente e o problema maior é na zona rural dos municípios.

A nossa meta é chegar em todos os municípios que estão em situação de emergência, lógico, com cuidado e com responsabilidade por se tratar de um ano eleitoral e observando as recomendações da PGE e do Ministério Público. Eu não precisar o número de famílias, isso é dinâmico, sempre há famílias chegando e famílias saindo”, disse o secretário.

Benefícios para população dessas regiões

O secretário explicou ainda que populações de regiões que estão em situação de emergência reconhecida pelo governo têm à disposição vários projetos que visam a conscientização para utilização da água, além do acesso a créditos.

Quem está em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, lógico, dentro de um entendimento político, é possível acessar créditos ou ter prorrogação de parcelas vencidas no crédito rural. Antecipação de pagamento de benefícios previdenciários ou do fundo de garantia“, disse ele.

Estiagem e seca

Segundo a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), a estiagem é um período prolongado de baixa ou nenhuma chuva em que a perda de umidade do solo é maior do que a reposição de umidade.

Já a seca caracteriza uma situação mais grave, em que a estiagem é ainda mais longa, e dura um período suficiente para provocar desequilíbrio hidrológico na região.

Teresina terá transporte gratuito para todos os eleitores no segundo turno das eleições, dia 30 de outubro

Para ter direito à gratuidade do transporte, é necessário que o passageiro apresente o título de eleitor, o e-título ou qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico que comprove a identidade e o local de votação.

às 12:18

População de Teresina volta às paradas de ônibus após fim da greve dos motoristas e cobradores — Foto: Layza Mourão

Teresina terá transporte gratuito a todos os eleitores no dia 30 de outubro, data da votação do segundo turno das eleições 2022. Uma reunião realizada hoje (25) decidiu sobre a gratuidade para os eleitores poderem exercer o direito ao voto na capital.

Sob determinação do prefeito [Dr. Pessoa, Republicanos], em parceria com a nossa equipe técnica, fizemos o levantamento da necessidade para ordem de serviço de frota total para 30 de outubro. Haverá passe livre para todos os usuários e todos poderão exercer seu direito de voto de forma plena. Será catraca livre sem impedimento para ninguém“, informou o superintendente de transportes e trânsito da capital, Bruno Pessoa.

Segundo ele, a frota completa estará nas ruas, totalizando cerca de 270 ônibus. Vale destacar que a capital já chegou a ter mais de 400 veículos no transporte público urbano em 2017, quantidade que foi reduzida ano a ano.

Transporte intermunicipal

Em todo o Piauí, os eleitores terão direito à gratuidade no transporte intermunicipal para exercer seu direito ao voto no 2º turno das eleições 2022, no dia 30 de outubro.

Para isso, um decreto estadual já foi publicado e, em Teresina, a prefeitura discute de que forma poderá ofertar o transporte gratuito para a população.

As medidas foram pensadas depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu autorizar prefeituras e empresas concessionárias a oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro, segundo turno das eleições.

A decisão considerou que a prática de oferecer o serviço não pode levar a punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa. Isso porque a medida tem o objetivo de viabilizar a garantia constitucional do direito de voto.

Para quem vota em outros municípios

Para beneficiar quem mora em uma cidade e tem domicílio eleitoral em outra, a governadora Regina Sousa (PT) assinou decreto autorizando a utilização, de forma gratuita, do transporte intermunicipal. O documento foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira (24).

Documentos necessários

  • Para ida: título de eleitor, e-título ou outro meio que comprove sua identidade e o local de votação.
  • Para volta: comprovante de votação e comprovação de que usou a gratuidade na ida, ou ticket. A apresentação do comprovante de votação será dispensada caso ocorra a emissão concomitante dos bilhetes de ida e volta.

Horários

  • Início: às 4h da manhã de 29 de outubro (sábado), véspera da eleição.
  • Final: até o meio-dia de domingo (31), dia seguinte à eleição.

Horários

  • Início: às 4h da manhã de 29 de outubro (sábado), véspera da eleição.
  • Final: até o meio-dia de domingo (31), dia seguinte à eleição.

Contudo, a Justiça Eleitoral é que definirá as rotas a serem feitas, mas isso ainda não foi definido.

Cocal dos Alves conquista premiações na Olimpíada de Química Júnior

às 12:06

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Pela primeira vez, estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinha Brandão, escola localizada em Cocal dos Alves, conquistaram uma premiação na Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr). Com uma medalha de prata e uma menção honrosa, as estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental Sara Passos e Sara Amaral gravaram seus nomes na história do colégio e da educação piauiense

Sara Passos, medalhista de prata, afirma que os alunos receberam uma preparação especial pelo professor de Química, Giovane Rocha. 

“Apesar de termos nos preparado, a conquista de uma medalha de prata foi uma grande surpresa, pois é a primeira medalha da escola e o nível da prova e da competição eram muito altos”, observa a estudante. 

A Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) é uma atividade promovida pela ABQ (Associação Brasileira de Química) e coordenada anualmente pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e UFPI (Universidade Federal do Piauí). É direcionada para estudantes devidamente matriculados no 6o, 7o, 8o ou 9o ano do ensino fundamental de escolas brasileiras, públicas e privadas, situadas em todo território nacional.

Darkson Vieira, diretor do CETI, revela que é a primeira vez que a escola conquista uma medalha nesta competição. “Já havíamos conquistado menções honrosas, mas pelo grau de dificuldade e grande quantidade de participantes de todo o país, essa conquista presente nos deixa ainda mais animados com relação a qualidade dos nossos estudantes”, completa.