Quinta-feira, Julho 25, 2024
InícioPolíticaSetut diz que colocará frota que atenda necessidade de passageiros no 2º turno

Setut diz que colocará frota que atenda necessidade de passageiros no 2º turno

às 10:43

Foto: Reprodução / Roberta Aline

A poucos dias do 2º turno das eleições presidenciais, a polêmica em torno do transporte público volta à tona em Teresina. Assim como no dia 2 de outubro, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informou nesta terça-feira (11) que irá disponibilizar a frota de ônibus que atenda às necessidades dos passageiros.  No 1º turno, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) obrigou em todo o país a circulação de 100% da frota nas capitais.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que irá disponibilizar a frota de ônibus, que atenda às necessidades dos passageiros. A entidade reitera que disponibiliza veículos com considerável qualidade para realizar o efetivo deslocamento de passageiros e que está se esforçando para melhor atender a todos os usuários do transporte coletivo de Teresina”, disse o Sindicato em nota.

A governadora Regina Sousa (PT) confirmou que o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina estudam conceder a gratuidade no transporte coletivo da capital para que o eleitor não pague tarifas durante o 2º turno da eleição presidencial, que acontece no dia 30 de outubro.

Para o dia da eleição a gente quer poder fazer os ônibus voltarem a rodar e também estamos discutindo a gratuidade para esse dia para as pessoas exercerem a sua cidadania. Precisamos estabelecer que o transporte funcione e aí a gente assumir a gratuidade”, disse a governadora.

Segundo um levantamento da Superintendência Municipal de Transporte, a Strans, para bancar o passe livre, governo e prefeitura teriam que desembolsar aproximadamente R$ 900 mil.

O Setut não comentou diretamente sobre a proposta de gratuidade, mas disse que “toda solução que busque melhorar o sistema de transporte de Teresina é bem-vinda, pois a entidade é favorável a ações efetivas de desenvolvimento do setor”.

Um dia após a realização do 1º turno, um levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), baseado nas escalas de trabalho do domingo, 2 de outubro, mostrou que apenas 54 ônibus circularam em Teresina durante a eleição. O número representa apenas 19,7% do total da frota, que é de 273 veículos. Já o Setut garantiu que a frota atendeu as necessidades da população com folga.

Strans quer pelo menos 70% no dia 30.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News