Segunda-feira, Junho 22, 2026
34.8 C
Teresina

Pedro II recebe a 5ª edição do Imperador Race, um dos maiores eventos de mountain bike do Nordeste

Nos dias 7 e 8 de junho, a cidade de Pedro II será novamente o centro das atenções do ciclismo nordestino com a realização da 5ª edição do Imperador Race – MTB-XCM. A competição, que será realizada no Mirante do Gritador, promete reunir mais de 300 atletas de diversos estados do Nordeste, se consolidando como uma das maiores e mais disputadas provas de mountain bike da região.

Criado em 2021, o Imperador Race rapidamente superou as expectativas e se firmou no calendário esportivo do Piauí, atraindo atletas amadores e profissionais, além de centenas de visitantes. Nesta edição, são esperadas mais de mil pessoas, entre participantes e público, movimentando setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços, com previsão de ocupação hoteleira superior a 90% em Pedro II.

Crédito: Divulgação

Além de promover o esporte, o evento contribui significativamente para a economia local e para a divulgação das belezas naturais e culturais de Pedro II, conhecida nacionalmente pela opala, pelas cachoeiras e pelo tradicional Festival de Inverno.

“Apoiamos o Imperador Race porque acreditamos na força do turismo esportivo como vetor de desenvolvimento. Eventos como este movimentam a economia, valorizam nossos destinos e promovem experiências únicas para quem participa e visita a cidade”, ressalta o secretário do Turismo, Daniel Oliveira.

Crédito: Divulgação


Outro destaque desta edição é o compromisso ambiental, toda a estrutura do evento foi planejada para minimizar impactos, com sinalização biodegradável e ações para garantir a limpeza do percurso. A segurança também é prioridade, com apoio de equipes especializadas, policiamento e serviços de saúde.

“Estamos muito felizes em realizar a 5ª edição do Imperador Race, Pedro II oferece um cenário perfeito para o mountain bike e o evento movimenta positivamente toda a economia local”, destaca Ítalo Aranha, representante da I2 Eventos, organizadora da prova.

A competição é válida como etapa do Campeonato Piauiense de MTB/XCM e é homologada pela Federação de Ciclismo do Piauí (FCP) e pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). O evento conta com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur).

Manutenção emergencial interdita pista do Aeroporto de Teresina nesta sexta (6)

O Aeroporto de Teresina emitiu um comunicado informando que realiza, nesta sexta-feira (6), uma manutenção preventiva na pista de pouso e decolagem. A medida foi adotada após ser identificada a necessidade de intervenção durante a rotina de inspeções técnicas.

Devido à manutenção, a pista ficará temporariamente interditada até as 15h de hoje.

O aeroporto destacou que a ação foi devidamente comunicada à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e às companhias aéreas que operam no terminal.

A administração também orienta que passageiros com voos previstos nesse intervalo entrem em contato com as respectivas companhias aéreas para obter atualizações sobre o status dos voos.

Bolsonaro diz à PF que enviou R$ 2 milhões a Eduardo nos EUA

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) prestou depoimento à Polícia Federal (PF), na tarde desta quinta-feira (05), sobre o financiamento de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal licenciado, nos Estados Unidos. Ele informou ter enviado R$ 2 milhões para o filho no último dia 13 de maio.

Bolsonaro disse que não se trata de financiamento de nenhum ato ilegal. “Ele está levando a vida dele. Dinheiro limpo, legal, Pix. A acusação é que estou financiando atos antidemocráticos”, revelou o ex-presidente à imprensa, logo após falar à PF.

INVESTIGAÇÃO

O depoimento foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito que investiga a atuação de Eduardo junto ao governo do republicano Donald Trump em busca de punições para autoridades brasileiras. O próprio Moraes é um dos alvos das investidas do parlamentar.

O ex-presidente chegou à sede da PF um pouco antes das 15h para o depoimento e saiu após as 17h. Aos investigadores do caso, o ex-presidente terá de responder “a respeito dos fatos, dada a circunstância de ser diretamente beneficiado pela conduta descrita e já haver declarado ser o responsável financeiro pela manutenção do sr. Eduardo Bolsonaro em território americano”.

com informações do Metrópoles.

Empresário é assassinado a tiros em frente ao próprio comércio 

Um empresário identificado como Ed Peças foi assassinado a tiros no início da tarde desta quinta-feira (5) em frente ao seu estabelecimento comercial no bairro Promorar, zona Sul de Teresina. A vítima atuava no ramo de motopeças e material de construção e era bastante conhecida na região.

De acordo com informações preliminares repassadas pela Polícia Militar, o comerciante foi surpreendido por homens armados que se aproximaram e efetuaram diversos disparos. Sem tempo de reação, Ed foi atingido e caiu ainda na calçada do próprio comércio. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do socorro médico.

Após o crime, os suspeitos fugiram em sentido ignorado. A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Militar do Piauí, que isolaram a área e iniciaram as primeiras diligências para localizar os autores do homicídio.

A Polícia Civil e o Instituto Médico Legal (IML) também foram acionados para os procedimentos de perícia e remoção do corpo. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha para identificar a motivação e a autoria do crime. Até o momento, não há informações sobre suspeitos presos.

Presa e online: Tatiana Medeiros pesquisava passagens aéreas e fazia compras pela internet

Mesmo detida no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Teresina, a vereadora Tatiana Medeiros (PSB), presa desde abril por suspeita de corrupção eleitoral e envolvimento em organização criminosa, continuava acessando a internet e mantendo contato com o namorado preso, segundo relatório da Polícia Federal.

CHAMADAS DE VÍDEO

A análise do celular da vereadora, um iPhone 16 Pro Max, apreendido pela Polícia Militar dentro do alojamento onde ela estava custodiada, mostra que ela fez ao menos três chamadas de vídeo com o companheiro Alandilson Cardoso Passos, preso desde 2024 por tráfico de drogas, roubo qualificado e posse irregular de arma de fogo. 

Os prints das chamadas de vídeo foram registrados nos dias 7, 9 e 13 de maio deste ano, período em que ambos estavam recolhidos em unidades prisionais. Tatiana, na sala especial do Quartel da Polícia Militar, em Teresina, e ele, em um presídio em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Além das ligações, o relatório aponta que Tatiana realizou compras online durante o tempo em que esteve presa. Um dos prints encontrados no celular mostra um pedido feito no site de um supermercado no valor de R$ 549,50, após um desconto de R$ 249,00, com data de 13 de abril de 2025. Na lista estavam produtos como sabão em pó, sabonete, desodorante, detergente, biscoitos, adoçante e achocolatado.

Imagens mostram que Tatiana Medeiros fez compras pela internet enquanto estava presa. Vereadora também pesquisou passagens aéreas | PF

Imagens mostram que Tatiana Medeiros fez compras pela internet enquanto estava presa. Vereadora também pesquisou passagens aéreas | PF

PESQUISA POR PASSAGENS AÉREAS

A investigação também identificou que Tatiana pesquisou passagens aéreas partindo de Belo Horizonte com destino a Teresina, para o dia 27 de maio, sem previsão de retorno. A busca foi feita para um passageiro adulto, mesmo período em que ela já estava sob custódia da polícia. Tudo indica que essas passagens seriam para o seu companheiro.

O relatório da Polícia Federal foi produzido a partir de dados extraídos com softwares forenses, autorizados pela Justiça Eleitoral por meio de decisão da 98ª Zona Eleitoral de Teresina, que permitiu a quebra do sigilo telefônico e de dados da vereadora.

Outro ponto citado no documento é a comunicação da vereadora com seu tio, Francisco Antonio de Aguiar Medeiros. Entre os dias 10 e 17 de abril, ela trocou mensagens e realizou chamadas de voz com ele. Em uma das conversas, o tio menciona a possível devolução de bens apreendidos durante a operação. “Tomara que libere esse carro”, diz Tatiana.

Em diálogo com o tio e advogado Francisco Medeiros, Tatiana é orientada sobre a importância de organizar a declaração de imposto de renda para justificar valores recebidos. Segundo ele, o procedimento seria feito “quando ela saísse”, com o apoio de um contador, a fim de escolher a “melhor linha” para formalizar o que entrou na conta da parlamentar.

Francisco também questiona Tatiana se ela poderia assinar digitalmente uma procuração, informando que estaria indo até a Câmara Municipal. A Polícia Federal não conseguiu recuperar o conteúdo desse documento.

Tatiana tambpem mantinha um grupo no Whatsapp que ela utilizava como uma espécie de caderno de anotações para registar documentos, citações, matérias, imagens ou arquivos para posterior consulta e as quais acha relevantes para ter em backup.

Grupo utilizado como caderno de anotações | Foto: Polícia Federal

Grupo utilizado como caderno de anotações | Foto: Polícia Federal

LIGAÇÕES RECORRENTES

Ainda de acordo com os dados extraídos, no dia 14 de abril de 2025, Francisco enviou uma mensagem dizendo “Vou aí”. Tatiana respondeu com uma ligação e duas mensagens de texto, cujo conteúdo já havia sido apagado. No dia seguinte, 15 de abril, ela ligou diversas vezes para o tio, que respondeu com os textos: “Audiência aqui” e “Já chego aí”. Mais tarde, às 19h33, os dois conversaram por cerca de 10 minutos via chamada de voz.

Esses contatos seguiram até o dia 18 de abril, quando Tatiana alterou a configuração da conversa com Francisco no WhatsApp, programando o aplicativo para apagar todas as mensagens após 24 horas do envio. A medida foi interpretada como tentativa de dificultar o rastreio das conversas.

Outro registro de interesse dos investigadores é uma chamada de vídeo feita por Tatiana no dia 14 de abril com o número identificando-se como pertencente a Tatiana Santos da Silva, mãe da vereadora, que reside na zona norte de Teresina.

Tatiana também mantinha conversas com um contato salvo como “Savio C Amor Deus”. As mensagens com esse número também passaram a desaparecer automaticamente a partir de 26 de fevereiro de 2025, conforme mostram os metadados coletados pela PF. O número foi atribuído a Savio de Carvalho França, apontado como integrante da ONG Instituto Vamos Juntos, onde exerceria o papel de controle administrativo das famílias e lideranças beneficiadas.

Prefeitura suspende novamente contratação emergencial para coleta de lixo após decisão judicial

A Prefeitura de Teresina suspendeu, pela segunda vez, o processo de contratação emergencial de empresa para executar os serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos na capital. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município Extra da última quarta (04).

A Prefeitura informou que novas atualizações sobre o procedimento serão divulgadas pelos canais oficiais. Em resposta no início desta quinta a ETURB revelou que não haverá alteração no serviço de coleta que seguirá normalmente.

A suspensão atende a uma ordem judicial emitida pela 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina. A medida interrompe o andamento do procedimento administrativo referente à dispensa eletrônica emergencial nº 90002/2025, sob responsabilidade da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), que buscava pela segunda vez a contratação direta de uma empresa para prestar os serviços de limpeza urbana.

O edital previa a realização da sessão pública de contratação na quarta-feira (4), das 8h às 14h. Com a suspensão, o município interrompe também a seleção da empresa que ficaria responsável por atividades como a coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos urbanos.

O aviso de suspensão foi assinado por Wallace de Sousa Miranda, coordenador de Compras Públicas, e teve o visto do secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Marcos Antônio Parente Elvas Coêlho.

Na ação, o consórcio Aurora/Recicle, que faz a coleta de lixo hoje, questiona a legalidade de um novo contrato emergencial, estimado em R$ 53.763.236,40, e afirma que a outra empresa escolhida, a Litucera, “já possui diversos caminhões aguardando apenas o trâmite da dispensa”.

Filho e irmão de suspeito de assassinar advogada Valdenice Gomes são presos em operação no Piauí e em Goiás

Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Civil prendeu o filho e o irmão de Adelaido Gomes Celestino — apontado como principal suspeito de assassinar a própria irmã, a advogada Valdenice Gomes Celestino Soares. A prisão ocorreu durante a deflagração da Operação Cupiditas, realizada simultaneamente nas cidades de Paulistana (PI) e Goiânia (GO). O crime ocorreu no dia 3 de março deste ano, na zona rural de Paulistana, e teria sido motivado por desentendimentos relacionados à divisão de bens da família.

Desde o dia do homicídio, Adelaido Gomes está foragido. Segundo a polícia, ele teria recebido ajuda direta de seu filho, identificado como G.S.C., para fugir logo após o crime. Já o irmão, N.G.C., é apontado como o mentor intelectual do assassinato. Ambos foram presos por mandado de prisão temporária, expedido pela Justiça. Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão — quatro em Paulistana e três em Goiânia.

A delegada Thainah Souza Teixeira, titular da Delegacia de Paulistana, informou que a Justiça já decretou a prisão preventiva de Adelaido. “A medida foi determinada diante da gravidade do crime, da tentativa de fuga e do risco às testemunhas. Seguimos em diligências para localizá-lo e garantir sua responsabilização perante a lei”, declarou.

A operação foi coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), com apoio da Delegacia Seccional de Paulistana, do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP). Segundo o delegado Matheus Zanatta, superintendente da SOI, os dois alvos foram presos em locais distintos: um em Paulistana e o outro em Goiânia.

Crime premeditado

De acordo com o inquérito policial, Valdenice foi vítima de uma emboscada e executada com vários disparos de arma de fogo, principalmente na região do pescoço. O ataque ocorreu quando ela retornava de uma visita à sua propriedade, acompanhada da irmã e do neto. Na ocasião, ela teria ido consertar uma cerca frequentemente danificada por Adelaido.

Testemunhas relataram que Valdenice vinha sofrendo ameaças constantes dos irmãos, que não aceitavam sua atuação como inventariante no processo de partilha das terras da família. A polícia teve acesso a áudios e mensagens atribuídas a N.G.C., contendo ameaças como: “isso não se resolve na Justiça, mas sim na bala”.

O companheiro de Valdenice relatou ainda que, em 2021, foi alvo de uma tentativa de homicídio pelos mesmos irmãos. Outro parente reforçou que, após a morte da matriarca da família, os irmãos passaram a adotar um comportamento agressivo, principalmente contra Valdenice, que assumiu a liderança do inventário judicial.

Fuga e destruição de provas

As investigações também revelaram que G.S.C., filho de Adelaido, teve participação direta na fuga do pai. Ele foi visto em uma motocicleta circulando nas imediações do local do crime e, posteriormente, em outro município, com vestimentas semelhantes às descritas por testemunhas. Análises técnicas apontam ainda que seu celular esteve conectado à mesma rede de internet usada por Adelaido na localidade onde o assassinato aconteceu, contradizendo sua versão apresentada à polícia.

Já N.G.C. é investigado por instigação ao crime. Há indícios de que ele pressionava Adelaido por mensagens, cobrando uma “solução” para o conflito com Valdenice. A polícia apura, inclusive, se a arma utilizada no homicídio foi enviada de Goiânia por ele, o que fortaleceria sua participação no planejamento da execução.

Outro ponto central da investigação é o desaparecimento do celular da vítima, possivelmente destruído ou ocultado com o intuito de eliminar provas. A suspeita é de que o ato tenha sido cometido pelos próprios investigados.

As buscas pelo paradeiro de Adelaido Gomes continuam, com a polícia reforçando que ele já é considerado foragido da Justiça.

Segundo envolvido em assalto à empresária Dayane Rayssa é preso no Maranhão

Antônio Francisco Silva de Lima, apontado como o autor dos disparos que atingiram a empresária Dayane Rayssa durante um assalto em Timon, foi preso nesta quarta-feira (4) na cidade de Passagem Franca, no Maranhão. A prisão foi realizada pela Polícia Militar como parte do desdobramento do caso ocorrido no início da semana.

O crime aconteceu na última segunda-feira (2), quando dois suspeitos armados invadiram a loja de Dayane em Timon. Durante a ação criminosa, clientes foram rendidos e levados para outro cômodo do estabelecimento enquanto os assaltantes recolhiam roupas, joias e outros objetos de valor.

Segundo a polícia, a empresária foi baleada após os criminosos encontrarem uma carteira funcional de policial pertencente a um funcionário do marido dela. Em relato divulgado nas redes sociais, Dayane afirmou que entregou todos os seus pertences e cooperou com os assaltantes, mas mesmo assim foi ameaçada. Ao reagir diante das ameaças, acabou sendo atingida por pelo menos quatro tiros.

“Em todo momento eu entreguei tudo que ele pediu: acessórios, joias, mas a todo momento ele dizia que queria matar, mesmo eu dizendo que iria entregar tudo. A gente entregou. Quase no final do assalto, ele viu uma carteira de polícia de um funcionário do meu esposo e acabou se exaltando. Foi a hora que ele disse que ia me matar”, declarou a empresária.

O primeiro envolvido no crime, um adolescente de 16 anos, foi apreendido ainda no dia do assalto. De acordo com o major Kraieski, comandante do 11º Batalhão da PM, o menor já tem histórico de atos infracionais, incluindo um sequestro registrado em março deste ano. Ele e Antônio Francisco teriam agido juntos no ataque à loja.

Com a prisão do segundo suspeito, a Polícia Militar considera encerrada a etapa de captura dos autores do crime. A investigação agora segue sob responsabilidade da Polícia Civil, que continuará apurando os detalhes do caso.

Governador Rafael Fonteles abre Brazil Energy Conference 2025 em Teresina e defende transição energética como vetor de desenvolvimento

O governador Rafael Fonteles abriu oficialmente, nesta quarta-feira (4), em Teresina, a Brazil Energy Conference 2025, maior evento do setor energético do país. A conferência reúne até sábado (7) especialistas, autoridades, investidores, empresas e organizações comprometidas com a transição energética no Brasil.

Durante a solenidade de abertura, Rafael Fonteles ressaltou a importância do evento e defendeu que ele passe a ser realizado anualmente, com sede no Piauí. O governador destacou o protagonismo do estado no cenário nacional das energias renováveis e reiterou que a transição energética precisa acontecer com urgência e responsabilidade.

“A transição energética, as energias renováveis, tudo isso impacta social e economicamente o Piauí, o Nordeste, o Brasil e o mundo. A ideia é que esse evento seja realizado todos os anos, dado que o Piauí tem se posicionado como um protagonista nesse processo. É uma convicção do nosso governo de que a transição energética é um grande vetor e oportunidade de desenvolvimento econômico para o Nordeste e especialmente para o nosso estado”, afirmou Fonteles.

O evento conta com o apoio da Investe Piauí, presidida por Victor Hugo, da Secretaria de Inteligência Artificial e Economia Digital, comandada por André Macedo, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), liderada pelo professor Xavier. O governador agradeceu o empenho de todos os envolvidos na organização e destacou que a programação busca aproximar a população, a academia e os empresários locais das discussões globais sobre energia.

“A ideia é que os estandes, as palestras, os debates tragam para perto do povo, da academia, dos empresários locais, as discussões globais e nacionais que temos sobre a energia. Então, a conferência, sem dúvida, vai ser muito bem-sucedida e espero que todos possam aproveitar”, concluiu.

Projeções e compromissos

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, afirmou que o estado tem sido procurado por grandes empresas que buscam consumir energia limpa e sustentável, o que reforça o potencial do Piauí como polo estratégico. Ele adiantou que, ao fim do evento, será elaborada uma carta de referência com as principais demandas e propostas, a ser encaminhada pelo Consórcio Nordeste à COP.

“O Nordeste tem sido procurado por grandes empresas que estão tentando consumir essa energia e se instalar aqui no estado. Ao final, faremos uma carta de referência a ser encaminhada à Conferência do Clima”, destacou.

Fortalecimento das agências de fomento

A presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Maria Fernanda Coelho, também participou da abertura e anunciou um acordo de cooperação técnica com o Governo do Piauí e o Consórcio Nordeste. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as agências de fomento e ampliar a oferta de crédito para projetos sustentáveis nos estados da região.

“A ABDE congrega 34 instituições em todo o Brasil, incluindo bancos públicos, de desenvolvimento, cooperativos e agências de fomento. Representamos 46% de todo o crédito ofertado no país. Vamos assinar com o governador Rafael Fonteles um acordo que visa formar, capacitar e fortalecer as agências de fomento, para que possam ofertar crédito de forma mais eficiente em seus estados”, explicou Maria Fernanda.

A Brazil Energy Conference 2025 segue até sábado com ampla programação técnica, estandes interativos, painéis de debate e oportunidades de networking entre os principais atores do setor energético brasileiro.

Homem é preso após tentar incendiar casa com os pais dentro em Alto Longá

Um homem identificado como Fabrício Cordeiro da Silva foi preso durante a madrugada desta terça-feira (3) após tentar incendiar uma residência com os pais dentro na localidade de Marinopólis, em Alto Longá.  A informação foi confirmada a reportagem pela 2° Companhia do 21° Batalhão da Polícia Militar.

Segundo a PM, eles foram acionados pela irmã de Fabrício por volta das 1h40. Ela relatou que o suspeito estava bastante agressivo, destruindo eletrodomésticos e ateando fogo em cômodo da residência. Ele teria descumprido uma medida protetiva durante a ação.

Ao chegar no local, os agentes constatam os fatos. Diante disto, foi dada a voz de prisão a Fabrício e todos os envolvidos foram conduzidos até a central de flagrantes para adoção dos procedimentos cabíveis.