Segunda-feira, Junho 22, 2026
28.4 C
Teresina

Rafael Fonteles abre portas para cooperação com países de língua portuguesa no âmbito do Piauí Saúde Digital

O governador Rafael Fonteles recebeu, na tarde da última desta terça-feira (03), uma comitiva de membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que vieram conhecer o Piauí Saúde Digital, programa que já realizou mais de 600 mil atendimentos desde sua criação. Representantes dos governos de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, estão em Teresina com a missão de obter informações sobre a iniciativa inovadora do governo do Piauí, que revolucionou o acesso a médicos especialistas e exames especializados.

O encontro abordou os objetivos do programa, as etapas de implantação e os resultados já obtidos. A comitiva internacional é acompanhada por técnicos da Secretaria de Informação e Saúde Digital e da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, ambos ligados ao Ministério da Saúde. O secretário da Saúde do Piauí, Antonio Luís, também participou.

O governador Rafael Fonteles lembrou que a experiencia exitosa do Piauí já foi compartilhada com o Ministério da Saúde (MS), como alternativa para ajudar outros governos a resolver o problema que o Piauí superou com o Saúde Digital.

“Eles têm também muitos desafios em dar o acesso ao médico especialista nos seus países, desafios até maiores do que temos no Piauí, no Brasil. É a cooperação dos países de língua portuguesa avançando e o Piauí sendo um exemplo de política pública bem sucedida na área da saúde” comentou Rafael.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

A agenda incluiu um workshop, apresentações institucionais e visitas técnicas a unidades de saúde em Teresina. Hverá visitas também a unidades do interior do Piauí, onde o programa funciona. A iniciativa é liderada pelo Governo do Piauí, operacionalizada pela Investe Piauí, por meio do Escritório de Mercados Europeus, com sede em Lisboa (Portugal), e conta com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

A representante do Ministério da Saúde, citou a influencia do Piauí Saúde Digital, para o modelo de cooperação internacional brasileiro. “É um modelo que busca uma cooperação mútua e, ao mesmo tempo, de uma sustentabilidade no processo de colaboração. É isso que está sendo construído nessa reunião, onde nos sentimos honrados em poder participar, em nome do ministro Alexandre Padilha” declarou Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do MS.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

“Eu penso que a saúde digital é, de fato, o caminho que nós já iniciamos em Moçambique e em países de língua portuguesa. Esta é uma grande oportunidade de conhecermos a realidade do Piauí e do Brasil e nos permite levar a experiência e, no âmbito da cooperação, crescer em nível da saúde digital e implementar em nossos países” avaliou Bernardina Sousa, assessora do Ministro da Saúde de Moçambique.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

O Piauí Saúde Digital é uma referência para outros estados. A Empresa de Tecnologia e Informação do Piauí (Etipi), vem sendo procurada por outros governos, como é o caso do Amazonas, em busca da expertise tecnológica que vem garantindo o acesso da população a especialidades e exames médicos que antes só poderiam ser encontrados nos grandes centros.

PIX Automático será lançado pelo banco Central hoje; saiba como vai funcionar

Banco Central do Brasil (BC) anunciou o lançamento do PIX Automático, uma nova modalidade de pagamento voltada para despesas recorrentes, como contas de luz, água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e serviços por assinatura.

A nova ferramenta, que começa a funcionar no dia 16 de junho, oferece uma alternativa ao tradicional débito automático. Com ela, o usuário precisa autorizar a cobrança apenas uma vez, e os pagamentos serão realizados automaticamente nos vencimentos seguintes, sem necessidade de novas confirmações.

1. Como configurar o PIX Automático?

A configuração do PIX Automático estará disponível a partir de 16 de junho e requer que a empresa responsável pela cobrança — como escolas, academias ou prestadoras de serviços — envie uma solicitação de autorização ao cliente para que os pagamentos possam ser debitados automaticamente por meio da nova modalidade.

  1. Esse pedido vai aparecer no aplicativo do banco do cliente, que poderá aceitar ou recusar. Se aceitar, ele ainda pode definir algumas regras — como o valor máximo de cada pagamento e se a cobrança pode usar o limite do cheque especial.
  2. Depois da autorização, a empresa envia a cobrança ao banco, que agenda o pagamento e avisa o cliente. Ele poderá conferir se o valor está correto e se terá saldo suficiente.
  3. No dia do vencimento, o banco faz o pagamento, seguindo as regras que o cliente definiu na autorização. A cobrança poderá ser semanal, mensal, trimestral ou anual.

A empresa também poderá solicitar a autorização utilizando um QR Code ou por meio do próprio site, ou aplicativo, direcionando o cliente para concluir a liberação do PIX Automático no aplicativo do banco.

Há cobrança de taxas para utilizar?

Para pessoas físicas, o uso do PIX Automático será isento de tarifas. Já para as empresas que receberem pagamentos por meio da funcionalidade, poderá haver cobrança de tarifas, de acordo com a política da instituição financeira responsável pelo recebimento. 

O que acontece se eu não tiver dinheiro na conta?

Se, na data programada, não houver saldo suficiente na conta ou o valor ultrapassar o limite do PIX Automático, o banco notificará o usuário, que terá uma nova chance, no mesmo dia, de regularizar a situação — seja recompondo o saldo ou solicitando o aumento do limite.

A ferramenta é segura?

O PIX Automático adota os mesmos padrões de segurança do PIX tradicional, como criptografia, autenticação e rastreabilidade das transações. Os débitos somente serão efetuados mediante autorização expressa do pagador, que poderá revogar essa autorização a qualquer momento.

Aeroporto de Teresina realiza ação educativa com alunos da rede municipal para promover segurança no entorno aeroportuário

Nos dias 4 e 5 de junho, o Aeroporto de Teresina (THE) realiza uma ação educativa na Escola Municipal Eurípedes de Aguiar, localizada no bairro Marquês, como parte do Programa de Segurança Operacional. A iniciativa tem como foco conscientizar os alunos sobre atitudes simples, porém fundamentais, que contribuem diretamente para a segurança das operações aéreas nas proximidades do aeroporto.

A atividade é conduzida por colaboradores do aeroporto, que abordam os temas de forma lúdica e acessível, com destaque para dois pontos principais: os perigos de soltar pipas próximo à área aeroportuária e a importância do descarte correto de resíduos sólidos. De acordo com dados do próprio aeroporto, somente neste ano, 50 pipas já foram recolhidas no sítio aeroportuário — uma prática que representa risco real à aviação.

“O objetivo é criar uma rede de colaboração com quem mora e convive próximo ao aeroporto. Com a participação das crianças, conseguimos multiplicar o conhecimento de forma leve e construtiva, reforçando valores como cidadania, responsabilidade e cuidado com o espaço público”, afirma Chirlayne Torres, gerente do Aeroporto de Teresina.

Durante os dois dias, os estudantes participam de palestras, dinâmicas e conversas educativas que explicam como ações cotidianas, como empinar pipas em locais inadequados ou descartar lixo de forma incorreta, podem colocar em risco a vida de passageiros, tripulações e moradores da região.

Além de atrair aves e outros animais, o acúmulo de resíduos nas áreas vizinhas ao aeroporto aumenta consideravelmente o risco de colisões com aeronaves (bird strikes), uma das maiores preocupações da aviação civil.

“Quando a comunidade entende os riscos, ela se torna nossa aliada na prevenção”, ressalta Lanna Lorenna Cardoso, Analista de Safety do Aeroporto de Teresina e palestrante da ação.

A equipe também distribui panfletos informativos e materiais educativos, com orientações sobre o uso consciente de pipas, os riscos do cerol e da linha chilena — proibidos por lei —, e dicas de como manter o ambiente limpo e seguro.

A ação busca mobilizar não apenas os estudantes, mas toda a comunidade escolar e moradores do entorno do aeroporto, reforçando a importância da colaboração coletiva para a segurança das operações aéreas e para a preservação da vida.

Morre aos 92 anos a arqueóloga Niède Guidon, símbolo da Serra da Capivara e da arqueologia brasileira

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (4), aos 92 anos, a renomada arqueóloga Niède Guidon, uma das mais importantes pesquisadoras da história do Brasil. A causa da morte não foi divulgada. Niède dedicou sua vida à arqueologia e à preservação do patrimônio pré-histórico nacional, sendo reconhecida internacionalmente por seu trabalho no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

Responsável por descobertas que revolucionaram a compreensão sobre a presença humana nas Américas, Niède Guidon desafiou paradigmas científicos ao apontar evidências de ocupações humanas com dezenas de milhares de anos no território brasileiro — muito além do que indicavam teorias anteriores sobre o povoamento do continente.

Seu legado vai além das escavações. Niède foi uma defensora incansável da educação, da cultura e do desenvolvimento sustentável no semiárido piauiense. Fundadora do Museu do Homem Americano e da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), ela foi peça-chave na criação e na gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara, transformando a região em um polo de turismo arqueológico, ciência e valorização cultural.

A morte da arqueóloga ocorre às vésperas das comemorações pelos 46 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara, marco do seu trabalho e um dos maiores tesouros arqueológicos do Brasil e do mundo.

Em nota, o Museu da Natureza, localizado na região do parque, destacou o papel transformador de Niède Guidon para a arqueologia e para a identidade cultural brasileira.

A Prefeitura de Coronel José Dias, município onde parte do Parque está situado, lamentou profundamente a perda e decretou luto oficial de três dias. Em comunicado oficial, a gestão municipal ressaltou que Niède foi “uma pessoa essencial e inesquecível na história do nosso município, do Brasil e do mundo”.

“Com coragem, visão e dedicação incansável, Dra. Niède foi a grande responsável por revelar ao mundo a grandiosidade arqueológica do nosso território, lutando com firmeza pela criação, preservação e valorização do Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio que transformou Coronel José Dias em referência turística.”

Niède Guidon deixa um legado imensurável à ciência, à cultura e ao povo brasileiro. Seu nome permanece gravado nas trilhas da Serra da Capivara e na memória de todos que reconhecem a importância da preservação do nosso passado para a construção do futuro.

Coordenadora do Pacto pelas Crianças participa de Seminário sobre o Bolsa Família em Teresina

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, participou, nesta terça-feira (3), do 3º Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família, realizado no Diferencial Buffet, em Teresina. O evento reuniu representantes dos municípios piauienses das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação para debater estratégias de fortalecimento da gestão das condicionalidades do programa.

Voltado prioritariamente para gestores municipais, coordenadores e técnicos de referência do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o seminário teve como objetivo promover a articulação entre políticas públicas e reforçar o compromisso com a proteção social, especialmente de crianças e adolescentes.

Durante a programação, foram realizadas palestras e mesas de diálogo com técnicos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Comissão Estadual Intersetorial do Programa Bolsa Família no Piauí.


Os temas abordados foram o acompanhamento da frequência escolar, os cuidados com a saúde infantil, o fortalecimento dos vínculos familiares e as múltiplas dimensões da pobreza.

A coordenadora Isabel Fonteles destacou a relevância do evento. “Quando políticas públicas se unem, quem ganha é a população, especialmente nossas crianças e adolescentes, que devem estar no centro das prioridades do Estado”, afirmou.

A participação do Pacto no seminário reforça o compromisso do Governo do Estado do Piauí em garantir que nenhuma criança fique para trás, promovendo a atuação intersetorial e integrada como base para uma infância protegida e com oportunidades.

PGR pede prisão preventiva de Carla Zambelli após deputada deixar o país

Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar, que deixou o Brasil recentemente, informou estar nos Estados Unidos e que seguirá para a Europa, segundo informações dos jornalistas Andréia Sadi e Octavio Guedes.

Zambelli declarou que vai se submeter a um tratamento médico e que pedirá licença do mandato.

O pedido da PGR ocorre cerca de 20 dias após a deputada ter sido condenada por unanimidade pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, por envolvimento na invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em 2023, durante as investigações, Zambelli teve o passaporte apreendido, mas o documento foi posteriormente devolvido e não havia restrições para que ela deixasse o país.

No último dia 25 de maio, a deputada cruzou a fronteira com a Argentina por via terrestre, seguiu até Buenos Aires e, de lá, embarcou para os Estados Unidos.

Turismo em Alta: Governo do Piauí investe em inovação para melhorar a experiência dos visitantes

O governador Rafael Fonteles recebeu, nesta segunda-feira (3), o secretário de Turismo, Daniel Oliveira, para alinhar novas estratégias que irão impulsionar o turismo sustentável e inteligente no estado. Durante o encontro, foram destacadas duas iniciativas prioritárias: a finalização do Observatório Turístico do Piauí e o desenvolvimento do aplicativo Piauí Turismo, que visam modernizar a gestão pública e qualificar os serviços voltados aos visitantes.

O Observatório Turístico do Piauí, em fase final de implantação com apoio técnico da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), terá como papel estratégico o monitoramento de dados, indicadores e tendências do setor. A ferramenta reunirá informações sobre fluxo de turistas, perfil dos visitantes, impactos econômicos, infraestrutura e percepção de qualidade dos serviços, subsidiando políticas públicas baseadas em evidências e decisões mais eficientes. A previsão é de que o Observatório seja concluído nos próximos 60 dias.

Já o aplicativo Piauí Turismo, que será desenvolvido em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI), terá lançamento previsto para os próximos seis meses. A plataforma reunirá informações integradas sobre os principais atrativos turísticos do estado, sugestões de roteiros, serviços de hospedagem, alimentação, transporte e calendário de eventos. O objetivo é tornar a experiência do turista mais prática, conectada e atrativa, valorizando as potencialidades regionais.

“O Piauí vive um novo momento no turismo, com projetos estruturantes e foco na inovação. Parabenizo o trabalho que vem sendo conduzido pela Secretaria de Turismo e reforço a importância de apresentar soluções concretas para quem visita e descobre nosso estado. O Observatório e o aplicativo são passos importantes nesse caminho”, afirmou o governador Rafael Fonteles.

Para o secretário Daniel Oliveira, as ações refletem o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável e inteligente do setor. “Estamos consolidando ferramentas que nos permitirão conhecer melhor os nossos públicos, planejar com mais precisão e oferecer serviços à altura do potencial turístico do Piauí”, destacou.

As iniciativas integram o Plano Estratégico de Turismo do Governo do Estado, que busca posicionar o Piauí como um destino competitivo no cenário nacional e internacional, com geração de emprego, renda e valorização das identidades culturais e naturais.

Sargento da PM não resiste e morre no HUT três dias após ser alvejado em tentativa de assalto

O sargento Bernardino Coelho, de 58 anos, da Polícia Militar do Piauí, não resistiu aos ferimentos provocados pelo tiro que levou em uma tentativa de assalto e morreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) na tarde desta terça-feira (3). Na ação, o sargento conseguiu matar um dos assaltantes e alvejar o outro. A informação foi confirmada pela Polícia Militar. O boletim com as informações deve sair às 16h. 

A tentativa de assalto aconteceu em um bar no bairro Piçarra, zona Sul, no último sábado (31). Ele havia sido atingido por tiros no ombro e na cabeça. 

Ontem o HUT informou que o estado de saúde do sargento era crítico, que estava sob cuidados intensivos, sedado, utilizando ventilação mecânica e recebendo medicamentos para suporte da pressão arterial na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo a Polícia Militar, o sargento, que é lotado no 5º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, precisou passar por uma cirurgia neste domingo (1º).

“O sargento se encontra no HUT. Foi feita uma cirurgia no dia de ontem e o estado de saúde dele não é bom. A gente achava que ia progredir, mas infelizmente houve a necessidade dessa cirurgia. Ele está sob observação, está entubado e, nessa situação, a gente só tem a orar e pedir a Deus que ele consiga sair dessa”, disse o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano da PMPI, coronel Pitombeira. 

Justiça concede prisão domiciliar à vereadora Tatiana Medeiros por motivos de saúde

A juíza Júnia Maria Feitosa, da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, concedeu nesta segunda-feira (2) prisão domiciliar à vereadora Tatiana Medeiros (PSB), que estava detida desde o dia 4 de abril no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí, em Teresina. A parlamentar foi presa durante uma operação da Polícia Federal, acusada de integrar organização criminosa, além dos crimes de compra de votos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

A decisão foi tomada após a juíza Gláucia Mendes de Macêdo se afastar do caso por motivos de foro íntimo. Em sua decisão, a juíza Júnia Feitosa considerou laudos e relatórios médicos que apontam para um quadro psiquiátrico grave da vereadora, inviável de ser tratado adequadamente no local da custódia. A própria Polícia Militar informou que não possui meios para conduzir o tratamento necessário.

“O parágrafo único do art. 318 do CPP prevê que o pedido de concessão de prisão domiciliar deve ser acompanhado de prova nos autos da condição alegada, o que ocorreu no presente caso”, destacou a magistrada. Ela também afirmou que está comprovada “a extrema debilidade por motivo de doença grave” e que há registros recorrentes do agravamento do quadro clínico da parlamentar no livro fiscal do oficial de dia.

Apesar da concessão da prisão domiciliar, Tatiana Medeiros permanece afastada de suas funções e deverá cumprir diversas medidas cautelares:

  • Monitoramento eletrônico (tornozeleira), com reavaliação em três meses;
  • Recolhimento domiciliar integral, com saídas apenas para atendimentos médicos emergenciais ou previamente autorizados;
  • Proibição de acesso à internet, redes sociais e sistemas de órgãos públicos;
  • Afastamento do cargo de vereadora pelo tempo em que durar o processo;
  • Proibição de frequentar ou manter contato com servidores da Câmara Municipal de Teresina.

Aparelhos eletrônicos na cela

No dia 20 de abril, durante vistoria no Quartel da PM, a Polícia Militar encontrou um tablet e um celular na cela de Tatiana Medeiros. O uso de tablet é permitido apenas em sessões médicas agendadas e sob supervisão, sendo recolhido logo após a consulta. Na ocasião, a vereadora alegou que os aparelhos foram entregues por um advogado.

No entanto, dias depois, sua mãe, Maria Odélia de Aguiar Medeiros, assumiu a responsabilidade pela entrega do celular, alegando que agiu em razão do delicado estado de saúde mental da filha, com o objetivo de manter contato em caso de emergência. Ela negou qualquer envolvimento de policiais ou advogados na entrada dos dispositivos.

Vereadora foi encontrada desacordada

No dia seguinte à apreensão dos aparelhos, Tatiana Medeiros foi encontrada desacordada na cela. Segundo apurado pela TV Cidade Verde, ela teria ingerido uma alta dosagem de medicamento anti-hipertensivo. A vereadora foi socorrida por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde ficou em observação na sala vermelha sob custódia policial.

Após dois dias de internação, ela recebeu alta e foi encaminhada de volta ao Comando Geral, de onde agora deixa para cumprir a prisão domiciliar determinada pela Justiça.

O caso segue sob investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Eleitoral.

Deputada Carla Zambelli, condenada pelo STF, afirma que deixou o Brasil

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) anunciou, em uma entrevista a um canal do YouTube, nesta terça-feira (3) que está fora do Brasil. Ela afirma que está na Europa para um tratamento médico e que irá solicitar afastamento do cargo.

Zambelli diz que não está abandonando o Brasil e que ela considera a saída do país como um ato de resistência. “É voltar a ser a Carla que eu era antes das amarras que essa ditadura nos impôs”, revela.

“Eu tenho ficado calada diante de uma pressão judicial que eu tenho sofrido. E, me cansei, me cansei de ficar calada”, disse em entrevista à Rádio AuriVerde.

Ela conta que pedirá uma licença não remunerada e passará a não receber mais salário enquanto estiver fora do país. “O gabinete vai ser ocupado pelo meu suplente”, informa Carla.

Ainda durante a entrevista, a deputada fala que o Brasil está vivendo um tempo de ditadura, falta de liberdade e censura. Zambelli diz que irá denunciar em todas as cortes da Europa e participará de congressos para, de acordo com ela, que os brasileiros voltem a ter democracia, justiça e liberdade.

“Meu eleitor, os mais de 946 mil votos que eu tive, são de pessoas que querem ver essa Carla, a Carla que estava adormecida um pouco, mas que estava ficando doente por não poder falar o que eu penso sobre as coisas que estão acontecendo. São amarras que ninguém pode ter.”, relata a deputada.

Por influência de Allan dos Santos, youtuber brasileiro foragido da Justiça, ela decidiu deixar o Brasil. Ela ainda questiona a pena que recebeu do Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que não roubou, estuprou ou matou ninguém.

“Eu poderia ir para a prisão, esperar um tempo, continuar no meu país e depois me entregar para a Justiça. Mas, que Justiça? Que Judiciário?”, fala ao falar sobre a decisão.

A deputada também criticou as urnas eletrônicas usadas nas eleições brasileiras, afirmando que não são confiáveis e que não poderia falar isso enquanto estivesse no Brasil porque seria “ainda mais caçada e perseguida”. “Enquanto a gente não tiver contagem pública de votos, nós não teremos democracia”, diz Carla. Ela ainda complementa dizendo que esse foi o motivo que resultou na derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro, nas Eleições de 2022.

A entrevista foi transmitida no canal do Youtube oficial da Rádio AuriVerde e conduzida pelo apresentador Alexandre Pitolli.

Decisão do STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no dia 14 de maio, por unanimidade, condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos.

Além da prisão, ela precisará pagar uma indenização de R$ 2 milhões, juntos. O Supremo também determinou a perda do mandato da deputada, a ser executada após o trânsito em julgado da ação — quando não houver mais possibilidade de recurso.