Na noite da última segunda-feira (02/06), a Polícia Militar do Piauí prendeu um mototaxista suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Parnaíba, no litoral do estado. A prisão ocorreu por volta das 20h50, na Estrada da Pedra do Sal, no povoado Labino, após uma ação do Serviço de Inteligência do 2º Batalhão da PM, subordinado ao Comando de Policiamento Litoral Meio Norte.
O suspeito foi identificado pelas iniciais H. K. P. De. C, de 28 anos, residente na região onde ocorreu a abordagem. De acordo com informações da PM, o indivíduo foi flagrado transportando entorpecentes em uma mochila enquanto fazia uma corrida entre Ilha Grande e Pedra do Sal.
Durante a abordagem, os policiais apreenderam um tablete de maconha, dois pedaços menores da mesma substância, além de porções de crack e cocaína. Também foram recolhidos um celular Samsung, R$ 7,00 em espécie e a motocicleta utilizada no transporte da droga: uma Honda CG, da cor vermelha.
Foto: Divulgação/PMPI
Mototaxista é preso por tráfico de drogas após abordagem em estrada de Parnaíba
Segundo informações, o mototaxista confessou que receberia R$ 200,00 pelo serviço de transporte da droga. Ele recebeu voz de prisão no local e foi encaminhado, junto com o material apreendido, à Central de Flagrantes de Parnaíba para os procedimentos legais
Foto: Divulgação/PMPI
Mototaxista é preso por tráfico de drogas após abordagem em estrada de Parnaíba
Entre os dias 06 e 12 de maio, Boqueirão do Piauí viveu mais uma edição dos seus tradicionais festejos, um evento que representa a essência da cultura e da fé da comunidade. A celebração reuniu moradores e visitantes em uma programação vibrante, marcada pela devoção, música e pelo reencontro de tradições que atravessam gerações, fortalecendo laços e reafirmando o orgulho local.
O patrocínio do Governo do Estado do Piauí reafirma o compromisso com a valorização da cultura e o incentivo às manifestações tradicionais do povo piauiense. A parceria fundamental com a Coordenadoria Estadual da Juventude (COJUV) também teve um papel crucial na viabilização da festividade, garantindo que a população pudesse vivenciar momentos inesquecíveis e de grande significado para a identidade do município.
Além da dimensão religiosa e cultural, o evento impulsionou a economia do município, criando oportunidades para comerciantes, artesãos e empreendedores locais que encontraram nos festejos um momento estratégico para ampliar seus negócios e fortalecer o turismo regional. A estrutura bem planejada, viabilizada pelo apoio dos patrocinadores, garantiu que os festejos ocorressem com segurança e organização, proporcionando um ambiente acolhedor para moradores e visitantes.
Os festejos de Boqueirão do Piauí são mais do que uma celebração anual; são uma demonstração de pertencimento, fé e identidade comunitária. A cada edição, a cidade se ilumina, reafirmando que suas tradições seguem vivas e pulsantes, celebradas com entusiasmo por todos que fazem parte dessa história.
A 2ª edição do Projeto Enter Jovem, uma iniciativa realizada em parceria entre a Coordenadoria Estadual da Juventude (COJUV) e o Governo do Estado do Piauí, alcançou resultados expressivos entre os dias 28 e 30 de maio nas escolas públicas de Teresina. Voltado para a capacitação de jovens com habilidades essenciais para o mercado de trabalho, o projeto tem se consolidado como uma ferramenta de transformação social, garantindo oportunidades e preparando os participantes para os desafios profissionais do futuro.
Com uma programação diversificada, que incluiu oficinas práticas, palestras e dinâmicas interativas, o Enter Jovem impactou centenas de estudantes, oferecendo conhecimentos sobre empregabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento profissional. Especialistas compartilharam dicas sobre entrevistas de emprego, habilidades comportamentais e a importância da qualificação constante, permitindo que os jovens ampliassem sua visão sobre o mundo do trabalho e adquirissem competências valiosas para sua inserção profissional.
A juventude é um público que merece atenção especial, pois representa a força motriz de futuras transformações sociais e econômicas. Em um cenário de constantes mudanças, investir na formação dos jovens é essencial para reduzir desigualdades e ampliar oportunidades. O sucesso do Enter Jovem reafirma a relevância de projetos voltados à capacitação, demonstrando que, quando há iniciativas voltadas à educação e ao fortalecimento das juventudes, os impactos positivos reverberam na sociedade como um todo. Com o encerramento dessa edição, os participantes saem mais preparados, motivados e conscientes do potencial que possuem para construir trajetórias profissionais promissoras.
A Câmara Municipal de Teresina deve convocar nesta terça-feira (4) o suplente Leôndidas Júnior (PSB) para ocupar, de forma temporária, a vaga da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), afastada por decisão judicial desde o início de abril. O procedimento segue o prazo de 60 dias estabelecido pela Mesa Diretora e anunciado em maio pelo presidente da Casa, Enzo Samuel (PDT).
Tatiana Medeiros foi presa preventivamente pela Polícia Federal, acusada de envolvimento com organização criminosa e de uso de recursos ilícitos em sua campanha de 2024. Mesmo afastada, ela continua recebendo o salário integral de vereadora e permanece formalmente como titular do mandato.
A decisão de convocar o suplente cumpre normas regimentais e visa garantir o funcionamento do Legislativo. Segundo a presidência da Câmara, a medida tem caráter cautelar e não representa a cassação do mandato da parlamentar, que ainda responde na Justiça.
No último dia 21 de maio, a juíza Gláucia Mendes de Macêdo aceitou denúncia contra Tatiana, que agora responde como ré por organização criminosa, corrupção eleitoral, peculato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Leôndidas Júnior assumirá a cadeira enquanto durar o afastamento.
A Polícia Civil do Piauí prendeu, nesta segunda-feira (2), uma mulher de 49 anos suspeita de assassinar a facadas a comerciante Eurinete Alves do Nascimento, de 35 anos, em Oeiras, município localizado na região Sul do estado. O crime aconteceu no dia 15 de abril, no mercado público da cidade. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu dez dias depois, em decorrência dos ferimentos.
De acordo com as investigações, a suspeita e a vítima estavam consumindo bebida alcoólica quando iniciaram uma discussão envolvendo o fornecimento de bebidas para o bar da autora. A briga evoluiu para agressões físicas e, em meio à confusão, Eurinete foi atingida por um golpe de punhal no abdômen. A agressora também sofreu ferimentos no braço esquerdo.
Eurinete foi socorrida e encaminhada em estado grave ao Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, onde permaneceu internada por dez dias. Ela não resistiu e faleceu no dia 25 de abril.
O mandado de prisão preventiva foi cumprido na zona rural do município de São João da Varjota. A suspeita foi detida e está à disposição da Justiça.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), a Operação Holding, com o objetivo de combater um esquema de desvio de recursos públicos no município de Francinópolis, a 223 quilômetros de Teresina. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Teresina.
Segundo a PF, os desvios envolvem verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Municipal de Saúde. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Floriano.
As investigações apontam que o grupo criminoso começou a atuar em 2018, firmando contratos com diversas prefeituras piauienses. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.
Ainda conforme a Polícia Federal, a operação tem como foco interromper a atuação do grupo, colher provas que reforcem o inquérito e identificar outros possíveis envolvidos, tanto entre agentes públicos quanto entre particulares.
O mês de junho é sinônimo de festa, alegria e celebração das tradições nordestinas, e para garantir que ninguém fique de fora dessa festança, o projeto Arraiá nos Bairros chega com tudo, levando o espírito junino diretamente para as comunidades da cidade. O evento, que visa fortalecer a cultura popular e proporcionar momentos de união e entretenimento, terá sua primeira edição deste ano realizada na próxima sexta-feira, dia 6 de junho, no bairro Planalto Uruguai.
Com apoio e patrocínio do Governo do Estado, em parceria com a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), o Arraiá nos Bairros promete uma noite inesquecível, repleta de atrações para toda a família. Os moradores do Planalto Uruguai e regiões vizinhas terão a oportunidade de prestigiar shows musicais com bandas renomadas, apresentações de quadrilhas, manifestações culturais autênticas e, claro, a irresistível culinária típica nordestina.
Além de ser um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e sabores, o evento cumpre um papel social importantíssimo: durante toda a programação haverá distribuição de material informativo sobre a prevenção ao uso de drogas, incentivando a conscientização da população por meio da educação e do diálogo.
Este arraiá não é apenas uma festa, é uma celebração da identidade nordestina e um convite para que todos se reúnam, dancem um forró arretado e fortaleçam os laços comunitários. Pegue seu chapéu de palha, ajuste bem o vestido de chita e venha se divertir nessa festança que promete ser um verdadeiro trem bão demais!
Teresina inteira está convidada para prestigiar e fazer parte dessa linda tradição. Prepare o coração e o arrasta-pé, porque sexta-feira o Planalto Uruguai vai virar um pedacinho do sertão, com muita cultura, alegria e solidariedade. Venha, traga sua família e amigos, e faça parte deste grande momento de celebração e união! Viva São João, viva a cultura nordestina, e viva o Arraiá nos Bairros!
Representantes do Pacto pelas Crianças do Piauí, participaram, na manhã desta segunda-feira (02), do lançamento do Projeto Mente em Foco, iniciativa que leva atendimento especializado a municípios do interior do estado, com foco no diagnóstico e emissão de laudos para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento aconteceu na esplanada da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), com a presença da coordenadora do Pacto pelas Crianças,Isabel Fonteles, do deputado estadual Franzé Silva, do secretário da Seid, Mauro Eduardo e do enfermeiro Vespasiano Carvalho — idealizador do projeto por meio de emenda parlamentar.
Foto: Ascom Pacto pelas Crianças
A ação será realizada em um micro-ônibus adaptado como consultório móvel, com sala sensorial e climatização silenciosa, projetado para acolher crianças neurodivergentes com segurança, conforto e sensibilidade às suas necessidades específicas. A equipe que irá conduzir os atendimentos é formada por neuropediatra, clínica médica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.
Foto: Ascom Pacto pelas Crianças
A primeira cidade a receber o projeto será Parnaíba, de 4 a 7 de junho, com atendimentos gratuitos das 7h30 às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Governador Chagas Rodrigues, bairro Nossa Senhora do Carmo.
Segundo o deputado Franzé Silva, o projeto responde a uma necessidade urgente da população.
“As pessoas não têm acesso ao laudo médico. O sistema de saúde tem uma fila de espera grande. O consultório sobre rodas vai onde a demanda é mais reprimida — interior e periferia de Teresina. Essa é uma política pública para garantir inclusão e cidadania”, disse.
A coordenadora do Pacto,Isabel Fonteles, ressaltou a importância da iniciativa no enfrentamento das desigualdades regionais.
“O Projeto Mente em Foco fortalece o nosso compromisso com o diagnóstico precoce, principalmente de crianças que vivem longe da capital e estão em situação de vulnerabilidade. Mas não se trata apenas de dar o diagnóstico. A criança será acompanhada com tratamento adequado por equipe multiprofissional. É uma política pública revolucionária para o nosso estado”, ressalta.
Além da atuação itinerante, o Governo do Estado, por meio da Seid, prepara a entrega de um novo Centro de Atendimento ao Autista, com previsão de inauguração ainda neste semestre. O centro oferecerá terapias especializadas, salas multisensoriais e um ambiente acolhedor para crianças, adolescentes, adultos com TEA e seus familiares.
Foto: Ascom Pacto pelas Crianças
“Vamos cuidar de quem cuida. Muitas mães e pais vêm do interior e passam o dia inteiro esperando. O centro terá dormitórios, alimentação e apoio emocional para esses familiares. Queremos que o tratamento aconteça em um ambiente de acolhimento e respeito”, reforçou Mauro Eduardo.
O micro-ônibus adaptado foi cuidadosamente planejado. A arquiteta Amanda Azevedo, responsável pela adaptação, explicou que cada detalhe foi pensado para gerar conforto e tranquilidade às crianças:
“Usamos tons neutros e materiais amadeirados que transmitem calma. A iluminação é difusa para não agredir os olhos e o ar-condicionado é silencioso, justamente para garantir uma experiência sensorial segura, respeitando as sensibilidades típicas do espectro autista.”
Com o apoio do Pacto pelas Crianças do Piauí, o Projeto Mente em Foco representa um passo concreto na democratização do acesso a diagnósticos e no fortalecimento da rede de proteção e cuidado às crianças com TEA no estado. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Piauí com a inclusão, a equidade e o cuidado integral com a infância.
A partir desta segunda-feira (2), o Piauí sedia uma missão internacional inédita com a chegada de representantes de sete países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) África. A programação tem início, nesta segunda-feira (2), com o Workshop Piauí Saúde Digital – Tecnologia, às 14h, no Hub Investe Piauí. Na terça-feira (3), a equipe será recebida pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário estadual da Saúde, Antonio Luiz, no Palácio de Karnak, às 17h.
O encontro abordará os objetivos do programa, as etapas de implantação e os resultados já obtidos. O objetivo da visita é conhecer de perto o Piauí Saúde Digital, programa pioneiro que tem transformado a prestação de serviços de saúde pública no Estado, por meio da tecnologia.
Durante a semana, a comitiva internacional — composta por autoridades de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste — também será acompanhada por técnicos do Ministério da Saúde do Brasil, com representantes da área do SUS e do Departamento de Saúde Digital.
Foto: Daniel Martins
A agenda inclui workshop, apresentações institucionais e visitas técnicas a unidades de saúde em Teresina e no interior do Piauí, onde o programa funciona. A iniciativa é liderada pelo Governo do Piauí, operacionalizada pela Investe Piauí, por meio do Escritório de Mercados Europeus, com sede em Lisboa (Portugal), e conta com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Nos dias seguintes, a delegação visitará as salas do Saúde Digital da Sesapi, a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria de Administração (Sead), o Acolhe Servidor, bem como os projetos Piauí Saúde nas Escolas e Piauí Saúde nas Prisões. A missão ainda inclui visitas a municípios do interior, como Cocal de Telha e Piripiri, onde as Unidades Básicas de Saúde contam com o programa funcionando integralmente — inclusive em áreas rurais.
Segundo Daniel Martins, diretor de Mercados Europeus da Investe Piauí, a missão marca um momento histórico de consolidação do Piauí como referência internacional em inovação pública. “Temos uma linha de cooperação que é justamente o que a CPLP promove. Neste momento, é o Brasil — e especificamente o Piauí — cooperando com esses países a partir de uma tecnologia de impacto social comprovado. A presença do Ministério reforça esse compromisso e chancela o Piauí como um exportador de soluções digitais”.
Ainda de acordo com Daniel Martins, a experiência é fundamental para aprofundar laços diplomáticos e abrir oportunidades de internacionalização da tecnologia desenvolvida no Estado. Daniel lembra ainda que o Piauí Saúde Digital é uma das políticas públicas mais inovadoras do país, sendo reconhecido nacionalmente pela sua capacidade de integração entre atenção primária, digitalização dos prontuários e teleatendimento e que a visita da delegação da CPLP representa um passo importante para transformar essa experiência local em referência global.
“Mais do que uma vitrine, o que estamos fazendo aqui é construir pontes duradouras. O Piauí assume protagonismo, compartilhando conhecimento e mostrando que é possível levar saúde de qualidade com inovação até mesmo aos lugares mais remotos”, conclui Daniel.
A blogueira Isabelly, conhecida nas redes sociais como “Barbie”, foi brutalmente espancada por um grupo de mulheres durante uma briga em um baile de reggae, na zona Sul de Teresina. A agressão ocorreu na madrugada de domingo (1º) e deixou a jovem com cortes profundos no rosto e pelo corpo, além de um dedo quase fraturado.
DISCUSSÃO
A discussão teve início a partir do momento em que Eryka Lorena, atual companheira do ex-marido de “Barbie”, teria recebido a informação de que “Barbie” estaria chamando sua filha de bastarda, além de outras palavras ofensivas.
A blogueira foi atingida com um casco de cerveja e sofreu cortes profundos no rosto durante a confusão, envolvendo seis mulheres. Ela foi socorrida e encaminhada ao Isabelly foi levada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Veja!
CIRURGIA
Em uma rede social, “Barbie” compartilhou fotos dos cortes causados durante a briga. Ela seria submetida a uma cirurgia para tentar salvar dois dedos, que quase foram decepados. O caso deve ser acompanhado pela Polícia Civil do Piauí.